Grandes Vultos Batistas - Daniel Merrill









Em 13 de maio de 1805, todos os membros de um grupo congregacional, pedem o batismo bíblico e é organizada em igreja Batista.



O Reverendo Daniel Merrill nasceu em 1765 em Rowley, Massachusetts. Confessou salvação na pessoa bendita de Cristo aos treze anos de idade e logo depois foi chamado por Deus para a obra do Ministério da Pregação, antes de atender ao seu chamado, ele lutou na guerra revolucionária de 1781 e 1783. Portanto aos dezesseis anos, ele pegou em armas e lutou bravamente em prol da liberdade da sua nação. Terminado a guerra Daniel imediatamente começou a preparar-se para o Ministério da Pregação. Assim sendo veio a colar grau na faculdade de Dartmouth em 1789. Vindo a proferir sua primeira mensagem pública em 1791 ele pregou sua primeira mensagem pública em Sedgwick, Maine, vindo a iniciar um avivamento, que teve continuidade por algum tempo. Nos dezoito meses seguintes a esse evento Daniel Merrill, tornos se missionário itinerante viajando de localidade em localidade pregando a palavra de Deus.

Sendo chamado para assumir o pastorada da Igreja recém-formada em igreja congregacional em Sedgwick, assumindo o ministério deste grupo e o fez desenvolver nos anos seguintes. A Igreja Congregacional em Sedgwick, Maine, durante os doze anos inicias do Ministério do Reverendo Daniel Merrill tornou-se uma das maiores igrejas da denominação no estado. No entanto, quando vários dos seus alunos ministeriais tornar-se Batistas, o Rev. Daniel Merrill, determinado reanalisar a questão do batismo e escrever um livro sobre o assunto que iria proteger sua denominação contra essas perdas, e o mesmo volume seria inestimável para muitos na refutação, do que ele considerava uma heresia, ensinada pelos batistas. Passou mais de dois anos de estudando profunda e radicalmente as Escrituras, ele chegou a conclusão de que a Bíblia não o apoiava sua posição pessoal e de sua denominação em relação a pratica do batismo por aspersão. O assunto veio à tona quando um grupo de crianças se apresentaram para serem aspergidas e o pastor já não poderia de boa consciência realizar o rito. Durante vários meses, Daniel Merrill, passou por um processo continuo e agonizante em seu coração, por não suportar a carga de ser chamado de batista como declarou na sentença que segue, “não posso suportar a ideia de ser chamado de "Batista". Em 28 de fevereiro de 1805, após uma série de sermões sobre o modo bíblico do batismo, a Congregação votou por unanimidade para pedir um Conselho de Ministros Batista para administrar a imersão do novo testamento, para constituir-lhes como uma Igreja Batista e para ordenar Daniel Merrill como seu pastor. Quase todos os membros foram batizados em 13 de maio de 1805, e dezenove restantes foram batizados no dia seguinte. Vindo assim a ser organizada em uma igreja batista. A Igreja continuou a crescer e permaneceu como uma das maiores igrejas em Maine por muitos anos.

Durante esse tempo o pastor Daniel Merrill continuou a servir como um evangelista, ensinou muitos estudantes em sua casa e serviu na Assembleia Legislativa do estado de Massachusetts de 1812 a 1814. Em 1810,Daneil Merrill, juntamente com mais quatro irmãos, pediu autorização ao estado para iniciar uma instituição educacional, com o propósito educar outros com uma doutrina Batista. Embora tenha havido oposição significativa por um tempo, a faculdade Waterville finalmente foi licenciada, em 1813. Hoje é conhecida como Faculdade de Colby.

A primeira esposa de Merrill morreu pouco depois de seu casamento e Daniel Merrill casou-se com Susanna Gale em 1794. Tiveram treze filhos, tornando-se dois pastores. Thomas Merrill foi um pastor batista pioneiro em Michigan e fundou a Faculdade de Kalamazo, Considerando que seu irmão, Moisés, foi para Nebraska como o primeiro missionário Batista em Nebraska. Daniel Merrill é listado como um patriota Filhos da Revolução Americana e está enterrado no cemitério Rural de Sedgwick.

Adaptado a partir de várias fontes, inclusive: Wikipedia, site de eggmoggin Igreja Batista, e Dr. Dale R. Hart que adaptou de: Este dia na história Batista, vol. Eu: Cummins / Thompson /, PP. 195-196

Tradução: Willams Santos Adaptação: Anízio Gomes



Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.