Há uma heresia horrível, que alega que somente os batistas superfiéis e que, ademais, podem comprovar que foram batizados por quem foi batizado ... por quem foi batizado por João Batista, é que constituirão a Noiva de Cristo. Ademais, os demais batistas ficarão levando chibatadas e pagando até o último ceitil suas infidelidades, durante todo milênio. Quanto aos não batistas, provavelmente não são salvos. Alegam também que João foi o primeiro batista, etc.
Este artigo de Teno é bom para mostrar a loucura de toda essa teoria.


João NÃO Foi um Batista

João NÃO foi um Batista! João foi um Judeu e pertenceu ao Velho Testamento!



João não foi parte da "Noiva de Cristo":

João 3:28-29 “28 Vós mesmos me sois testemunhas de que disse: Eu não sou o Cristo, mas sou enviado adiante dele. 29 Aquele que tem a esposa é o esposo; MAS o AMIGO do ESPOSO, que lhe assiste e o ouve, alegra-se muito com a voz do esposo. Assim, pois, já este MEU gozo está cumprido.”


João operava sob o VELHO Testamento, e foi o último profeta do VELHO testamento:

Lucas 16:16 “A lei e os profetas duraram até João; desde então é anunciado o reino de Deus, e todo o homem emprega força para entrar nele.”

Mat 11:9-10 “9 Mas, então que fostes ver? um profeta? Sim, vos digo eu, e muito mais do que profeta; 10 Porque é este de quem está escrito: Eis que diante da tua face envio o meu anjo, Que preparará diante de ti o teu caminho.”

Mat 11:13 “Porque todos os profetas e a lei profetizaram até João.”



O pai de João foi um sacerdote judeu:

Lucas 1:8-9 “8 E aconteceu que, exercendo ele [o pai de João]  o sacerdócio diante de Deus, na ordem da sua turma, 9 Segundo o costume sacerdotal, coube-lhe em sorte entrar no templo do Senhor para oferecer o incenso.”

O pai de João executava as cerimônias judaicas como sacerdote judeu do VT.

João foi um judeu nazireu:

Lucas 1:15 “Porque será grande diante do Senhor, e não beberá vinho, nem bebida forte, e será cheio do Espírito Santo, já desde o ventre de sua mãe.”


O batismo de João não foi como o nosso:

João 1:31 “E eu não o conhecia; mas, PARA QUE ele fosse MANIFESTADO a ISRAEL, vim eu, por isso, batizando com água.”
(O batismo do crente neotestamentário é administrado DEPOIS de Cristo ter sido manifestado a ele [batismo segue-se à sua salvação pessoal, não a precede, nem a causa, nem a confirma e fortalece e guarda])

Mat 3:15 “Jesus, porém, respondendo, disse-lhe: Deixa por agora, porque assim nos convém CUMPRIR TODA A JUSTIÇA. Então ele o permitiu.”
(O batismo do crente neotestamentário não é para isto.)

Mat 3:6 “E eram por ele batizados no rio Jordão, CONFESSANDO os seus PECADOS.”

Mat 3:11 “E eu, em verdade, vos batizo com água, para o ARREPENDIMENTO; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo.”

Marcos 1:4-5 “4 Apareceu João batizando no deserto, e pregando o batismo de ARREPENDIMENTO, para REMISSÃO dos pecados. 5 E toda a província da Judéia e os de Jerusalém iam ter com ele; e todos eram batizados por ele no rio Jordão, CONFESANDO os seus pecados.”

Lucas 3:3 “E percorreu toda a terra ao redor do Jordão, pregando o batismo de ARREPENDIMENTO, para o PERDÃO dos PECADOS;”

Nosso batismo não é para arrependimento, nem é para remissão de pecados.
Não confessamos nossos pecados durante nosso batismo


Muitas e diversificadas conexões com ISRAEL:

Mat 3:1-2 “1 ¶ E, naqueles dias, apareceu João o Batista pregando no deserto da Judéia, 2 E dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.” (João estava pregando, para judeus, o Reino dos Céus, que é o Milênio)

Lucas 1:16 “E converterá muitos dos FILHOS DE ISRAEL ao Senhor seu Deus,”

Lucas 1:68-69 “68 Bendito o Senhor Deus de ISRAEL, Porque visitou e remiu o seu povo, 69 E nos levantou uma salvação poderosa Na CASA de DAVI seu servo.”

Lucas 1:80 “E o menino crescia, e se robustecia em espírito. E esteve nos desertos até ao dia em que havia de mostrar-se a ISRAEL.”



João foi um judeu, não um batista. Batistas não praticam todas coisas que João praticou.



Teno Groppi

Traduzido por Hélio de M. Silva



Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em BibliaLTT.org, com ou sem notas).



(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)




(retorne a http://solascriptura-tt.org/ EclesiologiaEBatistas/
retorne a http:// solascriptura-tt.org/ )


Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.