Música No Templo Do Antigo Testamento: Lições Para Hoje



David Cloud

(traduzido por Valdenira N.M. Silva)

(Friday Church News Notes, May 13, 2016, www.wayoflife.org fbns@wayoflife.org, 866-295-4143)





Davi organizou o programa de música de adoração para o templo (1Cr 15:16-28; 16:4-6; 23:1-5; 25:1-31),

    1Cr 15:16 E disse Davi aos chefes dos levitas que constituíssem, de seus irmãos, cantores, para que com instrumentos musicais, com alaúdes, harpas e címbalos, se fizessem eles ouvir, fazendo erguer a voz com alegria. ...    1Cr 15:19 Assim, os cantores Hemã, Asafe, e Etã, [se faziam] ouvir com címbalos de bronze;    1Cr 15:20 E Zacarias, Aziel, Semiramote, Jekiel, Uni, Eliabe, Maaseias, e Benaia, [se faziam ouvir] com alaúdes, sobre Alamote [«Mulheres Virgens»]:    1Cr 15:21 E Matitias, Elifeleu, Micneias, Obede-Edom, Jeiel, e Azazias, [se faziam ouvir] com harpas, sobre Seminite , para sobressaírem.    1Cr 15:22 E Quenanias, chefe dos levitas, [tinha o encargo] de dirigir o canto; ensinava-os a entoá-lo, porque [era] perito [nisso].    1Cr 15:23 E Berequias e Elcana [eram] porteiros da arca.    1Cr 15:24 E Sebanias, Jeosafá, Netanel, Amasai, Zacarias, Benaia, e Eliezer, os sacerdotes, tocavam as trombetas perante a arca de Deus; e Obede-Edom e Jeías [eram] porteiros da arca.    1Cr 15:25 Sucedeu, pois, que Davi e os anciãos de Israel, e os capitães dos milhares, foram, com alegria, para fazer subir da casa de Obede-Edom a arca da aliança do SENHOR.    1Cr 15:26 E sucedeu que, ao ajudar Deus os levitas que levavam a arca da aliança do SENHOR, sacrificaram sete novilhos e sete carneiros.    1Cr 15:27 E Davi [ia] vestido de um manto de linho fino, como também todos os levitas que levavam a arca, e os cantores, e Quenanias, mestre do canto dos cantores; também Davi [levava] sobre si [um] éfode de linho.    1Cr 15:28 E todo o Israel fez subir a arca da aliança do SENHOR, com júbilo, e ao som de buzinas, e com trombetas, e com címbalos, fazendo ressoar alaúdes e harpas.
    1Cr 16:4 E pôs [alguns] dos levitas para servirem perante a arca do SENHOR; isto para fazerem ser lembrado, e para fazerem dar graças, e para louvarem ao SENHOR Deus de Israel:    1Cr 16:5 Asafe o chefe, e Zacarias o segundo depois dele; Jeiel, e Semiramote, e Jekiel, e Matitias, e Eliabe, e Benaia, e Obede-Edom; e Jeiel (se fazia ouvir) com alaúdes e com harpas, mas Asafe se fazia ouvir com címbalos;    1Cr 16:6 Também Benaia, e Jaaziel, os sacerdotes, com trombetas, (se fazia ouvir) continuamente perante a arca da aliança de Deus.
   1Cr 23:1
Sendo, pois, Davi já velho e cheio de dias, fez ele a Salomão, seu filho, rei sobre Israel.    1Cr 23:2 E ele (Davi) reuniu a todos os príncipes de Israel, como também aos sacerdotes e levitas. ...    1Cr 23:5 E [outros] quatro mil [eram] porteiros, e [outros] quatro mil [eram] para louvar ao SENHOR com os instrumentos que eu fiz para louvar [acompanhado deles], [disse Davi].
    1Cr 25:1 E Davi, juntamente com os capitães do exército, separou para o exercício- do- servir [alguns] dos filhos de Asafe, e de Hemã, e de Jedutum, para profetizarem com harpas, com saltérios e com címbalos; e [este] foi o número dos homens aptos para a obra do exercício- do- servir deles:    1Cr 25:2 Dos filhos de Asafe: Zacur, José, Netanias, e Asarela, filhos de Asafe; sob as mãos  de Asafe, que profetizava sob as mãos  do rei Davi.    1Cr 25:3 Quanto a Jedutum, os filhos de Jedutum: Gedalias, Zeri, Jesaías, Hasabias, e Matitias, seis, debaixo das mãos  do seu pai, Jedutum (o qual profetizava com a harpa) para render graças e louvar ao SENHOR.. ...    1Cr 25:5 Todos estes [foram] filhos de Hemã, o vidente do rei nas palavras de Deus, para erguer a corneta ; porque Deus dera a Hemã catorze filhos e três filhas.    1Cr 25:6 Todos estes [estavam] sob as mãos (as ordens) de seu pai, para o cantar na casa do SENHOR, com saltérios, címbalos e harpas, para o exercício- do- servir da casa de Deus; [e] Asafe, Jedutum, e Hemã,[estavam] sob as mãos  do rei. ... .


e ele fez isso por revelação divina (2Cr 29:25). É óbvio que Deus ama a música sagrada para adoração. Essas coisas são um exemplo para as igrejas (Rm 15: 4). Observe algumas lições a partir dessas passagens.

    2Cr 29:25 E pôs os levitas na casa do SENHOR com címbalos, com saltérios, e com harpas, conforme ao mandado de Davi e de Gade, o vidente do rei, e do profeta Natã; porque este mandado [veio] do SENHOR, por meio da mão  de Seus profetas.
    Rm 15:4 Porque tudo o que foi previamente escrito, para o nosso ensino foi previamente escrito, a fim de que, através da paciência e da consolação com- natureza- de  [as] Escrituras, esperança tenhamos.


Em primeiro lugar, os instrumentos foram
harpas, saltérios, címbalos (1Cr 15:16; 25:1.) E cornetas ou trombetas (1Cr 15:24). Estes quatro instrumentos são também mencionados em 1Cr 15:28 e 2Ch 29:25-26. Estes não são o tipo de instrumentos utilizados para criar música estridente com um ritmo de dança. Note-se que não havia tambores.

       1Cr 15:16 E disse Davi aos chefes dos levitas que constituíssem, de seus irmãos, cantores, para que com instrumentos musicais, com alaúdes, harpas e címbalos, se fizessem eles ouvir, fazendo erguer a voz com alegria.

    1Cr 25:1 E Davi, juntamente com os capitães do exército, separou para o exercício- do- servir [alguns] dos filhos de Asafe, e de Hemã, e de Jedutum, para profetizarem com harpas, com saltérios e com címbalos; e [este] foi o número dos homens aptos para a obra do exercício- do- servir deles:
    1Cr 15:24 E Sebanias, Jeosafá, Netanel, Amasai, Zacarias, Benaia, e Eliezer, os sacerdotes, tocavam as trombetas perante a arca de Deus; e Obede-Edom e Jeías [eram] porteiros da arca.
    1Cr 15:28 E todo o Israel fez subir a arca da aliança do SENHOR, com júbilo, e ao som de buzinas, e com trombetas, e com címbalos, fazendo ressoar alaúdes e harpas.    2Cr 29:25 E pôs os levitas na casa do SENHOR com címbalos, com saltérios, e com harpas, conforme ao mandado de Davi e de Gade, o vidente do rei, e do profeta Natã; porque este mandado [veio] do SENHOR, por meio da mão  de Seus profetas.    2Cr 29:26 [Estavam], pois, os levitas em pé com os instrumentos de Davi, e os sacerdotes com as trombetas.


Em segundo lugar, os cantores e músicos [tinham sido extremamente
instruídos e] eram [extremamente] habilidosos ("para sobressaírem", 1Cr 15:21; "[era] perito ", 1Cr 15:22; "instruídos no canto ao SENHOR, todos eles mestres", 1Cr 25:7)",

    1Cr 15:21 E Matitias, Elifeleu, Micneias, Obede-Edom, Jeiel, e Azazias, [se faziam ouvir] com harpas, sobre Seminite , para sobressaírem.
    1Cr 15:22 E Quenanias, chefe dos levitas, [tinha o encargo] de dirigir o canto; ensinava-os a entoá-lo, porque [era] perito [nisso].
    1Cr 25:7 E [era] o número deles, juntamente com seus irmãos instruídos no canto ao SENHOR, todos eles mestres, duzentos e oitenta e oito.

Terceiro, eles [intensamente] estudaram, foram instruídos, foram treinados (1Cr 25:7, acima).

Em quarto lugar, eles foram bem organizadas, submisso às ordens de Deus e à autoridade que Deus havia posto sobre eles; foram designados para os seus lugares (1Cr 25: 2,6,8). Compare 1Co 12:7; 14:40; Rm 12: 3-8; He 13:17.

    1Cr 25:2 Dos filhos de Asafe: Zacur, José, Netanias, e Asarela, filhos de Asafe; sob as mãos  de Asafe, que profetizava sob as mãos  do rei Davi.
    1Cr 25:6 Todos estes [estavam] sob as mãos (as ordens) de seu pai, para o cantar na casa do SENHOR, com saltérios, címbalos e harpas, para o exercício- do- servir da casa de Deus; [e] Asafe, Jedutum, e Hemã,[estavam] sob as mãos  do rei.
    1Cr 25:8 E deitaram sortes guarnição contra [guarnição], assim o pequeno como o grande, o mestre juntamente com o discípulo.
(deitaram sortes para se dividirem em 24 "alas", não sei se para cantarem diferentes partes do mesmo hino na mesma execução, ou para cantarem partes do mesmo hino a diferentes tempos, ou para se revezarem durante dias servindo a Deus]
    1Co 12:7 A cada um homem, porém, está confiada a manifestação de o Espírito (Santo) para benefício daquilo trazendo- proveito- a- todos- em- comum.
    1Co 14:40 Tudo decentemente e segundo a ordenação- designada se faça.
    Rm 12:3 Porque ordeno (em virtude da graça (de Deus), aquela havendo sido dada a mim), a todo aquele estando entre vós, não ter [ele] pensamentos elevados [sobre si mesmo], acima do que é necessário pensar; mas pensar com o propósito do ser- sóbrio- auto- controlado , uma vez que, a cada homem (salvo), Deus distribuiu [a] (mesma) apropriada- porção d[a] fé.    Rm 12:4 Porque, assim como em um [] corpo muitos membros temos, mas todos os membros não a mesma função têm,    Rm 12:5 Assim- também nós, os muitos, um [] corpo  somos em [o] Cristo, mas, individualmente, cada um (de nós) em- relação- a (cada um de todos) os outros (irmãos) [somos] membros.    Rm 12:6 Então, tendo [nós] diferentes dons segundo a graça, aquela nos havendo sido confiada: Se [é] profecia , [profetize]  [ele] segundo a proporção de a Fé ;     Rm 12:7 Se [é] encargo- de- servir, [dedique-se ele] na [sua] ação- de- servir; ou, aquele [que está] ensinando, [dedique-se] no ensinar;    Rm 12:8 Ou, aquele [que está] encorajando, [dedique-se] no encorajar; aquele [que está] repartindo, [faça-o] em inteireza- de coração; aquele [que está] superintendendo- cuidando, [faça-o] em diligência; aquele exercitando misericórdia, [faça-o] em alegria.
    Hb 13:17 Obedecei vós aos [que] vos [estão] liderando- guiando, e submetei vós mesmos [a eles]; porque *eles* velam  em benefício das vossas almas, como havendo eles de prestar conta [delas]; a fim de que com alegria isto façam eles, e não gemendo, porque não vantajoso vos [seria] isso.


Em quinto lugar, cantavam e tocavam com
entusiasmo e alegria (1Cr 15:16). O povo de Deus deve seguir este exemplo nas igrejas, e os líderes de música deve ensina-lo e incentivá-lo.

    1Cr 15:16 E disse Davi aos chefes dos levitas que constituíssem, de seus irmãos, cantores, para que com instrumentos musicais, com alaúdes, harpas e címbalos, se fizessem eles ouvir, fazendo erguer a voz COM ALEGRIA

Eu acredito que o canto congregacional é um reflexo do caráter espiritual de uma igreja. Muitos do povo do Senhor não cantam, ou cantam tão baixinho que ninguém pode ouvi-los, mas o culto [a Deus] através da música não é sobre mim e se eu me sinto ou não me sinto com vontade de cantar, ou se gosto de cantar ou não gosto, e não é um tempo para de entrenimento-e-diversão. Trata-se de cantar para DEUS e edificar um ao outro, e isso deve ser feito com exuberância.

Em sexto lugar, eles
profetizaram (1Cr 25:1,2,3). Compare 1 Co 14:24, que diz que todos os santos devem profetizar. Isso significa que todo crente participa (e responde) em cada parte do culto a partir do coração: a pregação e ensino, o canto, e a oração corporativa. À luz de 1 Crônicas 15, o cantar e tocar de instrumentos deve ser feito para profetizar, que é definido em 1Co 14:3 como falar "aos homens para edificação, exortação e conforto." Quando os visitantes ver que os membros estão entusiasticamente envolvidos nos serviços, eles entendem que os crentes realmente acreditam no que eles dizem que acreditam e estão convictos da verdade do evangelho de Jesus Cristo.

    1Cr 25:1 E Davi, juntamente com os capitães do exército, separou para o exercício- do- servir [alguns] dos filhos de Asafe, e de Hemã, e de Jedutum, para profetizarem com harpas, com saltérios e com címbalos; e [este] foi o número dos homens aptos para a obra do exercício- do- servir deles:    1Cr 25:2 Dos filhos de Asafe: Zacur, José, Netanias, e Asarela, filhos de Asafe; sob as mãos  de Asafe, que PROFETIZAVA sob as mãos  do rei Davi.    1Cr 25:3 Quanto a Jedutum, os filhos de Jedutum: Gedalias, Zeri, Jesaías, Hasabias, e Matitias, seis, debaixo das mãos do seu pai Jedutum com a harpa, o qual (Jedutum) profetisava para render graças e louvar ao SENHOR. das ordens.
    1Co 14:24 Caso, porém, todos profetizem- preguem, e algum (judeu) descrente ou [algum homem] não- instruído  entrar, ele é convencido por todos, ele é julgado por todos.
    1Co 14:3
Aquele, porém, [que está] profetizando- pregando, a[os] homens fala, [para] edificação, exortação e consolação.

Em sétimo lugar, eles cantaram as palavras de Deus (1Cr 25:5 [sic]). Compare Col 3:16. A adoração não pode ser herética ou frívola, mas deve basear-se solidamente nas Escrituras.

    1Cr 25:5 Todos estes [foram] filhos de Hemã, o vidente do rei nas palavras de Deus, para erguer a corneta ; porque Deus dera a Hemã catorze filhos e três filhas.
    Cl 3:16 A Palavra de o Cristo habite em vós abundantemente, dentro de toda [a] sabedoria; doutrinando e admoestando, cada um (de vós), a (cada um de todos) os outros (irmãos): em harpear louvores, e em hinos, e em cânticos espirituais , com graça cantando dentro do vosso coração, a o Senhor (Jesus).

Em oitavo lugar, deram graças a Deus (1Cr 25:3). Este é o primeiro e principal objetivo da vida do crente e da igreja. As igrejas precisam se certificar de que cantam canções e hinos de adoração e ação de graças e não apenas canções para a edificação dos santos.

    1Cr 25:3 Quanto a Jedutum, os filhos de Jedutum: Gedalias, Zeri, Jesaías, Hasabias, e Matitias, seis, debaixo das mãos do seu pai Jedutum com a harpa, o qual (Jedutum) profetisava para render graças e louvar ao SENHOR. das ordens.





David Cloud

(traduzido por Valdenira N.M. Silva)



Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.