Pode Igreja Exigir Que Se Pronuncie "Sou Seguidor de Calvino"?












1) PERGUNTA de CCCC:

Olá irmão Hélio, há quanto tempo.

Como te disse em nosso último contato, acabei me mudando para Fortaleza. Chegando aqui, comecei a me reunir em uma Igreja Batista Regular. Estou gostando muito da igreja: pregação e liturgia muito boas. Os pastores são calvinistas (o que não me surpreendeu). Gostei muito de ter conhecido a igreja. Pensei que nunca conheceria uma Igreja Batista Regular. Na região de Minas que eu morava, não tinha nenhuma. Só que, para minha surpresa, ao conversar com o pastor sobre membresia, sobre os critérios para eu me tornar membro efetivo da igreja, uma das condições que ele colocou que para caminhar com eles, foi que
eu teria que ser calvinista. Sou muito simpático ao calvinismo. Acho as ideias bem argumentadas, mas meu pensamento hoje, é que ele não se sustenta completamente, à luz da Bíblia. Andei lendo algumas coisas nestes dias, de autores muito bons (calvinistas). O que o irmão acha que eu deveria fazer?
 
Grato,
 
CCCC


*********************************************


2) primeira RESPOSTA DE HÉLIO:


Eu estou muito surpreso.

Tem certeza, irmão, de que o pastor ou os líderes dessa igreja batista regular queriam que você usasse o nome "calvinista" e não o conteúdo de algumas doutrinas??? Pergunto isto porque o próprio Calvino com certeza não gostaria de ser tão enaltecido. Mesmo nas igrejas reformadas mais calvinistas, as declarações de fé podem até fazer afirmativas que consigamos identificar com calvinistas, mas, sendo declarações de fé em Deus e Sua Palavra, nunca usam o nome "calvinista", nem o nome "Calvino", nem o nome de nenhum homem, pois isso fere o quinto sola da Reforma "Somente a Deus seja dada a glória, toda ela".
 
Está bem que exijam que você concorde 100% com afirmativas que são ensinadas na Bíblia (sem se honrar Calvino nem nenhum outro homem):
- Todo homem é pecador e merece o inferno eterno;
- Somos salvos somente pela graça de Deus,
- e esta graça vem somente pela fé,
- e esta fé tem que ser no Cristo da Bíblia, só nEle.
etc.

Está bem que exijam que você concorde 100% com afirmativas que são ensinadas na Bíblia (sem se honrar Calvino nem nenhum outro homem):
- O Salvador persevera nos mantendo salvos. Portanto, uma vez que fomos salvos, sempre estaremos salvos;
- Deus predestinou os crentes para a glória eterna;
etc.

Mas nunca ouvi falar que igreja nenhuma exigisse que seus membros, todos eles, ao serem perguntados que tipo de crentes eram, sempre respondessem "
Sou Alguém-Ista", onde "Alguém-Ista" pode ser substituído por Paulinista, Pedrista, Timotista, Hussista, Tyndalista, Calvinista, Luterista, Knoxista, Wesleyista, Moodista, Lulista, Dilmista, ...

Por favor, procure esclarecer o que o pastor quis dizer. E, por favor, me avise.

Sei de algumas boas igrejas batistas em Fortaleza:
- Primeira Igreja Batista do Jardim das Oliveiras, Avenida Dr. João Maciel Filho, 207.
http://www.pibjo.org.br .
- Igreja Batista do Planalto das Goiabeiras: Rua Senador Robert Kennedy, 16, Barra do Ceará. Organizada pela PIB Jardim das Oliveiras.
- Igreja Batista da Graça de Deus: Rua Manuel Figueiredo, 15, Barroso. Organizada pela PIB Jardim das Oliveiras.
- Igreja Fundamentalista, Rua Belém, 32, bairro Henrique Jorge, Fortaleza. Maiores informações com Victor Emanuel Carneiro Vieira da Mata Mata, e-mail prof_fort at yahoo.com.br.
- Igreja Batista Fundamentalista Voz Bíblica, Rua 2, n.22, Conj. Campo dos Ingleses (proximidades do Maraponga Mart Modas), Dirigente: Pr. José Laérton, tel. (85) 3296.9151 e (85) 9707.4201
- Meu filho Sérgio mora em Fortaleza e acho que está próximo de ficar membro de uma igreja batista regular. Se quiser falar com Sérgio me envie e-mail pessoal.


****************************************


3) primeira RESPOSTA DE ALEXANDER VASCONCELOS:

Prezado CCCC,

1) Essa igreja acredita na [perfeita, incessante] Preservação das Escrituras [de modo que a que temos em nossas mãos é perfeita]?
2) Acredita no Pré-milenismo e é Pré-tribulacionista?
3) Acredita que nós batistas _NÃO_ viemos da Reforma e sim temos mais de 2000 anos de história (os melhores entre os crentes que foram, pelos seus inimigos, apelidados de montanistas, tertulianistas, albigenses, valdenses...)?
4) Ela é Criacionista dos 6 dias literais (24h) ininterruptos?
5) O louvor dela é baseado em instrumentos de cordas com total ausência de instrumentos percussivos?
6) Acredita ela, pela Bíblia, na cessação dos dons extraordinários após o cumprimento de seus propósitos, nos dias dos apóstolos?

Se as respostas forem SIM a TODAS as perguntas, te recomendo ponderar crer na Soberania de JEHOVAH à partir do prisma calvinista. Podes me chamar de "calvinista dos 5 pontos sem problemas", embora eu nunca use o nome Calvino, nem calvinismo, nem calvinista.

Se eles NÃO acreditarem nos pontos 1,2 e 4, acima, procure outra igreja. Talvez
http://www.pibjo.org.br

Se somente o louvor for percussivo (ou seja, acreditam em pelo menos 1, 2 e 4), ore muito. O fermento vai levedar, mais cedo ou mais tarde. Mas há tempo para mudanças bíblicas.

Se somente não creem em 3, há enormes riscos de [passarem a] se identificarem totalmente com a Reforma e gradativamente abandonarem 1 e 2. Mas há tempo para mudanças bíblicas.

Que a unção que já recebeste te ensine (I João 2:24-28).

Em Cristo,

Alex Vasconcelos




*********************************************


4) segundo ESCLARECIMENTO DE CCCC, QUEM INICIOU A PERGUNTA:

Boa tarde irmão Hélio. Primeiramente gostaria de me desculpar por ter escrito para todo o grupo. Não foi minha intenção. Eu queria ter escrito diretamente para o senhor, como sempre faço. Mas, como me mudei pra Fortaleza, perdi meus contatos de email e não tinha o endereço do senhor.

O fato é que para fazer parte da membresia, tem-se que concordar 100% com todos os 5 pontos de Calvino. Eles não aceitam membros que não concordem com a eleição/predestinação como expressa no acrônimo TULIP. Nem mesmo aceitam que somente concorde 90% com algum dos 5 pontos TULIP.



*********************************************


5) segundo ESCLARECIMENTO DE ALEXANDRE VASCONCELOS:

Amado Hélio,

1, 2, 3, 4 e 5 tem a ver com as 5 doutrinas que assinalei no 1° parágrafo. NÃO tem a ver com os 5 pontos do calvinismo.

E ainda me esqueci de mencionar a necessária crença bíblica na cessação dos dons extraordinários após o cumprimento de seus propósitos. Se não, o fermento leveda tudo!!!



******************************************

6) terceira RESPOSTA DE HÉLIO:

Ah, entendi. Os líderes dessa igreja batista regular não obrigam a dizer "sou Calvinista, sou seguidor de Calvino" (o que seria muito mal, exaltando um homem), somente obrigam a dizer "creio 100% em cada um dos 5 pontos TULIP do Calvinismo".

Bem, eu não sou totalmente Calvinista, discordo disso em alguns pontos menores, só concordo 100% com as letras T e P de TULIP, com os outros pontos eu coloco alguns pontos nos i diferente dos calvinistas mais extremados, mas não guerreio contra calvinistas (e nem gosto de debater sobre o assunto). A propósito, 80% dos meus melhores amigos são TULIP fervorosos, alguns mesmo são pastores presbiterianos definidamente calvinistas, e acho que a igreja de que sou feliz membro, a IBB de Soledade, é calvinista com a única diferença que reconhece os graves pecados de Calvino e nunca usa esse nome (nem a do católico Agostinho, o verdadeiro pai do calvinismo, e pai intelectual da inquisição e de várias heresias do catolicismo), minha igreja e seu pastor (Anízio Gomes) somente usam os nomes dos escritores dos 66 livros da Bíblia, nenhum outro. Usam os nomes dos profetas infalíveis Moisés, ..., Mateus, ..., Paulo, ..., João. A cada culto, citam abundantemente somente 66 livros: Gênesis, Êxodo, ...., Judas, Apocalipse.

Posso conviver bem com esse tipo de calvinismo moderado de Spurgeon, Calvin Gardner, etc. Só me afasto correndo do tipo de calvinismo que: a) exalta às maiores alturas nomes de homens e nega seus crimes e heresias; b) mesmo que não reconheça abertamente, enfraquece o evangelismo e as missões.

Eu alegremente sou membro da Igreja Batista Bíblica Fundamentalista de Soledade (independente de qualquer associação), que eu descreveria como de pastor e crentes Literalistas [Criacionistas, Dispensacionalistas, Pré-Milenaristas] ; só - Escritura [do Massorético e Receptus] ; Separatistas do Erro; Seguros da Salvação; Só Igreja Local e Independente [não universal- difusa- invisível]; [igrejas re-submersoras existiram ininterruptamente]. Eu e minha igreja somos contrários, somo anti: associativismo, ecumenismo e interdenominacionalismo, música dançável ("cristã contemporânea"), neo-evangelicalismo, pentecostalismo, pragmatismo religioso, psicologismo.


E, se eu morasse em Londres ou Presidente Prudente, poderia satisfazer-me em  ser membro de igrejas "calvinistas moderadas e sem super- exaltação de Calvino", tais como a de Spurgeon e a de Pr. Calvin Gardner (se me aceitassem, claro).



Hélio de Menezes Silva.



Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em http://BibliaLTT.org, com ou sem notas.



(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)




(retorne a http://solascriptura-tt.org/ EclesiologiaEBatistas/
retorne a http:// solascriptura-tt.org/ )


Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.