MCC (Música Cristã Contemporânea) 02:

MCC e Examinando Todas as Coisas

 

Pastor Joey Faust


 

 
I Tessalonicenses 5:21 Examinai TUDO. Retende o bem. 22 Abstende-vos de TODA a aparência do mal.

uma música vitoriosa, que possui um som de marcha, de patriotismo; esta música traz uma sensação de reverência, bem como motivação. Há também músicas que trazem à mente o oposto de reverência, etc. Não é um brado de vitória ou um salmo inspirado no temor respeitoso ao Deus Jeová; é um som de divertimento e fornicação. Isto tudo tem a ver com estética. Um exemplo de estética é o entendimento quase universal de que uma mulher com a cabeça rapada fica com a aparência chocante e que uma mulher com gloriosos cabelos longos fica com uma aparência bela. (I Coríntios 11:15). Todos compreendem que um som de gritaria não seria um som agradável para promover sono. Da mesma forma, os sentidos que Deus deu, enquanto pertencentes à natureza humana, podem ser pervertidos e endurecidos (ou podem não ser desenvolvidos), uma simples pesquisa poderia provar que a música comunica um determinado som; um determinado espírito; uma determinada atitude mental. Uma "musa inspiradora" (como na "música") é um espírito.

Alguns testes simples provariam que a música influencia também o CORPO. Se uma banda de adoração tocasse Audio Adrenaline, ou alguma outra forma de rock cristão, um observador poderia sentar-se e ver centenas de pessoas começarem a se movimentar de maneira sensual. Os quadris começariam a sacudir ou balançar (em algumas pessoas, apenas um pouco; em outras, muito). Depois de 3 ou 4 músicas, haveria mais movimento corporal. E então, se a banda de repente começasse a cantar "Coroai-o com muitas coroas", ou "Louvai, Louvai, Cristo, bom Mestre Divino" (Cantor Cristão 126) (de uma maneira correta) o observador ficaria chocado em ver mudanças absolutas na maneira como os corpos começam a se movimentar. As músicas ainda estão tocando alto; estão animadas. Mas movimentos SUGESTIVOS e INDISCRETOS de repente ausentaram-se de toda a congregação.

Por que estes testes não têm sido feitos ? Alguns argumentariam que os quadris dos cristãos não seriam visíveis no video. Eu concordo; especialmente quando eles estão balançando a cabeça para cima e para baixo, acompanhando a batida do rock. Entretanto, estou me referindo a um teste simples a ser conduzido principalmente em atenção às MUDANÇAS CORPORAIS que ocorrem quando uma congregação de 500 cristãos passa de ouvir uma música de rock cristão para ouvir um verdadeiro hino de reavivamento. Perceba que este teste não tem nada a ver com música rápida comparada com música lenta, ou música com volume alto comparada com música suave, ou música animada comparada com música convidativa, etc. Estamos apenas examinando a mudança de SENTIMENTOS entre dois tipos de batidas. E eu desafio qualquer defensor de MCC a fazer o teste, sem que nenhuma informação prévia tenha sido dada à congregação. Tão certo quanto 2 + 2 são 4, a movimentação corporal de uma série de músicas será como a movimentação corporal na MTV. A outra será algo como uma marcha ou indo para trás e para frente, com palmas (no 1 e no 3) de uma maneira feliz, animada e NÃO-SEXUAL.

O que é isso que faz a diferença a música ? Não é o ritmo (rápido ou lento). Não é o volume. Não é sequer o fato de haver ou não uma bateria. Mas alguma coisa provoca uma dramática diferença de movimento corporal nos 2 tipos de música. O que é ? Só pode ser uma coisa. A BATIDA é diferente.

Portanto, chegou a hora de responder à questão. É hora de nos dizer qual batida irá encorajar movimentos sexuais e qual batida irá reprimí-los. É hora também de PROVAR a resposta FAZENDO O TESTE COM AS MULTIDÕES. ONDE ESTÃO OS TESTES ? Por que os pesquisadores de tecnologia de video estão tão calados ? Porque a resposta é óbvia : a batida sexual (onde quer que seja encontrada, independente da música) leva a movimentos corporais sexualmente-sugestivos.





Tradutor:  Fábio Ramos.
 




Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em BibliaLTT.org, com ou sem notas).



(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)




(retorne a http://solascriptura-tt.org/ LiturgiaMusicaLouvorCulto/
retorne a http:// solascriptura-tt.org/ )


Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.