O movimento Hare
Krishna, nome pelo qual é conhecida a Sociedade Internacional Para a
Consciência de Krishna (ISKCON — Internacional Socíety for Krishna
Consciousness) é um tipo ortodoxo de hinduísmo vedantista.
O movimento tem
aproximadamente quinhentos anos de fundação na Índia, trinta anos no
Ocidente e vinte anos no Brasil. Foi fundado por “Sua Divina Graça” Abhay
Charan de Bhaktivedanta Swami Prabhupada que viveu como farmacêutico até
1959, tendo nascido em Calcutá, India, em 1896. Em 1959 deixou sua mulher e os cinco
filhos para devotar-se de tempo integral e estudar com Síddharha Goswami.
Este encarregou Prabhupada de levar a mensagem de devoção a Krishna
ao Ocidente. Veio pela primeira vez aos Estados Unidos em 1965, e em 1966 havia estabelecido
o culto hindu de Krishna num pequeno aposento na cidade de Nova York.
Antes de morrer, em 4 de novembro de 1977, indicou um corpo dirigente
de onze discípulos que continuaram sua missão. O presidente da ISKCON de
Nova York, Bati Mardan Maharaj, disse por ocasião da morte dele:
“Prabhupada foi um gênio mundial, maior que Jesus Cristo”. Por isso ele é
chamado “Sua Divina Graça”.
ESTILO DE VIDA DOS DEVOTOS
Os homens raspam a cabeça,
deixando apenas um topete no alto e carregam um rosário de 108 contas,
geralmente numa bolsa a tiracolo. O mantra é cantado 16 vezes para cada
conta, diariamente. A cor do vestido é geralmente alaranjada para as
mulheres. Pintam o corpo e o rosto para santificação e proteção com
“tilaka”, uma pasta com água e um barro especial obtido na Índia e
aplicado cada manhã, depois de um banho frio, em 13 diferentes partes do
corpo, enquanto repetem os 13 diferentes nomes de Krishna.
Regras de Conduta Básica
Há 4 regras que todos os novos
membros devem obedecer:
1.
Não comer peixe, carne e ovos;
2.
Não se intoxicar com drogas, bebidas, fumo etc;
3.
Não praticar jogos de azar;
4.
Não praticar sexo, exceto no casamento (com finalidade de
procriar).
Horário Diário
3 horas: levantar, chuveiro e
pintura (tilaka);
4 horas: Adorar ídolos;
5
horas:
Cânticos;
7:30 horas: Tarefas,
refeições;
12:30 horas: Almoço
vegetariano;
13:16 horas: Trabalho e adoração
no templo;
17 horas: banho;
21 horas: Cama.
A sociedade
A sociedade divide-se em:
a.
Trabalhadores: que fazem o esforço mais braçal (limpeza do templo,
confecção de grinaldas de flores para os ídolos ou divindades);
b.
Comerciantes: vão à rua pregar e difundir o movimento (na
realidade, obter dinheiro com a colocação de incenso e livros em ônibus,
ruas, escritórios, gabinetes);
c.
Administradores: exercem a função de direção no templo, na editora
ou na fazenda; traduzem do inglês, escrevem e estudam as escrituras
védicas.
Os ídolos
Os ídolos das divindades nos
templos não são considerados como ídolos pelos devotos, senão como
encarnações de Krishna (aparecendo em formas materiais).
Os ídolos são espanados, vestidos,
alimentados e banhados em águas de rosas. Na realidade o líquido usado
para banhar um ídolo de Krishna consiste de águas de rosa, mel, leite e um
pouco de urina de vaca. Depois de terminada a cerimônia os devotos
consideram uma honra beber tal líquido misturado!
As mulheres
Há segregação de sexos. As
mulheres e crianças adoram de um lado do santuário; os homens de outro. As
mulheres e os homens comem separadamente. As mulheres se aconselham que
não façam nada por sua conta, de modo que não podem nem sair do
templo sem permissão. Se têm que sair para mandar um recado, devem sair
acompanhadas de um membro. A mulher está colocada numa situação de
verdadeira criada do marido.
O mantra
Dá-se muito valor ao cântico dos
mantras como um meio de se alcançar a iluminação (consciência de Krishna):
“Hare Krishna, Hare Krishna, Hare Krishna, Hare Hare, Hare Rama, Rama,
Rama, Hare Hare” (Hare significa “a energia do Senhor”; Krishna e Rama são
títulos dados ao deus Kríshna).
No início não manifestam todos os
oitos estados de êxtase transcendental:
])ficar imóvel;
2) transpirar;
3) arrepiar os
pêlos
4) mudar a voz;
5) estremecer; de todo
o corpo;
6) perda das forças físicas
do corpo;
7) chorar em êxtase;
8) entrar em transe.
O primeiro sintoma do êxtase é o
ímpeto de dançar à medida que se canta o mantra.
Condições para ser membro
completo
Depois de observar estritamente as
quatro regras, os novos adeptos devem aprender a cantar, a participar do
templo, prostrar-se diante das divindades de madeira e mármore, e
adaptar-se à rotina do templo. Seguem os seguintes estágios:
O serviço do templo
O serviço do templo tem
importância considerável para os adeptos de Krishna. Deve-se entrar para o
serviço do templo para demonstrar sua devoção.
Os devotos mais antigos insistem
na entrega total da personalidade à filosofia do movimento Hare
Krishna.
Iniciação
Depois de participar por seis
meses do templo, o novato é indicado para a iniciação. A cerimônia é
chamada “Hare-nama”, ou iniciação do sagrado nome. E dado um novo nome
espiritual.
Logo depois vem um período de
espera de seis meses adicionais. Agora o devoto é eleito para o segundo
rito: a iniciação bramânica. Se fizer tudo o que se lhe manda, sem fazer
perguntas, e se é fiel em todo o serviço, alcança um estado de
adiantamento espiritual.
Os homens recebem um manto sagrado
que leva sobre o ombro esquerdo e sobre o peito. As mulheres não recebem
tal manto. Os devotos recebem também um mantra secreto, o mantra
“gayatri”, que deve ser cantado três vezes por dia.
A “Sanniasa”
O passo seguinte na escala
espiritual se conhece como “Sanniasa’. É um estado de renúncia reservado
para os homens, especialmente o devoto”.
Implica em voto de pobreza e
castidade, e numa entrega à pregação e obras, que dura toda a vida. Quando
o devoto vem a estes “5 anniasa”, considera que tem obrigação de
prostrar-se, porque estes monjes são considerados realmente
santos.
Modo de viver dos casados
Ao casal que deseja ter um filho se ensina que tenham
relação sexual uma vez por mês, no dia que a mulher se mostrar fértil.
Antes de entrar no ato sexual deve o casal cantar 50 vezes sua
corrente de contas (que é como um rosário) para purificar-se. Uma mulher
casada deve pedir permissão ao seu marido para qualquer coisa fora dos
deveres prescritos no templo. A mulher está colocada como inferior ao
marido.
ENSINAMENTOS DA SEITA
1. ISKCON
Os ensinos básicos da ISKCON são
os seguintes:
a.
Krishna é a maior de todas as divindades. Krishna tem o corpo azul,
costuma tocar flauta, cuida de vacas e tem namoradas vaqueiras;
b.
O corpo é ilusório; a alma é individual e ao mesmo tempo faz parte
da alma divina;
c.
Pelo cântico do nome divino, uma pessoa pode ser livre dos seus
sofrimentos e experimentar o êxtase — amor transcendental sem contato
sexual;
d.
Os devotos devem render-se completamente aos seus gurus
(mestres);
e.
A salvação se alcança pela devoção. Praticam a yoga Bahkti. E uma
forma de yoga com devoção a uma divindade pessoal;
f. Mundo de Ilusão. Os seguidores de
Krishna crêem que o corpo humano e o mundo físico não são reais, mas
simples ilusão (maia, na linguagem hindu);
g. Nas
muitas ilusões existentes, três permanecem, proeminentemente: bondade,
paixão e ignorância. Da forma como o homem encara esses três aspectos da
vida, ele irá responder na próxima. 1 — Se é governado pela ignorância, na
próxima irá para o inferno; 2 — Se a paixão governa sua vida, sua futura
reencarnação será na terra; 3 —
Mas, se sua vida
é governada pela bondade (total repúdio ao mundo material e total devoção
a Krishna), o devoto será recompensado na vida futura em outros planetas,
na mais sublime das realidades espirituais;
h.
É interessante notar que Krishna não oferece assistência aos seus
adeptos nas 24 horas do dia, quando lutam para uma purificação.
2.
Devoção
Krishna não é um deus de graça.
Cada devoto deve guardar sua própria mente e corpo através de vários
trabalhos e cantando o grande mantra. Visto que Krishna se acha tão
distante dos seus seguidores, um mestre espiritual (guru) é chamado
para ajudar no longo caminho da consciência de Krishna.
Os seguidores de Krishna crêem
que, se eles fracassarem em compensar seus pecados nesta vida, terão outra
chance na próxima e assim na outra, até a perfeição final. Todas as ações
de um indivíduo querem boas querer más retornam a ele, em reações
correspondentes, boas ou más.
CONFRONTO DOUTRINÁRIO
CRISTIANISMO E KRISHNAISMO
1. Cristo e
Krishna
Vida moral
Cristo é Deus (Jo 1.1; 20.28). Ele
é o Criador (Jo 1.3; Cl 1.15-17). Nunca se casou ou estabeleceu
família.
Krishna é panteísta. É vulgar,
imoral e sensual. Tem um caráter marcado por ladroíces e luxúria. Teve
relações sexuais com várias garotas chamadas vaqueiras. Atraiu-as com sua
flauta ao meio da floresta quando tomava banho num rio. Suas roupas
foram furtadas por ele. Teve 16.000 mulheres.
Discriminação.
Cristo aboliu toda a barreira
entre as nações e as raças (Mt 11.28-30). Ele tornou-se verdadeiro modelo
para os seus seguidores (Mt 16. 24-26).
Krishna foi instrumento na criação
de castas na Índia. Tem discriminação contra mulheres.
Quem é mais importante?
Cristo nasceu de uma virgem, sendo
uma pessoa de carne e osso e sangue (Mt 1.21-23; Lc 1. 30-33). É o
verdadeiro homem e o verdadeiro Deus. A única encarnação de Deus (Jo.
1.1-14; Is 7.14; Mt 1. 23).
Krishna é apenas uma das muitas
encarnações. Diferente de Cristo, Krishna apareceu como pessoa
espiritual. Atividades sensuais foram ocupações de sua vida real.
Cristo entrou na raça humana experimentando o
sofrimento. Trabalhou como carpinteiro. Palmilhou as estradas da Galiléia.
Curou, ensinou e pregou (Mt 4.23). Sentiu cansaço, fome, chorou (1 Pe
2.21-23; Hb 4.15).
Krishna apareceu neste planeta
para aumentar a consciência de Krishna.
Cristo ou Krishna?
Jesus vive na vida de uma pessoa
se ela o convida para entrar (Ap 3.20-21).
Krishna sugere trabalho para
alcançar a salvação.
Graça é Dom de Deus para encontrar
a salvação. Cristo é o Salvador (Ef 2.8-9; Jo 3.16-18; 5.24).
Os seguidores de Krishna crêem ser
objetivo de sua adoração um ser que reside num planeta celestial,
absolutamente inacessível.
A Bíblia ensina que Deus se
identifica com o homem, pois ele tornou-se homem na Pessoa de Jesus
Cristo, de acordo com Hb 2.16-18.
A Bíblia diz que Deus ama o homem
(Jo 3.16). Enquanto que os adeptos de Krishna sentem que devem tentar
compensar seus pecados pela devoção a uma divindade caprichosa.
Os cristãos sabem que precisam apenas corresponder ao amor que Deus tem
abundan temente revelado através do seu filho, Jesus Cristo (Rm 5.8).
CONCEITO DE ESPIRITUALIDADE
1. ISKCON
Para a ISKCON, a espiritualidade é
geralmente externa e cerimonial. Está baseada na tradição, mitos,
lendas e costumes antigos, em vez de apoiada na verdade. Significa
lealdade, gratidão, confiança em um ser supremo, deuses e mestres
espirituais (gurus). Em outras palavras: é um tipo de teísmo combinado com
adoração de imagens.
2. Cristão
Na teologia bíblica, a
espiritualidade envolve novo nascimento e transformação da personalidade
pelo Espírito Santo (Jo 3.5; II
Co 5.17). O Espírito Santo é quem molda a nova personalidade na semelhança
de Jesus (Jo 16. 7-9; 13-14). É um caminhar diário com Jesus, enquanto
vivemos neste mundo.
A verdadeira espiritualidade
também assegura aos cristãos uma vida futura no céu (Jo 14.2-3; Fl 3.
20).
3.
Remissão
Os seguidores de Krishna realizam
uma miríade de trabalhos diferentes cantando, guardando os quatros
princípios ou regras de conduta etc, na esperança de compensar seus
pecados e fracassos em amar Krishna.
A Bíblia ensina que foi necessário
um só trabalho para apagar de vez o pecado. Isto aconteceu no Calvário,
quando Cristo sofreu a morte de cruz em pagamento dos pecados do homem (Hb
1.3; 9.11-12, 24; 10.12); da parte do homem é suficiente aceitar o que
Cristo fez por nós e crer nele (Jo 19.30; Ef 2.8-9).
ALGUMAS CITAÇÕES TÍPICAS
1.
“Recusar fazer caridade é lamentável” (citação extraída de Teaching
of Lord Chaitania, 1968, p.23, de A. C. Bhaktivedanta
Prabhupada).
2.
“Filantropos que constroem instituições educacionais, hospitais e
Igrejas estão perdendo seu tempo quando eles bem poderiam estar
construindo templos para Krishna”.
3.
“Se alguém tem disposição de fazer caridade, seria muito bom para
ele, fazer caridade só para Krishna”. (ambas citações de A. C.
Krishna Bhaktivedanta Prabhupada, vol III, 1970, p. 189)
4.
Em contradição com sua alegada prática de caridade universal,
Prabhupada diz que:
.um devoto nunca deve se aproximar de uma pessoa
materialista com qualquer condição de ajudá-lo”. (Teaching of
lord Chaitania, p. 127)
5.
O ponto de vista
de Prabhupada sobre a mulher:
“A vida de um homem é melhor do
que a vida de uma mulher”.
“Ocupe qualquer dinheiro e mulher
que você tem em sua posse no serviço krishna”.
(A. C. Braktivedanta Prabhupada em
krishna, vol. III, 1970, p. 7.249)
6.
A atitude dos adeptos de Krishna para com a família e parentes dos
devotos:
“Absorva isto de mim: uma pessoa
que considera sua família e amizades como suas próprias é um asno”. (A. C.
Bhaktivedanta Prabhupada em Krishna, vol. III, 1970). Essa atitude
contra a família levou A. C. Bhaktivedanta Prabhupada a renunciar a sua
esposa e os filhos (Compare com 1 Tm 3.5-8).
1. Como mostrar Jesus
Cristo a um devoto de Krishna?
a)
Pergunte se ele crê na Bíblia (eles dizem que sim, e também no
Alcorão);
b)
Leia Jo 14.6 e continue perguntando:
“Quem é Jesus e o que ele tem
feito por nós, de acordo com a Bíblia?” Em seguida apresente a autoridade
de Jesus como Deus, sua morte e ressurreição como homem. Devem ser
apresentadas lógicas e gentilmente, com apoio da Bíblia.
2.
Todos somos pecadores
É essencial estabelecer que todos somos
pecadores (Rm 3.9). Os devotos de Krishna não questionam isso. E por essa
razão que Krishna é seu salvador e senhor. Mas a Bíblia nos ensina que só
Jesus é Senhor e Salvador (Fl 2.11; Hb 10.10). Uma vez que o pecado seja
compreendido, Cristo e Krishna podem ser comparados e contrastados. Quem é
o Salvador? (At 4.10-12). Em Cristo habita a plenitude da DIVINDADE (Cl
2.9). No princípio existia como Deus (Jo 1.1), antes que o mundo
existisse (Jo 17.24), e qualquer que confesse e creia em Jesus como Senhor
e Salvador, tem salvação (Rm 5. 10-11; 10. 9-13).
3.
Devotos puros
Os adeptos de Krishna crêem que,
mediante a austeridade espiritual, mediante os cânticos, o
levantar-se todas as madrugadas e as purificações, poderão evoluir
gradativamente, até chegarem a um nível onde ficarão libertos de
todos os desejos físicos.
Pergunte então: “Quantas pessoas
você acredita que realmente chegaram a esse nível?”
“Onde está a misericórdia de Deus
se nos últimos cem anos, por exemplo, bilhões de pessoas viveram na terra,
mas somente cinco devotos puros? Deste que somente os devotos puros podem
ser salvos, ninguém foi salvo, excetuando esses cinco. Esses são de
Deus, que somente cinco pessoas dentre bilhões de criaturas humanas
têm sido salvas? Isso parece lógico?”
Prabhupada ensinava que, mesmo que
alguém deseje uma simples guloseima, terá de voltar a este mundo para
assumir outro corpo físico. Qualquer tipo de desejo físico é suficiente
para fazer o indivíduo retornar materialmente a este mundo, de modo
que ele pode ter de começar tudo de novo, até atingir aquele nível onde
não tenha qualquer desejo físico. Ora, quantas pessoas nesta terra você
pensa que já atingiram esse nível? Você pensa que isso faz parte do plano
da salvação de um Deus misericordioso e amoroso?
4. A credibilidade da Bíblia
“Vocês crêem que a Bíblia é a
Palavra de Deus, não é?” (eles crêem que sim, e que o Gita também é a
palavra de Deus). Como pode ser isso, visto que o Deus da Bíblia se separa
de qualquer imagem de escultura, ao passo que os adeptos de Krishna adoram
deuses sobre forma de imagem? Isso é totalmente incompatível (1
Jo 5.20; 1 Co 10.19-20; Ex
20.3-6).
Vocabulário
O vocabulário mais usado pelos
adeptos de Krishna é:
a.
O Bhagavad-gita: A Bíblia deles (usualmente falam Gita).
b.
Krishna: O completamente atrativo.
c.
Castas: quatro classes sociais:
1.
os brâmanes, casta sacerdotal e intelectual;
2.
os xátrias, os governantes e guerreiros;
3.
os vaisias, agricultores e artesãos;
4.
os sudras, classe inferior.
d.
Hare: Energia.
e.
Mantra: Canto.
f. Maha-mantra: O grande cântico.
g.
Bahkti: Serviço devocional.
h.
Hare-nama: Nome sagrado de iniciação.
i. Sanniasa: Renúcia.
j. Krishna, Rama: Títulos dados a
“deus”.
1.
Sankírtana: Divulgação dos ensinamentos por meio de cantos.
m. Sikha:
Topete no alto da cabeça.
Bibliografia
Teaching of Lord Chaitania, 1968,
A. C.
Bhaktivedanta Prabhupada.
A.C.
Bhaktívedanta Prabhupada, vol.
III, 1970.
Escrito pelo Rev. Eronides da Costa, e extraído de http://www.sepoangol.org/eron.htm
Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.