C. I. Scofield
A Palavra da verdade ensina, em termos os mais claros e positivos, que todos os
mortos serão ressuscitados. Nenhuma doutrina da fé repousa sobre um mais literal
e enfático corpo de autoridade das Escrituras que essa, nem é mais vital para o
cristianismo. “13 E, se não há ressurreição de
mortos, também Cristo não ressuscitou. 14 E, se Cristo não ressuscitou, logo é
vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé.” (1Co 15:13-14 ACF)
Mas é importante observar que as Escrituras não ensinam que todos os mortos são
ressuscitados ao mesmo tempo. Uma ressurreição parcial dos santos tem já ocorrido.
“52 E abriram-se os sepulcros, e muitos corpos de
santos que dormiam foram ressuscitados; 53 E, saindo dos sepulcros, depois
da ressurreição dele, entraram na cidade santa, e apareceram a muitos.” (Mt
27:52-53 ACF)
Duas ressurreições, diferindo quanto ao tempo e quanto às pessoas que a
receberão, estão ainda no futuro. Estas são distinguidas de várias formas, nas
Escrituras, como "a ressurreição da vida" versus "a ressurreição
de condenação, "a ressurreição dos justos” versus “a ressurreição dos injustos",
etc. As seguintes passagens bíblicas se referem a este importante tema.
“28 Não vos maravilheis disto; porque vem a hora em
que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz. 29 E os que fizeram
o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal para a
ressurreição da condenação.” (Jo 5:28-29 ACF).
(Se se contesta que a palavra "hora" indicaria uma ressurreição simultânea
destas duas classes, é respondido que a "hora" do verso 25 já durou mil
e novecentos anos. (Veja também "dia", em 2Ped 3:08, 2Cor
06:2, João 8:56) ).
“13 Mas, quando fizeres convite, chama os pobres,
aleijados, mancos e cegos, 14 E serás bem-aventurado; porque eles não têm com
que to recompensar; mas recompensado te será na ressurreição dos justos.”
(Lc 14:13-14 ACF) Nesta passagem, nosso Senhor fala somente da primeira ressurreição.
Em 1Coríntios 15, a distinção ainda aparece mais: “22
Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão
vivificados em Cristo. 23 Mas cada um por sua ordem: Cristo as primícias,
depois os que são de Cristo, na sua vinda. Depois virá o fim, quando tiver
entregado o reino a Deus, ao Pai, e quando houver aniquilado todo o império, e
toda a potestade e força.” (1Co 15:22-23 ACF)
“13 ¶ Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes
acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que
não têm esperança. 14 Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou,
assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele. 15
Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos
vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. 16 Porque o
mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta
de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.” (1Ts
4:13-16 ACF)
Se o apóstolo tinha em mente uma [só, unificada] ressurreição de todos os mortos,
como poderia ele dizer " Para ver se de alguma maneira posso chegar à
ressurreição dentre os mortos " (Fp 3.11), já que ele não poderia escapar
disso?
Em Apocalipse 20:4-6 as duas ressurreições são novamente mencionadas juntas, com
o importante acréscimo do tempo que se interpõe entre a ressurreição dos salvos
e dos perdidos. “4 E vi tronos; e assentaram-se sobre
eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram
degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram
a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas
mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos. 5 Mas os outros
mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram. Esta é a primeira
ressurreição. 6 Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira
ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes
de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos.” (Ap 20:4-6 ACF)
Versículos 12 e 13 descrevem a segunda ressurreição – aquela "para
a condenação".
“12 E vi os mortos, grandes e
pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro
livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam
escritas nos livros, segundo as suas obras. 13 E deu o mar os mortos que nele
havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados
cada um segundo as suas obras.”
O testemunho das Escrituras, então, deixa [bem] claro que os corpos dos crentes
são ressuscitados de entre os corpos dos incrédulos e [são] arrebatados para encontrar
o Senhor nos ares, mil anos antes da ressurreição dos últimos.
[Finalmente, também] deve ser firmemente afirmado e defendido que a doutrina da
ressurreição diz respeito somente aos corpos dos mortos. Seus espíritos desencarnados
estão instantaneamente em consciente felicidade ou aflição (Fp 1:23; 2Coríntios
5:8; Lucas 16:22-23).
“Mas de ambos os lados estou em
aperto, tendo desejo de partir, e estar com Cristo, porque isto é ainda
muito melhor.” (Fp 1:23 ACF)
“Mas temos confiança e desejamos antes deixar este corpo, para habitar com
o Senhor.” (2Co 5:8 ACF)
“22 E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio
de Abraão; e morreu também o rico, e foi sepultado. 23 E no inferno, ergueu os
olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio.”
(Lc 16:22-23 ACF)
Traduzido por Valdenira N.M. Silva, jul.2010.
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