DIFERENTES MANEIRAS PARA PARTICIPAR DAS NOITES DE VISITAÇÃO EVANGELÍSTICA

David Cloud, adaptando de Billy Britt

 


É importante para uma congregação juntar com freqüência os seus membros para se concentrarem no evangelismo. O problema com a Noite de Visitação em muitas igrejas é que esta se concentra meramente no “bater às portas”, e não é usada para encorajar todos os membros da igreja para se envolverem no evangelismo nas mais variadas formas.

A idéia seguinte é adotada do pastor Billy Britt:





Como é que podemos ter mais pessoas envolvidas na visitação? Quais são algumas das idéias que efetivamente funcionam ao se buscar alcançar pessoas? Dou a mesma resposta a ambas as perguntas: “Nós usamos de vários Pelotões com Diferentes Missões no Evangelismo.” Este ministério de evangelismo é idealizado para usar vários métodos, de modo a envolver o maior número de pessoas possível em ações de evangelismo e testemunho. Em vez de limitar o evangelismo àqueles membros que irão de porta em porta visitar os perdidos ou visitarem os que demonstraram interesse (no Evangelho ou em se tornarem membros de nossa igreja), por que não alargar os horizontes do evangelismo? Antes do tempo habitual de visitação, estabeleça sete pelotões nos quais os adultos possam fazer algum diferente tipo de evangelismo. As maneiras podem ser distribuídas através dos membros da igreja, de modo que os vários métodos (como fazer telefonemas ou escrever cartas) não interfiram uns com os outros.





 

ALGUMAS SUGESTÕES DE MANEIRAS PARA PARTICIPAR DO EVANGELISMO



Pelotão 1
, com a missão de Visitar Aqueles Que Já Demonstram Interesse.

Destine uma mesa para colocar os cartões das pessoas que demonstraram interesse em receber mais informações sobre [o Evangelho ou sobre] a igreja. Os cartões devem conter o nome, o endereço e outras informações acerca de cada pessoa que achamos que poderá se interessar. Estas são as pessoas que já visitaram os cultos, são contactos feitos por membros da igreja, são os pais não salvos de crianças que freqüentem a Escola Dominical ou outras atividades da igreja, etc. Os participantes no evangelismo que estejam dispostos a fazer uma visita pessoal podem apanhar os cartões aqui nesta mesa.



Pelotão 2
, com a missão de Visitar Aqueles Que Estão Faltando Os Cultos.

Peça aos secretários das classes de EBD a lista dos membros ausentes há dois ou três domingos consecutivos. Algumas pessoas podem sentir-se mais à vontade para visitar alguém que seja membro da Escola Dominical. Nesta Mesa 2, os participantes no evangelismo podem levantar o nome e morada de um ausente que precisa receber uma visita, e podem sair para visitar-lhe. 



Pelotão 3
, com a missão de  Escrever Cartas

Nesta mesa, providencie postais, papel de carta, envelopes, canetas, selos e os nomes e endereços dos interessados e dos que estão faltando. Muitas pessoas que não se sintam à vontade para fazer uma visita pessoal podem estar dispostas a escrever uma nota ou carta. Providencie uma caixa para recolher os postais e cartas para serem enviados.




Pelotão 4, com a missão de  Usar o Telefone (convidar, encorajar, etc.)

É possível que os participantes no evangelismo que estejam interessados em telefonar aos ausentes ou aos interessados possam usar o telefone no escritório da igreja ou em outros locais ao longo da igreja. Se você tem acesso a listas de novos residentes [no bairro ou nos bairros vizinhos], permita que os participantes no evangelismo contatem estas pessoas e as convidem a estar na Escola Dominical. Talvez se possam fazer chamadas a visitantes recentes expressando apreciação pela sua visita e encorajando-os a nos visitarem de novo. Se a sua igreja tem apenas uma linha telefônica, poderá necessitar limitar este grupo a duas ou três pessoas. No entanto, algumas pessoas poderão estar dispostas a levar listas de nomes e números de telefone e voltar a casa para fazer as chamadas. 



Pelotão 5, com a missão de, Quem não Puder Sair, Fique Orando Pelos Que Saíram para Evangelizar

Na Noite de Visitação, as salas de Escola Dominical podem ser chamadas de salas de oração. Estas salas devem localizar-se longe das outras mesas para que os que estiverem a orar tenham um local sossegado para orar pelos participantes no evangelismo que estão a fazer visitas, como também pelos perdidos e afastados que estão a receber as visitas. 



Pelotão 6, com a missão de  Prestar Cuidados Pastorais

Este é o termo que usamos para as visitas a pessoas que estejam incapacitadas para visitar a nossa igreja. Disponibilize os nomes e moradas das pessoas que precisam de uma visita pastoral ou de testemunho. Peça aos participantes no evangelismo para visitar as pessoas acamadas ou em lares de terceira idade. Ao visitar pessoas acamadas, determine a necessidade de programar a visita com antecedência para uma hora conveniente para a pessoa a visitar. 



Pelotão 7, com a missão de Discipular

Promova visitas de acompanhamento a pessoas que estão aguardando serem batizadas, ou a novos crentes que possam ter perguntas ou que precisem de uma palavra de encorajamento. O discipulado é uma parte importante da vida cristã. Não negligencie o cuidado das pessoas que recentemente tomaram a suas decisões por Cristo. 



Pelotão 8, com a missão de Bater de Porta em Porta

Este pelotão é para aqueles envolvidos na cobertura sistemática de partes da comunidade, indo de porta em porta. Esta é o pelotão que utiliza ferramentas como folhetos, livrinhos com o evangelho de João e livrinhos com a epístola aos Romanos, publicidade para estudos bíblicos nos lares ou por correspondência que foram descritos em outras partes deste estudo. O acompanhamento dos contactos de pessoas interessadas, através deste método, é crucial.




O plano dos Pelotões com
Diferentes Missões no evangelismo provê diversos métodos de evangelismo e permite que mais pessoas possam usar os seus dons para o evangelismo. Pode ser que você, pastor, descubra outros métodos que funcionem bem na sua igreja. Inclua o maior número de pessoas possível no seu programa de evangelismo.



Este ano, alargue o evangelismo da sua igreja olhando para o evangelismo por um novo prisma.





[Distribuído por Way of Life Literature's Fundamental Baptist Information Service, http://www.wayoflife.org ]

[Traduzido por Pr. Mark Pereira, Portugal, mar.2006]




Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em BibliaLTT.org, com ou sem notas).



(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)




(retorne a http://solascriptura-tt.org/ Ide/
retorne a http:// solascriptura-tt.org/ )