Treinamento Prático em EVANGELISMO PESSOAL

 




1. PLANO DE SALVAÇÃO E RESPOSTAS ÀS OBJEÇÕES


1.1. – Plano de Salvação

(- Apresente-o com amor + oração (de toda a semana)!

- Não arengue, mesmo se provocado! Mesmo que você vença uma "discussão - brigona", provavelmente você terá perdido! (Só terá dado mau testemunho, ganho um inimigo, e fechado uma porta a si e, talvez, ao Evangelho).
2Tim 2:24 = "E ao servo do Senhor não convém contender, mas sim, ser manso para com todos, apto para ensinar, sofredor;"

- Restrinja-se a Cristo e Seu plano! Rigorosamente!
1Cor 2:2 = "Porque nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo, e este crucificado.";
Rom 1:16 "Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego.".

- Evite objeções, adie objeções! Tanto quanto possível! Sempre insista pedindo ao evangelizado para permitir que primeiramente você apresente o Plano de Salvação, guardando para outra ocasião qualquer pergunta que não seja sobre o plano de salvação. Mas, se for necessário, responda a uma só objeção e continue / repita todo o Plano de Salvação, explicando que só depois de crer para a salvação é que o evangelizado poderá paulatinamente compreender mais coisas.
1Co 2:14 = "Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente."

- Explique e enfatize cada palavra que  está EM MAIÚSCULAS, neste livrinho de treinamento!

- Importante: peça para o próprio evangelizado ler os versos abaixo (não você).  Faça-o ler ao menos os 10 versos negritados e sublinhados!
Isa 55:11 = "Assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei."

- A cada verso, sempre pergunte “O que a Palavra de Deus, não as religiões, DIZ, aqui?)



Ensine a quem você está evangelizando:

a) "VOCÊ é AMADO (agape) por Deus Joã 3:16; Rom 5:8;
Porque Deus AMOU o MUNDO de tal maneira que DEU o seu FILHO UNIGÊNITO, para que TODO aquele que nele CRÊ não pereça, mas tenha a vida ETERNA. (João 3:16)

Mas Deus prova o seu AMOR para conosco, em que Cristo MORREU por NÓS, sendo nós ainda PECADORES. (Romanos 5:8)

b) "Só Cristo pode pode lhe satisfazer Mat 11:28-30; Joã 4:14; 10:10;
28 Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos ALIVIAREI. 29 Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis DESCANSO para as vossas almas. 30 Porque o meu jugo é SUAVE e o meu fardo é LEVE. (Mateus 11:28-30)

Mas aquele que beber da água que eu lhe der NUNCA terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida ETERNA. (João 4:14)

O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham VIDA, e a tenham com ABUNDÂNCIA. (João 10:10)

c) "Todo homem é PECADOR Rom 3:23; 3:10,12. Isto é gravíssimo!
Porque TODOS pecaram e destituídos estão da glória de Deus; (Romanos 3:23)

Como está escrito: Não há UM justo, nem UM sequer. (Romanos 3:10)

TODOS se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem UM só.
(Romanos 3:12)

d) "Merece ETERNA separação de Deus, no Inferno literal Rom 6:23; Joã 3:3,5. Terrível!
Porque o salário do pecado é a MORTE, mas o dom gratuito de Deus é a VIDA ETERNA, por Cristo Jesus nosso Senhor. (Romanos 6:23). Contraste salário versus dom gratuito; morte vs. vida eterna

3 Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, NÃO pode VER o reino de Deus. 5 Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, NÃO pode ENTRAR no reino de Deus. (João 3:3,5)

e) "Cristo é o [único e total] caminho para a salvação. Joã l4:6; Ato 4:12; Rom 5:8.
Disse-lhe Jesus: Eu sou O caminho, e A verdade e A vida; NINGUÉM vem ao Pai, senão por MIM. (João 14:6)

E em NENHUM outro há salvação, porque também debaixo do céu NENHUM outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos. (Atos 4:12)

Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que CRISTO morreu por NÓS, sendo nós ainda pecadores. (Romanos 5:8)
f) "Para ser salvo, a Bíblia claramente DIZ que você só tem que, com TODA a sinceridade de todo o seu espírito, alma, coração, mente, querer: 
(Nota:  Na salvação, toda iniciativa e ação são somente de Deus, você não pode cooperar nem com 1 átomo de iniciativa ou ação. Portanto, nestas coisa abaixo, você não tem 1 átomo de glória ou mérito por 1 átomo de iniciativa ou ação, você tem tanto mérito ou glória quanto um paralítico que, num incêndio, confia no bombeiro, clama por ele, e aceita que ele o salve...):
-"total e definitivamente (isto é concedido e preservado por Deus, não por você) Arrepender-se Luc 13:3;
Não, vos digo; antes, se não vos ARREPENDERDES, todos de igual modo perecereis. (Lucas 13:3)
- "total e definitivamente (isto é concedido e preservado por Deus, não por você) Ansiar inverter a direção da vida Mat 18:3;
E disse: Em verdade vos digo que, se não vos CONVERTERDES e não vos fizerdes como meninos, de modo algum entrareis no reino dos céus. (Mateus 18:3)
- "total e definitivamente (isto é concedido e preservado por Deus, não por você) Crer, CONFIAR totalmente no Verbo (Vivo e Escrito) Joã 3:18; 5:24; Ato 16:30-31;
Quem CRÊ nele não é condenado; mas quem não CRÊ já está condenado, porquanto não CRÊ no nome do unigênito Filho de Deus. (João 3:18)

Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e CRÊ naquele que me enviou, tem a VIDA ETERNA, e NÃO entrará em condenação, mas passou da morte para a vida. (João 5:24)

30 E, tirando-os para fora, disse: Senhores, que é necessário que eu faça para me salvar? 31 E eles disseram: CRÊ no SENHOR JESUS CRISTO e serás SALVO, tu e a tua casa. (Atos 16:30-31)
- "total e definitivamente (isto é concedido e preservado por Deus, não por você) Abrir a porta, querer Apo 3:20;
Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e ABRIR A PORTA, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo. (Apocalipse 3:20)
- "total e definitivamente (isto é concedido e preservado por Deus, não por você) Receber com todo seu corpo, alma e espírito Joã 1:12;
Mas, a todos quantos o RECEBERAM, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome; (João 1:12)
- "naturalmente, você vai total e definitivamente (isto é concedido e preservado por Deus, não por você) Confessar publicamente Rom 10:9-10; Mat 10:32-33.
9 A saber: Se com a tua BOCA CONFESSARES ao Senhor Jesus, E em teu CORAÇÃO CRERES que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás SALVO. 10 Visto que com o CORAÇÃO se CRÊ para a justiça, E com a BOCA se faz CONFISSÃO para a salvação. (Romanos 10:9-10)

32 Portanto, qualquer que me CONFESSAR diante dos homens, eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus. 33 Mas qualquer que me negar diante dos homens, eu o negarei também diante de meu Pai, que está nos céus. (Mateus 10:32-33)



"Eu não forço, mas você, com todo seu corpo alma e espírito, crê 100% em tudo que já mostramos pela Bíblia, e ardente e sinceramente quer ser salvo por Deus...?

- "Sim?
Então, no seu coração, com toda sinceridade:: 
. Diga-lhe que você chora, infinitamente triste, arrependido e apavorado, plenamente ciente de ser indesculpável e totalmente merecedor do Inferno de eterno sofrimento, consciente e real.
. Diga-lhe quão terrivelmente está arrependido, e que, acima de tudo no mundo, você aceita pagar todo o preço para mudar sua vida.
. Diga-lhe que, o que quer que Ele lhe mostre na Bíblia Sagrada, você está disposto a obedecer.
. Diga-lhe que, SE a Bíblia mostrar que a religião sua, a mesma de seus pais, está errada, você radical e imediatamente a abandonará.
. Diga-lhe que, SE a Bíblia mostrar que sua vida material, espiritual, etc. tem um ponto errado, seja qual for (!), você está disposto a abandonar imediata e radicalmente tal coisa.
. Diga que crê real e integralmente em Cristo como seu Senhor, Salvador, Deus, e tudo que a Bíblia ensina sobre Ele, crê só nEle, confia totalmente nEle, como nunca o havia feito.
. Diga ...
. ...
Quer orar agora, silenciosamente? Sim? Mesmo? Oh, graças a Deus, louvado seja Ele!!! Enquanto você ora a Deus e lhe diz tudo isto, silenciosamente, de modo simples e sincero, em suas próprias palavras, eu vou ficar aqui ou ali ao lado, também orando em silêncio, OK?

- "Não quer? Então, qual é o obstáculo? Respondo-lhe com o que a Bíblia, pois ela mesma, diz: ... E agora?



"Revisemos, através de perguntas, as promessas: Rom 10:9,10,13; Joã 1:12; 3:16; 5:24
9 A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. 10 Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação. (Romanos 10:9-10). Que é necessário fazer para a salvação (completa! definitiva! eterna!)? Só de boca? Pode ser só de coração? Tem que ser ambos? Por que? Que é que você já fez quanto a isto? Que garante Deus? Que é que você é, agora, se foi mesmo sincero?

Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. (Romanos 10:13) Que é necessário fazer para a salvação (completa! definitiva! eterna!)? Que é que você já fez quanto a isto? Que garante Deus? Que é que você é, agora, se foi mesmo sincero?

Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome; (João 1:12) Que é necessário fazer para a salvação (completa! definitiva! eterna!)? Que é que você já fez quanto a isto? Que garante Deus? Que é que você é, agora, se foi mesmo sincero?

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. (João 3:16) Que é necessário fazer para a salvação (completa! definitiva! eterna!)? Que é que você já fez quanto a isto? Que garante Deus? Que é que você é, agora, se foi mesmo sincero?

Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida. (João 5:24) Que é necessário fazer para a salvação (completa! definitiva! eterna!)? Que é que você já fez quanto a isto? Que garante Deus? Que é que você é, agora, se foi mesmo sincero?




"Note bem: salvação não depende de sentimentos, obras, levantar a mão, orar uma oração, etc., mas de , fé verdadeira, fé no Cristo infalível:

"- Contraste Jer l7:9 contra Joã 5:24 (acima):
Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá? (Jeremias 17:9)
"- Contraste os vagões acompanhantes (doces emoções, boas obras, abundantes frutos) contra a locomotiva causadora de tudo (o Deus-Filho, descrito na Bíblia, e crido com a fé verdadeira). 



"Para crescer espiritualmente:
"- Releia, hoje, os versos acima, ou o folhetão / livreto " ...",  que lhe dou.
"- É importante você começar bem sua vida cristã; por isso, Será que podemos nos encontrar amanhã para eu tentar ajudá-lo em mais algumas coisas?
"




*********************

- Dê seu endereço e telefone a quem você está evangelizando, e peça-lhe, por favor, seu endereço completo;

- As visitas devem ser feitas com / por 2 crentes firmes, ambos do mesmo sexo e faixa etária do evangelizado.





1.2. Objeções dos não muito religiosos

(responda-as com amor + Bíblia + oração (de toda a semana); não arengue!


a) "Sou pecador demais" Luc 19:10; 23:42-43; Joã 6:37;
Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido. (Lucas 19:10)

42 E disse a Jesus: Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino. 43 E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso. (Lucas 23:42-43)

Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora. (João 6:37)

- "É tarde demais" (Luc 19:10; 23:42-43; Joã 6:37 (todos acima)) + (Heb 3:7-8,15; 4:7; 2Cor 6:2)
7 ¶ Portanto, como diz o Espírito Santo: Se ouvirdes HOJE a sua voz, 8 Não endureçais os vossos corações, Como na provocação, no dia da tentação no deserto. (Hebreus 3:7-8)      Enquanto se diz: HOJE, se ouvirdes a sua voz, Não endureçais os vossos corações, como na provocação. (Hebreus 3:15)      Determina outra vez um certo dia, Hoje, dizendo por Davi, muito tempo depois, como está dito: HOJE, se ouvirdes a sua voz, Não endureçais os vossos corações. (Hebreus 4:7)

(Porque diz: Ouvi-te em tempo aceitável E socorri-te no DIA da salvação; (2 Coríntios 6:2)



b) "Temo perseguições"
Luc 12:4-5; Mar 8:36-37;
4 E digo-vos, amigos meus: Não temais os que matam o corpo e, depois, não têm mais que fazer. 5 Mas eu vos mostrarei a quem deveis temer; temei aquele que, depois de matar, tem poder para lançar no inferno; sim, vos digo, a esse temei. (Lucas 12:4-5)

36 Pois, que aproveitaria ao homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma? 37 Ou, que daria o homem pelo resgate da sua alma? (Marcos 8:36-37)

- "Temo não me conservar" 2Tim 1:12;
Por cuja causa padeço também isto, mas não me envergonho; porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até àquele dia. (2 Timóteo 1:12)

- "Temo posicionar-me publicamente por Cristo" Mat 10:32-33;
32 Portanto, qualquer que me confessar diante dos homens, eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus. 33 Mas qualquer que me negar diante dos homens, eu o negarei também diante de meu Pai, que está nos céus. (Mateus 10:32-33)



c) "Ah, se eu sentisse!" Jer 17:9-10: vagões - locomotiva; Ato 16:31;
9 Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá? 10 Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração e provo os rins; e isto para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações. (Jeremias 17:9-10)

E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa. (Atos 16:31). A ênfase sempre foi em crer, crer no Deus-Filho da Bíblia, de todo o coração; nunca foi em sentimentos, experiências, etc.!
- "Ah, se eu encontrasse!" Jer 29:13 + Rom 10:6-10;
E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com TODO o vosso coração. (Jeremias 29:13)

6 Mas a justiça que é pela fé diz assim: Não digas em teu coração: Quem subirá ao céu? (isto é, a trazer do alto a Cristo.) 7 Ou: Quem descerá ao abismo? (isto é, a tornar a trazer dentre os mortos a Cristo.) 8 Mas que diz? A palavra está junto de ti, na tua boca e no teu coração; esta é a palavra da fé, que pregamos, 9 A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. 10 Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação. (Romanos 10:6-10)

- "Ah, se eu vencesse um problema!"Contraste os feitos daquilo que chamam de "fraqueza", "vício", etc., mas Deus chama de pecado (Rom 6:23; Gál 6:7,8) com os efeitos de Cristo (Fip 4:13; 2Cor 5:17)
Porque o salário do pecado é a MORTE, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor. (Romanos 6:23)

7 Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. 8 Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna. (Gálatas 6:7-8)

Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece. (Filipenses 4:13)

Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. (2 Coríntios 5:17)



d) "Sou até bonzinho": Isa 64:6; Joã 3:3,5; Gál 2:16; Efé 2:8-9; Tia 2:10
Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia; e todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniqüidades como um vento nos arrebatam. (Isaías 64:6)

Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. (João 3:3)      Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. (João 3:5)

Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pelas obras da lei; porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada. (Gálatas 2:16)

8 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. 9 Não vem das obras, para que ninguém se glorie; (Efésios 2:8-9)

Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos. (Tiago 2:10)



e) "Sim, mas amanhã": Luc 12:20; Heb 3:7-8,15; 4:7; 2Cor 6:2;
Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? (Lucas 12:20)

7 ¶ Portanto, como diz o Espírito Santo: Se ouvirdes HOJE a sua voz, 8 Não endureçais os vossos corações, Como na provocação, no dia da tentação no deserto. (Hebreus 3:7-8)       Enquanto se diz: HOJE, se ouvirdes a sua voz, Não endureçais os vossos corações, como na provocação. (Hebreus 3:15)      Determina outra vez um certo dia, Hoje, dizendo por Davi, muito tempo depois, como está dito: HOJE, se ouvirdes a sua voz, Não endureçais os vossos corações. (Hebreus 4:7)

(Porque diz: Ouvi-te em tempo aceitável E socorri-te no DIA da salvação; (2 Coríntios 6:2)



f) "Lamento, mas ainda estou indiferente": (Rom 3:23,10-12, 6:23; Joã 3:3,5; Heb 10:28-29, 2:3) (Joã 3:16,19; Rom 2:4)
Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; (Romanos 3:23)

10 Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer. 11 Não há ninguém que entenda; Não há ninguém que busque a Deus. 12 Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só. (Romanos 3:10-12)

Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor. (Romanos 6:23)

Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. (João 3:3)      Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. (João 3:5)

28 Quebrantando alguém a lei de Moisés, morre sem misericórdia, só pela palavra de duas ou três testemunhas. 29 De quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue da aliança com que foi santificado, e fizer agravo ao Espírito da graça? (Hebreus 10:28-29)

Como escaparemos nós, se não atentarmos para uma tão grande salvação, a qual, começando a ser anunciada pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram; (Hebreus 2:3)

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. (João 3:16)      E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más. (João 3:19)

Ou desprezas tu as riquezas da sua benignidade, e paciência e longanimidade, ignorando que a benignidade de Deus te leva ao arrependimento? (Romanos 2:4)
"


- " Como prova de sua honestidade, por que não examina primeiro o que Bíblia diz, para depois decidir melhor ...?
- " Como prova de sua sinceridade, por que por 1 mês você não lê a Bíblia l h/dia, antes orando 'Deus, se Tu existes, revela-Te ao meu coração que eu prometo deixar tudo e Te seguir'?
- " Bem, talvez no futuro você se interesse... Portanto, por que não aceitar este folheto / livrinho que algum dia poderá lhe ser útil?
"





g) Crítico de Deus:

- "Deus injusto em condenar" 1Sam 43:7; Eze 33:11; Rom 9:19-21; 2Ped 3:9;
A todos os que são chamados pelo meu nome e os que criei para a minha glória, os formei, e também os fiz. (Isaías 43:7)

Dize-lhes: Vivo eu, diz o Senhor DEUS, que não tenho prazer na morte do ímpio, mas em que o ímpio se converta do seu caminho, e viva. Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos; pois, por que razão morrereis, ó casa de Israel? (Ezequiel 33:11)

19 Dir-me-ás então: Por que se queixa ele ainda? Porquanto, quem tem resistido à sua vontade? 20 Mas, ó homem, quem és tu, que a Deus replicas? Porventura a coisa formada dirá ao que a formou: Por que me fizeste assim? 21 Ou não tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para honra e outro para desonra? (Romanos 9:19-21)

O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se. (2 Pedro 3:9)

- "Em não aparecer-me" Rom 1:18-20; Joã 1:18; Luc 16:31;
18 Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça. 19 ¶ Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou. 20 Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis; (Romanos 1:18-20)

Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que está no seio do Pai, esse o revelou. (João 1:18)

Porém, Abraão lhe disse: Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tampouco acreditarão, ainda que algum dos mortos ressuscite. (Lucas 16:31)

- "Não existe" Rom 1:20; Sal 19:1, 10:4;
Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis; (Romanos 1:20)

Os céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos. (Salmos 19:1)

Pela altivez do seu rosto o ímpio não busca a Deus; todas as suas cogitações são que não há Deus. (Salmos 10:4)

- "Dá chance após morte" Heb 9:27; Luc 16:23-31:
E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo, (Hebreus 9:27)

23 E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio. 24 E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama. 25 Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro somente males; e agora este é consolado e tu atormentado. 26 E, além disso, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem tampouco os de lá passar para cá. 27 E disse ele: Rogo-te, pois, ó pai, que o mandes à casa de meu pai 28 Pois tenho cinco irmãos; para que lhes dê testemunho, a fim de que não venham também para este lugar de tormento. 29 Disse-lhe Abraão: Têm Moisés e os profetas; ouçam-nos. 30 E disse ele: Não, pai Abraão; mas, se algum dentre os mortos fosse ter com eles, arrepender-se-iam. 31 Porém, Abraão lhe disse: Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tampouco acreditarão, ainda que algum dos mortos ressuscite. (Lucas 16:23-31)

- "Não condena filhos, não há Inferno" Mat 25:41-46; Contraste Joã 8:44 contra 1:12;
41 Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o DIABO e seus anjos; ... (Mateus 25:41-46). O Inferno foi criado mais especificamente para o Diabo e seus demônios.

Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira. (João 8:44). Nenhum homem é, por nascimento ou merecimento, filho de Deus, mas sim do Diabo.

Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome; (João 1:12) Todo homem pode deixar de ser filho do Diabo para ser Filho de Deus, crendo, em conformidade com a Bíblia, de todo coração, no Deus-Filho.

- "Há outros caminhos" Ato 4:12; Joã 14:6:
E em NENHUM outro há salvação, porque também debaixo do céu NENHUM outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos. (Atos 4:12)

Disse-lhe Jesus: Eu sou O caminho, e A verdade e A vida; NINGUÉM vem ao Pai, senão por MIM. (João 14:6)

- "E os pagãos não evangelizados?" (Ver d. Ver Rom l:20, 2:12)
Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis; (Romanos 1:20)

Porque todos os que sem lei pecaram, sem lei também perecerão; e todos os que sob a lei pecaram, pela lei serão julgados. (Romanos 2:12)



h) Crítico da Bíblia:

- "A Bíblia é sem sentido":
1Cor 1:18-24; 2:14; Isa 5:24; 2Cor 3:14-16;
18 Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus. ... 21 Visto como na sabedoria de Deus o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação. ... (1 Coríntios 1:18-24)

Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. (1 Coríntios 2:14)

Por isso, como a língua de fogo consome a palha, e o restolho se desfaz pela chama, assim será a sua raiz como podridão, e a sua flor se esvaecerá como pó; porquanto rejeitaram a lei do SENHOR dos Exércitos, e desprezaram a palavra do Santo de Israel. (Isaías 5:24)

14 Mas os seus sentidos foram endurecidos; porque até hoje o mesmo véu está por levantar na lição do velho testamento, o qual foi por Cristo abolido; 15 E até hoje, quando é lido Moisés, o véu está posto sobre o coração deles. 16 Mas, quando se converterem ao Senhor, então o véu se tirará. (2 Coríntios 3:14-16)

- "É cheia de contradições": Deixe-me tentar resolver uma delas... Viu que não há contradição provada? Agora, deixe-me perguntar: Você conhece o tema da Bíblia?... 1 Joã 5:11-13;
11 E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho. 12 Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida. 13 Estas coisas vos escrevi a vós, os que credes no nome do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida eterna, e para que creiais no nome do Filho de Deus. (1 Joãn 5:11-13).   Deixe-me fazer a pergunta mais importante: Você sabe, com toda a certeza, se tem a vida eterna? Se acha que sim, em que base?

- "É impura": Tit 1:15;
Todas as coisas são puras para os puros, mas nada é puro para os contaminados e infiéis; antes o seu entendimento e consciência estão contaminados. (Tito 1:15)

- "Não é totalmente inspirada": 2Tim3:16; profecias cumpridas; ciência, Sal 10:4
TODA a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; (2 Timóteo 3:16)

Pela altivez do seu rosto o ímpio não busca a Deus; todas as suas cogitações são que não há Deus. (Salmos 10:4)



i) Crítico dos crentes:

- "Crentes são hipócritas, inconsistentes": mas Rom 14:4,10,12; imite Cristo);
Quem és tu, que julgas o servo alheio? Para seu próprio senhor ele está em pé ou cai. Mas estará firme, porque poderoso é Deus para o firmar. (Romanos 14:4)

Mas tu, por que julgas teu irmão? Ou tu, também, por que desprezas teu irmão? Pois todos havemos de comparecer ante o tribunal de Cristo. (Romanos 14:10)

De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus. (Romanos 14:12)

- "Feriram-me": Jer 2:5;
Assim diz o SENHOR: Que injustiça acharam vossos pais em mim, para se afastarem de mim, indo após a vaidade, e tornando-se levianos? (Jeremias 2:5)



j) Crítico da vida cristã:

- "Insípida" Pro 3:17; Mar 8:36,37;
Os seus caminhos são caminhos de delícias, e todas as suas veredas de paz. (Provérbios 3:17)

36 Pois, que aproveitaria ao homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma? 37 Ou, que daria o homem pelo resgate da sua alma? (Marcos 8:36-37)

- "Irracional, dura" Isa 1:18
Vinde então, e argüi-me, diz o SENHOR: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã. (Isaías 1:18)



1) Obstinado, teimoso:

- "Não permito que me fale isto!" Eze: 3:11; Pro 29:l;
Eia, pois, vai aos do cativeiro, aos filhos do teu povo, e lhes falarás e lhes dirás: Assim diz o Senhor DEUS, quer ouçam quer deixem de ouvir. (Ezequiel 3:11)

O Homem que muitas vezes repreendido endurece a cerviz, de repente será destruído sem que haja remédio. (Provérbios 29:1)

- "Vou seguir meu caminho!" Pro14:12,13;
12 ¶ Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte. 13 ¶ Até no riso o coração sente dor e o fim da alegria é tristeza. (Provérbios 14:12-13)



- "Só quero 'gozar' a vida!" Luc12:20; 16:19-31; Ecl l:9
Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? (Lucas 12:20)

19 ¶ Ora, havia um homem rico, e vestia-se de púrpura e de linho finíssimo, e vivia todos os dias regalada e esplendidamente. 20 Havia também um certo mendigo, chamado Lázaro, que jazia cheio de chagas à porta daquele; 21 E desejava alimentar-se com as migalhas que caíam da mesa do rico; e os próprios cães vinham lamber-lhe as chagas. 22 E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico, e foi sepultado. 23 E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio.  ... (Lucas 16:19-31)

Alegra-te, jovem, na tua mocidade, e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade, e anda pelos caminhos do teu coração, e pela vista dos teus olhos; sabe, porém, que por todas estas coisas te trará Deus a juízo. (Eclesiastes 11:9)



- " Como prova de sua honestidade, por que não examina primeiro o que Bíblia diz, para depois decidir melhor ...?
- " Como prova de sua sinceridade, por que por 1 mês você não lê a Bíblia l h/dia, antes orando 'Deus, se Tu existes, revela-Te ao meu coração que eu prometo deixar tudo e Te seguir'?
- " Bem, talvez no futuro você se interesse... Portanto, por que não aceitar este folheto / livrinho que algum dia poderá lhe ser útil?
"







3. OBJEÇÕES DOS RELIGIOSOS (aos sinceros: só uma resposta + volte e continue / repita o plano salvação; aos que só querem atrapalhar: repreenda e afaste-se)


Católicos (ver 2.d):

- "Pedro é a Rocha" Mat 16:18 + lPed 2:4-6;

- "Sacerdotes são mediadores" lTim 2:5;

- "Batismo salva" Luc 23:42,43; Ato 8:36-38;

- Mariolatria Luc l:47 Ato 4:12; Idolatria Exo 20:4



Espíritas (ver 2.d, 2.g.a,. 2.h.a):

- Inspiração 2Tim 3:l6; 2Ped 1:20,21;

- Comunicação c/mortos Exo 22:l8; Deu 18:l0-12; Lev 20:6l; Cro l0:I3; Isa 8:19;

- Reencarnação Heb 9:27; Ecl 9:5,6;

- Inferno Mat 3:l2; 25:41,46; Luc 16:23,24; Joã 1:12 + 8:44; Apo 21:8; 20:15



Testemunhas de Jeová:

- Não recebê-los quando atacam: Gál l:8,9; 2Joã l:10,l 1;

- Divindade de Cristo Joã l:l4;8:58; l0:30; Ato 20:28; Rom 9:5; Col 2:9; Heb 7:3l; Joã 5:20;

- Divindade do Espírito Ato 5:3,4;

- Trindade lJoã 5:7



Mórmons:

- Não recebê-los quando atacam: Gál 1:8,9; 2Joã l:l0,l1;

- Só a Bíblia inspirada Deu 4:2; Apo 22:l8.19



Adventistas (ver 2.d + livro de Gal):

- Sábado cerimonial só p/ judeus (Deu 5:l5 + "guardas a Páscoa?")



Carismáticos

- Qual a régua: Bíblia ou experiências? Jer17:9; Pro 28:26;

- Batismo no/com o Espírito Rom 8:9; lCor 12:13; Efé l:13;4:5;

- Línguas Ato 2:8-11; lCor l4:19,22,23-40; 2Tes 2:l1;

- Sinais: eram só dos 83 (70 discípulos + 11+1+1 apóstolos) 2Cor l2:12



Judeus:

- Jesus é o Messias Sal 22; Isa 53; Miq 5; Zac l2:l0; 13:6;

- Messias= Deus Isa 9:6; Miq 5:2;

- Nascimento virginal Isa 7:14+Gen 3:15;

- Obras Gen l5:6; Sal 2:11,12;

- Filho de Deus Sal 2:7; Isa 9:6,7;

- Trindade Isa 48:l6; Gen 1:26 ("Echod" de Deu 6:4 = unidade composta em Gen 2:24; Eze 3l:l7).





2. PROGRAMA PRÁTICO DE EVANGELlSMO PESSOAL


2.1. LIÇÃO 1: COMO USAR O "QUESTIONÁRIO" COMO PONTE PARA "4 PONTOS SOBRE A SALVAÇÃO"




1) - Introdução:

- Em que os 2 primeiros crentes "pisaram na bola" ao tentarem uma oportunidade para apresentar o
evangelho? _______________

- Os 2 últimos crentes tiveram uma boa ajuda ao usarem o "Questionário" ? Por que? _________

— Estas técnica e material podem ser adotados como único, a usar? Por que? Qual s são 2 outros

bons modos de aproximação?

- Leia o Questionário: Quais os perigos ao usá-lo? — — Qual o seu valor? ______ Qual o seu

propósito? _______ Como alcançá-lo?



2) - Usualmente, escolha candidato que tenha:



(Se há tempo, responda "Por que?" ou dê verso.base de cada item)

— Tempo disponível;

- Mesmo sexo dos evangelistas;

— Idade menor ou comparável às dos evangelistas.



3) - Regras gerais:



(Se há tempo, responda "Por que?" ou dê verso-base de cada item)

-. Ore e prepare-se durante a semana Ato ll:5. Dependa do Espírito, não técnicas Efé 6:l8-20.

— Entreviste um indivíduo (não grupos) de cada vez.

— Não invada-atrapalhe (especialmente locais de trabalho).

— Evite evangelizar pessoas do sexo oposto / armadilhas.

— Não force decisões (nada valem, sem o Espírito). Apenas explique muito clara e fielmente, e mostre

a urgência da situação.

— Permita o evangelizado falar (mas mantenha-se na sua rota!).

— Não entre em pormenores ou questões que desviem a atenção das boas novas (ver a lição 4 "Corno

Responder a Dúvidas...).

- Na medida do possível, trabalhe em dupla (com pessoa do seu sexo, com seu cônjuge. sua filha, etc.).

— Leve consigo: Biblia (pequena), Questionário + caneta, folhetos.

— Procure dar boa impressão (bom banho, desodorante, pasta dental, barbeador, roupas limpas e

passadas; educação, simpatia, tato).

— Nunca discuta-arengue 2Tim 2:24.

- Seja simples, natural, sem impostação/imitação.



4) Exercício de fixação: divididos em duplas, cada uma com mais um líder que fará o papel de entrevistado "bonzinho", um aluno aplique o "Questionário" e o outro os "4Pontos" (só ao final o líder poderá fazer observações, mas sem desencorajar).



5)- Tarefa:



- Marque agora, na Bíblia, os versículos de "4Pontos", cada um com "prossiga para verso ..". E copie o

esboço na sua contracapa.

— Forme dupla com outro crente com horário compatível com o seu (É melhor crente experiente com

novato; rodíze?).

— Juntos, usem o Questionário com pelo menos 2 pessoas durante a semana. Se houver oportunidade.

apresentem as boas novas através dos "4 Pontos"; senão, deixem folheto e convite.

— Toda a igreja fica exortada a envolver-se e orar pelo programa!





3. LIÇÃO 2: COMO USAR O "QUESTIONÁRIO" COMO PONTE PARA APRESENTAR SEU TESTEMUNHO PESSOAL


1) Introdução:



— 1 pessoa compartilha, breve, 1 bênção na tarefa semanal? _____

- Que é testemunhar? _____

Em que o lo crente atrapalhou-se, ao tentar testemunhar? _____

— O 2o só tinha 5min. Foi fiel e efetivo? _____ Como? _____





2) - Regras gerais:



(Se há tempo, responda "Por que?" ou dê verso-base de cada ítem)

— (Sal126:1-3) Conte, simples e fielmente, 3 aspectos principais:



* O que eu era sem Cristo

(não detalhe/demore-se/orgulhe-se secretamente lCor 1:27);

* O que Cristo fez por mim



(como me mostrou Seu amor na cruz, como me alcançou, ...);

* O que Cristo está fazendo em mim

(como me mudou e me dá paz e segurança, mesmo nas lutas).

- Cuidado com as palavras, para o Diabo não poder usá-las Pro16:20- 24; Mat 10:16; Efé 4:29.

- Deus freqüentemente, nos dá oportunidades sem o Questionário, para testificarmos d'Ele (não

necessariamente sobre Sua salvação).

— Os dois crentes não façam fogo cruzado: normalmente um fale, e o outro acompanhe em silêncio

atento, orando (olhos abertos!), distraindo bebê, etc.





3) - Exercício de fixação:



— Divididos em duplas, cada uma com mais um líder que fará o papel de entrevistado "bonzinho", um aluno aplique o "Questionário" e o outro testemunhe do Senhor (só ao final o líder poderá fazer observações, mas sem desencorajar).





4) 'Tarefa:



— Lembre, escolha, sublinhe (com os "prossiga para o verso ..") e anote na contracapa da Biblia: "os

3 versículos que Deus mais usou na minha conversão". Memorize-os nesta semana, cite-os ao seu líder.

na próxima.

— Escreva seu testemunho de forma simples. numa só folha de papel.

Memorize-o (ou à sua estrutura). Cole-o na Bíblia.

— Forme dupla com outro crente com horário compatível com o seu (É melhor crente experiente com

novato; rodize'?, orem toda a semana).

- Juntos, usem o Questionário com pelo menos 2 pessoas durante a semana. Se houver oportunidade,

apresentem as boas novas através dos testemunhos (que praticamente memorizaram?); senão, deixem

folheto e convite.

— Toda a igreja fica exortada a continuar envolvendo-se e orando pelo programa!





4. QUESTIONÁRIO


Bom dia. Meu nome é ____________, o do meu amigo ao lado é ________. Nós somos crentes (da Igreja



Você tem tempo para nos responder este pequeno questionário? (*)



- Nome: _____________________________ (Faixa de idade: _______





2 - Você tem alguma religião? ___

SIM: - Qual é a religião? _____________________





— Você freqüenta as reuniões deste grupo mais ou menos 1 vez por: (-)  semana, (-)  mês, (-) ano; (-) quase nunca?



3-Você crê que a Bíblia é a Palavra de Deus? _____

SIM: - Então tudo que ela afirma é sempre verdade? _______



4 - Na sua opinião, como é que uma pessoa pode ir para o céu? ____________________







5 - A qualquer momento que você morrer, tem certeza de que irá para o céu? _______ SIM: - Por que?



(Se a justificativa for inteiramente bíblica, tenham comunhão com a pessoa

despeçam-se como irmãos)

NÃO (ou a justificativa acima não for inteiramente bíblica):

- Bem, já terminamos o questionário. Não queremos nem vamos forçar nada, mas você não gostaria de vermos, agora, o que a Palavra de Deus (não nós dois) ensina sobre a salvação de nossas almas? (*)









(*) . Se houver interesse sincero e o problema for falta de tempo:

- Bem, então pelo menos aceite este folheto ...!



- Teremos prazer em lhe mandar pelo correio mais um material sobre a salvação de nossas almas.

Você pode nos dar seu endereço, por favor? __________________________________________ Fone ________-



- Ah, podemos visitar você? ___ Quando? _____ Onde? _____

- Também ficaremos contentes em você aceitar nosso convite para ouvir mais da Bíblia na nossa

igreja, domingo às — horas. Todos são amorosos com visitantes, e a Bíblia é pregada fielmente

e de modo que todos a possam entender. Quer saber onde fica a nossa igreja?



- Se houver suspeita/oposição:

- Bem, somente para que possamos melhor lhe entender e orar por você, você pode por favor nos explicar porque recusou o Questionário? (procure,no Espírito, responder usando o 'Plano de Salvação", itens 2 e 3, "Objeções").

- Bem, vamos ficar orando por você, que Deus o abençoe. falando ao seu coração, e que você O atenda. Podemos orar agora?





5. Quatro PONTOS SOBRE A SALVAÇÃO


— Vamos esquecer o que os homens e suas religiões dizem sobre a salvação, e ver somente o que

o próprio Deus diz, na Sua Palavra?



— É importante que você entenda o que Deus (não nós!) diz, por isso é melhor que você.mesmo nos leia, de forma audível, as 6 passagens que vamos localizar para você, na Palavra de Deus, certo?



— (se você ainda não ficar totalmente certo do que Deus ensinou, poderemos mostrar outras passagens esclarecedoras).



5.1) TODO HOMEM É PECADOR (gravíssimo!)



Rom 3:1O-l2,23..Não há um justo, nem um sequer...Porque todos pecaram e  destituídos estão da glória

de Deus.

Dúvida? Jer 17:9;  Isa l:5,6; 53:6; 64:6; Joã 3:3; Tia 2:l0; 1Joã l:8-l0.



5.2) MERECE A ETERNA SEPARAÇÃO DE DEUS (terrível!)



Apo 21:8 .. a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre, o que é a segunda morte.

Dúvida? Rom 6:23... Porque o salário do pecado é a morte ... Luc 6:23,24; Mat 3:12; 25:4l,46; Joã l:l2; 2Ped 2:9;

Jud 6,7; Apo 20:l5.



5.3) CRISTO LHE AMOU, MORREU PARA PAGAR SEU PECADO!



Rom 5:8  Mas Deus prova o seu amor para conosco. em que Crismo morreu por nós, sendo nós ainda

pecadores. [e inimigos!!!J

Dúvida? Joã 3:16; l Joã 4:9,I0.



5.4) PARA SER SALVO, BASTA QUE VOCÊ:





— Se arrependa: Luc13:3 ... Se vos não arrependerdes , todos de igual modo perecereis.



— Creia: Ato 16:30,31... Senhores, que é necessário que eu faça para me salvar? E eles disseram: crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo,



— Dú vida? Joã 3:l8 Quem crê n'Ele não é condenado;  mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do Unigênito Filho de Deus. Joã 5:24... quem ouve a minha palavra e crê

n'Aquele que me enviou tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da

morte para a vida. 3:16,36; 6:29 l Joã:12,l3.



— Invoque e receba: Rom l0:9,10 A saber: se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo... Rom l0:13 Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.

Dúvida? Joã l:12,



Nós não forçamos, mas você quer ser salvo..? Entregar-se a Cristo?



Sim? - Diga (ore) isto agora a Deus, em suas palavras, simples



— Revisemos, através de perguntas, as promessas: Rom 10:9,10,13; Joã:12; 3:16; 5:24



(Dê seu endereço, ofereça-se para ajudá-lo em casa, convide-o..)





6. O QUE A BÍBLIA ENSINA SOBRE A SALVAÇÃO


Vamos dar esta folha de papel para você. Não forçaremos nada, mas que tal fazermos assim:



— em 1o  lugar, você faz ao Espírito Santo de Deus a pergunta que sugeriremos aqui;



— em 2o  lugar, você, você mesmo lê o que o próprio Deus, e não nós, responde sobre o assunto, na sua Bíblia. (Usamos maiúsculas para enfatizar certas palavra.).

— (em 3o lugar, se você ainda não estiver totalmente certo do que Deus ensinou, poderemos ler outras



passagens);



— finalmente, você completará o que deixamos faltando na aplicação prática da Bíblia, aplicando-a para o seu próprio bem eterno, 0K?





1)-PERGUNTA: Ó Deus, é alguém suficientemente bom e justo para merecer o céu? Além deste meu amigo, crente, sou eu também pecador? Um grande e terrível pecador?..



-RESPOSTA: Rom 3:l0-12 ,.. NÃO há UM justo, nem UM sequer. ... Rom 3:22,23 ... porque NÃO há distinção. Porque TODOS pecaram e DESTITUÍDOS estão da glória de Deus.



-DÚVIDA? Jer 17:9; Isa 1:5,6; 53:6; 64:6; Joã 3:3; Tia 2:l0; 1Joã 1:8-l0.



-APLICAÇÃO: De acordo com a Palavra de Deus (não dos homens e suas religiões), eu (nome: ______________________) sou plenamente nada mais, nada menos do que um pec___!!!



2)-PERGUNTA: Qual o salário bem merecido e que o Deus Santo e Justo infalivelmente pagará aos pecadores?



-RESPOSTA: Rom 6:23 .. Porque o salário do pecado é a MORTE. ... Apo 21:8 .. a sua parte.será no lago que arde com FOGO e ENXOFRE, o que é a segunda MORTE. Luc 13:3 .. se vos não ARREPENDERDES, TODOS de IGUAL modo PERECEREIS. -



-DÚVIDA? Lucl2:5; 16:23,24;  Mat 3:12; 25:41,46; Joã l:12; 2Ped 2:9;  Jud 6,7; Apo 20:l5.



-APLICAÇÃO: De acordo com a Palavra de Deus (não dos homens e suas religiões), o que eu mereço mesmo é a conden____ eterna no lago de f.___, um lugar real, de terrível e eterno sofrim____



3)-PERGIJNTA (só uma das abaixo?)



a) Mas não posso eu ser salvo por meu esforço, fineza, dedicação às boas obras, ou busca sincera de Deus em unos boa religião?

Efé 2:8-9 Porque pela GRAÇA sois salvos, por meio da FÉ; e isto não vem de vós é DOM de DEUS. Não vem das OBRAS para que ninguém se glorie.

b) Não terei outra oportunidade em outra vida (reencarnação)?

Heb 9:27 ,.. aos homens está ordenado morrerem UMA vez, vindo depois disso o JUÍZO.

c) Mas não existem vários caminhos para a salvação, como ser fervoroso religioso (protestante/ católico/ espírita/ etc.), ou por sacramentos, ou por filantropia. ou seguir rigoroso código moral, ou muito esforço e sinceridade, ou qualquer outra coisa?

Joã 14-6 Disse-lhe Jesus: EU sou O CAMINHO, e A VERDADE e A VIDA- NINGIJÉM vem ao Pai senão por MIM.



-DÚVIDA? lsa 55:8; Rom 3:20; Joã 3:l8,36; Ato 14:l2; 2Tes 2:l0-12; Tit 3:5; Gál 2:l6; Tig 2:10; Pro14:12.



-APLICAÇÃO: De acordo com a Palavra de Deus (não dos homens e suas religiões), o único caminho para a salvação é pela f_ em C____. Nem obr__, nem relig_______, nem esfor__ since_____, nem______________________

de nada adiantam!



4)-PERGUNTA: Então, o que é que devo eu fazer para ser sa]vo??...



-RESPOSTA: Rom 10:l3 Porque TODO aquele que invocar o nome do Senhor será SALVO. Rom 10:9

A saber: se com a tua boca CONFESSARES ao SENHOR Jesus, e em teu coração CRERES que Deus

o ressuscitou dos mortos, serás SALVO. Ato 16:30,31 ... Senhores, que é necessito que eu faça para me

SALVAR? E eles disseram: CRÊ no SENHOR Jesus Cristo e serás salvo, ... Joã 3:l8 Quem CRÊ n'Ele

NÃO é condenado; mas quem NÃO CRÊ já está CONDENADO, porquanto não CRÊ no nome do

Unigênito Filho de Deus. Joã 5:24 .. quem OUVE a minha palavra e CRÊ nAquele que me enviou tem

a VIDA ETERNA, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a VIDA.



-DÚVIDA? Joã 3:3,16,36; 1:12; 6:29; lJoã 5:12,13; Luc 23:42,43.



-APLICAÇÃO: De acordo com a Palavra de Deus (não as dos homens e suas religiões), o que é que você tem que fazer para deixar de ir para a condenação que todos nós merecemos, e, seguramente, gozar da bênção e comunhão com Deus por toda a eternidade?





Nós não forçamos, mas você quer ser salvo..? Entregar-se a Cristo? 
Sim? -Diga (ore) isto agora a Deus, em suas palavras, simples...



-Revisemos. através de perguntas, as promessas: Rom 10:9,l0,l3; Joã 1:l2; 3:16; 5:24



-Não depende de sentimentos, mas de fé no Infalível: Jer17:9 X Joã 5:24; vagões X locomotiva



-Para crescer espiritualmente:



--Releia, hoje, os versos acima, ou o folheto...



--Habitue-se a ler a Palavra de Deus diariamente (ao menos um capítulo). Sugerimos que você comece lendo todo o Evangelho segundo João, umas duas vezes, depois leia o Novo Testamento, para só depois ler o Velho Testamento. A versão que nós usamos é a Almeida- Revista-e-Corrigida. muito fiel aos originais. Se você não puder comprar uma Bíblia, nós e alguns irmãos tentaremos lhe conseguir uma.



--É importante você começar bem sua vida cristã; por isso, podemos nos encontrar amanhã para tentarmos ajudá-lo em mais algumas coisas? (dêem-lhe seus endereço e telefone, peçam-lhe os dele; as visitas devem ser feitas com/por crente firme, do mesmo sexo e faixa etária do visitado).



Não? Qual o obstáculo (real)? A Bíblia diz .. E agora?



Finalmente: -Nossa igreja reúne-se na rua______________________, No.__. Nós gostamos muito dela, as pessoas

são amorosas entre si e com os visitantes, a Bíblia é anunciada com fidelidade e de forma que A

entendemos. Em nome da igreja e de Cristo, gostaríamos de convidá-lo para o culto de domingo, às —horas. Aceita?

-Ficaremos orando por você, que Deus.... Podemos orar agora?

7. LIÇÃO 3 : COMO USAR O "QUESTIONÁRIO" COMO PONTE PARA APRESENTAR UM (BOM) FOLHETO


1) -Introdução:

-1 pessoa compartilha, breve, 1 bênção na tarefa semanal?_____ -Quanto ao tempo (realmente)

possível ao evangelizado:

* Quando apenas der um folheto? _____

* Quando usar o Questionário e os "4 Pontos"?

* Quando usar o Questionário e testemunho pessoal? — —



* Quando usar o Questionário e explicar um bom folheto?

-Em que o 1o crente, na encenação, atrapalhou-se?________

-O 2o  foi ajudado pela qualidade do folheto?______ E por seu treinamento/ experiência?_____

Como? ____





2) -Regras gerais:



(Se há tempo, responda "Por que?" ou dê verso-base de cada ítem)

-Antes de usar (qualquer) folheto estude-o (para saber resumi-lo e explicá-lo sem ter que ler palavra por palavra).

-Entre no Folheto de modo hábil (ver fim do Questionário).

-Se possível, peça ao evangelizado para, em voz alta, ler tanto as perguntas-título do folheto, como as respostas da Bíblia.

-Explique/ilustre os versículos-chave, quando forem lidos.

-Pergunte se está claro o que Deus disse. Se não estiver, mostre mais uns 2 versículos. Quando estiver claro, peça à pessoa que resuma em uma frase.

-Se aparecer dúvida/objeção, peça a gentileza da pessoa guardá-la até que você complete o recado de Deus! (Aliás, até lá talvez até já tenha sido respondida ou perdido a aparente importância).

-Ao terminar o folheto, pergunte:

a) O que é que você entendeu de tudo isto?

li) Não forçamos, mas você quer ser salvo, entregar-se a Cristo? Sim? -Diga (ore) isto agora a Deus, em suas palavras, simples...

-Para crescer espiritualmente:

--Leia a Palavra de Deus diariamente.

--É importante você começar bem sua vida cristã; por isso, podemos nos encontrar amanhã para tentarmos ajudá-lo em mais algumas coisas? Não? Qual o obstáculo (real)? A Bíblia diz ... E agora?
 c) Quer ouvir mais de Cristo domingo, na Igreja___?





3) -Exercício de fixação:



-Divididos em duplas, cada uma com mais um líder que fará o papel de entrevistado "bonzinho", um aluno aplique o "Questionário" e o outro um bom folheto.





4)-Tarefa:



-Forme dupla com outro crente (É melhor crente experiente com novato; rodize?; orem toda a semana).

-Juntos, usem o Questionário para terem a oportunidade de apresentarem um bom folheto a pelo menos

2 pessoas durante a semana.

-Toda a igreja fica exortada a continuar envolvendo-se e orando pelo programa!

8. LIÇÃO 4: COMO RESPONDER A DÚVIDAS. DESCULPAS E OBJEÇÕES


1) -Introdução:

-1 pessoa compartilha, breve, 1 bênção na tarefa semanal? _____

-Em que o 1o crente, na encenação. atrapalhou-se?

-O 2o foi ajudado pelas respostas às objeções, do "Plano de Salvação"? Como? _____





2) -Regras gerais:



(Se há tempo, responda Por que? ou dê verso-base de cada ítem)

-Nunca arengue/ofenda-se/discuta 2Tim 2:24.

-Se a objeção/dúvida aparecer no meio da sua apresentação das boas novas, peça a gentileza da pessoa guardá-la para depois que você completar o recado de Deus. Aliás, talvez até lá já tenha sido respondida ou não mas pareça importante ao evangelizado.

-Se inevitável, responda a uma pergunta sincera rapidamente, e volte logo à estrada principal, para não perder o rumo,

-Se não souber responder, não desanime, não se envergonhe/confunda: diga "Desculpe- me, não tenho resposta pronta; se você quiser, posso prepará-la para um próximo encontro. Mas o que eu sei e gostaria de compartilhar agora, está neste folheto, isto é,,."

-Se a pessoa insistir e procurar só discutir e atrapalhar, dê-lhe um folheto, muito educadamente cite verso que repreenda sua atitude (Pro 29:l?) e comunique que vai se retirar; e, sem desanimar Gál 6:9, procure outra pessoa para evangelizar.





3) -Exercício de fixação:



-Dividido sem duplas, cada uma com mais um líder (que fará o papel de evangelizado que só expressa uma dúvida, sincera): um aluno apresente as boas novas (rapidamente) e o outro responda bem à dúvida levantada.





4)-Tarefa:



-Forme dupla com outro crente (É melhor crente experiente com novato; rodize?; orem toda a semana).

-Juntos, usem o Questionário para terem a oportunidade de apresentarem um bom folheto a pelo menos

2 pessoas durante a semana, O crente que estava orando procure respostas às dúvidas.

-Toda a igreja fica exortada a continuar envolvendo-se e orando pelo programa!





9. LIÇÃO 5: COMO INICIAR UM DISCIPULADO


1) -Introdução:

-l pessoa compartilha, breve, 1 bênção na tarefa semanal? _____

-Que é que você acha de pais que não cuidassem de filhinho recém-nascido, alegando "é melhor que ele

se vire sozinho"? _____

.Isto não lembra alguns esforços evangelísticos? _____

-Mat 28:l8-20: Qual é a comissão completa? ____ ("ensinai" "fazei discípulos"). A "decisão" dum evangelizado é o fim ou o início de uma nossa abençoada obrigação? — O alvo é "um salvo", ou "um discípulo"?___





2)-Regras para "Pediatria na sala de Parto":

(Se há tempo, responda "Por que?" ou dê verso-base de cada ítem)

-Dê seu endereço-fone, peça os do recém-convertido (anote-os na Bíblia?), comprometa-se a regularmente orar por ele.

-Ofereça visita para bem breve, para ajudar e ter comunhão.

-Convide-o e incentive-o para uma reunião (apropriada) na igreja.

-Dê-lhe um bom folheto (segurança de salvação?). Diga-lhe que, no próximo encontro, pode conversar sobre alguma dúvida que apareça.

-Envie-lhe bilhetinho simples e encorajador, dentro de uns 2 dias?





3)-Regras para a "1a visita domiciliar do Pediatra":

-Tire eventuais dúvidas surgidas. do folheto ou não;

-Revise as promessas de salvação Rom l0:9,l0,13; Joã l:12; 3:16; 5:24;

-Enfatize que não depende de sentimentos, mas da fé que foi depositada no Infalível: Jer l7:9 X Joã 5:24, vagões X locomotiva;

-Fale rapidamente dos seus mais básicos deveres - bênçãos:

#Ler a Palavra de Deus: regularmente, crendo, recebendo, disposto a obedecer (com a graça que Deus dá);

#Orar: simples + sinceramente(ensine-o); em privado e com irmãos; regularmente; 
#Tomar posição ante amigos e parentes; pedir batismo (não salva; mas mostra obediência, testemunho e identificação);

#Procurar uma igreja que honre a Cristo, creia e pregue a Bíblia com fidelidade, evangelize, mostre amor genuíno.

-Termine visita com oração (simples, para não inibir).





4) Demonstração:

Que achou da encenação da 1a visita de discipulado?____





5) Tarefa:

-Forme dupla com outro crente (É melhor crente experiente com novato; rodize ?;orem toda a semana).

-Juntos, façam visita de discipulado a 2 recém-convertidos. Vocês ou a igreja podem lhes dar o 1o livretinho para crescimento?

-Quantos meses quanto forem necessários: Continue mantendo contato, encorajando, dando suporte e orando pela pessoa.

-Toda a igreja fica exortada a continuar envolvendo-se ativamente, orando, e sustentando o programa! Fixemos alvos nos nossos corações!




4 PONTOS SOBRE A SALVAÇÃO







— Vamos esquecer o que os homens e suas religiões dizem sobre a salvação, e ver somente o que o próprio Deus diz, na Sua Palavra?



É importante que você entenda o que Deus (não nós!) diz, por isso é melhor que você mesmo nos leia, de forma audível, as 6 passagens que vamos localizar para você, na Palavra de Deus, certo?



— (se você ainda não ficar totalmente certo do que Deus ensinou, poderemos mostrar outras pasasgens esclarecedoras),



1) TOI)O HOMEM É PECADOR (gravíssimo!)

Rom 3:10-12,23; Não há um justo, nem um sequer... Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus.
 Dúvida? Jer l7:9; Isa l :5,6; 53:6; 64:6; Joã 3:3 Tia 2:l0; lJoã 1:8-l0.



2) MERECE A ETERNA SEPARAÇÃO DE DEUS (terrível!)

Ap21:8 .. a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre, o que é a segunda morte.

Dúvida? Rm6:23... Porque o salário do pecado é a morte .. Luc 16:23,24; Mat 3:12;25:41,46; Joã 1:l2; 2Ped2:9;

Jud 6,7; Apo 20:l5.



3) CRIS'I()LIIEAMOIJ,MORRELtPARAPAGARSIJJPECADO!

RmS:S Mas Deus prova o seu aano~ para conosco, em que Cnsto morreu por nøã, sendo nós ainda

padure,a~. [e inimigos!!!]

Dúvida? JoãS:16 IJoã4:9,lO.

4) PARASERSALVO,BAS'I'AQt'E VOCÊ:



-. Se arrependa: Lcli:3 .. Se vos não m~gn4gç4g~,,,, todos de igual modo pereceieis.



— Creia: Atl6:30,3I Senhores, que é necessário que eu faça para me salvar? E eles disseram: crê no BgnhoL Jesus Cristo e serás salvo.



- Dú vida? Joã3:l8 Quem cr~ nEle não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do tinigênito Filho de Deus. J0ã 5:24... quem ouve a minha palavra e nAquele que me enviou tem a vida eterna, e isSo entrará em condenação, mas passou de morte para a vida, 3:t6,36 6:29 lJoão:l2,13.



- Invoque e receba: RmlO:9, lO A saber: se tx,rn alua boca confessares ao Scnhsor. Jesus, e em teu coração crerei que Deus o ressuscitou dos mortos, serás aálvo RmlO:13 Porque todo aquele que Invocar o nome do Senhor será salvo.

Dúvida? Joaol:12.



Nós não forçamos, mas você quer ser salvo...? Entregar-se a Cristo?



Sim? - Diga (ore) isto agora a Deus, em suas palavras, simples



— Revisemos, através de perguntas, as promessas: RmlO:9,lO.13 Júão:12 3:16 5:24



(Dê seu endereço. ofereça-se para ajsidá-Io em casa, convide-o...)

Bom dia. Meu nome é _____________, o do meu amigo ao lado é _________- Nós somos crentes (da Igreja



Você tens tempo para nos responder este pequeno questionário? (*)



- Nome: ________________________________ (Faixa de idade: ______





2 - Você tem alguma religião? _____-

SIM: - Qualé a religião? _______________________





— Você frequenta as reuniões deste grupo mais ou menos 1 vez por: 1 .3 sensana, 1 ~l mês, 1 ano, 1.3 quase nunca?



3 - Você crê que a Bíblia é a Palavra de Deus? _____

SIM: - Então tudo que ela afirma é sempre verdade? _______



4 - Na sua opinião, como é que uma pessoa pode ir para o céu? ________________







5 - A qualquer momento que você morrer, tem certeza de que irá para o céu? ________ SIM: - Por que?



(Se ajuslificativa for inteIramente bíblica, tenham comunhão com a pessoa e despeçam- se como irmãos)

NÃO (Ou ajustic.tivs acima não for Inteiramente bíblica):

- Bem,já serminamos o questionário. Não queremos nem vamos forçar nada,mas você não gostaria de vermos agora o que a Palavra de Deus (não nós dois) ensina sobre a salvação de nossas almas? (.*)









() - Se houver interesse sincero e o problema for falta de tempo:

- Bem, então pelo menos aceite este folheto



- Teremos prazer em lhe mandar pelo correio mais um material sobre a salvação de nossas almas.

Você pode nos dar seu endereço, por favor? ____________________________________________ ______________________ Fone _________-



- Ah. podemos visitar você? ~ Quando? _____.Onde? _____

- Também ficaremos contentes em você aceitar nosso convite para ouvir maia da Bíblia na nossa

igreja, domingo às — horas. Todos são amorosos com visisanles, e a Bíblia é pregada fielmente

e de modo que sodos a possam entender. Quer saber onde ficas nossa igreja? _____-



- Se houver suspeita/oposição:

- Bem, somente para que possamos tnellsor lhe entendem e orar por você, você pode por favor nos explicar porque recusou o Queslionãrio? (procure, no Espirilo, responder usando o "Plano de Salvação. itens2e 3."Objeçbes").

- Bem, vamos ficar orando por você, que Deus lhe abençoe, falando ao seu coração, e que você O atanda. Podemos orar sc'nra?




Hélio de Menezes Silva



Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em BibliaLTT.org, com ou sem notas).




(retorne a http://solascriptura-tt.org/ Ide/
retorne a http:// solascriptura-tt.org/ )