No templo do
VT só harpa e saltério, dedilhados, nas igrejas do NT e primeiras, só voz, acapela, sem instrumentos de corda sopro ou percussão,
baterias trombeta pífaros guitarras discos
Hélio e Valdenira de M. Silva
Igreja Batista Fundamentalista de Campina Grande
Rua Nilo Peçanha, 340, Campina Grande - PB.
set.1999
E os
filhos de Arão, Nadabe e Abiú,
tomaram cada um o seu incensário e puseram neles fogo, e colocaram incenso
sobre ele, e ofereceram fogo estranho perante o
SENHOR, o que não lhes ordenara. Então saiu fogo de diante do senhor e os
consumiu; e morreram perante o SENHOR. Ee disse
Moisés a Arão: isto é o que o SENHOR falou, dizendo: serei santificado naqueles
que se chegarem a mim, e serei glorificado diante de
todo o povo. Porém Arão calou-se.
- Quando eles ofereceram em ADORAÇÃO algo que o Senhor não tinha ordenado, isto foi tomado pelo Senhor como um sinal de
DESRESPEITO a Sua santidade.
- Tal exemplo foi escrito para NOSSA instrução. 1Co
10:11
Ora, tudo isto lhes sobreveio como figuras, e estão escritas para aviso nosso,
para quem já são chegados os fins dos séculos.
Mas, como é santo aquele que vos chamou,
sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; porquanto está
escrito: sede santos, porque eu sou santo.
- Simetricamente, é de suma importância que tratemos a Deus como o SANTO!
- Só podemos fazer isto, em adoração, se fizermos exatamente como Deus nos
instrui na Sua Palavra!
Para nos assegurarmos disto, consideraremos primeiro o que o NT diz sobre:
- A natureza da adoração em geral
- E, especialmente, sobre a música na adoração do NT
Antes
de prosseguir, vejamos os significados dos termos chave. No NT
:
{psalmos, 5568, traduziremos como "LOUVOR-ENSINO-JUNTO-À-HARPA"}: Para os descrentes de língua do tronco
hebraico, significava apenas "um tanger de cordas de instrumento
musical". Na Bíblia significa "música em instrumento tal como a
harpa, com cordas dedilhadas tocando só a melodia ou em arpejos, acompanhando
voz ou vozes distintamente cantando (1) louvor a Deus ou (2) ensino totalmente
baseado na Bíblia"; "um cântico santo e piedoso, expressando a lírica
emoção de uma alma devota e grata, onde a voz é acompanhada por instrumento
como a harpa DEDILHADA, e onde a letra e a música têm o nobre estilo e o santo
caráter dos Salmos do VT!".
O termo é usado em 1Co 14:26; Ef 5:19; Cl 3:16.
Enfatiza que há acompanhamento por instrumento musical [repetimos: por
instrumento de cordas tal como a HARPA, TOCADA POR DEDILHAMENTO da melodia ou
de arpejos, não em golpes de acordes ritmantes como
fazem os violões dos "forrós-evangélicos"].
Um exemplo do que poderíamos legitimamente chamar de salmo poderia vir de
CC-046 "Eu perdido pecador" (fala do que Deus fez [por mim], exalta
Deus). Cantemos a 1a estrofe alegre e fortemente, acompanhados do dedilhar da
harpa... Agora, silenciemos e ouçamos só a harpa, suavemente
... Que contraste com quando a mesma peça é tocada como por escola de
samba ou bandinha, ouçamos...
Muitos estudiosos crêem que o estilo do salmo tem que ser como o do canto
gregoriano inicial (que refletia o dos judeus dos dias do NT)! Este estilo não
pode ter mais de 1 tom (mais freqüentemente é um tom
menor), só tem acordes maiores ou menores, e não tem elementos de sofisticação,
de ostentação, nem de tensão (nem mesmo os acordes sétimos, quanto mais os
acordes mais dissonantes tão populares nesta geração de crentes pós Beattles)! Cantemos a 1a. estrofe de CC-580 "Vem, Visita a Tua Igreja"
acompanhados do dedilhar da harpa (até o CC tem umas poucas falhas: para evitar
associação com más doutrinas atuais, troquemos "visita" por
"santifica") ... Este era o estilo das músicas nas igrejas dos 1os
séculos, quer ou não queiramos obedecer ao que o Espírito Santo nos ensinou e
nos deixou como exemplo. Você decida se quer seguir ao que Deus ensina ou ao
que seu coração deseja.
{psallô, 5567, traduziremos como "LOUVAR-ENSINAR-JUNTO-À-HARPA"} é o verbo para entoarmos um salmo, ver acima.
O termo é usado em Rm 15:9; 1Co 14:15; Ef 5:19; Cl
3:16; Tg 5:13.
{humnos, 5215, traduziremos como
"LOUVOR-CANTADO"}: Para os descrentes gregos, significava apenas
"cântico em louvor a deuses/ heróis/ conquistadores/ países/ etc." No
NT, significa "hino, cântico religioso e com métrica, PALAVRAS entoadas em
LOUVOR a DEUS [como herói e conquistador]; às vezes o hino é cantado
acompanhado de instrumentos musicais piedosamente tocados, muitas vezes é
cantado singelamente, ACAPELA".
O termo é usado em Ef 5:19; Cl 3:16. Enfatiza o
elogio, exaltação, LOUVOR, adoração a DEUS com PALAVRAS cantadas. Note que, na
Bíblia: o louvor cantado nunca põe a ênfase no homem e nos seus sentimentos,
mas sim em Deus, Seus atributos e Suas obras; 1 só vez
(Ap 5:8-12) o louvor cantado é ao Deus-Filho; todas as outras centenas de vezes
é a Deus-PAI; nunca, nem mesmo em 1 pequena sentença, é a mim, aos deuses, aos
anjos, nem mesmo ao Deus-Espírito Santo!...
Um exemplo do que legitimamente poderíamos chamar de hino é CC-135
"Louvamos-Te ó Deus" (o hino louva a Deus, pelo que fez [por mim]).
Cantemos a 1a. estrofe
SUAVEMENTE, ao som da harpa ... Depois, acapela, a 2a. estrofe, forte e
IMPONENTEMENTE, algo mais rápido... Que contraste com "Salmo
Brasileiro", cuja letra não louva a Deus, é antibíblica,
e a música, especialmente o ritmo, agrada ao sensualismo, à carnalidade.
Ouçamos o trecho que diz "Louvai a Deus com o som da cuíca, louvai-o com o
reco-reco, com tamborim, xiquexique e o cavaco, com a nossa ginga, nossa voz e
nosso samba. {{louvai a Deus ao som da cuíca, louvai-o com o reco-reco, com
agogô, com o surdo e o pandeiro. louvai a deus com o samba
brasileiro}}"... (Este pode ser um exemplo mais para o extremo, mas não é
raro: Talvez 50% das músicas dos hinários novos e 20% dos antigos, 50% dos
corinhos das igrejas que se consideram fundamentalistas e 95% dos corinhos das
outras igrejas, não satisfaça o que o NT, os dicionários e os exemplos dos
tempos apostólicos nos ensinam. Que vamos fazer? Ficar com estas músicas? Ou
obedecer e agradar a Deus?)
Muitos estudiosos crêem que o estilo do hino também tem que ser como o do canto
gregoriano inicial.
"cantar hinos" {humneô, 5214, traduziremos
como "LOUVAR-CANTANDO"} é o verbo expressando cantarmos o acima. O
termo é usado em Mt 26:30; Mc 14:26; At 16:25; He
2:12.
"cântico" {ôdê, 5603, traduziremos como
"CÂNTICO-DE-LOUVOR-ENSINO"}: Para os descrentes gregos significava
apenas "cântico ou ode, palavras entoadas, podendo ou não haver
acompanhamento musical." No NT, significa "cântico ou ode, palavras
entoadas (1) em louvor a Deus-Pai ou a Deus-Filho, ou (2) ensinando doutrinas
bíblicas, podendo ou não haver acompanhamento musical (obviamente, harmônico
com o caráter de Deus)".
O termo é usado em Ef 5:19; Cl 3:16; Ap 5:9. Sendo termo genérico,
Deus-Espírito Santo teve que nos esclarecer explicitamente (Ef 5:19; Cl 3:16) que, nas igrejas, se refere estritamente a
"cânticos espirituais" {ôdais pneumatikais} isto é, "palavras cantadas em louvor a
Deus-Pai ou a Deus-Filho, ou ensinando doutrinas bíblicas, sendo que essas
palavras expressam as coisas assopradas por deus- espírito santo [na palavra] e
têm a fragrância de deus. talvez possa haver acompanhamento por instrumentos,
mas tudo (letra, melodia, autor, cantor, instrumentos, etc.) tem que se
harmonizar com o santo caráter de deus". Há quem restrinja a VERSÍCULOS
SANTAMENTE CANTADOS.
Um exemplo do que poderíamos legitimamente chamar de "cântico
espiritual" poderia ser "Se confessarmos os nossos pecados". (1Jo 1:9). Cantemos suavemente, ao som da harpa
... Que contraste com "Celebrai com júbilo ao Senhor" com os
instrumentos e estilo do rock pesado, balançando as cabeças
como macacos ou rodopiando como pião ou pulando como um guariba...
(Mesmo sendo todo o Salmo 100, versos 1 a 5, esta
música ficou inaceitável pela associação com os "inflamados carnavais
carismáticos", pelo "Oba, oba, oba, oba, oba" associado à
introdução, pela sensualidade do ritmo (já vimos que todos os ritmos
quaternários com os tempos pares (2, 4) fortes vieram das antigas danças sexuais
européias, africanas e indígenas), e por todos os maus elementos musicais que
estudamos no ano passado).
Muitos estudiosos crêem que o estilo do cântico espiritual também tem que ser
como o do canto gregoriano inicial.
{adô, 103, traduziremos como
"CANTAR-LOUVOR-ENSINO"} é o verbo expressando cantarmos o acima. O
termo é usado em Rm 15:9; 1Co 14:15; Ef 5:19; Cl 3:16;
He 2:12; Tg 5:13; Ap 5:9; 15:3.
Repetindo e sumariando: Pelo ensino e exemplo do NT + dicionários + História,
cremos que os 3 únicos tipos de música que Deus deseja nos nossos cultos são:
1. SALMOS = música SANTA em instrumento tal como a HARPA, tocada só a melodia
(ou, no máximo, em doces arpejos, não em acordes ritmantes).
Pode acompanhar palavras de louvor a Deus (usualmente Deus-Pai, possivelmente Deus-Filho,
nunca Deus-Espírito), ou ensinar doutrina bíblica.
2. HINOS = palavras SANTAS cantadas em LOUVOR a DEUS (usualmente Deus-Pai,
possivelmente Deus-Filho, nunca Deus-Espírito). Podem ser lindamente acapela ou acompanhadas por instrumento tal como a HARPA,
tocada só a melodia (ou, no máximo, em doces arpejos, não em acordes ritmantes).
3. CÂNTICOS ASSOPRADOS PELO ESPÍRITO = VERSÍCULOS cantados SANTAMENTE, em
louvor a Deus (usualmente Deus-Pai, possivelmente Deus-Filho, nunca
Deus-Espírito), ou ensinando doutrina bíblica. Podem ser lindamente acapela ou acompanhadas por instrumento tal como a HARPA,
tocada só a melodia (ou, no máximo, em doces arpejos, não em acordes ritmantes).
O elemento vital, nestes 3 tipos de música aceitáveis
a Deus, é que venham como verdadeira, santa e reverente adoração, adoração de
corações que somente vêem a Deus. Talvez o estilo de todas essas músicas deva
ser semelhante ao do canto gregoriano original.
A seguir, como estamos na dispensação da igreja, vejamos
todos os exemplos e ordens que Deus deixou para a música das Suas IGREJAS:
Mt 26:30; Mc 14:26 -- Jesus e seus discípulos, depois
de tomarem a Ceia "..., TENDO-LOUVADO- CANTANDO {humnêsantes},
saíram para o monte das oliveiras." [Nota 1]
At 16:25 -- Na cadeia de Filipos, Paulo e Silas, com [mãos e] pés presos no
tronco, "... orando ESTAVAM-LOUVANDO-CANTANDO {HUMNOUN} A DEUS, e os
OUTROS presos os escutavam."
Rm 15:9 "E PARA QUE os gentios glorifiquem a Deus pela SUA misericórdia,
como está escrito: por isso eu te confessarei entre os gentios, e
LOUVAREI-ENSINAREI-JUNTO-À-HARPA {PSALÔ} ao teu nome."
1Co 14:15 -- "... orarei com o espírito, mas também orarei com o
entendimento. LOUVAREI- ENSINAREI-JUNTO-À-HARPA {psalô}
com o ESPÍRITO, mas também LOUVAREI-ENSINAREI-JUNTO- À-HARPA {psalmô} com o ENTENDIMENTO."
- O contexto mostra o que Paulo quis dizer: "salmodiarei
de todo coração, mas também, sempre, de modo tal que aqueles que ouvirem possam
entender perfeitamente (sem esforço nem atrapalho) o pensamento expresso, todas
as palavras cantadas". Tanto é assim que o verso seguinte diz que "De
outra maneira, se tu bendisseres [somente] com o espírito, como dirá o que
ocupa o lugar de indouto o amém sobre a tua ação de
graças, visto que não sabe o que dizes?"
- Vejamos toda a passagem 1Co 14:7-38, detalhadas ordens de Deus sobre os
cultos na igreja, inclusive a música (além do ensino pela pregação, e dos dons
durante a vida dos apóstolos):
" 7 Da mesma sorte, se as coisas inanimadas, que fazem som, seja flauta,
seja cítara, não formarem sons distintos, como se conhecerá o que se toca com a
flauta ou com a cítara? 8 Porque, se a trombeta der sonido incerto, quem se
preparará para a batalha? 9 Assim também vós, se com a língua não pronunciardes
palavras bem inteligíveis, como se entenderá o que se diz? Porque estareis como
que falando ao ar. 15 Que farei, pois? Orarei com o espírito, mas também orarei
com o entendimento; LOUVAREI- ENSINAREI-JUNTO-À-HARPA {psalmô}
com o espírito, mas também LOUVAREI-ENSINAREI-JUNTO-À- HARPA {psalmô} com o entendimento. 16 De outra maneira, se tu
bendisseres [SOMENTE] com o espírito, como dirá o que ocupa o lugar de indouto, o Amém, sobre a tua ação de graças, visto que não
sabe o que dizes? 26 Que fareis, pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de
vós(1) TEM LOUVOR-ENSINO- JUNTO-À-HARPA {psalmon},
(2) tem doutrina, (3) tem revelação, (4) tem língua, (5) tem interpretação.
Faça-se tudo para edificação. 27 ... Faça-se isso por dois, ou quando muito
três, e por sua vez, ... 29 E falem dois ou três profetas, e os outros julguem.
30 Mas, se a outro, que estiver assentado, for revelada alguma coisa, cale-se o
primeiro. 31 Porque todos podereis profetizar, uns depois dos outros; para que
todos aprendam, e todos sejam consolados. 33 Porque Deus não é Deus de
confusão, senão de paz, como em todas as igrejas dos santos. 34 As vossas
mulheres estejam caladas nas igrejas; porque não lhes é permitido falar; mas
estejam sujeitas, como também ordena a lei. 35 E, se querem aprender alguma coisa, interroguem em casa a seus próprios maridos; porque é
vergonhoso que as mulheres falem na igreja. 37 Se alguém cuida ser profeta, ou
espiritual, reconheça que as coisas que vos escrevo são mandamentos do Senhor.
38 Mas, se alguém ignora isto, que ignore. 40 Mas faça-se
tudo decentemente e com ordem. "
- Conclusões e aplicações indiscutíveis (indiscutíveis por quem quer obedecer a
Deus, sempre haverá os que vão querer contestar...):
A. A cada segundo do culto, somente UMA só palavra de uma só frase deve
estar sendo pronunciada, bem distintamente, todos
os presentes devem estar ouvindo com a máxima veneração e respeito.
B. É contra o NT "música de fundo" enquanto o culto não começou e
depois que terminou, e os presentes conversam. Igreja não é restaurante,
nem boate, para ter música de fundo. Escapemos das disfarçadas imitações ao
mundo e às igrejas alexandrinas, modernas. Ou todos paremos para ouvir a
música, ou ela pare para orarmos ou termos ordeira comunhão uns cons os outros. Qualquer mistura é indecente e vergonhosa.
C. É contra o NT "música de fundo" durante a pregação,
particularmente durante o "apelo". Isto não é visto no N.T., confunde as palavras, visa incendiar o emocionalismo, resulta em falsas conversões, entristece
crentes pensantes, é influência das igrejas alexandrinas, modernas, é baixo e
indigno.
D. É contra o NT que, enquanto a congregação canta, o dirigente da música
fique pronunciando palavras não em uníssono com ela, quer (A) animando,
insuflando emocionalismo; quer (B) ditando as
próximas palavras para a igreja (que não quer usar hinário nem ao menos folha
impressa). Confusão é. Influência pentecostal-moderninha e secular é.
Indigno, indecente e vergonhoso é.
E. É contra o NT, no culto: música de boas vindas aos visitantes, música de
parabéns, música quebra-gelo (especialmente acompanhada de torvelinho de todos
se movimentando e abraçando). Deixemo-las para as reuniões sociais
específicas, ou orientemos para que ocorram antes ou depois do culto, do lado
de fora ou em outro salão da igreja. Não deve haver palavra ou gesto no
culto que não seja culto! Culto a DEUS!
1Co 14:26 "Que fareis, pois, irmãos? Quando vos ajuntais,(1)
cada um de vós tem UM LOUVOR- ENSINO-JUNTO-À-HARPA {psalmon},(2)
tem um ensino,(3) tem uma língua,(4) tem uma revelação,(5) tem uma
interpretação. Faça-se tudo para edificação."
Ef 5:18-19 -- "E não vos embriagueis com o vinho, em que há dissolução;
mas enchei-vos com o Espírito; falando entre vós em (1)
LOUVORES-ENSINOS-JUNTO-À-HARPA {psalmois}, e (2)
LOUVORES- CANTADOS {humnois}, e (3)
CÂNTICOS-DE-LOUVOR-ENSINO {ôdais}
ASSOPRADOS-PELO-ESPÍRITO {pneumatikais},(1)
CANTANDO-LOUVOR-ENSINO {adontes} e (2)
LOUVANDO-ENSINANDO-JUNTO-À- HARPA {psallontes} ao
Senhor com vosso coração;" [Nota 2]
Cl 3:16 "A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a
sabedoria; ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros em (1)
LOUVORES-ENSINOS-JUNTO-À-HARPA {psalmois}, (2)
LOUVORES- CANTADOS {humnois} e (3)
CÂNTICOS-DE-LOUVOR-ENSINO {ôdais} assoprados-pelo-Espírito
{pneumatikais}: CANTANDO-LOUVOR-ENSINO {adontes} ao Senhor com graça em vosso coração."
Estas 2 últimas passagens, de Efésios e Colossenses, (segundo o livreto "Instruments Of Music In The Service
Of God", impresso por McQuiddy Printing Co., Nashville), significam exatamente a mesma coisa:
- "enchei-vos do Espírito" e "a palavra de Cristo habite
ricamente em vosso coração" significam exatamente o mesmo;
- "cantando e salmodiando ao Senhor com vosso
coração" e "cantando ao Senhor com graça em vosso coração" são
uma e a mesma coisa, e significam pôr em harmonia os pensamentos e sentimentos
do coração (o interior e real) com o sentimento sendo expresso pelo cantar da
voz e dedilhar da harpa (o exterior). É O SENTIMENTO SENDO CANTADO QUE
CONSTITUI A ADORAÇÃO; NÃO HÁ ADORAÇÃO ACEITÁVEL À PARTE DO SENTIMENTO SENDO
CANTADO. A música da canção é somente um meio de imprimir mais fortemente o
sentimento cantado nos corações de quem canta e de quem ouve. O que é cantado
tem que ser o fruto da palavra de Deus "habitando ricamente" no
coração. Isto é alcançado por falar a palavra de Deus em canção.
He 2:12 "Dizendo: Anunciarei o teu nome a meus irmãos,
LOUVAR-TE-EI-CANTANDO {humnêsô} no meio da
congregação." (Em Sl 22:22, a palavra é "hâlal",
1984, louvar, glorificar com os lábios)
Tg 5:13 "Está alguém entre vós aflito? Ore. Está alguém contente?
LOUVE-ENSINE-JUNTO-À- HARPA {psalletô}."
Ap 5:8-12 "E, quando ele tomou o livro, as quatro criaturas-viventes e os
vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo todos eles(1)
HARPAS {kitaras} e (2) salvas de ouro cheias de
incenso, que são as orações dos santos. E CANTAVAM-LOUVOR-ENSINO {adousin} um novo CÂNTICO-DE- LOUVOR-ENSINO {ôdên}, dizendo: Digno és ..." (Música de louvor e
adoração, em toda a Bíblia: há centenas a Deus-Pai; só uma (esta, não na
dispensação da igreja) a Deus-Filho; nenhuma a Deus-Espírito Santo!)
Ap 15:3 "E CANTAVAM-LOUVOR-ENSINO {adousin} o
CÂNTICOS-DE-LOUVOR-ENSINO {ôdên} de Moisés, servo de
Deus, e o CÂNTICOS-DE-LOUVOR-ENSINO {odên} do
Cordeiro, dizendo: Grandes e maravilhosas são as tuas obras, Senhor Deus
Todo-Poderoso! Justos e verdadeiros são os teus caminhos, ó Rei dos
santos."
Não chegamos ainda ao ponto de crer que de modo algum, em
hipótese alguma, instrumentos alguns podem ser usados no culto a Deus nas
nossas igrejas. (Cremos que as palavras "salmos" e "salmodiar", usadas em relação
a igrejas, implicam no acompanhamento por harpa onde são dedilhados arpejos ou
a melodia). Mas, para que ponderemos gravemente no assunto
instrumentos e seus usos, e os saibamos melhor adequar à vontade de Deus, não rígidamente adaptaremos, aqui, um esboço por M.A. Copeland.).
A. "ADORAÇÃO EM VERDADE"
1. Referida por Jesus em Jo 4:20-24
Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que é em Jerusalém o lugar onde
se deve adorar. Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me que a
hora vem, em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai. Vós adorais
o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a
salvação vem dos judeus. Mas a hora vem, e agora é, em
que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o
Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o
adoram o adorem em espírito e em verdade. (Um espírito não depende nem se
prende a nada material.)
2. Este é o tipo de adoração que DEUS espera de NÓS, HOJE, na dispensação da
Igreja ("a hora vem, e AGORA é")
3. Uma vez que isto nos diz respeito tão particularmente, estudaremos melhor,
um pouco mais na frente.
B. "ADORAÇÃO INÚTIL"...
1. Referida por Jesus em Mt 15:7-9
Hipócritas, bem profetizou Isaías a vosso respeito, dizendo: Este povo se
aproxima de mim com a sua boca e me honra com os seus lábios, mas o seu coração
está longe de mim. Mas, em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos
dos homens.
2. Este tipo de adoração resulta de:
- Seguir as tradições antigas e as modas atuais de homens e ignorar as ordens
de Deus.
- Adoração e louvor que não vêm totalmente "DO CORAÇÃO."
C. "ADORAÇÃO EM IGNORÂNCIA"
1. Referida por Paulo em At 17:22-23
E, estando Paulo no meio do Areópago, disse: Homens atenienses, em tudo vos
vejo um tanto supersticiosos; Porque, passando eu e vendo os vossos santuários,
achei também um altar em que estava escrito: AO DEUS DESCONHECIDO. Esse, pois,
que vós honrais, não o conhecendo, é o que eu vos anuncio
2. Esta é a adoração oferecida na ausência de um conhecimento da vontade de Deus
concernente a quem Ele é, e como deve ser adorado.
D. "ADORAÇÃO AUTO-IMPOSTA, SEGUNDO
NOSSA PRÓPRIA VONTADE"
1. Referida por Paulo em Cl 2:20-23
Se, pois, estais mortos com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos
carregam ainda de ordenanças, como se vivêsseis no mundo, tais como: Não
toques, não proves, não manuseies? As quais coisas todas perecem pelo uso,
segundo os preceitos e doutrinas dos homens; As quais têm, na verdade, alguma
aparência de sabedoria, em devoção voluntária, humildade, e em disciplina do
corpo, mas não são de valor algum senão para a
satisfação da carne. [Nota 3]
2. Esta adoração, proximamente alinhada com adoração EM VÃO:
- É o resultado de fazer o que NÓS pensamos que é bom ou que NÓS gostamos.
- Mas é abominada por Deus, conforme nos ensina com Nadabe
e Abiú.
[Não é QUALQUER tipo de adoração-bem-intencionada que
é aceitável por Deus, Ele só aceita UM tipo: A "VERDADEIRA ADORAÇÃO".
Temos que entender em que consiste! ...]:
A. CONFORME DEFINIDO POR JESUS...
1. "os verdadeiros adoradores adorarão ao Pai EM ESPÍRITO E EM
VERDADE;" - Jo 4:23 (acima)
2. Mas que significa a frase "em Espírito e em verdade"?
3. Note, primeiramente, o contraste salientado por Jesus -- cf. Jo 4:19-24 (acima)
a. Os judeus tinham estado adorando corretamente, ao irem a Jerusalém.
b. Mas agora estava chegando a hora em que o local (e tudo que é físico) não
mais seria importante (como o foi no VT).
4. Então está sendo feita uma diferenciação e um diametral contraste entre
adoração no VT e no NT!
a. De alguma forma, a adoração no VT não tinha sido
"em espírito e verdade."
b. Mas a adoração no NT seria! (em espírito e em verdade).
[O contraste ficará mais evidente ao definirmos o que
foi intencionado com "em espírito e em verdade."]
B. ADORANDO DEUS "EM ESPÍRITO"...
1. Alguns entendem que isto significa adorá-Lo com sinceridade do coração"
a. Mas isto não se encaixa com a idéia que Jesus está fazendo um contraste
entre adoração no VT e no NT;
b. Pois sinceridade era exigida no VT, em igual medida - Deu 6:4-7; Isa 1:10-18
Ouve, Israel, o SENHOR nosso Deus é o único SENHOR. Amarás, pois, o SENHOR teu
Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças. E
estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; E as ensinarás a
teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e
deitando-te e levantando-te.
Ouvi a palavra do SENHOR, vós poderosos de Sodoma; dai ouvidos à lei do nosso
Deus, ó povo de Gomorra. De que me serve a mim a multidão de vossos
sacrifícios, diz o SENHOR? Já estou farto dos holocaustos de carneiros, e da
gordura de animais cevados; nem me agrado de sangue de bezerros, nem de
cordeiros, nem de bodes. Quando vindes para comparecer perante mim, quem
requereu isto de vossas mãos, que viésseis a pisar os meus átrios? Não
continueis a trazer ofertas vãs; o incenso é para mim abominação, e as luas
novas, e os sábados, e a convocação das assembleias; não posso suportar
iniqüidade, nem mesmo a reunião solene. As vossas luas novas, e as vossas
solenidades, a minha alma as odeia; já me são pesadas; já estou cansado de as
sofrer. Por isso, quando estendeis as vossas mãos, escondo de vós os meus
olhos; e ainda que multipliqueis as vossas orações, não as ouvirei, porque as
vossas mãos estão cheias de sangue. Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade
de vossos atos de diante dos meus olhos; cessai de fazer mal. Aprendei a fazer
bem; procurai o que é justo; ajudai o oprimido; fazei justiça ao órfão; tratai da
causa das viúvas. Vinde então, e argüi- me, diz o SENHOR: ainda que os vossos
pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que
sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã
2. Uma interpretação melhor é que adoração em espírito
significa oferecer adoração que seja espiritual,
a. Em contraste com adoração que é física, carnal
b. Este contraste está em harmonia com o contexto:
1) Jesus começou por dizer "Deus é Espírito",
2) Portanto, a adoração a Deus tem que ser "espiritual", isto é, mais
adequada à Sua natureza.
c. Esta interpretação está em harmonia com aquilo que aprendemos em outras
passagens sobre o contraste entre adoração no VT e no NT:
1) De He 9:1-10 aprendemos que a adoração no VT consistia de ordenanças
CARNAIS, por exemplo:
a) Uma estrutura física (tabernáculo).
b) Roupas especiais para os sacerdotes
c) Candelabros
d) Queimar de incenso
e) Instrumentos de música
f) Sacrifícios de animais
-- tudo isto apela para os sentidos FÍSICOS.
2) Mas a adoração no NT é dirigida mais ao lado ESPIRITUAL do homem:
a) O templo de Deus é espiritual, é constituído dos salvos - 1Co 3:16; Ef
2:19-22
Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em
vós?
Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos
santos, e da família de Deus; Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos
profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina; No qual todo o
edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor. No qual também vós
juntamente sois edificados para morada de Deus em Espírito.
b) Todos os salvos são sacerdotes, oferecendo sacrifícios espirituais - 1 Pe 2:5,9; Rm 12:1; He 13:15
(5) Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio
santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus
Cristo. (9) Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o
povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das
trevas para a sua maravilhosa luz;
Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos
corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto
racional.
Portanto, ofereçamos sempre por ele a Deus sacrifício de louvor, isto é, o
fruto dos lábios que confessam o seu nome.
c) Nossas orações tomaram o lugar do suave incenso do VT - Ap
5:8
E, havendo tomado o livro, os quatro animais e os vinte e quatro anciãos
prostraram-se diante do Cordeiro, tendo todos eles harpas e salvas de ouro
cheias de incenso, que são as orações dos santos.
d) Nossa música é fazendo melodia com o CORAÇÃO - EF 5:19
Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração;
3) As ordenanças físicas do VT foram instituídas para durar até um "tempo
da correção" (o qual ocorreu com a chegada do Nova Aliança, o NT) - He
9:9-10
Que é uma alegoria para o tempo presente, em que se oferecem dons e sacrifícios
que, quanto à consciência, não podem aperfeiçoar aquele que faz o serviço; Consistindo
somente em comidas, e bebidas, e várias abluções e justificações da carne,
impostas até ao tempo da correção.
3. Portanto, "adorar em espírito" é oferecer adoração ESPIRITUAL como
ensinada no NT, e não a adoração FÍSICA como encontrada no VT.
C. ADORANDO DEUS "EM VERDADE"
1. Que significou o Senhor Jesus Cristo ao nos ordenar adorar "em
verdade"?
a. Adorar de acordo com os mandamentos de Deus (como é
tão freqüentemente interpretado)?
b. Obviamente que devemos adorar assim.
c. Mas, novamente, não há contraste com o que Deus esperava no VT - cf. Dt
5:32-33
Olhai, pois, que façais como vos mandou o SENHOR vosso Deus; não vos
desviareis, nem para a direita nem para a esquerda. Andareis em todo o caminho
que vos manda o SENHOR vosso Deus, para que vivais e bem vos suceda, e
prolongueis os dias na terra que haveis de possuir.
d. Jesus admitiu que os judeus estavam corretos ao
adorarem - Jn 4:22
Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem
dos judeus.
e. Portanto, o contraste que Ele significou não é entre adoração
"FALSA" e "VERDADEIRA".
2. O contraste é entre aquilo que é "VERDADEIRO" (ou real), e aquilo
que tinha sido uma "SOMBRA" apontando para o verdadeiro!
a. Muitos elementos da adoração do VT eram
simplesmente uma "sombra" ou "figura" do que estava por
vir. 1) O Tabernáculo foi um símbolo - He 9:8-9
Dando nisto a entender o Espírito Santo que ainda o caminho do santuário não
estava descoberto enquanto se conservava em pé o primeiro tabernáculo, Que é
uma alegoria para o tempo presente, em que se oferecem dons e sacrifícios que,
quanto à consciência, não podem aperfeiçoar aquele que faz o serviço;
2) Toda a Lei Cerimonial com seus modos de adoração foi somente um
"símbolo" daquilo que estava por vir - He 10:1
Porque tendo a lei a sombra dos bens futuros, e não a imagem exata das coisas,
nunca, pelos mesmos sacrifícios que continuamente se oferecem cada ano, pode
aperfeiçoar os que a eles se chegam.
b. Cristo está agora no VERDADEIRO tabernáculo (o céu) He 9:11-12,24
(11) Mas, vindo Cristo, o sumo sacerdote dos bens futuros, por um maior e mais
perfeito tabernáculo, não feito por mãos, isto é, não desta criação, (12) Nem
por sangue de bodes e bezerros, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez no
santuário, havendo efetuado uma eterna redenção.) (24) Porque Cristo não entrou
num santuário feito por mãos, figura do verdadeiro, porém no mesmo céu, para
agora comparecer por nós perante a face de Deus;
1) Portanto, deveríamos esperar que a adoração "em VERDADE" seja
diferente daquela "em SOMBRA".
2) E já vimos que este é o caso:
a) A adoração do VT, que não foi senão uma SOMBRA, foi FÍSICA na sua natureza.
b) Mas a adoração do NT, a qual Deus agora espera dos "verdadeiros
adoradores", é por VERDADEIRAS realidades (Deus é espírito, Cristo está no
céu), é ESPIRITUAL em natureza.
A. A ÚNICA MÚSICA ORDENADA NO NT FOI "VOCAL" (só
pela voz) ... [Hélio diria "principalmente vocal", mas vê
salmos no NT, portanto a suave harpa, harpa dedilhada. Ver "psallô" em Rm 15:9; 1Co
14:15; Ef 5:19; Cl 3:16; Tg 5:13. Ver "psalmos"
em 1Co 14:26; Ef 5:19; Cl 3:16.]
1. O exemplo de Jesus e Seus discípulos - Mt 26:30; Mt
14:26 ("..., TENDO-LOUVADO-CANTANDO- HINO {humnêsantes}")
2. O exemplo de Paulo e Silas - Ac
16:25 ("... orando ESTAVAM-LOUVANDO-CANTANDO-HINOS {HUMNOUN} A DEUS")
3. Outra referência He 2:12 -
"Louvar-te-ei-cantando-hinos {humnêsô}"
B. A MÚSICA NO NT ENFATIZAVA O "ESPIRITUAL" ...
1. Ef 5:19 - "LOUVANDO-ENSINANDO-JUNTO-À-HARPA {psallontes} ao Senhor com vosso coração"
a. (psallontes) - No VT isto implicava no
acompanhamento por instrumentos musicais como a harpa.
b. Mas note que agora (no NT) o instrumento é o coração, o NT não fala de
sequer um instrumento mecânico nesta dispensação da igreja!
c. Note o contraste entre o coração (ESPIRITUAL)
versus instrumentos mecânicos (FÍSICOS).
d. Uma vez que música é para ser oferecida "ao Senhor", é sumamente
importante que os reconheçamos como Santo e ofereçamos a Ele exatamente o que
Ele especificou (cf. Nadabe & Abiú)!
2. Cl 3:16 - "CANTANDO-LOUVOR-ENSINO {adontes} ao Senhor com graça em vosso coração."
a. Esta passagem é paralela a Ef 5:19
b. Note, novamente, que a ênfase é ESPIRITUAL "ao Senhor com graça em
vosso coração."
C. REVISE O CONTRASTE ENTRE A MÚSICA DO VT E DO NT...
1. Música do VT
a. A cargo de um coral especializado, poderíamos dizer
"profissional".
b. Acompanhado por vários instrumentos mecânicos.
c. ÊNFASE: Como soa ao ouvido "bem entendido em boa música" (apelo ao
lado FÍSICO do homem).
2. Música no NT
a. Cantada por toda a congregação ("falando [conjuntamente] um ao outro em
salmos e ...")
b. A melodia é feita no CORAÇÃO, não em instrumento artificial.
c. ÊNFASE: Como soa ao coração de Deus e, conseqüentemente, à alma, lado
ESPIRITUAL do homem.
[A música no NT, portanto, deve ser ESPIRITUAL em ênfase:
1. Cantada por toda congregação [Hélio&Nira
diriam "preferencialmente, usualmente, com maior valorização"]
2. Enfatizando não o soarmos "bem", mas sim o fazermos melodia
verdadeira ao Senhor, em nossos corações!
[Não estamos inventando nada novo, veja incontáveis citações e registros
históricos, como as da seção 4].
A. "INSTRUMENTOS TÊM SIDO UMA TRADIÇÃO DA IGREJA, DESDE
SUA FUNDAÇÃO"
1. Não realmente. A História indisputada mostra que só foram introduzidos
séculos depois.
2. Na maioria das "denominações", instrumentos só foram introduzidos
na virada dos séculos XVII- XVIII.
3. Mesmo se a tradição viesse do século II, se qualificaria como adoração EM
VÃO - Mt 15:9
B. "EU NÃO VEJO MAL EM USARMOS TODO TIPO DE INSTRUMENTO E MÚSICA"
1. Então sua adoração é EM IGNORÂNCIA - At 17:22-23
2. No sentido que você não está apercebido do tipo de adoração que Deus lhe
ordena.
C. "NÃO ME INTERESSA: EU GOSTO DE TODO TIPO DE INSTRUMENTO E MÚSICA
QUANDO EU CULTUO A DEUS"
1. Então sua adoração se tornou "SEGUNDO A SUA PRÓPRIA VONTADE" - Cl 2:20-23
2. E você já começou a adorar como Nadabe e Abiú
a. Oferecendo aquilo que VOCÊ gosta
b. Mas que é profano, pois Deus não o ordenou.
D. "MAS MUITOS INSTRUMENTOS (E OUTRAS
COISAS...) ESTÃO NO VT"
1. Também estão um monte de outros atos de adoração
"impostas até ao tempo da correção" - He 9:10
2. Este tempo chegou com Cristo, Deus espera Seu povo adore diferentemente - Jo
4:23-24
3. O fato que Deus possa ter ordenado algo no passado não significa que Ele
aprove seu uso agora (especialmente quando Ele tem revelado o que Ele AGORA
quer!). Você imola cordeiros, etc.?
4. Considere o pecado de Moisés
a. Primeiramente, Deus lhe disse para BATER na rocha e assim receber água - Ex
17:5-6
b. Depois, noutra ocasião, Deus lhe disse para FALAR à rocha - Nu 20:7-8
c. Mas Moisés bateu na rocha como antes, e assim pecou e perdeu seu direito de
entrar na terra prometida - Nu 20:9-12
5. Seu pecado? Não tratou Deus como Santo e fazendo EXATAMENTE E SÓ o que
ordenara para o PRESENTE!
a. Deus pode ter tolerado e até ordenado música de
vários tipos e com vários instrumentos, no VT.
b. Mas agora Ele ordena música VOCAL, no NT. [Hélio diria "principalmente
vocal", mas vê salmos no NT, portanto a suave harpa, harpa dedilhada.]
(Nenhum relato mostra instrumentos sendo usado em nenhuma
igreja, pelo menos as não heréticas, pelo menos até 300 DC!). (Melhor dizendo,
até 1300, certamente; talvez mesmo até 1400, falta-nos repesquisar
melhor).
Não chegamos ainda ao ponto de crer que de modo algum, em hipótese alguma,
instrumentos alguns podem ser usados no culto a Deus nas nossas igrejas.
(Cremos que as palavras "salmos" e "salmodiar",
usadas em relação a igrejas, implicam no
acompanhamento por harpa onde são dedilhados arpejos ou a melodia). Mas, para
que ponderemos gravemente no assunto instrumentos e seus usos, e os saibamos
melhor adequar à vontade de Deus, citaremos aqui o que grandes santos de Deus
relatam sobre o assunto:
Primeiramente, vejamos 7 entre as
muitas citações de alguns dos chamados "Pais da Igreja", os maiores
líderes das igrejas nos primeiros séculos, historiadores fielmente escrevendo
testemunhos oculares.
- MÁRTIR: "O simplesmente cantar não agrada crianças (os judeus), mas o
cantar acompanhados de instrumentos sem vida [artificiais], de danças e de
bater de palmas, lhes agrada [muito]. Por isto, o uso deste tipo de
instrumentos [artificiais] e de outras coisas agradáveis a crianças foi
removido das músicas das igrejas, e ficamos com o puro e singelo cantar [acapela]". (Justino Mártir, no ano 139 depois de
Cristo. Mártir nasceu em 100 DC, ao tempo que João escrevia o Apocalipse ).
- MÁRTIR: "O uso de música não foi recebido nas igrejas cristãs da maneira
que ela era entre os judeus, no estado infantil deles, mas somente [foi aceito
pelas igrejas] o uso do puro e desadornado cantar [com os puros lábios, acapela]." (Justino Mártir, 139 AD. Voltamos a ter
crianças entre nós, Nadabes teimosamente amantes de
modismos, outros de decibéis, outros de palmas, danças, ritmos).
- CLEMENTE: "Ademais, Rei Davi, o Harpista de quem falamos acima, nos
incitou à verdade e para longe dos ídolos. Tão distante estava [Davi] de cantar
os louvores de demônios, que estes foram postos em fuga por ele, com a
verdadeira música; e quando Saul estava possesso, Davi o curou meramente por
tocar a harpa [não é dito que Davi cantou]!. [Em contraste] O Senhor [como
supremo artífice] formou no homem um [o mais] lindo instrumento, que respira
[com vida], [criado] à Sua própria imagem. Seguramente Ele mesmo [o Cristo] é
um instrumento de Deus, totalmente harmônico, melodioso e santo, a sabedoria
acima deste mundo, a Palavra celestial" ... "Aquele que brotou de
Davi e todavia era antes dele, o Verbo de Deus, zombou
e desprezou a lira e a cítara, aqueles instrumentos sem vida. Pelo poder do
Espírito Santo, Ele dispôs em harmoniosa ordem este grande mundo e, sim, o
pequeno mundo do homem também, corpo e alma juntos; e nestes instrumentos de
muitas vozes do universo, Ele [o Cristo] faz música para Deus, e canta com o
acompanhamento do instrumento humano, 'Porque vós sois minha harpa e meu órgão
de flautas e meu templo.' [isto é uma aplicação de 2Co 6.16?]. Clemente de
Alexandria, 185 DC, "Readings" p. 62).
- CLEMENTE: "Deixai o órgão de flautas [ou gaita] para o pastor [de
cabras], a flauta para os homens que temem os deuses-demônios e se enfeitiçam
[usando-a] na adoração dos seus ídolos. Tais instrumentos musicais têm que ser
expulsos de nossas festas sem a suas asas, pois são
mais adequados para os animais brutos e para aquela classe de homens que é
menos capaz de raciocinar [espiritualmente]. O Espírito, para purificar a
liturgia divina de qualquer tal celebração sem controles, canta [no Salmo 150]:
[a] 'Louvai-O com o som da trombeta' --> porque, de
fato, ao som da trombeta os mortos ressuscitarão;
[b] 'Louvai-O com a harpa' --> porque, de fato, a língua é a harpa do
Senhor;
[c] 'e com o alaúde-saltério. Louvai-O' --> entendendo a boca como um
alaúde-saltério movido pelo Espírito, tal como o alaúde-saltério é movido pelo
plectro [a palheta, de marfim ou de ouro];
[d] 'louvai-O com o tamborim {*} e coral [que responde
em eco]' -->
- “tamborim”: alguns pesquisadores israelitas dizem que é possível que tais
tamborins foram instrumentos de cordas, com caixa ressonante parcialmente feita
com couro e com cordas feitas com tripas (de cordeiros). Ver http://... . Mesma
aplicação (b), acima;
- ‘coral [que responde em eco]’: a Igreja esperando pela ressurreição do corpo
na carne [a pele], [Igreja] que é o coral, [o corpo e] eco [de Cristo];
[e] 'louvai-O com instrumentos de cordas e com órgão,'
--> chamando nossos corpos um órgão e seus tendões cordas, porque deles o
corpo deriva seu movimento coordenado e, quando tocado pelo Espírito, produz
[os maravilhosos, inigualáveis, inimitáveis e insuplantáveis] tons humanos;
[f] 'louvai-O com címbalos sonoros; louvai-O com címbalos altissonantes' --> [címbalos
sonoros] significam a língua da boca a qual, com os movimentos dos lábios [címbalos altisonantes], canta as
palavras.
[g] Então Ele convoca a toda a humanidade 'Tudo quanto tem fôlego louve ao
Senhor', porque Ele reina sobre todo espírito que Ele tem feito. Na realidade,
o homem é um instrumento de arco [uma inigualável harpa] para a paz, mas estes
outros instrumentos, se alguém se focaliza demasiado neles, tornam-se
instrumentos de conflito, para inflamar as paixões. Os Etruscos, por exemplo,
usam a trombeta para guerra; os Arcadianos, a
corneta; os Siquels, a flauta; os Cretenses, a lira;
os Lacedonianos, o tubo de órgão [ou gaita]; os Trácios, o clarim; os Egípcios, o tambor; e os Árabes, o címbalo. Mas, quanto a nós, fazemos uso de somente um
instrumento: somente a Palavra [cantada] de paz pela qual adoramos Deus, não
mais com as anteriores harpa ou trombeta ou tambor ou flauta, as quais aqueles
[pagãos] treinados para a guerra usam." (Clemente de Alexandria, 190AD,
"The instructor, Fathers of the
church", p. 130).
- EUSÉBIO: (admirável historiador, chamado "O Pai da História da
Igreja"): "Antigamente, no tempo em que aqueles da circuncisão
estavam adorando com símbolos e tipos, não era inapropriado elevar hinos a Deus
[acompanhados] com o saltério e a cítara, e fazê-lo
nos dias de sábado... [Hoje, porém] nós [os cristãos] oferecemos nossos hinos
com um saltério vivo e uma cítara viva, e com cânticos espirituais. As vozes
dos cristãos, em uníssono, são mais aceitáveis a Deus do que qualquer
instrumento musical. É de acordo com isto que, em TODAS as
igrejas de Deus, unidas em alma e atitude, com um só pensar e em concordância
de fé e piedade, nós enviamos ao céu uma melodia em uníssono, com as PALAVRAS
dos Salmos [sem instrumentos]." (Eusébio, 260-340 DC).
- AGOSTINHO: "... instrumentos musicais não eram
usados. A gaita, o tamborim, e a harpa são aqui [neste mundo] tão intimamente associados com os sensuais cultos pagãos, como também com as
orgias desenfreadas e com as performances imorais dos circos e teatros, que é
fácil entender os [justificados] preconceitos contra o uso deles [os
instrumentos] na adoração." (Agostinho 354 D.C., descrevendo o cantar [na
igreja] de Alexandria, sob Atanásio). POR QUE SERÁ QUE, HOJE, ALGUNS DOS NOSSOS
IRMÃOS MAIS AMADOS DE MODO ALGUM ADMITEM IMITAR O APÓSTOLO PAULO EM 1CO 8:13:
"PELO QUE, SE O MANJAR ESCANDALIZAR A MEU IRMÃO, NUNCA MAIS COMEREI CARNE,
PARA QUE MEU IRMÃO NÃO SE ESCANDALIZE" ? POR QUE? QUEM PODE JUSTIFICAR?
- CRISÓSTOMO: "Davi antigamente cantava canções, hoje nós também cantamos
hinos. Ele tinha uma lira com cordas sem vida, a igreja tem uma lira com cordas
vivas. Nossas línguas são as cordas da lira, tendo um som realmente diferente mas muito mais de acordo com a devoção. Aqui não há
necessidade de cítara, ou de cordas esticadas, ou de plectro [palhetinha de ouro ou marfim, para tanger cordas], ou de
arte, ou de nenhum instrumento; mas, se você quiser,
você mesmo pode se tornar uma cítara, mortificando os membros da carne e
fazendo uma completa harmonia entre a mente e o corpo. Porque,
quando a carne não mais cobiça contra o Espírito, mas tem se submetido às suas
ordens e tem sido profundamente levada no caminho melhor e mais admirável,
então você criará uma melodia espiritual." (Crisóstomo,
"Exposition of Psalms 41", escrito em 381-398 DC, Source Readings in Music History, ed. O. Strunk, W. W. Norton and Co.: New York, 1950, pg. 70. Crisóstomo viveu em 347-407
DC).
Vejamos, agora, em ordem cronológica, uma amostra de 9 citações entre as muitas dúzias, talvez centenas, que
temos disponíveis, dos mais respeitados eruditos e historiadores cristãos,
sobre a música no culto a Deus.
- AQUINAS: "Nossa igreja [isto é, o cristianismo, da origem até este nosso
século XIII] de modo algum usa instrumentos musicais (tais como harpas e
saltérios) para louvar a Deus, para que não pareça [ou ocorra] que ela judaízou-se." (Thomas Aquinas,
[1225-1274 DC], Bingham's Antiquities,
Vol. 3, pág. 137).
- ERASMO: "Temos [recentemente] trazido para dentro das nossas igrejas
certa música teatral e de ópera; um tal confuso e desordenado conflito de
algumas palavras [palavras lutando contra sons de instrumentos e contra palavras
diferentes] como eu dificilmente penso que existiu mesmo em qualquer dos
teatros [dos pagãos] Gregos ou Romanos. As igrejas [catedrais católicas]
estrondam com o barulho das trombetas, dos órgãos [gaitas de fole] [NOTA 4] e dulcímeros; e as vozes humanas [da congregação] lutam para
se fazer ouvir por debaixo deles. Os homens correm para as igrejas como se
fossem para os teatros, para terem seus ouvidos excitados. E, com esta
finalidade, fabricantes de órgãos são contratados com grandes salários, e muitos
rapazes desperdiçam todo o seu tempo aprendendo estes tons zoantes."
(Erasmo, 1466-1536 DC, Commentary on
1Co 14:19).
- LUTERO: "O órgão (!) na adoração é a insígnia [o emblema simbólico] de
Baal. ... Os Católicos Romanos o tomaram emprestado dos judeus." (Martinho
Lutero, Mcclintock & Strong's Encyclopedia
Volume VI, pajé 762).
- CALVINO: "Instrumentos musicais celebrando os louvores a Deus seriam não
mais adequados do que o queimar de incenso, o acender de candeeiros, e a
restauração de outras sombras da Lei. Os Papistas, portanto, têm imbecilmente
tomado isto emprestado, como também muitas outras coisas, dos judeus. Homens
que são afeiçoados à pompa externa podem se deleitar naquela barulheira; mas a
simplicidade que Deus nos recomenda pelos apóstolos é muito
mais agradável a Ele. Paulo nos permite abençoar Deus na reunião pública dos
santos, somente em uma língua conhecida (1Co 14:16).
Que iremos então dizer do canto de coros que enche os ouvidos com nada mais que
um som vazio [vazio porque é atrapalhado pela zoeira dos instrumentos]?" (João Calvino, Commentary on Psalms 33)
- WESLEY: "Não tenho nenhuma objeção ao uso de instrumentos de música em
nossa adoração, uma vez que eles não sejam vistos nem ouvidos." (João
Wesley, fundador do Metodismo, citado em Adam Clarke's
Commentary, Vol. 4, p. 685)
- FULLER: "A história da igreja durante os três primeiros séculos fornece
muitos exemplos de cristãos primitivos se enlevando em cantar, mas (que eu
possa me lembrar) nenhuma menção é feita de instrumentos. (Se minha memória não
me engana), este [uso de instrumentos] originou-se na Idade das Trevas, [o
apogeu] do Papado, quando quase que toda outra superstição foi introduzida. Hoje, [instrumentos] são mais usados onde o menor dos respeitos é
dado à simplicidade primitiva." (André Fuller,
batista, "Complete works of Andre Fuller", Vol 3, P. 520,
1843).
- SPURGEON: "Louvai ao Senhor com a harpa. Israel estava na escola
[primária] e usava coisas infantis para ajudá-la a aprender; mas nestes dias
quando Jesus nos dá [sólido e maduro] alimento espiritual, pode-se fazer
melodia sem instrumentos [mesmo os] de corda e de sopro. Não temos necessidade
deles. Eles impediriam ao invés de ajudar nosso louvor. Cantai a Ele. Esta é a
mais doce e melhor música. Nenhum instrumento é como a voz
humana." (Comentário sobre Salmo 42:4). "Davi parece ter tido
uma recordação particularmente terna do cantar [simples] dos peregrinos, e
seguramente esta é a mais deliciosa parte da adoração e que chega mais próximo
da adoração no céu. Que degradação suplantar o cantar inteligível de toda a
congregação pela beleza teatral de um quarteto [não estamos certos se Spurgeon se refere a cantores ou rabecas], foles, e gaita
de fole! Tanto podemos [inutilmente] orar mecanicamente como
[inutilmente] louvar por maquinários [instrumentos e equipamentos]."
(Charles H. Spurgeon, Commentary
on Psalm 42. Spurgeon pregou para 20.000 pessoas cada domingo, por 20
anos, no Tabernáculo Batista Metropolitano, em Londres, antes do uso da
eletricidade e microfones, e jamais foram instrumentos de música mecânicos
usados nos cultos. Quando lhe perguntaram a razão, citou 1Co 14:15 ["Que
farei, pois? Orarei com o espírito, mas também orarei com o entendimento;
cantarei com o espírito, mas também cantarei com o entendimento"] e então
declarou: "Eu tão cedo oraria a Deus com maquinário quanto cantaria a Deus
com maquinário."]
- FINNEY: "Os cristãos iniciais recusaram a ter nada a ver com
instrumentos musicais, os quais [sabiam que] eles poderiam ter herdado do
antigo mundo [pagão]." (Teodoro Finney, A History
of Music, 1947, p. 43)
- LANG: "Todas as nossas fontes [livros] lidam amplamente com a música
vocal na igreja, mas se resguardam de mencionar quaisquer outras manifestações
da arte musical [na igreja]. ... O desenvolvimento da música
Ocidental foi decisivamente influenciado pela exclusão de instrumentos musicais
da igreja cristã inicial." - Paul Henry Lang, Music
In Western Civilization, pp. 53,54.
- LEICHTENTRITT: "No entanto, na Igreja Cristã inicial, só o cantar era
permitido, não o tocar de instrumentos." - Hugo, Music,
History And Ideas, p. 34
- NAUMAN: "Não pode haver nenhuma dúvida de que, originalmente, em todos
os locais, a música do culto a Deus foi inteiramente de natureza vocal." -
Emil Nauman, The History Of Music, Vol. 1, p. 177
- RITTER: "Não temos conhecimento real do caráter exato da música que
formava uma parte da devoção religiosa das primeiras congregações cristãs. No entanto, [sabemos que] ela foi puramente vocal." -
Dr. Frederick Louis Ritter, History
Of Music From The Christian Era To The Present Time, p. 28
- COLEMAN: "Tanto os judeus nos seus cultos no templo, como os gregos em
sua adoração aos ídolos, tinham o costume de cantar com o acompanhamento de
instrumentos musicais. Os convertidos ao cristianismo têm que ter sido
familiares com este modo de cantar ... Mas é
geralmente admitido que os primeiros cristãos não empregavam
nenhum instrumento musical nos seus cultos." -- Lyman
Coleman (Presbiteriano), The Apostolic
And Primitive Church, pp. 368-369.
[Talvez lhe pareça estranho que a música fosse inteiramente vocal na igreja
inicial, quando instrumentos musicais eram tão comuns na adoração dos judeus e
dos gentios. Mas não quando você relembrar que a adoração no Novo Testamento
devia ser espiritual em sua ênfase.]
- ROMA: "... os primeiros crentes eram de uma
fibra demasiadamente espiritual para substituírem a voz humana por instrumentos
sem vida, ou [mesmo] para usar [aqueles instrumentos] como acompanhantes [da
voz humana]." -- Catholic Encyclopedia
- CAVARNOS: "Na igreja bizantina, a execução de música por instrumentos,
ou mesmo o acompanhamento de cânticos sacros por instrumentos, era proibida
pelos Pais [os líderes religiosos] do Oriente [as regiões ao redor e incluíndo a Grécia], como sendo incompatíveis com o caráter
espiritual, solene e puro da religião de Cristo." -- Constantine
Cavarnos [Grego Ortodoxo], Bysantine
Sacred Music
- CLARKE: "A música, como uma ciência, eu estimo e admiro: mas os
instrumentos de música na casa de Deus, eu abomino e aborreço. Eles são o abusar da música [o transgredir da música de louvor a
Deus]; e eu aqui registro meu protesto contra todas tais corruções
na adoração do Autor do Cristianismo." - ADAM CLARKE (comentarista
Metodista).
[Por que estes homens objetam tão fortemente contra instrumentos musicais na
adoração da igreja? Porque têm compreendido, apropriadamente, que:
1. [Tais instrumentos] eram uma extrapolação [indevida, pelos judaizantes] da
adoração judaica;
2. Como tal, [os usos de tais instrumentos, nos cultos] estavam em desarmonia
com a natureza ESPIRITUAL da adoração do NT; e
3. [Os usos de tais instrumentos, nos cultos] se encaixavam bem na Lei Antiga
com suas "sombras", não com a VERDADEIRA adoração do NT.
. Falta ser escrita. Você quer coautorar
conosco este pequeno estudo, escrevendo uma conclusão? Pode ser resumo
[optativo] e exortação. E podemos modificar [muitas] redações acima, a seu pedido.
NIRA PREPARAR UMA FITA COM:
- (SALMO = "acompanhado por HARPA, e com estilo do livro dos Salmos")
CC-046 "Eu perdido pecador". 1a estrofe alegre, bem alto, e forte,
dedilhando harpa (não toque os acordes de uma só vez, e sim harpejando. Talvez
fique melhor só a melodia?)... ESPAÇO. 2a estrofe doce, algo mais lento, suavemente,
só instrumental (ninguém cantará), dedilhando só a harpa, só a melodia...
ESPAÇO. Pequeno trecho (1 linha?) tocado com extrema
carnalidade, por vários e maus instrumentos, como por escola de sambão, ou bandinha rock pauleira,
ou lambada.
- (CANTO GREGORIANO) CC-580 "Vem, Visita a Tua Igreja". 1a. estrofe, suavemente, dedilhando
a harpa (não toque os acordes de uma só vez, e sim harpejando. Talvez fique
melhor só a melodia?)
- (HINO = "PALAVRAS de LOUVOR") CC-135 "Louvamos-Te ó
Deus". 1a. estrofe
suavemente, dedilhando a harpa (não toque os acordes de uma só vez, e sim
harpejando. Talvez fique melhor só a melodia?)... ESPAÇO. Primeiro compasso da 2a. estrofe, forte e
imponentemente, algo mais rápido, para seguirmos cantando acapela...
- O infeliz "salmo brasileiro": gravar só o final: "Louvai a
Deus com o som da cuíca, Louvai-O com o reco- reco,
com tamborim, xiquexique e o cavaco, Com a nossa ginga, nossa voz e nosso
samba. {{Louvai a Deus ao som da cuíca, Louvai-O com o reco-reco, Com agogô,
com o surdo e o pandeiro. Louvai a Deus com o samba brasileiro}}"
- (CÂNTICO = VERSÍCULOS) "Se confessarmos os nossos pecados". (1Jo 1:9), suavemente, dedilhando a harpa (não toque os
acordes de uma só vez, e sim harpejando. Talvez fique melhor só a melodia?)...
- O infeliz "Celebrai com júbilo ao Senhor" estilo banda de rock
pesado, com bateria, pratos, sincopados, etc. Basta a introdução ("Á, á,
á, á, ... Oba, oba, oba, oba, oba") e as 3
primeiras linhas "Celebrai com júbilo ao Senhor, Todos os moradores da
terra, Servi ..."
NOTAS:
[1a. NOTA] Mt 26:30; Mc 14:26: A tradição judaica era, após a ceia pascal, se
cantar uma seleção de versos dos Salmos de Hallel (louvor), especialmente de
entre Sl 116 a 118.
[2a. NOTA] Ef 5:18-19: - "não vos
embriagueis" {mê methuskesthe}
é entendido como "parai de vos embriagar" (implica que os Efésios se
enchiam de ...; - "vinho" {oinô} é
entendido como qualquer derivado da uva: suco puro e fresco, suco em conserva,
vinagre e, principalmente, vinhos com vários teores alcoólicos; -
"enchei-vos {plêrousthe} com o Espírito" é
entendido como "deixai-vos ser continuamente enchidos com o
Espírito";
[3a. NOTA] Cl 2:20-23: "Devoção voluntariosa" inclui ascetismo, santarranismo e exageros contrários ao NT.
[4a. NOTA] Com sua enorme potência, alguns instrumentos deslumbram os imaturos
e mundanos, mas ofuscam as vozes humanas.
Recomendamos o link http://www.monergismo.com/textos/liturgia/os_instrumentos_musicais_schwertley.pdf
. O autor defende bastante bem que a música das igrejas do Novo Testamento tem
que ser somente com vozes humanas, sem nenhum instrumento musical acompanhante.
Embora ainda não tenhamos chegado totalmente a esta posição, é interessante
lermos os argumentos bíblicos e práticos do autor, e pelo menos reforçaremos
nossas convicções quanto ao erro e perigo de certos usos de certos
instrumentos, tocados de certas maneiras tão usuais hoje.
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Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.