Está provado que a compreensão da profecia bíblica é progressiva - à medida
que os eventos mundiais continuam a se desdobrar, os elementos que antes eram
considerados alegóricos agora fazem pleno sentido! Além disso, desde 1989, os
espíritos-guia demoníacos estão dizendo aos autores de livros de Nova Era
para prepararem seus aderentes para o arrebatamento do povo cristão.
"Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras" - apóstolo
Paulo em 2 Tessalonicenses 4:18.
...
Já usei muito esta ilustração, mas a julgar pelos comentários que
recebemos desafiando nossa posição que o arrebatamento ocorrerá antes da
Tribulação, ela aparentemente precisa ser repetida com freqüência: o que
estava anteriormente fora dos limites da razão agora tornou-se bastante razoável
à luz dos eventos atuais.
Por exemplo:
Até o início do século XX, a maioria dos comentaristas via o exército
de duzentos milhões de soldados mencionado em Apocalipse 9:16 como algo
totalmente fantástico [[impossível]] e que deveria ser considerado como uma alegoria -
representativo de alguma outra verdade espiritual. Eles raciocinavam que como
todos os exércitos do mundo daquela época combinados não atingiriam aquele número
astronômico, a passagem não deveria ser entendida literalmente. Entretanto,
setenta e cinco anos depois, ficamos sabendo que a China sozinha provavelmente
poderia mobilizar um exército daquele tamanho, se assim desejasse. Novamente,
aquilo que antes estava fora dos limites da razão tornou-se agora bastante razoável!
E o mesmo princípio aplica-se às demais profecias - o
tempo inevitavelmente lança mais luz sobre a interpretação.
Similarmente, a história da igreja mostra que, em alguns casos, foram
necessários várias centenas de anos para que todas as grandes doutrinas da fé
fossem codificadas e solidificadas. Por exemplo, a justificação unicamente
pela fé não foi completamente "firmada" até os dias de Martinho
Lutero, nos anos 1500s. Assim, não vamos cair na armadilha de pensar que tudo o
que os primeiros pais disseram seja sacrossanto e esteja fora de revisão.
Até hoje, muitos ainda ridicularizam o conceito do que caracterizam como
"um arrebatamento secreto" porque insistem que uma pessoa supostamente
chamada Margaret McDonald concebeu a idéia em 1830 - e a idéia foi adotada
posteriormente pela denominação Irmãos Plymouth, e popularizada por meio dos
esforços de C. I. Scofield, e sua famosa Bíblia de Referência.
Para responder a essas objeções, tudo o que podemos [[ou precisamos]] dizer é, "O
que dizem as Escrituras"? A posição (como afirmamos enfaticamente)
encaixa-se com todas as Escrituras e fazem mais sentido do que
aquelas que são anteriores a ela? Vamos descobrir examinando o assunto da forma
mais objetiva que pudermos.
Que haverá uma remoção instantânea da igreja do mundo é algo que está
fora de disputa, porque 1 Tessalonicenses 4:13-18 e 1 Coríntios 15:51-53
declaram isso. A principal diferença de opinião gira em torno de quando
ocorrerá essa remoção, pois muitos insistem que será simultânea à Segunda
Vinda de Cristo no final do Período da Tribulação, e não no início. Todos
os crentes concordam que Deus certamente arrebatará seus filhos eleitos deste
mundo a qualquer tempo que escolher, mas existem várias
razões lógicas para acreditarmos que esse evento ocorrerá antes da Tribulação.
Primeiro, precisamos compreender que o principal propósito do Período
da Tribulação ("O Dia do Senhor") é punir e refinar a nação de
Israel - não a igreja de Jesus Cristo - que é sua amada noiva.
Parte (senão a maioria) da confusão que cerca esse assunto é causada pela
compreensão incorreta do termo "escolhido" como se referisse aos
filhos de Deus.
A igreja é formada exclusivamente de indivíduos escolhidos, mas existem
dois grupos distintos de escolhidos fora da igreja:
O primeiro é formado pelos santos do Antigo Testamento e o segundo é o grupo
daqueles que serão salvos durante o período da Tribulação. Portanto, quando
vemos o termo "escolhidos" usado em Mateus 24, juntamente com algumas
referências nos evangelhos de Marcos e Lucas - precisamos
entender que esses não são os santos da Época da Igreja - por razões
que serão explicadas em detalhes posteriormente.
A maioria das profecias sobre o Período da Tribulação encontra-se no
Antigo Testamento e, portanto, é claramente destinada a Israel. Adicionalmente,
não faz absolutamente nenhum sentido o Senhor fazer sua noiva passar pelos
horrores inimagináveis da Tribulação - mesmo considerando-se que a igreja é
formada por pecadores merecedores do inferno. Ele nos salva pela sua graça e não
por algum mérito nosso, assim que propósito haveria em punição durante a
Tribulação? Enquanto estivermos nestes corpos mortais, o pecado continuará
a caracterizar nossa existência e nenhuma punição apagará nossa natureza
pecaminosa. Somente após recebermos nossos corpos glorificados é que
finalmente estaremos livres do pecado.
Aqueles que insistem que o período da Tribulação servirá para remover
"as máculas e as rugas" [Efésios 5:27] da igreja antes que ela possa
se apresentar diante de Cristo, negligenciam esse fato básico. As imperfeições
humanas e toda mancha do pecado precisa ser removida de nós como um pré-requisito
para que possamos comparecer na presença de Deus - e isso será realizado
instantaneamente no arrebatamento [1 Coríntios 15:50-58]. Tal crença [[que a
Tribulação é necessária para purificar a Igreja]] forma a
base para [[a doutrina romanista, falsa, de]] o Purgatório, de modo que aqueles que acreditam que a igreja precisa
passar por um período de "purificação" estão aceitando a mentira
do Purgatório! Os cristãos que constituem a igreja são imaculados, pois Jesus
Cristo nos imputou sua perfeição.
Vejamos o que dizem as Escrituras do Antigo Testamento sobre o assunto
"Dia do Senhor" - "o tempo de angústia de Jacó" - para
obter uma melhor compreensão de sua aplicação a Israel. Como veremos, poucos
temas bíblicos associados com o final dos tempos atraíram tanta atenção ou
foram tão enfatizados no Antigo Testamento.
Quando os profetas mencionam: "O dia do Senhor", freqüentemente
soam como Amós, que escreveu:
"Ai daqueles que desejam o dia do SENHOR! Para que quereis vós este
dia do SENHOR? Será de trevas e não de luz. É como se um homem fugisse de
diante do leão, e se encontrasse com ele o urso; ou como se entrando numa casa,
a sua mão encostasse à parede, e fosse mordido por uma cobra. Não será,
pois, o dia do SENHOR trevas e não luz, e escuridão, sem que haja
resplendor?" [Amós 5:18-20]
Embora o "Dia do Senhor" como um termo teológico, inclua tudo
o que acontece em todo o período durante o qual Deus cumpre suas promessas e
traz a história ao fim, a ênfase encontrada na maioria das passagens do Antigo
Testamento está no período tenebroso de tribulação e julgamento que iniciará
aquele dia. Ele é retratado como um tempo terrível para a humanidade; dias
repletos dos juízos de Deus em que a Terra será devastada e esvaziada, e seus
habitantes morrerão aos milhões. Haverá trevas, aflições e ais, à medida
que a ira de Deus for totalmente liberada contra a humanidade rebelde [compare
Deuteronômio 4:30-31; Isaías 2:19, 24:1,3,6,19-21; Jeremias 30:7; Daniel 12:1;
Joel 1:15, 2:1-2; Amós 5:18-20; Sofonias 1:14-15,18] Conforme descobrimos
nessas passagens do Antigo Testamento, as nações pagãs e o povo eleito de
Deus, Israel, experimentarão o julgamento divino, pois a abrangência da
Tribulação será mundial.
Como Jeremias disse em 25:32-33: "Assim diz o SENHOR dos Exércitos:
Eis que o mal passa de nação para nação, e grande tormenta se levantará dos
confins da terra. E serão os mortos do SENHOR, naquele dia, desde uma
extremidade da terra até à outra; não serão pranteados, nem recolhidos, nem
sepultados; mas serão por esterco sobre a face da terra. Uivai, pastores, e
clamai, e revolvei-vos na cinza, principais do rebanho, porque já se cumpriram
os vossos dias para serdes mortos, e dispersos, e vós então caireis como um
vaso precioso. E não haverá refúgio para os pastores, nem salvamento para os
principais do rebanho."
No entanto, apesar de todos os horrores desse tempo terrível, o objetivo
é claro que ele levará ao livramento.
Eis algumas citações dos profetas:
"Ah! porque aquele dia é tão grande, que não houve outro
semelhante; e é tempo de angústia para Jacó; ele, porém, será salvo dela."
[Jeremias 30:7]
"Vivo eu, diz o Senhor DEUS, que com mão forte, e com braço
estendido, e com indignação derramada, hei de reinar sobre vós. E vos tirarei
dentre os povos, e vos congregarei das terras nas quais andais espalhados, com mão
forte, e com braço estendido, e com indignação derramada. E vos levarei ao
deserto dos povos; e ali face a face entrarei em juízo convosco; como entrei em
juízo com vossos pais, no deserto da terra do Egito, assim entrarei em juízo
convosco, diz o Senhor DEUS. Também vos farei passar debaixo da vara, e vos
farei entrar no vínculo da aliança. E separarei dentre vós os rebeldes, e os
que transgrediram contra mim; da terra das suas peregrinações os tirarei, mas
à terra de Israel não voltarão; e sabereis que eu sou o SENHOR."
[Ezequiel 20:37-38]
"E acontecerá em toda a terra, diz o SENHOR, que as duas partes
dela serão extirpadas, e expirarão; mas a terceira parte restará nela. E
farei passar esta terceira parte pelo fogo, e a purificarei, como se purifica a
prata, e a provarei, como se prova o ouro. Ela invocará o meu nome, e eu a
ouvirei; direi: É meu povo; e ela dirá: O SENHOR é o meu Deus."
[Zacarias 13:8-9] [Observe que dois terços de Israel serão mortos e somente um
terço sobreviverá aos rigores do julgamento de Deus!]
O Período da Tribulação objetiva fazer a purificação
[veja também Apocalipse 7:9 e 14:4] e preparar a
conversão nacional de Israel [compare com Ezequiel 20:37-38;
Zacarias 13:1,8-9, citado anteriormente]. E, de tudo isso, devemos compreender
que a Tribulação do mundo inteiro está bem próxima. Entretanto, até mesmo
esse mais terrível de todos os tempos será usado por Deus para o bem final, e
levará a história em direção ao fim que ele planejou. Estes são alguns
textos adicionais para estudo:
Dia do Senhor: Isaías 2:12; 13:6;
Ezequiel 13:5; 30:3; Joel 1:15, 2:1,11,31; Amós 5:18-20; Obadias 1:15; Sofonias
1:7,14; Zacarias 14:1; Malaquias 4:5.
Tribulação: Deuteronômio 4:30-31;
Isaías 2:19, 24:1,3,6,19-21, 26:20-21; Jeremias 30:7; Daniel 9:27, 12:1; Joel
2:1-2; Amós 5:18-20; Sofonias 1:14-15,18.
Agora que estabelecemos a base para o Período da Tribulação e
mostramos como ele se refere a Israel e não à igreja, voltemos nossa atenção
para os aspectos lógicos e de bom senso para o arrebatamento antes da Tribulação.
Já dissemos que é um ponto irrealista e espiritualmente improdutivo pensar que
o Senhor sujeitaria sua amada noiva aos terríveis eventos da Tribulação. E,
aproveitando que estamos no assunto da noiva de Cristo, vamos dar uma rápida
olhada nos antigos costumes hebraicos de noivado e casamento.
Uma vez que os pais concordassem com o casamento de seus filhos e o
noivado formal fosse declarado (o noivado naquele tempo tinha o mesmo vínculo
de indissolubilidade que o casamento), o noivo então iria providenciar uma casa
para viver com a noiva. Isso, freqüentemente levava até dois anos para ser concluído. Enquanto esperava, a noiva permanecia na casa de seu pai, mas vivia
em uma "expectativa do retorno do noivo a qualquer momento". Suas
malas ficavam prontas, por assim dizer, pois ela ansiava com expectativa pelo
dia em que seu pretendido voltaria para ela. Então, quando o noivo finalmente
ficava preparado para receber sua noiva, um alegre grupo de celebrantes,
juntamente com os "amigos do noivo" - os paraninfos, ou padrinhos, na
terminologia atual - vinham à casa da noiva à meia-noite, e um amigo do noivo
gritava "Aí vem o noivo!" A noiva, logicamente, devia acordar e abrir
a porta para os celebrantes. Nesse ponto, ele acompanhava o grupo festivo até a
casa do pai do noivo, onde a cerimônia de casamento ocorria - e depois disso, o
casal se mudava para sua nova casa, para uma lua-de-mel que normalmente durava
sete dias.
Os paralelos entre o costume hebraico do
casamento e o arrebatamento da igreja são inegáveis! A noiva (a
igreja) deve esperar a vinda no noivo (Jesus Cristo) na casa de seu pai (este
mundo, controlado por Satanás). Quando o noivo volta após um período de
separação de dois anos (aproximadamente 2.000 anos até aqui), a noiva é
levada para a casa do pai do noivo (a casa do Pai Celestial) onde ocorre a cerimônia
de casamento. A lua-de-mel na nova casa (as "moradas" de João 14:2)
dura sete dias (corresponde aos sete anos do Período da Tribulação aqui na
Terra).
Então, encontramos outro forte argumento para um arrebatamento anterior
à Tribulação em 1 Tessalonicenses 5:9, em que lemos: "Porque Deus não
nos destinou para a ira, mas para a aquisição da salvação, por nosso Senhor
Jesus Cristo."
Esse verso, considerado no contexto, está obviamente conectado com o
ensino de Paulo a respeito do arrebatamento - pois esse é o assunto do capítulo
4 e verso 13 até o capítulo 5 verso 11. E, uma das principais razões que
motivou Paulo a escrever essa primeira carta era que a igreja de Tessalônica
estava entristecida pelo destino dos seus amados. Aquelas pessoas também tinham
crido e aparentemente tinham morrido sem terem sido tomadas nos céus por Cristo
(como Paulo tinha ensinado anteriormente, isso aconteceria algum dia). No
entanto, como Paulo só esteve com eles por aproximadamente um mês, o
conhecimento que eles tinham do assunto era incompleto. Portanto, para
corrigi-los nesse mal-entendido, Paulo diz que seus familiares mortos "em
Cristo" na verdade (somente por um momento) precederiam aqueles que estarão
vivos no instante do arrebatamento.
Observe que Paulo usa a palavra "consolai-vos" duas vezes em
seu discurso, em um esforço de aliviar seus temores; depois ele conclui com o
verso citado anteriormente (5:9), dizendo que Deus não os tinha destinado para
a ira - a ira divina que está reservada para a nação de Israel (em
particular, e para o restante do mundo em geral) e, portanto, devemos
compreender que esse ensino a respeito do arrebatamento objetiva ser uma fonte
de consolação para todos os crentes da Época da Igreja.
Como o Diabo não tinha acabado de atormentar esses cristãos
tessalonicenses, circulou a falsa noção que por causa da perseguição que
eles estavam experimentando, o "dia do Senhor" (o Período da Tribulação)
já estava presente e eles tinham perdido o arrebatamento! Isso levou Paulo a
escrever sua segunda epístola, em que lhes deu (e a nós também) dois sinais
inegáveis, sem os quais o Período da Tribulação não poderá iniciar! No
verso três do capítulo dois, Paulo nos diz que não devemos nos deixar enganar
por ninguém, pois "aquele dia" não virá
sem que ocorra antes a apostasia - uma apostasia, ou afastamento,
dependendo da interpretação que se tenha da palavra grega apostasia -
juntamente com o aparecimento do "homem do pecado", o Anticristo.
Assim, precisamos compreender que esses dois eventos terão de ocorrer
antes do início do período da Tribulação.
Neste ponto, gostaria de lhe fazer uma pergunta: Qual outra razão
poderia ter motivado Paulo a apresentar esse ensino aos tessalonicenses, se não
tivesse em vista o arrebatamento anterior à Tribulação? Pense nisso.
Outro ponto interessante refere-se à "apostasia" de 2
Tessalonicenses 2:3. A maioria vê isso com um afastamento em massa da fé
anterior ao Período da Tribulação e essa certamente parece ser uma
possibilidade quando o Anticristo ascender ao poder e as pessoas de todo o mundo
começarem a adorá-lo. No entanto, ao longo dos anos, vários mestres
proeminentes insistem que a palavra grega apostasia
também pode ser traduzida como "afastamento"
- como no afastamento da igreja deste mundo - e crêem que isso se refira a um
arrebatamento anterior à Tribulação. Entretanto, alguns estudiosos do grego -
muitos dos quais adotam a posição anterior à Tribulação - não concordam
com a interpretação de "afastamento", de modo que esse ponto em
particular está longe de ser resolvido.
O Comentário Bíblico Amplificado usa as palavras "afastamento da
igreja" na nota de rodapé para esse verso - 2 Tessaloniceses 2:3 - pois
isso dá o significado total da palavra, apostasia.
Outra porção das Escrituras que se aplica à nossa discussão
encontra-se em Apocalipse 3:10, onde o Senhor glorificado dirige palavras à
igreja de Filadélfia:
"Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te
guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para
tentar os que habitam na terra." Pense atentamente na palavra hora.
É um termo limitado à Terra. Uma vez que você saia da Terra e do sistema
solar, essa palavra não tem a mesma relevância!
As sete igrejas mencionadas em Apocalipse, capítulos 2 e 3, eram igrejas
literais espalhadas pela Ásia Menor no tempo em que João escreveu o
Apocalipse. Muitos eruditos bíblicos acreditam que elas representam sete períodos
distintos da história da igreja, finalizando com os "laodicéienses"
- um tempo de espiritualidade morna imediatamente anterior ao período da
Tribulação. Outra interpretação é que são sete tipos de igrejas, contendo
membros individuais que são representativos de todas as expressões de
espiritualidade e fidelidade a Jesus Cristo. E é para o caráter "filadelfense"
fiel dos cristãos genuínos (que estiverem vivos naquele tempo), que a promessa
é feita: "eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre
todo o mundo". Observe que a promessa é "guardar da hora" e
não "guardar na hora" da tribulação, como alguns pós-milenistas
insistem que é o caso.
Noé foi salvo "da" ira de Deus no dilúvio, mas passou pela
hora! Ló foi salvo da ira de Deus, mas passou pela hora. Jesus Cristo promete
à igreja que a livrará da hora da provação que virá sobre todo o
mundo.
Outro ponto interessante é que a igreja é mencionada freqüentemente até
Apocalipse 3, mas então no verso 1 do capítulo 4, João recebe uma súbita
ordem "Sobe aqui" (simbólica do arrebatamento?) e a igreja não é
mencionada novamente até muito mais tarde, onde a encontramos como a
"esposa do Cordeiro", no capítulo 21.
Em seguida, no verso 4 do capítulo 4, encontramos os vinte e quatro anciãos
(presbuteros no texto grego) assentados em volta do trono
celestial e vestidos de branco e com coroas de ouro. Estar vestido de branco
significa que a pessoa é uma vencedora [Apocalipse 3:4-5] e as coroas são
consistentemente retratadas no Novo Testamento como representativas de
recompensa. Assim, o fato de os anciãos estarem assim vestidos indica que o
julgamento ante o Tribunal de Cristo [2 Coríntios 5:10] já ocorreu e os
galardões já foram distribuídos! Se você duvida dessa interpretação,
apenas veja o verso 3 do capítulo 5, em que encontramos estas palavras: "E
ninguém no céu, nem na terra, nem debaixo da terra, podia abrir o livro, nem
olhar para ele". O verso 4 continua "... ninguém fora achado digno de
abrir o livro, nem de o ler, nem de olhar para ele." Meu amigo, Jesus
Cristo é homem e Deus ao mesmo tempo - a segunda pessoa da Trindade - mas esses
comentários obviamente não se referem a ele! Como então estão essas pessoas
no céu, se não pelo arrebatamento? É nossa compreensão das Escrituras que o
próprio Jesus Cristo foi o primeiro homem a ressuscitar e entrar nos céus como
"as primícias dos que dormem".
Se é assim, os santos do Antigo Testamento ou do período da Tribulação
não poderão preceder a igreja nos céus como homens ressuscitados por
causa do que encontramos nos seguintes versos: "Mas de fato Cristo
ressuscitou dentre os mortos, e foi feito as primícias dos que dormem. Porque
assim como a morte veio por um homem, também a ressurreição dos mortos veio
por um homem. Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão
vivificados em Cristo. Mas cada um por sua ordem: Cristo as primícias, depois
os que são de Cristo, na sua vinda." [1 Coríntios 15:20-23; ênfase
adicionada]
Consideradas no contexto, a frase, "os que são de Cristo"
refere-se à igreja e, portanto, são os próximos na fila a serem ressuscitados
- com nenhum outro grupo precedendo-os.
Acople esses fatos com Apocalipse 7:13-14 e precisamos chegar à outra
conclusão:
"E um dos anciãos me falou, dizendo: Estes que estão vestidos de
vestes brancas, quem são, e de onde vieram? E eu disse-lhe: Senhor, tu sabes. E
ele disse-me: Estes são os que vieram da grande tribulação, e
lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro."
Que esses são os santos do período da Tribulação está fora de
qualquer discussão! E, como acabamos de ver em 1 Coríntios 15:20-23,
Cristo é as "primícias dos que dormem" e depois disso os que
pertencem a ele serão ressurretos. Assim, quando Apocalipse 7:13-14 informa-nos
dos santos do período da Tribulação nos céus, isso requer que a igreja tenha
sido arrebatada em algum ponto anterior!
Em que ponto a Tribulação começará na Terra? Em Apocalipse 6:1,
encontramos o Senhor Jesus Cristo abrindo o primeiro selo, que sinaliza o início,
mas observe algo que acontece antes disso no capítulo 5: Os versos 8 e 9
nos dizem que "os quatro animais" e os vinte e quatro anciãos (esses
anciãos claramente representam todos os cristãos) "cantam um novo cântico,
dizendo "Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste
morto, e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda a tribo, e língua,
e povo, e nação; e para o nosso Deus os fizeste reis e sacerdotes; e eles
reinarão sobre a terra.". A expressão "toda a tribo, e língua, e
povo, e nação" está obviamente se referindo a um grupo muito maior do
que apenas os vinte e quatro anciãos.
E então há a exortação do apóstolo Paulo a respeito do dia do
Senhor: "Mas, irmãos, acerca dos tempos e das estações, não necessitais
de que se vos escreva; porque vós mesmos sabeis muito bem que o dia do Senhor
virá como o ladrão de noite; pois que, quando disserem: Há paz e segurança,
então lhes sobrevirá repentina destruição, como as dores de parto àquela
que está grávida, e de modo nenhum escaparão. Mas vós, irmãos, já não
estais em trevas, para que aquele dia vos surpreenda como um ladrão; porque
todos vós sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite nem das
trevas. Não durmamos, pois, como os demais, mas vigiemos, e sejamos sóbrios;
porque os que dormem, dormem de noite, e os que se embebedam, embebedam-se de
noite. Mas nós, que somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo-nos da couraça da
fé e do amor, e tendo por capacete a esperança da salvação; porque Deus não
nos destinou para a ira, mas para a aquisição da salvação, por nosso Senhor
Jesus Cristo, que morreu por nós, para que, quer vigiemos, quer durmamos,
vivamos juntamente com ele. Por isso exortai-vos uns aos outros, e edificai-vos
uns aos outros, como também o fazeis." [1 Tessalonicenses 5:1-11]
Por que Paulo os ensinou (e nos ensinou) a vigiar se o evento não é
iminente - poderia ocorrer a qualquer momento e está em seguida no calendário
profético de Deus? Observe a cuidadosa distinção que Paulo faz entre os
pronomes "vós" e "eles". Esse contraste destina-se a
mostrar que nós, ao contrário daqueles que estão perdidos, não seremos pegos
desprevenidos quando o dia do Senhor vier como um ladrão de noite. Entenda
isto - O dia do Senhor terá a duração de sete anos ao tempo da Segunda Vinda
de Cristo, de modo que "venha" obviamente significa o início dele
- exatamente após o "afastamento" e a revelação do homem do pecado.
E isso nos traz ao assunto de Mateus 24 - em minha humilde opinião o capítulo
mais malcompreendido e mal-aplicado de toda a Bíblia, no que se refere às
profecias. Até mesmo os doutores em teologia que deveriam conhecer mais tropeçam
nessa porção das Escrituras e a consideram inteiramente fora do contexto
quando tentam aplicar uma parte dela ao arrebatamento. O senso comum diz que
Paulo sabia sobre o que estava falando em 1 Coríntios 15:51, quando disse:
"Eis aqui vos digo um mistério:
Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados."
O que a palavra "mistério" (grego musterion) significa
quando é usada no Novo Testamento? Ela se refere a uma Escritura
anteriormente não-revelada! Em outras palavras, Paulo está nos dizendo
algo aqui em aproximadamente [[o ano]] 59-60 [[d.C]] que nunca antes tinha sido revelado por Deus:
o assunto do arrebatamento. Esse fato apenas exige que nenhuma das palavras
de Cristo em Mateus 24 possa estar se referindo ao arrebatamento! Por que
esse ponto é importante, você pode perguntar. Bem, vamos apenas olhar para o
capítulo e destacar alguns detalhes.
Na cena que temos diante de nós, o Senhor está respondendo às
perguntas feitas pelos seus discípulos. É muito provável que nesse ponto
particular o grupo era formado unicamente de judeus. Jesus Cristo ainda não
tinha morrido e a Época da Graça ainda não tinha iniciado, de modo que 100%
do que encontramos nos relatos dos evangelhos está sob a lei e não sob a graça!
Nenhum dos profetas do Antigo Testamento "viu" a Época da Igreja
porque Deus não revelou isso a eles - era um "mistério"
divino! E, o ensino do Senhor aqui é perfeitamente coerente com esse princípio.
Ele está instruindo os judeus sobre o que a "geração" [verso 34]
experimentará durante o Período da Tribulação, pois a igreja ainda não
estava visível e ainda seria revelada! Com essa idéia em mente, observe que os
versos 4-13 descrevem as condições que o remanescente judaico eleito
experimentará durante os dias tenebrosos do período da Tribulação - o
"tempo da angústia de Jacó".
Mateus 24:9 diz muito claramente que, "Então vos hão de entregar
para serdes atormentados, e matar-vos-ão; e sereis odiados de todas as nações
por causa do meu nome." Deus selará 144.000 judeus no início desse período
terrível e é para eles que esse discurso é dirigido. O verso 13 tem sido
malcompreendido e mal-aplicado por muitos cristãos pensando que precisamos
"perseverar até o fim" para sermos salvos, quando na realidade isso
está se referindo ao livramento físico dos judeus que estarão vivos na
Segunda Vinda de Cristo - no final do Período da Tribulação!
Lembre-se que isso não pode se aplicar aos cristãos de forma alguma,
pois naquele ponto - quando Jesus proferiu as palavras registradas em Mateus 24
- a igreja ainda era um mistério [Efésios 3:1-6]. Observe que o verso 14
diz: "E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em
testemunho a todas as nações, e então virá o fim." Meus amigos, o
evangelho da graça ainda era desconhecido naquele tempo! Esse
"evangelho do reino" - a mensagem que João Batista e Jesus Cristo
pregaram e à qual o Senhor está se referindo aqui - era "Arrependei-vos,
porque é chegado o reino dos céus".
Essa mensagem será pregada novamente durante o período da Tribulação
pelos 144.000 israelitas citados em Apocalipse 7 e pelas "duas
testemunhas" de Apocalipse 11:3. O final do Período da Tribulação - que
ocorrerá na Segunda Vinda de Cristo - não acontecerá até que essa mensagem
específica do evangelho tenha sido ouvida por todas as nações e por meio da
qual elas saberão que o reino literal de Jesus Cristo na Terra está prestes a
ser iniciado. Quando o Senhor disse isso aos seus discípulos, ele tinha acabado
de ser rejeitado como rei pela nação de Israel e sabia que suas palavras eram
para uma futura geração de descendentes. Em nenhum
lugar a igreja aparece aqui.
Começando com o verso 15, temos o início da "Grande Tribulação"
- os três anos e meio finais, que serão tão terríveis que o Senhor fez o
seguinte comentário no verso 21: " Porque haverá então grande aflição,
como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem tampouco há de
haver." [Mateus 24:21]
Que os judeus são o foco principal desse discurso é deixado claro no
relato paralelo encontrado em Marcos 13. Observe o fraseado do verso 9:
"Mas olhai por vós mesmos, porque vos entregarão aos concílios
e às sinagogas; e sereis açoitados, e sereis
apresentados perante presidentes e reis, por amor de mim, para lhes servir de
testemunho." [Marcos 13:9; ênfase adicionada]
Pelo que sei, os judeus não costumam levar os cristãos às suas
sinagogas por razão alguma, muito menos para surrá-los! No entanto, durante a
Tribulação, os 144.000 judeus eleitos serão perseguidos pelo seu próprio
povo, bem como pelos gentios.
Em seguida, no verso 22, temos uma frase muito interessante sobre a
abreviação "daqueles dias" por Deus, pois se ele não fizesse isso, nenhuma
carne se salvaria! Isso tem uma relação direta com o verso 36 - outro
comentário feito pelo Senhor que tem sido mal-aplicado há muitos anos. Os
pastores dizem aos seus rebanhos, com base no verso 36, que ninguém poderá
saber o "dia e a hora" do arrebatamento - quando esse verso não
tem absolutamente nada que ver com o arrebatamento, pois considerado no
contexto correto, está claramente se referindo à Segunda Vinda. A perseguição
e matança será tão grande que Deus abreviará aqueles dias para que alguns
permaneçam vivos para povoar o Reino Milenar. E, como o período será
abreviado (algo menor que o número total de dias profetizado por Daniel), ninguém
saberá o dia e a hora exatos!!! Lembre-se que todo o capítulo 24 de Mateus está
lidando com os judeus sob a lei e não com a igreja sob a graça - a igreja e
o arrebatamento, naquele tempo, ainda eram mistérios não-revelados dos
conselhos de Deus.
O verso 44 tem sido usado para fortalecer o argumento que ninguém pode
saber o tempo do arrebatamento, quando na verdade ele está falando dos judeus
aterrorizados que estarão escondidos e suas mentes preocupadas com a sobrevivência
- não em contar o número de dias que faltam na "Grande Tribulação",
conforme informado ao profeta Daniel (um dos argumentos usados contra
"saber o dia e a hora"):
"Por isso, estai vós apercebidos também; porque o Filho do homem há
de vir à hora em que não penseis." [Mateus 24:44]
Pense nisto - os cristãos são exortados em todo o Novo Testamento a
vigiar e aguardar o retorno do Senhor para nos levar para si mesmo e somos
ensinados que não virá como uma surpresa, de acordo com o seguinte:
"Mas vós, irmãos, já não estais em trevas, para que aquele
dia vos surpreenda como um ladrão; porque todos vós sois filhos da luz e
filhos do dia; nós não somos da noite nem das trevas. Não durmamos, pois,
como os demais, mas vigiemos, e sejamos sóbrios." [1 Tessalonicenses
5:4-6; ênfase minha]
Assim, novamente, vemos que as afirmações em Mateus 24 não podem estar
referenciando ao arrebatamento.
O ajuntamento dos escolhidos de Deus "desde os quatro ventos, de uma
à outra extremidade dos céus" [verso 31] é "logo depois
da aflição daqueles dias..." [verso 29] - Novamente, essa é a Segunda
Vinda e não o arrebatamento. As ilustrações "será levado um, e deixado
o outro" dos versos 40 e 41 - tão freqüentemente usadas para ilustrar o
arrebatamento - na verdade referem-se à separação das ovelhas e dos bodes
discutida em Mateus 25:33; os que ficarem são aqueles que entrarão no reino
milenar. E essa passagem está, logicamente, em um contexto não-interrompido, e
é parte dos comentários estendidos do Senhor com relação à sua segunda
vinda.
É compreensível que muitos tentem usar Mateus 24 como texto de prova
para o arrebatamento pois grande parte do capítulo parece "se
encaixar" nele, mas, como vimos - uma inspeção cuidadosa revela que isso
simplesmente não é o caso.
Embora muitos bons homens tenham "quebrado a cara" tentando
prever a data do arrebatamento, Mateus 24:36 não é
uma barreira legítima!
Os eventos mundiais e as atitudes nacionais estão aparentemente
convergindo a um perfeito alinhamento com o que as Escrituras dizem que serão
as condições existentes na época do aparecimento do Anticristo. Assim sendo,
e pelas razões detalhadas anteriormente, acreditamos que o arrebatamento
realmente possa ocorrer a qualquer momento. Você está preparado para encontrar
o Senhor nos ares?
David Bay - Diretor da Cutting Edge Ministries
Verdadeiramente, o final dos tempos está bem diante de nós. O mundo está
na iminência de ver o aparecimento do iníquo.
Autor: Pr. Ron Riffe
Tradução: Jeremias R D P dos Santos
Copiado do site excelente site, que recomendamos: http://www.espada.eti.br
Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em BibliaLTT.org, com ou sem notas).
Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.