A Nossa Submersão Por Cristo,  
Com-Em-Dentro   Do Espírito Santo,
Formando o um Corpo, (futuro e ainda Local)


Hélio de Menezes Silva, 2016.

1Co 12:13 Porque também, dentro de um [] Espírito, *nós* todos para dentro de um [] CORPO  fomos submersos, quer judeus ou gregos, quer escravos ou livres; e todos para dentro d[a unidade de] um [] Espírito fomos feitos beber. LTT






A Nossa Submersão Por Cristo,
e Com / Em / Dentro Do Espírito Santo:

a) Foi prometida em Mt 3:11; Mc 1:8; Lc 3:16; Jo 1:33; At 1:5; 11:16.
Mt 3:11 [E] *eu*, em verdade, estou submergindo  a vós outros dentro de água, em consequência d[o] [vosso] arrependimento; Aquele [Varão], porém, [que] após mim [está] vindo, mais poderoso do que eu é, de Quem não sou digno de carregar os sapatos; *Ele* vos submergirá dentro de [o] Espírito Santo, e [dentro do] fogo.  LTT
Mc 1:8 *Eu*, em verdade, vos submergi dentro de água; *Ele*, porém, vos submergirá dentro de [o] Espírito Santo ."  LTT
Lc 3:16 Respondeu João a todos [eles], dizendo: "*Eu*, em verdade, dentro de água estou- submergindo a vós; está- vindo, porém, Aquele que [é] mais poderoso do que eu, do Qual não sou digno de desatar a correia dos Seus sapatos. *Ele* vos submergirá dentro de [o] Espírito Santo e dentro de [o] fogo ."  LTT
Jo 1:33 E eu não O conhecia, mas Aquele havendo-me enviado a submergir dentro de água, *Esse* me disse: 'Aquele sobre Quem vires o Espírito descendo e permanecendo sobre Ele, esse é Aquele [que estará] submergindo dentro de [o] Espírito Santo.' LTT
At 1:5 Porque João, em verdade, submergiu dentro d[a] água; *vós*, porém, sereis submersos dentro de [o] Espírito Santo, não muito depois destes dias."  LTT
At 11:16 Fui lembrado, então, da palavra de [o] Senhor, como dizia Ele: 'João, em verdade, submergiu dentro d[a] água; *vós*, porém, sereis submersos dentro de [o] Espírito Santo.' LTT


b) É diferente da submersão do crente por outro crente representando sua assembleia local, com / em / dentro da ÁGUA, para poder ser tornado membro daquele ajuntamento local. Sim, é diferente, simplesmente porque, no dicionário e pelo contexto, água e Espírito Santo (os meios dentro dos quais são feitas as submersões) são diferentes, e os submersores (um é o crente representando o ajuntamento local, o outro foi o Cristo) são diferentes, portanto submersão dentro de água e submersão dentro do Espírito Santo são coisas completamente diferentes.


c) Em 1Co 12:13
1Co 12:13 Porque também, dentro de um [] Espírito, *NÓS* TODOS para dentro de UM [] CORPO fomos SUBMERSOS, quer judeus ou gregos, quer escravos ou livres; e todos para dentro d[a unidade de]  um [] Espírito fomos feitos beber. LTT

o "*nós*" com toda certeza inclui quem está escrevendo, o apóstolo Paulo.
Ora, Ele já havia sido submerso em águas, bem longe, por Ananias, o qual representou a assembleia local de Damasco At 9:18, e Paulo era agora membro de outra assembleia local que o enviou como missionário, a assembleia de Antioquia (At 13), e Paulo não pertencia ao corpo da assembleia de Corinto (plantada por ele ajudado por Áquila e Priscila, e por Silas, Timóteo, Justo, e Crispo Atos 18:1-11)
Portanto, Paulo e os crentes de Corinto não foram submersos em água pela mesma assembleia local, nem formavam um só corpo no sentido de assembleia local.

Portanto, o "fomos submersos"de 1Co 12:13 NÃO se refere à submersão dentro da água, e temos que descobrir na Bíblia a que tal submersão se refere. Esta parte é fácil, só pode se referir à nossa submersão por Cristo, com / em / dentro do Espírito Santo, prometida conforme (a), acima. Tal submersão dentro do Espírito Santo é diferente da submersão em água.
É importante notar que, conforme 1Co 12:13, todo crente já foi submerso no Espírito Santo [da palavra "todos" infere-se que todo crente já foi submerso dentro do Espírito Santo, não importa se já foi submerso em águas ou ainda espera para o ser, se já cresceu em conhecimento ou não, se presentemente está andando "nas alturas" ou não: todo crente, mesmo se foi salvo há somente 1 segundo atrás, já foi submerso dentro do Espírito Santo.

 O "um [] corpo" de 1Co 12:13 NÃO se refere a nenhuma assembleia local, e temos que descobrir na Bíblia a que tal corpo se refere.


d') A nossa submersão por CRISTO, dentro do Espírito Santo, tem dois tipos (ou figura, ou símbolo) predecessores, sendo um no VT e outro no NT. Vejamos primeiro o tipo no VT, a submersão dentro de águas do Mar Vermelho, chamada de a submersão para dentro de Moisés, em 1Co 10:1-2.
1Co 10:1-2  1 Não desejo, porém, vós desconhecer[des], ó irmãos, que [os] nossos pais, todos [eles], debaixo da nuvem estavam, e todos [eles] através do Mar passaram. 2 E todos [eles] para dentro de Moisés foram submersos, dentro da nuvem e dentro do mar, LTT

Ora, tal passagem tem enorme semelhança (de estrutura gramatical) com um único verso bem determinado, 1Co 12:13! (compare o que realçamos em amarelo!).

1Co 12:13 Porque também, dentro de um [] Espírito, *nós* todos para dentro de um [] CORPO  fomos submersos, quer judeus ou gregos, quer escravos ou livres; e todos para dentro d[a unidade de]  um [] Espírito fomos feitos beber. LTT


Não conheço na Bíblia outras duas passagens tratando de eventos diferentes mas que tenham semelhança em algum aspecto, e tais passagens tenham estrutura gramatical mais parecidas que entre 1Co 10:1-2 e 1Co 11:13. Você conhece? Essa enorme semelhança gramatical entre 1Co 12:13 e 10:1-2 não é por acaso, ela tem que visar nos ensinar sobre a submersão dentro do Espírito Santo, ao observarmos aquela dentro do Mar Vermelho: note como esta ocorreu uma só vez na História, de uma vez para sempre, publicamente e não privadamente, visível a todos e não ocultada de muitos, acompanhada de extraordinários sinais e milagres que nunca mais foram repetidos, e cujos efeitos estendeu-se a todos os israelitas do passado, presente e futuro (note o "todos" de 1Co 10:2), os quais foram FEDERATIVAMENTE representados pelos que fisicamente atravessaram o Mar Vermelho aberto, de modo que o Espírito Santo infalivelmente afirma que o fato de terem sido submersos dentro daquele mar se estende a todos os israelitas, entendendo-se isso como todos os israelitas, de todos os tempos.

d'') A nossa submersão por CRISTO, dentro do Espírito Santo, tem um tipo (ou figura, ou símbolo) predecessor, no NT, de submersão dentro de águas: a submersão de o Cristo dentro da água e vinda e testemunho do Espírito Santo sobre Ele Mt 3:16-17; Jo 1:33-34.
Mt 3:16-17  16 E, havendo Jesus sido submerso, logo caminhou para cima, para longe da água, e eis que Lhe foram abertos os céus, e Ele viu o Espírito de Deus descendo à semelhança de uma pomba, e vindo sobre Ele. 17 E eis uma voz proveniente- de- dentro- dos céus, dizendo: "Este [Varão] é o Meu Filho, o amado, em Quem [Me] comprazi."  LTT
Jo 1:33-34  33 E eu não O conhecia, mas Aquele havendo-me enviado a submergir dentro de água, *Esse* me disse: 'Aquele sobre Quem vires o Espírito descendo e permanecendo sobre Ele, esse é Aquele [que estará] submergindo dentro de [o] Espírito Santo.' 34 E eu tenho visto , e tenho testificado que Este [Varão] é o Filho de Deus."  LTT
 
d''') Essas duas submersões (dos Israelitas dentro das águas do Mar Vermelho, e de o Cristo dentro das águas do Rio Jordão seguida da vinda do Espirito Santo sobre Ele) foram acontecimentos visíveis, públicos, que ocorreram uma única vez. E vão nos ensinar coisas sobre a nossa submersão dentro do Espírito Santo.

e) À luz desses dois tipos, pensemos sobre a natureza da nossa submersão dentro do Espírito Santo:
- Anos depois de ter começado Seu trabalho através da submersão da nação de Israel dentro das águas da travessia do Mar Vermelho, o SENHOR completou tal trabalho ao inaugurar (evento único na História, evento visível, audível, e público, acompanhado por sinais que jamais seriam repetidos) Seu Tabernáculo/ Templo por batiza-lo dentro do Espírito Santo, por enche-lo e dar-lhe poder, passando ele a ser o local de reunião, adoração e edificação dos crentes do VT, marcando a saída da Dispensação da Promessa para entrada na Dispensação da Lei (mesmo já havendo leis antes).
- E, anos depois de ter começado Seu trabalho através do submersão de Jesus dentro das águas do Rio Jordão, o Espírito Santo o completou ao inaugurar (evento único na História, evento visível, audível, e público, acompanhado por sinais que jamais seriam repetidos) Sua instituição das assembleias locais (instituição representada no seu modelo, a primeira assembleia local, formada pelos que seguiram o Senhor Jesus em todo seu ministério terrestre, uma assembleia itinerante e pastoreada pelo Senhor em carne e osso) por batizar cada membro da primeira assembleia local (modelo para todas as seguintes) dentro do Espírito Santo, enche-los e dar-lhes poder, cada uma das subsequentes assembleias locais tendo o propósito de adoração e serviço a Deus, e comunhão e edificação dos crentes do NT. Em Pentecostes foi marcada a saída da Dispensação da Lei para entrada na Dispensação das Assembleias Locais (mesmo que uma assembleia local já existisse tendo Jesus como pastor e os Seus seguidores como membros, assembleia local batizada na água e comissionada Atos 1:4,13-15,23; 2:1; Mt 28:19, 20; Lc 24:47-49).
At 1:4 E Ele, estando reunido- juntamente- com, lhes determinou para longe de Jerusalém não se ausentar[em], mas "Esperar[em] a promessa de o Pai, a qual ouvistes de Mim.  LTT
At 1:13-15
 13 E, tão logo eles entraram, subiram para dentro do salão do andar superior, onde estavam se hospedando tanto Pedro e Jacobo, como João e André, Filipe e Tomé, Bartolomeu e Mateus, Jacobo ([filho] de Alfeu), e Simão (o zelote), e Judas ([irmão] de Jacobo). 14 Todos estes estavam firmemente continuando em uma mesma harmonia em oração e súplica, juntamente- com [as] mulheres e Maria (a mãe de Jesus), e juntamente- com os irmãos dEle .  15 E, naqueles dias, havendo- se levantado Pedro n[o] meio dos discípulos, disse (e era [o] número de nomes sobre o mesmo de quase cento e vinte): LTT
At 1:23
E apresentaram dois [varões]: José (sendo chamado de Barsabás, ao qual foi dado o sobrenome de [o] Justo) e Matias. LTT
At 2:1
E, em o plenamente chegar o dia do Pentecostes, estavam todos em- uma- mesma- harmonia sobre o mesmo lugar; LTT
Mt 28:19 Havendo [vós] ido, portanto, ensinai- e- fazei- discípulos de todas as nações (submergindo-os para dentro de o nome de o Pai, e de o Filho, e de o Espírito Santo;  LTT
Mt 28:20
Ensinando-os a preservar- e- obedecer todas as coisas, tantas- e- quaisquer quanto Eu vos ordenei): e eis que *Eu* convosco estou todos os dias, [a saber,] até à consumação dos séculos." Amém.  LTT
Lc 24:47-49
 47 E ser[em] pregados, [apoiados] sobre o Seu nome, [o] arrependimento e [a] remissão  d[os] pecados, para dentro todas as nações, havendo [vós] começado provenientes- de- junto de Jerusalém.  48 E *vós* sois testemunhas destas coisas. 49 E eis que *Eu* envio a promessa  do Meu Pai sobre vós; *vós*, porém, permanecei dentro da cidade de Jerusalém até serdes investidos  de poder proveniente- de- dentro- do alto."  LTT

Pentecostes foi também a "inauguração" do Espírito Santo como o Eleito Comandante e Confortador Atos 1:2, Iluminador, Guia, Professor, Convidador Ap 22:17, e o outro Confortador.
At 1:2 Até o dia em que, [] havendo [Ele] dado mandamentos aos apóstolos (aos quais [anteriormente] escolheu) através de [o] Espírito Santo, Ele foi recebido em cima ;  LTT
Ap 22:17
E o Espírito e a noiva dizem: 'Vem Tu !' E aquele [que O está] ouvindo, que diga: 'Vem Tu !' E aquele [que está] tendo sede, venha ele; e [todo] aquele [que está] querendo, receba ele a água d[a] vida, de graça.  LTT

Tanto João quanto Jesus tinham profetizado tal submersão dentro do Espírito Santo Mc 1:8; Lc 3:16; Jo 1:33,34; Lc 24:49).
Mc 1:8 *Eu*, em verdade, vos submergi dentro de água; *Ele*, porém, vos submergirá dentro de [o] Espírito Santo."  LTT
Lc 3:16 Respondeu João a todos [eles], dizendo: "*Eu*, em verdade, dentro de água estou- submergindo a vós; está- vindo, porém, Aquele que [é] mais poderoso do que eu, do Qual não sou digno de desatar a correia dos Seus sapatos. *Ele* vos submergirá dentro de [o] Espírito Santo e dentro de [o] fogo."  LTT
Jo 1:33 E eu não O conhecia, mas Aquele havendo-me enviado a submergir dentro de água, *Esse* me disse: 'Aquele sobre Quem vires o Espírito descendo e permanecendo sobre Ele, esse é Aquele [que estará] submergindo dentro de [o] Espírito Santo.' LTT
Jo 1:34 E eu tenho visto , e tenho testificado que Este [Varão] é o Filho de Deus."  LTT
Lc 24:49 E eis que *Eu* envio a promessa  do Meu Pai sobre vós; *vós*, porém, permanecei dentro da cidade de Jerusalém até serdes investidos  de poder proveniente- de- dentro- do alto."  LTT


f) Tanto as submersões do Velho Testamento como os do Novo Testamento, quer submersões dentro da água ou dentro do Espírito Santo, nunca foram secretas, místicas, nem invisíveis. Eles sempre foram submersões visíveis, audíveis e públicas. Todas as submersões foram eventos públicos!


g) Uma vez que (como já vimos) a minha submersão por Cristo e dentro do Espírito Santo (que já vimos que foi prometida em Mt 3:11; Mc 1:8; Lc 3:16; Jo 1:33; Atos 1:5; 11:16) não é o mesmo que minha submersão por um outro crente (representante de uma assembleia local) e dentro de água, colocando-me naquela assembleia local, então a nossa submersão por Cristo, em 1Co 12:13, é o mesmo que a submersão para dentro de o Espírito Santo.
1Co 12:13 Porque também, dentro de um [] Espírito, *nós* todos para dentro de um [] CORPO  fomos submersos, quer judeus ou gregos, quer escravos ou livres; e todos para dentro d[a unidade de]  um [] Espírito fomos feitos beber. LTT

Todos os salvos (passados, presentes e futuros) da Dispensação das Assembleias Locais foram FEDERATIVAMENTE representados naquela única submersão dentro do Espírito Santo, em Pentecostes.


h) Portanto, o "um [] CORPO" referido em 1Co 12:13 não é a assembleia local de que cada crente tornou-se membro, aqui sobre a terra. Portanto, embora eu odeie muito a falsa doutrina da "Igreja Universal, invisível e difusa, que é pervassiva e ubíqua sobre toda a TERRA, unindo todas as igrejas em uma doce harmonia e identificação", e embora eu repute tal ensino como uma das doutrinas mais mortalmente erradas e que mais têm feito os piores estragos nas igrejas contendo salvos (ver http://solascriptura-tt.org/EclesiologiaEBatistas/IgUniv-TeoriaMito-Montgomery.html ; http://www.solascriptura-tt.org/EclesiologiaEBatistas/MalesTeoriaIgrejaUniversal-MCockrell.htm ; http://www.solascriptura-tt.org/EclesiologiaEBatistas/PerguntasRespostasSobreMitoIgUniversalDeHoje-Helio.htm ; http://solascriptura-tt.org/EclesiologiaEBatistas/MitoIgrejaUniversal-FAGomes.htm ; http://www.solascriptura-tt.org/EclesiologiaEBatistas/RelutanciaHistoricaBatistasEngoliremIgrejaUniversalInvisivelDifusa-Helio.htm ; http://solascriptura-tt.org/EclesiologiaEBatistas/AAProcuraIgUnivInvisivel-Cockrell.htm ), não vejo problema nenhum em identificar o "um [] CORPO", referido em 1Co 12:13, com a assembleia LOCAL, ÚNICA e TOTAL que agora mesmo se reúne permanentemente no CÉU (os salvos estando em forma espiritual, não física, e com uma única doutrina e prática extremamente bem definidas, bíblicas, sem nenhuma mistura nem variação), e com a assembleia LOCAL, ÚNICA e TOTALIZADA FUTURA, a Noiva que reinará com e para o Senhor Jesus Cristo, sobre toda a terra, no REINO MILENAR, e, depois da criação da nova terra e novo céu, já no ESTADO FINAL E ETERNO DE TODAS AS COISAS, estará para sempre, com nosso Senhor e Salvador e Deus, o Cristo, (os salvos tendo corpos glorificados, imortais, que não envelhecem nem decaem, e sempre com uma única doutrina e prática extremamente bem definidas, bíblicas, ...).

Hélio de Menezes Silva, 2016



Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em http://BibliaLTT.org, com ou sem notas.



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