CULTO AOS ANTEPASSADOS


 
por Natanael Rinaldi

 

As seitas orientais oriundas de países como o Japão, China, Coréia trouxeram para o Brasil um tipo de culto até a alguns anos desconhecido por nós. É certo que nós – brasileiros – não estranhamos o que já se tornou habitual para os católicos. Cultuam, de certo modo os mortos, quando oferecem missas em sufrágio das almas dos falecidos, pensando com isso beneficiá-los.É que a Igreja Católica ensina que mesmo depois de haver alguém se confessado ao padre e obtido dele a declaração de que seus pecados estão são perdoados; e, mesmo até depois de ter cumprido as penitências ordenadas, o católico não vai para o céu. Vai para o purgatório satisfazer a justiça de Cristo.
Através das missas, ensinam os lideres católicos, a alma é transportada do purgatório para o céu. Só que o período de duração no purgatório é indefinido e assim devem ser realizadas missas a partir do sétimo dia do falecimento. Quando as crianças recém nascidas falecem sem o batismo, ensina o catolicismo que a alma da criança é transportada para o Limbo. Também é aliviada do sofrimento existente nesse lugar pelo sufrágio das missas.
Essa prática por gerações e mais geração entre os brasileiros deu margem a que as seitas como a Seicho No Ie, Igreja Messiânica Mundial, Arte Mahikari, encontrasse no país uma oportunidade de crescer, praticando como força de atração, o Culto aos Antepassados. Quando se trata de crianças recém nascidas então culto toma outro titulo e é conhecido como Culto aos Anjinhos.
 

 LUGAR DOS CULTOS
 

Enquanto as missas são exclusivamente realizadas em templos católicos ou locais públicos, mas dirigidas por sacerdotes, o culto aos antepassados não precisa necessariamente ser realizado em igrejas. Existe o que se denomina de oratório que pode ser adquirido e levado para a própria casa. Os oratórios servem então de meio para cultuar os antepassados.
Segundo a crença dessas seitas, os espíritos dos mortos vagueiam pelo espaço e visitam os parentes vivos. Nessas visitas ocasionais, dizem os adeptos desse culto, que os mortos observam se a família está se lembrando deles. Caso esteja em esquecimento e o culto à sua pessoa não esteja sendo celebrado, males podem advir à família como doenças, dificuldades financeiras, problemas dentro da família. Quando os cultos são celebrados com regularidade, então se dá ao contrário, há prosperidade na família, as doenças desaparecem e os problemas conjugais são solucionados. Ora, o povo brasileiro envolto na obscuridade de sua religião tradicional, aceita esse novo tipo de culto não apenas reverenciando a alma dos parentes falecidos, mas, também, temendo que algo de mal possa ocorrer, caso não tributem o culto devido.
Com relação aos católicos que esperam cumprir a justiça de Cristo pagando o restante dos seus pecados no purgatório, afirmamos que nenhuma pessoa se salva por cumprir a justiça de Cristo. Ele já a cumpriu na cruz (J 19.30) A justiça de Cristo nos é imputada pela fé e não por obras (Rm 4.25; 5.1) Por isso, o cristão ao morrer ele é transportado para as mansões celestiais como prometeu Jesus ao ladrão na cruz (Lc 23.42-43).
Pela Bíblia nos inteiramos de que os mortos não se comunicam com os vivos ( Is 8.19).Tem a pessoa falecida consciência do que ocorre em torno dela no lugar onde está; os cristãos ficam com Cristo no céu (2 Co 5.6-8; Fp 1.21-23); os descrentes ficam no Hades até o dia do Juízo Final, quando de lá sairão para o Lago de fogo ou Geena (Lc 16.22-25; Ap 20.11-15). Nada sabem do que ocorre na terra (Hb 9.27). Devemos ter respeito pelos nossos parentes enquanto vivos, mas não há possibilidade de que eles nos ajudem ou prejudiquem depois da morte. É certo que a Bíblia recomenda aos filhos que durante sua vida prestem obediência e dediquem amor aos seus pais. (Ef 6.2-3; Pv 23.22; 1 Tm 5.4

 
O QUE ENSINA A SEICHO-NO-IE
 


 Através da literatura distribuída gratuitamente e mesmo por meio da Revista FONTE DE LUZ, antes distribuída com o título ACENDEDOR, a Seicho No Ie faz ampla propaganda dos cultos aos antepassados. Nisso reside sua força de atração. Há uma parte da revista que responde aos consulentes sobre ocorrências incômodas. Na seção da revista denominada "PERGUNTAS E RESPOSTAS" são respondidas as perguntas feitas. Citamos alguns exemplos:

 

"Consulente:

Pergunta: Tenho dúvidas sobre o Culto aos Antepassados e o Culto aos Anjinhos. Compreendi a importância e a necessidade de praticá-los. Peço orientação sobre como e onde faze-los. Devo cultuá-los na Seicho No Ie, nas regionais, nas associações ou em casa? Não tenho oratório.

Resposta: Em relação ao Culto aos Antepassados, o ideal é você adquirir um oratório e cultuar os antepassados diariamente, na própria casa. Os oratórios estão à venda em vários lugares, inclusive nas sedes regionais na Sede Central da Seicho No Ie. Entretanto, você própria poderá construir um. Os oratórios e os santuários são os centros espirituais, isto é, o local onde as almas da família se reúnem. Estabeleça um local apropriado dentro de sua casa e coloque aí uma mesa (a altura deve ser adequada para poder fazer a reverência sentada numa cadeira), cubra-a com um pano branco..."(Fonte de Luz 283, julho de 1993, p. 25)

 

"As doenças dos ossos, sobretudo as da coluna, têm como causa o problema de relacionamento com os antepassados. Assim sendo... deve efetuar culto aos antepassados com sincera dedicação"."É fundamental que o culto aos antepassados seja feito com sincero sentimento de gratidão".(Fonte de Luz 278, fevereiro de 1993, p. 37).


 
EVOCAÇÃO DOS ESPÍRITOS DOS ANTEPASSADOS


 

"Cultuemos também os filhos ou netos que morreram precocemente, oferecendo-lhes diariamente a leitura da Sutra Sagrada Chuva de Néctar da Verdade ou Palavras do Anjo. Se possível, devemos determinar um horário fixo para, diante dos espíritos dos antepassados (em frente a um oratório), evocá-los..." ( Fonte de Luz 286, outubro de 1993, p. 9).

 

 

"Quando a família for constituída por um casal e filhos, deve-se evocar os antepassados das famílias: primeiramente, evoca-se os antepassados das famílias do pai e da mãe do marido:

 

'Ó almas dos antepassados da Família...' 'Ó almas dos antepassados da Família...' A seguir, evoca-se os antepassados das famílias do pai e da mãe da esposa. Depois, deve-se pronunciar, um por um, o nome dos parentes falecidos há menos de 50 anos. Deve-se, então, chamando pelo nome essas pessoas falecidas, dizer: 'Ó alma de fulano de tal.' "(Fonte de Luz 286, outubro de 1993, p. 10)".

 
Como se vê a Seicho No Ie não somente pratica culto aos antepassados como também pratica a mediunidade, evocando os espíritos de familiares mortos.
 
Entendemos que Culto aos Antepassados e Culto aos Anjinhos é o costume de honrar, venerar, e adorar os antepassados. Supõe os prestadores desses cultos que  mortos tem o poder ajudar ou prejudicar os familiares vivos e por isso, devem ser cultuados.
 
Mortos nossos familiares, podemos nos lembrar deles com saudades, mas, longe de nós, qualquer preocupação de que nos possam fazer o mal ou nos ajudar em circunstancias adversas da vida.  O rico no Hades pediu a Abraão a oportunidade de que fosse enviado um dos mortos à casa de seu pai, pois tinha cinco irmãos que precisavam ouvir a informação de que o inferno era uma realidade na qual ele nunca acreditara em vida (Lc 16.22-25)
 


 PERFEITA LIBERDADE (PERFECT LIBERTY)
 

Cerimônia em Memória aos Fundadores (Kyosso-sai) –
 
Em 1º de agosto é realizada uma grande cerimônia em memória ao Primeiro e Segundo Kyossos. Nesse dia, adeptos não só do Japão, como de longínquos países do mundo, vem prestar suas homenagens a ambos os Kyossos na Terra Sagrada, que é o Lar do Espíritos para os membros. Acendem-se grandes tochas que ladeiam o Templo Central e é anunciado o início da cerimônia às 19 horas. Ele atinge o seu clímax com a bênção diante de Oshieoyá-samá, acompanhado pelo lançamento do 'ramalhete de fogos' oferecido às almas dos Kyossos. Nesse dia ainda é realizada a cerimônia no altar da Torre da Grande Paz em memória as almas vítimas das guerras. Em seguida, se dá a maior queima de fogos de artifícios do mundo, denominada ARTE PIROTÉCNICA PL.
 
 

ADORAÇÃO SÓ A DEUS

 
O tipo de Culto aos Antepassados e Culto aos Anjinhos é meio de adoração de criaturas mortas. Paulo menciona em Rm 1.23 que nos útlimos dias haveria pessoas que adorariam mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Qualquer tipo de culto que não seja dedicado exclusivamente a Deus, é culto idólatra e que acarretará a perdição para aquele que o praticar.(Ap 21.8) Deus reclama para si adoração exclusiva (Mt 4.10; Jo 4.24).
 

OS MORTOS NÃO SE COMUNICAM COM OS VIVOS
 

Davi chorou amargamente pela doença do filho que tivera de Bate-Seba. Orava de contínuo a Deus, também com jejum prolongado. Percebeu um dia que os seus serviçais cochichavam entre si e que motivo do cochicho era porque o filho havia morrido.  Davi resolveu interrogar se o menino vivia ou não. Foi-lhe anunciado que a criança falecera. Mudou de semblante, pediu comida e justificou sua mudança de atitudes, dizendo
2 Sm 12.22-23.
Davi sabia que a criança não voltaria de onde estava (Seol), mas ele iria ter com ela. É isso o que acontece com os que morrem sejam adultos ou crianças. Eles não voltam a nós. Nós iremos a eles.
Porque os mortos não falam aos vivos, Deus proibiu terminantemente essa busca de contatar com os mortos, praticando a mediunidade. (Is 8.19-20).

http://www.cacp.org.br/culto_aos_antepassados.htm



Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em BibliaLTT.org, com ou sem notas).




(retorne a http://solascriptura-tt.org/ Seitas/
retorne a http:// solascriptura-tt.org/ )


Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.