por John Henry
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O Senhor Jesus Cristo garantiu a continuidade de Sua igreja para sempre
quando disse, “... eis que eu estou convosco todos os
dias, até a consumação dos séculos. Amém.” (Mt 28:20 ACF)
Mesmo sem o testemunho da história, a Palavra de Deus prova que tem havido uma
sucessão de igrejas com o mesmo pensamento desde o tempo do Senhor Jesus Cristo
até agora. No entanto, eu espero usar ambos: a Bíblia e o testemunho da
história para provar este fato.
O Senhor estabeleceu Sua igreja durante Sua jornada sobre a terra. É um
erro comum afirmar que a igreja começou em Pentecostes, erro que tem sido
ensinado amplamente por mais de 100 anos. No dia de Pentecostes, o Senhor deu
poder à Sua igreja já estabelecida para fazer Seu trabalho (Atos 1:4-5,8; Luc
24:46-49). A igreja do Novo Testamento é local e visível. Aqui está a prova das
Escrituras que a igreja do Novo Testamento antecede Pentecostes:
1. Os apóstolos foram os primeiros membros da igreja de Cristo (1Co 12:28; Luc
6:12-16).
2. Eles foram comissionados antes de Pentecostes (Mat 9:36-10:8, 28:18-20).
3. As ordenanças do batismo e da ceia do Senhor foram estabelecidas antes de
Pentecostes (João 3:22; Lucas 22:14-20).
4. O Senhor estabeleceu um sistema para a igreja do Novo Testamento disciplinar
os membros, já antes de Pentecostes (Mat 18:15-20).
5. A igreja que o Senhor Jesus iniciou se ajusta à definição comum da palavra
grega (ekklesia) que traduzida é igreja. No grego dos dias de Cristo, “ekklesia”
simplesmente significava “uma assembleia ou reunião de cidadãos chamados para
fora de seus lares e reunidos em lugar público com o propósito de deliberar.” Significa
uma assembleia.
6. A igreja tinha dois pastores antes do dia de Pentecostes: Cristo e então
Pedro. (João 10:11, 14, 21:15-17; Atos 1:15, 2:14; 1Pe 5:1-4).
7. A igreja se reunia regularmente antes de Pentecostes (João 20:19, 26; Atos 1:4,
13, 14).
8. Cristo deu à Sua assembleia a habilidade de entender Sua Palavra e
autoridade para cumprir Sua vontade na terra, já antes de Pentecostes (João
16:13-14, 20:21-23; Luc 21:44-47)
9. Eles tinham uma lista
de 120 membros antes de Pentecostes (Atos 1:15).
10. No dia de Pentecostes 3000 almas foram acrescentadas a
ela (a igreja) (Atos 1:41). Portanto, a igreja tinha que já estar estabelecida
para eles serem a ela acrescentados.
Mesmo sendo verdade que os crentes desta atual dispensação,
vivos e mortos, estejam sentados “... e nos fez
assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus;” (Ef 2:6 ACF). Não vamos
nos reunir fisicamente até o Arrebatamento. Uma igreja que ainda não se reuniu
ainda não é uma igreja. É uma igreja em projeto (Efé 1:21-23, 5:23-27; Col
1:18-22). A futura igreja de Cristo no Céu será constituída de todos os salvos
desta Era da Igreja (Apo 1:19, 4:1). No entanto, não há uma igreja universal
(católica) visível ou invisível nesta terra.
Os Batistas do Novo Testamento Sempre Foram a Verdadeira Igreja:
Muitos, mesmo os próprios batistas, acreditam que os batistas são
protestantes. No entanto, os batistas antecedem tanto o sistema católico romano
quanto os grupos protestantes.
A “Igreja” Católica Romana foi iniciada pelo Imperador Constantino quase 300
anos tarde demais para ser [o início de] a Igreja de Cristo. Este sistema
corrupto [o de Roma] ensina regeneração batismal, idolatria, casa a igreja com
o Estado, tem uma hierarquia e persegue os verdadeiros crentes, etc.
Os grupos protestantes, vendo a corrupção do romanismo, começaram a se separar
em 1530. Isto é 1500 anos tarde demais para ser [o início de] a Igreja do
Senhor. Apesar dessa separação, eles mantiveram muitos dos traços de sua igreja
mãe (Jó 14:4).
Historicamente, as Igrejas do Novo Testamento têm sempre mantido
essas doutrinas (Mat 28:20):
1. Sua Cabeça e Fundador -- Cristo.
(Mat 16:18; Efé 1:22, 4:15, 5:23)
2. Sua única Regra de Fé e Prática – A Bíblia (2Tim 3:15-17; Atos 2:41-42; 1Tim
3:15)
3. Seu Nome: “Igreja”, “Igrejas” (Mat 16:18; Apo 2, 3; 22:16; Gál 1:1)
4. Sua forma de Governo - Congregacional. (João 20:23; Mat 18:17, 20:25-27; Atos
1:24-26, 6:3; Apo 2:6)
5. Seus Membros – Só pessoas Salvas e somente pessoas que por sua própria e
livre vontade e concordância estão unidas a essa Congregação (Efé 2:21; 1Pe
2:5; Atos 2:41; Efé 2:8,9).
6. Suas Ordenanças – Batismo do Crente, seguida pela Ceia do Senhor (Mat
28:19-20; Atos 2:41-42)
7. Seus Oficiais – Pastores e Diáconos (1Tim 3:1-16; Filip 1:1)
8. Seu Trabalho – Ter salvas as pessoas pela pregação do evangelho (I Cor
15:1-4); batizando-as e ensinando-as a observar todas as coisas que Cristo ordenou
(Mat 28:16-20)
9. Seu Plano Financeiro – Dízimos e Ofertas. (1Cor 9:14; Mal 3:8-10; Mat 23:23;
1Co 16:1,2; 2Co 8:14)
10. Sua Independência – Separação entre Igrejas e Estado (Mt 22:21)”
(Dennis Wheeler Pastor Emérito, Igreja do Templo Batista de Sarasota, Florida)
“Os batistas da [época da] Reforma
afirmavam ter uma origem tão antiga a ponto de sugerir uma “[inquebrantada] sucessão
de igrejas [de características batistas]” [desde Cristo]. Esta afirmativa foi
colocada por eles no início da Reforma em 1521. Uma antiga
carta é encontrada em existência. “Successio Ana-Baptistica.” [Tradução:
“Sobre a [inquebrada] Sucessão Anabatística”]. A carta carrega sua própria data
como “aquela dos irmãos suíços, escrita um ano antes do Anno 1522, aos anabatistas
holandeses, a respeito da origem deles,”. (Subtibus Bernardi Gauthieri. Coloniae,
1663 e 1612). A carta é particularmente importante, já que mostra que os batistas
de 1521 clamavam uma sucessão [inquebrada, desde Cristo].” (John T. Christian).
”Uma prova notável da antiguidade dos batistas da Morávia é aqui registrada. Johanna
Schlecta Costelacius escreveu uma carta da Bohemia em 10 de outubro de 1519, a Erasmus, afirmando que durante cem anos os Picards foram profundos crentes e que eles foram
re-batizados e eram portanto anabatistas. Suas palavras foram: “Aqueles que
quiserem vir para sua seita devem todos serem mergulhados em água limpa (in aqua
simplici repbaptizari)” (Pauli Colimesii, Opera Theologica, Critica et Historica
No XXX 534, 535, Hamburg. 1469, citado por John T. Christian).
Católicos e Protestantes testificam o fato de que os Batistas existiam muito
tempo antes da Reforma:
Testemunho Católico Romano:
Em 1524, o cardeal católico romano Hosius, que se tornou o Presidente do
Concilio de Trento (1560), admitiu que os batistas datavam de antes dos dias do
imperador romano Constantino que foi o o primeiro “Pontífice Máximo “Cristão”. Hosius
disse:
“Se os batistas não tivessem sido gravemente atormentados e mortos a facadas
durante os últimos mil e duzentos anos, eles se apinhariam em número muito
maior que todos os Reformadores.” (Hosius, Cartas Apud Opera, pgs 112, 113,
citados em Rastro de Sangue, pg.3, Ashland Av. Igreja Batista, Lexington,
KY, 1933)
Hosius mais tarde afirmou:
"Os anabatistas são uma seita perniciosa do tipo que parecem ter sido os irmãos waldenses, embora alguns deles [dos waldenses] mais tarde, como testificam em sua apologia, declarem que não mais serão batizados, como era seu costume anterior. No entanto, é certo que muitos deles mantém seu costume e se uniram aos anabatistas.” (Hosius, Obras dos Heréticos de Nossos Tempos Bk. I. 431. Ed. 1584, citado por John T. Christian).
Numa corte judicial, Hosius seria considerado uma testemunha hostil para com os
batistas. O testemunho de uma testemunha hostil é do tipo mais convincente.
Zwingli, o primeiro teólogo Protestante Reformado disse:
“A instituição do Anabatismo não é novidade, mas por trezentos anos causou grande distúrbio na igreja e adquiriu tal força que a tentativa em sua época de conflitar com eles parece ter sido fútil durante certo tempo.” (John T. Christian)
Mosheim, o historiador Luterano afirma:
“…. Acredito que os menonitas não estão de todo errados, quando se orgulham de descenderem desses waldenses, petrobrusianos e outros que comumente parecem ter sido testemunhas da verdade antes de Lutero. Antes da época de Lutero eles estavam ocultos em quase todos os países da Europa (mais especialmente na Boêmia, Morávia, Suíça e Alemanha), muitas pessoas, em cujas mentes estavam profundamente enraizados o princípio que os waldenses, wyclifites e os hussitas mantinham, alguns de forma mais encoberta, outros mais abertamente, a saber, que o reino que Cristo estabelecerá na terra, ou a igreja visível, é uma assembleia de pessoas santas e deveria portanto ser inteiramente livre não apenas de pessoas sem Deus e pecadores, mas de todas as instituições de plano humano contra a ausência de Deus. Este princípio está na fundação que foi a fonte de tudo que foi novo e singular na religião dos menonitas e a maior parte de suas opiniões singulares, como está bem documentada, foram aprovadas alguns séculos antes do tempo de Lutero, por aqueles que tinham tais visões da Igreja de Cristo.” (Mosheim, Instituições da História Eclesiástica, III.200).
A Igreja Reformada da Holanda:
”A afirmativa dos batistas holandeses de terem origem apostólica se tornou objeto de uma especial investigação no ano 1819, pelo Dr. Ypeij, Professor de Teologia em Gronien e o Rev J.J.Dermout, Capelão do Rei da Holanda, ambos membros ilustres da Igreja Reformada. Muitas páginas podem ser preenchidas com os relatórios que ambos fizeram ao Rei. Na opinião desses escritores:
”Os menonitas são descendentes dos waldenses, evangélicos toleravelmente puros
que foram levados por perseguição a vários países e que, durante a última parte
do século doze, foram para Flandres e para as províncias da Holanda e Nova
Zelândia, onde viveram vidas simples e exemplares, nas vilas como fazendeiros,
nas cidades no comércio, livres de qualquer acusação de pesadas imoralidades, e
professando os princípios mais puros e simples, que exemplificavam numa santa
conversa. Eles existiam, portanto, antes da Igreja Reformada da Holanda.
”Vimos agora que os batistas (que antes eram chamados anabatistas e nos últimos
tempos, menonitas), eram os waldenses originais, e que, durante longo tempo da
história da igreja, receberam a honra dessa origem. A esse respeito, os batistas
podem ser considerados como a única sociedade cristã que permaneceu desde os
dias dos apóstolos e, como uma sociedade cristã que preservou puras as
doutrinas dos Evangelhos através de todos os tempos. A economia interna e
externa perfeitamente correta da denominação batista tende a confirmar a
verdade disputada pela Igreja Romana, que a Reforma gerada no século dezesseis
foi necessária no mais alto grau, e, ao mesmo tempo, refuta a errônea noção dos
católicos que sua denominação seja a mais antiga.” (Ypeij em Dermout, Geschiedenis
der Nederlandsche Hervornude Kerk. Breda, 1819)
Este testemunho da mais alta autoridade da Igreja Reformada Holandesa, através
de uma Comissão indicada pelo Rei da Holanda, é um exemplo raro de liberalidade
e justiça a outra denominação. Ele concede tudo que os batistas reivindicaram a
respeito da continuidade de sua história. Por causa disso, o patrocínio do
Estado foi oferecido aos batistas, o que eles. polidamente mas firmemente,
recusaram. (John T. Christian).
“Nos locais onde os waldenses floresceram, ali os batistas assentaram profundas raízes. Esta afirmativa se mantém válida de país a país e de cidade a cidade. Inumeráveis exemplos podem ser dados.” (John T. Christian).
Tem havido uma sucessão de igrejas, desde o tempo de Cristo até aos dias de
hoje, as quais têm acreditado nas doutrinas que Ele ordenou. Da mesma forma que
cada crente pode se reproduzir através do ganho de almas, assim deveriam as
igrejas se reproduzir.
Há duas coisas essenciais em relação à sucessão de igrejas:
1) A doutrina mantida do Novo Testamento e
2) A autoridade provinda de uma igreja semelhante.
A autoridade para estabelecer uma nova igreja às vezes pode ser sido de somente
um punhado de membros ou, em casos extremos, talvez só de um membro. No
entanto, quando possível, uma nova igreja deveria ter a bênção da igreja mãe.
“A esse glória na igreja, por Jesus Cristo, em todas
as gerações, para todo o sempre. Amém.” (Ef 3:21 ACF)
Todas as citações marcadas com “John T. Christian” são de:
Uma História dos
Batistas, Volume
I, Cap. VII
Por John T. Christian, A.M., D.D., LL.D.
1922, 1926
“16 Toda a Escritura é divinamente inspirada, e
proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em
justiça; 17 Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído
para toda a boa obra.” (2Tm 3:16-17 ACF)
Autor: John Henry
Tradutora: Jeanne Borgerth Duarte Rangel, Nov. 2007.
Nota de Hélio e SolaScriptura-TT:
- Cremos na CONTINUIDADE, isto é, que sempre, ininterruptamente, existiram
igrejas locais de doutrina basicamente batista, basicamente igual à da primeira
igreja, plantada por Cristo durante Seus dias aqui na terra.
Mas não cremos em SUCESSIONISMO no sentido em que uma igreja batista, para ser
válida, tem que ser capaz de provar que provém de outra igreja local válida,
que provém de outra, que provém de outra, retroativamente, até retroceder a
Cristo (portanto, até João, o Batista). O que faz uma igreja é sua doutrina e
prática serem perfeitamente de acordo com a Bíblia, não quem foram seus
plantadores.
Não cremos que igrejas de boa doutrina e prática batista, mas que não
conseguiram provar esta sucessão inquebrada, tenham que ter rebatizados todos
os membros por ela antes batizados, enquanto são reorganizadas como filhas de
uma igreja batista válida.
- Cremos também que a noiva de Cristo será constituída de todos (isto inclui a
parte melhor dos batistas e a parte melhor dos reformados) os que, nesta atual
dispensação, verdadeiramente se arrependeram de seus pecados e creram no Senhor
Jesus Cristo como é apresentado na Bíblia, realmente recebendo-O como Senhor-
controlador, Salvador, e Deus.
Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em BibliaLTT.org, com ou sem notas).
(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)
Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.