Igreja Local, Dos Irmãos, Que Está Em ..., Árvore da Vida, Witness Lee: Igreja restaurada só com eles; Deus trino processado, sabelianismo modal, modalismo, patripassionismo; Orar-ler a Palavra; Bode expiatório, bode emissário, Satanás expiador; Cohabitados por Adão Deus e Satanás; Batismo perdoador e doador do Espírito Santo; João Batista desviado




Quem faz parte da Igreja de CRISTO na opinião de Witness Lee?




Uma das principais características de uma seita é pressupor-se proprietária da verdade, normalmente um grupo sectário se considera como mais especial, perante DEUS, que os demais grupos e que somente serão salvos aqueles que forem arrolados como membros do referido grupo. Podemos perceber isso nos Testemunhas de Jeová que apresentam a Sociedade Torre de Vigia (grupo ao qual estão vinculados) como sendo o único grupo cristão válido na terra. Os cristãos evangélicos têm suas diferenças doutrinais, mas umas das suas características e ensinar que “placas não salvam”, ou seja, que não adianta estar vinculado a um determinado grupo para a salvação, pois esta somente é possível adquirir mediante a rendição e confissão que somente JESUS CRISTO é SENHOR e SALVADOR.

Atualmente muitos, em nome de uma unidade tênue, acreditam que a Igreja Local (mais conhecida pela sua editora a “Árvore da Vida”) seja apenas mais um grupo cristão evangélico. Seria isso verdade?

Bom para podermos ter certeza sobre tal questão nada melhor que consultar a literatura impressa pela própria editora. No seu livro “Os Evangelhos – Versão Restauração” lemos um comentário interessante a respeito do texto de Mateus 16.18. Vejamos o texto e o seu comentário na integra:

“Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre essa rocha edificarei a Minha igreja, e as portas do Hades não prevalecerão contra ela” (Mateus 16.18)

O Senhor começou a edificar a igreja no dia de Pentecostes (At 2:1-4, 41-42). Contudo, a profecia não se cumpriu até hoje, no século vinte. O Senhor não está edificando a Sua igreja na cristandade, que se compõe da Igreja Católica Romana apóstata e das denominações protestantes. Essa profecia está-se cumprindo por meio da restauração do Senhor, na qual a edificação da igreja verdadeira está sendo realizada”

Bom quem escreveu tal comentário? De acordo com as páginas iniciais do próprio livro foi o senhor Witness Lee que foi o fundador da Igreja Local, assim sendo, podemos entender que as idéias expostas em tal comentário não são espúrias ou provenientes de alguém sem autoridade no movimento. O livro foi impresso e editado pela editora pertencente ao grupo e o autor do comentário é o fundador do dito grupo. Mas, qual o problema no comentário?

Em primeiro lugar o autor afirma que o próprio Triuno DEUS não teve condições durante vinte (20) séculos de estruturar e manter a Sua igreja e que, por conseguinte os cristãos dos primeiros séculos (chamados de “igreja primitiva”) não compunham Igreja de DEUS e que tampouco os demais cristãos que se levantaram no decorrer dos séculos para proclamar o Evangelho fizeram parte dela (a saber, da Igreja). Homens como Agostinho, João Huss, Lutero, Calvino e diversos outros (na opinião de Witness Lee) não fizeram parte da Igreja. Será concebível pensar que DEUS teve que aguardar que transcorressem cerca de 2000 anos entre a morte e ressurreição de CRISTO e a implantação da Igreja?

Como então compreender o livro de Atos que inúmeras vezes narra a edificação da Igreja ou ainda o Apostolo Paulo que saúda as igrejas cristãs da época? Estariam eles errados? O fato é que eles sabiam que a Igreja já existia e florescia e que nada impediria seu crescimento e a sua continuidade. Algo que o senhor Witness Lee e a Editora Árvore da Vida desconhecem.

Além disso, o senhor Witness Lee é taxativo em afirmar que mesmo as denominações protestantes não fazem parte da Igreja. É fato que as placas não são a Igreja de CRISTO e sim as pessoas que se renderam aos Seus pés e o reconheceram como único e suficiente Senhor e Salvador, mas sabemos que dentro das denominações protestantes e evangélicas sempre houve inúmeras pessoas que se fazem parte da Igreja de CRISTO.

Mas se ele, o senhor Witness Lee, exclui a todos então quem faz parte?

Apesar de não afirmar literalmente, nesse texto, que a Igreja se restringe ao seu grupo ele define que a Igreja somente foi edificada a partir do século vinte, século em que o seu grupo (Igreja Loca/Árvore da Vida) iniciou suas atividades. Tal discurso é semelhante ao dos mórmons, dos adventistas e das testemunhas de Jeová, o que evidencia, ainda mais, o seu caráter sectário.

Percebam, ele exclui da Igreja todos os cristãos que viveram e morreram através dos séculos, de fato o que ele prega não é a salvação em JESUS, mas, em estar vinculado a um determinado grupo (o dele, é claro!).

Na próxima vez que você pensar em comprar algum material da Editora Árvore da Vida faça-se a seguinte pergunta: “Será que eu desejo cooperar financeiramente com um grupo que nega o poder de DEUS para a manutenção de Sua Igreja e que exclui da Igreja de CRISTO a comunidade cristã onde congrego?”



Notas de Rodapé

[1] Quarto comentário sobre o versículo 18 de Mateus 16, tal nota se encontra na pg. 96 do livro “Os Evangelhos – Versão Restauração”, publicado em 1999 (1ª edição em português) pela editora Árvore da Vida.




Victor Hugo Ramallo, pastor Coord. Geral do IPET




(retorne a http://solascriptura-tt.org/ Seitas/
retorne a http:// solascriptura-tt.org/ )


Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.