David Cloud
Expandido em 12 de março de 2008 - publicado pela primeira vez em 7 de
fevereiro de 2002
David Cloud, Way of Life Literature, PO Box
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O que se segue é um excerto do nosso livro "How to Study the Bible."
("Como Estudar a Bíblia"). Para mais informações sobre o
Dispensacionalismo, veja o artigo "Study the Bible Dispensationally."
("Estude a Bíblia Dispensacionalmente").
O "hiperdispensacionalismo" é caracterizado por fazer
uma divisão agudíssima, extrema e total entre o ministério de Cristo e o dos
Apóstolos, e de dividir ainda mais o ensinamento de Paulo do de Pedro e dos outros
apóstolos {*}. Alguns dos
professores mais conhecidos de hiper ou ultradispensacionalismo
são EW Bullinger, Cornelius Stam, John O'Hair, Charles Welch, Otis Sellers, AE
Knoch e Charles Baker.
Existem muitas variedades de hiperdispensacionalismo, mas as
seguintes são algumas das características [mais ou menos comuns a todas elas]:
(1) [hiperdispensacionalistas dizem que] Os quatro evangelhos são
[exclusiva e] inteiramente judaicos {*}
e não contêm [nenhum] ensinamento direto para as igrejas locais [de hoje, que
chamam de paulinas].
No entanto, o escritor de Hebreus disse que o mesmo evangelho da salvação
pregado pelos apóstolos foi pregado por Cristo (Hb
2: 3-4). 3) Como *nós* escaparemos- para- fora,
[se uma] tão grande
salvação havendo negligenciado? A qual, um começo
havendo recebido (ao ser anunciada através de o Senhor), [depois], por
aqueles a havendo ouvido, a nós foi confirmada;
4) Deus testificando juntamente com [eles],
tanto com sinais como por milagres e várias [espécies de]
maravilhas e distribuições [de- dons] de-
propriedade- de [o] Espírito Santo, segundo a vontade
dEle mesmo?
{***}
Embora saibamos que Cristo [inicialmente] se apresentou [exclusivamente] à
nação judaica e nós entendemos que há diferenças entre os evangelhos e as
epístolas, ainda assim, em Hebreus 2, não vemos uma divisão agudíssima, extrema
e total entre o evangelho pregado por Cristo e aquele pregado pelos apóstolos
que O seguiram. De fato, o Evangelho de João apresenta exatamente o mesmo
evangelho pregado por Paulo. Além disso, 1 Timóteo 6:3-4 mostra que Cristo
[também] falou diretamente para a era da igreja.
3) Se algum- varão ensina [alguma]
doutrina diferente, e ele não se achega (em concordância) às sãs palavras ([a
saber,] aquelas [palavras]
de o nosso Senhor Jesus Cristo) e à doutrina [que é]
segundo a dedicação- no- seguir- a- Deus,
4) Ele tem sido inflado- pela- fumaça- do- orgulho, nada sabendo, mas
enfermando- delirando a respeito de questões e contendas de palavras, de dentro
das quais nascem inveja, porfia, blasfêmias, malignas suspeitas,
{***}
(2) [hiperdispensacionalistas dizem que] ... depois de Cristo ter
sido rejeitado por Israel nos Evangelhos, eles receberam uma segunda chance de
receber o reino na primeira parte do livro de Atos. Assim, eles ensinam que
existem duas igrejas diferentes vistas no livro de Atos, e a verdadeira igreja
paulina só começou depois de Atos 9, 13 ou 28. A igreja mencionada na primeira
parte de Atos alegadamente se refere a uma igreja diferente daquela. das
epístolas da prisão de Paulo. A primeira "igreja" em Atos é
simplesmente um aspecto do reino pregado nos Evangelhos. A maior parte do livro
de Atos é, portanto, descontado como uma diretriz para as igrejas de hoje.
No entanto, no final do livro de Atos ainda encontramos Paulo pregando sobre o
reino (Atos 28:23).
23) E, havendo eles lhe determinado um dia,
vinham muitos até ele, para dentro da [sua]
pousada, aos quais ele explanava plenamente- testemunhando o
reinar de Deus, também os persuadindo- a-
crer as coisas concernentes a Jesus (tanto provenientes- de- junto- da Lei de
Moisés como [provenientes- de- junto- d]os
Profetas) desde [a] manhã até [o] fim-
da- tarde.
Na verdade, ele ainda estava pregando sobre isso em suas epístolas! (2Tes 1:5; 2 Tim 4:1).
5) Clara- prova [é isto] do
justo julgamento de Deus, a fim de ser[des] vós
contados [como] dignos do reinar
de Deus, em benefício d[o] qual também
padeceis;
1) Portanto, [te]
ordeno *eu* por pleno testemunho, diante de Deus, ([isto é] , o
Senhor Jesus Cristo, Aquele [a ponto de] vindo
julgar [os] que estão vivendo e [os]
mortos, ao- tempo- d[a] manifestação dEle e do
Seu reinar):
Embora possamos ver uma transição óbvia no livro de Atos, e nem tudo em Atos
continua em vigor nas igrejas de hoje (por exemplo, falar em línguas e dons de
sinais apostólicos), isso não significa que existem diferentes evangelhos e
diferentes [naturezas, tipos perfeitos de] igrejas em várias partes de Atos. O
livro de Atos é um livro sobre e para as igrejas. O padrão da primeira igreja,
conforme descrito em Atos 2, é o padrão para as igrejas ao longo da era, exceto
pelos aspectos temporários e únicos, relativos à vinda do Espírito Santo e aos
milagres apostólicos.
(3) [hiperdispensacionalistas dizem que] Os mistérios dados a
Paulo são uma revelação diferente daquela dada a Pedro e aos
outros Apóstolos, e somente os escritos de Paulo são diretamente
para a igreja hoje {*}. As
outras epístolas, como Hebreus, Tiago, 1 e 2 Pedro, e as epístolas de João não
são para nós hoje em um sentido direto {*}.
No entanto, o próprio Paulo disse que a igreja é construída apoiada sobre os
"apóstoloS" no plural e não apenas sobre si mesmo (Efésios 2:20) e os
mistérios foram "revelados aos seus santos apóstoloS e profetas"
(Efésios 3: 5) e não para ele sozinho.
20) Havendo vós sido sobre- edificados sobre
o fundamento dos apóstolos e profetas; sendo [a]
principal Pedra da esquina Jesus Cristo, Ele mesmo;
5) O qual noutras gerações não foi manifesto aos filhos dos homens, como agora foi revelado aos Seus santos apóstolos e profetas, pelo Espírito,
Pedro também se referiu aos escritos de Paulo e não fez distinção entre o
ensino de Paulo e o ensino dos outros apóstolos (2 Pedro 3: 1-2, 15-16).
1) Esta agora, ó amados, uma segunda
epístola, eu vos escrevo, em [ambas] as quais desperto
as vossas mentes puras, n[a finalidade do]
fazer- relembrar, 2) Para [vós
outros] ser[des]
relembrados das palavras anteriormente tendo sido ditas pelos santos profetas,
e do mandamento de nós, os apóstolos de o Senhor (isto é, [o]
Salvador); 15) E a
longanimidade de o nosso Senhor como salvação estimai vós; como também o nosso amado
irmão Paulo, segundo a sabedoria a ele dada, vos escreveu,
16) Como também em todas as epístolas [dele],
falando nelas concernente estas coisas, entre as quais há
alguns pontos difíceis- de- ser[em]-
entendidos, os quais os [homens] sem
instrução e [os]
inconstantes torcem, como também [torcem] as
outras Escrituras, para a destruição deles mesmos .
Pedro disse que Paulo escreveu para o mesmo povo e pregou a mesma mensagem.
Embora saibamos que Paulo foi o apóstolo especial dos gentios e recebeu revelações
únicas sobre a igreja como o corpo de Cristo, suas revelações de modo algum
contradizem as revelações dadas nas Epístolas Gerais (Hebreus - Judas).
(4) [hiperdispensacionalistas dizem que] O evangelho pregado por
Pedro no início do livro de Atos é diferente do evangelho pregado por Paulo.
No entanto, não há diferença entre o evangelho pregado por Pedro e o que Paulo
pregou. Pedro pregou a salvação pelo sangue de Cristo (1Pe 1: 2), a salvação pela graciosa, gratuita
misericórdia de Deus (1 Pedro 1: 3), o novo nascimento (1 Pedro 1: 3),
segurança eterna por causa da ressurreição de Cristo ( 1 Pe 1: 3-4). Atos 15 afirma claramente que
todos os apóstolos, incluindo Pedro e Paulo, concordaram com o evangelho. Paulo
disse claramente em 1 Coríntios. 15: 11-14 que todos eles pregaram o mesmo
evangelho. Mesmo em Atos 2, Pedro estava pregando o evangelho da graça de
Cristo em vez de um "evangelho do reino". Ele pregou a Cristo - Sua
crucificação (Atos 2:23), ressurreição (Atos 2: 24-32), ascensão e senhorio.
(Atos 2: 33-36). Ele pregou que o povo deveria se arrepender e ser batizado em
nome de Jesus Cristo para o perdão dos pecados (Atos 2:38). Este não é um
"evangelho do reino". Além disso, Paulo declara em Gálatas 1 que todo
aquele que pregou um evangelho diferente foi amaldiçoado. Se Pedro estivesse
realmente pregando um evangelho diferente naqueles dias, ele teria caído nessa maldição.
{***}
(5) [hiperdispensacionalistas dizem que] O batismo e a Ceia do
Senhor foram dados antes de Paulo receber os mistérios da era da igreja; assim
eles [batismo e ceia] não são para as igrejas hoje {**}. Os hiperdispensacionalistas
diferem nesse ponto. Alguns aceitam tanto o batismo como a Ceia do Senhor;
alguns rejeitam completamente o batismo na água e a Ceia do Senhor; enquanto
outros rejeitam somente o batismo e guardam a Ceia do Senhor.
(6) [hiperdispensacionalistas dizem que] Existem diferentes
formas de salvação no Antigo Testamento e durante a Tribulação {**}. Peter Ruckman, por
exemplo, ensina que os homens foram salvos pela fé mais obras no Antigo
Testamento e que eles serão salvos pela fé mais obras na Tribulação, e pelas
obras sozinhas no Milênio. Em Millions Disappear: Fact or Fiction?
(Milhões Desaparecem: Fato ou Ficção?) Ruckman diz: "Se o Senhor vier e você ficar para trás, então comece a
trabalhar como um louco para chegar ao céu, porque você terá que fazê-lo. ...
Você deve guardar os Dez Mandamentos (todos eles, Eclesiastes 12:13), manter a
Regra de Ouro (1 João 3:10), dar seu dinheiro aos pobres, ser batizado, levar
sua cruz, perseverar [com perfeição] até o fim da Tribulação, espere Jesus
Cristo aparecer na Batalha do Armagedom, e esteja preparado para morrer pelo
que você acredita. Na Tribulação você não pode ser salvo apenas pela graça,
como [podia] antes do arrebatamento "
{*}. De fato, Romanos 4:
1-8 afirma claramente que Abraão antes da lei, e Davi sob a lei, foram salvos
pela fé sem obras {***}. 1) O que,
pois, diremos Abraão (o nosso pai segundo a carne) ter alcançado?
2) Porque, se Abraão em- decorrência- de [suas] obras
foi declarado justificado, [então] ele
tem base- de- que- gloriar[- se]. Mas
não diante de Deus. 3) Porque,
o que diz a Escritura? "Creu Abraão em Deus, e isso lhe foi imputado para
justiça." 4) Ora,
àquele [que está] trabalhando, o salário não lhe é contado
como [ser] graça, mas como [ser]
dívida. 5) Àquele, porém, [que] não [está] trabalhando
mas [está] crendo sobre Aquele [que
está] declarando justo o ímpio, é imputada a sua fé para justiça.
6) Assim- como também Davi declara as bem-aventuranças do
homem a quem Deus imputa justiça, sem obras, [dizendo]:
7) "Bem-aventurados [são aqueles] de
quem foram perdoados os desprezos às leis, e de quem foram cobertos os pecados.
8) Bem-aventurado [é o] varão a quem de
modo nenhum impute [o] Senhor pecado".
Este [salvação pela graça de Deus somente, pela fé somente] é o único plano de
salvação que Deus já teve e sempre terá - a salvação pela graça somente através
da fé baseada apenas no sangue derramado de Jesus Cristo. Os santos do Antigo
Testamento não sabiam o que o santo do Novo Testamento sabe, mas Romanos 4
deixa claro que eles foram salvos pela fé sem obras. Como Abraão, eles criam em
Deus e isso foi contado para eles como justiça. Aqueles que são salvos na
Tribulação também serão salvos através da fé na Palavra de Deus e pelo sangue
de Jesus Cristo e somente através disto (Ap 7:14). 14) E
tenho lhe dito: "Ó senhor, *tu* [o] tens
sabido." E ele me disse: "Estes são aqueles
que [estão] vindo para- fora- da tribulação (a
grande), e lavaram- através- de- mergulho [as] suas compridas
vestes (e branquearam [as] suas
compridas vestes) no sangue do Cordeiro
{***}
Harry A. Ironside escreveu um livrinho útil sobre esse problema chamado Wrongly
Dividing the Word of Truth: Ultra-Dispensationalism Examined in the Light of
Holy Scripture. ("Dividindo Erroneamente a Palavra da Verdade:
Ultradispensacionalismo Examinado à Luz da Sagrada Escritura"). Ele lida
amplamente com o erro do Bullingerismo. Isso está disponível na Internet em http://www.brethrenonline.org/books/ultrad.htm
. [ou https://www.wholesomewords.org/etexts/ironside/wrongly.pdf
]
Uma forma mais recente de hiperdispensacionalismo é apresentada
em ONE BOOK RIGHTLY DIVIDED: THE KEY TO UNDERSTANDING THE BIBLE by Dr.
Douglas Stauffer (UM LIVRO DIVIDIDO DIREITO: A CHAVE PARA A COMPREENSÃO
DA BÍBLIA pelo Dr. Douglas Stauffer) (segunda edição de 1999, McCowen Mills
Publishers). O ensino de Stauffer é basicamente o mesmo que o que foi promovido
pelo Dr. Peter Ruckman por muitos anos, embora Stauffer não dê crédito a
Ruckman. Ele menciona que recebeu "os princípios da divisão correta"
de Dave Reese. Eu [David Cloud] sentei-me sob o ensino hiperdispensacionalista
de Reese em um curso sobre profecia na Escola Bíblica do Templo do Tennessee em
meados da década de 1970. Foi uma benção quando Reese saiu do curso, e tivemos
a alegria de terminar o resto do curso sob o ensinamento sólido e proveitoso do
Dr. Bruce Lackey.
O livro de Stauffer vem com recomendações de alguns pregadores batistas
independentes bem conhecidos, incluindo o Evangelista Dennis Corle de Revival
Fires e o J. Wendell Runion de International Baptist Outreach Missions. Em seu
brilhante prefácio ao livro de Stauffer (que ele chama de "obra-prima
espiritual"), William Grady diz que "este livro sem dúvida criará
ondas de choque dentro de certos [grandes] 'campos' do fundamentalismo
..." Duvido que o livro crie ondas de choque dentro de quaisquer [grandes]
'campos', mas provavelmente criará ondas de choque heréticas em
algumas vidas e igrejas individuais.
Embora existam muitas coisas boas no livro de Stauffer (isto é, ele tem uma
excelente seção sobre arrependimento, definindo-o apropriadamente como "uma mudança de atitude mental e mental que leva a uma mudança
de ações" e advertindo que "muitos
pecadores curvam suas cabeças e pronunciam a 'oração do pecador' sem qualquer
convicção interior ou [real] fé no [real] Senhor Jesus Cristo "), e
embora ele aceite tanto o batismo como a Ceia do Senhor como ordenanças da
igreja, não pode haver dúvida de que ele está ensinando uma forma de hiperdispensacionalismo.
O hiperdispensacionalismo de Stauffer é mais brando do que
algumas das outras abordagens, mas o ensinamento do Dr. Stauffer, no entanto,
produz confusão e divisão dentro das igrejas.
De acordo com Stauffer,
Paulo é o porta-voz da era da igreja (p. 17) {*};
as epístolas gerais de Hebreus ao Apocalipse, embora contenham algumas
aplicações da era da igreja, são escritas [mais particularmente] para os santos
da Grande Tribulação (págs. 20 e 27) {*};
a salvação é obtida por obras durante a tribulação (p. 23) {**};
Hebreus e Tiago não ensinam segurança eterna (pp. 23, 29) {*};
Pedro não pregou o evangelho da graça de Deus (p. 26) {**};
as sete igrejas de Apocalipse 1-3 não são o corpo de Cristo (p. 29) {**};
a epístola de primeiro João ensina que a salvação é através das obras (p. 56) {**};
o livro de Atos não foi dado "para mostrar como estabelecer a igreja local
ou suas funções" (p. 72) {*},
Abraão tinha que manter sua salvação através das obras (p. 175) {**}.
Stauffer até tem um capítulo alertando sobre o "hiperdispensacionalismo"!
Nisso, ele convenientemente redefine o hiperdispensacionalismo
para significar algo diferente do que ele mesmo ensina. Na verdade, ele cria
uma variedade de hiperdispensacionalismo que não existe
realmente, ou se existe, é muito raro.
Ele alega, por exemplo, que um hiperdispensacionalista real ensina
que a lei é inaplicável hoje, mas na realidade, os hiperdispensacionalistas
geralmente ensinam que a lei tem aplicações para a igreja.
Ele afirma que os hiperdispensacionalistas excluem algumas partes
da Bíblia do estudo e da aplicação, mas os hiperdispensacionalistas
tipicamente afirmam que todas as partes da Bíblia têm aplicação aos santos da
era da igreja e são valiosas para o estudo.
Stauffer define o hiperdispensacionalismo como "qualquer
falsa divisão intencional da Bíblia" (p. 149). Tal definição seria
impossível de empregar pelo simples fato de que não podemos olhar para o
coração de um homem e ver quais são suas intenções. De fato, o hiperdispensacionalismo
é "qualquer divisão falsa da Bíblia", independentemente do motivo de
quem está ensinando. Um hiperdispensacionalista pode ser sincero
ou insincero. Isso é além do ponto [não tem nenhuma relevância]. A questão toda
é se ele cria divisões nas Escrituras que não deveriam ser criadas. O livro de
Stauffer faz exatamente isso. (Ele retirou a palavra "intencional" na
terceira edição.)
A terceira edição expandida de Stauffer (2006) modifica ligeiramente algumas
dessas coisas, mas apresenta o mesmo tipo de hiperdispensacionalismo.
Ele não renuncia a nada que tenha ensinado nas edições anteriores. Para mim,
seu erro principal é triplo.
Primeiro, seu erro está em atribuir ao livro de Atos e às Epístolas Gerais
uma dispensação diferente da era da igreja {*}. No capítulo 16, ele divide a era do Novo
Testamento em quatro dispensações - a Era da Prontidão (Mateus-João e
Hebreus-Apocalipse 19), a Era da Igreja (Romanos-Filemom), a Era do Reino
(Apocalipse 20) e Era da Eternidade Futura (Apocalipse 21-22). Quanto ao livro
de Atos, Stauffer diz: "A igreja não deve basear sua
existência ou funções no livro de Atos mais do que em um livro de história da
União Soviética" (p. 72) {*}. A chamada Era da Prontidão, na qual ele agrupa as Epístolas
Gerais, é uma dispensação na qual as pessoas são obrigadas a "buscar o
reino e estarem sempre prontas qualquer que seja o instante em que vier"
(p. 188). Stauffer afirma que esses livros não são dirigidos diretamente ao
crente da era da igreja e que lê-los é como ler correspondência destinada a
outra pessoa (p. 28) {*},
e que eles são escritos principalmente para o tempo da Tribulação (p. 47) {*}. Pelo contrário, as
Epístolas Gerais são revelações plenamente da era da igreja {*}. A epístola de Tiago foi
escrita para as igrejas nesta era atual, tão clara e completamente quanto
Efésios {**}. Não há
contradições doutrinárias entre as epístolas de Paulo e as epístolas gerais {**}. E o livro de Atos, embora
reconheçamos seu caráter transitório e o fato de que há coisas nele de natureza
temporária (por exemplo, os milagres apostólicos), ele deve ser estudado como
doutrina da igreja {**},
em vez de um livro aplicado a alguma dispensação diferente.
Segundo, o erro de Stauffer está em estabelecer Paulo como o porta-voz da
igreja e em contradição com Pedro e os outros apóstolos e
profetas que escreveram o Novo Testamento {*}. Ele diz: "As
instruções específicas de Deus para a Igreja são encontradas predominantemente
nas treze epístolas em que Deus usou Paulo para escrever para a Igreja"
(p. 22) [Hélio: enfatizaria:
"predominantemente, mas não exclusivamente"]. Embora saibamos
que Paulo ocupa um lugar único como o apóstolo dos gentios e ele recebeu
algumas revelações maravilhosas da verdade da igreja, ele não foi o único
apóstolo que escreveu para as igrejas, as epístolas não paulinas do Novo
Testamento são tão {***}
dirigidas às igrejas como as de Paulo, as revelações de Paulo não contradizem
de modo algum as das epístolas gerais, e ele não pregou um evangelho diferente
[do evangelho] dos outros [apóstolos e escritores do Novo Testamento].
Para mais informações sobre o caminho para a salvação em outras dispensações,
ver "Salvation Is the Same in the Old Testament and the New Testament"
("A Salvação É A Mesma no Antigo Testamento e no Novo Testamento"),
de Bruce Lackey e "Salvation in the O.T. and the N.T. Follow-up."
("Salvação no AT e no NT. Complemento"). Estes estão disponíveis na
seção sobre versões da Bíblia, do Bible version section of the End Times
Apostasy Database at the Way of Life web site. Esses artigos também estão
disponíveis na Fundamental Baptist CD-ROM Library.
David Cloud
(traduzido por Hélio, jan. 2019)
**************************
{*} Hélio crê numa versão muito moderada e parcial
disso, trocando os "sempre", "todos", e "em tipo e
grau e escopo totais", dos hiperdispensacionalistas, por "muitas
vezes", "muitos", e "em parciais tipo e grau e
escopo."
{**} Hélio NÃO crê nisso, pelo menos não crê com as mesmas palavras e no grau e
modo e escopo de alguns dos piores e mais extremados hiperdispensacionalistas.
{***} Hélio discorda de David Cloud em certa
natureza, grau e escopo. Sim, o hiperdispensacionalismo tem
muitos erros, mas este parágrafo de Cloud não trata especificamente do assunto
da diferença entre o sadio, equilibrado dispensacionalismo, e o censurável hiperdispensacionalismo
a ser rejeitado, e Cloud está errado nas suas inferências, e extrapolando de um
contexto para outro.
Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.