Como Ganhar Almas?

Pr. Steven L. Anderson
(resumo de gravação de sermão)



Oração: "Deus, habilita-me a pregar o assunto mais importante que já preguei ... e prepara os corações ... Amém."

Atos 8:26-28: Este alto oficial etíope lia a Bíblia e não era salvo.
    29-31: É indispensável que um salvo fale a um pessoa, para esta poder ser salva... Jamais alguém foi salvo somente pela Bíblia lançada de pára-quedas, sem nenhuma pessoa jamais ter lhe falado (pessoalmente ou por outro meio) a Palavra de Deus...
   32-35 Felipe explicou a Palavra.
    O etíope foi salvo, foi imediatamente batizado, a história diz que tornou-se evangelista e organizou uma igreja em Etiópia. Aleluia. Este é o padrão: Um a um; falar, explicar; conversão; submersão pouco depois de crer; virar mais um ganhador de almas.

Raras igrejas (fiéis) têm um significativo número de frutíferos ganhadores de almas.

    Igrejas Batistas Fundamentalistas    
    Igrejas B. Fundamentalistas com crentes anelantes para ganhar almas    
    Igrejas B. Fundamentalistas de reais ganhadores de almas    
                             
                             

- o conjunto de todas as igrejas batistas fundamentalistas tem um significativo subconjunto de
- igrejas batistas fundamentalistas que têm um bom número de membros que anelam e esforçam-se para ganhar almas,
mas este subconjunto de igrejas somente tem um pequeno sub-subconjunto de
- igrejas batistas fundamentalistas que têm um bom número de membros que, realmente, caracterizam-se por ganhar almas:
 

O problema é que muitos de nós, crentes na Bíblia, anelamos por ganhar almas, mas simplesmente não entendemos, não sabemos como fazer isto.

Hoje, o sermão será instrucional, do tipo "como fazer". E com humildade pregarei o que eu mesmo descobri e uso com sucesso, tendo tido o privilégio de PESSOALMENTE (não me refiro a cultos) evangelizar milhares de pessoas, tendo tido a alegria de ver várias centenas delas professarem arrependimento e fé em Cristo recebendo-O como Salvador e Senhor, e tendo tido o grande gozo de batizar algumas centenas delas. (Nota: entendamos que esta não é a única maneira de evangelizar, claro!).



 


Relembrando a nós mesmos, crentes (0): Não é errado dizermos "Eu ganho almas para Cristo!" [Hélio não acha este o ponto mais importante do sermão]

Muitos nos censuram assim: "Demos toda a glória somente a Deus, portanto digamos que apenas semeamos e que somente Deus faz toda a obra, etc."

Nossa resposta é que a própria Bíblia diz:
Rm 11:14 - “14 Para ver se de alguma maneira [EU] posso incitar à emulação os da minha carne e [SE EU POSSO] salvar alguns deles.
1Co 9:22 - “Fiz-me como fraco para os fracos, para [EU] ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios [EU] chegar a salvar alguns.”
Judas 1:23 - “E salvai [VÓS] alguns, com temor, arrebatando-os do fogo, odiando até a túnica manchada da carne.”
Prov 11:30 - “O fruto do justo é árvore de vida, e o que ganha almas é sábio.

Portanto, segundo a Bíblia, salvar almas é um trabalho conjunto, nós CO-operamos com Cristo, Ele nos usa como instrumentos que, mesmo indignos, são ... bem, são instrumentos e são usados. Deus, na Sua soberania, determinou que almas só fossem salvas por Ele através desses instrumentos, mesmo sendo estes sem valor nenhum em si mesmos.
2Co 5:18 - “E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação;”
1Pe 1:12 - “Aos quais [ISTO É, PROFETAS] foi revelado que, não para si mesmos, mas para nós, eles ministravam estas coisas que agora vos foram anunciadas por aqueles que, pelo Espírito Santo enviado do céu, vos pregaram o evangelho; para as quais coisas os anjos desejam bem atentar.



 

Relembrando a nós mesmos, crentes (1): Você tem que usar a BÍBLIA {*} ao testemunhar, para salvar pessoas.

{* Jamais alguém foi salvo somente pela Bíblia lançada de pára-quedas, sem nenhuma pessoa jamais ter lhe falado (pessoalmente ou por outro meio) a Palavra de Deus...
Por outro lado, jamais alguém foi salvo sem jamais ter lido ou ouvido nem sequer um versículo da Bíblia. Ambas as coisas são indispensáveis: pregar, e a Bíblia]

Peça que o prospecto, ELE mesmo, leia todos os versos [ou, pelo menos, os principais]. E você use muitos versos, quer lendo-os em papel, quer citando alguns de memória.

Jo 5:24 “Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida.”

Mt 7:24-27 “24 Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; 25 E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha. 26 E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia; 27 E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda.”

1Pe 1:23 Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre.”

Tiago 1:18 Segundo a sua vontade, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como primícias das suas criaturas.

Rm 10:13 - 17 ... “13 Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. 14 Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue? 15 E como pregarão, se não forem enviados? como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam o evangelho de paz; dos que trazem alegres novas de boas coisas. 16 Mas nem todos têm obedecido ao evangelho; pois Isaías diz: Senhor, quem creu na nossa pregação? 17 De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.”


Há mais locais na Bíblia (V.T. + N.T.) que dizem que a salvação vem pela Palavra escrita, do que há locais que dizem que salvação vem por Jesus Cristo!



 

Relembrando a nós mesmos, crentes (2): O prospecto tem que compreender que está PERDIDO (esta é a parte mais difícil, depois dela tudo é mais fácil).

VERSO MUITO FORTE, CHAVE, ENFATIZE-O, PEÇA QUE O PROSPECTO O LEIA, REPITA-O A TODA HORA:
1Jo 1:10 - “Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós.

Quem diz que não pecou, então está chamando Deus de mentiroso! Faça o prospecto entender isto!



Vejamos agora os passos que uso no evangelismo pessoal, a cada dia, em todos os locais e com todas as pessoas a quem eu possa apresentar o Evangelho de Cristo:



 


 

INICIE A CONVERSA


Método 1
:
"Se tu morresses hoje, tens certeza, certeza absoluta, de que imediatamente irias para o gozo do Céu eterno e não para o eterno e terrível sofrimento no Inferno?"
Se ele disser que não: apresente-lhe 1Jo 1:10 e vá para "Apresente o Evangelho" (abaixo).
Se ele disser que sim, pergunte-lhe:

- "Por que, exatamente?! Mas como é que tens certeza disso?"
- "Se Jesus te perguntasse 'Por que é que tu deves ir para o céu?', que justificativa darias tu?" Se a resposta dele for plenamente satisfatória por ser plenamente bíblica, então regozije-se com ele e louvem a Deus juntos e logo despeçam-se; senão apresente-lhe 1Jo 1:10 e vá para "Apresente o Evangelho" (abaixo).
- "Que tal se tu vieres a abandonar a igreja? Se começares a viver como o diabo e para o diabo? Se te prostituíres? Se te suicidares? Pode alguma coisa fazer com que percas a tua salvação?" (galardões e disciplina são assuntos gravíssimos, mas completamente distintos da salvação e preservação da salvação, que estão a cargo somente da fidelidade de Deus)
Se ele disser que sim, diga-lhe: "Amigo, estás confiando parcialmente em tuas obras! ... Mas a Bíblia diz ... 1Jo 1:10" e vá para "Apresente o Evangelho" (abaixo).
Se ele disser que não: Cheque-o mais um pouco e, se a salvação for realmente Bíblica, então regozije-se com ele e louvem a Deus juntos e logo despeçam-se; senão apresente-lhe 1Jo 1:10 e vá para "Apresente o Evangelho" (abaixo).
 

Método 2: "Eu fui salvo assim ... " [fale com máxima simplicidade, por exemplo: 'Eu era batista filho de 3a. geração de pastores e era muito esforçado... mas não tinha certeza iria para o Céu a qualquer dia em que eu morresse ... um amigo de trabalho começou a me mostrar na Bíblia que eu sou pecador e eu vi quanto eu estava perdido ... mas li que "pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós é DOM de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie". Li também queQuem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.Então, no dia XXXX, eu simplesmente me arrependi dos meus pecados, chorei com nojo deles e de mim mesmo, reconheci ser um miserável merecedor do pior dos piores locais do Inferno, e cri e aceitei Cristo como meu único e completo e definitivo Senhor e Salvador pessoal. ... Não há coisa nenhuma que me possa tirar a salvação, nem hoje nem daqui a 1 ano nem daqui a 20 anos... Sou dEle! Sou filho dEle! Tenho um lugar garantido no Céu! Mesmo se eu chegar a cair no mais negro pecado, se eu adulterar, se me suicidar, mesmo assim para sempre sou dEle, sou filho dEle, tenho um lugar garantido no céu!']

Agora, vá para o método 1.
 

Primeira razão dessas perguntas acima:

1Jo 5:10-1310 ¶ Quem crê no Filho de Deus, em si mesmo tem o testemunho; quem a Deus não crê mentiroso o fez, porquanto não creu no testemunho que Deus de seu Filho deu.
11 E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho.
12 Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida.
13 Estas coisas vos escrevi a vós, os que credes no nome do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida eterna, e para que creiais no nome do Filho de Deus.


- Há dois tipos de pessoas:
      as que tomam Deus por mentiroso (! 1Jo 5:10) e
      as que crêem no que Ele diz na Bíblia (1Jo 5:13) e têm certeza de que irão imediatamente para o Céu, não importa a situação em que estejam no instante em que morrerem!!!
- Verdadeiros salvos crêem:

a- que eles (e todos os que creram biblicamente em toda a Bíblia [cada verso em seu contexto e dispensação]) estão definitivamente salvos;
b- que eles (e todos os que creram biblicamente em toda a Bíblia [cada verso em seu contexto e dispensação]) definitivamente têm vida eterna;
c- que tudo isto é através de Cristo e Cristo somente, pela fé, sem obras.

- Quem não crê na total imperdibilidade (a total segurança) da salvação de todos os salvos, não está salvo!!!

a- Porque chama Deus de mentiroso (1Jo 5:10);
b- Porque confia entre 50% e 1% em si mesmo, nas suas próprias obras, para salvação e/ou preservação da sua salvação.

Assim, todos os nazarenos, pentecostais, metodistas, ... enfim, todos os arminianos que crêem exatamente o que seus seminários-padrão e teólogos-padrão e pregador- padrão ensinam, NÃO estão salvos {*}, precisamos vê-los com muito amor e misericórdia, e pregar-lhes o verdadeiro evangelho bíblico, a doce mensagem de que, nesta dispensação das igrejas locais, uma vez que ele verdadeiramente venha a crer de acordo com a Bíblia, ele já está eternamente salvo!
{* Resta a remota possibilidade de que alguém, por algum motivo que eu não consigo entender, esteja temporariamente ligado a uma dessas igrejas, mas que intimamente, contrariamente a elas, tenha toda a sua crença de forma bíblica (isto é, de forma batista fundamentalista ou, pelo menos, de forma reformada que não seja calvinista nem arminiana, mas simplesmente creia "uma vez salvo, sempre salvo"). Tal pessoa será salva, mas será uma exceção, será salva apesar dos ensinos de seus mestres e seminários e pastores, não por causa deles.}


Segunda razão dessas perguntas acima:

Rom 8:16: “O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.
 

Diga-lhe: "Ouça, há uma maneira de saberes, com certeza e pela Bíblia, se há ou não uma condenação eterna no Inferno e uma salvação eterna no Céu; saberes como tu podes ser salvo e saberes como podes ter certeza, pela Bíblia, se estás salvo ou não; saberes se esta salvação é definitiva e não pode ser perdida, ou se o pode ser. Agora, deixa-me fazer-te a pergunta mais importante de tua vida:  Desejas ver o que a própria Bíblia diz a respeito de tua salvação? Permites-me mostrar-te isto pela Bíblia de Deus?"


 

APRESENTE O EVANGELHO

 

1: MOSTRE AO PROSPECTO QUE ELE É PECADOR e, portanto, está indo para o Inferno.

Explique bem Rm 3:10,23 (ou Rm 5:12) .

Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer.” (Rm 3:10)
Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;” (Rm 3:23)

“Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram.” (Rm 5:12)



 

2: MOSTRE-LHE A PUNIÇÃO PARA A QUAL CAMINHA

Rm 6:23aPorque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.
Ap 20:14E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte.

Ap 21:8Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.
(Tu  não é nada disso, és? Tens certeza? ... Eu sou! O que eu mereço é a literal e consciente condenação horrível e eterna, no Lago de Fogo).

- Mas Deus nos amou, quer que sejamos salvos...
- Por outro lado, jurou que nos puniria, puniria com justiça terrível, decorrente de Sua infinita santidade e justiça...

- Como reconciliar estas duas coisas?
ß
Rm 5:8
Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por {*} nós, sendo nós ainda pecadores.” {* "Pôr" significa, aqui: "Em lugar de e em benefício de"}


 

3: MOSTRE-LHE O EVANGELHO (ponha todo o seu coração nisto)

Descreva o horror e a maravilha da cruz!!!
Morte vicária (como nosso substituto penal, em nosso lugar)! Cristo foi moído por nossas transgressões!

"Jesus morreu por ti antes de nasceres, ou depois?"
"Claro que antes, eu só nasci há 25 anos atrás!"

"Ah! Isto significa que Jesus morreu pelos pecados que tu ainda vais fazer amanhã e sempre, se hoje te arrependeres e creres e receberes a terna salvação?"

"A única coisa que precisas fazer para ser salvo está em
Atos 16:31" (esta é a pergunta mais importante que uma pessoa já fez ou pode fazer, vê a resposta, simples e poderosa...)
30 E, tirando-os para fora, disse: Senhores, que é necessário que eu faça para me salvar? 31 E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa.” (At 16:30-31)

"A resposta foi 'Seja uma boa pessoa?' " "Não!"

"A resposta foi 'Seja perfeito?' " "Não!"
"A resposta foi 'Seja membro de igreja?' "Não!"
"A resposta foi 'Seja batizado?' "Não!"


Peça-lhe para ler João 3:16-18
“16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. 17 Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. 18 Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.”

Pergunte-lhe: "De acordo com estas palavras do próprio Deus, como é que tu podes ser salvo?

Como é que tu podes continuar a ser perdido, e terminar sendo eternamente condenado no Inferno?"

Diga-lhe: "A pergunta mais importante que Deus vai te fazer é a de João 9:35-38. Lê, por favor:"
35 ¶ Jesus ouviu que o tinham expulsado e, encontrando-o, disse-lhe: Crês tu no Filho de Deus? 36 Ele respondeu, e disse: Quem é ele, Senhor, para que nele creia? 37 E Jesus lhe disse: Tu já o tens visto, e é aquele que fala contigo. 38 Ele disse: Creio, Senhor. E o adorou.


"Agora, por favor lê Rm 6:23b novamente"
Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.


... o dom gratuito [tu pagas por ele?] de Deus é a vida eterna [o que é eterno pode acabar?] ...
Explique, ilustre, salário vs. dom.



 

4: REVISE: PEÇA QUE ELE REPITA OS PONTOS PRINCIPAIS (1 a 3, acima) COM AS PRÓPRIAS PALAVRAS DELE

Faça-lhe pequeníssimas perguntas, espere ele responder, corrija os pequenos mal entendimentos que possam ter ocorrido.

Cada evangelista pessoal, cada ganhador de almas pode dizer e fazer diferentemente, mas eu faço e digo assim:

"Deixa-me revisar tudo, perguntando-te algumas coisas, só para termos certeza de que eu expliquei certo e tu entendeste certo:
1) Crês que miseravelmente pecaste contra Deus?
Crês que é a Palavra de Deus que ensina isto?
2) Crês que Jesus morreu levando toda a punição em teu lugar e para teu benefício, amigo?
Crês que é a Palavra de Deus que ensina isto?
3) Crês que se pedires a Jesus para salvar-te, neste exato momento, Ele o fará? Tens certeza?
Crês que é a Palavra de Deus que ensina isto?
4) Se pedires a Jesus para salvar-te, agora, quanto tempo esta salvação durará? E não importa o que tenhas feito no passado ou vieres a fazer no futuro?
Crês que é a Palavra de Deus que ensina isto?"
(galardões e disciplina são assunto gravíssimos, mas completamente distintos da salvação e preservação da salvação, que estão a cargo somente da fidelidade de Deus)

(A qualquer dúvida expressa, pergunte-lhe sem tom de briga: "Mas Deus mentiu? Que diz a Bíblia?")

Agora chegamos a um ponto crucial: Muitos crentes dedicados e esforçados explicam até aqui, depois não sabem mais o que dizer ou fazer!!!


 

5: PERGUNTE-LHE SE CREU E QUER EXPRESSAR ISTO A DEUS, OU SE TEM ALGUM EMPECILHO PARA ISSO.

Cada evangelista pessoal, cada ganhador de almas pode dizer e fazer diferentemente, mas eu faço e digo assim:

Pergunte-lhe, sem ser você o obrigar: "Então queres que nós dois inclinemos nossas cabeças em sinal de respeito a Deus, e que digas (não uma reza bonita decorada, nem palavras de outras pessoas) mas tu mesmo Lhe digas (com tuas próprias palavras simples, sinceras, sem nenhuma vergonha e sem nenhum enfeite) que crês e recebes Cristo para ser teu Salvador e Senhor total, único e definitivo de tua vida?"

Se a pessoa de forma espantosa hesita e cora e gagueja, e somente nos raros casos eu sinto que isto é somente por doentia timidez e vergonha de falar, TALVEZ eu lhe pergunte se quer que eu ore de forma muito simples e em pedaços de 4 ou 5 palavras, para ele ir repetindo (adaptando para as suas próprias palavras e somente se for com total sinceridade):
"Bem, queres que eu te ajude só um pouquinho? Queres que eu vá dizendo algumas sugestões de palavras e tu somente as pronuncie se, sinceramente, concordares com elas de todo o teu coração?"

MEU SENHOR, JESUS! (repita),
EU SEI QUE SOU UM GRANDE PECADOR,
E QUE ESTOU A CAMINHO DO INFERNO,
E QUE EU O MEREÇO.
MAS EU CREIO QUE TU ÉS O DEUS ETERNO,
QUE MORRESTE NA CRUZ EM MEU LUGAR,
QUE JURASTE QUE SE EU CRER TU ME SALVARÁS PARA SEMPRES.
AGORA, EU SINCERAMENTE ME ARREPENDO DOS MEUS PECADOS
E , DE TODO O MEU CORAÇÃO, EU CREIO EM TI E NA TUA PALAVRA, SENHOR.
EU TE RECEBO COMO MEU INFALÍVEL SALVADOR ETERNO,
COMO MEU ÚNICO E TOTAL SENHOR,
COMO MEU DEUS E DONO E CONTROLADOR.

"Foste sincero, não foste? Este é o assunto mais sério e importante de tua vida!

De acordo com a Bíblia, **SE** foste sincero (somente se foste sincero!) e se morresses agora, para onde irias?

De acordo com a Bíblia, se morresses daqui a 20 anos, para onde irias?

Por quê? Porque és bom?

E se a tua velha criatura te fizer cair em pecado?

E se vier uma bala perdida e te matar antes de ti arrependeres?

Por outro lado, isto significa que podes viver na e para a prática do pecado?
Rom 6:15 “15 Pois que? Pecaremos porque não estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça? De modo nenhum. ... 19 Falo como homem, pela fraqueza da vossa carne; pois que, assim como apresentastes os vossos membros para servirem à imundícia, e à maldade para maldade, assim apresentai agora os vossos membros para servirem à justiça para santificação."

Então, que é que tudo isto sobre "certeza de salvação incapaz de ser perdida" significa?


 

6: E DEPOIS DISSO?

Cada evangelista pessoal, cada ganhador de almas pode dizer e fazer diferentemente, mas eu faço e digo assim:

Vou confiar em tuas palavras e crer que foste sincero.

Agora, tens 2 modos de seguir o caminho desta vida, desde agora até o Céu:

- O primeiro modo de seguir o caminho desta vida, desde agora até o Céu, é
Viveres para ti para tua carne, seres infeliz, arruinares a saúde e casamento e todos ao redor de ti, só colheres tristezas. Perderes galardões. Seres disciplinado nesta vida, que terrível dor para ti e teus entes mais amados, e que tristeza para Deus e vergonha para ti e prejuízo para o testemunho do teu Salvador e Senhor. Ao final ainda estarás salvo, mas, repetimos, que tristezas e cruciantes dores terás na terra e que vergonha terás no céu!
- O segundo modo de seguir o caminho desta vida até o céu é
Viveres para Deus e Sua glória, viveres pleno de verdadeira felicidade no teu interior (mesmo que haja sofrimentos e perseguições exteriores)
 

De que modo queres seguir teu caminho até o céu?



Bem, façamos um pequeno teste. Deus ordena que teu primeiro passo seja dares um testemunho público sendo batizado (isto é: em uma igreja local realmente bíblica, seres submerso como crente e já em pleno uso da razão).

Atos 10:48 - “E mandou que fossem batizados em nome do Senhor. Então rogaram-lhe que ficasse com eles por alguns dias.”

Submersão é o primeiro teste.
Submersão é como esta aliança no teu dedo anular: só é um símbolo, mas tens alegria e honra em usá-la como símbolo do teu casamento.
Submersão simboliza: Cristo descendo do Céu à terra; Cristo morrendo e sendo sepultado sob a terra; Cristo ressuscitando e saindo de debaixo da terra.

Queres que eu passe na tua casa domingo de manhã, para irmos juntos à igreja Batista onde eu sou um membro? Queres obedecer à ordem de Deus e seres batizado neste domingo? Eu estarei te dando todo o apoio


Ah, queres que eu fique te ajudando e procurando tirar tuas dúvidas durante o primeiro mês?
 



 

ORAÇÃO, intercedendo para todos os crentes ouvindo este sermão se tornarem ganhadores de almas.



 

APELO, exortando a que todos ouvindo este sermão se comprometam frente a Deus disponibilizando-se a se deixarem tornar ganhadores de almas (começando por evangelizar o mais próximo parente ou amigo, ainda esta semana).





 

Esboço (muito resumido e adaptado), por Hélio de M. Silva, do sermão em áudio http://www.faithfulwordbaptist.org/092406p.mp3, do
Pr. Steven L. Anderson
Faithful Word Baptist Church,
2620 W Greenway Rd
Tempe, AZ 85282


 


Hélio fez o seguinte resumo, para colar atrás da capa de sua Bíblia:




INICIE A
CONVERSA

Método 1: "Se tu morresses hoje, tens certeza, certeza absoluta, de que irias para o Céu eterno e não para o Inferno eterno?"
"não": 1Jo 1:10 e vá para "Apresente o Evangelho" (abaixo).
"sim": "Por que, exatamente?! ... Novamente, se tu morresses hoje, tens certeza, certeza absoluta, de que irias para o Céu eterno e não para o Inferno eterno?"

"não": 1Jo 1:10,13 e vá para "Apresente o Evangelho" (abaixo).
"sim": Que tal se te suicidares ou ... ou ...? Pode alguma coisa, algum dia, fazer com que percas a tua salvação?"

"sim": Estás confiando parcialmente em tuas obras! ... Mas a Bíblia diz ... 1Jo 1:10,13 e vá para "Apresente o Evangelho" (abaixo).
"não": Cheque. Se a salvação não foi realmente Bíblica: 1Jo 1:10 e vá para "Apresente o Evangelho" (abaixo).

Método 2: "Deixe-me dar meu (simples) testemunho de salvação e SEGURANÇA ...  Agora, vá para o método 1.
 



APRESENTE O EVANGELHO
Há uma maneira de saberes, com certeza e pela Bíblia, como tu podes ser salvo e saberes como podes ter certeza, pela Bíblia, ... Permites-me mostrar-te isto pela Bíblia de Deus?


1: MOSTRE AO PROSPECTO QUE ELE É PECADOR e, portanto, está indo para o Inferno.
Rm 3:10,23 (ou Rm 5:12)


2: MOSTRE-LHE A PUNIÇÃO PARA A QUAL CAMINHA
Rm 6:23a
; Ap 21:8
Como reconciliar o amor e a justiça de Deus? Rm 5:8


3: MOSTRE-LHE O EVANGELHO (ponha todo o seu coração nisto)
   
Descreva o horror e a maravilha da cruz!!!
    Morte vicária (como nosso substituto penal, em nosso lugar)! Cristo foi moído por nossas transgressões!
    A única coisa que precisas fazer para ser salvo está em At 16:31 (esta é a pergunta mais importante e a resposta mais importante, quão simples e poderosa...)
    João 3:16-18: De acordo com estas palavras do próprio Deus, como é que tu podes ser salvo? E como é que tu podes continuar a ser perdido...?"
    A pergunta mais importante que Deus vai te fazer é a de
João 9:35-38
    Rm 6:23b novamente. Explique e ilustre: gratuito, eterna, salário vs. dom.


4: REVISE: PEÇA QUE ELE REPITA OS PONTOS PRINCIPAIS (1 a 3, acima) COM AS PRÓPRIAS PALAVRAS DELE
Em caso de hesitação ou dúvida: "Mas Deus mentiu? Que diz a Bíblia?"


5: PERGUNTE-LHE SE CREU E QUER EXPRESSAR ISTO A DEUS (nas próprias palavras dele, com simplicidade e total sinceridade), OU SE TEM ALGUM EMPECILHO PARA ISSO.
    ...
    Foste sincero, não foste? Este é o assunto mais sério e importante de tua vida!
    De acordo com a Bíblia, **SE** foste sincero (somente se foste sincero!) e se morresses agora, para onde irias? E, se morresses daqui a 20 anos, para onde irias?
    Por quê? Porque és bom?
    E se a tua velha criatura te fizer cair em pecado?
    E se vier uma bala perdida e te matar antes de ti arrependeres?
    Por outro lado, isto significa que podes viver na e para a prática do pecado?
Rm 6:15


6: E DEPOIS DISSO?

    Vou confiar em tuas palavras.
    Agora, tens 2 modos de seguir o caminho desta vida até o céu: Servindo os teus desejos (que terríveis conseqüências!), ou servindo a Deus (que felicidade interna!) ...
De que modo queres seguir teu caminho até o céu?
    Bem, façamos um pequeno teste. Deus ordena que teu primeiro passo seja dares um testemunho público sendo batizado
Atos 10:48. Batismo significa ...
    Queres que eu passe na tua casa domingo de manhã, para irmos juntos à igreja Batista onde eu sou um membro? Queres obedecer à ordem de Deus e seres batizado neste domingo? Eu estarei te dando todo o apoio.

  
Ah, queres que eu fique te ajudando e procurando tirar tuas dúvidas durante o primeiro mês?
 



EVANGELISTA: MEMORIZE E MARQUE 13 PASSAGENS NA SUA BÍBLIA:
(1Jo 1:10: use-a sempre que a pessoa expresse dúvida sobre qualquer coisa da Bíblia)

Comece por Rm 3:10,
ao lado deste coloque seta para Rm 3:23,
ao lado deste coloque seta para Rm 5:12,

ao lado deste coloque seta para Rm 6:23a,
ao lado deste coloque seta para Ap 20:14,
ao lado deste coloque seta para Ap 21:8,
ao lado deste coloque seta para Rm 5:8,

ao lado deste coloque seta para At 16:31,
ao lado deste coloque seta para João 3:16-18,
ao lado deste coloque seta para
João 9:35-38,
ao lado deste coloque seta para
Rm 6:23b
,

ao lado deste escreva
    "REVISE.
    Depois, pergunte se quer ORAR.
    Depois que ele recebeu ao Cristo, vá para At 10:48."

Ofereça-se para acompanhá-lo à igreja e para tirar-lhe algumas dúvidas durante o primeiro mês.

 


 



Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em BibliaLTT.org, com ou sem notas).



(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)




(retorne a http://solascriptura-tt.org/ Ide/
retorne a http:// solascriptura-tt.org/ )