É Seita o Batista Que Se Vê Como Original E Correto?



Alguém, hoje, me perguntou, por e-mail, mais ou menos assim:

Hélio,
Se um batista achar que está mais certo do que outras denominações, porventura não está sendo sectário, não é ele uma seita? Achar ele que está correto e todos os discordantes errados?

**********************************

Respondi assim.

a) Estaria sendo "sectário" se dissesse que
"não há possibilidade de salvação fora do batismo por imersão, feito por legítimas igrejas de doutrina (não necessariamente o nome) batista. Não há possibilidade de salvação nem mesmo para o melhor presbiteriano ou congregacional ou anglicano". Mas eu nunca disse isso, nem vi, nem soube de nenhum batista que dissesse isso. Eu considero alguns presbiterianos e congregacionais (que conheci) como sendo verdadeiros salvos, e temo que alguns pseudo batistas que conheci não sejam salvos;

b) Estaria sendo "sectário" se dissesse que somente são certos e bíblicos os que têm as letras "batista" no nome da igreja registrado na prefeitura e junta comercial, isto é, os Batista com inicial B maiúscula, palavra usada como substantivo próprio, referindo-se às convenções/associações/etc. que são mega-organizações nacionais ou mundiais.
Mas não seria "sectário" se, como nós, usasse a palavra "batista" (melhor seria "re-submersores") com inicial b minúscula, como adjetivo que pode se aplicar a igrejas sem nome batista (como algumas dos waldenses, cátaros, paulicianos, anabatistas, etc.), adjetivo no sentido de ter doutrinas iguais às do NT, as quais incluem:

- submergir o crente salvo, ao invés de aspergir (isto é questão de dicionário, de etimologia, de língua, de idioma, de significado original, de honestidade. Em grego, o sentido PRIMEIRO, PRINIPAL de batizar sempre foi, ainda hoje é, o de se submergir);
- submergir somente quem já expressou com sua boca, espontaneamente, que creu em o Cristo (o Cristo da Bíblia) e O recebeu como Senhor e Salvador pessoal, único, total, todo-suficiente, eterno; submergir somente quem, por sua vontade e iniciativa, em voz nítida pediu para ser submerso e justificou porque pedia isso.
- não aceitar como válidos outros tipos de batismo (que desrespeitam o dicionário e o pré-requisito de ter crido e solicitado com sua boca), de modo que, se pedir membresia na igreja algum Silva que foi salvo bem depois de ser submerso quando era criancinha que nem sabia falar, ou que foi pseudo "batizado" como adulto e crente, mas usaram aspersão nele, etc., então tal Silva deve ter alegria em ser submerso biblicamente, verdadeira e genuinamente.



Seita, sectário, não é quem crê, ensina e pratica algo contrário à religião da enorme maioria dos homens, mas seita é quem crê, ensina e pratica o que não se encontra na Bíblia, interpretada o mais possível literalmente (com raros casos em que a interpretação é claramente figurativa, nunca alegorista, e o significado da figura de linguagem é explicado pela própria Bíblia, como no caso da semeadura nos 4 tipos de solo) (e comparando escrituras com escrituras).

Deus o abençoe.

Hélio. Julho 2015.



PS: Favor ler.
Por Que Todo Crente Deve Ser Batista,
em solascriptura-tt.org/EclesiologiaEBatistas/PorQueTodoCrenteDeveSerBatista- JDRoss.pdf



Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em http://BibliaLTT.org, com ou sem notas.



(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)




(retorne a http://solascriptura-tt.org/ EclesiologiaEBatistas/
retorne a http:// solascriptura-tt.org/ )


Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.