Parte extraida de How Long Were the Israelites in Egypt?
https://answersingenesis.org/bible-questions/how-long-were-the-israelites-in-egypt/
by David Wright on July 5, 2010
(traduzido por Valdenira N.M.S., 2015)
Estiveram os israelitas no Egito por apenas 215 anos? Se assim foi, o que
acontece com as passagens que têm escrito 400 ou 430 anos?
Em livros e artigos é frequentemente afirmado que os israelitas estiveram no
Egito apenas por 215 anos. Jacó e sua família se mudaram para o Egito durante a
fome, 215 anos após a promessa de Deus a Abraão. Assim, os descendentes de Jacó
estiveram no Egito [por mais] 215 anos, antes do Êxodo dos israelitas do Egito.
Alguns podem dizer: "Mas de acordo com a Escritura, os israelitas foram
escravos no Egito por 400 anos. Espere! Ou foram 430 anos? "
Existe uma discrepância? Um erro de copista? Eram os antigos não muito bons em
matemática? Estas são geralmente as perguntas que surgem em nossas mentes
quando nos deparamos com uma passagem da Escritura que nós não entendemos ou
talvez discordamos dela. No entanto, este tipo de pensamento revela nossas
crenças sobre a Escritura: é ela realmente infalível? Então, qual é o problema:
a Bíblia ou a forma como abordamos isso?
Passagens em questão
Devemos lembrar que a Escritura nunca está em erro [de nenhum tipo ou grau].
Mas, uma vez que nós estamos sofrendo a praga de mentes que estão quebradas,
devido ao fato de vivermos em um mundo amaldiçoado pelo pecado, nunca podemos
perfeitamente compreender tudo. Portanto, temos de deixar a Escritura lançar
luz sobre si mesma. Vejamos as passagens em questão.
Gn 15:13 Então disse a Abrão: Sabes, de certo, que peregrina [será] a tua semente em terra alheia,
e [será] reduzida à escravidão, e [será] afligida por quatrocentos anos, LTT2009
Ex 12:40-41 40 O [tempo] que os filhos de Israel
habitaram no Egito [foi] de quatrocentos e trinta anos. 41 E, ao fim dos quatrocentos e
trinta anos, naquele mesmo dia, aconteceu que todos os exércitos do SENHOR
saíram da terra do Egito. LTT2009
At 7:6 E Deus falou assim, que: 'A semente dele
(de
Abraão) será peregrina em terra estrangeira, e a (semente) sujeitarão à escravidão, e [a] maltratarão por quatrocentos
anos. [Gn 15:13] LTT2009
Gl 3:16-17 16 Ora, as promessas foram feitas
a Abraão e à sua Semente . Ele (Deus) não diz: "E às sementes", como [falando] (apoiado) sobre muitas (sementes), mas como (apoiado) sobre uma [só]: "E à tua Semente",
O Qual (semente) é [o] Cristo. [Gn 3:15; 21:12; 22:18, Rm 9:6; He 11:18] 17 Mas digo isto: [Quanto à] aliança tendo sido
anteriormente confirmada sob Deus para com o Cristo, a lei, tendo chegado
quatrocentos e trinta anos depois, não a anula de forma a abolir a promessa. LTT2009
Muitos comentaristas ao longo dos anos têm tentado explicar essas diferenças
com várias ideias. Uma delas é que os autores bíblicos disseram 400 anos,
porque eles estavam simplesmente arredondamento para um número conveniente,
porque esta era a tradição nos tempos antigos. No entanto, esta explicação não
faz qualquer sentido, especialmente desde que a Bíblia é exata em dar as idades
(Gênesis 5; Números; 1 e 2 Reis; etc.).
Há uma série de outras explicações que começam fora das Escrituras. No entanto,
nenhuma explicação extra-bíblica é realmente necessária. Um olhar mais atento
para a Escritura, em si mesma, irá revelar uma resposta simples e definitiva.
Fica claro, a partir da Escritura, que Moisés foi o autor / collator dos cinco
primeiros livros da Bíblia, o Pentateuco. Não só ele gravou relatos como
testemunha ocular, usada por Deus, de [tudo] que aconteceu (Êxodo 24:18), mas
ele foi bem educado na casa de Faraó na história do Egito, bem como foi bem
educado na história de seu povo (Êxodo 2:7-11) [acima de tudo, em última
análise cada palavra da Bíblia é palavra de Deus, 100% escolhida por Ele].
Então, Moisés arredondar datas parece sem sentido, considerando o seu
conhecimento, para não mencionar a sua atenção ao detalhe quando se tratava de
cronologias.
A solução mais simples
Então, qual é o problema? Quanto
tempo os israelitas foram escravizados? A resposta é dada por Henry
Ainsworth, um teólogo britânico do início dos anos 1600:
Gn 15:13 Então disse a Abrão: Sabes, de certo, que peregrina
[será] a tua semente em terra alheia,
e [será] reduzida à escravidão, e [será] afligida por quatrocentos anos
[Gênesis capítulo 15] Ver. 13. SABENDO, SABES]
Isto é, sabes com absoluta certeza: ver Gen. 2:17. EM
TERRA ALHEIA,] Significando Egito,
Mesopotâmia, e a própria Canaã; em que eles eram estrangeiros, mas Gen 17:8;
Sal 105:11,12. E
[AÍ SERÁ] AFLIGIDA. Gen 21:9; 26:7,14,15, & c. mas, principalmente, no Egito. QUATROCENTOS ANOS,] que começaram quando Ismael,
filho de Agar, a egípcia, ridicularizou e perseguiu Isaque, Gên 21:9;
Gal 4:29. que aconteceu trinta anos depois da promessa, Gen 12:3. A qual
promessa foi dada quatrocentos e trinta anos antes da lei, Gal 3:17. e
quatrocentos e trinta anos depois essa promessa, saiu Israel da escravidão, Êxo
12:41 (sublinhado nosso)
Quando você pensa sobre isso, esta é uma explicação incrivelmente simples que é
fornecido pela Escritura, mas é engenhosamente simplificada por Henry
Ainsworth: a aflição (da nação) de Israel (Gênesis 15:13; Atos 7: 6) começou
quando Isaque tinha cinco anos e Ismael zombou dele (Gênesis 21:9, Gálatas
4:29).
Outra dificuldade?
No entanto, outra dificuldade pode parece surgir a partir de Êxodo 12:40, onde
é dito: "O [tempo]
que os filhos de Israel habitaram no Egito [foi]
de quatrocentos e trinta anos." Isso
é uma contradição, erro ou dificuldade? Mais uma vez, este tipo de pergunta, na
verdade, revela uma forma muito importante, mas sutil de pensar. Ele revela
como alguém se aproxima Escritura. Se estou a vir à Escritura e ler uma
passagem e perguntar: "Isso é errado?" Eu estou revelando que eu não
acredito verdadeiramente a Escritura é sem erro. A abordagem adequada, já que a
Palavra de Deus é infalível, é perguntar: "Uma vez que a
Bíblia nunca pode estar em nenhum [tipo ou grau de] erro, como é que o meu
entendimento está em erro?"
Quando percebemos isto, então podemos olhar para a passagem e perceber que esta
declaração feita por Moisés, na verdade, acrescenta clareza. Quando pensamos
nos filhos ou pessoas de Israel, normalmente pensamos de Jacó, seus 12 filhos,
e seus descendentes. Lembre-se, porém, que a promessa não foi feita a Jacó, mas
a Abraão. O que Moisés sutilmente aponta é que a nação de Israel não começou
com Jacó, mas com Abraão (Gênesis 12: 2 revela que a nação de Israel, começou
com ele [Abraão]). Portanto, esta passagem [Ex 12:40] está incluindo Isaque e
Abraão na nação de Israel. Além disso, 430 anos antes do êxodo é quando Abraão
primeiro viveu no Egito [Gen 12]. Não há qualquer contradição ou dificuldade.
Simplificando, a nação recebeu seu nome a partir do de Jacó / Israel, mas ela
começou com Abraão.
Dr. Floyd Nolen Jones também conclui em seu "A Cronologia do Velho
Testamento" que não só foi Abraão um membro da nação de Israel, mas
que os 400 anos de peregrinação e aflição começaram com o desmame de Isaque aos
cinco anos de idade, quando Ismael zombou dele. Este ponto sobre o desmame de
Isaque e Ismael zombar dele, 30 anos após a promessa [a Abraão], também é a
conclusão por James Ussher em seu Anais do Mundo:
Com base nestes versos (Ga 4:29, Ge 15:13, At 7: 6), concluímos que esta
perseguição começou neste momento, quando Isaque tinha cinco anos e Abraão fez
esta festa. Isto foi trinta anos depois que Abraão deixou Aram.
Para uma visão mais detalhada sobre quando e em que ordem estes eventos
ocorreram, e para aprender alguns outros fatos interessantes, veja o cronograma
abaixo. Um fato interessante, por exemplo, é que Isaque ainda estava vivo (ele
era de 168 de idade), quando José foi vendido como escravo.
Patriarca/ Idade |
Evento |
Referência Bíblica |
Anos desde a Promessa |
Anos à frente, até o Êxodo |
Abraão: 75 anos de idade |
Deus faz a promessa a Abraão e este deixa Aram. |
Genesis 12:1–4 |
0 |
430 |
Abraão: 75-85 |
Deus diz a Abrão “que peregrina [será] a tua semente em terra alheia, e [será] reduzida à escravidão, e [será] afligida por quatrocentos anos.” |
Genesis
15:13; |
0–10 |
420–430 |
Abraão: 85 |
Abraão tem vivido [como estrangeiro] em Canaã por 10 anos e toma Agar como esposa e ela concebe Ismael. |
Genesis 16:3–4 |
10 |
420 |
Abraão: 86 |
Ismael nasce. |
Genesis 16:15–16 |
11 |
419 |
Abraão: 100 |
Isaque nasce. |
Genesis 21:5 |
25 |
405 |
Abraão: 105 |
Isaque é desmamado e Ismael zomba dele e o persegue. |
Genesis
21:8–9; |
30 |
400 |
Abraão: 140 |
Isaque casa com Rebeca. |
Genesis 24:1–67;25:20 |
65 |
365 |
Abraão: 160 |
Esaú e Jacó nascem. |
Genesis 25:26 |
85 |
345 |
Abraão: 175 |
Abraão morre. |
Genesis 25:7 |
100 |
330 |
Isaque: 151 |
José nasce. |
|
176 |
254 |
Isaque: 168 |
José é vendido por seus irmãos e levado para o Egito. |
Genesis 37 |
193 |
237 |
Isaque: 180 |
Isaque morre. |
Genesis 35: 28–29 |
205 |
225 |
Jacó: 121 |
José é tornado o segundo maior homem do Egito, abaixo apenas de Faraó.. |
Genesis 41:46 |
206 |
224 |
Jacó: 130 |
José se
revela aos seus irmãos dois anos dentro da fome, ainda faltando cinco anos de
fome. |
Genesis
45:4–6 |
215 |
215 |
Jacó: 147 |
Jacó morre. |
Genesis 47:28–49:33 |
232 |
198 |
José: 110 |
José morre. |
Genesis 50:26 |
286 |
144 |
|
Somente 64 anos se passam desde a morte de José até o nascimento de Moisés. |
|
|
|
Moisés: 3 meses |
Moisés é colocado dentro de um cesto e adotado pela filha de Faraó. |
Exodus 2 |
350 |
80 |
Moses: 80 |
Moisés e Arão falam a Faraó, começando o Êxodo para fora do Egito. |
Exodus 7:7; |
430 |
0 |
1. H.C. Leupold’s Exposition of Genesis; Matthew Poole’s Commentary.
2. Henry Ainsworth, Annotations on the Pentateuch or the Five Books of Moses; the Psalms of David and the Song of Solomon (Glasgow, Scotland: Blackie and Son, 1843), p. 83.
3. Dr. Floyd Nolen Jones, The Chronology of the Old Testament (Green Forest, Arkansas: New Leaf Press, 2005), p. 57–60.
4. James Ussher, The Annals of the World translated by Larry and Marion Pierce (Green Forest, Arkansas: Master Books, 2003), p. 26–27.
Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em http://BibliaLTT.org, com ou sem notas.
(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)
Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.