O Que O Novo Testamento Diz Sobre O Judeu
|
INTRODUÇÃO - O que o Novo
Testamento diz sobre o judeu? O Novo Testamento condena o povo judeu como o
matador de Cristo, o qual tem, para sempre, o sangue de Cristo em suas
mãos? Ou será que este ensino é simplesmente uma penosa desculpa dos
odiadores, tentando justificar a sua perniciosa
maldade? O que o Novo Testamento realmente diz sobre o
judeu? Esse é o objetivo deste breve tratado. Se você é um judeu,
estas palavras são para você.
O povo
judeu entende que quando dois judeus estão discutindo sobre um assunto, é
possível que eles tenham três opiniões. Contudo, às vezes eles não
entendem as diferenças entre os que afirmam seguir a
Cristo. Muitos sabem que Martinho Lutero, o pai da Reforma
Protestante, encorajava a perseguição aos judeus. Contudo, poucos
sabem que ele também escreveu um artigo, encorajando a perseguição aos grupos
anabatistas – os antepassados dos batistas atuais. Hoje em
dia, os judeus da Rússia sabem o que os batistas russos sofreram juntamente com
eles, naquela terra. Por favor, não imagine os cristãos odiando
historicamente o povo de Israel. Até mesmo hoje em dia os crentes batistas
formam um dos grupos mais fortes de mantenedores da nação de Israel.
Nosso amor é de fato verdadeiro e faz parte integral da nossa fé. Deixem-me
explicar.
Se existe
uma crença central à fé batista, esta seria de que a Bíblia é a autoridade
absoluta de toda a verdade. Nós cremos que tudo que se relaciona à
racionalização humana, à filosofia ou à tradição, tem um fundamento
falso. Toda verdade deve proceder da Palavra de Deus ou por ela ser
testada.
Nossa
Bíblia consiste do Antigo e Novo Testamento reunidos em um
livro. Nosso Antigo Testamento é o mesmo da Torá judaica. Visto
como o Antigo Testamento é três vezes mais longo do que o Novo Testamento, 75%
da nossa Bíblia é igual à do judeu, o que representa um bocado de herança
comum.
Sabemos
que ninguém pode sustentar o antissemitismo a partir da Torá. Então, será que o
Novo Testamento ensina um ódio ao povo judeu? A resposta sonorosa é
NÃO! De fato, embora o Novo Testamentos seja muito honesto ao
discutir as diferenças entre os judeus e os verdadeiros cristãos, a
maior parte do que ele diz sobre os judeus é positiva. Minha crença
na autoridade do Novo Testamento é a razão do meu grande amor pelo povo
judeu. Então, por favor, leiam e vejam os que o Novo
Testamento realmente diz sobre o judeu.
Jesus falou à mulher
samaritana, em Sicar, sobre a vida eterna. Ela queria falar sobre o
lugar correto para adorar a Deus. Seria no Monte Gerezim, conforme
os samaritanos acreditavam, ou em Jerusalém, conforme os judeus
acreditavam? Jesus lhe respondeu claramente:“Vós adorais o que não
sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus.” (João
4:22).
Então, é
claro e simples. O meio de salvação veio ao homem através dos
judeus. Jesus veio para cumprir a lei e não para destruí-la. (Mateus
5:17). Apesar do que alguns têm ensinado, Jesus não se opunha ao ensino da
Torá. Ele a cumpriu! Deus enviou a salvação ao homem através do povo
judeu.
Quando os cristãos primitivos afirmaram que os judeus não tinham vantagem alguma, o Apóstolo Paulo deles discordou: " Qual é, pois, a vantagem do judeu? Ou qual a utilidade da circuncisão? Muita, em toda a maneira, porque, primeiramente, as palavras de Deus lhe foram confiadas. " (Romanos 3:1-2). Em outras palavras, a Palavra de Deus - o Antigo e Novo Testamento - veio ao homem através dos judeus. O Novo Testamento foi escrito por judeus. Sem o judeu, eu não teria a minha Bíblia. Sou muito grato por este grande presente!
Além dos dons da
salvação e da Palavra de Deus, existem outros dons que Deus
deu ao homem, os quais, também, vieram dos judeus. Em outro lugar,
Paulo fala dos ”Israelitas,
dos quais é a adoção de filhos, e a glória, e as alianças, e a lei, e o culto,
e as promessas; Dos quais são os pais, e dos quais é Cristo segundo a carne, o
qual é sobre todos, Deus bendito eternamente. Amém.“ (Romanos 9:4-5). A
Israel foram dados a adoção, a glória, as alianças, a lei, o serviço de Deus,
as promessas e os pais. Embora estes dons fossem próprios a Israel, toda a
humanidade deles se beneficiou. Tomem, por exemplo, a entrega da lei. A lei foi
dada a Israel. Mas, hoje, todo bom governo, de um certo modo, está embasado nos
dez mandamentos. Deus tem dado muitos dons ao homem, através do povo judeu.
O último
dom mencionado é muito especial. É o dom do meu Salvador Jesus Cristo. Sei que
talvez você [um judeu] não creia em Jesus. Mesmo assim, eu lhe
agradeço pelo dom do meu precioso Salvador! Referindo-se a Jesus, Paulo disse:
“Graças
a Deus pelo seu dom inefável! (2 Coríntios 9:15).
Devo
dizer o mesmo! Quando Jesus veio a esta Terra, “Ele não tomou os
anjos, mas tomou a descendência de Abraão”. (Hebreus 2:16). Ele
veio ao mundo como “o
filho de Davi, filho de Abraão”. (Mateus 1:1).
Verifico
que o conceito de alguém sendo totalmente Deus e totalmente homem possa lhe
parecer estranho, mas este conceito, originalmente, não procede do Novo
Testamento, mas da Torá. Pense nestas palavra tomadas da profecia de Isaías
9:6: “Porque
um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus
ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da
Eternidade, Príncipe da Paz”.
Como
poderiam estes títulos divinos ser dados a um simples
homem? Ora, eu devo prosseguir.
O Apóstolo João disse
a respeito de Jesus: "Veio para o que era seu e os seus não o
receberam” (João
1:11). A frase “o que era seu” refere-se ao povo judeu. Esta
não é uma declaração de ódio, mas um simples fato. Os judeus, como um todo,
rejeitaram Jesus como o seu Messias. Claro que existem algumas
outras passagens, as quais são usadas como base para o ódio [aos judeus] , mas
os que as usam para ódio estão usando-as erroneamente. Considerem o
seguinte:
O
Apóstolo Paulo pregou: “Homens israelitas, escutai estas palavras: A Jesus
Nazareno, homem aprovado por Deus entre vós com maravilhas, prodígios e sinais,
que Deus por ele fez no meio de vós, como vós mesmos bem sabeis; A este que vos
foi entregue pelo determinado conselho e presciência de Deus, prendestes,
crucificastes e matastes pelas mãos de injustos;" (Atos 2:22-23).
Então, aqui se explica. Pedro disse aos homens de Israel que, pelas
mãos de injustos, eles tomaram e crucificaram Jesus. E, através das eras,
homens maus, que se autodenominam cristãos, têm usado esta passagem
e uma porção de outras, a fim de chamarem [todos e somente] os judeus de
matadores de Cristo, e perseguirem [todo e somente] o povo judeu.
Mas, será
este o verdadeiro ensino do Novo Testamento? Não! Conquanto seja verdade que os
apóstolos consideravam os judeus responsáveis pela crucificação de Jesus, eles
também reconheciam a responsabilidade de outros. Conforme a lei dos romanos, os
próprios judeus não poderiam ter crucificado Jesus. Mas, isso
não é tudo. Escutem a oração de Pedro e dos outros apóstolos, feita, logo após
a declaração, no parágrafo acima:
" E, ouvindo eles isto, unânimes levantaram a voz a Deus, e
disseram: Senhor, tu és o Deus que fizeste o céu, e a terra, e o mar e tudo o
que neles há; Que disseste pela boca de Davi, teu servo: Por que bramaram os
gentios, e os povos pensaram coisas vãs? Levantaram-se os reis da terra,
E os príncipes se ajuntaram à uma, Contra o Senhor e contra o seu Ungido.
Porque verdadeiramente contra o teu santo Filho Jesus, que tu ungiste, se
ajuntaram, não só Herodes, mas Pôncio Pilatos, com os gentios e os povos de
Israel; Para fazerem tudo o que a tua mão e o teu conselho tinham anteriormente
determinado que se havia de fazer. (Atos 4:24-28).
Você leu
isso? Sim, o povo de Israel foi culpado. Mas também o foram os gentios, Herodes
e Pôncio Pilatos. Você vê, o mundo inteiro é culpado pela rejeição a Jesus. Ele
nos foi oferecido e todos nós O rejeitamos! Um pouco antes do verso João
1:11, que afirma que os seus não o receberam, nós lemos: "Estava no mundo, e o
mundo foi feito por ele, e o mundo não o conheceu.” (João 1:10). Tanto os
seus como o mundo não O receberam. Todos nós O rejeitamos e somos igualmente
culpados do Seu sangue, pela nossa membresia à raça humana! Não há justificação
alguma no Novo Testamento para qualquer mau trato aos judeus. Qualquer pessoa
que ensina isto rejeitou a Novo Testamento.
Outro ensino do Novo
Testamento referente aos judeus mostra a maneira como eles procuram conhecer
Deus e obter a salvação. Você deve ser o juiz quanto a isto ser ou não
verdadeiro. Ao falar do povo judeu, Paulo declara: “Porque lhes dou
testemunho de que têm zelo de Deus, mas não com entendimento. Porquanto,
não conhecendo a justiça de Deus, e procurando estabelecer a sua própria
justiça, não se sujeitaram à justiça de Deus. - (Romanos 10:2-3).
Verifico
que esta declaração pode parecer ofensiva. Peço-lhe para conter a
raiva e pensar sobre o que Paulo está dizendo. Ele credita os judeus por terem
um grande zelo por Deus e por trabalharem arduamente, a fim de estabelecerem a
sua própria justiça. Isso não é verdade no que se refere ao fiel judeu? Ele se
esforça arduamente para viver retamente. O Seu zelo é visto no cuidado em
obedecer as tradições dos seus antepassados.
Então, em
que Paulo diz que o judeu é ignorante? Ele é
ignorante da justiça de Deus. Como isso é possível?
Certamente um judeu entende a grandeza da justiça de Deus. Sua ignorância deve
ser algo sobre a justiça de Deus. E então? A resposta é encontrada no
testemunho do Apóstolo Paulo.
Na
Epístola de Paulo aos Filipenses, ele fala de coisas das quais poderia se
gloriar. “Circuncidado
ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus;
segundo a lei, fui fariseu; Segundo o zelo, perseguidor da igreja,
segundo a justiça que há na lei, irrepreensível.” (Filipenses
3:5-6). Contudo, Paulo não confiava na própria justiça. De
fato, ele disse: “Mas
o que para mim era ganho reputei-o perda por Cristo. E, na verdade, tenho
também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo
Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as
considero como escória, para que possa ganhar a Cristo, E seja achado nele, não
tendo a minha justiça que vem da lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a saber,
a justiça que vem de Deus pela fé” (Filipenses 3:7-9)
Cada
religião no mundo, inclusive o Judaísmo, e a maioria dos que afirmam ser
cristãos, têm visado algum plano, através do qual possam se esforçar
para se tornarem justos. Mas, a Bíblia declara - e não apenas no Novo
Testamento - que o homem não pode obter a sua própria salvação. Eclesiastes
7:20 ensina: "Na
verdade que não há homem justo sobre a terra, que faça o bem, e nunca
peque." Salomão disse, "Quando pecarem
contra ti (pois não há homem que não peque), e tu te indignares contra eles, e
os entregares às mãos do inimigo, de modo que os levem em cativeiro para a
terra inimiga, quer longe ou perto esteja...” (1 Reis 8:46).
Desse
modo, homem nenhum pode conseguir a perfeita justiça. Como
resultado, todos os homens, inclusive os judeus, estão sob maldição.
Deuteronômio 27:26, após a entrega da lei, declara: "Maldito
aquele que não confirmar as palavras desta lei, não as cumprindo. E todo o
povo dirá: Amém.” Observem: “O homem “que não confirmar as
palavras desta lei, não as cumprindo”. Ora, todo homem falha com a lei, em
algum ponto. Davi disse a respeito da humanidade: "Desviaram-se
todos e juntamente se fizeram imundos: não há quem faça o bem, não há sequer
um”. (Salmo
14:3).
O
problema do judeu é que muito embora uma vida perfeitamente justa seja o que
Deus exige, ele não pode vive-la. Mesmo assim, ele
continua tentando obter a sua justiça através dos próprios esforços. Como
resultado, alguns judeus são apanhados buscando e declarando sempre novas
regras e regulamentos, a fim de conseguirem a justiça, enquanto a maioria dos
judeus tem desistido de faze-lo, e observando apenas os sinais mais visíveis e
tradicionais de sua condição de judeus. Não é estranho que tantos judeus
tenham se tornado ateus praticantes? Sua religião não lhes tem dado a paz.
A maneira
de Deus é encontrada na justiça imputada. Novamente, o ensino original desta
doutrina procede da Torá. Abraão "creu no SENHOR, e imputou-lhe isto por
justiça” (Genesis
15:6). Esta é a justiça imputada. O homem crê e Deus lhe imputa
justiça. Mas, de quem a justiça nos é imputada? Paulo confiava
na justiça de Jesus imputada. Nosso pecado é colocado sobre Jesus, enquanto a
Sua justiça nos é imputada. "Àquele que não conheceu pecado, [Deus] o fez
pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus”. (2 Coríntios 5:21).
Esta é a
essência do Cristianismo. Jesus Cristo morreu na cruz pelos nossos pecados. Eu
creio nEle como o meu Senhor e Salvador. No poder da Sua
ressurreição eu vivo e tenho a vida eterna. Sua justiça é primeiro imputada a
mim e pela Sua força em mim eu me aproximo cada vez mais de viver na Sua
justiça. Paulo ensinou sobre a salvação: "Se com a tua boca
confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou
dentre os mortos, serás salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e
com a boca se faz confissão para a salvação. Porque a Escritura diz: Todo
aquele que nele crer não será confundido. Porquanto não há diferença entre
judeu e grego; porque um mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que
o invocam. Porque todo aquele que invocar o nome do SENHOR será salvo. (Romanos
10:9-13).
Uma das razões pela
qual os cristãos tanto apoiam a nação de Israel é que existe a crença geral no
que Deus disse a Abraão. "E abençoarei os que te abençoarem, e
amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias
da terra." (Gênesis
12:3). Outra razão é o conhecimento de que os judeus ainda vão
reaver o seu reino. Sim, isto é ensinado no Novo Testamento.
Pouco
antes de Jesus subir ao céu, após a sua Ressurreição, os Seus discípulos Lhe
indagaram: “Senhor,
restaurarás tu neste tempo o reino a Israel?" (Atos 1:6). Jesus não
disse que eles estavam errados sobre a restauração; mas, em vez disso, Ele
respondeu: “Não
vos pertence saber os tempos ou as estações que o Pai estabeleceu pelo seu
próprio poder." (Atos
1:7). A restauração iria vir, mas o seu tempo não deveria ser revelado. Paulo
ensinou que "O
conhecimento veio em parte a Israel , até que a plenitude dos gentios haja
entrado.” (Romanos
11:25). Em outras palavras, um dia, o tempo do domínio dos gentios vai chegar
ao fim. "E
assim todo o Israel será salvo, como está escrito: De Sião virá o Libertador, E
desviará de Jacó as impiedades. E esta será a minha aliança com
eles.” (Romanos
11:26-27)
Outras
passagens no Novo Testamento confirmam também esta verdade de que Israel
será novamente o centro do reino de Deus na Terra, algum tempo, no futuro. Ó,
que tempo glorioso será!
Paulo indaga: “Porventura rejeitou
Deus o seu povo? De modo nenhum; porque também eu sou israelita, da
descendência de Abraão, da tribo de Benjamim. Deus não rejeitou o seu povo, que
antes conheceu. Ou não sabeis o que a Escritura diz de Elias, como fala a Deus
contra Israel, dizendo... (Romanos 11:1-2). Ele prossegue, dizendo como
Elias imaginava ser o único a não ter-se dobrado diante de Baal, e conclui:
"“Assim,
pois, também agora neste tempo ficou um remanescente, segundo a eleição da
graça." (Romanos
11:5). Sempre houve e continuará havendo judeus que reconhecem Jesus como
o seu Messias. Talvez seja para eles que o Senhor está falando, agora mesmo!
Paulo declarou, "Irmãos, o
bom desejo do meu coração e a oração a Deus por Israel é para sua
salvação." (Romanos
10:1). Ele também testificou que:“tenho grande tristeza e contínua dor no meu
coração. Porque eu mesmo poderia desejar ser anátema de Cristo, por amor de
meus irmãos, que são meus parentes segundo a carne;” (Romanos 9:2-3). Paulo
sabia que cada pessoa precisa aceitar Jesus Cristo, pessoalmente. Contudo, ele
amava o seu povo de tal maneira que de boa vontade desistiria do seu lugar no
Céu, se isso pudesse significar a salvação do seu povo. Que expressão de
amor!
Contudo,
um amor maior do que este foi descrito pelo profeta Isaías, o qual falou sobre
um homem que seria “... desprezado, e o mais rejeitado
entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de
quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso
algum." (Isaías
53:3).
Este
homem não sofreria pelos seus próprios pecados, mas pelos nossos pecados: "Verdadeiramente
ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e
nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas
ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas
iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras
fomos sarados. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um
se desviava pelo seu caminho; mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniquidade de
nós todos”. (Isaiah
53:4-6).
A
profecia deste capítulo não se refere a Isaías nem a qualquer outra pessoa na
história; mas, a Jesus Cristo. Jesus é verdadeiramente o ungido; o Messias de
Israel. Quer você O receba ou não, eu continuarei amando você. Meu amor não
está embasado no fato de você ter fé. Mas, como eu gostaria que você gozasse a
paz que vem, quando se crê em Jesus! Quer levar este assunto em
consideração?
Traduzido
por Mary Schultze, em 02/08/2014.
***********************************************************
© Copyrighted
by David F. Reagan. As long as this notice is included, permission is granted
to copy and distribute this material (electronically or in print form) for
individual use or for small groups. All other rights (such as use in books,
periodicals, on web pages, etc.) are reserved and must be obtained by
permission from the author. Contact David Reagan at Antioch Baptist Church,
5709 N. Broadway, Knoxville, TN, 37918 – (865) 688-0780 – Fax (865) 689-1611
– doit55@juno.com
http://www.biblebelievers.com/Reagan_Jews.html
Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em http://BibliaLTT.org, com ou sem notas.
(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)
Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.