Nem Hora Nem Dia, Mas Podemos Saber o Ano Ou a Década? Ou o Prazo- Limite para o Arrebatamento?





Hélio, certamente não podemos saber a exata HORA nem o exato DIA do Arrebatamento dos verdadeiros crentes das assembleias locais, mas isto não proíbe que possamos saber o exato MÊS ou, pelo menos o exato ANO, no mínimo, com toda certeza, a DÉCADA! Por que não?



************************



Caro irmão,


MATEUS 24: 32 ¶ Aprendei, pois, esta parábola da figueira: Quando já os seus ramos se tornam tenros e brotam folhas, sabeis que está próximo o verão. 33 Igualmente, quando virdes todas estas coisas, sabei que ele está próximo, às portas. 34 Em verdade vos digo que não passará esta geração sem que todas estas coisas aconteçam.


1) Que são "QUANDO" e "ESTAS COISAS?", em "Quando já os seus ramos se tornam tenros e brotam folhas ... ... ... quando virdes todas estas coisas?"

O quando foi a primeira Aliá, nos anos 1882 - 1904 dC (5.642 - 5.664, no calendário judaico), quando 25.000 judeus retornaram à Terra Santa?
A 2ª? 3ª, 4ª, 5ª Aliá?
A declaração da ONU em 1948?
A operação Tapete Mágico em 1949/1950? A operação Esdras e Neemias? A operação Moisés? A operação Salomão?

A Guerra dos 6 Dias em 1966?
Os judeus voltarem a ter acesso à área do Templo, em 1967 (mesmo sem remover a Mesquita de Al Aqsa?)?
Alguma espécie de reavivamento do judaísmo ortodoxo (ou outro evento ainda a ocorrer), talvez esta semana, ou daqui a 100 anos, ou daqui a 1000 anos?

Nenhum homem pode garantir com absoluta CERTEZA, não é mesmo?



2) Que é "ESTA GERAÇÃO" em " não passará esta geração sem que todas estas coisas aconteçam."?
Ao longo da História,

-- milhares de folhas de papel foram escritas e disseminadas "provando" que geração significava cerca de 25 anos (pois a maioria dos homens começa a gerar filhos quando tem em torno dessa idade. Há fotos onde eu e minha esposa sentamos em 2 cadeiras, a segunda geração (filhos com cerca de 42 a 47 anos) fica em pé por trás de nós, e a terceira geração (netos de cerca de 12 a 22 anos) fica sentada no chão.
-- milhares de folhas de papel foram escritas e disseminadas "provando" que geração significava cerca de 40 anos (o tempo que Israel levou peregrinando no deserto antes de morrer a geração rebelde demais e ficarem somente os filhos dela, Calebe e Arão)
-- e milhares de folhas de papel foram escritas e disseminadas "provando" que geração significava cerca de 70 anos (o limite ordenado por Deus para a média dos homens viver com saúde)
-- e alguém poderia dizer que geração significava cerca de 120 anos, o usual limite de longevidade fixado por Deus em Gn 6:3, quando a humanidade se corrompeu ao extremo e com extrema violência, trazendo sobre o merecimento do julgamento pelo dilúvio.
-- e, por que não, como limite superior, a maior longevidade alcançada por um homem (Matusalém), 969 anos?

Nenhum homem pode garantir com absoluta CERTEZA o que Deus- Filho significou, não é mesmo?
O mais seguro é se entender que "não passará esta geração" meramente ensina que a descendência de Israel não será extinta, ela perdurará até a volta de Cristo, e para sempre. Este entendimento se harmoniza com toda a Bíblia e não corre nenhum risco de levar a um raciocínio que frontalmente colida contra o fato que ninguém sabe o dia e a hora (Mt 24:36; Mc 13:32)



3) Que significa " daquele dia e hora ninguém sabe"?
Quando se diz "Estou com 18 anos. Vou fazer minha vida profissional em outros países. E vocês não sabem a dia nem a hora em que vou voltar para cá", não estamos querendo dizer que as pessoas saberão o mês e o ano, isso seria um sentido absurdo, "voltarei num agosto de um ano entre 2040 e 2045, só não direi o dia nem a hora em que voltarei, para ninguém ir me apanhar no aeroporto." No máximo, como somos de curtas vidas, poderemos imaginar que a pessoa enricará e provavelmente voltará quando quiser parar de trabalhar, o que usualmente ocorre algum tempo entre 60 e 73 anos, não é? Mas, para o Deus-Filho, que vive eternamente e sem nunca envelhecer, não se aplicam prazos limites de tempo que se devam a seu envelhecimento e aproximação da morte.

"Aquele dia e hora" pode se referir a hoje, a amanhã, a algum tempo nos próximos 50 anos, ou algum nos próximos 50.000 anos. Ninguém tem a mínima CERTEZA sobre isso, não é?



Hélio.






Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em http://BibliaLTT.org, com ou sem notas.



(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)




(retorne a http://solascriptura-tt.org/ EscatologiaEDispensacoes/
retorne a http:// solascriptura-tt.org/ )


Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.