Mat 12.41-42 - Ressuscitarão os Salvos do VT Somente Após o Milênio?





PERGUNTA: Irmão Hélio, com base em Mateus 12.41 e 42, não fica subentendido que os salvos do Antigo Testamento ressuscitarão somente após o Milênio?


Mateus 12.41,42 (LTT)
41 Os varões ninivitas postarão- a- si- mesmos- de- pé no julgamento com esta
(atual e local) geração e a condenarão, porque aqueles (os ninivitas) se arrependeram com a pregação de Jonas. E, eis aqui, maior do que Jonas está aqui.
42 A rainha do sul será erguida- para- cima no julgamento com esta
(atual) geração e a condenará, porque ela (a rainha) veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão. E, eis aqui, Quem é maior do que Salomão está aqui.







RESPOSTA:
Caro irmão,

41) a) Os ninivitas nem mesmo são ditos que são salvos, e sabemos que Nínive, depois do "arrependimento", voltou ao paganismo e pecado, portanto este verso pode estar se referindo a perdidos acusando outros perdidos ainda piores, como o farão os perdidos sodomitas e gomorritas nos versos pouco acima (passagem paralela a esta), Mt 11:21-24.      Mt 11:21-24  21 Ai de ti, Corazim! ai de ti, Betsaida! porque, se em Tiro e em Sidom fossem feitos os prodígios que em vós se fizeram, há muito que se teriam arrependido, com saco e com cinza. 22 Por isso eu vos digo que haverá menos rigor para Tiro e Sidom, no dia do juízo, do que para vós. 23 E tu, Cafarnaum, que te ergues até ao céu, serás abatida até ao inferno; porque, se em Sodoma tivessem sido feitos os prodígios que em ti se operaram, teria ela permanecido até hoje. 24 Eu vos digo, porém, que haverá menos rigor para os de Sodoma, no dia do juízo, do que para ti. ACF2007.

b) se os ninivitas aqui referidos são salvos, então "postarão- a- si- mesmos- de- pé" pode significar que os ninivitas eles, tendo ressuscitados muito antes, se porão de pé bem depois, para testemunhar e acusar, no julgamento dos que recusaram o Cristo nos Seus dias sobre a terra.


42) "será erguida- para- cima" pode se referir "ao costume e prática das testemunhas, as quais erguem-se de suas cadeiras e se põem de pé, quando dão seus testemunhos em cortes de justiça", Gill. Portanto, os salvos aqui referidos podem ter ressuscitado muito antes.
Ademais, os homens e mulheres que foram salvos no VT e os que vierem a ser salvos durante as últimas 7 das 70 semanas de Daniel (isto é, durante a Tribulação) pertencem a uma mesma dispensação (dispensação: vigência de um conjunto de regras dadas por Deus para o governo humano, durante um período definido) (lembre que a dispensação das igrejas locais forma um intervalo entre os fins da semana 63 e 70), portanto os salvos no VT devem ressuscitar com os da Tribulação, ao final dela, Ap 20:4. Em contraste, os perdidos de todos os tempos ressuscitam somente ao final do Milênio, no Juízo Final (do Grande Trono Branco) Ap 20:5,11-13.
Ap 20:5 Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram. Esta é a primeira ressurreição. ACF2007
Ap 20:11-13  11 E vi um grande trono branco, e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu; e não se achou lugar para eles. 12 E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras. 13 E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras. ACF2007


Hélio, nov. 2014






Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em http://BibliaLTT.org, com ou sem notas.



(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)




(retorne a http://solascriptura-tt.org/ EscatologiaEDispensacoes/
retorne a http:// solascriptura-tt.org/ )


Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.