Há, na Bíblia, Exemplos de Pregação ao Ar Livre?



Evangelista
Tony Miano,

editado por Matt Slick


(parte extraída de
https://carm.org/biblical-examples-street-preaching e traduzida por Valdenira N.M.S.)








Noé era um "pregoeiro da justiça" (2 Pedro 2: 5).
5 E não perdoou ao mundo antigo, mas guardou a Noé, a oitava pessoa, o pregoeiro da justiça, ao trazer o dilúvio sobre o mundo dos ímpios;


Salomão se dirigiu a toda a nação de Israel "com grande voz" (1 Reis 8: 54-56).
54 Sucedeu, pois, que, acabando Salomão de fazer ao SENHOR esta oração e esta súplica, estando de joelhos e com as mãos estendidas para os céus, se levantou de diante do altar do SENHOR.55 E pôs-se em pé, e abençoou a toda a congregação de Israel em alta voz, dizendo:56 Bendito seja o SENHOR, que deu repouso ao seu povo Israel, segundo tudo o que disse; nem uma só palavra caiu de todas as suas boas palavras que falou pelo ministério de Moisés, seu servo.


Ezra chamou o povo de Israel ao arrependimento quando se sentaram na "praça" (Esdras 10: 9-14).
9 Então todos os homens de Judá e Benjamim em três dias se ajuntaram em Jerusalém; era o nono mês, aos vinte dias do mês; e todo o povo se assentou na praça da casa de Deus, tremendo por este negócio e por causa das grandes chuvas.10 Então se levantou Esdras, o sacerdote, e disse-lhes: Vós tendes transgredido, e casastes com mulheres estrangeiras, aumentando a culpa de Israel.11 Agora, pois, fazei confissão ao SENHOR Deus de vossos pais, e fazei a sua vontade; e apartai-vos dos povos das terras, e das mulheres estrangeiras.12 E respondeu toda a congregação, e disse em altas vozes: Assim seja, conforme às tuas palavras nos convém fazer.....


Esdras leu a lei de Deus e a explicou ao povo de Israel, enquanto em pé diante deles (Neemias 8: 1-8).
Ne 8 (ACF2007) 1 E CHEGADO o sétimo mês, e estando os filhos de Israel nas suas cidades, todo o povo se ajuntou como um só homem, na praça, diante da porta das águas; e disseram a Esdras, o escriba, que trouxesse o livro da lei de Moisés, que o SENHOR tinha ordenado a Israel.2 E Esdras, o sacerdote, trouxe a lei perante a congregação, tanto de homens como de mulheres, e todos os que podiam ouvir com entendimento, no primeiro dia do sétimo mês.3 E leu no livro diante da praça, que está diante da porta das águas, desde a alva até ao meio-dia, perante homens e mulheres, e os que podiam entender; e os ouvidos de todo o povo estavam atentos ao livro da lei.....6 E Esdras louvou ao SENHOR, o grande Deus; e todo o povo respondeu: Amém, Amém! levantando as suas mãos; e inclinaram suas cabeças, e adoraram ao SENHOR, com os rostos em terra.7 E Jesuá, Bani, Serebias, Jamim, Acube, Sabetai, Hodias, Maaséias, Quelita, Azarias, Jozabade, Hanã, Pelaías, e os levitas ensinavam o povo na lei; e o povo estava no seu lugar.8 E leram no livro, na lei de Deus; e declarando, e explicando o sentido, faziam que, lendo, se entendesse.


Jeremias estava no portão da casa do Senhor e "proclamou" as próprias palavras de Deus (Jeremias 7: 1-3).
Jr 7 (ACF2007) 1 A palavra que da parte do SENHOR, veio a Jeremias, dizendo:2 Põe-te à porta da casa do SENHOR, e proclama ali esta palavra, e dize: Ouvi a palavra do SENHOR, todos de Judá, os que entrais por estas portas, para adorardes ao SENHOR.3 Assim diz o SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel: Melhorai os vossos caminhos e as vossas obras, e vos farei habitar neste lugar.


Jonas pregou nas ruas de Nínive (Jonas 3: 1-5).
Jn 3 (ACF2007) 1 E veio a palavra do SENHOR segunda vez a Jonas, dizendo:2 Levanta-te, e vai à grande cidade de Nínive, e prega contra ela a mensagem que eu te digo.3 E levantou-se Jonas, e foi a Nínive, segundo a palavra do SENHOR. Ora, Nínive era uma cidade muito grande, de três dias de caminho.4 E começou Jonas a entrar pela cidade caminho de um dia, e pregava, dizendo: Ainda quarenta dias, e Nínive será subvertida.5 E os homens de Nínive creram em Deus; e proclamaram um jejum, e vestiram-se de saco, desde o maior até ao menor.


Os profetas antigos eram odiados pelo povo porque anunciaram a palavra de Deus às portas da cidade (Isaías 5:29; Amos 5:10).
Is 5:29 [Acho que a referência está errada e devia ser Is 29:21  Os que fazem culpado ao homem por uma palavra, e armam laços ao que  repreende na porta, e os que sem motivo põem de parte o justo.]. ACF2007

Am 5:10 Odeiam na porta ao que os repreende, e abominam ao que fala sinceramente. ACF2007


O primeiro pregador de rua, a primeira a anunciar as boas novas ao ar livre, foi João Batista (Mateus 3: 1-2; Marcos 1: 4; Lucas 3: 3).
Mt 3:1-2  1 E, naqueles dias, apareceu João o Batista pregando no deserto da Judéia, 2 E dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus. ACF2007

Mc 1:4 Apareceu João batizando no deserto, e pregando o batismo de arrependimento, para remissão dos pecados. ACF2007

Lc 3:3 E percorreu toda a terra ao redor do Jordão, pregando o batismo de arrependimento, para o perdão dos pecados; ACF2007


Jesus sentou-se no topo de uma colina e fez a maior pregação ao ar livre - o [assim chamado] Sermão do Monte (Mateus 5:1-8:1) [na verdade, primeiro houve o ensino lá em cima, no monte, descrito em Mt 5-7, só depois Cristo desceu a um lugar plano e repetiu o ensino (ou parte dele) para as multidões, em Lc 6:17-49]
17 E, descendo com eles, parou num lugar plano, e também um grande número de seus discípulos, e grande multidão de povo de toda a Judéia, e de Jerusalém, e da costa marítima de Tiro e de Sidom; ....20 E, levantando ele os olhos para os seus discípulos, dizia: Bem-aventurados vós, os pobres, porque vosso é o reino de Deus.....49 Mas o que ouve e não pratica é semelhante ao homem que edificou uma casa sobre terra, sem alicerces, na qual bateu com ímpeto a corrente, e logo caiu; e foi grande a ruína daquela casa.


Os discípulos de Jesus pregavam nas ruas em muitas aldeias (Lucas 9: 5-7).
5 E se em qualquer cidade vos não receberem, saindo vós dali, sacudi o pó dos vossos pés, em testemunho contra eles.6 E, saindo eles, percorreram todas as aldeias, anunciando o evangelho, e fazendo curas por toda a parte....;


Pedro pregou ao ar livre no Pórtico de Salomão, após a cura do mendigo coxo (Atos 3: 11-26).
11 E, apegando-se o coxo, que fora curado, a Pedro e João, todo o povo correu atônito para junto deles, ao alpendre chamado de Salomão.12 E quando Pedro viu isto, disse ao povo: Homens israelitas, por que vos maravilhais disto? Ou, por que olhais tanto para nós, como se por nossa própria virtude ou santidade fizéssemos andar este homem?13 O Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó, o Deus de nossos pais, glorificou a seu filho Jesus, a quem vós entregastes e perante a face de Pilatos negastes, tendo ele determinado que fosse solto.14 Mas vós negastes o Santo e o Justo, e pedistes que se vos desse um homem homicida.15 E matastes o Príncipe da vida, ao qual Deus ressuscitou dentre os mortos, do que nós somos testemunhas.....


Filipe pregou o evangelho para grandes multidões nas ruas da cidade de Samaria (Atos 8: 6-8).
6 E as multidões unanimemente prestavam atenção ao que Filipe dizia, porque ouviam e viam os sinais que ele fazia;7 Pois que os espíritos imundos saíam de muitos que os tinham, clamando em alta voz; e muitos paralíticos e coxos eram curados.8 E havia grande alegria naquela cidade.


Paulo pregou o evangelho a toda a cidade de Antioquia. Ele foi violentamente vaiado, mas todos aqueles a quem Deus havia designado para serem salvo creram no evangelho (Atos 13: 44-52).
44 E no sábado seguinte ajuntou-se quase toda a cidade para ouvir a palavra de Deus.45 Então os judeus, vendo a multidão, encheram-se de inveja e, blasfemando, contradiziam o que Paulo falava.46 Mas Paulo e Barnabé, usando de ousadia, disseram: Era mister que a vós se vos pregasse primeiro a palavra de Deus; mas, visto que a rejeitais, e não vos julgais dignos da vida eterna, eis que nos voltamos para os gentios;47 Porque o Senhor assim no-lo mandou: Eu te pus para luz dos gentios, A fim de que sejas para salvação até os confins da terra.48 E os gentios, ouvindo isto, alegraram-se, e glorificavam a palavra do Senhor; e creram todos quantos estavam ordenados para a vida eterna.49 E a palavra do Senhor se divulgava por toda aquela província.,,,.


Apolo corajosa e publicamente refutou os judeus e proclamou Jesus Cristo em Acaia (Atos 18: 27-28).
27 Querendo ele passar à Acaia, o animaram os irmãos, e escreveram aos discípulos que o recebessem; o qual, tendo chegado, aproveitou muito aos que pela graça criam.28 Porque com grande veemência, convencia publicamente os judeus, mostrando pelas Escrituras que Jesus era o Cristo.


Paulo esteve diante do judiciário de Atenas, em cima do Monte de Marte [o Areópago], e pregou ao ar livre aos homens de Atenas (Atos 17: 22-34).
22 E, estando Paulo no meio do Areópago, disse: Homens atenienses, em tudo vos vejo um tanto supersticiosos;23 Porque, passando eu e vendo os vossos santuários, achei também um altar em que estava escrito: AO DEUS DESCONHECIDO. Esse, pois, que vós honrais, não o conhecendo, é o que eu vos anuncio.....








Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em http://BibliaLTT.org, com ou sem notas.



(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)




(retorne a http://solascriptura-tt.org/ Ide/
retorne a http:// solascriptura-tt.org/ )


Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.