Hélio de Menezes Silva
Caro irmão Hélio,
Muitos pastores e estudiosos têm longamente debatido sobre Mt 10:23 sem chegar
nem perto de um consenso, e muitos não têm nenhuma opinião definida, alguns
tendo opiniões extremamente conflitantes com outras partes da Bíblia, e alguns
outros até dizendo que não se deve ter qualquer entendimento sobre o assunto.
Deste modo, esse verso tem sido considerado um "dito difícil" do
nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, um dos mais difíceis “ditos difíceis”.
Profetizou Cristo, prometeu Cristo que voltaria durante a vida dos Seus 12
apóstolos, voltado literal e corporalmente, em Seu corpo glorificado, e
inaugurado Seu reino? Ou tem esta Sua promessa- profecia que ser interpretada
alegoricamente? (Argh!) Que acha você da promessa- profecia desse verso, Hélio?
“Quando pois vos perseguirem nesta cidade, fugi para
outra; porque em verdade vos digo que não acabareis de percorrer as cidades de Israel sem que venha o
Filho do homem.” (Mt 10:23 ACF)
Por favor, Hélio, veja também as passagens paralelas Mt 24:1-4,7,14,34; 25:31;
Mc 13:1-4,10,30,10; Lc 21:5-7,32; Mt 10:10-23.
Sei que não nos interessa nada o que dizem os homens do acampamento dos que, na
verdade, não creem em toda Bíblia como a absolutamente perfeita Palavra de
Deus, isto é, confessam que acham que há pelo menos algumas passagens não
inspiradas na Bíblia (toda e qualquer Bíblia, todo e qualquer manuscrito grego
ou hebraico, todo e qualquer Texto Recebido ou Texto Crítico). Esse é o
acampamento dos que estão perdidos e a caminho do inferno, porque apenas creem
como os demônios creem (Tiago 2:19 Tu crês que há
um só Deus; fazes bem. Também os demônios o creem, e estremecem) (creem na existência de Deus, que é o Eterno, o Criador,
o Todo Poderoso, etc., e aplaudem aquilo com que concordam na Bíblia, mas não
creem verdadeiramente no Deus Triúno, porque não creem em toda e cada uma de
Suas palavras na Bíblia). Mas, a título de informação e em benefício da
completude, segue um resumo que o Rev. Augusto Nicodemus escreveu em http://tempora-mores.blogspot.com.br/2012/06/ditos-dificeis-de-jesus-1.html
sobre a horrorosa opinião dos alojados no acampamento dos perdidos sobre Mt
10:23:
...
1. Alguns estudiosos, sem compromisso com a inspiração, veracidade e autoridade
da Bíblia, insinuam que estas palavras [Mt 10:23] não foram realmente
pronunciadas por Jesus, mas que foram compostas por seus discípulos e
posteriormente atribuídas a Ele, quando o Evangelho de Mateus foi escrito.
Os discípulos, após a morte e ressurreição de Jesus, estariam vivendo numa
expectativa muito grande quanto à Sua segunda vinda, que consideravam iminente
e próxima. E para justificar esta ansiedade fervorosa, atribuíram a promessa ao
próprio Jesus, de que Ele retornaria ainda durante o tempo em que o Evangelho
estava sendo pregado aos judeus, antes da destruição de Jerusalém.
- Entretanto, esta solução levanta problemas ainda maiores, especialmente
quanto à confiabilidade da Bíblia e a honestidade e inteligência dos
discípulos. Parece plausível que os discípulos tivessem criado uma mentira para
justificar para si mesmos e para os demais cristãos a esperança iminente do
retorno do Senhor? E se eles fizeram isto, porque mantiveram este dito falso e
mentiroso no Evangelho, mesmo após a destruição de Jerusalém e o fim da missão
judaica no século I? Eles estavam sendo perseguidos pelos judeus e pelos
romanos. Seria suicídio intelectual manter no livro sagrado deles uma promessa
do fundador da sua religião que claramente não havia se cumprido, especialmente
se eles sabiam que Ele nunca falou estas palavras.
- Entretanto, este dito de Jesus está em todas as cópias do Evangelho de Mateus
de que dispomos hoje. Ele foi mantido, mesmo sendo ele difícil, pela simples
razão de que os discípulos sabiam que havia sido o próprio Senhor que o havia
pronunciado.
2. Outros estudiosos críticos consideram o dito [Mt 10:23] como sendo uma
autêntica profecia de Jesus, porém equivocada. Acham que Jesus se enganou. Na
opinião destes estudiosos – e entre eles estava o famoso teólogo, médico e
músico alemão Albert Schweitzer – Jesus esperava realmente que através da
missão dos doze apóstolos entre os judeus o Reino de Deus se manifestasse em
toda sua plenitude, e que Ele fosse claramente manifestado por Deus como Filho
de Deus e o Messias de Israel diante da nação, que o haveria de reconhecer e
aceitar. Daí ter feito esta promessa aos discípulos. Quando os discípulos
voltaram e o Reino não se manifestou, Jesus resolveu forçar a sua vinda
encaminhando-se para Jerusalém, como Rei de Israel. Mas, conforme ensinou
Schweitzer, foi rejeitado pelos líderes da nação, foi traído por Judas,
abandonado pelos demais discípulos, e morreu crucificado, sem entender porque
Deus o havia desamparado e por que a sua expectativa foi frustrada (“Deus meu,
Deus meu, por que me desamparaste?” Mt 27.46).
- Entretanto, esta solução, como a anterior, cria problemas graves, pois sugere
que Jesus nada mais era que um profeta iludido com sua própria megalomania. A
grande questão é por que os discípulos mantiveram este dito “equivocado” de
Jesus no Evangelho, visto que só contribuiria para desacreditar a mensagem
cristã? Além disto, como explicar que os discípulos continuaram a crer e a
seguir a Jesus após uma prova tão evidente de que Ele havia se equivocado, e
que, portanto, era um homem falível como qualquer outro?
...
(as ênfases, os grifos, são meus, Hélio)
Agora, voltemo-nos para o único acampamento que nos importa quando pensamos em
doutrina. O acampamento dos que, com seus lábios, professam crer, de todo
coração, na perfeita, plenária, inerrante, infalível, inspiração
por Deus de cada palavra da Bíblia, também alegando que também creem na
perfeita preservação de cada palavra da Bíblia, pela providência
de Deus. Em decorrência disso, professaram crer no nosso Senhor Jesus Cristo e
O receberam como Senhor e Salvador e Deus. Todos os salvos estão neste
acampamento (embora, talvez, nem todos que estão nele sejam sinceros e sejam
realmente salvos). Somente há, entre eles, eventuais e pequenas diferenças por
causa de diferenças de interpretação da Bíblia. Restringindo-nos a este nosso
acampamento dos salvos, Hélio, por favor, poderia você me dizer o que você
acredita que deva ser a interpretação mais correta de Mt 10:23? (Talvez você
queira ver o resto do artigo de Dr. Nicodemus, para ver as variadas opiniões (e
ausências de qualquer posição) das pessoas do acampamento dos salvos).
Assinado pelo seu irmão, AAAA
Jun.2012.
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Caríssimo irmão em Cristo, AAAA:
Vejamos, primeiro, as passagens paralelas que você mencionou. Perdoe-me se
ficar longo, mas deixe-me colocar cada uma dessas passagens juntamente com seus
contextos imediatos, cada passagem com todo o capítulo que a contém (se você já
as souber de memória ou as leu hoje, pode saltar diretamente para minhas
pequenas notas- comentários):
MATEUS 24:1 ¶ E, quando Jesus ia saindo do templo,
aproximaram-se dele os seus discípulos para lhe mostrarem a estrutura do
templo. 2 Jesus, porém, lhes disse: Não vedes tudo isto? Em verdade vos digo
que não ficará aqui pedra sobre pedra que não seja derrubada. 3 E, estando
assentado no Monte das Oliveiras, chegaram-se a ele os seus discípulos em
particular, dizendo: Dize-nos, quando serão essas coisas, e que sinal
haverá da tua vinda e do fim do mundo? 4 ¶ E Jesus, respondendo,
disse-lhes: Acautelai-vos, que ninguém vos engane;” (Mt 24:1-4 ACF)
Note que a pergunta dos discípulos foi sobre quando será o fim da presente
época (caracterizada pelo mal e pelos gentios pisando sobre Israel, ao invés
das bênçãos prometidas do reino), quando será a segunda vinda do Cristo até à
terra, para julgar e reinar. A pergunta não foi sobre o arrebatamento dos
salvos da dispensação das assembleias locais (nem poderia ser, pois isto era um
mistério desconhecido até pelos anjos e profetas e que só seria mencionado pela
primeira vez em 1Co 15 e 1Ts 4). Portanto, toda a resposta de Cristo nos
capítulos 24 e 25 de Mateus aplica-se primordialmente aos sinais e
acontecimentos do final da 70ª semana de Daniel (ao final da tribulação e da grande
tribulação), não ao arrebatamento dos salvos desta dispensação das igrejas
locais antes do início da 70ª semana (a tribulação de Jacó e dos gentios
perdidos).
MATEUS 24:5 Porque muitos virão em meu nome, dizendo:
Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos. 6 E ouvireis de guerras e de rumores de
guerras; olhai, não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas
ainda não é o fim. 7 Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra
reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares. 8 Mas todas
estas coisas são o princípio de dores. 9 Então vos hão de entregar para serdes
atormentados, e matar-vos-ão; e sereis odiados de todas as nações por causa do
meu nome. 10 Nesse tempo muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos
outros, e uns aos outros se odiarão. 11 E surgirão muitos falsos profetas, e
enganarão a muitos. 12 E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos
esfriará. 13 Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo.
Note que v. 13 faz parte da resposta de Cristo sobre os sinais e condições
imediatamente precedendo Sua volta para julgar e reinar, Sua volta ao final
da 70ª semana de Daniel, não Seu arrebatar os salvos da dispensação das igrejas
locais antes do início daqueles 7 anos.
MATEUS 24:14 E este evangelho do reino será
pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim.
Note a semelhança com o versículo da pergunta, Mt 10:31. Ao final da grande
tribulação, não só os judeus como todos os gentios de todas as nações terão tido
a oportunidade de ouvir o evangelho. Isto é evidência que Mt 10:31 se refere à
volta de Cristo em Seu corpo literal e glorificado, para julgar e reinar, ao
final da 70ª semana de Daniel, tendo todos os judeus sido evangelizados por
discípulos de Cristo.
MATEUS 24:15 Quando, pois, virdes que a abominação da
desolação, de que falou o profeta Daniel, está no lugar santo; quem lê, atenda;
16 Então, os que estiverem na Judéia, fujam para os montes; 17 E quem estiver
sobre o telhado não desça a tirar alguma coisa de sua casa; 18 E quem estiver
no campo não volte atrás a buscar as suas vestes. 19 Mas ai das grávidas e das
que amamentarem naqueles dias! 20 E orai para que a vossa fuga não aconteça no
inverno nem no sábado; 21 Porque haverá então grande aflição, como nunca houve
desde o princípio do mundo até agora, nem tampouco há de haver. 22 E, se
aqueles dias não fossem abreviados, nenhuma carne se salvaria; mas por causa
dos escolhidos serão abreviados aqueles dias. 23 Então, se alguém vos disser:
Eis que o Cristo está aqui, ou ali, não lhe deis crédito; 24 Porque surgirão
falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que,
se possível fora, enganariam até os escolhidos. 25 Eis que eu vo-lo tenho
predito. 26 Portanto, se vos disserem: Eis que ele está no deserto, não saiais.
Eis que ele está no interior da casa; não acrediteis. 27 Porque, assim como o
relâmpago sai do oriente e se mostra até ao ocidente, assim será também a vinda
do Filho do homem. 28 Pois onde estiver o cadáver, aí se ajuntarão as águias.
29 E, logo depois da aflição daqueles dias, o sol escurecerá, e a lua não dará
a sua luz, e as estrelas cairão do céu, e as potências dos céus serão abaladas.
30 Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; e todas as tribos da terra
se lamentarão, e verão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com
poder e grande glória. 31 E ele enviará os seus anjos com rijo clamor de
trombeta, os quais ajuntarão os seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma
à outra extremidade dos céus.
Note a semelhança deste verso 31 com o versículo da pergunta, Mt
10:31. Ao final da grande tribulação, não só os judeus como todos os gentios de
todas as nações terão tido a oportunidade de ouvir o evangelho. Isto é
evidência que Mt 10:31 se refere à volta de Cristo em seu corpo literal e
glorificado, para julgar e reinar, ao final da 70ª semana de Daniel, tendo
todos os judeus sido evangelizados por discípulos de Cristo.
MATEUS 24: 32 ¶ Aprendei, pois, esta parábola da figueira: Quando já os seus ramos
se tornam tenros e brotam folhas, sabeis que está próximo o verão. 33
Igualmente, quando virdes todas estas coisas, sabei que ele está próximo, às
portas. 34 Em verdade vos digo que não passará esta geração sem que todas
estas coisas aconteçam.
Afirmaram dogmaticamente que o "florescimento da figueira" foi na
recriação do estado em Israel em 1948, e "geração" era um período de
tempo de 20 anos (como entre um pai e seu primogênito), levando ao prazo limite
de 1968 para a vinda de Cristo e ao prazo limite de 7 anos antes, 1961, para o
arrebatamento, ... mas tal “teoria” naufragou fragorosamente.
Idem para geração significando um período de tempo de 40 anos (como Israel
vagando no deserto), levando aos limites de 1988 e 1981, respectivamente.
E idem para geração significando um período de tempo de 70 anos, levando aos
limites de 2018 para a segunda vinda e 2011 (que já passou, sem nada
ocorrer!!!) para o arrebatamento.
O mais seguro é se entender que "não
passará esta geração" meramente ensina que a descendência de Israel não
será extinta, ela perdurará até a volta de Cristo, e para sempre. Este
entendimento se harmoniza com toda a Bíblia e não corre nenhum risco de levar a
um raciocínio que frontalmente colida contra o fato que ninguém sabe o dia e a
hora (Mt 24:36; Mc 13:32).
MATEUS 24:35 O céu e a terra passarão, mas as minhas
palavras não hão de passar. 36 Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem
os anjos do céu, mas unicamente meu Pai. 37 E, como foi nos dias de
Noé, assim será também a vinda do Filho do homem. 38 Porquanto, assim como, nos
dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento,
até ao dia em que Noé entrou na arca, 39 E não o perceberam, até que veio o
dilúvio, e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do homem. 40
Então, estando dois no campo, será levado um, e deixado o outro; 41 Estando
duas moendo no moinho, será levada uma, e deixada outra. 42 Vigiai, pois,
porque não sabeis a que hora há de vir o vosso Senhor. 43 Mas considerai isto:
se o pai de família soubesse a que vigília da noite havia de vir o ladrão,
vigiaria e não deixaria minar a sua casa. 44 Por isso, estai vós apercebidos
também; porque o Filho do homem há de vir à hora em que não penseis. 45 Quem é,
pois, o servo fiel e prudente, que o seu senhor constituiu sobre a sua casa,
para dar o sustento a seu tempo? 46 Bem-aventurado aquele servo que o seu
senhor, quando vier, achar servindo assim. 47 Em verdade vos digo que o porá
sobre todos os seus bens. 48 Mas se aquele mau servo disser no seu coração: O
meu senhor tarde virá; 49 E começar a espancar os seus conservos, e a comer e a
beber com os ébrios, 50 Virá o senhor daquele servo num dia em que o não
espera, e à hora em que ele não sabe, 51 E separá-lo-á, e destinará a sua parte
com os hipócritas; ali haverá pranto e ranger de dentes. 25:1 ¶ ENTÃO o reino
dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao
encontro do esposo. 2 E cinco delas eram prudentes, e cinco loucas. 3 As loucas,
tomando as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo. 4 Mas as prudentes
levaram azeite em suas vasilhas, com as suas lâmpadas. 5 E, tardando o esposo,
tosquenejaram todas, e adormeceram. 6 Mas à meia-noite ouviu-se um clamor: Aí
vem o esposo, saí-lhe ao encontro. 7 Então todas aquelas virgens se levantaram,
e prepararam as suas lâmpadas. 8 E as loucas disseram às prudentes: Dai-nos do
vosso azeite, porque as nossas lâmpadas se apagam. 9 Mas as prudentes
responderam, dizendo: Não seja caso que nos falte a nós e a vós, ide antes aos
que o vendem, e comprai-o para vós. 10 E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o
esposo, e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se
a porta. 11 E depois chegaram também as outras virgens, dizendo: SENHOR,
Senhor, abre-nos. 12 E ele, respondendo, disse: Em verdade vos digo que vos não
conheço. 13 Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do
homem há de vir. 14 ¶ Porque isto é também como um homem que, partindo para
fora da terra, chamou os seus servos, e entregou-lhes os seus bens. 15 E a um
deu cinco talentos, e a outro dois, e a outro um, a cada um segundo a sua
capacidade, e ausentou-se logo para longe. 16 E, tendo ele partido, o que
recebera cinco talentos negociou com eles, e granjeou outros cinco talentos. 17
Da mesma sorte, o que recebera dois, granjeou também outros dois. 18 Mas o que
recebera um, foi e cavou na terra e escondeu o dinheiro do seu senhor. 19 E
muito tempo depois veio o senhor daqueles servos, e fez contas com eles. 20
Então aproximou-se o que recebera cinco talentos, e trouxe-lhe outros cinco
talentos, dizendo: Senhor, entregaste-me cinco talentos; eis aqui outros cinco
talentos que granjeei com eles. 21 E o seu senhor lhe disse: Bem está, servo
bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo
do teu senhor. 22 E, chegando também o que tinha recebido dois talentos, disse:
Senhor, entregaste-me dois talentos; eis que com eles granjeei outros dois
talentos. 23 Disse-lhe o seu SENHOR: Bem está, bom e fiel servo. Sobre o pouco
foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor. 24 Mas,
chegando também o que recebera um talento, disse: Senhor, eu conhecia-te, que
és um homem duro, que ceifas onde não semeaste e ajuntas onde não espalhaste;
25 E, atemorizado, escondi na terra o teu talento; aqui tens o que é teu. 26
Respondendo, porém, o seu senhor, disse-lhe: Mau e negligente servo; sabias que
ceifo onde não semeei e ajunto onde não espalhei? 27 Devias então ter dado o
meu dinheiro aos banqueiros e, quando eu viesse, receberia o meu com os juros.
28 Tirai-lhe pois o talento, e dai-o ao que tem os dez talentos. 29 Porque a
qualquer que tiver será dado, e terá em abundância; mas ao que não tiver até o
que tem ser-lhe-á tirado. 30 Lançai, pois, o servo inútil nas trevas
exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes. 31 ¶ E quando o Filho do
homem vier em sua glória, e todos os santos anjos com ele, então se assentará
no trono da sua glória; 32 E todas as nações serão reunidas diante dele,
e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas;
Note a semelhança destes versos 31-32 com o versículo da pergunta, Mt
10:31. Ao final da grande tribulação, não só os judeus como todos os gentios de
todas as nações terão tido a oportunidade de ouvir o evangelho. Isto é
evidência que Mt 10:31 se refere à volta de Cristo em seu corpo literal e
glorificado, para julgar e reinar, ao final da 70ª semana de Daniel, tendo
todos os judeus sido evangelizados por discípulos de Cristo.
MATEUS 25:33 E porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda. 34 Então
dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí
por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo; 35 Porque
tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era
estrangeiro, e hospedastes-me; 36 Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e
visitastes-me; estive na prisão, e fostes ver-me. 37 Então os justos lhe
responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou
com sede, e te demos de beber? 38 E quando te vimos estrangeiro, e te
hospedamos? ou nu, e te vestimos? 39 E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e
fomos ver-te? 40 E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que
quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes. 41
Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim,
malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos; 42 Porque
tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber; 43
Sendo estrangeiro, não me recolhestes; estando nu, não me vestistes; e enfermo,
e na prisão, não me visitastes. 44 Então eles também lhe responderão, dizendo:
Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou estrangeiro, ou nu, ou
enfermo, ou na prisão, e não te servimos? 45 Então lhes responderá, dizendo: Em
verdade vos digo que, quando a um destes pequeninos o não fizestes, não o
fizestes a mim. 46 E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a
vida eterna.” (Mt 24:5-25:46 ACF)
MARCOS 13:1 ¶ E, saindo ele do templo, disse-lhe um dos seus discípulos:
Mestre, olha que pedras, e que edifícios! 2 E, respondendo Jesus, disse-lhe:
Vês estes grandes edifícios? Não ficará pedra sobre pedra que não seja
derrubada. 3 E, assentando-se ele no Monte das Oliveiras, defronte do templo,
Pedro, e Tiago, e João e André lhe perguntaram em particular: 4 Dize-nos,
quando serão essas coisas, e que sinal haverá quando todas elas estiverem para
se cumprir.
Note que a pergunta dos discípulos foi sobre quando será o fim da presente
época (caracterizada pelo mal e pelos gentios pisando sobre Israel, ao invés
das bênçãos prometidas do reino), quando será a segunda vinda do Cristo até à
terra, para julgar e reinar. A pergunta não foi sobre o arrebatamento dos
salvos da dispensação das assembleias locais (nem poderia ser, pois isto era um
mistério desconhecido até pelos anjos e profetas e que só seria mencionado pela
primeira vez em 1Co 15 e 1Ts 4). Portanto, toda a resposta de Cristo nos capítulos
13 de Marcos aplica-se primordialmente aos sinais e acontecimentos do final da
70ª semana de Daniel (ao final da tribulação e da grande tribulação), não ao
arrebatamento dos salvos desta dispensação das igrejas locais antes do início
da 70ª semana (a tribulação de Jacó e dos gentios perdidos).
MARCOS 13:5 ¶ E Jesus, respondendo-lhes, começou a dizer: Olhai que ninguém vos
engane; 6 Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e
enganarão a muitos. 7 E, quando ouvirdes de guerras e de rumores de guerras,
não vos perturbeis; porque assim deve acontecer; mas ainda não será o fim. 8
Porque se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá
terremotos em diversos lugares, e haverá fomes e tribulações. Estas coisas são
os princípios das dores. 9 Mas olhai por vós mesmos, porque vos entregarão aos
concílios e às sinagogas; e sereis açoitados, e sereis apresentados perante
presidentes e reis, por amor de mim, para lhes servir de testemunho. 10 Mas importa
que o evangelho seja PRIMEIRAMENTE pregado entre todas as nações.
Note a semelhança dos versos 5-6 (particularmente v. 10) com o
versículo da pergunta, Mt 10:31. Ao final da grande tribulação, não só os
judeus como todos os gentios de todas as nações terão tido a oportunidade de
ouvir o evangelho. Isto é evidência que Mt 10:31 se refere à volta de Cristo em
seu corpo literal e glorificado, para julgar e reinar, ao final da 70ª semana
de Daniel, tendo todos os judeus sido evangelizados por discípulos de Cristo.
MARCOS 13:11 Quando, pois, vos conduzirem e vos entregarem, não estejais
solícitos de antemão pelo que haveis de dizer, nem premediteis; mas, o que vos
for dado naquela hora, isso falai, porque não sois vós os que falais, mas o
Espírito Santo. 12 E o irmão entregará à morte o irmão, e o pai ao filho; e
levantar-se-ão os filhos contra os pais, e os farão morrer. 13 E sereis odiados
por todos por amor do meu nome; mas quem perseverar até ao fim, esse será
salvo. 14 ¶ Ora, quando vós virdes a abominação do assolamento, que foi predito
por Daniel o profeta, estar onde não deve estar (quem lê, entenda), então os
que estiverem na Judéia fujam para os montes. 15 E o que estiver sobre o
telhado não desça para casa, nem entre a tomar coisa alguma de sua casa; 16 E o
que estiver no campo não volte atrás, para tomar as suas vestes. 17 Mas ai das
grávidas, e das que criarem naqueles dias! 18 Orai, pois, para que a vossa fuga
não suceda no inverno. 19 Porque naqueles dias haverá uma aflição tal, qual
nunca houve desde o princípio da criação, que Deus criou, até agora, nem jamais
haverá. 20 E, se o Senhor não abreviasse aqueles dias, nenhuma carne se
salvaria; mas, por causa dos eleitos que escolheu, abreviou aqueles dias. 21 E
então, se alguém vos disser: Eis aqui o Cristo; ou: Ei-lo ali; não acrediteis.
22 Porque se levantarão falsos cristos, e falsos profetas, e farão sinais e
prodígios, para enganarem, se for possível, até os escolhidos. 23 Mas vós
vedes; eis que de antemão vos tenho dito tudo. 24 ¶ Ora, naqueles dias, depois
daquela aflição, o sol se escurecerá, e a lua não dará a sua luz. 25 E as
estrelas cairão do céu, e as forças que estão nos céus serão abaladas. 26 E
então verão vir o Filho do homem nas nuvens, com grande poder e glória. 27 E
ele enviará os seus anjos, e ajuntará os seus escolhidos, desde os quatro
ventos, da extremidade da terra até a extremidade do céu. 28 ¶ Aprendei, pois,
a parábola da figueira: Quando já o seu ramo se torna tenro, e brota folhas,
bem sabeis que já está próximo o verão. 29 Assim também vós, quando virdes
sucederem estas coisas, sabei que já está perto, às portas. 30 Na verdade vos
digo que não passará esta geração, sem que todas estas coisas aconteçam.
Ver nota Mt 24:34
MARCOS 13:31 Passará o céu e a terra, mas as minhas
palavras não passarão. 32 Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os
anjos que estão no céu, nem o Filho, senão o Pai. 33 Olhai, vigiai e
orai; porque não sabeis quando chegará o tempo. 34 É como se um homem, partindo
para fora da terra, deixasse a sua casa, e desse autoridade aos seus servos, e
a cada um a sua obra, e mandasse ao porteiro que vigiasse. 35 Vigiai, pois,
porque não sabeis quando virá o senhor da casa; se à tarde, se à meia-noite, se
ao cantar do galo, se pela manhã, 36 Para que, vindo de improviso, não vos ache
dormindo. 37 E as coisas que vos digo, digo-as a todos: Vigiai.” (Mc 13:1-37
ACF)
LUCAS 21:5 ¶ E, dizendo alguns a respeito do templo, que estava ornado de
formosas pedras e dádivas, disse: 6 Quanto a estas coisas que vedes, dias virão
em que não se deixará pedra sobre pedra, que não seja derrubada. 7 E
perguntaram-lhe, dizendo: Mestre, quando serão, pois, estas coisas? E que sinal
haverá quando isto estiver para acontecer?
Note que a pergunta dos discípulos foi sobre quando será o fim da presente
época (caracterizada pelo mal e pelos gentios pisando sobre Israel, ao invés
das bênçãos prometidas do reino), quando será a segunda vinda do Cristo até à
terra, para julgar e reinar. A pergunta não foi sobre o arrebatamento dos
salvos da dispensação das assembleias locais (nem poderia ser, pois isto era um
mistério desconhecido até pelos anjos e profetas e que só seria mencionado pela
primeira vez em 1Co 15 e 1Ts 4). Portanto, toda a resposta de Cristo nos
capítulos 21 de Lucas aplica-se primordialmente aos sinais e acontecimentos do
final da 70ª semana de Daniel (ao final da tribulação e da grande tribulação),
não ao arrebatamento dos salvos desta dispensação das igrejas locais antes do
início da 70ª semana (a tribulação de Jacó e dos gentios perdidos).
LUCAS 21:8 Disse então ele: Vede não vos enganem,
porque virão muitos em meu nome, dizendo: Sou eu, e o tempo está próximo. Não
vades, portanto, após eles. 9 E, quando ouvirdes de guerras e sedições, não vos
assusteis. Porque é necessário que isto aconteça primeiro, mas o fim não será
logo. 10 Então lhes disse: Levantar-se-á nação contra nação, e reino contra
reino; 11 E haverá em vários lugares grandes terremotos, e fomes e
pestilências; haverá também coisas espantosas, e grandes sinais do céu. 12 Mas
antes de todas estas coisas lançarão mão de vós, e vos perseguirão,
entregando-vos às sinagogas e às prisões, e conduzindo-vos à presença de reis e
presidentes, por amor do meu nome. 13 E vos acontecerá isto para testemunho. 14
Proponde, pois, em vossos corações não premeditar como haveis de responder; 15
Porque eu vos darei boca e sabedoria a que não poderão resistir nem contradizer
todos quantos se vos opuserem. 16 E até pelos pais, e irmãos, e parentes, e
amigos sereis entregues; e matarão alguns de vós. 17 E de todos sereis odiados
por causa do meu nome. 18 Mas não perecerá um único cabelo da vossa cabeça. 19
Na vossa paciência possuí as vossas almas. 20 ¶ Mas, quando virdes Jerusalém
cercada de exércitos, sabei então que é chegada a sua desolação. 21 Então, os
que estiverem na Judéia, fujam para os montes; os que estiverem no meio da
cidade, saiam; e os que nos campos não entrem nela. 22 Porque dias de vingança
são estes, para que se cumpram todas as coisas que estão escritas. 23 Mas ai
das grávidas, e das que criarem naqueles dias! porque haverá grande aperto na
terra, e ira sobre este povo. 24 E cairão ao fio da espada, e para todas as
nações serão levados cativos; e Jerusalém será pisada pelos gentios, até que os
tempos dos gentios se completem. 25 E haverá sinais no sol e na lua e nas
estrelas; e na terra angústia das nações, em perplexidade pelo bramido do mar e
das ondas. 26 Homens desmaiando de terror, na expectação das coisas que
sobrevirão ao mundo; porquanto as virtudes do céu serão abaladas. 27 E então verão
vir o Filho do homem numa nuvem, com poder e grande glória. 28 Ora, quando
estas coisas começarem a acontecer, olhai para cima e levantai as vossas
cabeças, porque a vossa redenção está próxima. 29 ¶ E disse-lhes uma parábola:
Olhai para a figueira, e para todas as árvores; 30 Quando já têm rebentado, vós
sabeis por vós mesmos, vendo-as, que perto está já o verão. 31 Assim também
vós, quando virdes acontecer estas coisas, sabei que o reino de Deus está
perto. 32 Em verdade vos digo que não passará esta geração até que tudo
aconteça.
Ver nota Mt 24:34
LUCAS 21:33 Passará o céu e a terra, mas as minhas
palavras não hão de passar. 34 E olhai por vós, não aconteça que os vossos
corações se carreguem de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e
venha sobre vós de improviso aquele dia. 35 Porque virá como um laço sobre
todos os que habitam na face de toda a terra. 36 Vigiai, pois, em todo o tempo,
orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas estas coisas que hão
de acontecer, e de estar em pé diante do Filho do homem. 37 E de dia ensinava
no templo, e à noite, saindo, ficava no monte chamado das Oliveiras. 38 E todo
o povo ia ter com ele ao templo, de manhã cedo, para o ouvir.” (Lc 21:5-38 ACF)
Deixe-me acrescentar Rm 11:25-27
“25 Porque não quero, irmãos, que ignoreis este
segredo (para que não presumais de vós mesmos): que o endurecimento veio em
parte sobre Israel, até que a plenitude dos gentios haja entrado. 26 E assim
todo o Israel será salvo, como está escrito: De Sião virá o Libertador, E
desviará de Jacó as impiedades. 27 E esta será a minha aliança com eles, Quando
eu tirar os seus pecados.” (Rm 11:25-27 ACF)
Note a semelhança desta passagem com o versículo da pergunta, Mt 10:31. Ao
final da grande tribulação, todo Israel será salvo, tendo ouvido o evangelho da
parte das 2 testemunhas e dos 144.000 judeus virgens. Isto é evidência que Mt
10:31 se refere à volta de Cristo em seu corpo literal e glorificado, para
julgar e reinar, ao final da 70ª semana de Daniel, tendo todos os judeus sido
evangelizados por discípulos de Cristo.
VOLTEMOS AO VERSÍCULO DA PERGUNTA (mas vejamos também os versos que o
precedem):
MATEUS 10:1 ¶ E, chamando os seus doze
discípulos, deu-lhes poder sobre os espíritos imundos, para os expulsarem, e
para curarem toda a enfermidade e todo o mal. 2 Ora, os nomes dos doze
apóstolos são estes: O primeiro, Simão, chamado Pedro, e André, seu irmão;
Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão; 3 Filipe e Bartolomeu; Tomé e
Mateus, o publicano; Tiago, filho de Alfeu, e Lebeu, apelidado Tadeu; 4 Simão o
Zelote, e Judas Iscariotes, aquele que o traiu. 5 ¶ Jesus enviou estes doze, e
lhes ordenou, dizendo: Não ireis pelo caminho dos gentios, nem entrareis em
cidade de samaritanos; 6 Mas ide antes às ovelhas perdidas da casa de Israel; 7
E, indo, pregai, dizendo: É chegado o reino dos céus. 8 Curai os enfermos,
limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios; de graça
recebestes, de graça dai. 9 Não possuais ouro, nem prata, nem cobre, em vossos
cintos, 10 Nem alforjes para o caminho, nem duas túnicas, nem alparcas, nem
bordão; porque digno é o operário do seu alimento. 11 E, em qualquer cidade ou
aldeia em que entrardes, procurai saber quem nela seja digno, e hospedai-vos
aí, até que vos retireis. 12 E, quando entrardes nalguma casa, saudai-a; 13 E,
se a casa for digna, desça sobre ela a vossa paz; mas, se não for digna, torne
para vós a vossa paz. 14 E, se ninguém vos receber, nem escutar as vossas
palavras, saindo daquela casa ou cidade, sacudi o pó dos vossos pés. 15 Em
verdade vos digo que, no dia do juízo, haverá menos rigor para o país de Sodoma
e Gomorra do que para aquela cidade. 16 ¶ Eis que vos envio como ovelhas ao
meio de lobos; portanto, sede prudentes como as serpentes e inofensivos como as
pombas. 17 Acautelai-vos, porém, dos homens; porque eles vos entregarão aos
sinédrios, e vos açoitarão nas suas sinagogas; 18 E sereis até conduzidos à
presença dos governadores, e dos reis, por causa de mim, para lhes servir de
testemunho a eles, e aos gentios. 19 Mas, quando vos entregarem, não vos dê
cuidado como, ou o que haveis de falar, porque naquela mesma hora vos será
ministrado o que haveis de dizer. 20 Porque não sois vós quem falará, mas o
Espírito de vosso Pai é que fala em vós. 21 E o irmão entregará à morte o
irmão, e o pai o filho; e os filhos se levantarão contra os pais, e os matarão.
22 E odiados de todos sereis por causa do meu nome; mas aquele que perseverar
até ao fim será salvo. 23 Quando pois vos perseguirem nesta cidade, fugi para
outra; porque em verdade
vos digo que não acabareis de percorrer as cidades de Israel sem que venha o
Filho do homem.” (Mt 10:1-23 ACF)
Vejamos Mt 10:23 em grego:
“otan <3752> de <1161> {QUANDO,
PORÉM}
diwkwsin <1377> (5725) {ELES
PERSIGAM} umav <5209> {A
VÓS} en <1722> th <3588> {EM} polei <4172> tauth <3778> {ESTA
CIDADE,} feugete <5343> (5720) {[então]
FUGI VÓS} eiv <1519> thn <3588> {PARA} allhn <243> {OUTRA:} amhn <281> gar <1063> {PORQUE
VERDADEIRAMENTE} legw <3004> (5719) {EU
DIGO}
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VÓS,}
ou <3756> mh <3361> {DE MODO NENHUM} teleshte <5055> (5661) {VÓS COMPLETEIS} tav <3588> {AS} poleiv <4172> {CIDADES} tou <3588> {DE} israhl <2474> {ISRAEL} ewv <2193> an <302> {ATÉ QUE} elyh <2064> (5632) {VENHA} o <3588> {O} uiov <5207> tou <3588> {FILHO} anyrwpou <444> {DO HOMEM.}” (Mt 10:23 Stephanus
1550)
Vejamos Mt 10:23 em uma tradução muito literal (a LTT), embora, às vezes, de português
com estilo não muito usual:
MATEUS
10:23 Tão logo, portanto, vos persigam nesta cidade, fugi para outra; porque,
em verdade, vos digo: Que de modo nenhum vós acabeis de percorrer
as cidades de Israel sem que o Filho do homem venha.
Bem, irmão AAAA, acho que eu o conheço bem e há longo tempo, e admiro sua
sinceridade ao, muitos anos atrás, ter saído, de uma igreja meio
pentecostalizada e procurado uma igreja não pentecostal nem arminiana, mas, ao
contrário, conservadora.
Sei bem, também, que você, como eu, tem como alicerce máximo, na interpretação
da Escritura, o "Método Literal, Gramatical, Autoridade só às
Escrituras", basicamente concordando com o que está descrito no artigo
"Que é a Interpretação Literal, Gramatical, [dando] Autoridade só às
Escrituras?", que está em http://br.groups.yahoo.com/group/solascripturatt/message/7695
. Em particular, sei que você concorda que a
nossa regra primeira e máxima, a nossa "Regra de Ouro de
Interpretação", seja:
Quando o sentido simples da Escritura faz senso comum, não procure nenhum outro sentido; portanto, tome cada palavra no seu significado literal - usual - ordinário - primário, a não ser que os fatos do contexto imediato, estudados à luz de passagens relacionadas e de verdades axiomáticas e fundamentais, claramente indiquem o contrário." [Cooper]“
e
“O literalista (assim chamado) não é aquele que nega que linguagem figurada e que símbolos são usados em profecia, nem ele nega as grandes verdades espirituais que neles [linguagem figurada e símbolos] estão estabelecidas. Sua posição é, simplesmente, que as profecias devem ser normalmente interpretadas (ou seja, de acordo com as bem estabelecidas leis da linguagem) como quaisquer outros enunciados são interpretados. Aquilo que for manifesta [e indiscutivelmente] figurado, assim é considerado [pelo literalista].” Usualmente, logo após o uso de uma palavra a ser interpretada num sentido figurativo, a própria Bíblia deixa claro e indiscutível qual é esse sentido figurado, de forma que até uma criança já bem alfabetizada sabe qual é ele, se ler todo o contexto.
Portanto, apoiados neste alicerce de se procurar o mais tenazmente possível o
literalismo máximo admitido pela Bíblia, prossigamos juntamente.
Evidentemente, a sentença "Que de modo nenhum vós acabeis de percorrer as cidades de
Israel sem que o Filho do homem venha" NÃO
pode, de maneira nenhuma, ser interpretada como uma profecia (e promessa) de
que o Filho do homem voltaria dentro de alguns dias ou semanas ou meses ou poucos anos (no relógio do tempo humano) depois de Jesus
as ter pronunciado, e Ele voltaria para julgar o mundo e começar Seu reino
literal, corporalmente reinando sobre todo o mundo, trazendo perfeita justiça,
paz, adoração, etc.
Definitivamente, esta é a interpretação mais impossível para o texto, pois
faria de Cristo um mentiroso, uma vez que Ele não voltou dentro de tão pouco
tempo no relógio humano, nem mesmo voltou durante o tempo de vida do mais
longevo dos apóstolos.
Logo que li sua pergunta e comecei a pensar sobre ela, por alguns minutos
pensei que talvez (talvez!) o tempo aoristo de modo subjuntivo dos verbos “que
acabeis” e “que venha” (subjuntivos
basicamente expressam um desejo de uma possibilidade se efetuar) ao invés do tempo futuro do modo indicativo (indicativos expressam um fato, o futuro do indicativo
expressa a certeza de que o fato irá acontecer do modo e no tempo indicados)
as palavras da sentença "Que
de modo nenhum vós acabeis de percorrer as cidades de Israel sem que o Filho do
homem venha" possam ser interpretadas não como uma profecia ou
promessa, mas somente como uma ordem para os apóstolos pregarem
sem parar nunca, ordem mais ou menos semelhante a "não parem de pregar
nunca. Enquanto o sol não desaparecer (e isto não ocorrerá em suas vidas),
preguem. Enquanto todos os judeus não forem convertidos (e isto talvez não
ocorrerá em suas vidas), preguem. Enquanto Eu não tiver voltado para julgar e
reinar (e isto talvez não ocorrerá em suas vidas), preguem."
- Mas, pouco depois, ao ler eu todas as passagens que você sugeriu (ler as
passagens e todos os capítulos que as contêm), não pude deixar de notar as
muitas e grandes semelhanças entre as palavras do contexto de todo o capítulo
(Mt 10) contendo o versículo da pergunta (v. 23), semelhanças com as palavras
de capítulos que clara e indiscutivelmente (pelo menos para quem é literalista)
tratam da volta do nosso Salvador e Senhor Deus, Jesus Cristo: Mateus capítulos
24 e 25; Marcos capítulo 13; e Lucas capítulo 21. Por favor, uma vez mais, leia
todos estes versos, irmão AAAA. Há muito mais semelhanças de versículos, mas
note pelo menos as seguintes:
MATEUS 10: 23 Quando pois vos perseguirem nesta
cidade, fugi para outra; porque em verdade vos digo que não acabareis de
percorrer as cidades de Israel sem que venha o Filho do homem.”
MATEUS 24:14 E este evangelho do reino será
pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim.
MATEUS 25:31 ¶ E quando o Filho do homem vier em
sua glória, e todos os santos anjos com ele, então se assentará no trono da sua
glória; 32 E todas as nações serão reunidas diante dele, e
apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas;
Deixe-me lembrar-lhe, irmão, que, em todo o livro
de Mateus, inclusive antes do versículo 10:23, as expressões “vinda do Filho do
homem”, e similares, sempre, sem nenhuma exceção, se referem única e
exclusivamente à literal volta de Cristo para inaugurar Seu literal reino.
- A conclusão inescapável é que temos que reconhecer que Mt 10:23 contém,
sim, a profecia literal, a promessa literal da volta literal do Cristo literal,
em Seu corpo literal (claro que Seu corpo glorificado, Seu corpo de
depois da Sua ressurreição até a eternidade futura), reinando literalmente
sobre todo o mundo literal, trazendo perfeita justiça, paz, adoração, etc.,
literalmente.
- A questão é: como harmonizarmos esta leitura 100% literal de Mt 10:23
com nosso relógio humano? ! ? !
Alguns podem tentar dizer que “Cristo voltou literal e corporalmente e durante
o tempo de vida dos apóstolos, só que esta volta de Cristo não foi para julgar
e reinar literalmente sobre a terra literal, mas para Ele mesmo ser um ARAUTO
predecessor e pré-anunciador de Si mesmo, de que, no futuro, voltaria para
reinar ou (pelo menos) para (re-) começar uma (nova) campanha de anunciar-Se a
Si mesmo como o Messias, o prometido Libertador e Rei de Israel.”
Mas todas essas teorias de que Ele voltaria como arauto de Si mesmo (isto é,
que voltaria para anunciar que no futuro voltaria para Se anunciar como juiz e
rei), todas essas teoria conflitam brutalmente com tudo DITO por Ele
antes (em Mateus e passagens paralelas dos outros evangelhos). Todas essas
teorias são completamente absurdas e auto-destroem-se, pois ninguém é
pré-anunciador de si mesmo, e o Messias já tinha sido pré-anunciado por João, o
submersor. Pior de tudo, todas essas teorias exigem pelo menos 3 vindas de
Cristo: a primeira sendo como o Cordeiro a ser morto para nos redimir pelo Seu
sangue, através da fé; a última (e definitiva, eterna) vinda sendo como o Leão
de Judá, para julgar e reinar com vara de ferro sobre toda a terra; e uma vinda
intermediária, durante a vida dos discípulos, e que, segundo uma teoria, teria
sido no “domingo de ramos”, segundo outra teoria teria sido na ressurreição
(que O declarou como o Filho de Deus), numa terceira teoria a “vinda” aconteceu
em Pentecostes, numa quarta aconteceu na destruição de Jerusalém em 70 d.C.
(Jesus teria “vindo” na pessoa dos exércitos romanos, para julgar e castigar Israel
por tê-lO rejeitado), e há outras teorias (que a vinda foi depois da morte dos
apóstolos, foi com Constantino, foi algum dos concílios ecumênicos, foi algum
super-evento de uma parte da cristandade, foi a Reforma, foi um dos
reformadores, etc.) que também se chocam violentamente contra o que a Bíblia DIZ
em muitas outras passagens, literalmente interpretadas.
Somente o dispensacionalismo (a percepção de que
Deus tem um só plano que está executando de eternidade a eternidade, mas
que este plano único envolve diferenças entre as várias etapas que Deus
soberanamente determinou para execução de Seu plano único e eterno) pode
honrar a Palavra de Deus com uma interpretação 100% literal de todas as
palavras do versículo da pergunta, e que não se auto- destrói, não conflita com
nenhuma passagem da Bíblia.
Não brigamos para tentar fazer ninguém aceitar que há exatamente 7
dispensações. Alguns poucos dispensacionalistas acham que podem ver algumas
subdivisões dentro de algumas dessas dispensações ou podem ver mais que 7
dispensações, e não brigamos com eles, pois ao final nossas divergências não
fazem muita diferença prática. Também alguns dispensacionalistas acham que
podem ver somente 6 ou 5 ou 4 ou 3 ou 2 dispensações (no mínimo reconhecendo
que há uma diferença entre as eternas e incondicionais promessas e profecias
para a nação de Israel, e as eternas e incondicionais promessas e profecias
para os salvos das igrejas locais neo- testamentárias), e também não brigamos
com eles, pois, novamente, ao final nossas divergências não fazem muita
diferença prática. Somente insistimos veemente, de todo nosso coração, que é
necessário que se reconheça pelo menos a diferença entre 2 dispensações: a de
Israel e a das igrejas locais. Somente assim, somente com esta percepção,
podemos ser coerentemente 100% literalistas em cada verso da Bíblia de capa a
capa, em todos os assuntos. (Percepção é contrário da cegueira, é a habilidade
dada por Deus de reconhecermos diferenças na Bíblia, dividirmos corretamente a
Palavra de Deus, a manusearmos retamente. “2Tm 2:15 Sê
diligente- no- estudo para apresentar-te a Deus aprovado, como um
trabalhador que não tem de que se envergonhar, retamente dividindo a
Palavra (Escrita) da verdade;” (KJB, LTT). Todo, todo sistema de interpretação que
recuse perceber etapas distintas e sucessivas dentro do eterno plano único de
Deus, aqui e acolá tal sistema terá que fugir do literalismo para se enterrar
no “alegorismo [Argh!] histórico” de sua denominação e seus mentores
espirituais no seminário ou na “antiga história”.
Isto posto e concordado, há 2 coisas no versículo da pergunta que temos que
perceber como podem se encaixar (uma coisa com a outra coisa e ambas com toda a
Bíblia), em perfeito e total literalismo:
MATEUS
10:23 Tão logo, portanto, vos persigam nesta cidade, fugi para outra;
porque, em verdade, vos digo: Que de modo nenhum vós acabeis de
percorrer as cidades de Israel sem que o Filho do homem venha.
(LTT)
Primeira questão (sobre o desenrolar do tempo no nosso relógio humano): Como
podemos conciliar o fato que (a) Cristo ainda não voltou literalmente, em Seu
corpo literal, para reinar literal e corporalmente sobre toda a terra literal,
com (b) a interpretação literal da promessa- profecia de que Ele voltaria antes
dos discípulos poderem descansar por terem terminado de pregar em cada cidade
de Israel, em todos os seus lugares, de maneira a cada ouvido humano naquele
país poder ter ouvido deles as boas novas do reino?
Segunda questão (sobre o “vos” em Mt 10:23): A quem o “vos” se refere? Aos 12
apóstolos + 70 discípulos que Jesus (estando Jesus em Seu corpo) escolheu
durante Seu ministério sobre a terra? Ou a quem?
Somente o dispensacionalismo (a
percepção, o percebimento de que há diferenças entre etapas no plano eterno e
único de Deus, pelo menos diferenças entre a dispensação de Israel e a
dispensação das igrejas locais) pode com toda facilidade resolver o
aparente problema, somente o dispensacionalismo podendo respeitar o perfeito e
total literalismo:
a) Deus revelou a Daniel que haveria 70 semanas (cada semana são 7 anos, portanto 70 semanas são 490 anos proféticos (de
360 dias)) entre o decreto [que veio a ser promulgado por Artaxerxes] para reconstrução de
Jerusalém, e a vinda do Messias para reinar corporal e literalmente sobre toda
a terra literal, sendo que Ele seria rejeitado ao término da 7+62 = 69ª semana
(483 anos), ficando faltando 1 semana para o término dessa profecia sobre
Israel (1 semana = 7 anos
proféticos de 360 dias = 2 metades cada uma de 3 ½ anos. Ou seja, 84 meses = 2
metades cada uma de 42 meses. Ou seja, 2520 dias = 2 metades cada uma de 1260
dias):
“25 Sabe e entende: desde a saída da ordem para
restaurar, e para edificar a Jerusalém, até ao Messias, o Príncipe, haverá sete
semanas, e (mais) sessenta e duas semanas; as ruas e o
muro se reedificarão, mas em tempos angustiosos. 26 E depois das sessenta e
duas semanas será cortado- fora o Messias, mas não por causa de (pecados
de) Ele mesmo; e o povo do príncipe, que há de vir, destruirá a
cidade e o santuário, e o seu fim será com uma inundação; e, até ao fim
da guerra, estão determinadas as assolações. 27 E ele firmará
aliança com muitos por uma semana; e na metade da semana fará cessar o
sacrifício e a oblação; e sobre a asa das abominações virá o assolador, e isso
até à consumação; e o que está determinado será derramado sobre o assolador.”
(Dn 9:25-27 ACF e LTT)
b) Completadas as 69 semanas profetizadas, o Messias foi rejeitado por Israel e
entregue para ser “cortado- fora” (Dn 9:26, ver acima) (“ser cortado” cumpriu-se em ser morto, crucificado,
imolado como o Cordeiro de Deus), e Deus paralisou (pôs em “pausa”) Seu relógio em
que mede Seu tempo para a nação de Israel.
c) A analogia é como se Deus tivesse retirado Sua fita VHS de Israel (que contém a sequência de tudo que
Ele determinou para Israel), tivesse posto esta fita de lado como
temporariamente desprezada e sob Seu castigo, e tivesse posto para tocar Sua
fita VHS de tudo que determinou para as Suas igrejas locais e os salvos
componentes delas. A qualquer momento, dependendo somente da soberana vontade
dEle, Deus retirará essa fita VHS das igrejas locais e voltará a tocar os 7
anos faltantes da fita de Israel, até o final das 70 semanas = 490 anos
profetizados. Depois, haverá muitas maravilhas na transição e preparação para o
reino, e no reino, e na transição e preparação para o estado eterno, e neste
bendito estado, mas não falemos agora de tais maravilhas.
d) Assim, no relógio de Deus para Israel, como se fosse na sua fita VHS, o último
segundo que completou a literal 69ª semana da literal Israel (algum instante em
torno da crucificação de Cristo) será IMEDIATAMENTE seguido pelo primeiro
segundo que iniciará a literal 70ª semana da literal Israel (algum instante em
torno do arrebatamento dos salvos da dispensação das igrejas locais), depois se
seguindo o literal julgamento e o literal reino de Cristo sobre todo o mundo
literal (Ele literalmente
presente e atuando em Seu corpo glorificado), etc.
d) E o “vos” de Mt 10:23 são discípulos literais de Cristo, discípulos
provenientes de Israel literal. Mas não somente os 12 apóstolos e os outros 70
discípulos escolhidos diretamente por Cristo enquanto viveu aqui em carne e
osso. Não! O “vos” de Mt 10:23 inclui estes 82 homens judeus vivos nos últimos
anos da “fita VHS de Israel”, mas inclui também outros homens judeus
convertidos a Cristo e que atuarão nos últimos 7 anos no relógio dessa fita: as
2 testemunhas literais de Cristo, literalmente JUDIAS (de Ap 11:3-13); os
144.000 discípulos (do sexo masculino, adultos) literais de Cristo,
literalmente JUDEUS e literalmente virgens (Ap 7:1-12; 14:1-5); etc.
Repito: Somente o dispensacionalismo (a percepção, o percebimento de que há
diferenças entre etapas no plano eterno e único de Deus, pelo menos diferenças
entre a dispensação de Israel e a dispensação das igrejas locais) pode com toda facilidade resolver o aparente problema,
somente o dispensacionalismo podendo respeitar a interpretação de Mt 10:23
dentro de perfeito e total literalismo.
Outros sistemas de interpretação serão totalmente inconsistentes dentro de si
mesmo, não responderão à pergunta (não podem respondê-la), ou passarão a léguas
de distância de qualquer forma de literalismo consistente e verdadeiro, tendo
que recorrer a loucas alegorias (argh, como disse você).
Vejamos, por exemplo, a interpretação que, mesmo sem talvez ter dito
explicitamente, me parece que é a que Dr. Nicodemus considera melhor (ou menos
má):
4. Uma última interpretação entende que Jesus estava se referindo à missão mundial e futura de evangelizar os judeus, a qual ainda não se completou. A ida dos doze para pregar nas vilas de Israel apenas inaugurava esta missão, que continuou com Paulo e o moderno movimento missionário, e ainda não se concluiu. Em outras palavras, o que o Senhor quis dizer aos discípulos foi que a evangelização de Israel não se completaria antes do fim da era presente, que será marcada pela vinda do Filho do Homem. E que até lá haveriam perseguições. Algumas evidências fazem desta interpretação uma das menos complicadas
Vejamos, por exemplo, a teoria de que Mt 10:23 já se cumpriu (de forma não
literal) na destruição de Jerusalém em 70 d.C. (Jesus teria “vindo” na pessoa
dos exércitos romanos, para julgar e castigar Israel por tê-lO rejeitado)
E primeiro, isto colide de frente contra inúmeras coisas que Deus DISSE em sua
Palavra (pelo menos os 68 versículos mais 2 capítulos inteiros), sobre a
definitiva volta de Seu Filho, por exemplo:
Esta teoria colide contra At 1:11: o retorno de Cristo é corporal e é à terra
literal;
“Os quais lhes disseram: Homens
galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi
recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir.” (At 1:11
ACF)
Esta teoria colide contra Jo 5:28: os mortos ouvirão a Sua voz;
“Não vos maravilheis disto; porque
vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz.” (Jo 5:28
ACF)
Esta teoria colide contra Lc 12:37: Ele reinará com os servos vigilantes;
“Bem-aventurados aqueles servos, os
quais, quando o Senhor vier, achar vigiando! Em verdade vos digo que se
cingirá, e os fará assentar à mesa e, chegando-se, os servirá.” (Lc 12:37 ACF)
Esta teoria colide contra Zacarias 14:4: Na Sua volta, primeiro que tudo
Seus pés literais tocarão no mesmo Monte das Oliveiras de onde Ele ascendeu;
“E naquele dia estarão os seus pés
sobre o monte das Oliveiras, que está defronte de Jerusalém para o oriente; e o
monte das Oliveiras será fendido pelo meio, para o oriente e para o ocidente, e
haverá um vale muito grande; e metade do monte se apartará para o norte, e a
outra metade dele para o sul.” (Zc 14:4 ACF)
Esta teoria colide contra 2Ts 1:8
“Como labareda de fogo, tomando
vingança dos que não conhecem a Deus e dos que não obedecem ao evangelho de
nosso Senhor Jesus Cristo;” (2Ts 1:8 ACF)
Esta teoria colide contra Mt 24:30. 1Pe 1:7; 4:13
“Então aparecerá no céu o sinal do
Filho do homem; e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o Filho do
homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória.” (Mt 24:30 ACF)
“Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o
ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória, na
revelação de Jesus Cristo;” (1Pe 1:7 ACF)
“Mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das
aflições de Cristo, para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e
alegreis.” (1Pe 4:13 ACF)
Esta teoria colide contra Jó 19:25
“Porque eu sei que o meu Redentor
vive, e que por fim se levantará sobre a terra.” (Jó 19:25 ACF)
Esta teoria colide contra 1Ts 3:13; Judas 14
“Para confirmar os vossos corações,
para que sejais irrepreensíveis em santidade diante de nosso Deus e Pai, na
vinda de nosso Senhor Jesus Cristo com todos os seus santos.” (1Ts 3:13 ACF)
“E destes profetizou também Enoque, o sétimo depois de Adão,
dizendo: Eis que é vindo o Senhor com milhares de seus santos;” (Jd 1:14 ACF)
Esta teoria colide contra Ap 1:7:
“Eis que vem com as nuvens, e todo
o olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se
lamentarão sobre ele. Sim. Amém.” (Ap 1:7 ACF)
Esta teoria colide contra 2Ts 2:8
“E então será revelado o iníquo, a
quem o Senhor desfará pelo assopro da sua boca, e aniquilará pelo esplendor da
sua vinda;” (2Ts 2:8 ACF)
Esta teoria colide contra Mt 25:31; Ap 5:13
“E quando o Filho do homem vier em
sua glória, e todos os santos anjos com ele, então se assentará no trono da sua
glória;” (Mt 25:31 ACF)
“E ouvi toda a criatura que está no céu, e na terra, e
debaixo da terra, e que está no mar, e a todas as coisas que neles há, dizer:
Ao que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro, sejam dadas ações de
graças, e honra, e glória, e poder para todo o sempre.” (Ap 5:13 ACF)
Esta teoria colide contra Mt 25:32
“E todas as nações serão reunidas
diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as
ovelhas;” (Mt 25:32 ACF)
Esta teoria colide contra Is 9:6-7; Lc 1:32; Ez 21:25-27);
“Porque um menino nos nasceu, um
filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu
nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.
Do aumento deste principado e da paz não haverá fim, sobre o trono de Davi e no
seu reino, para o firmar e o fortificar com juizo e com justiça, desde agora e
para sempre; o zelo do SENHOR dos Exércitos fará isto.” (Is 9:6-7 ACF)
“Este será grande, e será chamado filho do Altíssimo; e o
Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai;” (Lc 1:32 ACF)
“E tu, ó profano e ímpio príncipe de Israel, cujo dia virá
no tempo da extrema iniqüidade, Assim diz o Senhor DEUS: Tira o diadema, e
remove a coroa; esta não será a mesma; exalta ao humilde, e humilha ao soberbo.
Ao revés, ao revés, ao revés porei aquela coroa, e ela não mais será, até que
venha aquele a quem pertence de direito; a ele a darei.” (Ez 21:25-27 ACF)
Esta teoria colide contra Jeremias 23:5-6
“Eis que vêm dias, diz o SENHOR, em
que levantarei a Davi um Renovo justo; e, sendo rei, reinará e agirá
sabiamente, e praticará o juízo e a justiça na terra. Nos seus dias Judá será
salvo, e Israel habitará seguro; e este será o seu nome, com o qual Deus o
chamará: O SENHOR JUSTIÇA NOSSA.” (Jr 23:5-6 ACF)
Esta teoria colide contra Dn 7:13-14
“Eu estava olhando nas minhas
visões da noite, e eis que vinha nas nuvens do céu um como o filho do homem; e
dirigiu-se ao ancião de dias, e o fizeram chegar até ele. E foi-lhe dado o
domínio, e a honra, e o reino, para que todos os povos, nações e línguas o
servissem; o seu domínio é um domínio eterno, que não passará, e o seu reino
tal, que não será destruído.” (Dn 7:13-14 ACF)
Esta teoria colide contra Daniel 7:18-27; Ap 5:10
“Mas os santos do Altíssimo
receberão o reino, e o possuirão para todo o sempre, e de eternidade em
eternidade. Então tive desejo de conhecer a verdade a respeito do quarto
animal, que era diferente de todos os outros, muito terrível, cujos dentes eram
de ferro e as suas unhas de bronze; que devorava, fazia em pedaços e pisava aos
pés o que sobrava; E também a respeito dos dez chifres que tinha na cabeça, e
do outro que subiu, e diante do qual caíram três, isto é, daquele que tinha
olhos, e uma boca que falava grandes coisas, e cujo parecer era mais robusto do
que o dos seus companheiros. Eu olhava, e eis que este chifre fazia guerra
contra os santos, e prevaleceu contra eles. Até que veio o ancião de dias, e
fez justiça aos santos do Altíssimo; e chegou o tempo em que os santos
possuíram o reino. Disse assim: O quarto animal será o quarto reino na terra, o
qual será diferente de todos os reinos; e devorará toda a terra, e a pisará aos
pés, e a fará em pedaços. E, quanto aos dez chifres, daquele mesmo reino se
levantarão dez reis; e depois deles se levantará outro, o qual será diferente
dos primeiros, e abaterá a três reis. E proferirá palavras contra o Altíssimo,
e destruirá os santos do Altíssimo, e cuidará em mudar os tempos e a lei; e
eles serão entregues na sua mão, por um tempo, e tempos, e a metade de um tempo.
Mas o juízo será estabelecido, e eles tirarão o seu domínio, para o destruir e
para o desfazer até ao fim. E o reino, e o domínio, e a majestade dos reinos
debaixo de todo o céu serão dados ao povo dos santos do Altíssimo; o seu reino
será um reino eterno, e todos os domínios o servirão, e lhe obedecerão.” (Dn
7:18-27 ACF)
“E para o nosso Deus os fizeste reis e sacerdotes; e eles
reinarão sobre a terra.” (Ap 5:10 ACF)
Esta teoria colide contra Sl 72:11; Is 49:6-7; Ap 15:4
“E todos os reis se prostrarão
perante ele; todas as nações o servirão.” (Sl 72:11 ACF)
“Disse mais: Pouco é que sejas o meu servo, para restaurares
as tribos de Jacó, e tornares a trazer os preservados de Israel; também te dei
para luz dos gentios, para seres a minha salvação até à extremidade da terra.
Assim diz o SENHOR, o Redentor de Israel, o seu Santo, à alma desprezada, ao
que a nação abomina, ao servo dos que dominam: Os reis o verão, e se
levantarão, como também os príncipes, e eles diante de ti se inclinarão, por
amor do SENHOR, que é fiel, e do Santo de Israel, que te escolheu.” (Is 49:6-7
ACF)
“Quem te não temerá, ó Senhor, e não magnificará o teu nome?
Porque só tu és santo; por isso todas as nações virão, e se prostrarão diante
de ti, porque os teus juízos são manifestos.” (Ap 15:4 ACF)
Esta teoria colide contra Zc 9:10; Ap 11:15
“E de Efraim destruirei os carros,
e de Jerusalém os cavalos; e o arco de guerra será destruído, e ele anunciará
paz aos gentios; e o seu domínio se estenderá de mar a mar, e desde o rio até
às extremidades da terra.” (Zc 9:10 ACF)
“E o sétimo anjo tocou a sua trombeta, e houve no céu
grandes vozes, que diziam: Os reinos do mundo vieram a ser de nosso Senhor e do
seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre.” (Ap 11:15 ACF)
Esta teoria colide contra Gn 49:10
“O cetro não se arredará de Judá,
nem o legislador dentre seus pés, até que venha Siló; e a ele se congregarão os
povos.” (Gn 49:10 ACF)
Esta teoria colide contra Is 45:23
“Por mim mesmo tenho jurado, já
saiu da minha boca a palavra de justiça, e não tornará atrás; que diante de mim
se dobrará todo o joelho, e por mim jurará toda a língua.” (Is 45:23 ACF)
Esta teoria colide contra Zc 14:16; Sl 86:9
“E acontecerá que, todos os que
restarem de todas as nações que vieram contra Jerusalém, subirão de ano em ano
para adorar o Rei, o SENHOR dos Exércitos, e para celebrarem a festa dos
tabernáculos.” (Zc 14:16 ACF)
“Todas as nações que fizeste virão e se prostrarão perante a
tua face, Senhor, e glorificarão o teu nome.” (Sl 86:9 ACF)
Esta teoria colide contra Sl 102:16
“Quando o SENHOR edificar a Sião, aparecerá na sua
glória.” (Sl 102:16 ACF)
Esta teoria colide contra Jr3:17; Is 33:20-21
“Naquele tempo chamarão a Jerusalém
o trono do SENHOR, e todas as nações se ajuntarão a ela, em nome do SENHOR, em
Jerusalém; e nunca mais andarão segundo o propósito do seu coração maligno.”
(Jr 3:17 ACF)
“Olha para Sião, a cidade das nossas solenidades; os teus
olhos verão a Jerusalém, habitação quieta, tenda que não será removida, cujas
estacas nunca serão arrancadas e das suas cordas nenhuma se quebrará. Mas ali o
glorioso SENHOR será para nós um lugar de rios e correntes largas; barco nenhum
de remo passará por ele, nem navio grande navegará por ele.” (Is 33:20-21 ACF)
Esta teoria colide contra o fato que os apóstolos se sentarão sobre doze
tronos, julgando as doze tribos de Israel Mt 19:28; Lc 22:28-30
“E Jesus disse-lhes: Em verdade vos
digo que vós, que me seguistes, quando, na regeneração, o Filho do homem se
assentar no trono da sua glória, também vos assentareis sobre doze tronos, para
julgar as doze tribos de Israel.” (Mt 19:28 ACF)
“E vós sois os que tendes permanecido comigo nas minhas
tentações. E eu vos destino o reino, como meu Pai mo destinou, Para que comais
e bebais à minha mesa no meu reino, e vos assenteis sobre tronos, julgando as
doze tribos de Israel.” (Lc 22:28-30 ACF)
Esta teoria colide contra o fato que Ele regerá todas a nações Sl 2:8-9; Ap
2:27);
“Pede-me, e eu te darei os gentios
por herança, e os fins da terra por tua possessão. Tu os esmigalharás com uma
vara de ferro; tu os despedaçarás como a um vaso de oleiro.” (Sl 2:8-9 ACF)
“E com vara de ferro as regerá; e serão quebradas como vasos
de oleiro; como também recebi de meu Pai.” (Ap 2:27 ACF)
Esta teoria colide contra o fato que Ele julgará com retidão e justiça Sl 9:7
“Mas o SENHOR está assentado
perpetuamente; já preparou o seu tribunal para julgar.” (Sl 9:7 ACF)
Esta teoria colide contra o fato que o templo em Jerusalém será reconstruído
Ezequiel capítulos 40-48
Esta teoria colide contra o fato que a glória do Senhor virá sobre o templo de
Jerusalém Ez 43:2-5; 44:4
“E eis que a glória do Deus de
Israel vinha do caminho do oriente; e a sua voz era como a voz de muitas águas,
e a terra resplandeceu por causa da sua glória. E o aspecto da visão que tive
era como o da visão que eu tivera quando vim destruir a cidade; e eram as
visões como as que tive junto ao rio Quebar; e caí sobre o meu rosto. E a
glória do SENHOR entrou na casa pelo caminho da porta, cuja face está para o
lado do oriente. E levantou-me o Espírito, e me levou ao átrio interior; e eis
que a glória do SENHOR encheu a casa.” (Ez 43:2-5 ACF)
“Depois me levou pelo caminho da porta do norte, diante da
casa; e olhei, e eis que a glória do SENHOR encheu a casa do SENHOR; então caí
sobre o meu rosto.” (Ez 44:4 ACF)
Esta teoria colide contra o fato que a glória do Senhor será revelada Is 40:5
“E a glória do SENHOR se manifestará,
e toda a carne juntamente a verá, pois a boca do SENHOR o disse.” (Is 40:5 ACF)
Esta teoria colide contra o fato que o deserto será um campo fértil Is 32:15
“Até que se derrame sobre nós o
espírito lá do alto; então o deserto se tornará em campo fértil, e o campo
fértil será reputado por um bosque.” (Is 32:15 ACF)
Esta teoria colide contra o fato que o deserto florescerá como a rosa Is
35:1-2);
“O deserto e o lugar solitário se
alegrarão disto; e o ermo exultará e florescerá como a rosa. Abundantemente
florescerá, e também jubilará de alegria e cantará; a glória do Líbano se lhe
deu, a excelência do Carmelo e Sarom; eles verão a glória do SENHOR, o
esplendor do nosso Deus.” (Is 35:1-2 ACF)
Esta teoria colide contra o fato que Seu repouso será glorioso Is 11:10
“E acontecerá naquele dia que a
raiz de Jessé, a qual estará posta por estandarte dos povos, será buscada pelos
gentios; e o lugar do seu repouso será glorioso.” (Is 11:10 ACF)
Se você quisesse se surpreender um pouco e ter de chorar de pena por tanta
cegueira e teimosia de alegoristas anti literalismo (portanto, anti
dispensacionalismo), mas se arriscando você a ser mais odiado - insultado -
distorcido - caluniado do que jamais o foi nem mesmo pelas mais grosseiros
exemplares das piores seitas, lance pela internet um desafio para tais
alegoristas anti literalismo lhe trazerem qualquer teoria por eles já
inventadas ou que venham inventar, e que se encaixe em total literalidade com
todos os versos acima (pelo menos os 68 versículos mais 2 capítulos inteiros),
sem exceção de nenhum.
Em segundo e último lugar, a teoria acima exige pelo menos 3 vindas de Cristo:
a primeira sendo como o Cordeiro a ser morto para nos redimir pelo Seu sangue,
através da fé; a última (e definitiva, eterna) vinda sendo como o Leão de Judá,
para julgar e reinar com vara de ferro sobre toda a terra; e uma vinda
intermediária, durante a vida dos discípulos, na destruição de Jerusalém no ano
70 dC, quando Jesus teria “vindo” na pessoa dos exércitos romanos, para julgar
e castigar Israel por tê-lO rejeitado. Pergunte aos defensores da teoria como
explicam essas pelo menos 3 vindas literais até tocar o sola da terra.
Deus o abençoe, irmão AAAA. Se
for do agrado de Deus, poderemos nos ver face a face, ainda em nossa vida
física atual. Se não, nos veremos nos ares, ou no céu. Maranata!
Hélio.
Jun.2012.
Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em BibliaLTT.org, com ou sem notas).
(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo
link para esta página de http://solascriptura-tt.org)
(retorne a http://solascriptura-tt.org/ EscatologiaEDispensacoes/
retorne a http:// solascriptura-tt.org/ )
Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.