Manual Do Pregador Ao Ar Livre

(esboço resumido, para 2 a 4 aulas de treinamento teórico, visando despertar a igreja, e a serem seguidas por 10 aulas práticas).




1. Mandato Bíblico para P.A.A.L.

A- Temos um MANDATO para P.A.A.L.:

   3 E disse-me: Filho do homem, eu te envio aos filhos de Israel, às nações rebeldes que se rebelaram contra mim; eles e seus pais transgrediram contra mim até este mesmo dia. 4 E os filhos são de semblante duro, e obstinados de coração; eu te envio a eles, e lhes dirás: Assim diz o Senhor DEUS. 5 E eles, quer ouçam quer deixem de ouvir (porque eles são casa rebelde), hão de saber, contudo, que esteve no meio deles um profeta. 6 ¶ E tu, ó filho do homem, não os temas, nem temas as suas palavras; ainda que estejam contigo sarças e espinhos, e tu habites entre escorpiões, não temas as suas palavras, nem te assustes com os seus semblantes, porque são casa rebelde. 7 Mas tu lhes dirás as minhas palavras, quer ouçam quer deixem de ouvir, pois são rebeldes. (Ezequiel 2:3-7)

B- Temos uma ORDEM para P.A.A.L.:

   Clama em alta voz, não te detenhas, levanta a tua voz como a trombeta e anuncia ao meu povo a sua transgressão, e à casa de Jacó os seus pecados. (Isaías 58:1) .

Proclamar o evangelho publicamente (!) (como também de casa em casa!):
   a) Virtualmente cada pregador da Bíblia, de Noé a João, foi um pregador ao ar livre.

   b) Mais de 90% dos sermões pregados tanto no VT quanto no NT foram pregados ao ar livre, para audiência.a mais ampla e diversificada.

   c) Clara ordem para comunicar a mensagem do Senhor publicamente foi dada a: Jeremias (11:6), Ezequiel (2:1-7 visto acima; e caps 3; 33), Isaías (cap 58), Jonas, Noé, Pedro + os outros discípulos (Marcos 16:15) (exemplo de Pedro no dia de Pentecostes, no pórtico do Templo), Paulo (Atos 9:15; 23:11), (exemplo de Paulo no Areópago, Atos 17:16-34), Timóteo (2Tim 4:2), etc., etc., etc.

   E disse-me o SENHOR: Apregoa todas estas palavras nas cidades de Judá, e nas ruas de Jerusalém, dizendo: Ouvi as palavras desta aliança, e cumpri-as. (Jeremias 11:6)
   ... 4 E disse-me ainda: Filho do homem, vai, entra na casa de Israel, e dize-lhe as minhas palavras. 5 Porque tu não és enviado a um povo de estranha fala, nem de língua difícil, mas à casa de Israel; ... 8 Eis que fiz duro o teu rosto contra os seus rostos, e forte a tua fronte contra a sua fronte. 9 Fiz como diamante a tua fronte, mais forte do que a pederneira; não os temas, pois, nem te assombres com os seus rostos, porque são casa rebelde. 10 Disse-me mais: Filho do homem, recebe no teu coração todas as minhas palavras que te hei de dizer, e ouve-as com os teus ouvidos. 11 Eia, pois, vai aos do cativeiro, aos filhos do teu povo, e lhes falarás e lhes dirás: Assim diz o Senhor DEUS, quer ouçam quer deixem de ouvir. ... 17 Filho do homem: Eu te dei por atalaia sobre a casa de Israel; e tu da minha boca ouvirás a palavra e avisá-los-ás da minha parte. 18 Quando eu disser ao ímpio: Certamente morrerás; e tu não o avisares, nem falares para avisar o ímpio acerca do seu mau caminho, para salvar a sua vida, aquele ímpio morrerá na sua iniqüidade, mas o seu sangue, da tua mão o requererei. 19 Mas, se avisares ao ímpio, e ele não se converter da sua impiedade e do seu mau caminho, ele morrerá na sua iniqüidade, mas tu livraste a tua alma. 20 Semelhantemente, quando o justo se desviar da sua justiça, e cometer a iniqüidade, e eu puser diante dele um tropeço, ele morrerá: porque tu não o avisaste, no seu pecado morrerá; e suas justiças, que tiver praticado, não serão lembradas, mas o seu sangue, da tua mão o requererei. 21 Mas, avisando tu o justo, para que não peque, e ele não pecar, certamente viverá; porque foi avisado; e tu livraste a tua alma. ... (Ezequiel 3).
   1 ¶ E veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: 2 Filho do homem, fala aos filhos do teu povo, e dize-lhes: Quando eu fizer vir a espada sobre a terra, e o povo da terra tomar um homem dos seus termos, e o constituir por seu atalaia; 3 E, vendo ele que a espada vem sobre a terra, tocar a trombeta e avisar o povo; 4 Se aquele que ouvir o som da trombeta, não se der por avisado, e vier a espada, e o alcançar, o seu sangue será sobre a sua cabeça. 5 Ele ouviu o som da trombeta, e não se deu por avisado, o seu sangue será sobre ele; mas o que se dá por avisado salvará a sua vida. 6 Mas, se quando o atalaia vir que vem a espada, e não tocar a trombeta, e não for avisado o povo, e a espada vier, e levar uma vida dentre eles, este tal foi levado na sua iniqüidade, porém o seu sangue requererei da mão do atalaia. ... 8 Se eu disser ao ímpio: O ímpio, certamente morrerás; e tu não falares, para dissuadir ao ímpio do seu caminho, morrerá esse ímpio na sua iniqüidade, porém o seu sangue eu o requererei da tua mão. 9 Mas, se advertires o ímpio do seu caminho, para que dele se converta, e ele não se converter do seu caminho, ele morrerá na sua iniqüidade; mas tu livraste a tua alma. ... 11 Dize-lhes: Vivo eu, diz o Senhor DEUS, que não tenho prazer na morte do ímpio, mas em que o ímpio se converta do seu caminho, e viva. Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos; pois, por que razão morrereis, ó casa de Israel? ... 32 E eis que tu és para eles como uma canção de amores, de quem tem voz suave, e que bem tange; porque ouvem as tuas palavras, mas não as põem por obra. 33 Mas, quando vier isto (eis que está para vir), então saberão que houve no meio deles um profeta. (Ezequiel cap 33).
   1 ¶ Clama em alta voz, não te detenhas, levanta a tua voz como a trombeta e anuncia ao meu povo a sua transgressão, e à casa de Jacó os seus pecados. ...
(Isaías 58:1).
   E disse-lhes: Ide por TODO o mundo, pregai o evangelho a TODA criatura. (Marcos 16:15).
   Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis e dos filhos de Israel. (Atos 9:15).
   E na noite seguinte, apresentando-se-lhe o Senhor, disse: Paulo, tem ânimo; porque, como de mim testificaste em Jerusalém, assim importa que testifiques também em Roma. (Atos 23:11).
   16 ¶ E, enquanto Paulo os esperava em Atenas, o seu espírito se comovia em si mesmo, vendo a cidade tão entregue à idolatria. 17 De sorte que disputava na sinagoga com os judeus e religiosos, e todos os dias na PRAÇA com os que se apresentavam. ... 22 ¶ E, estando Paulo no meio do Areópago, disse: Homens atenienses, em tudo vos vejo um tanto supersticiosos; 23 Porque, passando eu e vendo os vossos santuários, achei também um altar em que estava escrito: AO DEUS DESCONHECIDO. Esse, pois, que vós honrais, não o conhecendo, é o que eu vos anuncio. ... 30 Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam; 31 Porquanto tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do homem que destinou; e disso deu certeza a todos, ressuscitando-o dentre os mortos. ... 34 Todavia, chegando alguns homens a ele, creram; entre os quais foi Dionísio, areopagita, uma mulher por nome Dámaris, e com eles outros. (Atos 17:16-34).
   Que pregues a PALAVRA, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina. (2 Timóteo 4:2).

  d) Ver também ordem de pregação ao ar livre dada a (ou exemplificada por): Esdras (Esd 10:9-11; Nee. 8:1-5) e Estêvão no Sinédrio.

   9 Então todos os homens de Judá e Benjamim em três dias se ajuntaram em Jerusalém; era o nono mês, aos vinte dias do mês; e todo o povo se assentou na praça da casa de Deus, tremendo por este negócio e por causa das grandes chuvas. 10 Então se levantou Esdras, o sacerdote, e disse-lhes: Vós tendes transgredido, e casastes com mulheres estrangeiras, aumentando a culpa de Israel. 11 Agora, pois, fazei confissão ao SENHOR Deus de vossos pais, e fazei a sua vontade; e apartai-vos dos povos das terras, e das mulheres estrangeiras. (Esdras 10:9-11).
   1 ¶ E chegado o sétimo mês, e estando os filhos de Israel nas suas cidades, todo o povo se ajuntou como um só homem, na praça, diante da porta das águas; e disseram a Esdras, o escriba, que trouxesse o livro da lei de Moisés, que o SENHOR tinha ordenado a Israel. 2 E Esdras, o sacerdote, trouxe a lei perante a congregação, tanto de homens como de mulheres, e todos os que podiam ouvir com entendimento, no primeiro dia do sétimo mês. 3 E leu no livro diante da PRAÇA, que está diante da porta das águas, desde a alva até ao meio dia, perante homens e mulheres, e os que podiam entender; e os ouvidos de todo o povo estavam atentos ao livro da lei. 4 E Esdras, o escriba, estava sobre um púlpito de madeira, que fizeram para aquele fim; e estava em pé junto a ele, à sua mão direita, Matitias, Sema, Anaías, Urias, Hilquias e Maaséias; e à sua mão esquerda, Pedaías, Misael, Melquias, Hasum, Hasbadana, Zacarias e Mesulão. 5 E Esdras abriu o livro perante à vista de todo o povo; porque estava acima de todo o povo; e, abrindo-o ele, todo o povo se pós em pé.
(Neemias 8:1-5).

   e) Acima de todos, o próprio Jesus, que foi o maior de todos os pregadores ao ar livre, nos deu ordem e modelo (ver, por exemplo: Mat 5-7; 13:1-36; ver também caps 23-25)

   1 ¶ E Jesus, vendo a multidão, subiu a um monte, e, assentando-se, aproximaram-se dele os seus discípulos; 2 E, abrindo a sua boca, os ensinava, dizendo: 3 ¶ Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus; ... 7:28 E aconteceu que, concluindo Jesus este discurso, a multidão se admirou da sua doutrina; 29 Porquanto os ensinava como tendo autoridade; e não como os escribas. (Mateus 5:1-7:28).
   1 ¶ Tendo Jesus saído de casa, naquele dia, estava assentado junto ao mar; 2 E ajuntou-se muita gente ao pé dele, de sorte que, entrando num barco, se assentou; e toda a multidão estava em pé na praia. 3 E falou-lhe de muitas coisas por parábolas, dizendo: Eis que o semeador saiu a semear. ... 36 Então, tendo despedido a multidão, foi Jesus para casa. E chegaram ao pé dele os seus discípulos, dizendo: Explica-nos a parábola do joio do campo.
(Mateus 13:1-36).

   f) Ler, novamente, Isaías 58:1 (acima).
 

C- As atuais CONDIÇÕES EXIGEM P.A.A.L.: 

   a)   Estamos como nos dias em que Jeremias foi ordenado pregar. A nação afundada em pecado e em falso orgulho nacional. Não podiam atender nem atenderam os conselhos do pregador. (Contraste Jer 42:5-6 contra  43:2; 44:16).

   5 Então eles disseram a Jeremias: Seja o SENHOR entre nós testemunha verdadeira e fiel, se não fizermos conforme toda a palavra com que te enviar a nós o SENHOR teu Deus. 6 Seja ela boa, ou seja má, à voz do SENHOR nosso Deus, a quem te enviamos, obedeceremos, para que nos suceda bem, obedecendo à voz do SENHOR nosso Deus. (Jeremias 42:5-6)
   Então falaram Azarias, filho de Hosaías, e Joanã, filho de Careá, e todos os homens soberbos, dizendo a Jeremias: Tu dizes mentiras; o SENHOR nosso Deus não te enviou a dizer: Não entreis no Egito, para ali habitar;
(Jeremias 43:2)
   Quanto à palavra que nos anunciaste em nome do SENHOR, não obedeceremos a ti; (Jeremias 44:16)

   b) Estamos nas mesmas condições dos dias de Noé; de Jonas; de Zacarias (7:11) "Eles, porém, não quiseram escutar, e deram-me o ombro rebelde, e ensurdeceram os seus ouvidos, para que não ouvissem."

  
c)  Estamos nas mesmas condições dos dias de Ezequiel, o Senhor claramente lhe disse que o povo não o ouviria, se rebelaria, odiaria Ezequiel e sua mensagem, portanto odiaria Deus. Mesmo assim Ezequiel se ergueu na brecha e bradou "Assim diz o Senhor DEUS", e todos conheceram que havia um profeta entre eles.

   d) Pregação ao ar livre é indispensável para dar EQUILÍBRIO a qualquer ministro ou ministério. Em  3 anos (sem rádio, TV, jornal, fitas, internet, "truques", ...) Paulo levou o evangelho completo a cada um dos 300.000 habitantes de Éfeso!!! Como? "publicamente e pelas casas", "com lágrimas", "noite e dia".

   ... 20 Como nada, que útil seja, deixei de vos anunciar, e ensinar PUBLICAMENTE e PELAS CASAS, 21 Testificando, tanto aos judeus como aos gregos, a conversão a Deus, e a fé em nosso Senhor Jesus Cristo. ... 26 Portanto, no dia de hoje, vos protesto que estou limpo do sangue de TODOS. 27 Porque nunca deixei de vos anunciar TODO o conselho de Deus. ... 31 Portanto, vigiai, lembrando-vos de que durante três anos, não cessei, noite e dia, de admoestar com lágrimas a cada um de vós. (Atos 20:17-31)

   e) Pregação ao ar livre foi o que deu equilíbrio e fez grandes (o homem e o ministério): Savonarola, Lutero, Calvino, Whitefield, Wesley, Booth, Sunday, J. Frank Norris, etc., etc., etc.






2. Ética na P.A.A.L.

Mas faça-se tudo decentemente e com ordem. (1 Coríntios 14:40)

A- HONRA na P.A.A.L.

   Pregação ao ar livre é alta honra.

   Todavia, não há coroa exceto se lutarmos de acordo com a ética, as regras de Deus.

   Cuidado para não trazermos grande vergonha a nós mesmos, e à obra de Deus ...

B- HERANÇA da P.A.A.L.

   Honremos a maravilhosa herança que recebemos (desde os apóstolos, passando por Savonarola, Lutero, Calvino, Whitefield, Wesley, Booth, Sunday, J. Frank Norris, até quem pessoalmente nos deu exemplo e inspirou).

   Construamos cuidadosamente o bom nome e herança que passaremos às gerações futuras.

C- INFERNO E CÉU são decididos na P.A.A.L.!

   Há pregadores suma e somente briguentos, cheios de ódio, cumprem dever farisaicamente, só falam de condenação, são insensíveis, sem compaixão ...

   Preguemos toda a verdade, mas com COMPAIXÃO tão profunda e tão sincera que mova o nosso e alguns corações.

D- DESACONSELHÁVEL, na P.A.A.L.:

   a) Palavras E Voz Desagradáveis: ofensivas, irritantes, grosseiras, impensadas, sem tato.

   b) Concentrar-se Em Somente Repreender (e isto direta+belicosamente)

   c) Chamar Nomes: Pregação que se caracteriza por ser diretamente contra determinados indivíduos (por nome!) ou contra grupos raciais, ou usando palavras derrogatórias e injuriosas, é ilegal. E é vergonhoso.

Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; (1 Coríntios 13:5)

   d) Expressão Facial De Sempre-Azedo, ou Inapropriada 
Ademais, a expressão facial deveria sinceramente refletir o coração: expectância + gozo ao falar do Céu; solenidade+compaixão ao advertir do Inferno; oposição+compaixão ao falar de pecado, etc. Sempre firmeza E COMPAIXÃO.

   e) Pregar Suas Debatíveis Opiniões Humanas: Pregue o EVANGELHO. E pregue somente aquilo que é INDISCUTIVELMENTE o que a Palavra de Deus DIZ.

   f) Pregar Somente Com O Tolo Objetivo De Arranjar Confusão Ou Ser Preso 

   g) Pregar em local e tempo inapropriados 

   h) Pregar Sem Sabedoria: Por exemplo, não é sábio pregar a quem certamente ouvirá com terrível contragosto: em frente a hospital, escola, comício, funeral, ou qualquer audiência que está cativa, não pode se retirar, e está ali com outro objetivo expresso.

   i) Pregar Comprido Demais (usualmente, 10 minutos é limite razoável para ficar num só local, quer o tempo seja usado para 1 só pregação, ou para até 5 micro-pregações de 1 minuto, por 5 pregadores diferentes).

E- "Heloisinha" ou Hércules, na P.A.A.L.?

a) Deus não quer voz e gestos fraquinhos e mansinhos demais, nem de padre ou espírita querendo aparentar super-piedade, não quer jeitinho fraco e efeminado, não quer caráter e aspecto não viril (hoje tão comum ...). Deut 20:8; Jos 1:7-9; 1Chr 28:20; Isa 35:3; 1Co 16:13

   E continuarão os oficiais a falar ao povo, dizendo: Qual é o homem medroso e de coração tímido? Vá, e torne-se à sua casa, para que o coração de seus irmãos não se derreta como o seu coração. (Deuteronômio 20:8)
   7 Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares. 8 Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido. 9 Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o SENHOR teu Deus é contigo, por onde quer que andares.
(Josué 1:7-9)
   E disse Davi a Salomão seu filho: Esforça-te e tem bom ânimo, e faze a obra; não temas, nem te apavores; porque o SENHOR Deus, meu Deus, há de ser contigo; não te deixará, nem te desamparará, até que acabes toda a obra do serviço da casa do SENHOR. (1 Crônicas 28:20 BRP)
   Fortalecei as mãos fracas, e firmai os joelhos trementes.
(Isaías 35:3)
   Vigiai, estai firmes na fé; portai-vos varonilmente, e fortalecei-vos.
(1 Coríntios 16:13)

b) Deus também não quer machão brutamontes ofensor e desafiador que pensa que pode e quer surrar cem homens: as armas do nosso guerrear não são carnais. Zac 4:6; 2Co 10:4; 2Tim 2:24-26.

   E respondeu-me, dizendo: Esta é a palavra do SENHOR a Zorobabel, dizendo: Não por força nem por violência, mas sim pelo meu Espírito, diz o SENHOR dos Exércitos. (Zacarias 4:6)
   Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas;
(2 Coríntios 10:4)
   24 E ao servo do Senhor não convém contender, mas sim, ser manso para com todos, apto para ensinar, sofredor; 25 Instruindo com mansidão os que resistem, a ver se porventura Deus lhes dará arrependimento para conhecerem a verdade, 26 E tornarem a despertar, desprendendo-se dos laços do diabo, em que à vontade dele estão presos.
(2 Timóteo 2:24-26)

 

F- Heréticos, Perturbadores (por perguntas ou ridículo), Distribuição de Literatura: Como lidar com eles, na P.A.A.L.?

   a) A pregação não pare 1 segundo: nosso parceiro que não está pregando lide (o mais sabiamente possível) com o perturbador.

   b) Seja tão cortês quanto possível, mas firme (se parássemos a CADA dificuldade, nunca pregaríamos). 

   c) E se alguém quiser tocar sua esposa ou filhinha? Auto-defesa se aplica, ou ainda é debatível (Heb 11 parece indicar que sim?)? Deixo isto entre você e Deus, mas não despreze quem agir diferentemente de você, lembre que planos de Deus podem ser diferentes em ocasiões diferentes, e que Estevão escolheu não resistir (era impossível? ou ele estava superior a mim? qual o efeito na Bíblia se ele levasse arma e a tivesse usado, ou simplesmente resistisse antes de ser linchado?)

   d) Heréticos (Tit 3:10 "Ao homem herege, depois de uma e outra admoestação, evita-o"): Não pare a pregação por 1 segundo, para lidar com herético desafiador. Nosso parceiro que não está pregando: i) lide com ele de forma discreta e rápida, somente sobre salvação; ii) se ele não se interessar, todos o ignorem; iii) diga-lhe que poderá falar mais uma vez com ele, sobre salvação, noutra ocasião.

   e) Folhetos e literatura: [i) Nos USA] nunca os carregue, nem distribua amplamente, pois em muitos estados e cidades dão cadeia, são considerados pedir dinheiro ou  importunar ou sujar as ruas.  [ii) em toda cultura: ofereça gentilmente, mas nunca force, nem insista, nem discuta, nem responda grosseria, nem se sinta ofendido].

   f) Lembremos constantemente que somos embaixadores e representamos o Senhor Jesus Cristo! Nosso comportamento afeta todo o Seu Corpo e pode continuar a se refletir por toda a eternidade! 2 Cor. 5:20.

De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse. Rogamo-vos, pois, da parte de Cristo, que vos reconcilieis com Deus. (2 Coríntios 5:20)







3. Legalidade

[Chave: pense no que lhe daria direito de se queixar à polícia e mover ação na justiça e possivelmente ganhá-la, se viesse o grupo que você mais odeia, de adoradores de Satanás, para pregar bem pertinho de você.]

Pergunta: Como reconciliar estes versos aparentemente contraditórios???!!!...

   Porém, respondendo Pedro e os apóstolos, disseram: Mais importa obedecer a Deus do que aos homens. (Atos 5:29 )

   13 ¶ Sujeitai-vos, pois, a toda a ordenação humana por amor do Senhor; quer ao rei, como superior; 14 Quer aos governadores, como por ele enviados para castigo dos malfeitores, e para louvor dos que fazem o bem. (1 Pedro 2:13-14)

Resposta: Quando as leis dos homens conflitam frontal e incontornavelmente com as de Deus, então obedeça as de Deus, não importam as conseqüências.
Nos demais casos, obedeça às leis dos governos (Perceba: NÃO vivemos em Israel sob Teocracia! Até Cristo tolerou a lei romana em Mar 12:14-17; João 8:1-12; etc.). 

Se você quer procurar ser "mártir", ser preso ou até linchado, por boa causa, isto é entre você e Deus. Mas deixe-nos dar alguma -> ...


A- Orientação para você P.A.A.L., mas evitando desnecessária cadeia:

   1. Fique fora [e sua voz não incomode dentro] de propriedade privada (shopping centers, casa de shows, etc.)

   2. Nunca use public address systems (auto-falantes): podem trazer problema; só foram criados em 1920, portanto são desnecessários se você aprender a usar sua voz. [No Brasil, os problemas talvez ainda não sejam tão grandes. De qualquer modo, se você usar P.A. system, que ele seja de excelente qualidade mas pequeno como  maletinha, no máximo 200 Watts RMS, ligado só até 30% da potência, só para suprir sua eventual, rara fraqueza de voz. Se colocar os auto-falantes sobre carro, não permaneça imóvel, pelo menos não fique no mesmo local por mais que alguns 1, 3 minutos em frente de casas. Silêncio em frente de hospital, igreja, escola, etc.).

   3. Nunca P.A.A.L. à noite, ou cedo demais (18:00 às 7:30 h?) (ou durante festival religioso ou de álcool, jogos, danças, música carnal, etc. ...).


B- Constituição
:

Dá-nos liberdade de expressão (falar e escrever) e de praticarmos nossa religião.

Mas há outras leis que disciplinam e podem limitar ou impedir o exercício desses direitos, se seus inimigos puderem alegar que você está:

a) Perturbando a paz, desafiando, provocando, incitando outros grupos a reações agressivas;
b) Injuriando, insultando, provocando, ofendendo a religião ou crenças ou raça ou convicções ou outros ismos deles;
c) Ultrapassando 85 decibéis (lei Nº 126, de 10.5.77), particularmente por mais de 2 minutos, nunca das 18:00 às 7:30 h, nunca em frente a hospitais/clínicas, escolas, igrejas, etc. (os pregadores do passado levavam 90 dB a 6m, 80 dB a 20m, 60dB a 200m, 40dB a 1200m ?); 
d) Agindo como desocupado (ande com prova de que é um trabalhador!) que perambula a esmo ou se ajunta em grupo, pior ainda se perturbando (mesmo que inconscientemente) as atividades normais;
e) Conduzindo-se com desordem
f) Prejudicando a locomoção normal.


C- Confrontação

a) Por expectador: Siga todos os conselhos acima. Repetimos 2.F:

   - A pregação não pare 1 segundo: nosso parceiro que não está pregando lide (o mais sabiamente possível) com o perturbador.
   - Seja tão cortês quanto possível, mas firme (se parássemos a CADA dificuldade, nunca pregaríamos). 
   - E se alguém quiser tocar sua esposa ou filhinha? Auto-defesa se aplica, ou ainda é debatível (Heb 11 parece indicar que sim?)? Deixo isto entre você e Deus, mas não despreze quem agir diferentemente de você, lembre que planos de Deus podem ser diferentes em ocasiões diferentes, e que Estevão escolheu não resistir (era impossível? ou ele estava superior a mim? qual o efeito na Bíblia se ele levasse arma e a tivesse usado, ou simplesmente resistisse antes de ser linchado?) 
   - Heréticos (Tit 3:10 "Ao homem herege, depois de uma e outra admoestação, evita-o"): Não pare a pregação por 1 segundo, para lidar com herético desafiador. Nosso parceiro que não está pregando: i) lide com ele de forma discreta e rápida, somente sobre salvação; ii) se ele não se interessar, todos o ignorem; iii) diga-lhe que poderá falar mais uma vez com ele, sobre salvação, noutra ocasião.

b) Pela polícia, etc.
- Se você seguir todos os conselhos, particularmente os 3 de 3.A e os 6 de 3.B, usualmente não terá problemas: a polícia só virá investigar dentro de 20 a 30 minutos, e você já terá terminado ou estará terminando a pregação! ...
- Se ela vier antes, então os parceiros que não estão pregando tentem respeitosamente resolver o problema, para que a pregação não pare por 1 seg., tão longamente quanto possível.
- Mas, se for formalmente, exigido, não resista: pare de pregar imediatamente

c) 2 testemunhos de coragem à beira de ferocíssimo ataque, mas onde Deus guardou os crentes porque obedeceram e honraram a polícia (depois, ela foi justa): Frei Damião vs. Pr. Sinésio Lira; Otoniel; etc., etc., etc.


D- Delegado de Polícia:

- Todo o comportamento prévio do pregador, no máximo deve levar à acusação de pregar ao ar livre. (Nunca a de resistir à prisão, incentivar conflitos, etc.).

- Se possível, tenha tudo gravado. E tenha boas, sábias e imparciais testemunhas.

- Não se apavore, provavelmente a queixa que alguém prestou vai resultar em apenas todos perceberem que ele não gostou do que ouviu, e no máximo o delegado tentará estabelecer se você teve alguma "conduta inapropriada", no máximo lhe acusará disto, não realmente de um "crime". Se você lidar com tudo sabiamente (como seria bom você ter a ajuda de um sábio crente que seja bom advogado!), provavelmente será libertado logo depois do interrogatório.

- Leia o que tiver que assinar, não reconheça nada que não é total verdade, a "pior" acusação deveria ser somente que você pregou ao ar livre! 





4. Mecânica


CLAMA em ALTA voz, NÃO te detenhas, levanta a tua voz como a TROMBETA e anuncia ao meu povo a sua transgressão, e à casa de Jacó os seus pecados. (Isaías 58:1)


A) Oração

Os homens têm "o dever de orar sempre, e nunca desfalecer" (Luc 18:1), e este verso não é mais necessário a ninguém do que o é aos P.A.A.L., você sempre deve clamá-lo quando enfrenta a P.A.A.L. 

Lista: Ore:

• pelo poder e pleno enchimento e controle pelo Espírito Santo
• por estabelecer uma sincera, real, sobrenatural ligação, empatia com os ouvintes
• para exaltar Cristo e Sua Palavra
• para o temor do Senhor cair sobre a área onde estará pregando
• para o sangue de Cristo limpar a área, restringir todo poder das trevas
• pela diminuição do seu próprio eu, crucificação da sua carne, você ceder completamente ao controle do Espírito
• pela salvação de almas
• pelo fortalecimento dos crentes enfraquecidos
• por proteção contra injúrias físicas por bêbados, drogados, bandidos e outros agentes de Satanás, e mesmo por proteção contra policiais truculentos e injustos.
• para endemoninhado não interferir e, se surgir, o parceiro do pregador saber lidar com o endemoninhado, rapidamente neutralizando/expulsando os demônios e pregando a salvação ao endemoninhado, só recebendo Cristo é que ele será definitivamente liberto.

 

B) Preparação

- Tenha alguns versos memorizados, bem memorizados, sobre o assunto em que vai pregar. Revise 10 min antes da pregação.

- Na preparação, medite em cada verso e nos curtos e objetivos comentários que fará sobre cada verdade.

- Escreva um esqueleto de notas com apenas 3 a 5 linhas de letras grandes, cada linha contendo o título de um tópico e a referência do verso a dizer de cór.

- Tanto quanto possível, memorize o esboço em sua sua mente, memorize perfeitamente. E pense também nas frases que vai dizer. Revise o esboço 5 min antes da pregação.

- [No máximo, se não confia na memória, faça tais curtíssimas anotações em papel do mesmo tamanho que sua Bíblia aberta. Prendá-o a ela usando 2 clips plásticos, para o vento não arrebatá-lo. Se achar necessário, use o marcador da Bíblia].

- Seja  extremamente direto, sem arrodeios, seja extremamente claro+objetivo+ rápido:
.. Em praças, conchas acústicas, etc. (com permissão legal): usualmente 15 min, talvez 25, raramente até 40 minutos podem ser admissíveis.
.. Em pontos de ônibus, locais de alto trânsito de pessoas, etc.: na maior parte do tempo você terá menos que 1 minuto para pregar à maioria das pessoas, portanto, para estas ocasiões, não use sermões de igreja: crie micro-sermões com somente 1 ou 2 versículos e que sejam completos mesmo que somente em 2 minutos. Alguns membros da sua equipe poderão se revezar e pregar 3 a 7 micro-sermões em 20 minutos, num local, depois se mudar para outro local distante e repetir tudo.

- 90% das mensagens devem ser tipicamente sobre salvação (isto também pode incluir a iminência da 2a. vinda de Cristo, a condenação, etc., mas sempre com compaixão e oferecendo a salvação).

- Prepare seu próprio coração com confissão e louvor a Deus.

- "Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina" (2 Timóteo 4:2)

C) Posicionamento

Encontre um local onde haja um bom número de pessoas, em condições legais e favoráveis: pontos de ônibus, praças, proximidades de feiras, filas prévias para algumas coisas, anfiteatros e praias (fora do "local e horário do Diabo"), etc.

D) Projeção

Sonde seu coração e ache o que você deve e deseja projetar. Isto determinará sua aparência, sua mensagem, sua atitude, seu relacionamento com os ouvintes, e seu resultado.

Evite só querer se desincumbir de sua missão, farisaica / mecanicamente, sem realmente orar e esperar por resultados, principalmente por salvações. Pregue esperando o Senhor tocar corações e mudar vidas de um modo poderoso.

E) Proteção

P.A.A.L. é o ministério mais vulnerável fisicamente!!! Temos que depender 100% no Senhor!!! Mesmo assim, aqui estão umas poucas regras de proteção:

a) "De dois em dois": Um prega e o outro cuida das ameaças ou obstáculos ou distrações que poderiam prejudicar a pregação.

b) Posicionar-se com suas costas encostadas (ou quase encostadas) a um prédio é bom tanto para sua segurança quando para projeção de sua voz e mensagem.

c) Se há mulheres e crianças na sua equipe, sempre as mantenha debaixo da visão sua e dos irmãos.

d) Não aconselhamos levar nenhuma arma, nem mesmo pedaço de madeira. 

F) Proclamação

Encontre uma posição um pouco mais elevada que as pessoas que lhe ouvirão.

Fique de pé bem aprumado, em toda sua altura, de modo digno e elegante (mas natural e sem afetação).

Ponha suas mãos em concha (ou segure a Bíblia) junto de sua boca, formando como que um megafone (ou use somente 30% da potência de um P. A. system de excelente qualidade mas pequeno, de até 200 Watts RMS).

Pressione forte e firmemente (isto é, forte e continuamente) seu diafragma (seu músculo do estômago; com o exercício regular ele ficará várias vezes mais forte!), firmemente pressionando ar através de suas cordas vocálicas.

Fale bem claro + explicado + devagar, no tom menos agudo que puder, sem emoção descontrolada, mas em timbre educado, controlado, agradável.

Não permita sua voz ficar rouca, irritante, esganiçada ou quebrada: Pare antes que isto aconteça.

Fale na direção e almejando ser ouvido por pessoas dentro dos prédios pelo menos a 300 metros (um grande quarteirão) de distância! Visualize balas de canhão saindo de sua boca e entrando pelas janelas distantes.

Se tiver que pregar extremamente próximo dos ouvintes, de modo algum use auto-falantes, e também projete sua voz num ângulo de 45 graus e não diretamente sobre os ouvintes.

G) Música

A música é valiosíssima para P.A.A.L., instantaneamente construindo um relacionamento, uma empatia, e dispondo os ouvintes para a mensagem. Desde que seja boa, sacra música. 

Violões e guitarras não se projetam bem e têm más associações. Trombones são difíceis para cantarmos juntamente com eles, mas ganham a atenção de muitos. Acordeom talvez seja o instrumento ideal: não precisa de eletricidade, atinge longe, é vivo e alegre, é bom para cantar junto com ele.

Ponha tanta gente para cantar quanto possível [isto é muito melhor que solos e "especiais", que muitas vezes promovem "estrelismo" e carnalidade dos cantores].

Prefira os hinos mais antigos & conhecidos possíveis, verá que até os descrentes vão cantarolar partes deles: "Glória, glória aleluia", "Foi na cruz, foi na cruz que meus olhos abri", "Rude Cruz", etc.

[Eu não tenho esperança de convencer nenhum crente destes últimos dias, mas não vejo nenhum dos P.A.A.L. da Bíblia (Jeremias, Ezequiel, Isaías, Jonas, Noé, João o Imersor, Jesus, Pedro, Paulo, etc.) usando música ou orações nas P.A.A.L. (mesmo que as usassem nas suas igrejas e casas)!!! Nas P.A.A.L., só vejo Bíblia + pregação!  ...]

[Já que não convencerei nenhum crente destes últimos dias, pelo menos a música seja somente 2 estrofes de um único hino bem espiritual e bem antigo + conhecido, sem baterias e sem ritmos marcados (mesmo que disfarçados dentro de fitas, CD's e teclados). Não tomem o escassíssimo tempo de pregação].

H) Oração

- Cada reunião ao ar livre deve começar e terminar com oração [mas por que não vejo isto em nenhuma P.A.A.L. de Jeremias, Ezequiel; Isaías, Jonas, Noé, Pedro etc.? Certamente oravam nas suas igrejas e casas, mas não nas P.A.A.L, que eram só Bíblia + pregação].
- [Publicamente,] agradeça e ore suplicando por:

• o privilégio de pregar a Sua palavra
• o poder do Espírito Santo
• o relacionamento e identificação com os ouvintes
• a força que você tem recebido
• a proteção que Ele tem provido
• o testemunho que foi dado
• as almas que foram salvas







5. Resultados

   18 ¶ Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós, me odiou a mim. 19 Se vós fósseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia. 20 Lembrai-vos da palavra que vos disse: Não é o servo maior do que o seu senhor. Se a mim me perseguiram, também vos perseguirão a vós; se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa. (João 15:18-20).
      6 Eu plantei, Apolo regou; mas Deus deu o crescimento. 7 Por isso, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento.
(1 Coríntios 3:6-7)


A) Salvação é Proclamada

- A Bíblia nunca nos ordenou ganhar almas, mas somente sermos testemunhas.

- Se você for fiel em testemunhar, já por isto será pleno sucesso aos olhos do Senhor e será plenamente galardoado.

- Jeremias não teve nenhum convertido até depois que morreu. Com Ezequiel e outros também foi assim ou quase assim. Noé foi tão excepcionalmente bom pregador que é o único a quem Deus chama de "pregoeiro da justiça" (2Pe 2:5). Ele pregou 120 anos, mas só mais 7 adultos quiseram segui-lo na Arca. Etc. Mas o conforto e motivação de todo pregoeiro ainda é o de Eze 2:5 "... hão de saber, contudo, que esteve no meio deles um profeta". 

B) Almas são Salvas

Todos nós amamos com muita emoção os pregadores ao ar livre, especialmente aqueles que amam os pecadores das ruas.
Por favor, ore que Deus continue a quebrar nossos corações em favor dos pecadores e as almas perdidas nas ruas de João Pessoa, Marí, etc..

"Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos." (Sal 126:6). 

C) Pecado é Reprimido

Nos indivíduos ("A entrada das tuas palavras dá luz, ...." Salmos 119:130a); e na sociedade.

D) Soldados são Fortalecidos

 


Adaptado e super-resumido, por Hélio de Menezes Silva, a partir de "Street Preachers' Manual" (copiado de http://www.chick.com/articles/tableofcontents.asp ), de Gerald Sutek.



Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em BibliaLTT.org, com ou sem notas).



(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)




(retorne a http://solascriptura-tt.org/ Ide/
retorne a http:// solascriptura-tt.org/ )


Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.