E Se Um Filho Do Pastor Cair Em Grave Pecado?



Caro irmão Hélio:

É possível para um pastor dar estudos para casais e falar sobre relacionamento entre pais e filhos, quando seu próprio filho declarou ter cometido um gravíssimo pecadol?

Abraços do seu irmão em Cristo, FFFF.


 



Caro irmão FFFF,

Há muitos, muitos grandes pastores e professores e escritores que são super- batistas e super- literalistas e super- fundamentalistas e super- dedicados a Deus (como você e eu nos esforçamos por ser), grandes homens de Deus aos quais eu respeito muito, e que responderiam veementemente e de imediato "Não! Nunca, jamais, em hipótese nenhuma um homem poderá continuar a ser pastor se um seu filho caiu em grave pecado, não importam sua idade, seu pecado, onde mora e com quem, se é casado ou não, nenhuma circunstância importa, sem exceções!".

Mas eu (mesmo sendo fundamentalista e me esforçando para agradar só e totalmente a Deus, sem medo de ninguém mais) penso que há casos raríssimos e especiais em que as circunstâncias devem ser pesadas antes de darmos uma resposta peremptória.

Por que eu penso assim? Porque se, por um lado, temos 1Tm 3 dizendo

1 ¶ Esta é uma palavra fiel: se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja.
2 Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar;
3 Não dado ao vinho, não espancador, não cobiçoso de torpe ganância, mas moderado, não contencioso, não avarento;
4 Que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia
5 (Porque, se alguém não sabe governar a sua própria casa, terá cuidado da igreja de Deus?)
;
6 Não neófito, para que, ensoberbecendo-se, não caia na condenação do diabo.
7 Convém também que tenha bom testemunho dos que estão de fora, para que não caia em afronta, e no laço do diabo.

 

Por outro lado temos que observar que
a) nossos filhos (e nós mesmos), mesmo pequeninos e meigos e professando e talvez tendo sido realmente salvos, ainda têm natureza adâmica por debaixo da nova criatura, não são perfeitos ao extremo, não escaparam da possibilidade de pecar;
b) é possível que a palavra "filhos" (teknon), neste contexto, se refira mais a eles enquanto estão sob nossas ordens diretas, vivendo debaixo das nossas ordens. É este o caso do pastor a que você se refere? Depois que nossos filhos ficam adultos, ganhando dinheiro, independentes, morando por conta própria, talvez rebeldes talvez não, então muitas vezes não mais aceitam que manobremos os lemes de suas vidas, por mais que os instruamos e avisemos e repreendamos eles não nos atendem, então nem sempre somos os principais responsáveis se eles vão de encontro a recifes;
c) é possível que a palavra "governe" não implique impedir completamente de haver mesmo os menores problemas na família, mas sim implique que todos os problemas são biblicamente tratados, com toda a energia e empenho;
d) eu e você conhecemos o caso de um pai perfeito, que tinha somente 1 filho homem, o criou de forma perfeita, o colocou num ambiente perfeito, cuidava dele de forma perfeita, o instruía de forma perfeita, exigia e esperava perfeição deste seu filho, mas este se revoltou e desobedeceu seu pai. Quem são este pai e este filho? O pai é Deus e o filho é Adão. A terrível queda do filho não implica 1mm de culpa de Deus: Ele tomou as providências adequadas tanto antes como depois do trágico pecado: Adão foi expulso do Paraíso, caiu de sua posição, tornou-se mortal, tornou-se separado de Deus, e toda sua descendência sofreu tal punição. Atitude santíssima e justíssima da parte de Deus. Mas o amor do Pai comprou a salvação para Adão e para nós, através do sangue derramado na cruz.
e) Portanto, podem haver circunstâncias raras e especiais que não exijam que um pastor deixe seu ministério porque um seu filho caiu em grave pecado. Por exemplo:
O filho é adulto e vive fora da casa dos pais?
O pai sempre o amou e instruiu (e disciplinou) exemplarmente durante todo o tempo em que o criava?
O pai tomou todas as providências para amorosa e firme e biblicamente instruí-lo e advertí-lo e discipliná-lo (em casa e na igreja) pelo pecado?
etc.




Hélio de Menezes Silva


 





Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em BibliaLTT.org, com ou sem notas).




(retorne a http://solascriptura-tt.org/ EclesiologiaEBatistas/
retorne a http:// solascriptura-tt.org/ )



Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.