Música Mundana-Carnal Na Adoração a Deus? Lição do Rei Jeosafá?






Um dos problemas que eu vejo com muitos dos métodos contemporâneos de adoração e música é o PECADO DE CONTEMPORIZAÇÃO.

2Cr 17:1-6,12; 2Cr 18:1-3; 2Cr 19:1-3; 2Cr 20:35


“E Jeosafá, seu filho, reinou em seu lugar; e fortificou-se contra Israel. E pôs soldados em todas as cidades fortificadas de Judá, e estabeleceu guarnições na terra de Judá, como também nas cidades de Efraim, que Asa seu pai tinha tomado. E o SENHOR era com Jeosafá; porque andou nos primeiros caminhos de Davi seu pai, e não buscou a Baalins. Antes buscou ao Deus de seu pai, andou nos seus mandamentos, e não segundo as obras de Israel. E o SENHOR confirmou o reino na sua mão, e todo o Judá deu presentes a Jeosafá, o qual teve riquezas e glória em abundância. E exaltou-se o seu coração nos caminhos do SENHOR e, ainda mais, tirou os altos e os bosques de Judá.” (2Cr 17:1-6 ACF)

“Cresceu, pois, Jeosafá grandemente em extremo e edificou fortalezas e cidades de provisões em Judá.” (2Cr 17:12 ACF)

“Tinha, pois, Jeosafá riquezas e glória em abundância, e aparentou-se com Acabe. E depois de alguns anos desceu ele para Acabe em Samaria; e Acabe matou ovelhas e bois em abundância, para ele e para o povo que vinha com ele; e o persuadiu a subir com ele a Ramote de Gileade. Porque Acabe, rei de Israel, disse a Jeosafá, rei de Judá: Irás tu comigo a Ramote de Gileade? E ele lhe disse: Como tu és, serei eu; e o meu povo, como o teu povo; iremos contigo à guerra.” (2Cr 18:1-3 ACF)

“E Jeosafá, rei de Judá, voltou em paz à sua casa em Jerusalém. E Jeú, filho de Hanani, o vidente, saiu ao encontro do rei Jeosafá e lhe disse: Devias tu ajudar ao ímpio, e amar aqueles que odeiam ao SENHOR? Por isso virá sobre ti grande ira da parte do SENHOR. Boas coisas contudo se acharam em ti; porque tiraste os bosques da terra, e preparaste o teu coração para buscar a Deus.” (2Cr 19:1-3 ACF)

“Porém, depois disto, Jeosafá, rei de Judá, se aliou com Acazias, rei de Israel, que procedeu com toda a impiedade.” (2Cr 20:35 ACF)


Estes versos falam sobre a vida de Jeosafá. Este Rei de Judá fez uma ímpia aliança com Acabe - eventualmente dizendo "COMO TU ÉS, SEREI EU". Ele tornou-se como o mundo é. Sua contemporização trouxe resultados devastadores na sua família imediata ... Jeorão!

Por que Jeosafá ajudou os ímpios e amou aqueles que odeiam o Senhor?!?!?!... Por que ele ajuntou-se aos dois reis que procediam tão impiamente? Jeosafá foi um bom rei em muitas maneiras. E não há dúvidas que Deus grandemente o abençoou. Mas, de uma maneira não tão sutil, Jeosafá cultivou amizade com dois  reis que levaram as suas próprias nações para as mais pervertidas formas de adoração pagã e, assim, Jeosafá enviou para a sua família uma mensagem que fazia pouco de Deus.

Por suas ações, Jeosafá diminuiu a importância de Deus e de valores piedosos. Ele permitiu seu desejo por coisas mundanas fazê-lo contemporizar em coisas espirituais. Tragicamente, Jeorão estava seguindo o exemplo de seu pai. Jeorão apenas levou o desrespeito de seu pai para com Deus e para com valores piedosos, mais longe do que Jeosafá jamais tinha imaginado: Jeorão casou-se com uma descrente, a filha do Rei Acabe. Ele assassinou seus irmãos. Ele começou a desgraça moral de sua nação (verso 11), compelindo-os a cometerem fornicação através de prostituição do templo. Jeosafá deu a seus filhos prata, ouro, e cidades para reinar sobre elas, mas falhou em lhes dar aquela uma coisa que eles mais precisavam: Uma grande visão do grande Deus. E isto é tudo que um lar cristão deve ser: Um lar cristão deve casar Fé e Família para produzir uma grande visão do grande Deus. Muito mais que viver uma vida separada para Deus, Jeosafá viveu uma vida de contemporização, colocando Deus em segundo lugar.

Thomas Watson, o pregador puritano, em seu comentários sobre os Dez Mandamentos, disse:
(1.) No primeiro mandamento, adorar um falso Deus é proibido.
(2.) No segundo mandamento, adorar o verdadeiro Deus de uma maneira falsa é proibido.

O que está errado com tanta adoração contemporânea e com a música de hoje?
A adoração e a música de hoje têm o propósito de adorar Deus, mas usam MEIOS **CARNAIS** que apelam para esta carne mais que para o espírito.

(Em minha humilde opinião -- e convicção pelas Escrituras) A adoração e a música de hoje são uma forma de IDOLATRIA moderna. E uma das evidências que eu ofereceria em suporte desta declaração é esta:

- O conceito a respeito de Deus que este mundo está obtendo a partir da Cristandade de hoje é que Deus é único, é separado, e é santo?
- As pessoas claramente vêem que o povo de Deus NÃO é como o mundo descrente ao redor deles?
- Ou a mensagem que estamos enviando ao mundo de hoje é do mesmo tipo daquela mensagem enviada por Jeosafá: "Como tu és, serei eu; e o meu povo, como o teu povo; iremos contigo à guerra." ?

Quando perdemos o respeito em relação a adorarmos Deus da maneira certa, nós simplesmente perdemos o respeito por Deus.

Bem, já disse o bastante.



Pr. Miguel Jurna

(traduzido por Hélio)




Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em BibliaLTT.org, com ou sem notas).



(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)




(retorne a http://solascriptura-tt.org/ LiturgiaMusicaLouvorCulto/
retorne a http:// solascriptura-tt.org/ )


Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.