MCC - Música Cristã Contemporânea
 

(título original "CCM -Contemporary Christian Music")






1. O Que Deus Define Como  Música Errada?
 2. Qual É A Fonte Da Música Contemporânea Cristã?
 3. Maneiras De Evitar A Música Errada.



 
"Falando em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração." (Efésios 5:19)

"Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo." (1 João 2:16)

"Melhor é ouvir a repreensão do sábio, do que ouvir alguém a canção do tolo." (Eclesiastes 7:5)


 

1. O que Deus define como música errada?

 As pessoas têm uma variedade de opiniões a respeito do que é música errada; mas o que a Bíblia define como música errada?

Muitos têm sugerido que música errada é a música que tem o ritmo mais prevalente do que a melodia. Este conceito não é  somente ilógico e imensurável, mas também não se encontra na Bíblia. Outros têm sugerido que a bateria é o fator decisivo entre a música boa e a música má. Outros ainda consideram a síncope o pecado da má música.

Todas estas definições produzem áreas cinzentas e não podem fornecer uma definição bem definida da música errada. Todas omitem um fator que Deus enfatiza através de toda a Bíblia - a fonte. Começando em Gênesis 1, Deus nos ensina que tudo produz segundo a sua própria espécie [tipo, gênero]. "... nem a árvore má dar frutos bons," Jesus disse. "Quem do mundo tirará o puro? Ninguém." - Jó 14:4

Se a música sem bateria, sem síncope, ou sem uma batida de rock é música aceitável, então "Yesterday", pelos Beatles, seria apropriado para um cristão. Esta canção não tem nenhuma bateria, nem síncope, nem batida de rock n roll - assim, o que há de errado com ela? Não fala sobre drogas, comportamento ilícito, ou violência - assim, o que há de errado com ela? O que há de errado com ela é a sua fonte. Foi escrita por diabólicos comunistas odiadores de Deus. A música rock n roll  foi iniciada por  pecadores ímpios como Little Richard, um imundo animal sodomita, e Ray Charles, um viciado em heroína. A fonte da música rock n roll é ímpia.

De acordo com Deus, há somente duas fontes de música - o Pai e o mundo. "Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo." - I João 2:16. Deus diz que tudo que está no mundo não é do Pai e cai sob uma destas três categorias pecaminosas - a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos, e a soberba  da vida. Conseqüentemente, toda música do mundo é errada porque a fonte é errada. Conseqüentemente, não somente a música rock n roll é errada, mas a pop, o rap, a sertaneja, o rock, o jazz, a clássica, e as de fácil ouvir são todas erradas também porque são do mundo [NOTA: Música ["easy listening" são calmas e relaxantes, mas meio efeminadas e místicas, como o canto gregoriano, a música Nova Era, as dolentes músicas religiosas da Ioga e do Budismo- Zen, etc.].

 Deus define também um segundo tipo de música errada na Bíblia - a música que é conformada com o mundo. Mesmo se a música [a fonte, a origem do seu tipo, do seu gênero] não é do mundo, se ela estiver conformada com o mundo, é música errada. Romanos 12:2 diz: "E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus." Deus nos ordena não sermos conformados com (modelados por) o mundo. A música produzida por crentes não deve soar como [ou parecer com] a música do mundo ímpio. Não deve soar como [parecer com] o rock, o rap, sertaneja, jazz, clássica, popular, ou alguns dos estilos do mundo. Deve soar distintamente como a [verdadeira, eterna] música cristã, em seu estilo.



 

2. Qual é a Fonte da Música Cristã Contemporânea?

A música contemporânea cristã, incluindo a música gospel do Sul (dos Estados Unidos), não é do Pai. 99% dos artistas que escrevem e que executam a música contemporânea cristã não usam a Bíblia do rei Tiago [King James Bible], não vão ganhar almas, não vivem uma vida separada, não se vestem como a Bíblia manda um cristão se vestir, não atendem fielmente a uma igreja local, no entanto [desavisados ou descuidados] cristãos piedosos [dedicadíssimos a Deus] escutam a música deles como se não fosse música errada. Se uma canção vier dos Carismáticos, é do Pai ou é do mundo? Se uma canção vier dos Pentecostais, é do Pai ou é do mundo?

A música gospel do Sul [dos Estados Unidos], na melhor das hipóteses, é produzida pelos Batistas do Sul que acreditam na Salvação pelo Senhorio [de Cristo] ao contrário da salvação pela graça através da fé. [NOTA: usualmente, Salvação pelo Senhorio dá demasiada atenção às obras e degenera numa mistura de salvação por fé + obras].  Eles crêem na Bíblia do Rei Tiago que nós cremos [que é perfeita em cada palavra]? Eles crêem no evangelho que nós cremos? [Evidentemente não, e não.] Então porque nós escutaríamos a música deles? A Bíblia diz em Colossenses 3:16: "A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros , com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com graça em vosso coração." Deus nos diz, aqui, que aqueles que cantam para nós estão nos ensinando. Devemos nós ser ensinados sobre as coisas de Deus por pessoas que nem mesmo são salvas?  Devemos nós ser ensinados sobre as coisas de Deus por aqueles que não acreditam em ganhar almas, e que vivem padrões frouxos?

Pregadores batistas independentes e fundamentalistas, através de toda a América, pregam contra a música rock no domingo, mas no sábado eles "cristianizam" canções de amor que têm ritmo de rock e as usam nos casamentos em que pregam. Isto não é nada menos do que hipocrisia. Por que o diretor da música está escutando  música mundana para encontrar canções em ritmo de rock que ele possa "limpá-la" [isto é, substituir as palavras delas por outras, idealmente semeando alguns versículos da Bíblia]? Por que ele está enchendo sua mente com a música do mundo? Aqui estão algumas canções em ritmo de rock que eu ouvi em casamentos de batistas  independentes e fundamentalistas:

“I Can’t Help Falling in Love with You” – Elvis Presley e UB40.
“From This Moment On” – Shania Twain.
“Wind beneath My Wings” – Bette Midler
...

 (…somente quis mencionar algumas poucas músicas).



 

3. Maneiras De Evitar A Música Errada.

 Aqui estão 3 maneiras através das quais nós podemos parar o influxo de MCC e música gospel do Sul  em nossas Igrejas Batistas Independentes e Fundamentalistas:

3.1) Tenha na igreja canto congregacional não espetáculos [performances] de músicas especiais. A Bíblia diz em Hebreus 2:12b: "... Cantar-te-ei louvores no meio da congregação." Note o que a Bíblia [sempre] diz que "cantemos" e não que "escutemos." Em nenhuma parte do Novo Testamento nós encontramos a menção de ninguém executando música para uma audiência na igreja. Novamente, repetidas vezes, nós encontramos o povo de Deus [todo ele unido, em conjunto] cantando para eles mesmos, ensinando e admoestando um ao outro com salmos e hinos e cânticos espirituais. Na última ceia, Jesus não cantou um "[número musical] especial". Pedro não cantou um "[número musical] especial". Eles [todos eles, conjuntamente] cantaram um hino. Nós estamos vivendo em uma época em que as pessoas são espectadoras e não participantes. Elas não praticam esportes: elas os assistem na televisão. Vêm à igreja e, em vez de cantarem louvores a Deus, elas escutam algum músico talentoso os executar [tocando e cantando] para elas. Este tipo de "desempenho" facilmente leva eles mesmos ao tipo errado de música.

3.2) Em vez de escutar tapes e CD's durante toda a semana, cante canções do hinário. Deus quer ouvi-lo louvando-O, Ele não quer ouvir seu sistema estereofônico. O mandamento sempre mais repetido que Deus dá  na Bíblia,  é "louvai". Você receberá uma muitíssimo maior bênção cantando as canções do Cantor Cristão  [ou Voz de Melodia], do que escutando um músico profissional. Se você mesmo cantar canções, você está no completo controle de que música você está exposto. Cantar hinos juntos como uma família é também uma grande idéia.

3.3) Primariamente, cante canções que tenham 50 anos ou mais. A música mundana entra e sai de moda; mas os hinos clássicos nunca saem de moda. A música contemporânea cristã e a música gospel do Sul, de hoje em dia, não serão cantadas daqui a 50 anos. Estarão fora de moda; mas hoje nós estamos centenas de anos depois de suas composições e  ainda cantamos "A Graça de Deus [Amazing Grace]" [de 1831], "Ebenézer" [de 1813, CC 132], "Fonte Divina" [de 1771, CC 281], "Vencendo Vem Jesus" [de 1861, CC 112]. Estas são as canções que têm resistido ao teste do tempo e que Deus tem abençoado por décadas. Música nova não é [sempre, necessariamente] errada, mas tem que ser cuidadosamente examinada em busca de sua fonte e quanto à sua qualidade. Se nós formos cantar 9 de 10 canções de 50 anos ou mais, então a décima canção, mesmo nova, não deve soar [não deve parecer] diferente delas.







Pastor Steven L Anderson, 2006

Tradutora: Valdenira Nunes de Menezes Silva, 2006

 




Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em BibliaLTT.org, com ou sem notas).



(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)




(retorne a http://solascriptura-tt.org/ LiturgiaMusicaLouvorCulto/
retorne a http:// solascriptura-tt.org/ )


Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.