As Sete Características Distintivas dos Batistas




Pr. Calvin Gardner

  

Introdução

Não deve ser segredo para ninguém que quando Cristo ministrou na terra Ele instituiu a Sua igreja. Isso ele mesmo profetizou que faria (Mateus 16:18). Ele, na Sua pessoa, cumpriu o que prometeu fazer (João 17:4). A origem, a natureza, a pregação, a autoridade e as ordenanças desta igreja podem ser conhecidas através de um exame da Palavra de Deus, começando pelos evangelhos: Mateus, Marcos, Lucas e João. O livro de Atos mostra como essa igreja primitiva instituída por Cristo operava no mundo depois da sua morte, ressurreição e ascensão. As epístolas de Paulo, Pedro, Judas e João explicam em detalhes a maneira como aquela igreja que Cristo organizou deve continuar agindo. Quando terminou o Novo Testamento, com os escritos de João (Apocalipse), temos o fim da era apostólica e o desenvolvimento dos escritos inspirados. 
Podemos aprender muito estudando a história secular e assim podemos entender como a igreja que Jesus começou, interpretava a Palavra de Deus na sua ordem e fé desde os primeiros séculos até a presente hora.

Há sete distintivas que marcam as características definitivas dos Batistas pelos séculos. O que Jesus mandou e exemplificou, e aquelas práticas que a Sua igreja no Novo Testamento, são suficientes para podermos distinguir a igreja verdadeira entre todas naquela época do Novo Testamento. São suficientes para determinarmos qual é a dEle nos dias atuais também.

Queremos separar essas características uma a uma e queremos examinar cada uma pela luz das Escrituras. No fim do estudo perceberemos exatamente como é peculiar a igreja que Cristo começou, com suas doutrinas e práticas. Enfatizamos que a manutenção dessas caraterísticas já custou sangue de milhões de fiéis, começando pelo próprio Cristo, os apóstolos, e pelos séculos, os seus seguidores. Até mesmo nos dias de hoje aqueles que querem seguir a Cristo e adorar o Pai, como convém ser adorado (João 4:24), precisam de estar prontos para levarem a sua cruz (Mateus 16:24). 

I. Reconhecem a Jesus Cristo, apenas Ele, como o fundador da Sua igreja e como o cabeça de todas elas

Ao invés de olharmos negativamente para quem fundou todas as igrejas que existem hoje seria mais construtivo estudarmos a operação de Deus no mundo, para que a Sua obra seja conhecida. Então é elementar distinguirmos quais igrejas são instituídas por Deus, através de um exame dos fatos e de quem começou outras igrejas de vários nomes e crenças. 

A. Deus usa os homens que Ele escolhe para fazer a Sua obra diante do mundo.
 
A obra sendo dEle, utiliza a quem quer para que ela seja feita. Por exemplo: 

1. Adão ! para guardar e lavrar o jardim do Éden, e se multiplicar na terra - Gênesis 1:27 
2. Noé ! para fazer a arca e multiplicar gerações na terra - Gênesis 6:8; 9:1-12 
3. Abraão ! para fazer de um povo especial para Deus - Gênesis 12:1-3 
4. Moisés ! para libertar e guiar o Seu povo - Êxodo 3:10 
5. Josué e os juízes ! para julgar e liderar o povo - Josué 1:2; 3:9; 6:12; etc. 
6. Sacerdotes ! para administrar o ofício sacerdotal diante de Deus pelo povo - Aarão Êxodo 4:27; 7:1; 28:1; Levítico 7:35; I Crônicas 23:13 
7. Reis - o povo pediu que reinassem sobre eles - Saul (I Samuel 8:22; 9:17; 10:1); Davi (I Samuel 16:12,13); Salomão (I Reis 1:28-39) 
8. Profetas ! para dar a Palavra de Deus ao povo - Isaías 6; Jeremias 1:5, etc. 
9. Cristo - para salvar o Seu povo e instituir a Sua igreja - Isaías 42:1; Mateus 12:18; 16:18 

B. Deus tem ordens específicas em todas as suas operações. Para o homem participar dessas obras era necessário por parte do próprio homem uma obediência específica. Por exemplo: 

1. Criação - os 6 dias; veja a ordem: luz antes de tudo; terra seca antes das plantas; plantas antes dos animais; dia e noite, plantas, animais antes do homem; homem antes da mulher; etc. - Gênesis 1; Veja o mandamento específico a ser obedecido: Gênesis 2:17 
2. Arca de Noé ! de madeira e tamanho específicos, o macho e a fêmea de cada espécie; etc. - Gênesis 6:14-22; Veja o mandamento específico a ser obedecido: Gênesis 7:1; I Pedro 3:20, "rebeldes"; 
3. Lei ! era mandamentos e maneiras específicas - Êxodo 20 - 23; Veja o mandamento especifico a ser obedecido: Êxodo 20:1-17 
4. Tabernáculo ! com medidas e materiais específicos - Êxodo 25:9 - 31:18; Hebreus 8:5. 
5. Igreja ! tem doutrinas, episcopado e ordenanças específicas - Mateus 28:18-20; Veja o mandamento especifico: Apocalipse 22:18,19 

C. A igreja tem ordem e autoridade 

1. Deus enviou João Batista, o precursor, para preparar o material que Jesus usaria ao organizar a Sua igreja - Malaquias 4:5 (Mateus 11:13,14); João 1:6, 19-34 
2. Deus enviou Jesus, Seu Escolhido, a João Batista para que fosse batizado por ele, mostrando assim o começo do ministério de Jesus e, logo, o fim do ministério de João - Mateus 3:13-17; João 3:27-36 
3. Jesus começou a Sua igreja - Mateus 16:18 (Ele o Fundador), Efésios 1:22 (Ele o Cabeça); Efésios 1:23 (a igreja é Seu corpo); Efésios 4:15 (Propósito); Colossenses 1:18 (Princípio, Primogênito e Preeminente). 
4. Jesus autorizou a Sua igreja - Mateus 28:19,20 

A Sua igreja continuará até a consumação dos séculos - Mateus 16:18; 28:20 
Um resumo de Mateus 16:18,19 1. Cristo começou a sua igreja - "edificarei a minha igreja" 
2. A igreja que Cristo começou tem Ele mesmo como o fundador - "sobre esta pedra" 
3. A igreja que Cristo começou e autorizou é de um único tipo - "a minha igreja" 
4. A igreja que Cristo começou continuará até o fim - "as portas do inferno não prevalecerão contra ela"; Mateus 28:20, "até a consumação dos séculos" 
5. A igreja que Cristo começou tem a Sua autoridade - "te darei as chaves do reino dos céus"; Mateus 28:18, 19, "É-me-dado todo o poder ... portanto ide ..."; 20, "eis que estou convosco"; Mateus 18:20, "em meu nome" 
6. A igreja que Cristo começou tem doutrinas específicas - Mateus 28:19,20, "ide, fazei discípulos, batizando-os ... ensinando-os todas as coisas que eu vos tenho mandado" 

Por curiosidade estes homens são identificados como os iniciadores das seguintes igrejas nos anos e lugares citados: 
Roma Católica Primeiro Papa Bonifácio 606
Alemanha Luterana Martinho Lutero 1.520
Inglaterra Anglicana Rei Henrique VIII 1.534
Suíça Presbiteriana João Calvino 1.536
Inglaterra Congregacional Roberto Browne 1.580
Inglaterra Metodista João Wesley 1.739
EUA Igreja de Cristo Alexandre Campbell 1.827
EUA Mórmon Joseph Smith 1.830
EUA Adventista William Miller 1.843
EUA Testemunhas de Jeová Charles Taze Russell 1.884
EUA Pentecostal A. J. Tomlinson 1.903
Brasil Congregação Cristã - Brasil Luiz Francescon 1.909
EUA Assembleia de Deus Um grupo Pentecostal 1.914
EUA Evangélica Quadrangular Aimee S. McPherson 1.918
Brasil Brasil para Cristo Manoel de Melo 1.950

"Nenhuma igreja ou denominação que começou neste lado do ministério pessoal de Cristo tem um direito bíblico para dizer que é uma igreja de Cristo. Portanto, a promessa de Cristo à igreja que Ele fez não foi feita ao Catolicismo nem às várias seitas do Protestantismo que se originaram durante e depois dos dias da Reforma de Lutero, mas foi dada àquela igreja que nenhum historiador, amigo ou inimigo, tem podido achar a sua origem neste lado do ministério pessoal de Cristo, portanto, a igreja Batista. Esta não é uma nova teoria mas um fato que é crido e ensinado por todos os Batistas que são leais e informados no mundo inteiro." 

- J. T. Moore, em "Porque Eu Sou um Batista." Citado no livro, "The Church That Jesus Built", página 124,por: Dr. Roy Mason, TH.D.
Cristo é o fundador do Seu tipo de ajuntamento e Cristo é a mensagem singular deste ajuntamento. Já conhece esse precioso Salvador? Ele veio para salvar os perdidos que venham a Ele pelo arrependimento e pela fé. Venha já conhecer o Salvador Jesus Cristo! Se Cristo é o seu cabeça, hnra Ele pela submissão à Sua Palavra. 

II. Os Batistas tomam a Bíblia como a única regra de fé e ordem

Há muitos lugares e fontes de idéias que citam assuntos religiosos. Cada pessoa tem uma opinião e um ponto de vista sobre assuntos de religião. Se você acha que não, pergunte até mesmo à uma criança. Todo mundo tem um passado que envolve influências de família, amigos e circunstâncias que exercitam um certo poder sobre o que pensam de Deus e da Sua obra aqui na terra. Somos criados com a capacidade de raciocínio e sentimentos e usamos essas capacidades em relação ao Divino Supremo. Este país é livre, qualquer pessoa pode crer em o que quiser e praticar, conforme a sua consciência, assuntos acerca de Deus. Há escritos de sábios e anciões que por muito tempo têm convencido milhões de pessoas. 
Não podemos considerar nesse estudo todas as formas de pensar sobre o assunto de Deus que existem atualmente mas podemos mostrar que historicamente os Batistas sempre tomaram a Bíblia como a única regra de fé e ordem. 

A. A Bíblia é a única regra de fé e ordem para os Batistas. 
1. Sentimentos pessoais, opiniões particulares e pressentimentos individuais não têm superioridade sobre a Bíblia. Exemplos: O Que disse Deus? Em meio a toda a emoção por ver Moisés e Elias junto da comovente transfiguração de Cristo, Deus, com Sua voz majestosa falou que o que importa não é aquilo que se sente mas o que diz o Seu Filho, Jesus Cristo, Mateus 17:5; O que disse Paulo? Paulo foi um dos homens santos que Deus usou e pelo qual transmitiu a Sua Palavra. Paulo tinha o direito de ter opiniões particulares pois foi chamado para dar aconselhamentos a muitas igrejas. Mas, em todas as ocasiões ele ensinou aquilo que disse o Senhor, sabendo que não é pela sabedoria humana que se chega a Deus, I Coríntios 1:20-25; sobre a sua própria educação entre os melhores do país diz: "o que era ganho para mim reputei-o perda por Cristo" Filipenses 3:4-7. 

2. Visões, sonhos, experiências sobrenaturais e revelações não têm vantagem sobre a própria Bíblia. Exemplos: O que diz Pedro? Pedro assistiu a transfiguração majestosa de Cristo junto a Elias e Moisés. Ele ouviu da magnífica glória, de onde lhe foi dirigida a voz de Deus. Tendo tal experiência ele aprendeu a não ser incentivado a testemunhar a emoção dessa experiência. Assim ele afirmou depois que a palavra dos profetas é mui firme, II Pedro 1:16-19; O que diz Paulo? Gálatas 1:8, "ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema."; O que diz Abraão? Abraão tem uma posição de honra, mas ele não usou uma revelação ou experiência sobrenatural para que alguns chegassem a fé verdadeira em Cristo, Lucas 16:31. 

3. Conhecimento, tradições, capacidades intelectuais, filosofias e todo o mais não devem ser julgados como tendo primazia sobre a Bíblia. Exemplos: O que diz Jesus? Mesmo Jesus podendo dar conselhos pessoais sem nenhuma divergência com a Palavra de Deus, pois Ele é o Santo, Ele só citava o que estava escrito para afirmar o que era verdadeiro, Mateus 4:1-11, "porque está escrito" (não menos do que onze vezes Jesus usa a frase "está escrito" para dar autenticidade à sua vida e as suas palavras); O que diz Paulo? Mesmo Paulo sendo bem educado com as tradições e a cultura de um povo religioso (Atos 26:4,5; Filipenses 3:4-7) nunca priorizou a sua cultura sobre a Bíblia (I Coríntios 2:1-5). Em seus escritos não menos que 32 vezes ele cita os escritos do Velho Testamento. O que diz Pedro? Mesmo Pedro experimentando o milagre de Pentecostes ele baseou a sua experiência na Bíblia e não a Bíblia na sua experiência, Atos 2:16, "mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel:", I Pedro 1:16, "está escrito". 
Para se tornar um Batista não é necessário nenhuma assinatura de contrato, confissão de fé, lista de promessas ou programa de normas e crenças. É necessário ter fé em Cristo segundo as Escrituras (salvação), uma declaração publica da fé segundo as Escrituras (batismo) e um andar segundo as doutrinas dos apóstolos (santificação) - Atos 2:41,42. 

B. Somente a Bíblia é inspirada por Deus e válida para dirigir os homens em assuntos divinos. 

1. A Bíblia Sagrada é inspirada por Deus. Nenhum homem foi particularmente inspirado, mas homens santos falaram e escreveram as Palavras pela inspiração. As Escrituras são inspiradas - II Timóteo 3:16,17, "Escritura"; II Pedro 1:21, "a profecia". O "assim diz o SENHOR" somente se da através da Palavra de Deus. 

2. A Bíblia é a regra final para qualquer assunto - Isaías 8:20; João 5:39; Lucas 16:31; Gálatas 1:8; I João 1:1-3 
3. Se seguirmos crenças formuladas por homens estaremos rejeitando a Cristo - Marcos 7:5-13; Mateus 12:30; aparência de religião não satisfaz a Deus (Colossenses 2:20-23; I Samuel 15:22). 

A Bíblia tem afirmado que todo homem é pecador (Romanos 3:23). A Bíblia afirma que este pecado tem separado o homem de Deus (Isaías 59:1-3). A Bíblia afirma que Cristo Jesus, o unigênito Filho de Deus, é sem pecado mas foi feito pecado no lugar de todo aquele que se arrependa e crê nEle (Romanos 5:8; II Coríntios 5:21). A Bíblia anuncia que todo pecador deve se arrepender e crer em Cristo. Deus nos julgará pela Verdade. Submeta-se à ela já. 

O que você usa para defender as suas ações? 
O que você usa para defender as suas crenças? 

III. Os Batistas dão continuidade às doutrinas básicas na ordem certa. Eles as ensinam nesta ordem:

Arrependimento, Fé, Batismo e a Ceia do Senhor

A Bíblia mostra a ordem verdadeira para que alguém seja salvo e para que o salvo sirva ao Senhor Jesus Cristo. Os dois primeiros referem-se aos não salvos. Os dois últimos referem-se aos salvos que querem servir ao Senhor Jesus Cristo publicamente. 

Deus sempre opera com ordem as Suas obras como já estudamos na primeira lição sobre a fundação da igreja de Jesus Cristo (veja a página 2, "Deus tem ordem específica em todas as suas operações"). A obra da salvação e do serviço ao Senhor também têm as suas ordens específicas. 

Há igrejas que misturam a ordem colocando a fé anterior ao arrependimento (Pentecostalismo) ou o batismo ou a ceia anterior a fé (Catolicismo, Protestantismo) ou até mesmo criando outros mandamentos para se igualar ou substituir aquelas ordenanças que Deus tem nos dado (por exemplo: membro da igreja, dons do Espírito, lava pés, etc.). 

A. O arrependimento e a fé são utilizados para a conversão dos não salvos 

Quando as palavras arrependimento e fé são usadas conjuntamente, o arrependimento é usado sempre em primeiro lugar (Mateus 3:2; Marcos 1:15; Lucas 24:47; Atos 5:31; 20:21; 26:20; Hebreus 6:1) mostrando assim a ordem. 

1. Arrependimento 

O arrependimento é primeiramente necessário para aqueles que ainda não têm fé. Isso é evidente pois Jesus não veio para "chamar os justos, mas sim, os pecadores, ao arrependimento." (Lucas 5:32). O arrependimento se dá "para a vida" (Atos 11:18), "para a salvação" (II Coríntios 7:10) "de obras mortas" (Hebreus 6:1) e "para conhecerem a verdade" (II Timóteo 2:25). Para as pessoas que têm fé em Cristo não lhes falta a vida. Estes não estão presos às obras mortas e não lhes falta o conhecimento da verdade. Sem o arrependimento é impossível obter a salvação (Lucas 13:1-5) 

Em II Corintos 7:8-10 podemos notar que há a tristeza que segundo Deus é "para a salvação" (arrependimento evangélico) e há a "tristeza do mundo" que opera a morte (arrependimento judicial). Um exemplo do arrependimento judicial, é a tristeza provocada pelo entendimento das conseqüências do pecado, seria o filho que voltou a fazer a vontade de seu pai (Mateus 21:29); Judas Iscariotes (Mateus 27:3); a tristeza segundo o mundo (II Coríntios 7:8,10) e o fato de este arrependimento não ter a ação de nosso Senhor (Hebreus 7:21; Romanos 11:29). 

O arrependimento, "segundo Deus", vem de Deus (Atos 5:31; 11:18; II Timóteo 2:24,25), e é visto pela convicção do pecador (parte intelectual), a contrição do pecador (parte emocional), e a conversão do pecador (a volição ou vontade do homem). Mesmo o arrependimento acontecendo no coração do homem, ele é sempre visível na vida do arrependido (Mateus 3:8; Atos 26:20; I Tess 1:9). 

2. A Fé 

Quando o pecador é contristado pelo pecado a ponto de abandoná-lo há somente um lugar a olhar para que seja salvo do pecado: à misericórdia de Deus mostrada grandiosamente por Jesus Cristo (Efés 2:4-10). 

O verdadeiro arrependimento que vem de Deus sempre traz a fé salvadora em Cristo. Entre essas duas graças, o arrependimento se dá primeiramente mas não isoladamente; sempre vem seguido pela fé. Veja novamente os usos onde há a palavra !arrependimento? primeiramente e verá que a !fé? o segue, pois essas duas graças são inseparáveis (Mateus 3:2; Marcos 1:15; Lucas 24:47; Atos 5:31; 20:21; 26:20; Hebreus 6:1). Mesmo sendo inseparáveis, o arrependimento é listado primeiramente. 

A fé da salvação vai muito além da crença histórica em um mero acontecimento passado ou uma concordância mental de fatos. A Bíblia diz que existem pessoas que crêem somente de !cabeça? mas não são salvas de coração (Religiosos, Mateus. 7:21-23; Demônios, Tiago 2:19). 

A fé que salva vem de Deus como uma dádiva divina (João 6:37, 65; Gálatas 5:22; Efés 1:19,20) e pode ser procurada pelo pecador arrependido (Marcos 9:24). Ela é a mão que se estica para tomar a misericórdia de Deus. 

B. O Batismo e a Ceia do Senhor são para os salvos e isso para que sirvam ao Senhor Jesus Cristo 

A ordem bíblica é: primeiramente a salvação e, depois disso, as ordenanças (Mateus 28:18-20; Marcos 16:15,16; Atos 2:41,42; 8:12,13, 36-38; 16:30-33). Entre as duas ordenanças, o batismo vem primeiro. 

1. Batismo 

O batismo é uma ordenança importante. É uma ordenança simbólica mas nem por isso deve ser menosprezada. O batismo é de tal importância que os discípulos submeteram-se a ele por meio do homen enviado por Deus (João Batista). Jesus, para cumprir toda a justiça (Mateus 3:15) sendo obediente em tudo (João 17:4), também submeteu-se ao batismo. Assim, é vista a importância do batismo. O batismo mostra o desejo dos crentes de ser obedientes ao que Deus manda, e esta ordenança mostra publicamente a submissão à Palavra de Deus. 

Há uma forma correta para o crente ser batizado. A palavra grega utilizada para !batismo? no Novo Testamento significa imergir. E, quer dizer "Mergulhar, entrar, adentrar-se, introduzir-se.; Desaparecer, sumir(se).; Engolfar-se, abismar-se, absorver-se. (Dicionário Aurélio Eletrônico para a palavra imergir). Não apenas pelo significado da palavra grega pode se saber a forma correta mas também pela maneira como o batismo foi feito no Novo Testamento que constituía-se em ficar debaixo d?água (Atos 8:35-39). Cristo mandou Sua igreja imergir (Mateus 28:19,20) e até agora não mudou o Seu mandamento. A igreja verdadeira deve continuar fazendo dessa forma até "a consumação dos séculos". A forma correta também deve simbolizar o significado correto, que é o sepultamento (Romanos 6:4). Somente o batismo por imersão representa fielmente a morte do crente e de seus pecados com Cristo pela morte, sepultamento e ressurreição. 

Se Deus determinou uma forma, qualquer outra é proibida. 

A importância desta forma certa é essencial. Sendo o batismo uma ordenança simbólica, a forma como a cerimônia é feita mostra o seu significado, que é destinado à ensinar. Se a forma for mudada, o significado também será mudado. Cristo instituiu a Sua igreja e submeteu-se à forma de batismo que O agradou. Ele mandou e autorizou uma única forma de batismo. É importante, para os que querem seguir a Cristo, que façam o que Ele fez e mandou que fizéssemos. Modificações, sem a autorização de Deus, tornam-se "doutrinas que são preceitos de homens." (Mateus 15:9; Tito 1:14). 

O propósito do batismo também deve ser entendido. O batismo não sela, confirma, ajuda ou influencia na salvação. Deus não tem duas maneiras para que o pecador seja salvo. A salvação se dá pela fé (Atos 10:43; 16:31). É o sangue de Cristo que lava os pecados (I João 1:7). Uma ordenança não concede graça. A graça se dá pela fé em Cristo (Romanos 5:1). O batismo mostra positivamente o amor que o crente tem para com Cristo e O honra com sua obediência (Mateus 15:7,8; João 14:15). Através da obediência há grande recompensa com galardões (Sal 19:11; I Coríntios 3:12-15) e obtemos assim uma livre consciência que é de bom apreço (I Pedro 3 21). Por meio do batismo é mostrada publicamente a "confissão da nossa esperança" (Hebreus 10:23). Por meio do batismo não podemos entrar em Cristo de maneira nenhuma, porém pelo batismo somos prontos para entrarmos na instituição que Ele estabeleceu (Atos 2:41, "agregaram-se"). Assim nos tornarmos aptos para ser membros da igreja e podemos então ter os direitos e os privilégios que somente os membros possuem (a ceia, adoração publica, votação, etc.). 

Em resumo, se a forma de batismo mostra a morte, o sepultamento e a ressurreição do pecador com Cristo, a ordem não pode ser outra senão depois que o pecador já morreu com Cristo pela fé. Nunca o símbolo torna-se igual ou maior ao que ele representa. O batismo não é igual, sinônimo, ajudante ou agente de influência na salvação. Cristo é tudo para a salvação! 

2. Ceia 

A ceia também é uma ordenança da igreja, e como batismo, simbólica. Ela mostra de maneiras específicas o sacrifício de Cristo pelo pecado. A ordem bíblica é clara. 

Cristo instituiu a ceia somente após Ele, o cabeça da igreja (Efés 5:23), ser batizado (Mateus 3:13-17; 26:26-30) e obediente, pois foi instituída no fim do Seu ministério. Os participantes da ceia, os discípulos (Mateus 26:20), também já eram batizados e obedientes. Temos também a ordem que a igreja praticou e que também era essa (Atos 2:42). Pensando bem, a Bíblia não registra nenhum caso de um descrente ou um não batizado ter tomado a ceia. 

Em resumo, o corpo de Cristo foi partido pelos Seus (I Coríntios 11:24). Os participantes da ceia são aqueles que podem ter em memória o sacrifício de Cristo. 

A ordem é clara. A salvação se dá pelo arrependimento dos pecados e a fé no Senhor Jesus Cristo. Os salvos podem e devem ser batizados biblicamente. Os batizados e obedientes à Palavra de Deus têm direito a participar da ceia como membros fieis da igreja local.

Se rejeitamos a ordem que Deus estabeleceu, rejeitamos Aquele que estabeleceu a ordem.

Conhece o arrependimento evangélico? A sua fé está no que? Já foi batizado por uma igreja iual aquela que Cristo fundou e é a cabeça? Se observássemos a ceia hoje, poderia toma-la tendo em sua memória o sacrifício de Cristo por você? 


IV. Os Batistas imergem ou se enterram com Cristo no batismo, somente os que confessam estar mortos ao pecado

Se tomamos a Bíblia como a única regra de fé e ordem, então, o exemplo do Novo Testamento deve ser o padrão para as práticas da igreja que Jesus Cristo estabeleceu na época do Novo Testamento. Se há batismo correto, quais são as suas características? Se há batismo no Novo Testamento, e queremos ser iguais à igreja do Novo Testamento, pergunto, quem participou desses batismos? Se há batismo que não é fiel hoje ao que foi praticado no Novo Testamento, quando e como se desviou daquele padrão? Queremos responder a estas perguntas através desse estudo. 

A. O modelo do Batismo no Novo Testamento 

1. O candidato certo - o convertido, Atos 8:35-37 (A salvação se dá somente por Cristo - João 5:24. É o sangue de Cristo que lava o pecador, e nunca a água - I Pedro 1:18,19; Apoc 1:5. 

2. O modo certo - imersão em água - Atos 8:38,39 (não se encontra outra maneira de se batizar no Novo Testamento senão pela imersão, algo que a própria palavra !batismo? quer dizer). 

3. A razão certa - mostrar a fé pela obediência ao mandar de Cristo - Atos 8:37; Mateus 28:19-20. 

4. A autoridade certa - da igreja que Cristo começou - Mateus 28:18-20; (Atos 19:1-7). 

5. O administrador certo - aquele que tem a autoridade da igreja - Mateus 3:13 (Pastores - Efésios 4:11,12, "para a obra do ministério"; os exemplos do Novo Testamento mostram os oficiais somente da igreja administrando a ordenança de batismo). 

B. O Exemplo do Batismo no Novo Testamento. 

1. Jesus participou do batismo DEPOIS DE SER SEPARADO para o ministério público - Mateus 3:13-17. 
2. Os fariseus participariam do batismo DEPOIS de produzirem frutos dignos de arrependimento - Mateus 3:8. 
3. As pessoas da igreja primitiva foram batizadas DEPOIS de receberem a Palavra de Deus com alegria - Atos 2:41. 
4. O Apóstolo Paulo foi batizado DEPOIS da sua conversão - Atos 9:3-6, 17-19. 
5. OS SALVOS somente foram batizados nas viagens missionárias - Lídia (Atos 16:14,15); o carcereiro (Atos 16:30-33); Crispo e muitos dos Coríntios (Atos 18:8); os 12 discípulos em Éfeso (Atos 19:1-7). 
6. O mandamento de Cristo à Igreja é a batizar OS QUE FORAM FEITOS DISCÍPULOS em todas as nações - Mateus 28:19; OS QUE CRERAM - Marcos 16:16. 

C. Quando e como mudou essa padrão bíblica a ser diferente pelos séculos? 

1. A história nos diz que foi quase o fim do segundo século a prática do batismo por imersão foi administrada quando a aspersão (ou derramamento) e o batismo de crianças começaram a serem praticados (Christianity Through the Ages, p. 129). O batismo mudou de imersão para derramamento entre os Católicos na metade do século II (Christianity Through the Centuries, p.90). De pouco em pouco os Católicos sustentaram a crença de que batismo é um sacramento. Sacramento é algo que o homem faz na igreja proporcionando graça salvadora. 
"Os Católicos crêem que a graça comprada por Cristo só pode ser derramada pelas mãos do sacerdócio da igreja. O batismo lava por tirar o pecado original e torna o pecador um Cristão. Quando uma pessoa é batizada ela passa a ser imediatamente regenerada e novamente nascida espiritualmente." (Doutrina Católica na Bíblia por Samuel D. Benedict) 

A prática entre os Católicos de crer que batismo ajuda na salvação começou aproximadamente no ano 251 d.C, pois foi naquele ano que as igrejas verdadeiras recusaram-se a aceitar o batismo administrado na infância ou aquele administrado para fins da salvação, donde lhes veio o mais antigo apelido - Anabatistas, que significa rebatizadores (O Rasto de Sangue por J. M. Carroll). 

2. Quando veio o período da Reforma (1517 - 1563) várias igrejas nacionais foram criadas. Dentre essas igrejas nacionais incluem-se o Luteranismo (Martino Lutero, na Alemanha em 1530), O Presbiterianismo (João Calvino na Suíça em 1536 e por João Knox na Escócia em 1560), e o Anglicanismo (Henrique VIII na Inglaterra em 1534). Deve ser lembrado que estas igrejas foram parte da Igreja Católica por mais de mil anos antes da reforma. Os Anabatistas existiam antes da reforma e eram fiéis à prática do batismo correto apresentado no Novo Testamento desde o tempo de Jesus. Quase todas as igrejas da reforma praticam a batismo por aspersão ou por efusão e incluem as criancinhas. 

3. Há igrejas atualmente que batizam por imersão, no entanto, em outros pontos não são como a igreja que Jesus estabeleceu no Novo Testamento. Não é somente o batismo que dá credito e autenticidade a uma igreja neo-testamentária. O batismo é apenas um ponto entre outros. Todas as caraterísticas devem ser consideradas conjuntamente ao se determinar se uma igreja é verdadeira ou não. 

D. A Circuncisão no Velho Testamento e o Batismo do Novo Testamento 

1. Há os que querem afirmar que a circuncisão no Velho Testamento tem igual significado do batismo do Novo Testamento. Usando Colossenses 2:8-14 muitos querem afirmar essa doutrina. Mas a referência em Colossenses quer apontar a obra feita por Cristo, "não feita por mão". Que este não é batismo fica claro pois o batismo é feito pelas mãos. Os versículos referem-se à obra de Deus na salvação pelo Espírito Santo. 

2. A circuncisão é externa, um corte na carne, já o batismo mostra o que aconteceu internamente, a remissão da penalidade do pecado na carne, portanto é uma indagação de uma boa consciência para com Deus (I Pedro 3:21). 

3. Uma é da lei e de Moisés, o outro é da graça e de Cristo. 

4. A circuncisão no Velho Testamento mostrou a obediência dos pais diante da lei. O batismo por imersão no Novo Testamento mostra a obediência pessoal da fé do batizado tanto diante de Deus quanto diante da igreja. 

5. Os símbolos e os tipos no Velho Testamento tem seu cumprimento em Cristo no Novo Testamento, não nas ordenanças da igreja. 

6. As leis do Velho Testamento eram para a nação de Israel em geral, convertidos ou não. As ordenanças da igreja são apenas para pessoas em particular: os salvos da verdadeira Israel espiritual. 

7. As Escrituras não ensinam que o batismo toma o lugar da circuncisão em nenhum lugar. Um símbolo na biblia nunca é substituído por outro símbolo, mas é substituído pelo real que foi o símbolo figurava. Os tipos são substituídos pelos anti-tipos, nunca por outros símbolos. 

8. As Escrituras manifestam claramente que ninguém deve ser batizado sem este confessar a fé. 

9. A comissão de Cristo à Sua igreja limita o batismo aos que são: "discípulos de todas as nações" (Mateus 28:19); crêem (Marcos 16:16). 

10. Os exemplos da igreja primitiva limitam o batismo aos que: "de bom grado receberam a sua palavra" (Atos 2:41), que crêem (Simão, o mágico - Atos 8:13; eunuco etíope - Atos 8:37; Saulo - Atos 9:6, 18), que receberam o Espírito Santo (Atos 10:44-48) e que eram discípulos (Atos 19:1-5). 

11. Os que crêem que a circuncisão do Velho Testamento é o batismo do Novo Testamento crêem também no batismo das criancinhas. A expressão, "e logo foi batizado, ele e todos os seus" (Atos 16:31,33) não significa que as criancinhas das casas foram batizadas juntamente com o "cabeça do lar". Até não há nada qualquer que prova a existência de criancinhas nestas casas e se existissem e fossem batizadas, não crendo, então entenderíamos que moços, moças, servos, servas e adultos, quaisquer que fizessem parte do lar, seriam batizados também mesmo não crendo. O que é bom para as criancinhas que não creram, é bom para os outros no lar que não creram. A verdade é que a casa "e todos os seus" foram batizados porque "todos os seus" foram convertidos. Não há qualquer dúvida de que os apóstolos entendiam e cumpriam o que Jesus mandava pela comissão e batizaram somente os que creram. 

F. O simbolismo do batismo ensina que somente os que morreram com Cristo podem ser batizados 

1. O batismo simboliza o enterramento (Romanos 6:4; Colossenses 2:12), então somente os que estão mortos com Cristo podem participar do símbolo do sepultamento. 

2. O batismo retrata o evangelho, a vida, a morte, o sepultamento e a ressurreição de Cristo pelos nossos pecados (I Coríntios 15:3,4; Colossenses 2:12,13), então só os que conhecem o evangelho de coração podem, com consciência limpa, ser batizados (I Pedro 3:21). 

3. O batismo é um símbolo da verdade que andamos em novidade de vida (Romanos 6:4-6), então entende-se que somente os que andam em novidade de vida podem retratar o simbolismo que o batismo representa. 

O batismo é uma declaração pública feita pelo crente na esperança de ressuscitar assim como Cristo ressuscitou dentre os mortos (Colossenses 2:12), então, somente os que têm tal esperança podem participar no ato que simboliza esta esperança: os que já morreram em Cristo pela fé. 

Não procura o batismo correto para ser salvo. Procure de se arrepender dos seus pecados e crer em Cristo! Judas Iscariotes foi batizado mas nunca foi salvo. O malfeitor na cruz nunca foi batizado mas já está com Cristo no paraíso (Lucas 23:43). Se já creu em Cristo de todo o coração procura de ter o batismo correto feito por uma igreja neo-testamentária. Se já está salvo e batizado corretamente, faça-se parte dos membros de uma igreja batista que pratica as mesmas doutrinas daquela que Cristo fundou. Se já está crente, batizado e membro de uma igreja correta, serve em obediência a Palavra de Deus com tudo que tem para a glória de Deus até que o Salvador Jesus venha. 


V. Os Batistas celebram a Ceia do Senhor somente com os membros da Igreja que a Administra

Muitos acham que não há importância quanto ao "como", "com quem", ou o "quando" as ordenanças da igreja estão sendo observadas. Pode haver multidões concordando há anos sobre um ponto de doutrina ou prática da Bíblia, mas esta concordância humana não qualifica uma doutrina ou prática como sendo de Deus. É importante lembrarmos que não é o número de anos, o número de pessoas ou a escolaridade dessas que concordam sobre qualquer ponto ou prática, que qualifica-a verdadeira ou falsa. A Bíblia é a única regra que qualifica qualquer doutrina ou prática sobre o assunto da ceia (vide a segunda distintiva nesta série). 

Os Batistas, pelos séculos, creram e ainda crêem que a ceia é somente para os membros. A ceia é realmente "do Senhor" e não de cada pessoa. O que "o Senhor" diz sobre quem se assentará em Sua ceia é de suma importância pois ela é dEle. Nunca devemos ter tanto amor pelo próximo ou pelo espírito ecumênico a que sejamos levados a desrespeitar o exemplo e o mandamento de Cristo. Na verdade, quando celebramos a ceia, como manda a Bíblia, estamos batalhando "pela fé que uma vez foi dada aos santos" (Judas 3). 

A. A Ceia deve ser observada no lugar certo - na assembleia dos discípulos 

A ceia foi instituída durante a festa da páscoa e a páscoa, por sua vez, tem muito a ver com a ceia. Tanto a páscoa quanto a ceia são memoráveis e símbolos de uma obra divina de salvação. As duas festas têm elementos peculiares (carne de cordeiro assada ao fogo com ervas amargosas - Êx. 12:8; pão ázimo - Mar 14:12 e fruto da vide - Lucas 22:18) e foram observadas em lugares determinados (na casa - Êx. 12:3,7; no lugar da assembleia dos discípulos - Mar 14:15, "um grande cenáculo"; I Coríntios 11:18, "na igreja", 33, "vos ajunteis"). O lugar onde se deve observar a ceia é aquele onde os discípulos estiverem reunidos. Quando Jesus instituiu a ceia, (em Mateus 26:18,19), Ele o fez justamente em um lugar onde os membros poderiam se reunir. Nunca achamos Cristo levando a ceia ao hospital, ao campo de batalha ou a uma casa em particular com a finalidade de administrar a ceia a uma única pessoa. 

B. A Ceia deve ser celebrada com as pessoas certas - os membros da igreja que a está administrando 

Quando Jesus instituiu a ceia Ele exemplificou quem estava convidado a participar. Na instituição da ceia Cristo convidou só "os doze apóstolos" (Lucas 22:14), e se assentou somente "com os doze" (Mateus 26:20; Marcos 14:17). Não há dúvida nenhuma quando Jesus instituiu a ceia em Jerusalém que os doze não eram os únicos salvos presentes em Jerusalém. A própria mãe de Jesus estava em Jerusalém, pois na crucificação ela estava presente (João 19:25). O dono do cenáculo parecia ser um discípulo pois sabendo o que "O Mestre diz", o obedeceu e ele morou em Jerusalém (Mateus 26:18). José de Arimatéia, que estava presente na crucificação, cuidou do corpo de Jesus e "esperava o reino de Deus (Lucas 23:51); é bem provável que ele estivesse em Jerusalém para celebrar a páscoa juntamente com muitos outros judeus, porém não foi convidado à ceia. Podemos pensar no cego que foi curado (João 9), Nicodemos (João 3) e os outros, "muitíssima gente" (Mateus 21:8) que tinha há pouco recebido a Jesus com grande festa quando da sua entrada triunfal em Jerusalém, no entanto nenhum destes da multidão foram convidados à ceia. Cristo instituiu a ceia somente com "os doze", os membros da igreja (I Coríntios 12:28; Efés 4:11). 

O Apóstolo Paulo, em sua carta à igreja em Corinto, determinou que a limitação a quem poderia participar da ceia era a igreja, pois usou os termos "vos ajuntais" para determinar a quem dirigia as suas palavras (I Coríntios 11:17-34). O ajuntamento dos membros forma a igreja. 

Há limitações em relação a com quem devemos observar a ceia. "Aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com o tal nem ainda comais" (I Coríntios 5:11). Deve haver um julgamento entre "os que estão dentro" da igreja (I Coríntios 5:12,13) para que a mesma seja pura. Havendo irmãos de fora, de outras igrejas, presentes na hora da ceia, não conhecendo as suas vidas; não poderíamos, e nem temos qualquer direito, julgá-los com entendimento. Então não devemos, com estes irmãos de fora, celebrar a ceia do Senhor. Cada pessoa,a quem foi dirigida a carta do Apóstolo Paulo em I Coríntios, deve examinar-se a si mesma (I Coríntios 11:28). As "pessoas" a quem o Apóstolo Paulo dirigiu essas palavras eram "à igreja de Deus que está em Corinto" (I Coríntios 1:2). A essas mesmas pessoas Paulo referiu-se como sendo "um só corpo" (I Coríntios 10:16-17) e sabemos que o corpo de Cristo é a igreja (Efés 1:22,23), algo visível e local. 

Levando em conta o exemplo de Jesus "com os doze", as palavras de Paulo à igreja em Corinto e juntamente com a fé que uma vez foi dada aos santos, frisamos que há limitações com quem devemos comer a ceia. Podemos concluir que a mesma deve ser observada somente com os membros da igreja que a está administrando. Se queremos seguir o exemplo de Jesus, observaremos a ceia somente com os discípulos da igreja, pois é o Seu exemplo e Seu ensinamento, e não a prática de multidões, que determina qualquer verdade. 

Se a ceia fosse celebrada agora, você conhece pessoalmente a pessoa de Cristo que ela prega? A maneira de conhecer o ensino da Ceia do Senhor pessoalmente é pelo arrependimento e fé em Cristo. Se já é Cristão, já é membro de uma igreja neo-testamentária? Se é membro está vivendo uma vida santificada e aprovada para participar desta ceia? 

Se uma pessoa não está ajustada a ser membro da igreja, não está ajustada a participar da ceia do Senhor. 


VI. Os Batistas concedem iguais direitos a todos os membros da igreja

A consistência entre as doutrinas é um alvo para todos os crentes sérios. Haver concordância entre todos os ensinamentos das Sagradas Escrituras é uma tarefa difícil e desafiadora. Talvez a tarefa mais difícil na formação da consistência entre todas as doutrinas da Palavra de Deus seja a correlação entre a crença na Palavra de Deus e a sua prática na vida. Apesar da dificuldade, a prática das doutrinas é a única maneira para que tenhamos uma vida cristã sólida (Mateus 7:24-27) que agrade ao nosso Deus (João 4:24). O aluno das Escrituras que não se envergonha é aquele que maneja bem a palavra da verdade, ou seja, as Escrituras (II Timóteo 2:15). Isso quer dizer que deve haver um equilíbrio entre a crença e a prática. 

O assunto tratado nesta distintiva exemplifica o tipo de governo que existia na igreja do Novo Testamento e que ainda existe nas igrejas neo-testamentárias. A consistência entre a crença e a prática pode ser percebida rapidamente. Se cremos que Cristo é o cabeça da igreja, então as práticas da igreja não devem ser provenientes dos homens (Efésios 1:22; 4:15; Colossenses 1:18). As práticas provenientes dos homens geralmente tendem a assenhorearem-se sobre o que manda Deus (Colossenses 2:21-23). 

A. Os Ensinamentos de Cristo 

Em Marcos 10:35-45 há um ensinamento referente ao governo da igreja. Tiago e João pediram a Jesus se eles podiam ser considerados grandes no reino futuro, "um à tua direita, e outro à tua esquerda" (v. 37). Isso significa que eles queriam ter poder maior sobre os demais. A resposta de Jesus a Tiago e João nos ensina sobre a igualdade entre os membros. Jesus ensinou que a igreja deve ser diferente do governo civil onde os grandes usam de autoridade sobre os outros. Jesus disse aos apóstolos que o governo entre os discípulos "não será assim" (v. 43). 

Os membros são servos de Deus; servos em amor. Isso não é nada mais que o nosso culto racional (Romanos 12:1). Cada remido quer mostrar a sua gratidão pelo amor. O tamanho do amor para com Deus tem a ver com quanto é perdoado o crente (Lucas 7:47). Neste ambiente não há lugar para que alguém venha a se assenhorear. Se houver grandeza, é para quem é o maior servo diligente (Marcos 10:43-44). O nosso modelo primeiro sobre este assunto é Cristo (Marcos 10:45). 

O relacionamento correto existente na igreja é o mesmo que houve entre os apóstolos. Aquele que faz a vontade de Deus é irmão de Cristo. Isso exemplifica o relacionamento de igualdade que deve haver entre todos na igreja (Marcos 3:35). 

Em Mateus (23:8-10) há mais ensinamentos de Cristo em relação a este assunto. Nesta passagem Jesus ensina que ninguém é colocado na igreja para ser um "Rabi" ou um !mestre? sobre os demais. Somente Cristo é o Senhor. 

B. O Exemplo dos apóstolos nas primeiras igrejas 

Não se acha no Novo Testamento um "Papa" dando ordens aos outros com a autoridade de Deus, a não ser Cristo. Quando Cristo foi para o céu Seu trabalho de estabelecer o Seu tipo de igreja terminou (João 17:4; 19:30). A missão da igreja verdadeira não é de legislar como mas executar todas as coisas que Ele nos tem mandado (Mateus 28:20). Quer dizer, não há a necessidade de alguém tomar o lugar de Cristo na terra. Cristo ainda é o cabeça da igreja. Aqueles que realmente querem servir a Deus devem se comprometer em obediência a Palavra e não de aumentar as Suas leis (Apocalipse 22:18,19). 

Em Atos 1:15-26, Matias foi escolhido para tomar o "bispado" de Judas; essa escolha se deu pela votação dos membros. Não o vemos sendo apontado para um cargo de responsabilidade por alguém em particular a não ser a igreja - todos os "discípulos" (v. 15) que votaram para que Matias fosse entre os "apóstolos" (v. 26). 

Em Atos 6:1-7 a idéia de escolher os diáconos "contentou a toda a multidão" (v.5). Tanto a nomeação dos diáconos quanto a votação era feita pela multidão de discípulos (v. 2,5). 

Em Atos 9:26-28, depois da conversão de Paulo, a igreja não o quis aceitar no ajuntamento temendo que ele os entregassem às autoridades. Porém, o testemunho de Barnabé deu credito à salvação e a vida espiritual de Paulo e a igreja o aceitou. Vemos no seu governo que foi a igreja que decidiu os seus assuntos e não uma assembleia de pastores, uma denominação ou federação, etc. A aceitação de candidatos como membros era obra da igreja como um todo e não somente de alguns. 

Em I Coríntios 5 Paulo opinou no caso do pecado grosso que houve na igreja em Corinto. Mas, sendo ele apóstolo, não tirou ninguém daquela igreja. Contrariamente, ele pediu que a igreja o tirasse (v. 3-5, 12,13). A exclusão de membros é uma obra da igreja. 

C. Há diferença entre o relacionamento dos membros e as posições ocupadas pelos mesmos 

Já estabelecemos, neste estudo, que os membros têm entre si um relacionamento de irmão (Marcos 3:35). Porém, assim como no lar há posições diferentes sem o engrandecimento de um sobre o outro, assim na igreja há posições que Deus estabeleceu e que são úteis para o bom andamento da mesma (I Coríntios 12:28). 

O propósito das diferentes posições existentes na igreja é para "o aperfeiçoamento dos santos". Para a "obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo" Deus deu uns para apóstolos e outros para as demais posições na igreja (Efésios 4:11-13). Essas posições são dadas por Deus - Efésios 4:11, "E ele mesmo deu"; I Coríntios 12:28, "E a uns pôs Deus na igreja"; Hebreus 5:4, "ninguém toma para si esta honra, senão o que é chamado por Deus"; Atos 13:2, "disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado." As posições existentes na igreja foram estabelecidas por Cristo quando na terra e não porque um homem achou isso melhor. 

A responsabilidade destes que Deus coloca na igreja consiste em trabalhar entre os membros, e presidir sobre eles "no Senhor" admoestando-os (I Tessalonicenses 5:12), e isso "com cuidado" (Romanos 12:8). O alvo de todo o trabalho daqueles que têm responsabilidade na igreja é apascentar os membros (Atos 20:28). Este alvo é conseguido pelo ministério da verdade em amor (III João 1-6). Como o pai governa a sua casa, o pastor, (bispo - Atos 20:28; I Timóteo 3:1,2, presbítero - Tito 1:5), governa a igreja de Deus (I Timóteo 3:5), e neste sentido, é um chefe (Hebreus 13:24), um chefe que admoesta em amor. 

Aqueles que Deus coloca nessas posições devem ser amados e estimados (I Tessalonicenses 5:12,13), imitados (Hebreus 13:7), obedecidos com sujeição (Hebreus 13:17) e pagos (I Coríntios 9:13,14; Gálatas 6:6; I Timóteo 5:17; Romanos 15:27). Todavia, apesar da importância da posição daqueles que Deus coloca na igreja para o bem desta, nunca devem ser adorados (Apocalipse 19:10; 22:9), feitos Rabi - Mestre (Mateus 23:8-10), primados (III João 9) ou admirados acima da própria Palavra de Deus (Gálatas 1:8; Apocalipse 22:18,19). O cabeça da igreja (Cristo) não é substituído pelos "chefes" que Ele mesmo designa (Mateus 23:8-12). Continua o fato de que, entre os membros, todos têm um voto em comum no exercício dos assuntos da igreja (Atos 1:26; I Coríntios 5:12). 

D. As implicações na igualdade entre os membros da igreja 

Se os membros são iguais e nenhum homem ou mulher tem o senhorio na igreja, então não há ninguém entre os muitos membros das igrejas que seja um "mestre" sobre elas. Isto quer dizer que cada igreja é separada e distinta de outras de mesma fé e ordem (cada igreja é um castiçal, Apocalipse 1:12-20). Como cada lar é responsável por si, cada igreja é independente, sendo que cada uma é autônoma sob a autoridade de Cristo (Atos 15:1-35). Nenhuma organização humana deve dominá-las; deve haver, porém, cooperação voluntária entre todas na execução da obra da Grande Comissão (I Coríntios 16:1; II Coríntios 8:23-9:5). 

Há igualdade entre os membros da igreja, assim como há igualdade entre os membros do lar. Há posições na instituição da igreja, para o seu bom andamento. Se não houver equilíbrio entre a igualdade dos membros e as posições que existem na igreja, a harmonia e a união que foram exemplificadas e ensinadas no Novo Testamento serão destruídas (veja o exemplo de Diôtrefes, III João 9,10). 

Você já é irmão na família de Deus? A adoção para a família de Deus é pelo arrependimento e fé em Cristo. Já está nEle? 


VII. Os Batistas nunca perseguiram ninguém, porém foram sempre perseguidos

Há mais de cinqüenta milhões de pessoas que falariam hoje, se pudessem, de suas convicções sobre as caraterísticas apresentadas nesse estudo. Esse grande número de pessoas não está presente hoje para falar verbalmente de suas crenças, pois são limitados a falar somente com seu sangue. Estes milhões de pessoas tiveram mortes trágicas causadas pelas mãos de religiosos por crerem nas caraterísticas já relacionadas. Embora essa multidão pregava absoluta liberdade religiosa para todos, nem todos que ouviram tal pregação respeitavam essas doutrinas. 

A. A Verdade na Existência da Perseguição 

Já havia perseguição no tempo de Cristo. Lembre-se que Cristo foi crucificado devido a Verdade que pregava. Por medo da perseguição Pedro negou conhecer a Cristo (João 18:12-27). O primeiro e definitivo édito de um governo, que autorizou a perseguição, ocorreu no início do quarto século (O Rasto de Sangue, p. 18); mas antes disso a perseguição já era uma realidade. O diácono Estevão morreu por pregar que a verdade da salvação se dava somente por Cristo (Atos 7:54-60). A perseguição não era reservada somente à pessoa de Estevão, mas existia uma "grande perseguição contra a igreja que estava em Jerusalém" naquele dia (Atos 8:1). O Apóstolo Paulo estava presente na perseguição a Estevão (Atos 7:58) e era um ardente perseguidor e conduzia a tudo para que fossem presos "quer homens quer mulheres" da seita de Cristo (Atos 9:1,2). Tudo isso mostra que o que foi predito por Jesus em Mateus 10:16-22 veio a acontecer e ainda há mais para acontecer (Mateus 24:15-25). Podemos ter bom ânimo. Jesus venceu o mundo (João 16:33) e nos deu o Consolador para nos ajudar na hora em que aqueles que podem nos matar cuidem em "fazer um serviço a Deus" (João 16:1-4). 

B. O Propósito da Perseguição 

O propósito da perseguição, conforme diz Jesus, é "para lhes servir de testemunho" (Mateus 10:18). A morte de seus santos agrada a Deus (Salmos 116:15). O santo é quem morre para fazer o bem - "por causa da consciência para com Deus" - e tal morte é "agradável a Deus" (I Pedro 2:19,20). Pode ser que naquela hora, os maus falassem mal dos crentes, como se fossem eles malfeitores; porém, no !dia da visitação? estes mesmos glorificarão a Deus "pelas boas obras que" neles observam" (I Pedro 2:12). Se os crentes fossem do mundo, o mundo os amaria; mas por não serem do mundo, o mundo os odeia (João 15:19). Se você conhece a perseguição devido estar vivendo por Cristo, - regozije-se por ser julgado digno de padecer afronta pelo nome de Jesus. Esta era a reação de Cristo (Hebreus 12:1,2), dos discípulos (Atos 5:41) e é a instrução de Tiago a nós (Tiago 1:2-5). 

A perseguição dos Cristãos é um testemunho contra os que provocam a perseguição. Note que no ano 1555 o Cardeal Católico Hosius, Presidente do Conselho de Trento disse: !Se a verdade da religião deveria ser julgada com a mesma prontidão e alegria a qual um homem de qualquer seita mostra no sofrimento, então as opiniões e persuasões de nenhuma seita podem ser mais verdadeiras ou mais certas que as dos Anabatistas; porque não houve nenhum outro grupo que por estes 1.200 anos tenham sido tão dolorosamente perseguidos." (Baptist History and Succession, p. 129). Contrariamente, nenhum fato histórico pode ser citado em que um Batista verdadeiro ou alguém que cresse em todas das suas doutrinas tenha perseguido qualquer pessoa. 

C. Os Religiosos Promovem a Perseguição 

Quem pediu a morte de Cristo foram os religiosos (Mateus 26:2; 23:23). Os sacerdotes e os saduceus doeram-se muito porque Pedro e João ensinavam e anunciavam a ressurreição dentre os mortos (Atos 4:1-3, 40-42). Os homens que mataram Estevão, eram irmãos e pais judeus (Atos 7:1,54; 22:20). O Apóstolo Paulo era um fariseu, filho de fariseu (Atos 23:6) e este religioso perseguia ardentemente aos que seguiam a doutrina de Cristo (Atos 9:1,2; 22:20). Depois, aquele que perseguia foi perseguido pelos religiosos. O Apóstolo Paulo e Barnabé foram aprisionados por exporem costumes religiosos diferentes dos costumes da religião romana. Não era pequeno o alvoroço "acerca do caminho," porque a pregação do nome de Cristo fez com que os ourives temessem perder o emprego na fabricação de ídolos da grande deusa Diana (Atos 19:23-27). Com isso depreendemos que são os que estão no erro que perseguem os que crêem na verdade e nunca o contrário. 

D. Os Batistas e A Perseguição 

É uma verdade, bíblica e histórica, que a coerção com a finalidade de fazer adeptos não era uma atividade dos batistas. Não era uma prática de Jesus, nem dos seus discípulos, nem dos apóstolos e de nenhum dos seguidores de Cristo pela história. Jesus admoestou que deve ser dado "a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus" e, com isso, ensinou a liberdade de consciência e a separação entre a religião e o governo civil (Mateus 22:21). 

Considerando que Jesus predisse que os Seus sofreriam perseguições e que Deus recebe glória na perseguição que vem contra os que "piamente querem viver" (II Timóteo 3:12), não se deve estranhar a idéia de que há aqueles que querem matar os que crêem na verdade e dirigem suas vidas segundo a Palavra de Deus (I Pedro 4:12-19).

"O fato de outras denominações estarem permitidas a crer e adorar como querem é resultado das lágrimas e do sangue do povo Batista" J. W. Porter, em "Random Remarks."
Citado no livro, "The Church that Jesus Built" por Roy Mason, TH. D. 

Talvez haja igrejas ou grupos de pessoas que também se identificam com algumas destas caraterísticas. Não há nada de mau nisso, é até mesmo louvável. Todavia, somente os batistas podem dar o testemunho de terem mantido todas estas sete caraterísticas pelos séculos. 
Você tem sido perseguido pela fé uma vez dada aos santos? 
Conhece essa fé já? 




Este Estudo foi preparado em 1989 enquanto o Pastor Calvin G. Gardner trabalhava de missionário na Zona Leste de São Paulo. Depois a obra foi expandida em 2001 para incluir outros aspectos da igreja, especialmente sobre as ordenanças. Em 2004 foi feita outra revisão.

 



Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em BibliaLTT.org, com ou sem notas).



(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)




(retorne a http://solascriptura-tt.org/ EclesiologiaEBatistas/
retorne a http:// solascriptura-tt.org/ )


Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.