Eram os Deuses Astronautas?


 
 
Eram os Deuses Astronautas? (Chariots of the Gods?) é foi escrito em 1968 por Erich von Däniken.
 
O termo “antigos astronautas” designa a idéia especulativa de que extraterrestres seriam os responsáveis pelas civilizações mais antigas da Terra
 
Neste livro, é pesadamente especulado sobre a possibilidade das antigas civilizações terrestres serem apenas resultados de seres alienígenas que para cá teriam se deslocado.
 
O livro convenceu tanta gente, que foi criada até uma pseudo-ciência, a “astroarqueologia”, com o objetivo de encontrar vestígios extraterrestres em peças arqueológicas.
 
O Sucesso do livro
 
Por seu incrível poder de persuasão, unido à época lançada - um ano antes do homem ir à Lua -, von Däniken conseguiu vender milhares de livros e convencer muitos leitores.
 
Aos poucos, os cientistas foram desvendando os segredos do livro e suas teorias anti-bíblicas acabaram sendo demolidas pelas pesquisas mais recentes da física e da astronomia, mas mesmo assim, nos casos que a teoria da evolução das espécies parece não funcionar, a maioria dos cientistas prefere acreditar em ET’s, do que acredita na veracidade da Bíblia, e passar por ridículo na frente de seus colegas de trabalho.
 
No Brasil
 
No Brasil, Erich von Däniken ficou bastante popular quando o programa da TV Globo chamado Fantástico, que  fez uma matéria com este escritor.
Na época, este programa tinha muita audiência e na reportagem foram utilizados diversas imagens que na época eram desconhecidas pela população brasileira e que causaram muita repercussão, como a exibição das linhas de Nazca.
 
A maior parte das provas de von Däniken está na forma de argumentos enganadores e falaciosos.
Seus dados consistem principalmente em sítios arqueológicos e mitos antigos.
 
Ele começa assumindo como verdadeira a idéia dos antigos astronautas e então força todos os dados a se encaixarem nela, e recorre freqüentemente a um raciocínio de falso dilema do seguinte tipo:
"Ou esses dados são explicados assumindo-se que aqueles primitivos idiotas fizeram isso sozinhos, ou precisamos aceitar a idéia mais plausível de que eles tiveram ajuda de povos extremamente avançados que devem ter vindo de outros planetas onde essas tecnologias, como a dos dispositivos anti-gravidade, tinham sido inventadas."
 
 
AS TEORIAS
 
 
Von Däniken fez várias especulações:
 
1) As confusas coincidências entre as colossais pirâmides egípcias e as pirâmides incas, indicaria que ambas as civilizações foram treinadas pelos mesmos extraterrestres
 
Explicação: Antes da Torre de Babel, o mundo possuía uma só linguagem e cultura, que se espalhou pelo mundo devido ao evento da Torre de Babel – inclusive, a técnica da construção de ziggurats (pirâmides)
 
Então, como os homens chegaram na América a tanto tempo atrás?
 
De navio, pois todos eram descendentes de Noé,  e parece haver indícios de que os homens já construíam navios antes mesmo do Dilúvio.
 
Mas, mesmo se existisse outras embarcações concorrentes com a Arca durante o Dilúvio, elas não resistiram a magnitude do evento, consideramos então, que as instruções dadas por Deus para a construção da Arca, foram decisivas em seu sucesso.
 
 
2) As  Linhas de Nazca eram aeroportos para discos voadores
 
Explicação: Os habitantes das regiões do Peru, Bolívia, norte da Argentina, acreditavam que precisavam fazer alguma coisa para que os deuses do céu os vissem na terra, e os ajudassem, então eles faziam os geoglifos – desenhos gigantes no chão, e em morros e montanhas.
 
No caso da região de Nazca, os índios dessa localidade possuíam a tecnologia da fabricação de balões da ar quente, o que permitia que um sacerdote subisse no balão (barco voador), e com bandeiras coloridas, passasse instruções de deslocamento para as pessoas no solo, e esta técnica, permitiu a confecção de estranhos desenhos gigantescos, que só podem serem vistos de grandes alturas.
 
Se grupos humanos isolados, como os índios do deserto, podem criar tecnologia em tão pouco tempo, temos de admitir, que a necessidade de milhares de anos de evolução para sair da idade da pedra, é uma idéia absurdamente falsa.
 
Von Däniken afirma que os mitos, a arte, a organização social, etc. das culturas antigas teriam sido introduzidos por “astronautas” de outros mundos.
 
Questiona não só a capacidade de memória, mas também a própria aptidão dos povos antigos para a cultura e a civilização.
 
Os homens pré-históricos não teriam desenvolvido sua própria arte e tecnologia.
 
Em lugar disso teriam sido treinados em artes e ciências por seres extraterrestres.
 
Sobre a idéia de que as linhas poderiam pertencer a um aeroporto, basta ir pessoalmente ao local das linhas e verificar que é bem pedregoso e irregular, além das linhas formarem desenhos pertencentes a cultura indígena, como aranhas, cães, etc..
 
A devoção dele a essa teoria não diminuiu, a despeito de provas em contrário, como fica evidenciado por mais outro livro sobre o assunto, Arrival of the Gods: Revealing the Alien Landing Sites at Nazca [A Chegada dos Deuses: Revelando os Locais de Pouso Alienígenas em Nazca] (1998).
 
Os povos “primitivos” não eram selvagens impotentes, incompetentes e desmemoriados como ele descreve, mas pessoas tão normais e inteligentes quanto nós.
 
 
3) Os misteriosos moais da Ilha de Páscoa foram feitos com ajuda de tecnologia extraterrestre, talvez, dispositivos anti-gravitacionais.
 
Explicação: Essas as cabeças esculpidas gigantes (moais), eram construídos muito esforço e com os recursos locais, e a observação dos povos em Papua Nova Guiné, onde ainda são encontradas grandes pedras sobre tumbas, demonstra como os antigos poderiam ter realizado a mesma coisa com pouco mais que cordas de material orgânico, alavancas e pás de madeira, um pouco de engenhosidade e uma boa dose de força humana e muita boa vontade.
 
Há ainda a especulação de que o moal maior, demandou tantos recursos, que a ilha de Páscoa passou por escassez e grande fome, que acarretou em canibalismo e fuga da ilha, tornando-a inabitada.
 
A idéia de que mitos antigos e histórias religiosas sejam a recordação distorcida e imperfeita de antigos astronautas, registrada por antigos sacerdotes, é apenas uma tentativa maligna de rejeitar a Bíblia, mascarando isso como apenas uma atividade científica ateísta.
 
 
Aliens + Primatas = Homo Sapiens
 
Este livro, também ensinava que houve cruzamentos entre os extra-terrestres e espécies primatas, gerando a espécie humana, e por isso, o elo perdido nunca seria encontrado.
 
Dizia o autor, que esses extra-terrestres eram considerados divindades pelos antigos povos: daí vem o título do livro.
 
 
A FRAUDE
 
Onde estão as provas maiores das afirmações de Däniken?
 
Muitas eram fraudes.
 
Por exemplo, apresentou fotografias de peças de cerâmica, que teriam sido encontradas numa escavação arqueológica, e essas cerâmicas ilustram discos voadores, e afirmou-se que teriam sido datada de épocas Bíblicas.
 
No entanto, investigadores do programa científico Nova, descobriram o oleiro que tinha feito os vasos supostamente antigos, que von Däniken mandou fazer, fotografou e colocou no livro.
 
Confrontaram von Däniken com os indícios da fraude.
 
A resposta dele foi que, essa falsificação se justificaria porque algumas pessoas só acreditariam se vissem provas (?!?)
 
("O Caso dos Antigos Astronautas," programa transmitido pela primeira vez em 03/08/78, feito em conjunto com Horizon da BBC e Peter Spry-Leverton)
 
 
Von Däniken alegou que seu livro mudaria o mundo:
Até mesmo se um exército reacionário tentar represar esta inundação intelectual nova, um mundo novo deve ser conquistado à revelia de todos opositores em nome da verdade e realidade.
 
Infelizmente, o conteúdo de Eram os Deuses Astronautas e suas seqüências imediatas Deuses do Espaço Exterior (1970) e Ouro dos Deuses (1972) podem ser considerados como anedótico, desinformação ou simples invenção.
 
Em meados dos anos 90, von Däniken admitiu publicamente que parte do material de Eram os Deuses Astronautas original foi inventado, mas complementou que a fraude era necessária para vender a "verdade" aos incrédulos.
 
Até hoje, fanáticos compraram milhões de cópias dos 25 livros dele, e muito poucos questionam a validez de seus argumentos
 
 
CONCLUSÃO
 
Quando uma pessoa rejeita o Evangelho da verdade, ela prefere acreditar em qualquer outra coisa, por mais ridículo que seja.




Marcelo Gross



Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em BibliaLTT.org, com ou sem notas).




(retorne a http://solascriptura-tt.org/ Seitas/
retorne a http:// solascriptura-tt.org/ )