Por Walter Andrade Campelo, seminarista do SEBANOP.
Esta doutrina pregada por Paul C. Jong, da Coréia, está sendo difundida
através da Internet pela distribuição gratuita de livros eletrônicos (e-books),
bem como pelo envio gratuito de cópias impressas destes livros através do
correio.
Os livros, bem acabados e escritos com correção gramatical, são realmente
atraentes à primeira vista, mas carecem de um melhor exame de seu conteúdo antes
de aceitarmos a proposta de recebimento e divulgação dos mesmos.
Tem este estudo o objetivo de analisar objetivamente a doutrina do Evangelho da
Água e do Espírito, conforme apresentada no livro "Você verdadeiramente nasceu
de novo da Água e do Espírito?".
Paul C. Jong diz que Jesus através de seu batismo recebeu os pecados do mundo
pela imposição de mãos de João o Batista. Diz ele que esta suposta [1] imposição
de mãos de João o Batista foi de fato o batismo de Jesus. Assim, ele
incorretamente traduz batismo por imposição de mãos, e somente casualmente chega
a se referir ao batismo com seu verdadeiro significado, que é a imersão.
Continuando, diz Jong, que Jesus ao ser batizado assumiu os pecados do mundo e
ao ser crucificado pagou por estes pecados, os quais ele carregou em si durante
todo Seu ministério público.
Jong põe assim maior ênfase no batismo de Jesus que em Sua crucificação,
chegando a dizer que se Jesus não tivesse sido batizado, sua crucificação teria
sido inútil para todos nós. Segue Jong baseando seu argumento em I João 5:6-8:
"Este é aquele que veio por água e sangue, isto é, Jesus Cristo; não só por
água, mas por água e por sangue. E o Espírito é o que testifica, porque o
Espírito é a verdade. (7) Porque três são os que testificam no céu: o Pai, a
Palavra, e o Espírito Santo; e estes três são um. (8) E três são os que
testificam na terra: o Espírito, e a água e o sangue; e estes três concordam
num" (I João 5:6-8 ACF).
Esta é uma passagem das mais difíceis, e os teólogos têm apresentado alguns
significados diferentes para ela, especialmente quanto à significação da água
neste contexto. Um aprofundamento nesta questão fugiria ao escopo deste estudo,
mas é importante deixar claro que nenhuma das interpretações dos estudiosos da
Palavra de Deus, em tempo algum, jamais, chegou à água com o sentido que quer o
Sr. Paul Jong. Além disto, tenhamos presente, que uma das regras básicas para a
interpretação bíblica afirma que, em hipótese alguma, podemos basear qualquer
doutrina em um único verso. Assim, o sentido dado pelo Sr. Jong para a água
teria que ter sido clara e inequivocamente apresentado em outros versos do texto
bíblico, para que pudéssemos interpretá-lo desta forma.
Segundo ele, sem crer na água (no batismo de Cristo) tanto quanto no sangue é
impossível a salvação. E este argumento é repetido à exaustão em seu livro. Mas,
caso assim o fosse este ensino seria encontrado em alguma parte do Novo
Testamento ou ainda do Velho Testamento, o que rigorosamente não ocorre. Não há
qualquer ensino por parte de qualquer autor bíblico que, sequer de longe, mostre
a posição assumida pelo Sr. Jong. Ele ainda argumenta que este seria o
pensamento dos apóstolos, e que todos teriam crido desta forma. Como exemplo
disto ele utiliza a passagem em I Pedro 3:20-21:
"Os quais noutro tempo foram rebeldes, quando a longanimidade de Deus esperava
nos dias de Noé, enquanto se preparava a arca; na qual poucas (isto é, oito)
almas se salvaram pela água; (21) Que também, como uma verdadeira figura, agora
vos salva, o batismo, não do despojamento da imundícia da carne, mas da
indagação de uma boa consciência para com Deus, pela ressurreição de Jesus
Cristo" (I Pedro 3:20-21 ACF)
O significado claro que o apóstolo Pedro deu à água nesta passagem é que ela
identifica aqueles que se salvam com Jesus na forma do batismo, representando
sua morte, sepultamento e ressurreição.
Jong, contudo, interpreta esta passagem de forma torta dizendo: "Assim como, no
tempo de Noé, as pessoas que não creram na imensidão de 'água' (o dilúvio) foram
destruídas, aqueles que não crêem na 'água, o batismo de Jesus', certamente
serão destruídos".
Esquece-se o Sr. Jong da própria promessa de Deus: "E eu convosco estabeleço a
minha aliança, que não será mais destruída toda a carne pelas águas do dilúvio,
e que não haverá mais dilúvio, para destruir a terra. (12) E disse Deus: Este é
o sinal da aliança que ponho entre mim e vós, e entre toda a alma vivente, que
está convosco, por gerações eternas" (Gênesis 9:10-11 ACF)
Nunca mais haverá destruição pela água. E muito menos haverá destruição por não
se crer na água.
Além disto, afirma o Sr. Jong, que poucos creram no "verdadeiro evangelho da
água" no início da igreja, e que após o édito de Milão (313 d.C.) este
"verdadeiro evangelho" desapareceu completamente, conforme fora planejado por
Satanás, fazendo com que ninguém pudesse vir a ser salvo daí em diante. Ainda,
segundo ele, durante o período da Reforma Protestante, o verdadeiro evangelho
não foi encontrado, pois interpretaram erroneamente a Palavra de Deus, e somente
agora, através de sua "redescoberta" do evangelho da água, o verdadeiro
evangelho voltou à tona, como um rio que esteve por todo este tempo trafegando
pelos subterrâneos da Terra, aflorando nestes tempos finais, através de sua
pregação. Tristemente então, segundo Jong, ninguém nestes quase 2000 anos veio a
se salvar através do crer no sacrifício de Jesus Cristo na cruz, em seu sangue
derramado para remissão dos pecados.
Jong define o batismo como: "Ser lavado, ser enterrado (ser imerso) e, no
sentido espiritual, transferir pecado por meio da imposição das mãos, como foi
feito no Antigo Testamento"
Esta última frase (transferir pecado por meio da imposição das mãos) está
completamente equivocada. Não há nada na Palavra de Deus, ou ainda que fosse em
tradições, doutrinas ou costumes, sejam cristãos ou judaicos (já que fala de
tradição do Antigo Testamento), que dê qualquer suporte a esta afirmação.
Mais para frente no texto Jong diz que: "Se Jesus não tivesse sido batizado
antes de ser crucificado, todos os nossos pecados teriam permanecido".
Com isto ele coloca o batismo de Jesus em pé de igualdade com sua crucificação
quanto à eficácia como ato remissório ou ainda mais importante, pois sem o
primeiro o segundo não seria de qualquer valia.
O Sr. Jong deveria ouvir ao apóstolo Paulo, quando este explica o verdadeiro
significado do batismo, deixando claro que a crucificação e a subseqüente
ressurreição do Senhor Jesus Cristo, formam um ato sacrificial e remissório
completo em si mesmo, não necessitando de qualquer complementação, seja anterior
ou posterior:
"Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados
na sua morte? (4) De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte;
para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai,
assim andemos nós também em novidade de vida. (5) Porque, se fomos plantados
juntamente com ele na semelhança da sua morte, também o seremos na da sua
ressurreição; (6) sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado,
para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado"
(Romanos 6:3-6 ACF)
Sua visão sobre como levar sua mensagem às pessoas, através da internet e da
distribuição gratuita de livros tem sido muito bem sucedida, inclusive com seus
livros tendo sido traduzidos e publicados em vários idiomas inclusive o
português.
Contudo sempre que alguém tenta apresentar uma doutrina diferente da que está
apresentada na Palavra de Deus, devemos estar atentos, devemos sempre agir como
aqueles de Beréia [2] que conferiam tudo o que lhes era dito com as Escrituras
Sagradas para ver se as coisas eram realmente assim, pois erros e heresias
surgem diariamente, e devemos estar prontos a refutá-los:
"Retendo firme a fiel palavra, que é conforme a doutrina, para que seja
poderoso, tanto para admoestar com a sã doutrina, como para convencer os
contradizentes" (Tito 1:9 ACF)
E pior ainda, pelo fato do Sr. Jong não estar tratando de uma doutrina
periférica, a doutrina da salvação é o centro, o cerne, do que é ser Cristão,
daquilo que nos faz o que somos, o centro de nossa fé e esperança.
Muito melhor faria o Sr. Jong, se pregasse o verdadeiro evangelho, se usasse de
seus recursos para levar ao ouvido das pessoas a sã doutrina conforme a Palavra
de Deus, para que pelo ouvir pudessem vir a se salvar. E que não criasse, como
fez, outro evangelho além daquele que foi anunciado por Cristo e pelos
apóstolos:
"Maravilho-me de que tão depressa passásseis daquele que vos chamou à graça de
Cristo para outro evangelho; (7) O qual não é outro, mas há alguns que vos
inquietam e querem transtornar o evangelho de Cristo.(8) Mas, ainda que nós
mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho
anunciado, seja anátema. (9) Assim, como já vo-lo dissemos, agora de novo também
vo-lo digo. Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes,
seja anátema." (Gálatas 1:6-9 ACF)
Então, como o apóstolo Paulo nos exorta a fazer nesta passagem, consideremos o
Sr. Jong anátema, e o deixemos por si só. E que Deus nos abençoe, nos proteja e
nos ajude, para que sejamos instrumentos da Sua verdade para salvação das almas
perdidas através da pregação do verdadeiro Evangelho de remissão dos pecados
através do sangue derramado por Cristo Jesus na cruz do Calvário por cada um de
nós.
Amém.
[1] Não há indicação bíblica de que tenha ocorrido, no ato do batismo de Jesus,
imposição de mãos. Nem que esta fosse a prática de João o Batista.
[2] Atos 17:10-11
Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em BibliaLTT.org, com ou sem notas).
Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.