(1890-1944):
Aimee Semple Mc Pherson foi a indiscutível fundadora da "International Church
of Foursquare Gospel", que no Brasil, é chamada de "Igreja do
Evangelho Quadrangular".O livro americano "The Dictionary of
Pentecostal and Charismatic Movements", a chama de "The most proeminent
woman leader the Pentecostalism has produced to date". Em bom português, o
livro a chama "a mais proeminente líder feminina, que o pentecostalismo produziu
até hoje".
Se Aimee Semple Mc Pherson, foi uma proeminência, um fenômeno religioso, isto
nem o mais ateu dos homens, pode discutir. Do nada, ela fundou um Igreja/seita,
com milhões de seguidores.
A sua vida religiosa começou quando ela acompanhou o seu marido numa viagem
missionária até a China. Neste país, o seu marido adoeceu. Morreu logo à
seguir. A jovem viúva retornou para os USA. Nenhuma pessoa imaginaria o que
viria a seguir.
Logo depois de voltar, ela se casaria com Harold Stewart Mc Pherson, era 1911.
Este segundo casamento, foi um fracasso do começo ao fim. Aimee Mc Pherson, era
histérica, nervosa, negligente, preguiçosa. Além de tudo, traiu o seu infeliz
marido. Nenhum de seus biógrafos sabe quantas dezenas de amantes Aimee teve,
enquanto o pobre Harold sofria. Ele, finalmente, pediu divórcio em 1921 (Ver o
livro de Eve Simson, The Faith Healer, página 36).
Em maio de 1926, Aimee Mc Pherson deu para sumir por uns tempos. No mês
seguinte, ela reapareceu no México, inventando uma fábula, de que teria sido
seqüestrada. Na verdade, toda a fábula era para evitar que percebessem que ela
havia tido uma tórrida paixão, com muito sexo, com um homem casado, chamado Kenneth
Ormiston. O casal, já havia sido visto antes, numa viagem conjunta à Europa (Sobre
esta parte da vida de Aimee, ver os livros "The Vanishing Evangelist"
, do autor Lately Thomas). Uma recepcionista de uma loja mostrou que Aimee
e seu amante estavam na cidade de Karmel, Califórnia. Aimee tinha-relações-sexuais-com
[Hélio usou este termo ao invés do de Dalton, impróprio para um site cristão] o
seu amante, ao tempo em que depois inventou à imprensa que estava seqüestrada.
Várias outras testemunhas mostraram terem visto as aventuras de Aimee. Enquanto
isto, Aimee ia tendo cada vez mais seguidores.
Um ano depois deste escândalo, Aimee começou a enrolar os seus cabelos, a usar
jóias, peles caras, usar vestidos curtos. Igualmente, bebia muito e em público,
dançava, aproveitava a vida. Anos antes ela pregava contra tudo isto,
garantindo o fogo do inferno a quem tivesse tais pecados. Agora, praticava aos
montes estes terríveis pecados (ver o livro "Least of all saints". Autor:Robert
Barh).
Em 1931, Aimee casou pela terceira vez. Desta vez o imbecil marido, se chamava
David Hutton. De novo, veio divórcio desta vez em 1934. Menos de três anos de
infeliz união. Aimee casou já tendo tido um harém de homens. E virou ex- esposa
de novo.
No livro, já citado, de Robert Barh, há uma foto de Aimee, com alguns de seus
seguidores. Ela aparece caída de bêbada, no chão. Os seguidores, se acham
"batizados no Espírito Santo".E também no chão.
O livro "Sister Aimee", página 221, do autor Epstein, mostra as
pregações religiosas de Aimee. Diante de grandes multidões, ela pregava: "As
suas desgraças serão destruídas. As suas doenças serão todas curadas. Basta
apenas vocês acreditarem. Onde estiver o Espírito de Deus, ali estará a Sua
cura."
Aimee anunciava que a cura era parte do evangelho. Bastava ter muita fé e dar
dinheiro à sua Igreja/seita. Para se ter acesso à sessões de cura espiritual de
Aimee, os crentes tinham que comprar um cartão e ficar ali, na fila de curas de
Aimee.
O livro "The Healing Question", do autor Arno Clemens Gaebelein,
publicado em New York em 1925, editora Our Hope Publications, página 93, mostra
um caso triste, envolvendo Aimee Mc Pherson. O autor descreve o que viu:
"Uma jovem garota, usava um par de óculos. Uma das lentes era
totalmente preta. Eu percebi que a menina era totalmente cega de um olho e
quase cega do outro. Eu observei tudo o que ocorreu, sentado, bem perto de todo
o ocorrido. Enquanto orações eram feitas para ela, a jovem menina, que parecia
ter em torno de 11 anos de idade, chorou e contorceu-se toda. Em sua vontade de
se curar, ela fazia todos os esforços, para ser curada. Ela deixou o altar e
houve um clamor público, iniciado por um dos obreiros presentes, de que ela
teria sido curada. Ela gesticulou, dando a impressão de que tinha sido curada.
Uma hora depois, quando o culto pentecostal acabara, eu vi um grupo de mulheres
agrupadas. De longe, naquele grupo, percebi a presença da garota
"curada". Mandei minha esposa ver o que era e falar com a garota
"curada", caso fosse necessário. Ela achou a garota supostamente
"curada", caída no chão, chorando copiosamente, com as esperanças
destruídas e o coração partido. Sua decepção era completa. Assim como a sua
desilusão. A melhora da visão, que havia supostamente tido, no altar, tinha
sumido totalmente".*
*Nota do autor: A tradução acima, é minha. Traduzido, de autor já falecido.
Direito autoral já público.
O autor Robert Barh, no livro "The Least of All Saints", diz muito
bem a respeito dos últimos anos de vida de Aimee. Aimee ia aos poucos se
viciando em drogas. Sua paixão por barbitúricos, se completava ao seu amor por
homens na cama.
Amores à parte, ela tinha uma mãe. Ela se chamava Mildred (Minnie) Kennedy. A
mãe ajudava a filha no milionário negócio evangélico. O "Angelus Temple"
de Aimee era uma supermina de ouro em dinheiro. De fato, dividiam mãe e filha o
dinheiro arrecadado dos fiéis. Tanto dinheiro, que deu numa sucessão de brigas
horríveis, entre mãe e filha. Já em 1927, Aimee demitiu sua mãe do cargo que
exercia na Igreja do Evangelho Quadrangular. Depois, por um curto período de
tempo, Mildred voltou à administrar coisas na Igreja/seita, pois a filha havia
feito uma série enorme de investimentos fracassados. Uma briga entre mãe e
filha, teve como resultado Aimee quebrar o nariz da mãe com um forte soco (Ver
página 296, da obra de Robert Barh, já citada).
A ligação de mãe e filha terminava. O dinheiro e os escândalos de Aimee
não. Em 1937, Mildred, apoiada pela neta Roberta, decidiu processar a filha Aimee.
Não era a questão do nariz quebrado. O dinheiro era de novo o centro do
processo. Aimee ganhou a questão.
Se Aimee ganhava cada vez mais dinheiro, com seu imenso e crescente
império religioso, não ganhava paz de espírito. Cada vez mais, se entregava às
drogas. Morreu de overdose de drogas em 1944. Deixou para a mãe a
quantia de dez dólares, dizendo que caso ela contestasse isto, então não
receberia nada (Ver a obra de Robert Barh, página 282).
Dalton Catunda Rocha
Nota de Hélio: esta matéria foi escrita por Dalton Catunda Rocha, de Forteleza, que parece-me não nascido de novo (oremos que Deus, na Sua misericórdia, o chame poderosamente, ele se arrependa e creia, e seja salvo). No entanto, todas as suas denúncias contra coisas horripilantes dos pentecostais e neopentecostais são verdadeiras e comprovadas. A matéria é um resumo de 3 artigos do Pr. David Cloud ("The Strange History Of Pentcostalism", http://wayoflife.org/fbns/strange1.htm ), que é respeitadíssimo pela seriedade e é extremamente cuidadoso em reunir provas irrefutáveis, muito bem documentadas.
Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em BibliaLTT.org, com ou sem notas).
(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)
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Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.