Hélio de Menezes Silva
Caro irmão Hélio:
Gostei das 3 pregações do irmão mostrando que todos os
versos dos capítulos 24 e 25 de Mateus se aplicam ao período do finalzinho da
Tribulação de 7 anos, pois os dois capítulos são a resposta do Cristo à
pergunta dos apóstolos:
“1 ¶ E, QUANDO Jesus ia saindo do templo,
aproximaram-se dele os seus discípulos para lhe mostrarem a estrutura do
templo. 2 Jesus, porém, lhes disse: Não vedes tudo isto? Em verdade vos digo
que não ficará aqui pedra sobre pedra que não seja derrubada. 3 E, estando
assentado no Monte das Oliveiras, chegaram-se a ele os seus discípulos em particular,
dizendo: Dize-nos, quando serão essas coisas, e que sinal haverá da tua vinda e
do fim do mundo?” (Mt 24:1-3 ACF)
A pergunta dos apóstolos foi:
a) Quando seria a destruição do Templo [aqui um exemplo da Lei do Duplo
Cumprimento: o que se cumpre somente em sentido incompleto, é só uma “pequena
amostra grátis” e será cumprido literal e plenamente no futuro. O anticristo
permitirá a construção do Templo.]
b) Quais os sinais para a segunda vinda do Cristo e fim do mundo (não do
planeta, não o extermínio total da humanidade, mas o fim da presente época, o
final da 70ª Semana de Daniel).
Basicamente concordei que todos os sinais de Mt 24 e 25 são sinais para a
segunda vinda do Cristo ao final dos 7 anos de Tribulação, não sinais para o
Arrebatamento dos salvos das igrejas, antes do início da Tribulação, isto é, 7
anos antes.
E basicamente concordei que todos as parábolas desses dois capítulos descrevem condições do final da Tribulação para o início do Milênio. Por exemplo, concordei que as virgens que ficam, a mulher que fica enquanto pilava grão, etc., ficam na terra para entrarem na bênção do Milênio (ao contrário do entendimento usual, onde “ficar” é não ser arrebatado), e os que são levados o são para o inferno (ao contrário do entendimento usual, onde “ser levado” é ser arrebatado para ir para o céu)
Também concordei que o julgamento das ovelhas e dos bodes não é o julgamento final, do grande trono branco
Mas estou com uma dúvida em Mt 25:46b:
“...
Os
justos, porém, irão para a vida eterna”:
Não estão os justos, aqui, indo diretamente para o céu (melhor dizendo, para o
estado eterno)? Não é isto evidência que este julgamento das nações é o mesmo
julgamento final, como querem os amilenaristas, e que não há o Milênio?
Assinado, JJJJ
Caro irmão JJJJ,
Só hoje pude pensar naquela sua importante pergunta sobre Mt
25:46.
1) Bem, antes de tudo, precisamos notar quão distintos são os Julgamento das
Nações (ou das ovelhas e dos bodes, em Mt 25) e o julgamento do grande trono
branco (ou último julgamento, em Ap 20). Note os grandes contrastes:
O julgamento dos indivíduos das nações gentílicas é diferente do julgamento do grande trono branco:
|
Julgamento
dos indivíduos das nações gentílicas |
Julgamento
do grande trono branco (ver seção 6.2) |
Tempo: |
antes do milênio |
depois do milênio |
Local: |
sobre a terra |
no [3o ?] céu |
Trono de Cristo: |
"trono da SUA glória" |
"grande trono branco" |
São julgados: |
os indivíduos de todas as NAÇÕES gentílicas |
apenas os MORTOS |
Ressurreição conectada |
nenhuma |
a 2a ressurreição, para a condenação eterna |
Base para o julgamento: |
tratamento aos "IRMÃOS" [os judeus convertidos e perseguidos] |
obras |
Conseqüências do julgamento: |
2
classes, 2 destinos: |
1
só classe, 1 só destino: |
2) Em segundo lugar, relembremos como o fato do milênio literal, com o Cristo reinando corporalmente sobre toda a terra durante 1000 anos literais, é claramente ensinado na Bíblia de forma irrespondível, a não ser pelos que não creem nela o máximo literalmente. Não vou me repetir, basta você ir em http://www.solascriptura-tt.org/EscatologiaEDispensacoes/ e ler os 10 artigos que provam o reino milenar do Cristo, literalmente. Não deixe de ler Teologias Nao Escrituristicas do Amilenarismo e do Posmilenarismo, as -- T. Ice:
3) Agora, vejamos se há uma interpretação perfeitamente lícita, bíblica, que harmonize tudo:
Mt 25:46 E estes (à esquerda)
irão para o tormento eterno; os justos, porém, irão
para a vida eterna."
“Os justos, porém, irão
para a vida eterna”: Não estão os justos, aqui, indo
diretamente para o céu (melhor dizendo, para o estado eterno)? Não é isto
evidência que este julgamento das nações é o mesmo julgamento final, como
querem os amilenaristas, e que não há o Milênio?
- Uma explicação possível:
estes são os salvos que entrarão no Milênio com seus corpos não
glorificado e repovoarão a terra, depois morrendo em feliz velhice, finalmente
ganhando corpos glorificados e gozando da eternidade futura. A quem estranhe
que morrerão, responderemos que você e eu entramos na vida eterna quando fomos
salvos Jo 3:36; 5:24; 6:47, 53-58, embora ainda aqui estejamos, ainda mortais!
(diferenciados dos outros mortais porque sabemos que já está assegurado que
viveremos eternamente com o Senhor, portanto já temos a vida eterna. Vida é
união e morte é separação. A vida física atual é a temporária união do nosso
corpo não glorificado com o nosso espírito. A vida espiritual é a eterna união
do nosso espírito com Deus)! A quem retruque que “a carne e o sangue não podem
herdar o reino de Deus” 1Co 15:50, responderremos que o contexto disto é
diferente (ressurreição); e que, a rigor, o Milênio é o reino dos céus e não o reino
de Deus; e que, mesmo sem esta diferenciação, você e eu somos de carne e osso
mas nós já somos cidadãos do reino de Deus Fp 3:20.
- Outra explicação possível: todos os que recusaram o anticristo, creram no
Cristo de Deus, perseveraram até o fim, e restaram vivos ao final da
Tribulação, serão os únicos que entrarão no Milênio. Mas, dentre eles, os que
arriscaram suas vidas socorrendo os judeus convertidos perseguidos terão seus
corpos glorificados para entrarem no Milênio já assim, enquanto os demais salvos
entrarão com corpos não glorificados e repovoarão a terra.
Lembranças a todos os irmãos.
Hélio,
ago.2012
Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em BibliaLTT.org, com ou sem notas).
(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo
link para esta página de http://solascriptura-tt.org)
(retorne a http://solascriptura-tt.org/ EscatologiaEDispensacoes/
retorne a http:// solascriptura-tt.org/ )
Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.