MARTINHO LUTERO

 

    Em primeiro lugar, Lutero foi um católico insatisfeito que, depois de não aguentar os absurdos da denominação, viu que tinham de parar por alí. Isso quer dizer que: Os próprios católicos sentiram a necessidade de Mudança  ! Como o Sr. Lutero não conseguiu mudar os absurdos, teve que separar as Igrejas de sua região (Germania) e se fez uma espécie de papa para com os fiés; além disso, era um bêbado, ditador e insensato. Este homem fez com que milhares de Anabatistas(povo cristão separado de Roma da doutrina primitiva da denominação Batista dos dias atuais) fossem assassinados, isto porque imaginavam que naquela região, estariam livres dos absurdos de Roma, mas como Lutero uniu sua nova Igreja (Luterana) ao Estado (Germania), os anabatistas viram que seria uma nova Roma e não se submeteram aos desejos de Lutero. Saibamos mais sobre este homem, que apesar de tudo, foi muito importante para o Evangelho em si.
    Monge católico que viveu em época de grande inquietação: "Descobrimento das Américas"; imperadores, reis, generais, papas brigavam entre si, para tentar moldar a Europa Moderna; invenção da Imprensa, Iluminismo etc.; A Igreja Católica detinha a supremacia espiritual, cultural e política, e as tentativas de Reforma de uma Igreja corrompida foram esmagadas levando os "reformistas" à Inquisição.
    Martinho Lutero nasceu em 10 de novembro de 1483 [ano], na Alemanha, na vila de Eisleben, filho de um minerador de prata de classe média; teve a infância com grandes privações que o marcaram profundamente. Com 14 [quatorze] anos enviaram-no para estudar com "Os Irmãos da Vida Comum" (ordem religiosa - espécie de Mosteiro); ficou pouco tempo na Ordem pois uma enfermidade o obrigou a voltar para casa. Aos 18 (dezoito) anos, em 1501 [ano], seu pai desejando torná-lo um jurista o encaminha para a Universidade de Erfurt. Lá adquiriu um grande conhecimento de gramática, lógica, metafísica e música. Mas não se resumem a estes seus estudos. Interessou-se pela Teologia escolástica (Teologia elaborada nas recém fundadas Universidades da época) que afirmavam que DEUS não haveria de negar Sua Graça ao homem que fizesse tudo quanto estivesse em seu poder para recebê-la. Em 1502 [ano] colou grau de bacharel e em fevereiro de 1505 [ano] recebeu o título de Mestre em Artes; desde então poderia dar aulas.
    Lutero buscava refúgio à Virgem e aos santos; na Páscoa de 1503 [ano] feriu-se gravemente, e depois orgulhoso confessou: "Teria morrido apoiando-se na imagem de Maria". O fato decisivo que o levou aos 22 (vinte e dois) anos a ingressar na manhã de 18 de julho 1505 [ano], no "Convento dos Eremitas Agostinianos" foi uma tempestade em sua consciência, ao perceber sua fragilidade o mesmo clamou: "Eu, Martinho Lutero, como serei salvo? Como Poderei verdadeiramente satisfazer ao SENHOR, merecer a tua Graça?" Assim, Lutero invocando Santa Ana fez promessa de ser Monge.
     Em 1507 [ano] foi ordenado sacerdote na Catedral de Santa Maria; mas no centro de seu pensamento gravita DEUS; o DEUS de Majestade; o DEUS que tem seu trono no Céu distante; o DEUS da Lei; o Juiz; o Vivo; o Santíssimo; o SENHOR que não gosta do pecado. Lutero, na tentativa de tornar-se justo, descreve-se: "Toda a minha vida não era mais que jejum, vigílias, orações, e suores... Se tivesse durado um pouco mais, ter-me-ia martirizado até a morte por meio de vigílias, rezas, leituras e outras espécies de trabalhos".

 

NO CAMINHO DA REFORMA

    Em 1511 [ano], ocorreu um fato que mudaria para sempre sua vida: o superior do Convento o ordenou a tornar-se Doutor em Teologia para dar aulas no mesmo; a princípio não aceitou mas não resistiu por muito tempo. Em 19 de outubro de 1512 [ano] obteve grau de doutor em Teologia. Abandonando o método de interpretação alegórico da época (o escolástico), passou a apoiar-se nos comentários de Agostinho de Hipona (395-430) que detinha como expoente que "a salvação do homem NÃO decorre de realizações próprias, mas da misericórdia de DEUS". Baseou-se então em Romanos 01:17 e o mesmo exclamou: "Noite e dia eu ponderei até que vi a conexão entre a justiça de DEUS e a afirmação de que o justo viverá da Fé... toda a Escritura teve um novo significado... esta mensagem de Paulo se tornou para mim um portão para o Céu".
    Lutero também foi pastor da Igreja da cidade de Wittemberg e começou a pregar a sua Fé recém descoberta para tal congregação. Ao mesmo tempo, um Monge chamado Tetzel estava vendendo indulgências para levantar dinheiro para a Catedral de São Pedro, em Roma. As indulgências eram cartas de absolvição que garantiam o perdão dos pecados, você dava uma quantia em dinheiro ou bens como casa, terras, etc. e não teria pecados nenhum. Dizia Tetzel: "Não vale a pena atormentar-te: Podes resgatar teus Pecados com Dinheiro! Pagando, podes escapar dos sofrimentos do Purgatório e aliviar os dos outros!" E tudo isso, embalado com um cântico: "A Alma sai do Purgatório no Preciso Momento que a Moeda Ressoa na Caixa". Para Lutero, isso era uma perversão do Evangelho do NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.
    Em 31 de outubro de 1517 ele afixou na porta da Igreja do Castelo, em Wittenberg, as 95 [noventa e cinco] teses que haveriam de marcar o princípio da REFORMA. Escolheu logo tal data, pois a seguinte seria o dia da "Festa de Todos os Santos" e seriam oferecidas a idolatria 17.443 (dezessete mil quatrocentos e quarenta e três) relíquias, as quais incluíam um dente de Jerônimo, quatro partes do corpo de João Crisóstomo, quatro fios de cabelo da Virgem Maria, um retalho das fraudas do SENHOR JESUS, um prego de sua cruz, etc.; cuja veneração valia aos idólatras 127.779 (cento e vinte e sete mil setecentos e setenta e nove) anos de indulgências. O afixar teses não era grande coisa, pois muitos eruditos já faziam, mas com invenção da Imprensa, se espalharam pela Europa.
    Em 10 de outubro de 1520 [ano] começa a ser ameaçado de excomunhão; em 1521 [ano] é convocado perante o rei Carlos V e mais cinco príncipes da Alemanha, onde o que vale são as Escrituras. Após dois dias de debates, é retratado a voltar à comunhão com Roma, foi quando exclamou: "A não ser que alguém me convença pelo testemunho da Bíblia Sagrada ou com razões lógicas decisivas... Fui vencido pelos argumentos bíblicos que acabo de citar e minha consciência está presa à Palavra de DEUS".
    Em 1529 [ano] os príncipes católicos se reuniram em torno de uma resolução que impedia a REFORMA em seus territórios mas reclamavam liberdade de culto romano nos territórios conquistados pelo movimento; a recusa solene dos príncipes de "Fé Evangélica" (como se chamavam) os fez serem apelidados de PROTESTANTES. Indo a outro polo, não podemos esquecer da influência dos burgueses, que acusados de usura (Ex.: comprar barato, vender caro = riqueza) pela Igreja de Roma, incentivaram os então Protestantes.
    Morreu com 62 (sessenta e dois anos) na vila onde nasceu, em Eisleben, data 18 de fevereiro de 1546; sua influência havia se espalhado não só na Alemanha, mas também parte da Holanda, Suécia, Dinamarca e Noruega. De Genebra, na Suíça, a influência de João Calvino começa a se espalhar por França, Holanda, Reino Unido, Hungria e até Brasil; mas Calvino pregava também uma certa doutrina de "Predestinação" a qual particularmente os demais Protestantes não concordavam.
     Das 95 [noventa e cinco] teses de Lutero, mas tarde o papa condena 41 [quarenta e uma]; ora, isso quer dizer que o próprio cabeça da denominação acusada de estar corrompida confessa que mais da metade das teses é pura verdade. Acusam Lutero de, ao invés de tentar concertar a Igreja, retirando dela o joio, Martinho fundou outra denominação; pudera, se continuasse anunciando os tropeços da fé católica, teria grande probabilidade de parar na Inquisição. Já que os Protestantes fizeram a REFORMA, os católicos criaram um movimento que nos dias atuais eles não gostam de divulgar: a CONTRA-REFORMA, isso para tentar moralizar a denominação.
    O dia 31 de outubro é observado como o DIA DA REFORMA.




Autor: Bartimeu.

 




Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em BibliaLTT.org, com ou sem notas).



(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)




(retorne a http://solascriptura-tt.org/ PessoasNosSeculos/
retorne a http:// solascriptura-tt.org/ )



Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.