Inimigo "amarela" e reconhece que

Pretribulacionismo  era ensinado antes de Darby, de MacDonald, e de Lacunza: por Morgan Edwards, em 1742.



John L. Bray, um Evangelista Batista do Sul, durante anos tem estado publicando pequenos folhetos nos quais ridiculariza o arrebatamento pretribulacional dos santos. Ele acredita que os salvos passarão através do período da tribulação.

Durante vários anos, ele tem oferecido US $ 500 para qualquer pessoa que pudesse trazer à luz e exibir uma documentada [comprovada] declaração de alguém que ensinou o arrebatamento pré-tribulação antes de 1830. Uma vez que ninguém reivindicou os US $ 500 se supunha que ele pudesse estar certo. Claro, ele não é o único a fazer tais absurdas reivindicações. Outros as fizeram também.

[Mas, agora,] Em seu boletim de 25 de maio de 1995, ele anunciou que uma coisa que lhe chocou tinha sido descoberta. Aqui estão suas próprias palavras:


"Nós descobrimos algumas informações surpreendentes: Por um determinado número de anos, muitos pensavam que, lá pelos idos de 1830, uma menina de 15 anos pelo nome de Margaret MacDonald, na Escócia, foi a originadora do ensino do arrebatamento pré-tribulação.

"Então, minha própria pesquisa indicou que foi Emmanuel Lacunza, um sacerdote jesuíta católico, que, no livro "
The Coming of Messiah in Glory and Majesty" ["A Vinda do Messias em Glória e Majestade"], de 1812, ensinou pela primeira vez essa teoria [pre-tribulacionista]. E por 13 anos, em 114.273 livros que continham a oferta, eu ofereci US $ 500,00 para quem pudesse dar uma documentada, [comprovada] declaração de alguém que ensinou o arrebatamento pré-tribulação antes do tempo de Lacunza, o qual ensinou uma [segunda] vinda de Cristo em duas etapas separadas por um período de tempo declarado [sete anos, ou 3,5 anos].

"Ninguém nunca legitimamente reivindicou aquela oferta de US $ 500,00 até recentemente. Agora eu tenho as cópias fotostática de um livro publicado em Philadelphia, na Pennsylvania, em 1788, mas escrito em 1742-1744, na Inglaterra, que ensinou o arrebatamento pré-tribulação antes de Lacunza (o livro foi publicado apenas dois anos antes de Lacunza terminar seu manuscrito em 1790), antes de Margaret MacDonald ter nascido, antes
do [periódico] The Morning Watch ter publicado o ensino; antes de J.N. Darby ter chegado a seu início de posicionamento sobre o  assunto em 1827, antes de Darby ter desenvolvido suas idéias, e antes de Darby ter vindo para a América com seus ensinamentos.

"O autor deste livro foi um pastor da Igreja Batista em Filadélfia, Pensilvânia (1761-1771) e seu livro foi publicado em Filadélfia, em 1788 "
(John L. Bray, boletim informativo, 25 de maio de 1995)






QUEM ESCREVEU ESTE LIVRO PRÉ-TRIBULACIONISTA?


Morgan Edwards (1722-1795) foi um dos mais influentes pregadores Batistas do seu tempo. Em 1795, a ata da
Philadelphia Association trouxe o anúncio de sua morte. Ele foi o fundador de Brown University, a mais influente escola Batista daquele tempo. A Baptist Encyclopedia diz dele: "Morgan Edwards foi um homem de maneiras refinadas, e brilhou com peculiar vantagem na boa sociedade." Afirma ainda: "Seu apego aos princípios batistas foi intenso, e nenhum homem desde os tempos dos apóstolos nunca mostrou maior amor, ou fez sacrifícios mais custosos para si do que ele fez. "

Se, em 1742-1744, Morgan Edwards escreveu um livro ensinando o Arrebatamento Pretribulacional, então muita gente deve ter lido isso. Se ele foi um dos mais proeminentes Batistas na América, então ele não deve ter sido considerado um herege por seus pares. Sem dúvida, deve ter havido outros pregadores que leram a mesma Bíblia que Edwardws leu, e pregaram a mesma verdade.

Gostaria de saber se John L. Bray vai oferecer 500 dólares a qualquer pessoa [que possa comprovar que outra pessoa esteve] ensinando o Arrebatamento Pretribulacional antes de Morgan Edwards *. Espero que ele faça [tal oferta]. É claro que Paulo o ensinou, mas os inimigos do Arrebatamento Petribulacional nunca vão aceitar isso. Eles apenas [ignoram/ minimizam isto, ou] oferecem uma ridícula explicação- de- fugitivo que é apenas um pretexto para fugir do assunto. Naturalmente, o apóstolo João ensinou [pretribulacionismo] no livro de
Apocalipse, mas essas aves [os inimigos do pre-tribulacionismo] espiritualizam [alegorizam] o livro do Apocalipse [com o objetivo de fugirem dele, sempre que não gostam do que está escrito nele para ser interpretado literalmente].

Algum dia todas essas pessoas irão conhecer a a verdade. Só espero que nenhum deles tenha que passar pela Tribulação. [São os perdidos que irão experimentar, sofrer a Tribulação.]




E.L. Bynum
(Plains Baptist Challenger, September 1995, P.O. Box 3100, Lubbock, TX 79452).






* Nota de Hélio: Acho que Pr. Bray terá que "amarelar" mais e passar a exigir alguma prova de que absolutamente ninguém pregou pretribulacionismo antes de 373 d.C., pois até mesmo um dos pais do Romanismo, Ephrem o Sírio, já pregava esta doutrina naquele ano. Ver http://br.groups.yahoo.com/group/solascripturatt/message/5810





Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em BibliaLTT.org, com ou sem notas).



(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)




(retorne a http://solascriptura-tt.org/ EscatologiaEDispensacoes/
retorne a http:// solascriptura-tt.org/ )


Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.