DISPENSACIONALISMO
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Todo o crente que conhecemos é dispensacionalista, em algum grau. Se você,
hoje, não oferece sacrifícios de animais no templo, em Jerusalém, porque você corretamente
discerne que não é requerido fazer exata e totalmente o mesmo que o judeu do
Velho, então você crê que há diferentes tratos de Deus com o homem à medida que
os séculos passam, portanto você é um dispensacionalista. Eu, tu, ele, todos
nós os crentes, somos dispensacionalistas, em algum grau. A maior diferença
entre os crentes é se são ou não consistentes e sempre estão prontos a
reconhecer em plena escala todas as claras modificações de tratamento de Deus
com o homem através dos séculos. Nossa oração é que você e eu sejamos
consistentes e plenos nisso, nem menos, nem mais do que está claro na Bíblia.
Se não tivermos SEMPRE em mente todas as diferenças entre as dispensações
mostradas neste mapa, será IMPOSSÍVEL compreendermos tudo que deveríamos compreender,
seria IMPOSSÍVEL corretamente interpretar MUITAS partes da Bíblia,
estendendo-se por praticamente todas as doutrinas.
Entre as perguntas que devemos fazer a cada minuto à medida que estamos lendo a
Bíblia, estão: Qual o significado literal e exato de cada palavra? Qual é o
contexto imediato? Quem está falando (Deus diretamente? Deus através de fiel
profeta? Um homem falho, mesmo que a Bíblia o registre infalivelmente? O
Diabo?)? A ele quem está falando? A QUE DISPENSAÇÃO ISTO SE REFERE (aos judeus
na dispensação da lei? aos crentes da dispensação ds igrejas? a quem está na
Tribulação? etc.)? Como Cristo pode ser percebido aqui? Qual a aplicação disso
tudo para mim, hoje? Em que devo mudar à luz disto? Há alguma ordem de Deus que
preciso obedecer, ou obedecer mais?
(Resumido e adaptado a partir de artigo por autor que se identificou apenas pelas iniciais C.R.S., em http://pwp.netcabo.pt/iqc/principios.htm)
Os oponentes ao dispensacionalismo têm-nos acusado muitas vezes afirmando, por
exemplo, que nós ensinamos que sob o Velho Testamento os homens eram salvos
pelas obras da lei, enquanto que hoje são salvos pela graça por meio da fé.
Esta acusação é falsa, pois nenhum dispensacionalista que conhecemos crê nem
ensina que as obras da lei em si mesmas jamais puderam, nem podem, nem poderão
salvar. Ao contrário, cremos e pregamos o que Deus diz quanto às obras da
lei: "nenhuma carne será justificada diante
de Deus pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado" (Rom.
3:20); e cremos e pregamos o que Deus diz quanto aos sacrifícios do
V.T.: "é impossível que o sangue dos touros e dos
bodes tire os pecados" (Heb. 10:4). O homem tem sido sempre
salvo pela graça de Deus, por meio da fé (Efé 2:8-9). Nunca houve, nem há, nem
haverá outro modo de ser salvo. Este é um princípio fixo do qual Hebreus 11
testemunha repetidas vezes.
Porém isto não altera o fato de que:
a) o modo de Deus tratar com os homens, e os termos de aceitação estabelecidos, por Ele têm sido mudados repetidas vezes através dos séculos e;
b) portanto, a fé n’Ele seria expressa de modos diferentes através dos séculos [por exemplo, hoje não temos que sacrificar cordeiros nas igrejas].
Hebreus 11 também testemunha consistentemente este fato duplo, e ninguém
pode contestá-lo.
Um princípio é uma regra fixa de moralidade ou de conduta. Deus possui
os mais elevados princípios e nunca se desvia deles.
Exemplos:
Ele sempre odiou e odiará o pecado: em todos os tempos o pecado foi e sempre será contrário à Sua natureza santa.
Deus sempre se deleitou e sempre se deleitará na justiça, na misericórdia e no amor.
Deus nunca se desviou, nem se desvia, nem se desviará no mais leve grau, destes princípios. Exemplos:
O princípio da lei, ou da justiça, tem continuado imutável ao longo dos séculos. Consideremos 3 assassinatos:
- por Caim antes da Lei,
- por Davi durante a lei,
- e por um crente depois de Cristo.
Ora, Deus odeia estes 3 assassinatos e todos eles precisaram ser pagos (quanto ao destino eterno dos crentes que cometeram este pecado, estes foram pagos na morte de Cristo).
O princípio da fé, ou graça, é igualmente imutável.
- Antes da lei, "Abraão creu a Deus e isso lhe foi imputado como justiça" (Rom. 4:3).
- Sob a lei, "Assim também David declara bem-aventurado o homem a quem Deus imputa a justiça sem as obras" (Rom. 4:6).
- Depois da lei, "Aquele que não pratica, mas crê n’Aquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça" (Rom. 4:5).
O QUE É UMA DISPENSAÇÃO?
Enquanto os princípios de Deus têm a ver com o Seu caráter, com a Sua natureza,
as dispensações de Deus dizem respeito às Suas formas de tratar com os que a
Ele estão sujeitos, especialmente com o homem.
Em português, nos dicionários, a palavra "dispensar" apenas
quer dizer "distribuir". A palavra "dispensação",
portanto, significa o "ato de dispensar ou de distribuir", ou
"aquilo que é dispensado ou distribuído". (Por exemplo, nos
dispensários médicos os medicamentos são dispensados, distribuídos aos pobres.)
No Novo Testamento em grego, a palavra "3622 oikonomia" é
usada 7 vezes e significa "administração ou governo da casa":
- 3 vezes a Almeida-1693 e a ACF traduziram "oikonomia" por "mordomia" (Luc 16:2,3,4), e isto está correto, o que está errado é o que muitos fazem hoje, dando à palavra o sentido pejorativo de gozo de regalias indevidas. O sentido correto continua sendo "administração ou governo da casa".
- 4 vezes a Almeida-1693 e a ACF traduziram "oikonomia" por "dispensação" (1Cor 9:17; Efé 1:10; 3:2; Col 1:25) e isto está correto, o que está errado é o que muitos fazem hoje, restringindo o sentido da palavra simplesmente a um período de tempo. O sentido correto continua sendo "administração ou governo da casa".
A definição teológica é: "Uma dispensação é
uma maneira [um sistema] particular de Deus administrar Seu reinar sobre o mundo,
à medida que Ele progressivamente executa Seu propósito para a história do
mundo." (Ankenberg). Dispensação é comumente (mas
indevidamente) confundida com o período de tempo que lhe corresponde.
MUDANÇAS NAS DISPENSAÇÕES DE DEUS
Deve ser evidente até mesmo para o leitor menos atento das Escrituras que, na
queda do homem, ocorreu uma grande mudança nos tratos de Deus com ele. Antes
disso Adão e Eva tinham gozado comunhão ininterrupta com Deus, habitando na
inocência extática, no belo jardim do Éden. Porém agora tudo mudou. O pecado
separara todos homens de Deus. Adão e Eva foram expulsos do jardim. Uma
profunda percepção de pecado e de vergonha passou a dominá-los. Viram-se nus e
tiveram de se vestir. O homem teve de começar a ganhar a vida para si e para a
sua família trabalhando arduamente, e a mulher teve que ter filhos com dor.
Pior de tudo, o pecado entrara no mundo, e a morte também entrara através do
pecado. Certamente que tudo isto envolveu uma mudança nas responsabilidades dos
homens para com Deus e para com os outros.
Daqui em diante os tratos de Deus com os homens foram repetidas vezes mudados.
O Governo Humano foi instituído após o dilúvio, com Noé (Gên 9:6); a
dispensação da promessa começou com Abrão (Gen. 12:1-3); "a lei foi dada por Moisés" (João 1:17); "a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo"
(João 1;17) e foi dispensada por Paulo, o principal dos pecadores salvo
pela graça (Efé 3:1-3).
Assim, enquanto os princípios de Deus nunca mudam, as Suas dispensações, os
Seus tratos com os homens, mudam de tempos em tempos. Isto inclui mesmo os
termos de aceitação para com Deus:
- no princípio, eram requeridos sacrifícios cruentos (com sangue) (Gên 17:14;
Heb 11:4);
- depois, mais tarde, foi acrescentada a circuncisão (Gên 17:14);
- posteriormente, a obediência a toda a lei Mosaica foi exigida (Exô 19:5-6;
Rom 10:5);
- depois, foi requerido "o batismo do
arrependimento para a remissão de pecados" (Mar 1:4; Atos 2:38);
- e, para hoje, a exigência é: "ÀQUELE QUE
NÃO PRATICA, MAS CRÊ NAQUELE QUE JUSTIFICA O ÍMPIO, A SUA FÉ LHE
É IMPUTADA COMO JUSTIÇA" (Rom 4:5)
Estudemos detalhadamente este diagrama:
Notemos que:
1) Este diagrama não pretende indicar que sempre que uma dispensação começou
ela cancelou todos os tratos das dispensações anteriores e os substituiu por um
trato novo e totalmente diferente. Ao contrário, a maioria das dispensações
adicionam mais regulamentações enquanto mantendo muitos dos tratos das dispensações
anteriores. Por exemplo: apesar da chamada de Abraão ter introduzido a
dispensação da promessa, não trouxe a dispensação precedente a um fim, pois o
governo humano ainda hoje se encontra em vigor. A maioria dos efeitos das
dispensações são cumulativos ao invés de substitutivos.
2) Apesar de hoje Deus recusar obras para a salvação, requereu-as contudo (como
evidências da verdadeira fé) sob outras dispensações. Como já explicamos, isto
não aconteceu, porque as obras em si mesmas pudessem salvar, mas porque elas
eram a necessária expressão da fé.
3) Aos santos dos séculos passados só lhes era requerido crerem em tudo o que
Deus já tinha revelado até então. Eles eram salvos simplesmente porque
confiavam em Deus e criam em tudo que Ele já havia dito, mesmo eles não
antevendo perfeitamente todo o plano de Deus, particularmente não antevendo
perfeitamente Cristo vertendo Seu sangue por e em lugar deles, nem
compreendendo tudo de todos os tipos dados por Deus.
(Aqui, Hélio simplesmente tomou os
versículos comprobatórios, acrescentando pouquíssimas explicações)
RESPONSABILIDADE (tão pouca e leve! oh, o amor de
Deus!): NÃO COMER
E criou Deus o homem à sua imagem: à imagem de Deus o criou;
homem e mulher os criou. E Deus os abençoou, e Deus lhes
disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai
sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se
move sobre a terra. (Gênesis 1:27-28)
Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás;
porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás. (Gênesis
2:17)
FRACASSO (oh, a maldade do homem em geral!):
COMERAM
E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e
agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu
fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.
(Gênesis 3:6)
JUÍZO: MALDIÇÃO E MORTEs
E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a tua dor, e a
tua conceição; com dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu
marido, e ele te dominará. E a Adão disse: Porquanto deste
ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo:
Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos
os dias da tua vida. Espinhos, e cardos também, te produzirá;
e comerás a erva do campo. (Gênesis 3:16-18)
RESPONSABILIDADE (tão pouca e leve! oh, o amor de
Deus!): OBEDECER, SACRIFÍCIOS DERRAMANDO SANGUE
E fez o SENHOR Deus a Adão e à sua mulher túnicas de peles,
e os vestiu. Então disse o SENHOR Deus: Eis que o homem é
como um de nós, sabendo o bem e o mal; ora, para que não estenda a sua mão,
e tome também da árvore da vida, e coma e viva eternamente, (Gênesis
3:21-22)
E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua
gordura; e atentou o SENHOR para Abel e para a sua oferta. (Gênesis
4:4)
FRACASSO (oh, a maldade do homem em geral!):
CORRUPÇÃO
E viu Deus a terra, e eis que estava corrompida; porque
toda a carne havia corrompido o seu caminho sobre a terra. (Gênesis
6:12)
JUÍZO: DILÚVIO UNIVERSAL
E disse o SENHOR: Destruirei o homem que criei de sobre a
face da terra, desde o homem até ao animal, até ao réptil, e até à ave dos
céus; porque me arrependo de os haver feito. (Gênesis 6:7)
Então disse Deus a Noé: O fim de toda a carne é vindo perante a minha
face; porque a terra está cheia de violência; e eis que os desfarei com a
terra. (Gênesis 6:13)
RESPONSABILIDADE (tão pouca e leve! oh, o amor de
Deus!): POVOAR E ESPALHAR-SE POR TODA A TERRA
Quem derramar o sangue do homem, pelo homem o seu sangue será
derramado; porque Deus fez o homem conforme a sua imagem.
Mas vós frutificai e multiplicai-vos; povoai abundantemente a terra, e
multiplicai-vos nela. (Gênesis 9:6-7)
FRACASSO (oh, a maldade do homem em geral!):
DESOBEDECERAM
E disseram: Eia, edifiquemos nós uma cidade e uma torre
cujo cume toque nos céus, e façamo-nos um nome, para que não sejamos espalhados
sobre a face de toda a terra. (Gênesis 11:4)
JUÍZO: CONFUSÃO DE LÍNGUAS
Por isso se chamou o seu nome Babel, porquanto ali confundiu
o SENHOR a língua de toda a terra, e dali os espalhou o SENHOR sobre a face de
toda a terra. (Gênesis 11:9)
RESPONSABILIDADE (tão pouca e leve! oh, o amor de
Deus!): PERMANECER EM CANAÃ
Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua
parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei.
E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu
serás uma bênção. E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei
os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da
terra. (Gênesis 12:1-3)
E apareceu-o SENHOR a Abrão, e disse: Å tua descendência darei esta
terra. E edificou ali um altar ao SENHOR, que lhe aparecera. (Gênesis
12:7)
FRACASSO (oh, a maldade do homem em geral!):
MORARAM NO EGITO
E havia fome naquela terra; e desceu Abrão ao Egito,
para peregrinar ali, porquanto a fome era grande na terra. (Gênesis
12:10)
E tomaram o seu gado e os seus bens que tinham adquirido na terra de
Canaã, e vieram ao Egito, Jacó e toda a sua descendência com ele;
(Gênesis 46:6)
JUÍZO: ESCRAVIDÃO
E levantou-se um novo rei sobre o Egito, que não conhecera a
José; O qual disse ao seu povo: Eis que o povo dos filhos de
Israel é muito, e mais poderoso do que nós. Eia, usemos de
sabedoria para com eles, para que não se multipliquem, e aconteça que, vindo
guerra, eles também se ajuntem com os nossos inimigos, e pelejem contra nós, e
subam da terra. E puseram sobre eles maiorais de tributos,
para os afligirem com suas cargas. Porque edificaram a Faraó
cidades-armazéns, Pitom e Ramessés. Mas quanto mais os
afligiam, tanto mais se multiplicavam, e tanto mais cresciam; de maneira que se
enfadavam por causa dos filhos de Israel. E os egípcios
faziam servir os filhos de Israel com dureza; Assim que lhes
fizeram amargar a vida com dura servidão, em barro e em tijolos, e com todo o
trabalho no campo; com todo o seu serviço, em que os obrigavam com dureza.
(Êxodo 1:8-14)
RESPONSABILIDADE (tão pouca e leve! oh, o amor de
Deus!): GUARDAR A LEI
Então todo o povo respondeu a uma voz, e disse: Tudo o que
o SENHOR tem falado, faremos. E relatou Moisés ao SENHOR as palavras do
povo. (Êxodo 19:8)
FRACASSO (oh, a maldade do homem em geral!):
VIOLARAM A LEI, REJEITARAM CRISTO
O presidente, porém, disse: Mas que mal fez ele? E eles
mais clamavam, dizendo: Seja crucificado. (Mateus 27:23)
JUÍZO: DISPERSÃO MUNDIAL
E será que, assim como o SENHOR se deleitava em vós, em
fazer-vos bem e multiplicar-vos, assim o SENHOR se deleitará em destruir-vos
e consumir-vos; e desarraigados sereis da terra a qual passais a possuir.
E o SENHOR vos espalhará entre todos os povos, desde uma extremidade da terra
até à outra; e ali servireis a outros deuses que não conheceste, nem tu nem
teus pais; ao pau e à pedra. E nem ainda entre estas nações
descansarás, nem a planta de teu pé terá repouso; porquanto o SENHOR ali te
dará coração agitado, e desfalecimento de olhos, e desmaio da
alma. E a tua vida, como em suspenso, estará diante de ti; e
estremecerás de noite e de dia, e não crerás na tua própria vida.
(Deuteronomy 28:63-66)
E cairão ao fio da espada, e para todas as nações serão levados
cativos; e Jerusalém será pisada pelos gentios, até que os tempos dos gentios
se completem. (Lucas 21:24)
RESPONSABILIDADE (tão pouca e leve! oh, o amor de
Deus!): RECEBER CRISTO PELA FÉ; ANDAR NO ESPÍRITO
Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem
feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome; (João 1:12)
Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado,
porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. (João 3:18)
Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós,
é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie;
(Efésios 2:8-29)
FRACASSO (oh, a maldade do homem em geral!):
REJEIÇÃO DE CRISTO
E não quereis vir a mim para terdes vida. (João
5:40)
Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos
trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si mesmos,
avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães,
ingratos, profanos, Sem afeto natural, irreconciliáveis,
caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os
bons, Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos
deleites do que amigos de Deus, Tendo aparência de piedade,
mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te. Porque
deste número são os que se introduzem pelas casas, e levam cativas mulheres
néscias carregadas de pecados, levadas de várias
concupiscências; Que aprendem sempre, e nunca podem chegar ao
conhecimento da verdade. (2 Timóteo 3:1-7)
JUÍZO: A GRANDE TRIBULAÇÃO
Porque haverá então grande aflição, como nunca houve desde
o princípio do mundo até agora, nem tampouco há de haver. (Mateus
24:21)
Porque é vindo o grande dia da sua ira; e quem poderá subsistir?
(Apocalipse 6:17)
A 70a. SEMANA DE DANIEL (E A GRANDE TRIBULAÇÃO)
ARREBATAMENTO DOS SALVOS (do N.T.)
Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de
arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão
primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos
arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e
assim estaremos sempre com o Senhor. (1 Tessanolicenses 4:16-17)
DIABO ARREMESSADO:
E, quando o dragão viu que fora lançado na terra, perseguiu
a mulher que dera à luz o filho homem. E foram dadas à
mulher duas asas de grande águia, para que voasse para o deserto, ao seu lugar,
onde é sustentada por um tempo, e tempos, e metade de um tempo, fora da vista
da serpente. E a serpente lançou da sua boca, atrás da
mulher, água como um rio, para que pela corrente a fizesse
arrebatar. E a terra ajudou a mulher; e a terra abriu a sua
boca, e tragou o rio que o dragão lançara da sua boca. E o
dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra ao remanescente da sua
semente, os que guardam os mandamentos de Deus, e têm o testemunho de Jesus
Cristo. (Apocalipse 12:13-17)
RESPONSABILIDADE (tão pouca e leve! oh, o amor de
Deus!): OBEDECER E ADORAR A CRISTO
E deleitar-se-á no temor do SENHOR; e não julgará segundo a vista dos
seus olhos, nem repreenderá segundo o ouvir dos seus ouvidos.
Mas julgará com justiça aos pobres, e repreenderá com eqüidade aos mansos da
terra; e ferirá a terra com a vara de sua boca, e com o sopro dos seus lábios
matará ao ímpio, E a justiça será o cinto dos seus lombos, e
a fidelidade o cinto dos seus rins. (Isaías 11:3-5)
E acontecerá que, todos os que restarem de todas as nações que vieram
contra Jerusalém, subirão de ano em ano para adorar o Rei, o SENHOR dos
Exércitos, e para celebrarem a festa dos tabernáculos. E
acontecerá que, se alguma das famílias da terra não subir a Jerusalém, para
adorar o Rei, o SENHOR dos Exércitos, não virá sobre ela a chuva.
(Zacarias 14:16-17)
FRACASSO (oh, a maldade do homem em geral!):
REBELIÃO FINAL
E, acabando-se os mil anos, Satanás será solto da sua
prisão, E sairá a enganar as nações que estão sobre os quatro
cantos da terra, Gogue e Magogue, cujo número é como a areia do mar, para as
ajuntar em batalha. E subiram sobre a largura da terra, e
cercaram o arraial dos santos e a cidade amada; e de Deus desceu fogo, do céu,
e os devorou. (Apocalipse 20:7-9)
JUÍZO: O GRANDE TRONO BRANCO, INFERNO
E vi um grande trono branco, e o que estava assentado sobre
ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu; e não se achou lugar para
eles. E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante
de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os
mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as
suas obras. E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e
o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as
suas obras. E a morte e o inferno foram lançados no lago de
fogo. Esta é a segunda morte. E aquele que não foi achado
escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo. (Apocalipse
20:11-15)
Aplicação:
a. Para o crente: Rm 11:33; Ef 2:3-10.
b. Para o descrente: dois futuros eternos devem ser decididos hoje:
b.a. vida eterna Jo 3:16.
b.b. condenação eterna Ap 20:15.
Hélio de Menezes
Silva, 2006.
NOTAS:
SIM "Dispensacionalismo Normal, tradicional": a Igreja = "Dispensação
da Graça" ou "Dispensação da Igreja" é uma INTERRUPÇÃO
(PROVISÓRIA), um PARÊNTESES dentro do plano do Senhor para a nação de Israel.
As promessas em Jr 31:31-34 referem-se a um "Novo Pacto"
exclusivamente com Israel, começando imediatamente depois da vinda do Messias
para inaugurar Seu Reino Milenar sobre a terra. Eternamente, haverá uma
distinção entre os salvos das igrejas e os de outras dispensações.
NÃO "Ultradispensacionalismo", uns ensinando que a Igreja iniciou-se
somente em At 9, outros em At 13 (missão de Paulo aos gentios e judeus da
diáspora), outros em At 28:26-28 ( Bullinger vendo 3 dispensações dentro do
livro de Atos, e proibindo batismo e ceia hoje).
NÃO "interpretação HISTÓRICO-gramatical", a qual, dando ênfase ao que
dizem que os antigos "pais" {*} ensinaram, foge do princípio de
"Sola Scriptura" para, na verdade e em termos práticos, dar igual
valor às tradições humanas. {* (na verdade, pais do Catolicismo, o qual
perseguiu os pastores fieis, os calunia e distorce acima de tudo eliminou a
memória deles)}
NÃO "Teologia da Substituição / Teologia do Pacto /
Supersessionismo", a qual nega qualquer quaisquer dispensaçõesn ou
progressões, ensina um único plano divino sem nenhum tipo diferenciações dentro
dele, e que a nação de Israel jamais voltará a existir (foi total e
definitivamente substituida pela Igreja) nem receberá as promessas que Deus lhe
fez para o Reino Milenar terrestre do Messias após Sua volta.
NÃO "Dispensacionalismo Progressivo", que ensina a progressão de
algumas dispensações dentro de um único plano divino para redimir Sua criação,
com revelações progressivas sobre a graça divina e Seu plano de salvação,
não sendo a Igreja uma INTERRUPÇÃO dentro do tratamento do Senhor com a nação
de Israel mas sim uma EXTENSÃO desse plano aos gentios que creram. As promessas
em Jr 31:31-34 referem-se a um "Novo Pacto" com todos aqueles que,
desde Gn 1 a Ap 22, forem salvos, formando um só e mesmo corpo, O Israel de
Deus.
3 bases do dispensacionalismo:
- Distinção entre Israel e a Igreja.
- Hermenêutica simples ou interpretação literal (palavra melhor seria
"normal").
- O propósito final de Deus no mundo é o de trazer glória a Si mesmo.
A aplicação consistente de uma interpretação NORMAL à totalidade da Bíblia
obrigatoriamente leva à Teologia Dispensacionalista.
Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em BibliaLTT.org, com ou sem notas).
(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo
link para esta página de http://solascriptura-tt.org)
(retorne a http://solascriptura-tt.org/ EclesiologiaEBatistas/
retorne a http:// solascriptura-tt.org/
)
Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.