Textos De Pseudo Provas Da Teologia Da Substituição [Teologia de Reposição de Israel pela Igreja]


Proof Texts of Replacement Theology
https://www.wayoflife.org/reports/proof-texts-of-replacement-theology.php


autor: David Cloud, 11.Dez.2017

tradutor: Hélio de Menezes Silva, mar. 2018

.



O que se segue foi extraído de "What About Steven Anderson?" ["Que Tal Steven Anderson?"], que está disponível para visualização gratuita ou como um eBook gratuito em www.wayoflife.org .


*********************


Tendo visto no último capítulo que a Bíblia constantemente e repetidamente ensina que Deus não esgotou Sua paciência e terminou [Seus planos] para com a nação de Israel, e [ensina] que a igreja não substituiu Israel,
vamos [agora] examinar alguns dos principais textos de [pseudo-] provas que são usados para apoiar a Teologia da Substituição.

Resumidamente, a Teologia da Substituição retira alguns versículos [para fora] do contexto [deles] e os usa para [explodir e] derrubar [o poder de] o ensino de toda a Bíblia. Isto, é claro, é o procedimento padrão de operação de [todo] falso ensino [de toda seita e herege, a começar pelos padres católicos Orígenes e Agostinho, perdidos, pais das heresias do catolicismo romano].



Mateus 21:43

Por causa disso, vos digo que será tirado para longe de vós o reinar de Deus, e será dado a uma nação [que esteja] produzindo os [devidos] frutos dele (o reinar de Deus). (Mt 21:43)

Se este verso estivesse isolado, poderia ensinar que Deus esgotou a paciência e desistiu [de Seus planos] para com Israel, e que a Igreja substituiu Israel, mas [este verso] não pode ensinar isso, uma vez que o próprio Cristo disse que Ele não esgotou a paciência e desistiu [de Seus planos] para com Israel. Ele disse que eles [os judeus] não O veriam até que se arrependam (Mt 23:39) [fica implícita a profecia divina, que não pode falhar, que os judeus têm um futuro (como nação) e que certamente chegará o dia em que se arrependerão em massa, e que, a partir de então e não antes, eles verão Jesus em corpo, com os olhos físicos deles].

Cristo sempre descreveu um [futuro] reino físico literal sobre a Terra. Ele disse: "E (os salvos) virão provenientes- de- junto- d[o] oriente e d[o] ocidente, e provenientes- de- junto- d[o] norte e d[o] sul, e se assentarão- à- mesa no reinar de Deus. (Lc 13:29).

Cristo deu a parábola em Lucas 19:11-27 especificamente para ensinar que o reino de Deus não viria naquele momento, mas viria depois que o rei fosse para dentro de um país distante e depois voltasse (Lc 19:12).
12) Disse Ele, pois: "Um certo homem nobre partiu para dentro de um país remoto, para receber  para si mesmo um reino e, [depois,] VOLTAR.

Depois que ele [o rei] retornar, ele recompensará seus servos e julgará seus inimigos. Isso descreve a dispensação das igrejas [locais] seguida pelo estabelecimento de um reino terrestre, exatamente como vemos através de toda a Escritura.

Atos 1 também nos diz que Cristo ensinou que o reino de Israel será restaurado. Depois da Sua ressurreição, Ele esteve aos Seus discípulos "... falando das coisas concernentes ao reinar de Deus" (Atos 1:3).

É óbvio que o reino que Cristo ensinou a eles [Seus discípulos, judeus] era o reino prometido na profecia do Antigo Testamento, e [também é óbvio] que Ele não lhes ensinou que a Igreja substituiu Israel, porque, pouco antes dEle ascender [ao 3º céu], os discípulos [Lhe] perguntaram: "... "Ó Senhor, neste tempo (de agora) restauras Tu o reinar a Israel?" "(Atos 1:6).

Eles acreditavam que o reino de Israel seria restaurado, eles simplesmente não sabiam quando.

A resposta de Cristo torna duplamente claro que todos eles [Jesus e Seus discípulos] estavam na mesma página [concordavam plenamente] sobre [a certeza que tinham e sobre a literalidade de] o futuro do reino de Israel. Ele disse,

"7) ... "Não vos pertence saber [os] tempos ou [as] estações que o Pai estabeleceu em Seu próprio poder.    8) Mas recebereis poder [quando] havendo vindo o Espírito Santo sobre vós; e ser-Me-eis testemunhas tanto em Jerusalém, como em toda a Judeia, e [na] Samaria, e até [os] confins da terra." (Atos 1:7-8).

Se os discípulos ainda estivessem sem entender bem os ensinamentos de Cristo sobre o reino de Israel [se este reino viria literalmente ou "virtual, alegoricamente, sem ser de verdade", sobre se seria literal ou nãol, este teria sido o momento perfeito para Ele [o Cristo] corrigir os pensamentos deles. Mas Cristo não disse: "Vocês estão confusos; não haverá nenhuma [literal] restauração do reino de Israel". Em vez disso, Ele lhes disse que o momento do restabelecimento do reino é assunto privado de Deus, e eles precisam se concentrar em seus próprios negócios neste tempo presente, que é pregar o evangelho até às extremidades da terra.



Romanos 2:28-29

28 Porque não é um judeu aquele que (somente) no seu exterior o é, nem é circuncisão aquela que (somente) no seu exterior, na sua carne, o é),
29 Mas é um judeu aquele
(homem) que (também) no seu interior o é, e é circuncisão aquela que o é (também) do coração, dentro do espírito, não (somente) na letra (da Lei). De quem (o judeu) o louvor não é proveniente- de- dentro- dos homens, mas é proveniente- de- dentro- de Deus. (Rm 2:28-29)

Aqui Paulo estava mostrando, aos judeus do tempo dele, que a exterior conformidade deles para com a lei não era verdadeira justiça [requerida por Deus] e não podia salvá-los. Romanos 2:28-29 é uma declaração simples de que o verdadeiro judeu (isto é, o judeu que agrada a Deus, o judeu que Deus pretendia quando criou os judeus [, o judeu a quem Deus louvará]) não é aquele que meramente observa os rituais externos do Antigo Testamento. Em vez disso, ele [o verdadeiro judeu] é um [homem] que é circuncidado no coração e ama Deus e Sua Palavra, como [o fizeram] Abraão, Samuel, Davi, Débora, Jeremias, e Maria juntamente com José.

Isso [a passagem em foco] não está dizendo que um judeu não salvo [não convertido a Jesus] não é judeu,
ou que Israel não salvo não é Israel.
Isso [a passagem em foco] com toda certeza não está dizendo que um [crente] cristão é [quem, agora, foi tornado] o verdadeiro judeu, nem [está dizendo] que a igreja é Israel. Todas estas coisas devem [, pelos adeptos da Teologia da Substituição,] ser imaginadas e empurradas para dentro da passagem [pois não estão lá].



Romanos 9:6

"1) [A] verdade digo eu em [o] Cristo, não minto ([disso] testemunhando juntamente comigo a minha consciência, em [o] Espírito Santo):   
2)
Que grande tristeza há para mim e contínua dor [] no meu coração,   
3)
Porque desejaria  eu mesmo um declarado- maldito (definitivamente separado) ser para- longe- de o Cristo, para- benefício- e- em- lugar- dos meus irmãos, [que são] os meus parentes segundo [a] carne,   
4)
Os quais são israelitas, dos quais [são] a adoção- como- filhos, e a glória, e as alianças , e a doação da Lei, e o culto- a- Deus, e as promessas;   
5)
Dos quais [são] os pais (Abraão, Isaque, e Jacó) e proveniente- de- dentro- dos quais (os israelitas) [veio] o Cristo (segundo [a] carne), o Qual (o Cristo) [está] sendo sobre tudo, [o] Deus bendito (que está sendo) para [todos] os séculos. Amém.

6)
Todavia, não que tenha falhado a Palavra de Deus: porque nem todos os [que são] provenientes- de- dentro- de Israel [são], esses [mesmos], [o] Israel;   

7)
Nem porque são semente de Abraão [são] todos filhos; mas (está escrito): "Em Isaque  será uma semente chamada para ti (Abraão)".   
8)
Isto é: não os filhos da carne, estes [são] filhos de Deus; mas os filhos da promessa, [estes] (são os que) são contados [como] dentro da semente.".

O contexto desta afirmação [verso 6] é encontrado nos versículos Rm 6:1-8. [em todos esses 8 versos,] Paulo está expressando seu amor por Israel mesmo [estando a nação] em condição de [nação] incrédula. Ele conta os grandes benefícios dela [a nação] por ter [ela, sem possibilidade de Deus falhar,] os Pactos [Alianças], e a lei, e os patriarcas, e, principalmente, por serem eles aqueles "proveniente- de- dentro- dos quais (os israelitas) [veio] o Cristo (segundo [a] carne),".

Uma vez que [Paulo sabia que] uma pergunta deveria surgir, [a saber,] como as promessas de Deus para Israel poderiam ser reconciliadas com a rebelião presente, Paulo [se antecipa e] responde [a respeito de] isso. Ele diz: "não que tenha falhado a Palavra de Deus: porque nem todos os [que são] provenientes- de- dentro- de Israel [são], esses [mesmos], [o] Israel." Ele simplesmente está dizendo que um judeu não é salvo [somente] porque ele nasceu em Israel e é a semente física de Abraão. Meramente porque alguém nasceu em Israel, ou se converteu ao judaísmo, isso não significa que ele automaticamente herda as promessas [espirituais, de salvação] de Deus. As promessas de Deus não são através da lei de Moisés.

Paulo prova isso apontando que nem todos os filhos de Abraão herdaram as promessas a ele [dadas por Deus] (Rm 9:6-8). Isto é o que Paulo já havia afirmado em Rm 2:28-29 [[ 28) Porque não é um judeu aquele que (somente) no [seu] exterior [o é], nem [é] circuncisão aquela que (somente) no [seu] exterior, n[a sua] carne, [o é]),    29) Mas [é] um judeu aquele (homem) que (também) no [seu] interior [o é], e [é] circuncisão aquela que [o é] (também) d[o] coração, dentro d[o] espírito, não (somente) [na] letra (da Lei). De quem (o judeu) o louvor não [é] proveniente- de- dentro- d[os] homens, mas [é] proveniente- de- dentro- de Deus.]].

João (o batista [submersor]) e o Cristo ensinaram a mesmíssima coisa [e foi o acima visto]. Veja Lc 3:8-9; Jo 8:39-44.
[[    Lc 3:8-9  8 Produzi, pois, frutos correspondentes ao arrependimento. E não comeceis a dizer dentro de vós mesmos: '[Por nosso] pai temos Abraão '. Porque eu vos digo que pode Deus, [até mesmo] provenientes- de- dentro- destas pedras, suscitar filhos a Abraão. 9 E já, também, o machado até está aplicado à raiz das árvores. Toda [a] árvore, pois, [que] não [está] produzindo bom fruto é cortada- fora e, para dentro d[o] fogo, é lançada."  LTT
    Jo 8:39-44  39 Responderam eles, e Lhe disseram: "O nosso pai é Abraão!" Diz-lhes Jesus: "Se filhos de Abraão éreis, as obras de Abraão fazíeis. 40 Agora, porém, procurais matar a Mim, Homem que vos tem dito a verdade que ouvi de- ao- lado- de Deus; isto  Abraão não fez!  41 Vós fazeis as obras do vosso pai."Disseram-Lhe, pois: "Nós não temos sido nascidos provenientes- de- dentro- de fornicação ; um [] Pai temos, [a saber,] Deus!"  42 Disse-lhes  Jesus: "Se Deus era o vosso Pai, [certamente] Me amáveis, porque Eu* saí e sou chegado proveniente- de- dentro- de Deus. Porque também não tenho vindo proveniente- de- junto- de Mim mesmo, mas *Ele* Me enviou.  43 Por que razão não entendeis a Minha fala? [É] porque não sois capazes de ouvir- entendendo a Minha Palavra. 44 Vós sois provenientes- de- dentro- de [o vosso] pai (o Diabo), e quereis fazer as concupiscências do vosso pai. Ele era homicida desde [o] princípio, e não se firmava em a verdade, porque não há verdade nele. Quando quer que ele (o Diabo) profira mentira, fala proveniente- de- dentro- do que lhe é próprio, porque é [o] mentiroso, e o pai dele (o homem mentiroso). LTT
]]
Nesta passagem [Rm 9], Paulo usa o termo "Israel" de duas maneiras. Primeiro, ele usa o termo [Israel] para se referir a todos os judeus e a toda a nação de Israel (Rm 9:4). Depois, ele usa o termo [Israel] para se referir ao verdadeiro Israel que é o Israel salvo (Rm 9:6).

Novamente, Romanos 9:6 não diz que um judeu não é judeu ou que um israelita não é israelita. Não está dizendo que "o verdadeiro Israel" consiste [agora] de [todos os] crentes cristãos do Novo Testamento. Paulo não diz nada, aqui, sobre a Igreja estar substituindo [repondo, tomando o lugar de] Israel. Ele simplesmente está explicando o que é que um verdadeiro israelita (mesmo que judeu) é diante de Deus. Ele está dizendo que a salvação não vem por se ser um [mero] descendente físico de Abraão.



Romanos 11:16-24

16 E, se as primícias são santas, também a massa é santa; e, se a raiz é santa, também os ramos o são. a massa vem dos muitos grãos.
17 E, se alguns dos ramos foram arrancados- fora, e *tu*, uma oliveira brava sendo, foste enxertado entre eles e foste tornado companheiro- juntamente- participante- da raiz e da riqueza- de- azeite da oliveira, "entre" e "gordura da oliveira": KJB.
18 Não te glories contra os ramos. Se, porém, te glorias contra eles, não és *tu* que à raiz sustentas, mas a raiz a ti.
19 Dirás, pois: "Foram arrancados- fora os ramos, a fim de que fosse *eu* enxertado."
20 Está bem! Em razão da incredulidade
(deles) eles foram arrancados- fora, e *tu*, em razão da (tua) fé, tens estado em pé. Não te ensoberbeças, mas teme.
21 Porque se Deus, aos ramos que são segundo a natureza, não poupou, teme tu que também não te poupe.
22 Contempla- com- percepção, pois, a benignidade e- também a severidade de Deus. Em verdade, sobre aqueles
(os judeus descrentes) havendo caído, severidade; sobre ti, porém, benignidade, se permaneceres na benignidade dEle; de outra maneira, também *tu* serás cortado fora.
23 E, também *eles*, se não permanecerem na incredulidade, serão enxertados
(de volta); porque poderoso é Deus para de novo os enxertar.
24 Porque se *tu*, para fora da oliveira
(os gentios) que é brava segundo a natureza, foste cortado para- fora, e, contra a natureza, foste enxertado para dentro da boa- oliveira {*}, quanto, muito mais, esses (os de Israel), que são segundo a natureza, serão enxertados na oliveira própria deles ! nota v. 12.  (Rm 11:16-24)

Esta passagem é usada por aqueles que defendem a Teologia da Reposição para ensinar que a igreja e Israel são [agora, e para sempre,] uma [única] árvore.

Mas o próprio contexto de Romanos 11 ensina que a igreja não é Israel, e que [a nação de] Israel [ainda] tem um futuro no plano de Deus, e que [as promessas de] as alianças do Velho Testamento de Israel [concedidas por Deus] serão cumpridas.

O versículo Rm 11:15 [Porque, se a rejeição deles é a reconciliação do mundo, qual será o recebimento deles, senão a vida proveniente- de- entre os mortos?] diz que, tal como há [agora] uma rejeição [por Deus] a Israel, que é o que vemos na atual dispensação [das igrejas locais], do mesmo modo haverá [no futuro] um recebimento de Israel [por Deus] que será associado com a ressurreição dos mortos (Rm 11:15). Daniel também associa a restauração de Israel [por Deus] com a ressurreição (Dn 12:1-2) [1) E naquele tempo se levantará Miguel, o grande príncipe, que se levanta a favor dos filhos do teu povo, e haverá um tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve [qualquer] nação  até àquele tempo; mas naquele tempo o teu povo será libertado, todo aquele que for achado escrito no livro- rolo .    2) E muitos (corpos) de entre os que dormem no pó da terra ressuscitarão, estes para vida eterna, e os outros para vergonha [e] desprezo eterno.].

O que vemos nos versículos [Rm 11:] 16-24 é que a Igreja, embora diferente de Israel, está intimamente associada ao Israel espiritual (Rm 11:16-24). A raiz [da oliveira] não é Israel em si mesmo. A raiz é a aliança de [Deus concedida a] Abraão e [é] o Semente de Abraão, [que é] Jesus Cristo. Tanto a Igreja quanto Israel estão [independentemente] conectados com essa Raiz. Há uma [só] árvore, mas [há dois] ramos diferentes. Um santo do Velho Testamento (como Samuel) e um santo do Novo Testamento (como Apolo) são ambos filhos [espirituais] de Abraão. Alguns dos ramos naturais que cresciam [alimentados] da raiz foram quebrados [e arrancados] para fora por causa da incredulidade [deles], e, quando eles se arrependerem, serão enxertados de volta. Os ramos naturais se referem a Israel por natureza; os judeus são, por natureza, os filhos de Abraão, mas aquele [que é apenas filho] natural não pode herdar o reino espiritual de Deus.

Quando Paulo adverte que os [aparentes] cristãos [que são meramente] professos também devem ter medo de que não sejam descobertos [que ainda] estão em incredulidade (Rm 11:20-21), esse é o mesmo tipo de advertência que [está] em Hebreus 3:12 - 4:3. É uma advertência contra professar Cristo [meramente de lábios] sem [realmente] possuir Cristo através da fé salvadora.

Nos versículos [Rm 11:] 25-27
[25 ¶ Porque não desejo vós desconhecerdes, ó irmãos, este mistério (a fim de que não sejais sábios junto às vossas próprias presunções ): que o endurecimento em parte tem vindo sobre Israel, (mas somente) até a plenitude dos gentios entrar. 26 E, deste- modo- dito , todo o povo (descendente) de Israel será salvo, como tem sido escrito: "Proveniente- de- dentro- de Sião virá o Libertador e desviará as impiedades para- longe- de Jacó." 27 E "esta é a aliança proveniente de Mim, para com eles, quando Eu houver plenamente- removido [1] os seus pecados."],

Paulo resume a questão da Igreja e de Israel de forma simples e clara. Israel está hoje em cegueira espiritual, e é isso que vemos no Israel moderno, mas Deus não esgotou Sua paciência e terminou [Seus planos] para com o Israel cego. [A nação de] Israel será salva e convertida, e [todas as promessas de] as alianças de Deus para com ela serão cumpridas. As palavras não podiam ser mais claras. Quando Paulo diz que "todo o povo (descendente) de Israel será salvo", ele se refere a Israel como um todo, [a nação de] Israel, e não a todos os israelitas [individuais restringindo-se aos que hoje foram convertidos]. Isso é claro ao comparar as Escrituras com a Escritura. Todo o [povo (descendente)] de Israel será salvo no sentido das 12 tribos. Ezequiel nos diz que Deus restaurará Judá e Israel e eles serão uma [unidade] (Ez 37:15-20). Mas Zacarias nos diz que apenas um terço dos israelitas que vivem naquele dia será convertido (Zc 13: 8-9). Em outros lugares, Paulo afirmou que um remanescente de Israel será salvo (Rm 9:27).

Ez 37:15-20  15 E outra vez veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: 16 "Tu, pois, ó filho do homem, toma [para ti] um pedaço de madeira, e escreve sobre ele: Por Judá e pelos filhos de Israel, seus companheiros. E toma outro pedaço de madeira, e escreve sobre ele: Por José, vara de Efraim, e por toda a casa de Israel, seus companheiros. 17 E ajunta um ao outro, para ti, para que [sejam como] uma só vara, e se tornarão um na tua mão.  18 E quando te falarem os filhos do teu povo, dizendo: [Porventura] não nos declararás o que significam estas coisas? 19 Tu lhes dirás: Assim diz o Senhor DEUS: Eis que Eu tomarei a vara de José que esteve na mão de Efraim, e a das tribos de Israel, suas companheiras, e as porei juntamente com ele, [a saber], com a vara de Judá, e farei delas uma só vara, e elas se farão uma só na Minha mão.  20 E as varas, sobre que houveres escrito, [estarão] na tua mão, perante os olhos deles. LTT

Zc 13:8-9  8 E acontecerá em toda a terra, diz o SENHOR, que as duas partes dela serão extirpadas, [e] expirarão; mas a terceira parte será deixada nela. 9 E farei passar esta terceira parte através do fogo, e a purificarei, como se purifica a prata, e a provarei, como se prova o ouro. Ela invocará o Meu nome, e Eu a ouvirei; direi: [Este é] Meu povo; e ela dirá: O SENHOR [é] o meu Deus.  LTT

Rm 9:27 E [também] Isaías clama a respeito de Israel: "Ainda que seja o número dos filhos de Israel tal como a areia do mar, (somente) o remanescente será salvo. LTT




Gálatas 3:16

16 A Abraão, pois, foram faladas as promessas, e ao seu Semente . Ele (Deus) não diz: "E aoS sementeS", como falando (apoiado) sobre muitas (sementes), mas como (apoiado) sobre exatamente uma: "E ao teu Semente", o Qual (Semente) é o Cristo. Gn 3:15; 21:12; 22:18, Rm 9:6; He 11:18 "o Semente de Abraão": o Cristo.

Paulo ensinou [aqui, em Gl 3:16] que a aliança de [Deus concedida a] Abraão é cumprida em [o Cristo] e por operação de o Cristo. Ele é o Semente [que foi] prometido. Ele é o herdeiro das promessas e o distribuidor das bênçãos.

Mas Paulo, em lugar nenhum, diz que a semente de Jacó, [que são] as 12 tribos de Israel, deixaram de ser a semente de Abraão. No contexto, ele está contrastando a aliança de [Deus concedida a] Abraão em relação à aliança de [Deus concedida a] Moisés. Ele [Paulo] está provando que a lei de Moisés era temporária, e a benção de Abraão e a salvação de Deus não veem pela lei de Moisés. Elas veem por operação de Jesus Cristo. Veja o versículo 17 - "Isto, porém, digo: [À] aliança tendo sido anteriormente confirmada sob Deus a o Cristo, [à tal] (aliança) a Lei, quatrocentos e trinta anos depois tendo chegado, não anula de forma a tornar de nenhum efeito a promessa."

Paulo ensinou que a aliança de Abraão é cumprida em e por operação de o Cristo. Ele é o Semente prometido. Ele [o Cristo] herda as promessas e distribui as bênçãos.



Gálatas 3:26-29

26 Porque, todos vós {*}, os filhos de Deus sois, através da fé em Cristo Jesus.
{* "vós": os verdadeiros crentes dentre os membros dessa assembleia local, da Galácia.}

27 Porque tantos (dentre vós) quantos para direção até o Cristo fostes submersos, de o Cristo vos revestistes.
28 Nisto não há judeu nem grego, não há escravo nem livre, não há macho nem fêmea. Porque, todos vós, exatamente um (novo homem) {**} sois em Cristo Jesus.
{* "nisto" que foi referido no verso anterior: submersão para dentro de o Cristo, e revestimento por Ele. Ambos ocorridos no instante em que cremos e fomos salvos, não na submersão dentro das águas.}
{** "exatamente um": é masculino, não neutro. Refere-se ao novo homem.}
29 Se, porém, sois *vós* de o Cristo, então de Abraão semente sois e, conforme a promessa, sois herdeiros. (Gl 3:26-29)



Esta passagem está falando sobre Cristo e sobre aqueles [homens] que estão dentro do Cristo. Em Cristo, não há judeus nem grego. Todos são salvos da mesma maneira e todos se tornam parte do mesmo corpo [que existe em cada igreja local neotestamentária], hoje.

Mas esta passagem não diz que hoje não mais existe [nem diz que jamais existirá] judeu ou grego. Ainda há judeus e gregos na carne [no sentido físico e material], mas [todos eles, ambos,] devem ser salvos do mesmo modo através da fé em Jesus Cristo. Paulo deixou isso claro em outro lugar, quando disse que o evangelho deveria ser pregado [para salvação] "primeiramente do judeu e também do grego" (Rm 1:16)
16) Porque não me envergonho do evangelho (as boas novas) de o Cristo, pois [isto] (o evangelho) é [o] poder de Deus para dentro da salvação de todo aquele [que está] crendo : primeiramente do judeu, [e] também do grego.   


 e quando dividiu os homens em três grandes grupos [disjuntos]: judeus, gentios e a Igreja de Deus (1Co 10:32).
32) Sem escândalo sede vós tanto para [os] judeus, como para [os] gregos, e para [a] assembleia  de Deus.

(Israel também é chamado de Israel várias vezes no livro de Atos - At 3:12; 4:8; 5:21,35; 21:28).
3:12) Havendo, porém, visto [isto], Pedro respondeu a (o pensamento de) o povo: "Ó varões ISRAELITAS, por que vos maravilhais (apoiadas) sobre isto? Ou, por que sobre nós fitais os olhos, como se por [nosso] próprio poder ou dedicação [a Deus] tendo [nós] feito andar este homem?   
4:8) Então Pedro, havendo sido enchido de [o] Espírito Santo, lhes disse: "Ó principais  do povo, e ó anciãos  de ISRAEL:
5:21) E, havendo eles (os apóstolos) ouvido [isto], entraram de manhã bem cedo para o Templo e ensinavam. Havendo, porém, chegado  o sumo sacerdote e aqueles [que estavam] juntamente- com ele, convocaram o Sinédrio  e todo o conselho de anciãos (do Sinédrio) dos filhos de ISRAEL, e enviaram (mensageiros) ao cárcere, para (os apóstolos) ser[em] trazidos.
5:35) E disse a eles (aos sacerdotes e conselheiros do Sinédrio,): "Ó varões ISRAELITAS, atentai- guardai a vós mesmos concernente a estes varões, o que estais vós para [lhes] fazer,
21:28) Clamando: "Ó varões ISRAELITAS, acudi! Este é o homem que contra o [nosso] povo (e [contra] a Lei (mosaica), e [contra] este lugar) a todos [os homens], por todas as partes, [está] ensinando. E, ademais disto, também a (gentios de fala dos) gregos  introduziu para dentro do Templo, e tem profanado este santo lugar.

Os crentes do Novo Testamento são a semente de Abraão em Cristo (Gálatas 3:7).
7) Sabei vós, pois, que, aqueles provenientes- de- dentro- d[a] fé, estes são filhos de Abraão.

Eles [os crentes do Novo Testamento] são os filhos de Deus. Mas eles não são a nação de Israel e eles não substituíram a nação de Israel, e Deus não esgotou Sua paciência e terminou [Seus planos] com a nação de Israel.



Gálatas 4:21-31

21 Dizei-me vós, aqueles debaixo da Lei querendo estar: à Lei não estás ouvindo?
22 Porque tem sido escrito que Abraão dois filhos teve: um
(deles sendo) proveniente- de- dentro- da jovem escrava, e o outro (deles sendo) proveniente- de- dentro- da esposa livre.
23 Todavia, em verdade, aquele filho proveniente- de- dentro- da jovem escrava, segundo a carne tem ele sido nascido; mas, aquele proveniente- de- dentro- da esposa livre, em- virtude- da promessa tem sido nascido.
24 As quais coisas são coisas sendo alegorizadas; porque estas
(duas mulheres) ilustram as duas alianças ; uma, em verdade, proveniente- de- junto- do monte Sinai, para a escravidão gerando filhos, a qual é Agar. nota Mt 26:26. ou "testamentos".
25 Porque esta Agar o monte Sinai é, na Arábia, e corresponde, agora, a Jerusalém, e serve- como- escrava, com os seus filhos.
26 Mas a Jerusalém de acima livre é; a qual é a mãe de todos nós.

A alegoria de Gálatas 4 não pode apoiar a [assim chamada] interpretação alegórica da profecia [portanto, não pode apoiar a Teologia da Substituição], porque Paulo nunca interpretou a profecia bíblica alegoricamente, ele sempre [sem exceção, a interpretou] literalmente. Ele descreveu
 
- uma tribulação literal (1Ts 5:1-3),
1) A respeito, porém, dos tempos e das estações, ó irmãos, não tendes necessidade de (nada) vos ser escrito,    2) Porque vós mesmos perfeitamente tendes sabido que o dia de [o] Senhor, tal como um furtador n[a] noite, de- semelhante- modo (inesperada e rapidamente) vem.    3) Porque, ao- tempo- quando (os homens) digam: "[] paz e segurança", então destruição repentina virá sobre eles ((repentina) tal- como [as] dores de parto naquela [mulher] (que está) tendo [filho no seu] ventre), e que de modo nenhum escapem- para- fora (tais homens)

- um anticristo literal (2Ts 2:8-12),
8) E, então, será revelado aquele desprezador- da- lei (a quem o Senhor (Jeová, o Cristo) "consumirá" (o poder) "pelo assopro da Sua boca", e anulará (o poder) pelo esplendor  da Sua vinda),    9) A vinda de quem (o Anticristo) é segundo [a] energizada- operação- de Satanás, em todo [o] poder e sinais e prodígios de mentira,    10) E em todo [o] engano da injustiça naqueles [que estão] se fazendo perecer (em- pagamento porque não receberam o amor da verdade a fim de ser[em] eles salvos).    11) E, por causa disso, lhes enviará Deus [a] energizada- operação- d[o] enganar, para crer[em] eles para dentro da mentira,    12) A fim de que sejam condenados todos aqueles não havendo crido para dentro da verdade, mas (, ao contrário,) havendo tomado- prazer n[a] injustiça.

- uma ressurreição literal (1Co 15),
1) Também vos faço [completamente] saber, ó irmãos, o evangelho (as boas novas), [com] o qual vos preguei- as- boas- novas, o qual também recebestes, e n[o] qual tendes vos postado- de- pé;    2) Através do qual também estais sendo resguardados, [a] Palavra tal- como vos preguei- as- boas- novas (o evangelho), uma vez  que firmemente- [a-] retendes, se não [é] em vão [que] crestes.    3) Porque vos entreguei, em primeiro lugar, o que também recebi: que [o] Cristo morreu em- lugar- dos nossos pecados, segundo as Escrituras;    4) E que foi sepultado; e que tem sido ressuscitado depois do  terceiro dia, segundo as Escrituras.    5) E que foi contemplado por Cefas , [e] depois pelos doze (apóstolos).    6) Depois (o Cristo) foi contemplado, de uma só vez por todas, por mais de quinhentos irmãos (provenientes- de- dentro- dos quais a maior parte permanece [viva] até agora, mas alguns também [] foram adormecidos).    7) Depois, (o Cristo) foi contemplado por Jacobo, depois por todos os apóstolos.    8) E, por derradeiro de todos, como por um- nascido- fora- do- devido- tempo, (o Cristo) foi contemplado também por *mim*.    9) Porque *eu* sou o menor dos apóstolos, que não sou digno de ser chamado de apóstolo, pois que persegui a assembleia  de Deus.    10) Pel[a] graça de Deus, porém, eu sou o que sou; e a Sua graça, aquela (mostrada) para comigo, não em vão foi, mas arduamente- laborei muito- mais abundantemente do que eles todos; todavia, não *eu*, mas a graça de Deus, [que está] juntamente- comigo.    11) Quer, pois, [seja] eu ou [sejam] eles, assim estamos pregando e assim vós crestes.    12) Uma vez , porém, que [o] Cristo é pregado, que para- fora- de- entre [os] mortos tem sido ressuscitado, (então) como dizem alguns, provenientes- de- dentro- de vós, que ressurreição de mortos não há?    13) Se, porém, [a] ressurreição d[os] mortos não há, [então] também não [o] Cristo tem sido ressuscitado.    14) E, se [o] Cristo não tem sido ressuscitado, então em vão [é] a nossa pregação, e em vão também [é] a vossa fé.    15) E [(, assim,)] somos considerados também [como] falsas testemunhas de Deus, pois (já no passado) testificamos concernente a Deus, que Ele ressuscitou o Cristo, o Qual[, porém, Deus] não ressuscitou, se assim fosse que [os] mortos não são ressuscitados.    16) Porque, se [os] mortos não são ressuscitados, [então] também não [o] Cristo tem sido ressuscitado.    17) Se, porém, [o] Cristo não tem sido ressuscitado, em vão a vossa fé [é], [e] ainda permaneceis nos vossos pecados.    18) E também fizeram-se perecer aqueles havendo sido adormecidos (depois de) [já estando] dentro de [o] Cristo.    19) Se somente nesta vida estamos tendo (a nossa) esperança em [o] Cristo, (então) [os] mais miseráveis de todos [os] homens somos.    20) Mas, de fato, [o] Cristo tem sido ressuscitado para- fora- de- entre [os] mortos, [e] as primícias daqueles tendo sido adormecidos foi Ele feito.    21) Porque, assim como, por- operação- de [um] homem (Adão), a morte [veio], também por- operação- de [um] homem (Jesus) [a] ressurreição d[os] mortos [veio].    22) Porque, assim como em Adão todos morrem, assim também em o Cristo todos (os salvos) serão vivificados.    23) Mas cada um dentro de sua própria ordem: Cristo, (que é) [as] primícias; depois, aqueles [que são] de [o] Cristo, na Sua vinda;    24) Depois, [virá] o fim, quando Ele (o Cristo) entregar o reinar a Deus (a saber, a [o] Pai), [e] quando aniquilar todo [o] império, e toda [a] potestade e força.    25) Porque é necessário Ele (o Cristo) reinar até Ele (Deus) pôr todos os inimigos debaixo dos pés dEle (o Cristo):    26) O último inimigo [que] é aniquilado [é] [a] morte .    27) Porque "Ele (Deus) sujeitou todas as coisas debaixo d[os] pés dEle (o Cristo)." Quando, porém, [Deus] diz  que todas as coisas têm sido sujeitadas [a Ele] (o Cristo), [está] claro que [é] exceto Aquele (Deus) havendo-Lhe sujeitado todas as coisas.    28) E, quando forem sujeitadas a Ele (o Cristo) todas as coisas, então também Ele mesmo, o Filho, submeterá a Si mesmo  Àquele (Deus, o Pai) havendo-Lhe sujeitado todas as coisas, a fim de que Deus  seja o tudo em todos.    29) Doutra maneira, com que (finalidade) procederão aqueles sendo submersos em- reposição- aos mortos, se mortos absolutamente não são ressuscitados? Por que (com que finalidade), pois, são eles submersos em- reposição- aos mortos?    30) Por que (com que finalidade), também *nós*, estamos em perigo a toda a hora?    31) Eu morro a cada dia! (Sim, [solenemente-] protesto- [isto]- em- nome- do ato- de- gloriar-me acerca de vós , (ato de gloriar-me) que tenho em Cristo Jesus, o nosso Senhor.)    32) Uma- vez- que  (segundo [o modo do] homem) combati contra [as] bestas- ferozes  em Éfeso , qual [é] para mim o proveito, se [os] mortos não são ressuscitados? "Que nós comamos e bebamos, porque amanhã morremos".    33) Não sede [auto-] enganados- feitos- extraviar: as más comunicações- por- companhia corrompem os bons costumes.    34) Retornai- à- sóbria- vigilância, para a justiça , e não pequeis; porque o não conhecimento de Deus, alguns (dentre vós) [ainda] têm. Para vergonha vossa falo [isto].    35) Mas dirá algum homem: "Como são ressuscitados os mortos? E com que (tipo de) corpo vêm eles?"    36) Ó insensato! O que *tu* semeias não é vivificado, se [primeiramente] não morrer.    37) E, o que semeias, não o corpo (aquele (corpo) indo surgir) semeias tu, mas (semeias) grão desnudo de (se [porventura] isto acertar o alvo) trigo ou de algum dos outros [grãos].    38) Deus, porém, lhe dá corpo segundo [Ele] (Deus) quis, e a cada [uma] das sementes (Ele dá) o corpo próprio dela.    39) Nem toda [a] carne [é] a mesma carne. Mas um, em verdade, [é o tipo de] carne de homens, e outra [é a] carne de animais, e outra [a] de peixes, e outra [a] de aves.    40) E [] corpos celestes e corpos terrestres. Mas diferente, em verdade, [é] a glória dos [corpos] celestes, e diferente [é] a dos [corpos] terrestres;    41) Uma [é] [a] glória d[o] sol, e outra [a] glória d[a] lua, e outra [a] glória d[as] estrelas. Porque (ademais) [uma] estrela de [outra] estrela difere em glória.    42) Assim também [é] a ressurreição d[os] mortos. [O corpo] é semeado em corrupção (da carne), é ressuscitado em incorruptibilidade.    43) É semeado em ignomínia, é ressuscitado em glória. É semeado em fraqueza, é ressuscitado em poder.    44) É semeado corpo natural, é ressuscitado corpo espiritual . Há corpo natural, há também corpo espiritual .    45) Assim também tem sido escrito: foi feito o primeiro homem, Adão, 'uma alma [que está] vivendo;' o último Adão (Jesus) '[foi feito] um espírito [que está] vivificando'.    46) Mas não [veio] primeiro o [corpo] espiritual , senão o natural; depois [veio] o [corpo] espiritual .    47) O primeiro homem, proveniente- de- dentro- da terra, [é] de- natureza- de pó- de- terra; o segundo Homem, o Senhor, [é] proveniente- de- dentro- do céu.    48) Tal como [é] aquele [homem] (Adão) de- natureza- de- pó- de- terra, assim também [são] aqueles (outros) [homens] de- natureza- de- pó- de- terra. E, tal como [é] aquele [Homem] (Jesus) de- natureza- celestial, assim também [são] aqueles [homens] de- naturezas- celestiais.    49) E, assim como trouxemos a apresentação- físico- corporal daquele [homem] (Adão) de- natureza- de- pó- de- terra, assim traremos também a apresentação- físico- corporal daquele [Homem] (Jesus) de- natureza- celestial.    50) E isto digo, ó irmãos: que carne e sangue [o participar no] reinar de Deus não podem herdar, nem a corrupção (da carne) [à] incorruptibilidade herda.    51) Eis, aqui, um mistério  vos digo: em verdade, nem todos [nós]  seremos adormecidos; todos [nós] , porém, seremos transmutados ;    52) Em um momento, em um abrir e fechar de um olho, no [som da] trompa final (de uma sequência); porque ela (a trombeta) trombeteará, e os  mortos serão ressuscitados incorruptíveis, e, *nós* , seremos transmutados .    53) Porque é necessário isto [que é] corruptível revestir-se d[a] incorruptibilidade, e isto [que é] mortal revestir-se d[a] imortalidade .    54) E, quando isto [que é] corruptível se revestir d[a] incorruptibilidade, e isto [que é] mortal se revestir d[a] imortalidade, então será cumprida a palavra, aquela tendo sido escrita: "Completamente- tragada foi a morte para dentro d[a] vitória".    55) "Onde [está], ó morte, o teu aguilhão? Onde [está], ó sepultura, a tua vitória?"    56) Ora, o aguilhão da morte [é] o pecado, e a força do pecado [é] a lei.    57) Mas a Deus gratidão [seja expressa], o Qual nos [está] dando a vitória por- ação- de o nosso Senhor Jesus Cristo.    58) Portanto, ó meus irmãos amados, firmes sede, inabaláveis, abundando na obra de o Senhor (Jesus) sempre, tendo [vós] sabido que o vosso fatigante- laborar não é vão dentro de [o] Senhor (Jesus).

- um retorno literal de Cristo, [corporal e visivelmente,] [juntamente] com Seus santos (1Ts 3:13; 4:14),
3:13) Para firmar [Ele] os vossos corações irrepreensíveis em santidade na presença de Deus (a saber , [o] nosso Pai) na vinda de o nosso Senhor Jesus Cristo  com todos os santos dEle (Jesus).
4:14) Porque, uma vez  que estamos crendo que Jesus morreu e ressuscitou, assim também Deus, [quanto] àqueles (irmãos) [] havendo sido adormecidos em  Jesus, os trará juntamente- com Ele (juntamente- com Jesus),

- um reino literal [por Cristo, corporal e visivelmente] a vir (2Tm 4:1),
1) Portanto, [te] ordeno *eu* por pleno testemunho, diante de Deus, ([isto é] , o Senhor Jesus Cristo, Aquele [a ponto de] (futuramente) vindo julgar [os] (homens) que estão vivendo e [os] mortos, ao- tempo- d[a]  manifestação dEle  e do Seu reinar):

- um cumprimento literal das promessas nacionais de Israel (Rm 11: 25-27).
25) Porque não desejo vós desconhecer[des], ó irmãos, este mistério  (a fim de que não sejais sábios junto às vossas próprias [presunções] ): que [o] endurecimento  em parte tem vindo sobre Israel, (mas somente) até a plenitude dos gentios entrar.    26) E, assim, todo [o] Israel será salvo, como tem sido escrito: "Proveniente- de- dentro- de Sião virá o Libertador e desviará [as] impiedades para- longe- de Jacó."    27) E "esta [é] a aliança proveniente de Mim, para com eles, quando Eu houver plenamente- removido os seus pecados."

A alegoria de Paulo é diferente do [assim chamado] método alegórico de interpretação da profecia, porque em Gálatas 4 Paulo assume a existência literal de Agar, de Sara, do Monte Sinai, de Jerusalém, etc. Ele os cita como alegorias apenas para fins ILUSTRATIVOS. Porém, aqueles que [enganadoramente adulteram o sentido literal- normal- simples- evidente da Bíblia e dizem que] interpretam a profecia alegoricamente dizem que Sião não é Sião, e que os 144.000 em Apocalipse 7 não são 144.000, e que os 1.000 anos no capítulo 20 de Apocalipse não são 1.000 anos. Isto não foi o que Paulo esteve fazendo em Gálatas 4.

Paulo está contrastando a lei de Moisés com o evangelho da graça salvadora, como ele faz através de toda [a epístola aos] gálatas. Ele está refutando os legalistas da Galácia que estavam pregando um evangelho de obras.



Gálatas 6: 15-16

"15 Porque, em Cristo Jesus, nem circuncisão poder (e valor) algum tem, nem incircuncisão (o tem), mas, sim, o ser uma nova criatura. (Gl 6:15-16)
16 E, a tantos quantos conforme esta régua- de- medir andarão, paz e misericórdia sejam sobre eles e também sobre O ISRAEL QUE É PROPRIEDADE- DE DEUS.
"

Aqueles que creem na salvação pela graça, por operação de Cristo Jesus, são [consequentemente,] aqueles que são aceitos por Deus e são o verdadeiro Israel. Paulo está dizendo aqui o mesmo que ele disse em Romanos 2:28-29; 9:6.
2:28) Porque não é um judeu aquele que (somente) no [seu] exterior [o é], nem [é] circuncisão aquela que (somente) no [seu] exterior, n[a sua] carne, [o é]),   
2:29) Mas [é] um judeu aquele (homem) que (também) no [seu] interior [o é], e [é] circuncisão aquela que [o é] (também) d[o] coração, dentro d[o] espírito, não (somente) [na] letra (da Lei). De quem (o judeu) o louvor não [é] proveniente- de- dentro- d[os] homens, mas [é] proveniente- de- dentro- de Deus.
9:6) Todavia, não que tenha falhado a Palavra de Deus: porque nem todos os [que são] provenientes- de- dentro- de Israel [são], esses [mesmos], [o] Israel;

Isto não quer dizer que, hoje [e para sempre]:
. um judeu não salvo não é judeu, ou
. Israel [a nação] não salvo não é Israel, ou
. a Igreja é Israel [ocupa o lugar dele].
Somente ao isolar a Escritura [o versículo] e fazer [pseudo] provas [a partir] de texto [isolado] e espiritualizar o que só pode ser literal, é que se pode chegar a tais conclusões. Comparando as Escrituras com a Escritura, sabemos que Israel nacional tem um futuro no programa de Deus e que as Alianças [de Deus com a nação de Israel, distinta e disjunta da Igreja] serão literalmente cumpridos quando ele [Israel] se submeter a Cristo.

Paulo está usando o termo "Israel" de uma maneira diferente e mais ampla do que ele geralmente faz, mas em outros lugares ele claramente diz que Israel é Israel e que os judeus são judeus. Ele ensinou que um remanescente de Israel será salvo (Rm 9:27) e que as alianças de Deus com Israel serão cumpridas (Rm 11:25-27).
11:25) Porque não desejo vós desconhecer[des], ó irmãos, este mistério  (a fim de que não sejais sábios junto às vossas próprias [presunções] ): que [o] endurecimento  em parte tem vindo sobre Israel, (mas somente) ATÉ a plenitude dos gentios entrar.   
11: 26) E, assim, todo [o] Israel será salvo, como tem sido escrito: "Proveniente- de- dentro- de Sião virá o Libertador e desviará [as] impiedades para- longe- de Jacó."   
11:27) E "esta [é] a aliança proveniente de Mim, para com eles, quando Eu houver plenamente- removido os seus pecados."   


"Todas as outras 65 ocorrências do termo "Israel "no Novo Testamento referem-se aos judeus" (Bible Knowledge Commentary).




Efésios 2:13-16

13 Agora, porém, em Cristo Jesus, *vós*, aqueles antes estando longe, próximos fostes tornados dentro do sangue de o Cristo,
14 Porque
*Ele* é a nossa paz, é Aquele havendo feito de ambos os grupos exatamente um grupo, e o muro intermediário da separação (entre israelitas e gentios) havendo derrubado,
15
A (essa) inimizade (a saber, a Lei dos mandamentos contidos em ordenanças) havendo Ele abolido em Sua carne, a fim de que, dos dois homens, criasse em Si mesmo exatamente um NOVO HOMEM, assim fazendo a paz (entre ambos), "em Sua carne": sacrifício e ressurreição dela. "os dois": israelitas e gentios.
16
E completamente- reconciliasse ambos (dentro de exatamente um CORPO) com Deus, através da cruz, havendo Ele matado as inimizadeS, dentro de Si- mesmo.



A Teologia da Reposição [ou Substituição] diz que esta passagem [Ef 2:13-16] ensina que Israel e a Igreja [Universal] são um [só] CORPO, [são] um [só] NOVO HOMEM, e que a Igreja [Universal] foi adicionada ao [mesmíssimo] CORPO de Israel.

[Palavras de um defensor da Teologia da Substituição:]
"Nos escritos inspirados de Paulo, ele ensina claramente que Deus está tomando dois povos e transformando-os em um só povo" (Matt Furse, "Who Is Israel?" ["Quem é Israel?"]).

Mas Paulo não está aqui (em Ef 2:13-16] ensinando que Israel e a Igreja são um só [mesmo e único] corpo. Ele está ensinando que [crentes] judeus e [crentes] gentios são um novo corpo, que é a igreja [local]. A [cada] igreja [local] é [que é] o corpo [de Cristo] e o novo homem.

Paulo não diz aqui que Israel é [ou tornou-se agora] a Igreja [Universal], nem que as [promessas das] Alianças [de Deus] para com Israel estão [ou serão] [totalmente] cumpridas na Igreja [Universal].

Dizer que os judeus [crentes] e os gentios [crentes] são reunidos em um novo corpo, [que é] a [cada] igreja [local], está em conformidade com o ensinamento consistente da Bíblia de que Deus não esgotou Sua paciência e terminou [Seus planos para] com Israel na qualidade das 12 tribos de Israel, e que as Alianças dEle [com Israel] ainda serão cumpridos literalmente sobre a Terra.

Mas dizer que Israel e a Igreja [Universal] são o [um só e mesmo] corpo e o [um só e mesmo] novo homem [aqui citados] em Efésios lança a Bíblia em confusão e obriga o intérprete a alegorizar enormes quantidades de Escrituras que têm o claro propósito de serem [consideradas] literais.

(A propósito, ao lidar com o ensino de Efésios 2-3, o Pastor Furse erroneamente diz que a Teologia Dispensacionalista cometeu um erro [calúnia proposital?] ao dizer que [dispensacionalistas acreditam e ensinam que] a Igreja terá um fim. Ele diz: "O dispensacionalismo ensina que existe uma 'era da igreja' [e] que ela [a igreja] chega ao fim, no entanto, a inspirada Palavra de Deus ensina que haverá '... glória na assembleia, por- intermédio- de Cristo Jesus, através de todas as gerações (dos homens) dos séculos d[os] séculos. Amém.' (Efésios 3:21)" ("Who Is the Church?" ["Quem é a Igreja?"]). Mas [retrucamos mostrando que] dizer que a época da igreja tem um fim não é dizer que a própria igreja tem um fim. Nunca li em qualquer lugar que um Dispensacionalista [ou, pelo menos, a esmagadora maioria deles] tenha dito que a igreja terá um fim. [Dizer o contrário é ignorância ou consciente mentira (mentira por má fé).].)




Efésios 2:19-22

"19) Assim, pois, não mais sois estrangeiros nem forasteiros , mas (sois) concidadãos dos santos, e (sois) da família de Deus,   
20)
Havendo vós sido sobre- edificados sobre o fundamento dos apóstolos e (que também são)  profetas; sendo [a] principal Pedra da esquina (deste fundamento) Jesus Cristo, Ele mesmo;   
21)
Em Quem o inteiro edifício, estando sendo juntamente bem ajustado, cresce para (ser o) lugar- santo (do Templo) santo, em [o] Senhor (Jesus),   
22)
Em Quem (Jesus Cristo), também *vós*, estais sendo juntamente edificados para (serdes) morada de Deus em [o] Espírito (Santo).".(Ef 2:19-22)

Aqueles que defendem a Teologia da Reposição [ou Teologia da Substituição] afirmam que aqui Paulo está ensinando que a Igreja [Universal] é uma [unidade] com o Israel redimido, [havendo-o englobado,] formando um [só] edifício e um [só] templo.

Mas a Bíblia é [absolutamente] clara [em seu ensino] quanto ela diz em todos os lugares que [tratam da nação] de Israel que [esta nação] será salva e as [promessas] terrenas das Alianças [de Deus] para com ela serão cumpridas. O próprio Paulo diz isso em Romanos 11:25-27.
25) Porque não desejo vós desconhecer[des], ó irmãos, este mistério  (a fim de que não sejais sábios junto às vossas próprias [presunções] ): que [o] endurecimento  em parte tem vindo sobre Israel, (mas somente) ATÉ a plenitude dos gentios entrar.
26)
E, assim, todo [o] Israel será salvo, como tem sido escrito: "Proveniente- de- dentro- de Sião virá o Libertador e desviará [as] impiedades para- longe- de Jacó."
27)
E "esta [é] a aliança proveniente de Mim, para com eles, quando Eu houver plenamente- removido os seus pecados."

Então: (1) por um lado, a Bíblia diz que [a nação de] Israel tem um futuro no programa profético de Deus e [que] as [promessas a essa nação nas] Alianças do Antigo Testamento serão literalmente cumpridas, e, (2) por outro lado, a Bíblia diz que a igreja [cada igreja local] é um corpo misterioso não deslumbrado pelos profetas do Antigo Testamento e que a igreja [cada igreja local] já está assentada em lugares celestiais (Efésios 2:6).
6) E [nos] ressuscitou juntamente [com Ele] (com o Cristo), e [nos] fez assentar juntamente [com Ele] (com Deus) nos [lugares] celestiais, em Cristo Jesus,

A pergunta é: Qual o relacionamento que a [nação de] Israel restaurada e convertida tem com a igreja [cada igreja local]?
Em que sentido existe um [só] edifício e um [só] templo?

A resposta é que existe um [só] edifício, mas há diferentes aspectos do edifício, diferentes partes do edifício, salas diferentes, por assim dizer. Paulo está lidando com metáforas que ensinam verdades espirituais, mas em Efésios 2 ele não está afirmando tudo o que pode ser dito sobre a igreja [cada igreja local] e Israel. Ele está desenvolvendo um ponto importante, e esse [ponto] é que o plano eterno de Deus é que todas as coisas sejam [tornadas] um [unidade] dentro de Cristo como uma morada de Deus (Efésios 2:22).
22) Em Quem (Jesus Cristo), também *vós*, estais sendo juntamente edificados para (serdes) morada de Deus em [o] Espírito (Santo)

Este era o plano de Deus para o homem desde o início. O homem foi feito para Deus. O homem deve amar a Deus com todo seu coração, alma e força (Dt 6:5).
5) Amarás, pois, o SENHOR teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças.

Esse é o principal propósito [da criação] do homem. Deus fez [o restante de] a criação para o homem desfrutar dela (1Tm 6:17),
17) Aos ricos neste presente mundo ordena: não ser[em] altivos; nem ter[em] posto a esperança n[a] incerteza d[a] riqueza, mas em o Deus, Aquele [que está] vivendo (Aquele [que] nos [está] dando abundantemente todas as coisas para (nosso) [pleno] uso- com- gozo);

mas a paixão [o fervoroso amor supremo] do homem deve ser direcionada ao adorável Criador, a Ele mesmo [em oposição às coisas e seres criados]. Isso foi perdido na queda, quando o homem começou a adorar e a servir à criatura mais do que o Criador (Rm 1:25),
25) Os quais modificaram a verdade de Deus em uma mentira, e adoraram e serviram- prestaram culto à criatura mais do que ao Criador (o Qual é bendito para [todos] os séculos. Amém).

mas o relacionamento apropriado do homem com o Criador será restaurado e levado a um nível muito mais alto na nova criação, e a igreja [cada igreja local] é os primeiros frutos da nova criação (Tg 1:18).
18) Havendo Ele desejado- em- Seu- próprio- propósito, Ele nos gerou pel[a] Palavra  d[a] verdade, para ser[mos] nós certa- espécie de primícias das *Suas* criaturas.

A igreja [cada igreja local] é uma parte da nova criação. Israel convertido e restaurado será outra parte da nova criação.

Paulo diz em Efésios 2 que há um [só] templo sagrado no Senhor (Efésios 2:21), espiritualmente,
21) Em Quem o inteiro edifício, estando sendo juntamente bem ajustado, cresce para (ser o)  lugar- santo (do Templo)  santo, em [o] Senhor (Jesus),

mas sabemos que haverá um templo milenar literal na Terra em Jerusalém, e ele está associado a Israel [como nação]. [Tal templo milenar]:

- terá sacerdotes levíticos (Ez 44:15-31)
15) Mas os sacerdotes levíticos, os filhos de Zadoque, que guardaram a ordenança do Meu santuário quando os filhos de Israel se extraviaram de Mim, eles se chegarão a Mim, para Me servirem, e postar-se-ão diante de Mim, para Me oferecerem a gordura e o sangue, diz o Senhor DEUS.    16) Eles entrarão no Meu santuário, e se chegarão à Minha mesa, para Me servirem, e guardarão a Minha ordenança;    17) E [será] que, quando entrarem pelas portas do átrio interior, se vestirão com vestes de linho; e não se porá lã sobre eles, quando servirem nas portas do átrio interior, e dentro.    18) Gorros de linho [estarão] sobre as suas cabeças, e calças compridas de linho sobre os seus lombos; não se cingirão [de modo que lhes venha] suor.    19) E, saindo eles ao átrio exterior, ao átrio de fora, ao povo, despirão as suas vestiduras com que ministraram, e as porão nas santas câmaras, e se vestirão de outras vestes, para que não santifiquem o povo,[estando] com as suas vestiduras.    20) E não raparão a sua cabeça, nem deixarão crescer o cabelo; [antes], como convém, tosquiarão  as suas cabeças.    21) E nenhum sacerdote beberá vinho quando entrar no átrio interior.    22) E eles não tomarão por esposa nem uma viúva nem aquela que foi repudiada, mas tomarão virgens da semente da casa de Israel, ou viúva que for viúva de um sacerdote.    23) E a Meu povo ensinarão a distinguir entre o santo e o profano, e o farão discernir entre o impuro e o puro.    24) E, quando houver disputa, eles postar-se-ão para [a] julgarem; segundo os Meus juízos as julgarão; e as Minhas leis e os Meus estatutos guardarão em todas as Minhas assembleias, e santificarão os Meus sábados.    25) E eles não se aproximarão de nenhuma pessoa morta, para se contaminarem; mas por pai, ou por mãe, [ou] por filho, ou por filha, ou por irmão, ou por irmã que não tiver marido, se poderão contaminar.    26) E, depois da sua purificação, contar-se-lhe-ão sete dias.    27) E, no dia em que ele entrar no lugar santo, no átrio interior, para ministrar no lugar santo, oferecerá o seu sacrifício pelo pecado, diz o Senhor DEUS.    28) E isto será a eles (aos sacerdotes) por herança: Eu [serei] a herança deles. Não lhes dareis, portanto, possessão em Israel; eu [sou] a possessão deles.    29) Eles comerão a oferta de alimentos, e o [sacrifício] pelo pecado e o sacrifício pela culpa; e toda a coisa consagrada em Israel [será] deles.    30) E as primícias de todos os primeiros frutos de tudo, e toda a oblação  de tudo, de todas as vossas oblações, [serão] dos sacerdotes; também as primeiras das vossas massas dareis ao sacerdote, para que ele faça repousar a bênção sobre a tua casa.    31) Nenhuma coisa, que tenha morrido ou tenha sido despedaçada, de aves e de animais, comerão os sacerdotes."

- terá sacrifícios [de animais] (Ez 46:1-6).
1) "Assim diz o Senhor DEUS: A porta do átrio interior que olha para o oriente, estará fechada durante os seis dias [que são] de trabalho; mas no dia de sábado ela será aberta; também no dia da lua nova será aberta.    2) E o príncipe entrará [pelo] caminho do vestíbulo da porta, por fora, e postar-se-á junto da ombreira da porta; e os sacerdotes prepararão o holocausto e os sacrifícios pacíficos dele; e ele adorará junto ao umbral da porta, e sairá; mas a porta não será fechada até ao anoitecer.    3) E o povo da terra adorará à entrada da mesma porta, nos sábados e nas luas novas, diante do SENHOR.    4) E o holocausto, que o príncipe oferecer ao SENHOR, [será], no dia de sábado, seis cordeiros sem mancha e um carneiro sem mancha.    5) E a oferta de alimentos [será] um efa para o carneiro; e, para cada cordeiro, a oferta de alimentos [será] uma dádiva [conforme o poder] da mão dele; e um him de azeite para [cada] efa.    6) Mas no dia da lua nova [será] um novilho (um jovem filho da manada), sem mancha, e seis cordeiros e um carneiro; eles [serão] sem mancha.

Esta [nação de Israel, no reino de Deus por mil anos, com Cristo reinando literal, corporal e visivelmente sobre toda a terra, mas a partir da terra de Israel e sua capital Jerusalém] não é a igreja, mas também sabemos que os santos da igreja estarão governando e reinando com Cristo na mesma época (Ap 2:26-27).
26) E, àquele [que está] vencendo , e àquele [que está] guardando até a[o] fim [as] Minhas obras, Eu lhe darei autoridade sobre as nações,    27) E 'Ele (o Cristo) as regerá- como- um- pastor, com vara de ferro' (do modo como 'os vasos do oleiro  são despedaçados'), como também Eu tenho recebido proveniente- de- ao- lado- do meu Pai.

Pessoalmente, não acredito que a Bíblia revele exatamente como os israelitas redimidos [antes e depois da dispensação das igrejas locais] [, e os salvos de antes de Abrão,] e a igreja [cada igreja local] se relacionam um com o outro no único templo espiritual de Deus (conforme Efésios 2) e [se relacionarão] como partes da única árvore espiritual que cresce de uma única raiz, a qual [raiz] é o Cristo (conforme Romanos 11:24-26).
24) Porque se *tu*, para fora da oliveira (os gentios) que é brava segundo a natureza, foste cortado para- fora, e, contra a natureza, foste enxertado para dentro d[a] boa- oliveira, quanto, muito mais, esses (os de Israel), que [são] segundo a natureza, serão enxertados na oliveira própria deles !    25) Porque não desejo vós desconhecer[des], ó irmãos, este mistério  (a fim de que não sejais sábios junto às vossas próprias [presunções] ): que [o] endurecimento  em parte tem vindo sobre Israel, (mas somente) ATÉ a plenitude dos gentios entrar.    26) E, assim, todo [o] Israel será salvo, como tem sido escrito: "Proveniente- de- dentro- de Sião virá o Libertador e desviará [as] impiedades para- longe- de Jacó."

Há muitas perguntas que ainda não foram respondidas sobre esses assuntos [mas devemos crer tudo que já foi profetizado na Bíblia, sem nunca tomar versículos em que, lidos isoladamente de seus contextos, há algumas dúvidas por parte dos literalistas- normais, e usar esses versos para destruir aqueles em que não há nenhuma dúvida sobre a interpretação das palavras, pelos literalistas- normais, e que estabelecem uma perpétua distinção entre a igreja local e a nação de Israel].



Filipenses 3:3

 - " 3 Porque *nós* somos a (superior) circuncisão, os quais, no espírito, a Deus {*} estamos prestando culto e nos regozijando em Cristo Jesus, e não, na carne, tendo confiado.. "

Neste versículo, Paulo está dizendo que santos do Novo Testamento, nascidos de novo, são a verdadeira circuncisão, o que significa que eles cumprem o verdadeiro significado espiritual da circuncisão, que aponta para a circuncisão do coração, e para conhecer e amar Deus a partir do coração, e para a rejeição da auto justificação [o justificar a si mesmo, trocando-a] pela verdadeira justiça dentro do Cristo, ao invés de simples ritual externo e confiança na religião e no ritualismo.

O versículo não diz que os crentes do Novo Testamento se tornaram o verdadeiro Israel e [terminaram a existência da nação de Israel e lhe tomaram o lugar herdando todas as suas bênçãos profetizadas e prometidas por Deus, portanto completamente] substituíram Israel. Não diz que as alianças de Deus com Israel estão cumpridas na Igreja [Universal].




Hebreus 12:22-23

22) Mas vós tendes chegado ao monte Sião, e à cidade de o Deus que está vivendo (à Jerusalém celestial), e às miríades de anjos (ao (festejante) ajuntamento de todos estes #),   "miríade" é 10.000 ou algo inumerável. # A KJB, seguindo a divisão de versos em Beza, coloca "ao (festejante) ajuntamento de todos" (paneguris) no verso 23, não no 22. Mas segui Bengel, Vincent e Cambridge Bible que analisam a sequência de "e" e associam este festejante ajuntamento aos anjos do v. 22.
23) e (tendes chegado) à assembleia dos primeiros- nascidos (nos céus (já) tendo eles sido inscritos), e a Deus (o juiz de todos), e aos espíritos dos justos tendo sido tornados completos,

Esta passagem [He 12:22-23] contrasta a lei de Moisés contra o evangelho da salvação pela graça de Deus em Cristo. Veja [estes nossos 2 versos dentro do seu contexto imediato,] os versos 18-24.

18) Porque não tendes chegado a[o] monte podendo- ser- tocado e tendo sido aceso com fogo, e (não tendes chegado) à escuridão, e à treva, e à tempestade,   
19)
E a sonido de trombeta, e a voz d[as] palavras (por Deus), a qual (voz) aqueles a havendo ouvido rogaram não [mais] lhes ser adicionada palavra (nenhuma).   
20)
(Porque não podiam suportar o que [lhes estava] sendo ordenado: "Se até mesmo um animal tocar o monte, será morto- por- apedrejamento ou, com um dardo, será traspassado."   
21)
E tão aterrorizante era aquilo sendo visto, [que] Moisés disse: "Grandemente aterrorizado estou, e tremendo").   
22) Mas vós tendes chegado ao monte Sião, e à cidade de o Deus que está vivendo (à Jerusalém celestial), e às miríades de anjos (ao (festejante) ajuntamento de todos estes #),   "miríade" é 10.000 ou algo inumerável. # A KJB, seguindo a divisão de versos em Beza, coloca "ao (festejante) ajuntamento de todos" (paneguris) no verso 23, não no 22. Mas segui Bengel, Vincent e Cambridge Bible que analisam a sequência de "e" e associam este festejante ajuntamento aos anjos do v. 22.
23) e (tendes chegado) à assembleia dos primeiros- nascidos (nos céus (já) tendo eles sido inscritos), e a Deus (o juiz de todos), e aos espíritos dos justos tendo sido tornados completos,
24) E a[o] Mediador de uma nova aliança  (a Jesus), e a[o] sangue d[a] aspersão ((o qual sangue) melhores coisas [está] falando do que [o] (sangue) [de] Abel).

A passagem [alegada, He 12:22-23], na verdade, apoia a doutrina de que a Igreja não é Israel, ensinando que a porção [o legado a receber] e a esperança da Igreja são celestiais [localizados no céu]. O crente do Novo Testamento está sentado em lugares celestiais em Cristo, posicionalmente (Efésios 2:6).
6) E [nos] ressuscitou juntamente [com Ele] (com o Cristo), e [nos] fez assentar juntamente [com Ele] (com Deus) nos [lugares] celestiais, em Cristo Jesus,

Por isso, é dito [na passagem em foco, versos 2-23] que [já] chegamos à Jerusalém celestial. Somos exortados a lá estabelecer nossas afeições [aquilo que amamos] e não sobre esta terra (Cl 3:1-4).
1) Se, pois, [] fostes juntamente ressuscitados com o Cristo, buscai vós as coisas [que são] de cima, onde o Cristo está, à destra de Deus, estando- assentado.    2) Sobre as coisas de cima ponde- [as- vossas-] afeições , [e] não sobre as [coisas] (que estão) sobre a terra;    3) Porque [] morrestes, e a vossa vida tem sido escondida- da- vista juntamente- com o Cristo, dentro de o Deus.    4) Quando o Cristo ([o Qual é] a nossa vida) for manifesto, então, também *vós*, juntamente- com Ele sereis feitos manifestos, em glória.

A passagem não diz nada a respeito do Israel nacional [a nação, a etnia de Israel] e das Alianças dela [concedidas por Deus]. O autor de Hebreus não diz que Deus esgotou Sua paciência [e planos] para com Israel, nem que Alianças dela já estão cumpridas na igreja. A passagem não nega e não pode negar todo o ensino claro das Escrituras sobre o cumprimento literal da Aliança de Retorno (Dt 29-30), [sobre] a Aliança Davídica (2 Samuel 7), e [sobre] a Nova Aliança (Jr 31-33).

A atual Jerusalém terrena aponta tanto para a Jerusalém celeste quanto para a Jerusalém glorificada que será a sede [terrestre] do reino messiânico.

É dito [por Deus, no v. 24] que Jesus é "o mediador da Nova Aliança", mas isso não significa que a Nova Aliança está cumprida na Igreja, nem [significa que] não terá cumprimento literal em Israel. Como Hebreus ensina nos capítulos 8 e 10, a Nova Aliança tem elementos que se estendem além de Israel e sua conversão, restauração e glorificação. Os crentes do Novo Testamento participam das bênçãos espirituais da Nova Aliança por meio da expiação [feita] por Cristo. Nós vemos isso em He 8:8-11 (citando Jr 31:31-34), onde o escritor cita apenas os aspectos espirituais da Nova Aliança. Nós vemos isso em He 10:15-18, onde o escritor novamente se refere apenas aos aspectos espirituais da Nova Aliança. Em nenhum lugar Hebreus ou qualquer outra epístola do Novo Testamento é dito que este pacto foi anulado em respeito a Israel nacional [a nação, a etnia de Israel] e [total e exclusivamente] transferido para "a Igreja", nem que os aspectos físicos do pacto devem ser espiritualizados.
He 8:8) Porque, repreendendo- lhes[- a- culpa], Ele (Deus) diz (aos israelitas): "Eis que dias vêm," diz [o] Senhor, "e completarei- e- tornarei- perfeito (para com a casa- família de Israel e para com a casa- família de Judá) um NOVO TESTAMENTO ;    9) Não segundo o testamento  que fiz para com os seus pais n[o] dia do Meu havendo-os tomado pela mão deles, para os trazer- fora, provenientes- de- dentro- d[a] terra do Egito; porque eles não permaneceram naquele Meu testamento , e *Eu* não atentei para eles", diz [o] Senhor.    10) "Porque este [é] o testamento  que farei  com a casa- família de Israel depois daqueles dias," diz [o] Senhor; "pondo  [as] Minhas leis para dentro das mentes deles, e sobre [os] seus corações as insculpirei ; e Eu lhes serei por (o seu) Deus, e *eles* Me serão por (o Meu) povo ;    11) E que de- modo- nenhum ensine cada um a seu próximo, nem cada um ao seu irmão, dizendo: 'Conhece tu a o Senhor'; porque todos Me conhecerão, desde [o] menor deles até a[o] maior.
He 10:15) E [isto] nos testifica, também, o Espírito, o Santo; porque, depois de anteriormente haver dito    16) "Este [é] o testamento que Eu estabelecerei para com eles depois daqueles dias, diz [o] Senhor: Pondo [as] Minhas leis sobre [os] corações deles (dos israelitas), e sobre as suas mentes as insculpirei  ", [acrescenta]:    17) "E d[os] pecados deles (dos israelitas) e d[os] seus desprezos às (Minhas) leis de modo nenhum seja Eu lembrado nunca mais."    18) Ora, onde remissão  destes (pecados) [], não mais [] oferta- sacrificial concernente a[o] pecado.


O escritor de Hebreus não cita a Nova Aliança para ensinar que foi a "igreja", ao invés de Israel, quem a herdou, mas para mostrar que o próprio Velho Testamento apontava para uma época em que os sacrifícios [de animais] mosaicos [procurando se obter expiação dos pecados] não mais seriam realizados (He 10:16-18).
16) "Este [é] o testamento que Eu estabelecerei para com eles depois daqueles dias, diz [o] Senhor: Pondo [as] Minhas leis sobre [os] corações deles (dos israelitas), e sobre as suas mentes as insculpirei  ", [acrescenta]:    17) "E d[os] pecados deles (dos israelitas) e d[os] seus desprezos às (Minhas) leis de modo nenhum seja Eu lembrado nunca mais."    18) Ora, onde remissão  destes (pecados) [], não mais [] oferta- sacrificial concernente a[o] pecado.




autor: David Cloud
tradutor: Hélio de Menezes Silva, mar. 2018






[1] Rm 11:27: remoção completa e definitiva dos pecados, o Libertador tomando sobre Si todos os pecados de toda a vida do crente, levando-os para inalcançavelmente longe. Is 59:20,21



Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.