Deus não Rejeitou o Seu Povo [a nação] de Israel


Parte de The Answers Book
Keith Piper
Liberty Baptist Church, Sidney, Australia
http://answers.libertybaptistchurch.org.au/answers/109.pdf


ASSUNTO: “Deus não Rejeitou Israel”: _*PAULO*_ ENSINA A FUTURA CONVERSÃO DE *ISRAEL* (Estudo 1 de 16)



“1 ¶ DIGO, pois: Porventura rejeitou Deus o seu povo? De modo nenhum; porque também eu sou israelita, da descendência de Abraão, da tribo de Benjamim.
2 Deus não rejeitou o seu povo, que antes conheceu. Ou não sabeis o que a Escritura diz de Elias, como fala a Deus contra Israel, dizendo ...:” (Rm 11:1-2)







Muitos grupos na Cristandade pensam que Deus rejeitou permanentemente [a nação de] Israel e que esta nação já não faz parte do plano algum de Deus para o futuro.  Sempre que veem uma passagem sobre Israel, eles a leem como se referindo à igreja. Eles acham que a igreja herdou todas as promessas do Velho Testamento destinadas a Israel. Quando Israel se tornou uma nação, em Maio de 1948, eles não atribuíram importância alguma ao novo Israel com referência aos eventos futuros. Contudo, até mesmo um estudo casual da Escatologia (a doutrina sobre as últimas coisas, a segunda vinda de Cristo) revelará que [a nação de] Israel está intimamente ligada aos eventos da volta de Cristo.
         
Os grupos que negam qualquer futuro para Israel incluem: os Adventistas do Sétimo  Dia, as Testemunhas de Jeová, os Mórmons, os Católicos Romanos, os Muçulmanos e os Amileniaristas (inclusive muitos Anglicanos, Presbiterianos, Batistas, Igrejas Unidas e Congregacionais), bem como os Calvinistas [Nota de Hélio: de modo nenhum são estes todos os calvinistas, mas só aqueles que são tão soldados às palavras dos líderes da Reforma e ao herege católico Agostinho (queimando no inferno), que preferem as ter como absolutamente infalíveis e até indiscutíveis, e negam o “sola scriptura” que professam, não se dispõem a manter as coisas boas ensinadas na Reforma e jogarem fora o que se conflita com a Palavra de Deus tomada pelo valor de suas palavras. Dou graças a Deus que há muitos salvos verdadeiros [escrevendo particularmente depois do século 18 e, ainda mais, no século 20] e que aderem aos chamados 5 pontos do calvinismo, aos 5 sola da Reforma, mas chegaram a reconhecer o que Deus tão abundantemente e claramente ensinou sobre jamais quebrar para sempre seu pacto eterno, suas promessas eternas à nação de Israel. Fico muito alegre em que conheço muitos calvinistas batistas e muitos presbiterianos assim]

         
Estes grupos se consideram como o favorecido remanescente de Deus (Apocalipse 12:17), substituindo Israel, conforme “profetizado” [note as aspas] pelos seus profetas.

         
ABíblia de Referência Thompson - com Versículos em Cadeia Temática“ erroneamente aplica as referências relativas a Israel como sendo para a Igreja. Ela ignora o princípio da Divisão Étnica de Interpretação da Escritura, [que reconhece que] Deus divide a humanidade em 3 grupos separados: judeus, gentios e igreja:
“Portai-vos de modo que não deis escândalo nem aos judeus, nem aos gregos, nem à igreja de Deus”. (1 Coríntios 10:32).
         
Isto significa que, para entendermos corretamente a Escritura devemos antes indagar: “A quem se refere esta passagem? Ela está falando para ou sobre os judeus? Para os gentios? Ou para a Igreja? ”   Que a passagem referente aos judeus ensine o que ela diz sobre os judeus, sem que se coloque uma significação estranha à mesma.

         
Existem mais de 130 passagens claras na Bíblia [totalizando mais de 224 versos, escritos por 15 escritores], ensinando que Cristo voltará pessoalmente para resgatar e converter a nação de Israel, governar a Terra, a partir de Jerusalém, como Rei dos Judeus, com [a nação de] Israel sendo a principal nação da Terra.

Indaguem se os 211 versos seguintes ensinam se Israel tem um futuro no plano de Deus, nestas 107 passagens:

1 - PAULO ENSINA A FUTURA CONVERSÃO DE [a nação de] ISRAEL: (Romanos 11).


I - Verso 1 – Porventura rejeitou Deus o seu povo?

II -
Verso 2 - Deus não rejeitou o seu povo que antes conheceu.

III -
Verso 11 - Porventura tropeçaram para que caíssem? De modo nenhum.

IV -
Verso 12 - Se a sua queda é a riqueza do mundo, ... quanto mais a sua plenitude!

V -
Verso 15 - “Porque, se a sua rejeição é a reconciliação do mundo, qual será a sua admissão, senão a vida dentre os mortos?”

VI -
Verso 24 - “quanto mais esses {*}, que são naturais, serão enxertados na sua própria oliveira!{* “esses”, da nação de Israel}

VII -
Verso 25 - O endurecimento veio EM PARTE sobre Israel, ATÉ QUE a plenitude dos gentios haja entrado”.

VIII -
Verso 26 - “E assim todo o Israel será salvo, como está escrito: De Sião virá o Libertador, E desviará de Jacó as impiedades.”

IX -
Verso 27 - “E esta será a minha aliança com eles [Israel], Quando eu tirar os seus pecados.”

X - Verso 28 - Assim que, quanto ao evangelho, são inimigos por causa de vós; mas, quanto à eleição, [são] amados por causa dos pais”.

2 - JESUS CRISTO ENSINA A FUTURA CONVERSÃO DE [a nação de] ISRAEL


I - Mateus 23:37-39: “39 Porque eu vos {*} digo que desde agora me não vereis mais, ATÉ QUE digais: Bendito o que vem em nome do Senhor. ” {* Jesus está falando aos habitantes de Jerusalém, aos israelitas em geral}

II - Mateus 24:32 - “Aprendei, pois, esta parábola da figueira {*}: Quando já os seus ramos se tornam tenros e brotam folhas {**}, sabeis que está próximo o verão {***}”.
{* Israel como uma nação, em Joel 1:6-7} {** Israel tornando-se uma nação. De modo parcial isto pode já ter ocorrido em 1948, certamente ainda o será total e literalmente cumprido} {*** o retorno de Cristo}

III - Mateus 2:6 Porque de ti sairá o Guia Que há de apascentar o meu povo de Israel {*}”. {* Apascentamento literal, pelo Cristo literal, à literal nação de Israel, no Milênio literal}

IV - Cristo prometeu julgar e condenar a esta geração má, não a todas as gerações de Israel perpetuamente.
Mateus 12:41-45 -
“Os ninivitas ressurgirão no juízo com esta geração, e a condenarão, porque se arrependeram com a pregação de Jonas. E eis que está aqui quem é mais do que Jonas. A rainha do meio-dia se levantará no dia do juízo com esta geração, e a condenará; porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão. E eis que está aqui quem é maior do que Salomão. E, quando o espírito imundo tem saído do homem, anda por lugares áridos, buscando repouso, e não o encontra. Então diz: Voltarei para a minha casa, de onde saí. E, voltando, acha-a desocupada, varrida e adornada. Então vai, e leva consigo outros sete espíritos piores do que ele e, entrando, habitam ali; e são os últimos atos desse homem piores do que os primeiros. Assim acontecerá também a esta geração má”.
Mateus 23:36 - Em verdade vos digo que todas estas coisas hão de vir sobre esta geração”.

V - João 5:43 - Jesus profetizou que, no futuro, [a nação de], Israel vai receber o Anticristo como o seu Messias:
“Eu vim em nome de meu Pai, e não me aceitais; se outro vier em seu próprio nome, a esse aceitareis”.

VI - Jesus profetizou que na regeneração (Milênio, ainda futuro) os Seus discípulos julgarão as doze tribos de Israel.  
“E Jesus disse-lhes: Em verdade vos digo que vós, que me seguistes, quando, na regeneração, o Filho do homem se assentar no trono da sua glória, também vos assentareis sobre doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel.”
(Mt 19:28)

3 -  MOISÉS disse que DEUS NÃO ABANDONARÁ nem DESTRUIRÁ [a nação de] ISRAEL, nem ESQUECERÁ A ALIANÇA FEITA COM OS PAIS [de Israel].


Deuteronômio 4:30: “30 Quando [tu, Israel] estiverdes em angústia, e todas estas coisas te alcançarem, então nos últimos dias voltarás para o SENHOR teu Deus, e ouvirás a sua voz. 31 Porquanto o SENHOR teu Deus é Deus misericordioso, e não te desamparará, nem te destruirá, nem se esquecerá da aliança que jurou a teus pais. ”

4 - A ALIANÇA PALESTINA PROMETE SETE COISAS A [a nação de] ISRAEL


(Deuteronômio 4:1-10).
I -  Dispersão pela desobediência (verso 1).

1 ¶ E será que, sobrevindo-te todas estas coisas, a bênção ou a maldição, que tenho posto diante de ti, e te recordares delas entre todas as nações, para onde te lançar o SENHOR teu Deus,

II - Futuro arrependimento de Israel, quando na dispersão (verso 2).
2 E te converteres ao SENHOR teu Deus, e deres ouvidos à sua voz, conforme a tudo o que eu te ordeno hoje, tu e teus filhos, com todo o teu coração, e com toda a tua alma,

III - Retorno à terra, obra do Senhor (verso 3).
3 Então o SENHOR teu Deus te fará voltar do teu cativeiro, e se compadecerá de ti, e tornará a ajuntar-te dentre todas as nações entre as quais te espalhou o SENHOR teu Deus.

IV - A restauração da terra. (verso 5)
5 E o SENHOR teu Deus te trará à terra que teus pais possuíram, e a possuirás; e te fará bem, e te multiplicará mais do que a teus pais.

V - A conversão nacional de Israel (verso 6).
6 E o SENHOR teu Deus circuncidará o teu coração, e o coração de tua descendência, para amares ao SENHOR teu Deus com todo o coração, e com toda a tua alma, para que vivas.

VI - O julgamento dos opressores de Israel (verso 7).
7 E o SENHOR teu Deus porá todas estas maldições sobre os teus inimigos {*}, e sobre os teus odiadores {*}, que te perseguiram {*}.
{* Os que perseguiram os descendentes físicos, a semente de Abraão, mesmo quando estando estes em descrença. Cuidado, “cristão” antissemita, “cristão“ que segue Lutero e companhia limitada, segue o católico Hitler e companhia limitada, no seu desprezo e até ódio à nação de Israel... Aliás, já leram o livro "Martin Luther: Hitler's Spiritual Ancestor" Peter F. Wiener ?}

VII - Prosperidade nacional (verso 9).
9 E o SENHOR teu Deus te fará prosperar em toda a obra das tuas mãos, no fruto do teu ventre, e no fruto dos teus animais, e no fruto da tua terra para o teu bem; porquanto o SENHOR tornará a alegrar-se em ti para te fazer bem, como se alegrou em teus pais,

5 - MOISÉS PROFETIZOU um TEMPO DE TRIBULAÇÃO PARA [a nação de] ISRAEL, mas COM UM FINAL FELIZ


I - Deuteronômio 31:29 -
“Porque eu sei que depois da minha morte certamente vos corrompereis, e vos desviareis do caminho que vos ordenei; então este mal vos alcançará nos últimos dias {*}, quando fizerdes mal aos olhos do SENHOR, para o provocar à ira com a obra das vossas mãos”. {* Já foi parcialmente cumprido, mas somente será totalmente cumprido na Tribulação}

II - Deuteronômio 32:29-30: “Quem dera eles fossem sábios! Que isto entendessem, e atentassem para o seu fim! Como poderia ser que um só perseguisse mil, e dois fizessem fugir dez mil, se a sua Rocha os não vendera, e o SENHOR os não entregara? ”

6 - A ALIANÇA DAVÍDICA é INQUEBRÁVEL

Salmo 89:34-35, 37)
   34 Não quebrarei a minha aliança {*}, não alterarei o que saiu dos meus lábios. {* A eterna aliança com Davi}
   35 Uma vez jurei pela minha santidade que não mentirei a Davi.
   36 A sua semente {*} durará para sempre, e o seu trono, como o sol diante de mim. {* A semente, isto é, a descendência de Davi, durará para sempre, dentro de toda a nação de Israel, que durará para sempre}
   37 Será estabelecido para sempre como a lua e como uma testemunha fiel no céu. (Selá.)

Alguns dizem que Deus rompeu sua aliança com Davi (Israel) por causa da desobediência de Israel. No entanto, o Salmo 89:34 claramente afirma que Deus jamais vai quebrar Sua aliança com Davi, nem com a sua descendência, Israel.

7 - ISAÍAS ENSINOU O REAJUNTAMENTO DE [a nação de] ISRAEL NA SUA TERRA, SUA CONVERSÃO, e que DEUS NÃO A ESQUECERIA.

1 - Isaías 2:1-4 declara que, nos últimos dias, Judá, Jerusalém e a casa do Senhor serão exaltados.

“1 ¶ Palavra que viu Isaías, filho de Amós, a respeito de Judá e de Jerusalém.
...2 E acontecerá nos últimos dias que se firmará o monte da casa do SENHOR no cume dos montes, e se elevará por cima dos outeiros; e concorrerão a ele todas as nações.
...3 E irão muitos povos, e dirão: Vinde, subamos ao monte do SENHOR, à casa do Deus de Jacó,
...para que nos ensine os seus caminhos, e andemos nas suas veredas;
...porquê de Sião sairá a lei, e de Jerusalém a palavra do SENHOR. 4 E ele julgará entre as nações,
...e repreenderá a muitos povos;
...e estes converterão as suas espadas em enxadões e as suas lanças em foices;
...uma nação não levantará espada contra outra nação,
...nem aprenderão mais a guerrear.
   5 Vinde, ó casa de Jacó, e andemos na luz do SENHOR.

2 - “E acontecerá naquele dia que os restantes de Israel, e os que tiverem escapado da casa de Jacó, nunca mais se estribarão sobre aquele que os feriu; antes estribar-se-ão verdadeiramente sobre o SENHOR, o Santo de Israel”.

3 - O remanescente de Israel será reajuntado pela segunda vez
“11 E há de ser que naquele dia o Senhor tornará a pôr a sua mão, uma segunda vez, para adquirir o remanescente do seu povo, que for deixado, da Assíria, e do Egito, e de Patros, e da Etiópia, e de Elã, e de Sinar, e de Hamate, e das ilhas do mar.
 12 E levantará um estandarte entre as nações, e ajuntará os desterrados de Israel, e os dispersos de Judá congregará desde os quatro confins da terra
”. (Is 11:11-12)

4 - Deus escolherá Jacó e Israel e os porá na sua própria terra (Isaías 14:1).
“Porque o SENHOR se compadecerá de Jacó, e ainda escolherá a Israel e os porá na sua própria terra; e ajuntar-se-ão com eles os estrangeiros, e se achegarão à casa de Jacó.” (Is 14:1)

5 - A terra de Judá será um terror para o Egito. Esta profecia já se cumpriu [parcialmente], pois as forças militares de Israel derrotaram o Egito em cada guerra, desde 1948. [E ainda se cumprirá, dessa vez completamente]
“E a terra de Judá será um espanto para o Egito; todo aquele a quem isso se anunciar se assombrará, por causa do propósito do SENHOR dos Exércitos, que determinou contra eles. ” (Is 19:17)
“Onde estão agora os teus sábios? Notifiquem-te agora, ou informem-te sobre o que o SENHOR dos Exércitos determinou contra o Egito.” (Is 19:12)

(Nota de Hélio: Achamos que faltou o autor fazer uma transição entre 5 e 6, isto é, entre o fato que Judá será um terror para o Egito, e o fato que Egito e Assíria tornar-se-ão povo de Deus a ser admitido no Milênio.
Ora, quem não aceita que Deus continua Seu plano com a nação de Israel, quem acha que para sempre Ele a rejeitou e substituiu pela Igreja, por favor explique como:
 
A – São os inimigos dos JUDEUS os que serão destruídos no Julgamento das Nações (Mt 25:31-46) sob o reino do Cristo, antes da entrada no Milênio, Mt 25:31-46
(para entender "meus pequeninos irmãos" em Mt 24:40,45, note que Jesus só chamou de irmãos a judeus que nEle creram. Quem discordar, prove com a Bíblia que Ele chamou de irmão alguém não judeu crente) ,

B- Gogue, Magogue e os reis da terra determinam-se destruir a nação de ISRAEL, mas são destruídos Ez 38, 39.
“E esta será a praga com que o SENHOR ferirá a todos os povos que guerrearam contra JERUSALÉM: a sua carne apodrecerá, estando eles em pé, e lhes apodrecerão os olhos nas suas órbitas, e a língua lhes apodrecerá na sua boca.” (Zc 14:12)

C- Cristo volta, destrói Seus inimigos na batalha de Armagedom (no vale e elevação de Megido), e salva a nação de ISRAEL Apoc 14:15-20; 16:14,16; 19:9

D- A nação de ISRAEL se converte e lamenta como se fosse uma só pessoa Zac 12:10-13:2; Rom 11:25-26.
Portanto, Cristo destrói todas as nações inimigas da nação de ISRAEL, mas há uma exceção para 2 nações gentílicas que entrarão no Milênio [claro que depois de convertidas] (ver logo a seguir): ...)


6 – Egito, Assíria e Israel se tornarão povo de Deus.
“Porque o SENHOR dos Exércitos os abençoará, dizendo: Bendito seja o Egito, meu povo, e a Assíria, obra de minhas mãos, e Israel, minha herança.” (Is 19:25)

7 – O
SENHOR dos Exércitos reinará sobre toda a terra, reinará postado no literal Monte Sião, na literal Jerusalém
“...no monte Sião e em Jerusalém, e perante os seus anciãos gloriosamente. ” (Is 24:23)

8
“Dias virão em que Jacó lançará raízes, e florescerá e brotará Israel, e encherão de fruto a face do mundo. ” (Is 27:6)

9 – ...
e vós, ó filhos de Israel, sereis colhidos um a um. 13 E será naquele dia que se tocará uma grande trombeta, e os [filhos de Israel] que andavam perdidos pela terra da Assíria, e os que foram desterrados para a terra do Egito, tornarão a vir, e adorarão ao SENHOR no monte santo em Jerusalém. (Is 27:12-13)

10
E a luz da lua será como a luz do sol, e a luz do sol sete vezes maior, como a luz de sete dias, no dia em que o SENHOR ligar a quebradura do seu povo, e curar a chaga da sua ferida {*}.” (Is 30:26) {* da nação de Isrfael}

11
“Como as aves que voam, assim o SENHOR dos Exércitos defenderá Jerusalém; defendendo, Ele também a livrará; e, passando sobre ela, a preservará.” (Is 31:5 KJB)
Os judeus residindo em Jerusalém serão defendidos, libertados, salvos e preservados por Jesus Cristo, em Seu retorno à terra.

12 - 
“...ó Israel, não me esquecerei de ti.” (Is 44:21)

13 - Deus promete que jamais Se esquecerá de ISRAEL.
(Isaías 49:14-15).
 
“14 Porém Sião diz: Já me desamparou o SENHOR, e o meu Senhor se esqueceu de mim. 15 Porventura pode uma mulher esquecer-se tanto de seu filho que cria, que não se compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse dele, contudo Eu [o SENHOR] não me esquecerei de ti [Sião].” (Is 49:14-15)

14 - Deus consolará e redimirá Jerusalém.
(Isaías 52:9)
“Clamai cantando, exultai juntamente, desertos de Jerusalém; porque o SENHOR consolou o seu povo, remiu a Jerusalém.” (Is 52:9)

15 - Apenas temporariamente Deus abandonou Israel
– Isaías 54:7,8,10 ...
“7 Por um breve momento te deixei, mas com grandes misericórdias te recolherei;
 8 Com um pouco de ira escondi a minha face de ti por um momento; mas com benignidade eterna me compadecerei de ti, diz o SENHOR, o teu Redentor. ...
 10 Porque os montes se retirarão, e os outeiros serão abalados; porém a minha benignidade não se apartará de ti, e a aliança da minha paz não mudará, diz o SENHOR que se compadece de ti.” (Is 54:7-10)


16 - A Aliança de Deus com Sião e Jacó é eterna
(Isaías 59:20-21)...
“20 E virá um Redentor a Sião e aos que em Jacó se converterem da transgressão, diz o SENHOR.
  21 Quanto a mim, esta é a minha aliança com eles, diz o SENHOR:
... desde agora e para todo o sempre.” (Is 59:20-21)

17 -
Os judeus ricos de além-mar regressarão a Israel via aérea e via marítima, no início do Milênio. (Is 60 8-10).
“8 Quem são estes que vêm voando como nuvens, e como pombas às suas janelas?
 9 ¶ Certamente as ilhas me aguardarão, e primeiro os navios de Társis, para trazer teus filhos de longe, e com eles a sua prata e o seu ouro, para o nome do SENHOR teu Deus, e para o Santo de Israel, porquanto ele te glorificou.
10 E os filhos dos estrangeiros edificarão os teus muros, e os seus reis te servirão; porque no meu furor te feri, mas na minha benignidade tive misericórdia de ti.” (Is 60:8-10)

No início do milênio, os judeus voltarão para Israel, de aeroplano (verso 8), de navio (verso 9) e das ilhas, talvez da Inglaterra, dos Estados Unidos e da África do Sul, onde existem muitos judeus ricos, trazendo prata e ouro com eles. O Senhor glorificará Israel (verso 10).

O favor do Senhor repousará sobre Israel. (Zacarias 14:10). Zacarias 14:16-19 descreve como os inimigos de Israel serão destruídos no milênio, sob o governo de Cristo. (Zc 14:12; Is 60:12).
“Toda a terra em redor se tornará em planície, desde Geba até Rimom, ao sul de Jerusalém, e ela será exaltada, e habitada no seu lugar, desde a porta de Benjamim até ao lugar da primeira porta, até à porta da esquina, e desde a torre de Hananeel até aos lagares do rei.” (Zc 14:10)
   “16 ¶ E acontecerá que, todos os que restarem de todas as nações que vieram contra Jerusalém, subirão de ano em ano para adorar o Rei, o SENHOR dos Exércitos, e para celebrarem a festa dos tabernáculos.
   17 E acontecerá que, se alguma das famílias da terra não subir a Jerusalém, para adorar o Rei, o SENHOR dos Exércitos, não virá sobre ela a chuva.
   18 E, se a família dos egípcios não subir, nem vier, não virá sobre ela a chuva; virá sobre eles a praga com que o SENHOR ferirá os gentios que não subirem a celebrar a festa dos tabernáculos.
   19 Este será o castigo do pecado dos egípcios e o castigo do pecado de todas as nações que não subirem a celebrar a festa dos tabernáculos.” (Zc 14:16-19)
   “E esta será a praga com que o SENHOR ferirá a todos os povos que guerrearam contra Jerusalém: a sua carne apodrecerá, estando eles em pé, e lhes apodrecerão os olhos nas suas órbitas, e a língua lhes apodrecerá na sua boca.” (Zc 14:12)
   “Porque a nação e o reino que não te servirem perecerão; sim, essas nações serão de todo assoladas.” (Is 60:12)

18 - Jerusalém será chamada de Procurada,
a cidade não desamparada.
“E chamar-lhes-ão: Povo santo, remidos do SENHOR; e tu serás chamada: Procurada, a cidade não desamparada.” (Is 62:12)

19 - A volta de Israel á sua própria terra, em 1948, seria tão repentina que iria se assemelhar a uma mulher dando à luz em trabalho de parto
(Isaías 66:8-20) [Nota de Hélio: Lembre-se da “Regra do Duplo Cumprimento das Profecias”, da Hermenêutica: “Às vezes profecias têm um cumprimento somente parcial que vem antes, mas todas as profecias terão um cumprimento pleno, total [literal, pois todas as muitas profecias que já foram totalmente cumpridas em sentido pleno, o foram literalmente. Por que imaginar que as poucas profecias, ainda por se cumprir em pleno sentido, não o seriam literalmente? ]. Portanto, cremos que a criação/reconhecimento, pela ONU, do país de Israel, em 1948, foi somente um cumprimento parcial, ainda há aspectos da profecia que estão por se cumprir (em sentido total) ao fim da Tribulação, em preparação para o Milênio]
8  Quem jamais ouviu tal coisa? Quem viu coisas semelhantes? Poder-se-ia fazer nascer uma terra num só dia? Nasceria uma nação de uma só vez? Mas Sião esteve de parto e já deu à luz seus filhos.
10  Regozijai-vos com JERUSALÉM, e alegrai-vos por ela, vós todos os que a amais; enchei-vos por ela de alegria, todos os que por ela pranteastes;
12  Porque assim diz o SENHOR: Eis que estenderei sobre ela a paz como um rio, e a glória dos gentios como um ribeiro que transborda; então mamareis, ao colo vos trarão, e sobre os joelhos vos afagarão.
13  Como alguém a quem consola sua mãe, assim eu vos consolarei; e em Jerusalém vós sereis consolados.
19  E porei entre eles um sinal, e os que deles escaparem enviarei às nações, a Társis, Pul, e Lude, flecheiros, a Tubal e Javã, até às ilhas de mais longe, que não ouviram a minha fama, nem viram a minha glória; e anunciarão a minha glória entre os gentios.

20 - E trarão a todos os vossos irmãos, dentre todas as nações, por oferta ao SENHOR, sobre cavalos, e em carros, e em liteiras, e sobre mulas, e sobre dromedários, trarão ao meu santo monte, a Jerusalém, diz o SENHOR; como quando os filhos de Israel trazem as suas ofertas em vasos limpos à casa do SENHOR.” (Is 66:20)
A descendência judaica e o seu nome permanecerão para sempre:
“Porque, como os novos céus, e a nova terra, que hei de fazer, estarão diante da minha face, diz o SENHOR, assim também há de estar a vossa posteridade e o vosso nome.” (Is 66:22)

8 - JEREMIAS ENSINOU QUE [a nação de] ISRAEL (COMO NAÇÃO) SERIA SALVA, RESGATADA E ABENÇOADA COM UMA ALIANÇA ETERNA COM DEUS


1 - Deus reajuntará Judá e Israel da terra do norte (Rússia) para a terra de Israel

“17 Naquele tempo chamarão a Jerusalém o trono do SENHOR, e todas as nações se ajuntarão a ela, em nome do SENHOR, em Jerusalém; e nunca mais andarão segundo o propósito do seu coração maligno.
18 Naqueles dias andará a casa de Judá com a casa de Israel; e virão juntas da terra do norte {*}, para a terra que dei em herança a vossos pais.” (Jr 3:17-18)
{* A Rússia fica diretamente ao norte de Israel, com a Turquia no meio deles}

2 - O Senhor resgatará, salvará, alimentará, protegerá e proverá Israel
“3 E eu mesmo recolherei o restante das minhas ovelhas, de todas as terras para onde as tiver afugentado, e as farei voltar aos seus apriscos; e frutificarão, e se multiplicarão.
 4 E levantarei sobre elas pastores que as apascentem, e nunca mais temerão, nem se assombrarão, e nem uma delas faltará, diz o SENHOR.
 6 Nos seus dias {*} Judá será salvo, e Israel habitará seguro; e este será o seu nome, com o qual Deus o chamará: O SENHOR JUSTIÇA NOSSA.
{* Cristo corporalmente presente, reinando literalmente sobre toda a terra, 1000 anos literais, até vir o julgamento do grande trono branco e o estado final de todas as coisas}
 7 Portanto, eis que vêm dias, diz o SENHOR, em que nunca mais dirão: Vive o SENHOR, que fez subir os filhos de Israel da terra do Egito;
 8 Mas: Vive o SENHOR, que fez subir, e que trouxe a geração da casa de Israel da terra do norte, e de todas as terras para onde os tinha arrojado; e habitarão na terra deles próprios.” (Jr 23:3-8 KJB)


3 - Israel será salvo da Tribulação para servir a Deus - Jeremias 30:7-22...
“7 Ah! Porque aquele dia é tão grande, que não houve outro semelhante; e é tempo de angústia para Jacó; ele, porém, será salvo dela.
 8 Porque será naquele dia, diz o SENHOR dos Exércitos, que eu quebrarei o seu jugo de sobre o teu pescoço, e quebrarei os teus grilhões; e nunca mais se servirão dele {*} os estrangeiros.
{* de Jacó}
 9 Mas servirão ao SENHOR, seu Deus, como também a Davi, seu rei, que lhes levantarei.
 10 ¶ Não temas, pois, tu, ó meu servo Jacó, diz o SENHOR, nem te espantes, ó Israel; porque eis que te livrarei de terras de longe, e à tua descendência da terra do seu cativeiro; e Jacó voltará, e descansará, e ficará em sossego, e não haverá quem o atemorize.
 11 Porque eu sou contigo, diz o SENHOR, para te salvar; porquanto darei fim a todas as nações entre as quais te espalhei; a ti, porém, não darei fim, mas castigar-te-ei com medida, e de todo não te terei por inocente.
 20 E seus filhos serão como na antiguidade, e a sua congregação será confirmada diante de mim; e castigarei todos os seus opressores.
 22 E ser-me-eis por meu povo, e eu vos serei por vosso Deus.” (Jr 30:7-22 KJB)


4 - Deus reajuntará, construirá, plantará e fará uma nova aliança com Israel e Judá
“Ouvi a palavra do SENHOR, ó nações, e anunciai-a nas ilhas longínquas, e dizei: Aquele que espalhou a Israel o congregará e o guardará, como o pastor ao seu rebanho. ” (Jr 31:10)
  “E será que, como velei sobre eles, para arrancar, e para derrubar, e para transtornar, e para destruir, e para afligir, assim velarei sobre eles, para edificar e para plantar, diz o SENHOR.” (Jr 31:28)
  “Eis que dias vêm, diz o SENHOR, em que farei uma aliança nova com a casa de Israel e com a casa de Judá.” (Jr 31:31)
  “36 Se falharem estas ordenanças {*} de diante de mim, diz o SENHOR, deixará também a descendência de Israel de ser uma nação diante de mim para sempre.
{* sol e lua}
37 Assim disse o SENHOR: Se puderem ser medidos os céus lá em cima, e sondados os fundamentos da terra cá em baixo, também eu rejeitarei toda a descendência de Israel, por tudo quanto fizeram, diz o SENHOR. ” (Jr 31:36-37)
Ele que dispersou Israel, vai reajuntá-la e guarda-la-á. (verso 10, 28, 31, 36, 37 ...

5 - Deus reajuntará Israel como o seu povo, salva-la-á, abençoá-la-á e fará com ela uma aliança eterna (Jeremias 32:37-42)...
“37 Eis que eu os congregarei de todas as terras, para onde os tenho lançado na minha ira, e no meu furor, e na minha grande indignação; e os tornarei a trazer a este lugar, e farei que habitem nele seguramente.
   38 E eles serão o meu povo, e eu lhes serei o seu Deus;
   39 E lhes darei um mesmo coração, e um só caminho, para que me temam todos os dias, para seu bem, e o bem de seus filhos, depois deles.
   40 E farei com eles uma aliança eterna de não me desviar de fazer-lhes o bem; e porei o meu temor nos seus corações, para que nunca se apartem de mim.
   41 E alegrar-me-ei deles, fazendo-lhes bem; e plantá-los-ei nesta terra firmemente, com todo o meu coração e com toda a minha alma.
   42 Porque assim diz o SENHOR: Como eu trouxe sobre este povo todo este grande mal, assim eu trarei sobre ele todo o bem que lhes tenho declarado.” (Jr 32:37-42)

Essas dez promessas mostram que Deus tem um grande futuro para a nação de Israel, em Jr 32:37-42

6 - Deus salvará Israel e Judá
e elas habitarão em segurança e a Aliança Davídica é tão permanente como o dia e a noite.  (Jeremias 33:14-22)..
“14 Eis que vêm dias, diz o SENHOR, em que cumprirei a boa palavra que falei à casa de ISRAEL e à casa de JUDÁ;
   15 Naqueles dias e naquele tempo farei brotar a Davi um Renovo de justiça {*}, e ele fará juízo e justiça na terra.
{* Cristo}
   16 Naqueles dias Judá será salvo e Jerusalém habitará seguramente; e este é o nome com o qual Deus a chamará: O SENHOR é a nossa justiça.
   20 Assim diz o SENHOR: Se puderdes invalidar a minha aliança com o dia, e a minha aliança com a noite, de tal modo que não haja dia e noite a seu tempo,
   21 Também se poderá invalidar a minha aliança com Davi, meu servo, para que não tenha filho que reine no seu trono; como também com os levitas, sacerdotes, meus ministros.
   22 Como não se pode contar o exército dos céus, nem medir-se a areia do mar, assim multiplicarei a descendência de Davi, meu servo, e os levitas que ministram diante de mim.” (Jr 33:14-22)


7 “Tu não temas, servo meu, Jacó, diz o SENHOR, porque estou contigo; porque porei termo a todas as nações entre as quais te lancei; mas a ti não darei fim, mas castigar-te-ei com justiça, e não te darei de todo por inocente.” (Jr 46:28)

8 “... v. 20 Tu {*} és meu machado de batalha e minhas armas de guerra, e por meio de ti despedaçarei as nações e por ti destruirei os reis;” (Jr 51:19-20) {* Jacó e Israel}
Isso somente se cumprirá na volta de Cristo.

9 - EZEQUIEL PREDISSE QUE UM REMANESCENTE DE [a nação de] ISRAEL SERIA SALVO NOS ÚLTIMOS DIAS


1 - “Porém deixarei um remanescente, para que tenhais entre as nações alguns que escaparem da espada, quando fordes espalhados pelas terras.” (Ez 6:8)

2 – Israel será reajuntada e salva
“Portanto, dize: Assim diz o Senhor DEUS: Hei de ajuntar-vos do meio dos povos, e vos recolherei das terras para onde fostes lançados, e vos darei a terra de Israel.” (Ez 11:17)
   
“19 E lhes darei um só coração, e um espírito novo porei dentro deles; e tirarei da sua carne o coração de pedra, e lhes darei um coração de carne;
   20 Para que andem nos meus estatutos, e guardem os meus juízos, e os cumpram; e eles me serão por povo, e eu lhes serei por Deus.” (Ez 11:19-20)

3 –
“Para que a casa de Israel não se desvie mais de mim, nem mais se contamine com todas as suas transgressões; então eles serão o meu povo, e eu lhes serei o seu Deus, diz o Senhor DEUS.” (Ez 14:11)

4 -  
“60 ¶ Contudo eu me lembrarei da minha aliança, que fiz contigo nos dias da tua mocidade; e estabelecerei contigo uma aliança eterna.
   61 Então te lembrarás dos teus caminhos, e te confundirás, quando receberes tuas irmãs maiores do que tu, com as menores do que tu, porque tas darei por filhas, mas não pela tua aliança.” (Ez 16:60-61)


5 -
“Também vos farei passar debaixo da vara, e vos farei entrar no vínculo da aliança.” (Ez 20:37)
   “E separarei para fora de entre vós os rebeldes, e os que transgrediram contra mim; da terra das suas peregrinações os tirarei, mas à terra de Israel não voltarão; e sabereis que eu sou o SENHOR.” (Ez 20:38 KJB)
   “42 E sabereis que eu sou o SENHOR, quando eu vos introduzir na terra de Israel, terra pela qual levantei a minha mão para dá-la a vossos pais.
   43 E ali vos lembrareis de vossos caminhos, e de todos os vossos atos com que vos contaminastes, e tereis nojo de vós mesmos, por causa de todas as vossas maldades que tendes cometido.” (Ez 20:42-43)

6 - Deus reajuntará e salvará Israel para habitar segura (Ezequiel 28:25-26)
“25 Assim diz o Senhor DEUS: Quando eu congregar a casa de Israel dentre os povos entre os quais estão espalhados, e eu me santificar entre eles, perante os olhos dos gentios, então habitarão na sua terra que dei a meu servo, a Jacó.
   26 E habitarão nela seguros, e edificarão casas, e plantarão vinhas, e habitarão seguros, quando eu executar juízos contra todos os que estão ao seu redor e que os desprezam; e saberão que eu sou o SENHOR seu Deus.” (Ez 28:25-26)
   Estes eventos jamais aconteceram antes. Portanto, só podem se referir a um reajuntamento e bênção futuros para Israel.

7 -
“E tirá-las-ei dos povos, e as congregarei dos países, e as trarei à sua própria terra, e as apascentarei nos montes de Israel, junto aos rios, e em todas as habitações da terra.” (Ez 34:13)
  “24 E eu, o SENHOR, lhes serei por Deus, e o meu servo Davi será príncipe no meio delas; eu, o SENHOR, o disse.
   25 E farei com elas uma aliança de paz, e acabarei com as feras da terra, e habitarão em segurança no deserto, e dormirão nos bosques.” (Ez 34:24-25)
   “E não servirão mais de rapina aos gentios, as feras da terra nunca mais as devorarão; e habitarão seguramente, e ninguém haverá que as espante.” (Ez 34:28)

8 - “24 E vos tomarei dentre os gentios, e vos congregarei de todas as terras, e vos trarei para a vossa TERRA.
   25 ¶ Então aspergirei água pura sobre vós, e ficareis purificados; de todas as vossas imundícias e de todos os vossos ídolos vos purificarei.
   26 E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne.
   27 E porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis.
   28 E habitareis na terra que eu dei a vossos pais e vós sereis o meu povo, e eu serei o vosso Deus.
   29 E livrar-vos-ei de todas as vossas imundícias; e chamarei o trigo, e o multiplicarei, e não trarei fome sobre vós.” (Ez 36:24-29)
   “Assim diz o Senhor DEUS: Ainda por isso serei solicitado pela casa de Israel, que lho faça; multiplicar-lhes-ei os homens, como a um rebanho.” (Ez 36:37)


9 - O Vale dos ossos secos -  Ezequiel 37:11,12,14,21-27
   “11 Então me disse: Filho do homem, estes ossos são toda a casa de Israel. Eis que dizem: Os nossos ossos se secaram, e pereceu a nossa esperança; nós mesmos estamos cortados.
   12 Portanto profetiza, e dize-lhes: Assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu abrirei os vossos sepulcros, e vos farei subir das vossas sepulturas, ó povo meu, e vos trarei à terra de Israel.” (Ez 37:11-12)
   “E porei em vós o meu Espírito, e vivereis, e vos porei na vossa terra; e sabereis que eu, o SENHOR, disse isto, e o fiz, diz o SENHOR.” (Ez 37:14)
   “21 Dize-lhes pois: Assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu tomarei os filhos de Israel dentre os gentios, para onde eles foram, e os congregarei de todas as partes, e os levarei à sua própria TERRA. (KJB)
   22 E deles farei uma NAÇÃO na terra, nos montes de ISRAEL, e um rei será rei de todos eles, e nunca mais serão duas nações; nunca mais para o futuro se dividirão em dois reinos.
   23 E nunca mais se contaminarão com os seus ídolos, nem com as suas abominações, nem com as suas transgressões, e os livrarei de todas as suas habitações, em que pecaram, e os purificarei. Assim eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus.
   24 E meu servo Davi será rei sobre eles, e todos eles terão um só pastor; e andarão nos meus juízos e guardarão os meus estatutos, e os observarão.
   25 E habitarão na TERRA que dei a meu servo JACÓ, em que habitaram vossos pais; e habitarão nela, eles e seus filhos, e os filhos de seus filhos, para sempre, e Davi, meu servo, será seu príncipe eternamente.
   26 E farei com eles uma aliança de paz; e será uma aliança perpétua. E os estabelecerei, e os multiplicarei, e porei o meu santuário no meio deles para sempre.
   27 E o meu tabernáculo estará com eles, e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.” (Ez 37:21-27)


10 - A Rússia invadirá Israel reajuntada, nos últimos dias – Ezequiel 38:8-16.
“8 Depois de muitos dias serás visitado. No fim dos anos virás à terra que se recuperou da espada, e que foi congregada dentre muitos povos, junto aos montes de Israel, que sempre se faziam desertos; mas aquela terra foi tirada dentre as nações, e todas elas habitarão seguramente.
    9 Então subirás, virás como uma tempestade, far-te-ás como uma nuvem para cobrir a terra, tu e todas as tuas tropas, e muitos povos contigo.
   10 Assim diz o Senhor DEUS: E acontecerá naquele dia que subirão palavras no teu coração, e maquinarás um mau desígnio,
   11 E dirás: Subirei contra a terra das aldeias não muradas; virei contra os que estão em repouso, que habitam seguros; todos eles habitam sem muro, e não têm ferrolhos nem portas;
   12 A fim de tomar o despojo, e para arrebatar a presa, e tornar a tua mão contra as terras desertas que agora se acham habitadas, e contra o povo que se congregou dentre as nações, o qual adquiriu gado e bens, e habita no meio da terra.
   13 Sebá e Dedã, e os mercadores de Társis, e todos os seus leõezinhos te dirão: Vens tu para tomar o despojo? Ajuntaste a tua multidão para arrebatar a tua presa? Para levar a prata e o ouro, para tomar o gado e os bens, para saquear o grande despojo?
   14 ¶ Portanto, profetiza, ó filho do homem, e dize a Gogue: Assim diz o Senhor DEUS: Porventura não o saberás naquele dia, quando o meu povo Israel habitar em segurança? 15 Virás, pois, do teu lugar, do extremo norte, tu e muitos povos contigo, montados todos a cavalo, grande ajuntamento, e exército poderoso, 16 E subirás contra o meu povo ISRAEL, como uma nuvem, para cobrir a terra. Nos últimos dias sucederá que hei de trazer-te contra a minha TERRA, para que os gentios me conheçam a mim, quando eu me houver santificado em ti, ó Gogue, diante dos seus olhos.” (Ez 38:8-16)

11 - Israel na [sua própria] terra será salva após a derrota  da Rússia (Ezequiel 39:7-29).
“7 E farei conhecido o meu santo nome no meio do meu povo Israel, e nunca mais deixarei profanar o meu santo nome; e os gentios saberão que eu sou o SENHOR, o Santo em Israel.
   8 ¶ Eis que vem, e se cumprirá, diz o Senhor DEUS; este é o dia de que tenho falado.
   9 E os habitantes das cidades de ISRAEL sairão, e acenderão o fogo, e queimarão as armas, e os escudos e as rodelas, com os arcos, e com as flechas, e com os bastões de mão, e com as lanças; e acenderão fogo com elas por SETE ANOS.
   10 E não trarão lenha do campo, nem a cortarão dos bosques, mas com as armas acenderão fogo; e roubarão aos que os roubaram, e despojarão aos que os despojaram, diz o Senhor DEUS.
   11 E sucederá que, naquele dia, darei ali a Gogue um lugar de sepultura em Israel, o vale dos que passam ao oriente do mar; e pararão os que por ele passarem; e ali sepultarão a Gogue, e a toda a sua multidão, e lhe chamarão o vale da multidão de Gogue.
   12 E a casa de Israel os enterrará durante SETE MESES, para purificar a terra.
   13 Sim, todo o povo da terra os enterrará, e será para eles memorável dia em que eu for glorificado, diz o Senhor DEUS.
   14 E separarão homens que incessantemente percorrerão a terra, para que eles, juntamente com os que passam, sepultem os que tiverem ficado sobre a face da terra, para a purificarem; durante sete meses farão esta busca.
   15 E os que percorrerem a terra, a qual atravessarão, vendo algum osso de homem, porão ao lado um sinal; até que os enterradores o tenham enterrado no vale da multidão de Gogue.
   16 E também o nome da cidade será Hamona; assim purificarão a terra.
   17 Tu, pois, ó filho do homem, assim diz o Senhor DEUS, dize às aves de toda espécie, e a todos os animais do campo: Ajuntai-vos e vinde, congregai-vos de toda parte para o meu sacrifício, que eu ofereci por vós, um sacrifício grande, nos montes de Israel, e comei carne e bebei sangue.
   18 Comereis a carne dos poderosos e bebereis o sangue dos príncipes da terra; dos carneiros, dos cordeiros, e dos bodes, e dos bezerros, todos cevados de Basã.
   19 E comereis a gordura até vos fartardes e bebereis o sangue até vos embebedardes, do meu sacrifício que ofereci por vós.
   20 E, à minha mesa, fartar-vos-ei de cavalos, de carros, de poderosos, e de todos os homens de guerra, diz o Senhor DEUS.
   21 E eu porei a minha glória entre os gentios e todos os gentios verão o meu juízo, que eu tiver executado, e a minha mão, que sobre elas tiver descarregado.
   22 E saberão os da casa de Israel que eu sou o SENHOR seu Deus, desde aquele dia em diante.
   23 ¶ E os gentios saberão que os da casa de Israel, por causa da sua iniqüidade, foram levados em cativeiro, porque se rebelaram contra mim, e eu escondi deles a minha face, e os entreguei nas mãos de seus adversários, e todos caíram à espada.
   24 Conforme a sua imundícia e conforme as suas transgressões me houve com eles, e escondi deles a minha face.
   25 Portanto assim diz o Senhor DEUS: Agora tornarei a trazer os cativos de Jacó, e me compadecerei de toda a casa de ISRAEL; zelarei pelo meu santo nome.
   26 E levarão sobre si a sua vergonha, e toda a sua rebeldia, com que se rebelaram contra mim, quando eles habitarem seguros na sua terra, sem haver quem os espante.
   27 Quando eu os tornar a trazer de entre os povos, e os houver ajuntado das terras de seus inimigos, e eu for santificado neles aos olhos de muitas nações,
   28 Então saberão que eu sou o SENHOR seu Deus, vendo que eu os fiz ir em cativeiro entre os gentios, e os ajuntarei para voltarem a sua terra, e não mais deixarei lá nenhum deles.
   29 Nem lhes esconderei mais a minha face, pois derramarei o meu Espírito sobre a casa de ISRAEL, diz o Senhor DEUS.” (Ez 39:7-29)


12 - A glória do Senhor encherá o templo milenial (Ezequiel 43:2,4,5).
“E eis que a glória do Deus de Israel vinha do caminho do oriente; e a sua voz era como a voz de muitas águas, e a terra resplandeceu por causa da sua glória.” (Ez 43:2)
   “4 E a glória do SENHOR entrou na casa pelo caminho da porta, cuja face está para o lado do oriente.
   5 E levantou-me o Espírito, e me levou ao átrio interior; e eis que a glória do SENHOR encheu a casa.” (Ez 43:4-5)

13 - Os levitas servirão no templo milenial (Ezequiel 44:10-11)
“10 ¶ Mas os levitas que se apartaram para longe de mim, quando Israel andava errado; os quais andavam transviados, desviados de mim, para irem atrás dos seus ídolos, levarão sobre si a sua iniqüidade.
   11 Contudo serão ministros no meu santuário, nos ofícios das portas da casa, e servirão à casa; eles matarão o holocausto, e o sacrifício para o povo, e estarão perante eles, para os servir.” (Ez 44:10-11)

14 – A terra de Israel será [com equidade e justiça] repartida entre suas tribos... (Ezequiel 45:8)

“E esta terra será a sua possessão em Israel; e os meus príncipes nunca mais oprimirão o meu povo, antes deixarão a terra à casa de Israel, conforme as suas tribos.” (Ez 45:8)

15 – Os portões da cidade terão os nomes das tribos de ISRAEL.

“31 ¶ E as portas da cidade serão conforme os nomes das tribos de Israel; três portas para o norte: a porta de Rúben uma, a porta de Judá outra, a porta de Levi outra.
   32 E do lado oriental quatro mil e quinhentas canas, e três portas, a saber: a porta de José uma, a porta de Benjamim outra, a porta de Dã outra.
   33 E do lado sul quatro mil e quinhentas canas por medida, e três portas: a porta de Simeão uma, a porta de Issacar outra, a porta de Zebulom outra.
   34 Do lado ocidental quatro mil e quinhentas canas, e as suas três portas: a porta de Gade uma, a porta de Aser outra, a porta de Naftali outra.
   35 Dezoito mil canas por medida terá ao redor; e o nome da cidade desde aquele dia será: O SENHOR ESTÁ ALI.” (Ez 48:31-35)

 

Naftali

Aser

Gade

 

Simeão

 

4500

 

Rubem


Issacar


4500

 


4500


Judá

Zebulom

 

4500

 

Levi

 

Benjamim

José

 

 

 

10 - DANIEL DECLARA QUE O ARCANJO MIGUEL AINDA REPRESENTA [a nação de] ISRAEL NA TRIBULAÇÃO E QUE [a nação de] ISRAEL SERÁ LIBERTADA


“E naquele tempo se levantará Miguel, o grande príncipe, que se levanta a favor dos filhos do teu povo [Israel], e haverá um tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até àquele tempo; mas naquele tempo o teu povo será libertado, todo aquele que for achado escrito no livro.” (Dn 12:1 KJB)

11 - OSÉIAS ENSINA A CONVERSÃO [a nação de] DE ISRAEL NOS ÚLTIMOS DIAS

(Os 2:18-20,23)
1 – Israel, a esposa adúltera, será restaurada Os 2:14-23
“18 E naquele dia farei por eles ALIANÇA com as feras do campo, e com as aves do céu, e com os répteis da terra; e da terra quebrarei o arco, e a espada, e a guerra, e os farei deitar em segurança.
   19 E desposar-te-ei comigo para sempre; desposar-te-ei comigo em justiça, e em juízo, e em benignidade, e em misericórdias.
   20 E desposar-te-ei comigo em fidelidade, e conhecerás ao SENHOR.” (Os 2:18-20)
   “E semeá-la-ei para mim na terra, e compadecer-me-ei dela que não obteve misericórdia; e eu direi àquele que não era meu povo: Tu és meu povo; e ele dirá: Tu és meu Deus!” (Os 2:23)

2 -
“4 Porque os filhos de Israel ficarão por muitos dias {*} sem rei, e sem príncipe, e sem sacrifício, e sem estátua, e sem éfode ou terafim. {* a era das igrejas}
   5 DEPOIS. retornarão  {*} os filhos de Israel, e buscarão ao SENHOR seu Deus, e a Davi, seu rei; e temerão ao SENHOR, e à sua bondade, no fim dos dias.” (Os 3:4-5) {* à própria terra deles}
Durante cerca de 2.500 anos, Israel não teve um rei. Após o arrebatamento da igreja, Israel será [totalmente] reajuntada, e buscará Deus, e será salva. Isso já aconteceu, parcialmente, em 1948.

3 – Cristo retornará ao céu até que os judeus o invoquem, no tempo das dores de Jacó.

I - Oséias 5:15 ... Cristo falando:
Irei e voltarei ao meu lugar, até que se reconheçam culpados e busquem a minha face; estando eles angustiados, de madrugada me buscarão.” (Os 5:15)
II - Oséias 6:1... judeus falando
“Vinde, e tornemos ao SENHOR, porque ele despedaçou, e nos sarará; feriu, e nos atará a ferida.” (Os 6:1)

“Depois de dois dias {*} Ele nos revivificará {**}; ao terceiro dia {***} Ele nos ressuscitará, e viveremos diante dEle (Os 6:2) {* talvez isto signifique cerca de 2000 anos, contados a partir e de modo que Deus não revelou totalmente} {** Israel, toda a nação, será convertida e aceitará Jesus como seu Messias, Salvador, Senhor, e Deus} {*** o início do Milênio}

4 [Toda a nação de] Israel será convertida - Oséias 14: 4,5,6.

“4 ¶ Eu sararei a sua infidelidade,
eu voluntariamente os amarei;
porque a minha ira se apartou deles.
   5 Eu serei para Israel como o orvalho. Ele florescerá como o lírio e lançará as suas raízes como o Líbano.
   6 Estender-se-ão os seus galhos, e a sua glória será como a da oliveira, e sua fragrância como a do Líbano.” (Os 14:4-6)

12 - JOEL ENSINA A CONVERSÃO DE [a nação de] ISRAEL


1 - “Então o SENHOR se mostrou zeloso da sua TERRA, e compadeceu-se do seu povo.” (Jl 2:18)
   “E o SENHOR, respondendo, disse ao seu povo: Eis que vos envio o trigo, e o mosto, e o azeite, e deles sereis fartos, e vos não entregarei mais ao opróbrio entre os gentios.” (Jl 2:19)
   “20 Mas removerei para longe de vós o exército do norte {*}, e lançá-lo-ei em uma terra seca e deserta; a sua frente para o mar oriental, e a sua retaguarda para o mar ocidental; e subirá o seu mau cheiro, e subirá a sua podridão; porque fez grandes coisas.
{* Rússia}
   25 E restituir-vos-ei os anos que comeu o gafanhoto, a locusta, e o pulgão e a lagarta, o meu grande exército que enviei contra vós.” (Jl 2:20-25) 
 “E vós sabereis que eu estou no meio de Israel, e que eu sou o SENHOR vosso Deus, e que não há outro; e o meu povo nunca mais será envergonhado.” (Jl 2:27)

2 -
Congregarei todas as nações, e as farei descer ao vale de Jeosafá; e ali com elas entrarei em juízo, por causa do MEU POVO, e da minha herança, ISRAEL, a quem elas espalharam entre as nações e repartiram a minha terra.” (Jl 3:2)
Hoje em dia, as nações estão repartindo a terra de Israel entre os árabes, em troca da paz. Deusa vai julgar e castigar essas nações que estão pressionando Israel, para ela desista de partes de sua terra.

3 - O Senhor... Joel 3:16; 3:20,21...

   “E o SENHOR bramará de Sião, e de Jerusalém fará ouvir a sua voz; e os céus e a terra tremerão, mas o SENHOR será o refúgio do SEU POVO, e a fortaleza dos filhos de ISRAEL.” (Jl 3:16)
   “20 Mas Judá será habitada para sempre, e Jerusalém de geração em geração. 21 E purificarei o sangue dos que eu não tinha purificado; porque o SENHOR habitará em SIÃO.” (Jl 3:20-21)

13 - AMÓS ENSINA QUE DEUS VAI REJUNTAR E ABENÇOAR [a nação de] ISRAEL

Amós 9:11,12,14,15:

  
“11 ¶ Naquele dia tornarei a levantar o tabernáculo caído de DAVI, e repararei as suas brechas, e tornarei a levantar as suas ruínas, e o edificarei como nos dias da antiguidade;

   12 Para que possuam o restante de Edom, e todos os gentios que são chamados pelo meu nome, diz o SENHOR, que faz essas coisas.” (Am 9:11-12)
   “14 E trarei do cativeiro MEU POVO ISRAEL, e eles reedificarão as cidades assoladas, e nelas habitarão, e plantarão vinhas, e beberão o seu vinho, e farão pomares, e lhes comerão o fruto.

  
15 E plantá-los-ei na sua terra, e não serão mais arrancados da sua TERRA que lhes dei, diz o SENHOR teu Deus.” (Am 9:14-15)

 

14 - MIQUÉIAS ENSINA QUE [a nação de] ISRAEL SERÁ A MAIS PODEROSA NAÇÃO NO MILÊNIO.

1) “E o restante de JACÓ estará entre os gentios, no meio de muitos povos, como um leão entre os animais do bosque, como um leãozinho entre os rebanhos de ovelhas, o qual, quando passar, pisará e despedaçará, sem que haja quem as livre.” (Mq 5:8)

2) As nações O {*} verão, e envergonhar-se-ão, por causa de todo o seu poder; porão a mão sobre a boca, e os seus ouvidos ficarão surdos.” (Mq 7:16) {* O Senhor, apascentando o Seu povo, a nação de Israel convertida, versos 10-12}

3) Tornará a apiedar-se de nós {*} ; sujeitará as nossas iniqüidades, e tu {**} lançarás todos os seus {*} pecados nas profundezas do mar.” (Mq 7:19) {* a nação de Israel} {** o Senhor}

4)Darás a JACÓ a fidelidade, e a Abraão a benignidade, que JURASTE a nossos pais desde os dias antigos.” (Mq 7:20)

15 - SOFONIAS ENSINA QUE [a nação de] ISRAEL SERÁ SALVA

1) O remanescente de Israel não cometerá iniqüidade, nem proferirá mentira, e na sua boca não se achará língua enganosa; mas serão apascentados, e deitar-se-ão, e não haverá quem os espante.” (Sf 3:13)

2) “O SENHOR afastou os teus juízos, exterminou o teu inimigo; o SENHOR, o rei de Israel, está no meio de ti; tu não verás mais mal algum.” (Sf 3:15)

3) “19 Eis que naquele tempo procederei contra todos os que te [ó Israel] afligem, e salvarei a que coxeia, e recolherei a que foi expulsa; e deles farei um louvor e um nome em toda a terra em que foram envergonhados.

4) 20 Naquele tempo vos farei voltar, naquele tempo vos recolherei; certamente farei de vós um nome e um louvor entre todos os povos da terra, quando fizer voltar os vossos cativos diante dos vossos olhos, diz o SENHOR.” (Sf 3:19-20)

16 - ZACARIAS ENSINA QUE [a nação de] ISRAEL SERÁ RESTAURADA

1) “Porque assim diz o SENHOR dos Exércitos: Depois da glória ele me enviou às nações que vos despojaram; porque aquele que tocar em vós {*} toca na MENINA DO SEU {**} OLHO.” (Zc 2:8) {* a nação de Israel} {** de Deus}

2
“Então o SENHOR herdará a JUDÁ como Sua porção na terra santa e, de novo, escolherá a JERUSALÉM” (Zc 2:12 KJB)

3
“12 E fala-lhe, dizendo: Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Eis aqui o homem cujo nome é RENOVO; ele brotará do seu lugar, e edificará o TEMPLO DO SENHOR.
   13 Ele mesmo edificará o templo do SENHOR, e ele levará a glória; assentar-se-á no seu trono e dominará, e será sacerdote no seu trono, e conselho de paz haverá entre ambos os ofícios.” (Zc 6:12-13)


4
Assim diz o SENHOR: Voltarei para SIÃO, e habitarei no meio de Jerusalém; e JERUSALÉM chamar-se-á a cidade da verdade, e o monte do SENHOR dos Exércitos, o monte santo.” (Zc 8:3)

5
“7 Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Eis que salvarei o meu povo {*} da terra do oriente e da terra do ocidente; {* a nação de Israel}
   8 E trá-los-ei, e habitarão no meio de Jerusalém; e eles {*} serão o meu povo, e eu lhes serei o seu Deus em verdade e em justiça.” (Zc 8:7-8)
{* a nação de Israel}

6
“E há de suceder, ó casa de JUDÁ, e casa de ISRAEL, que, assim como fostes uma maldição entre os gentios, assim vos salvarei, e sereis uma bênção; não temais, esforcem-se as vossas mãos.” (Zc 8:13)

7
“Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Naquele dia sucederá que pegarão dez homens, de todas as línguas das nações, pegarão, sim, na orla das vestes de um JUDEU, dizendo: Iremos convosco, porque temos ouvido que DEUS ESTÁ CONVOSCO.” (Zc 8:23)

8
“15 O SENHOR dos Exércitos os amparará; eles devorarão, depois que os tiverem sujeitado, as pedras da funda; também beberão e farão barulho como excitados pelo vinho; e encher-se-ão como bacias de sacrifício, como os cantos do altar.
   16 E o SENHOR seu Deus naquele dia os salvará, como ao rebanho do seu povo: porque como pedras de uma coroa eles resplandecerão na terra dEle {*}.” (Zc 9:15-16 KJB)
{* a terra de propriedade de Deus}

9
“E fortalecerei a casa de JUDÁ, e salvarei a casa de José, e fá-los-ei voltar, porque me compadeci deles; e serão como se eu não os tivera rejeitado, porque eu sou o SENHOR seu Deus, e os ouvirei.” (Zc 10:6)

10 – [Deus fará Jerusalém esmagar toda a humanidade contra ela, e] Israel será convertida, quando Cristo voltar

Zacarias 12:2,3,8-10

“2 Eis que eu farei de JERUSALÉM um copo de tremor para todos os povos em redor, e também para Judá, durante o cerco contra Jerusalém.
   3 E acontecerá naquele dia que farei de JERUSALÉM uma pedra pesada para todos os povos;
   todos os que a carregarem certamente serão despedaçados
;
   e ajuntar-se-ão contra ela todo o povo da terra.” (Zc 12:2-3)
   “8 Naquele dia o SENHOR protegerá os habitantes de JERUSALÉM;
   e o mais fraco dentre eles naquele dia será como Davi,
   e a casa de Davi será como Deus
, como o anjo do SENHOR diante deles.
   9 ¶ E acontecerá naquele dia, que procurarei destruir todas as nações que vierem contra JERUSALÉM;
   10 Mas sobre a casa de Davi, e sobre os habitantes de JERUSALÉM,
   derramarei o Espírito de graça e de súplicas;
   e olharão para mim, a quem traspassaram;
   e pranteá-lo-ão sobre ele, como quem pranteia pelo filho unigênito;
   e chorarão amargamente por ele, como se chora amargamente pelo primogênito
.” (Zc 12:8-10)

11 - Quando o anticristo invadir Jerusalém, 2/3 dos israelitas serão mortos

Zacarias 13:8-9
“8 E acontecerá em toda a terra, diz o SENHOR, que as duas partes dela serão extirpadas, e expirarão; mas a terceira parte restará nela.
   9 E farei passar esta terceira parte pelo fogo, e a purificarei, como se purifica a prata, e a provarei, como se prova o ouro.
   Ela invocará o meu nome, e eu a ouvirei;
   direi: É meu povo;
e ela dirá: O SENHOR é o meu Deus.” (Zc 13:8-9)


Pergunta para os Amilenaristas: 2/3 da Igreja serão mortos?!?!?! (Resposta: Não)


12 - Eventos Do Armagedom. Zacarias 14

“   2 Porque eu ajuntarei TODAS as nações para a peleja contra JERUSALÉM; e a cidade será tomada, e as casas serão saqueadas, e as mulheres forçadas; e metade da cidade sairá para o cativeiro, mas o restante do povo não será extirpado da cidade.
   3 E o SENHOR sairá, e pelejará contra estas nações, como pelejou, sim, no dia da batalha.
   4 E naquele dia estarão os seus [de Cristo] pés sobre o MONTE DAS OLIVEIRAS, que está defronte de JERUSALÉM para o oriente; e o monte das Oliveiras será fendido pelo meio, para o oriente e para o ocidente, e haverá um vale muito grande; e metade do monte se apartará para o norte, e a outra metade dele para o sul.
   5 E fugireis pelo vale dos meus montes, pois o vale dos montes chegará até Azel; e fugireis assim como fugistes de diante do terremoto nos dias de Uzias, rei de Judá. Então virá o SENHOR meu Deus, e todos os santos contigo.
   9 E o SENHOR será rei sobre toda a terra; naquele dia um será o SENHOR, e um será o seu nome.
   11 E habitarão nela {*}, e não haverá mais destruição, porque JERUSALÉM habitará segura.
{* na cidade de Jerusalém, verso 10}
   12 E esta será a praga com que o SENHOR ferirá a todos os povos que guerrearam contra JERUSALÉM: a sua carne apodrecerá, estando eles em pé, e lhes apodrecerão os olhos nas suas órbitas, e a língua lhes apodrecerá na sua boca.
   14 E também Judá pelejará em Jerusalém, e as riquezas de todos os gentios serão ajuntadas ao redor, ouro e prata e roupas em grande abundância.

CONCLUSÃO:

Dos 211 versos supracitados fica evidenciado que, no contexto da volta de Cristo à Terra, Deus ainda estará cuidando [pela nação] de Israel.
A Bíblia ensina, de forma incapaz de ser mal compreendida [i.e, incapaz de erroneamente ser confundida com se fosse outra coisa], que os judeus voltarão à sua terra ainda no estado de incredulidade e, enquanto encarando o [total, completo, absoluto, definitivo e eterno] aniquilamento [iminente, para imediatamente] pelo anticristo [aniquilamento aparentemente sem escapatória possível], então Cristo voltará pessoalmente para regatar e converter Israel. Assim, depois disso, já no Reino [milenar] de Cristo, Israel será a nação líder [a mais poderosa e a principal] da Terra.

Então, concluímos este estudo em total concordância com o Apostolo Paulo, que disse:
“E se a sua queda é a riqueza do mundo, e a sua diminuição a riqueza dos gentios, quanto mais a sua plenitude” (Romanos 11:12).

Achar que Deus rejeitou o Seu povo Israel é discordar de 15 escritores da Escritura [em 211 versos].

RESUMO:

Romanos 11:1: “Digo, pois: “Porventura REJEITOU DEUS O SEU POVO? De modo nenhum; porque também eu sou israelita, da descendência de Abraão, da tribo de Benjamim”.
   “E se a sua queda é a riqueza do mundo, e a sua diminuição a riqueza dos gentios, quanto mais a sua PLENITUDE!” (Rm 11:12)
   “Porque, se a sua rejeição é a reconciliação do mundo, qual será a sua ADMISSÃO, senão a vida dentre os mortos?” (Rm 11:15)
   “24 Porque, se tu foste cortado do natural zambujeiro e, contra a natureza, enxertado na boa oliveira, quanto mais esses, que são naturais, serão enxertados na sua própria oliveira!
   25 Porque não quero, irmãos, que ignoreis este segredo (para que não presumais de vós mesmos): que o endurecimento veio em parte sobre Israel, ATÉ QUE a plenitude dos gentios haja entrado.” (Rm 11:24-25)
   “Assim que, quanto ao evangelho, são inimigos por causa de vós; mas, quanto à eleição, eles [da nação de Israel] são AMADOS por causa dos pais.” (Rm 11:28)
   Deuteronômio 4:31: “Porquanto o SENHOR teu Deus é Deus misericordioso, e [o SENHOR] não te desamparará, nem te destruirá, NEM SE ESQUECERÁ DA ALIANÇA que jurou a teus  pais”.
   “E há de ser que naquele dia o Senhor tornará a pôr a sua mão para adquirir OUTRA VEZ o remanescente do seu povo, que for deixado, da Assíria, e do Egito, e de Patros, e da Etiópia, e de Elã, e de Sinar, e de Hamate, e das ilhas do mar.” (Is 11:11)
   “Porque o SENHOR se compadecerá de JACÓ, e AINDA ESCOLHERÁ A ISRAEL e os porá na sua própria terra; e ajuntar-se-ão com eles os estrangeiros, e se achegarão à casa de JACÓ.” (Is 14:1)
   “E a terra de JUDÁ SERÁ UM TERROR PARA O
EGITO; todo aquele a quem isso se anunciar se assombrará, por causa do propósito do SENHOR dos Exércitos, que determinou contra eles.” (Is 19:17)
   “Porque o SENHOR dos Exércitos os abençoará, dizendo: Bendito seja o EGITO, meu povo, e a Assíria, obra de minhas mãos, e Israel, minha herança.” (Is 19:25)
   “7 POR UM BREVE MOMENTO TE DEIXEI,
mas COM GRANDES MISERICÓRDIAS TE RECOLHEREI;
   8 Com um pouco de ira escondi a minha face de ti por um momento; mas com benignidade ETERNA me compadecerei de ti, diz o SENHOR, o teu Redentor.” (Is 54:7-8)
   “Porque os montes se retirarão, e os outeiros serão abalados; porém a minha benignidade não se apartará de ti {*}, e a aliança da minha paz não mudará, diz o SENHOR que se compadece de ti.” (Is 54:10)
{* a nação de Israel}
   “17 Naquele tempo chamarão a JERUSALÉM o trono do SENHOR,
e todas as nações se ajuntarão a ela, em nome do SENHOR, em Jerusalém; e nunca mais andarão segundo o propósito do seu coração maligno.
   18 Naqueles dias ANDARÁ A CASA DE JUDÁ COM A CASA DE ISRAEL;
e virão juntas da terra do norte {*}, PARA A TERRA QUE DEI EM HERANÇA A VOSSOS PAIS.” (Jr 3:17-18)
{* A Rússia está diretamente ao norte de Israel, com a Turquia no meio}
   “Ah! porque aquele dia é tão grande, que não houve outro semelhante; e é tempo de angústia para JACÓ; ELE, PORÉM, SERÁ SALVO DELA.” (Jr 30:7)
   “Porque eu sou contigo, diz o SENHOR, para te salvar; porquanto
darei fim a todas as nações entre as quais te espalhei;
A TI, PORÉM, NÃO DAREI FIM
,
mas castigar-te-ei com medida, e de todo não te terei por inocente.” (Jr 30:11)
   “E ser-me-eis por povo, e eu vos serei por Deus.” (Jr 30:22)
   “Assim disse o SENHOR: Se puderem ser medidos os céus lá em cima, e sondados os fundamentos da terra cá em baixo, também eu rejeitarei toda a descendência de Israel, por tudo quanto fizeram, diz o SENHOR.” (Jr 31:37)
 
 “Porque assim diz o SENHOR: Como eu trouxe sobre este povo todo este grande mal, assim eu trarei sobre ele todo o bem que lhes tenho declarado.” (Jr 32:42)
   “Tu não temas, servo meu, Jacó, diz o SENHOR, porque estou contigo; porque porei termo a todas as nações entre as quais te lancei; mas a ti não darei fim, mas castigar-te-ei com justiça, e não te darei de todo por inocente.” (Jr 46:28)
   “E naquele tempo se levantará MIGUEL, o grande príncipe, que SE LEVANTA A FAVOR DOS FILHOS DO TEU POVO {*}, e haverá um tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até àquele tempo; mas naquele tempo livrar-se-á o teu povo, todo aquele que for achado escrito no livro.” (Dn 12:1)
{* a nação de Israel}
   “Porque OS FILHOS DE ISRAEL FICARÃO POR MUITOS DIAS SEM REI, e sem príncipe, e sem sacrifício, e sem estátua, e sem éfode ou terafim.
   5 DEPOIS. RETORNARÃO  {*} OS FILHOS DE ISRAEL, e buscarão ao SENHOR seu Deus, e a Davi, seu rei; e temerão ao SENHOR, e à sua bondade, no fim dos dias.” (Os 3:4-5)
{* à própria terra deles}
   “Depois de dois dias Ele nos revivificará; AO TERCEIRO DIA ELE NOS RESSUSCITARÁ, e viveremos diante dEle (Os 6:2)
   “Am 9:11 ¶ Naquele dia TORNAREI A LEVANTAR O TABERNÁCULO CAÍDO DE DAVI, e repararei as suas brechas, e tornarei a levantar as suas ruínas, e O EDIFICAREI COMO NOS DIAS DA ANTIGUIDADE;
   Am 9:15 E plantá-los-ei na sua terra, e NÃO SERÃO MAIS ARRANCADOS DA SUA TERRA que lhes dei, diz o SENHOR teu Deus.” (Am 9:11-15)
   “E fortalecerei a casa de Judá, e salvarei a casa de José, e fá-los-ei voltar, porque me compadeci deles; e SERÃO COMO SE EU NÃO OS TIVERA REJEITADO, porque eu sou o SENHOR seu Deus, e os ouvirei.” (Zc 10:6)
   “25 Assim diz o Senhor DEUS: Quando eu congregar a casa de Israel dentre os povos entre os quais estão espalhados, e eu me santificar entre eles, perante os olhos dos gentios, então habitarão na sua terra que dei a meu servo, a Jacó.
   26 E habitarão nela seguros, e edificarão casas, e plantarão vinhas, e habitarão seguros, quando eu executar juízos contra todos os que estão ao seu redor e que os desprezam; e saberão que eu sou o SENHOR seu Deus.” (Ez 28:25-26)
   “24 E vos tomarei dentre os gentios, e vos congregarei de todas as terras, e vos trarei para a vossa terra.
   25 ¶ Então aspergirei água pura sobre vós, e ficareis purificados; de todas as vossas imundícias e de todos os vossos ídolos vos purificarei.
   26 E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne.
   27 E POREI DENTRO DE VÓS O MEU ESPÍRITO, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis.
   28 E habitareis na terra que eu dei a vossos pais e vós sereis o meu povo, e eu serei o vosso Deus.
   29 E livrar-vos-ei de todas as vossas imundícias; e chamarei o trigo, e o multiplicarei, e não trarei fome sobre vós.” (Ez 36:24-29)
   “Assim diz o Senhor DEUS: Ainda por isso serei solicitado pela casa de Israel, que lho faça; multiplicar-lhes-ei os homens, como a um rebanho.” (Ez 36:37)
      “11 Então me disse: Filho do homem, estes ossos são toda a casa de Israel. Eis que dizem: Os nossos ossos se secaram, e pereceu a nossa esperança; nós mesmos estamos cortados.
   12 Portanto profetiza, e dize-lhes: Assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu abrirei os vossos sepulcros, e vos farei subir das vossas sepulturas, ó povo meu, e vos trarei à terra de Israel.” (Ez 37:11-12)
   “E porei em vós o meu Espírito, e vivereis, e vos porei na vossa terra; e sabereis que eu, o SENHOR, disse isto, e o fiz, diz o SENHOR.” (Ez 37:14)
   “21 Dize-lhes pois: Assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu tomarei os filhos de Israel dentre os gentios, para onde eles foram, e os congregarei de todas as partes, e os levarei à sua própria terra. (KJB)
      27 E o meu tabernáculo estará com eles, e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.” (Ez 37:21-27)
   “Ez 39:7 E farei conhecido o meu santo nome no meio do meu povo Israel, e nunca mais deixarei profanar o meu santo nome; e os gentios saberão que eu sou o SENHOR, o Santo em Israel.
   Ez 39:9 E os habitantes das cidades de Israel sairão, e acenderão o fogo, e queimarão as armas, e os escudos e as rodelas, com os arcos, e com as flechas, e com os bastões de mão, e com as lanças; e acenderão fogo com elas por sete anos.
   10 E não trarão lenha do campo, nem a cortarão dos bosques, mas com as armas acenderão fogo; e roubarão aos que os roubaram, e despojarão aos que os despojaram, diz o Senhor DEUS.
   22 E saberão os da casa de Israel que eu sou o SENHOR seu Deus, desde aquele dia em diante.
   23 ¶ E os gentios saberão que os da casa de Israel, por causa da sua iniqüidade, foram levados em cativeiro, porque se rebelaram contra mim, e eu escondi deles a minha face, e os entreguei nas mãos de seus adversários, e todos caíram à espada.
   24 Conforme a sua imundícia e conforme as suas transgressões me houve com eles, e escondi deles a minha face.
   25 Portanto assim diz o Senhor DEUS: Agora tornarei a trazer os cativos de Jacó, e me compadecerei de toda a casa de Israel; zelarei pelo meu santo nome.
   26 E levarão sobre si a sua vergonha, e toda a sua rebeldia, com que se rebelaram contra mim, quando eles habitarem seguros na sua terra, sem haver quem os espante.
   27 Quando eu os tornar a trazer de entre os povos, e os houver ajuntado das terras de seus inimigos, e eu for santificado neles aos olhos de muitas nações,
   28 Então saberão que eu sou o SENHOR seu Deus, vendo que eu os fiz ir em cativeiro entre os gentios, e os ajuntarei para voltarem a sua terra, e não mais deixarei lá nenhum deles.
   29 Nem lhes esconderei mais a minha face, pois DERRAMAREI O MEU ESPÍRITO SOBRE A CASA DE ISRAEL, diz o Senhor DEUS.” (Ez 39:7-29)




Autor: Keith Piper
Traduzido por Mary Schultze, 16/05/2012.


Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em BibliaLTT.org, com ou sem notas).



(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de 
http://solascriptura-tt.org)


(retorne a http://solascriptura-tt.org/ EscatologiaEDispensacoes/ 
retorne a http:// 
solascriptura-tt.org/ )

 



Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.