MEDICINA ALTERNATIVA

E NOVA ERA

Tradução com autorização do e-Book New Age Health Care, de David Cloud, publicado pelo The Way of Life Literature.

 

 

Parte 01 - Introdução

Parte 02 - Os Equívocos Sobre a Medicina Alternativa

Parte 03 - Quando a Medicina Alternativa é Errada?

Parte 04 - Práticas Alternativas Populares

Parte 05 - Conclusão: Sérias Advertências Bíblicas

 

 

1.Introdução

O texto a seguir foi extraído de “THE NEW AGE TOWER OF BABEL” (A Torre de Babel da Nova Era), por David Cloud. Este livro está disponível no Way of Life Literature, P.O. Box 610368, Port Huron, MI 48061, 8 6 6 – 2 9 5 – 4 1 4 3, www.wayoflife.org, fbns@wayoflife.org (e-mail).

 

Um estudo feito em 1990 por David Eisenberg do Hospital Beth Israel mostrou que os americanos estavam gastando cerca de 14 bilhões de dólares por ano com medicina alternativa, incluindo práticas da Nova Era tais como meditação, terapia de toque (incluindo Reiki), confissão positiva, imaginação guiada, terapia da polaridade, aromaterapia, terapia do som, curas com pedras preciosas [gematerapia], terapia magnética, cura espiritual, biofeedback, reflexologia, iridologia, uroterapia, homeopatia, técnicas de liberdade emocionais (EFT), hipnose e acupuntura.

Esse número tem crescido dramaticamente desde então. Segundo um relatório do U. S. News & World Report de 21 de janeiro de 2008, a medicina alternativa foi a "corrente principal" [na área de tratamentos de saúde].

Em 1992, apenas 2% das escolas médicas dos Estados Unidos ofereceram cursos em práticas médicas alternativas, mas em 2004 esse número havia subido para 67% (“Mais Escolas Médicas Ensinam Espiritualidade na Medicina" - Lighthouse Trails Newsletter, 4 de Março de 2008).

A famosa Clínica Mayo tem uma seção em seu site de "Medicina Complementar e Alternativa", lidando com a terapia de toque, yoga, tai chi, acupuntura, ventosas, biofeedback e hipnose.

A Dra. Christina Puchalski, fundadora do Instituto de Espiritualidade e Saúde da George Washington School of Medicine, foi contemplada com o prêmio John Templeton de Espiritualidade e Medicina em 1996.

Um amigo que leu uma edição de pré-publicação deste livro observou: “Entrar em qualquer loja de alimentação natural é como estar entrando em uma capela da Nova Era”.

A Nova Era, de fato, invadiu o campo da saúde. A informação a seguir, do relatório do Eagle Forum (Fórum Águia) de Abril-Maio de 1989, é típica de um amplo fenômeno que só tem crescido e se tornado mais popular, ao longo das últimas duas décadas. Me tornei ciente disto em meados da década de 1980, quando a filha de um amigo recebeu treinamento de enfermagem na Virgínia, e foi surpreendida ao ser confrontada com a doutrina e a prática da Nova Era:

“Em 1970, um programa de confinamento foi realizado no De Anza College, em Cupertino, Califórnia, subscrito pelaLockheed Aircraft. Ali, um grupo de cientistas e médicos, influenciados pelos ensinamentos de Edgar Cayce, reuniu-separa compartilhar os seus interesses em MEDICINA/ESPIRITUALIDADE ALTERNATIVAS PARA SAÚDE. Seis meses mais tarde, programas e participante semelhantes ocorreram em UCLA e Stanford. Lá a ênfase era o papel da "mente" nas doenças. „Novas? terapias foram introduzidas: meditação, visualização, biofeedback, acupuntura, hipnose, cura psíquica, cura tribal. Dentro de poucos anos mais reuniões foram realizadas nos campos da maioria das principais universidades do país. Incluíndo Yale, Harvard, New York U, Institute of New York of Technology, e as Universidades da California, Massachusetts, Michigan, Miami e Illinois. Programas que exploram a convergência do ocultismo e da saúde foram financiados pelas fundações Rockefeller, Ford e Kellogg...

“TOQUE TERAPÊUTICO (TT) é uma das técnicas de ocultismo utilizadas nos doentes em hospitais. Este termo cunhado por Delores Krieger, refere-se a uma filosofia ocultista e a um procedimento que é o de supostamente transferir a energia de cura a partir das mãos da uma pessoa ao paciente, promovendo a cura normal mais rapidamente. É o uso de uma técnica especial para „desembaralhar? o „campo de energia? da zona congestionada na „aura? do paciente. Isto faz com que ocorra, supostamente, uma resposta de relaxamento e, em seguida, o corpo vai se curar sozinho. Isto é também conhecido como Toque de Cura. Este conceito vem das antigas religiões [pagãs], como disse Janet Mentgen, e associa-se com o conceito Hindu dos chakras e da força energética também referida como „Light?. Ela também mencionou xamãs, curandeiros, pajés e curandeiros psíquicos como utilizadores do TT. Um problema com TT é que ele tem aparência de estar sendo cientificamente comprovado. Desde que isso não é possível, o TT cai na categoria da „cura espiritual milagrosa? e/ou „Medicina Energética?. Este é evidentemente „um novo campo?. Esta „nova fronteira da medicina? é também agora chamada de campo da PSICONEUROIMUNOLOGIA.

“Mentgen foi nomeada, em 1988, enfermeira do ano pela ASSOCIAÇÃO DE ENFERMEIRAS HOLÍSTICAS AMERICANAS (AHNA – American Holistic Nurses Association ) em Melrose, Florida. Lá, os enfermeiros foram ensinados sobre seus campos de força, reunidos em torno de fogueiras crepitando e fazendo a dança Sufi. Os Drs. Brad e Leslie Rachman, quiropráticos, conduziram os enfermeiros em cânticos e danças Hindus. E a Dra. Eleanor Shuster liderou o grupo em uma cerimônia de fumegação de smudge e invocação (smudge é um alucinógeno regulamentado, droga comum entre os ocultistas – inalado sob a forma de fumaça). Sob a cadência dos tambores, dançavam o que eles chamavam de o seu „poder animal?, e foram conduzidos através de imaginação guiada e meditação.

A AHNA oferece „enfermagem de espectro completo? para o „enfermeiro do futuro? e está arrastando enfermeiros para dentro de uma visão esotérica de cura. A AHNA realizou outra conferência em Estes Park em junho passado, onde Barbara Marx Hubbard falou sobre a enfermagem transcendental e a Deusa Terra [Gaia]. E a Dra. Melody Olson ensinou em umworkshop sobre as experiências fora-do-corpo (EFC). Ela disse que no antigo Tibete havia sempre uma pessoa no leito de morte para servir como um guia através do processo da morte.

„Outro, RAM DASS, um questionável sobrevivente de mais de 2000 viagens de ácido [alucinógeno conhecido como LSD], se comunica com os espíritos dos mortos e ensina em lugares como Simpósio John Denver de Escolhas para o Futuro. Ele abriu Centros de Morte em todo o país para ajudar os doentes terminais a „atravessarem?. Um espírito guia chamadoEmmanual, suas drogas, livros dos mortos e algumas experiências macabras têm ensinado a ele que a morte é apenas mais um veículo para o „despertar?. Dass acredita que a morte é absolutamente segura, como tirar um sapato apertado, e é simplesmente o cair de uma alma do corpo. Ele culpa a sociedade por ensinar as pessoas a temerem a morte, tentando manter o corpo vivo, em UTI?s. Ele sente que a morte pode tornar-se uma aventura. Ele foi acusado de estabelecer um culto à morte e, em sua própria confissão, afirma que gosta de sentar-se no ao lado de alguém que está no momento de sua morte, meditando e entrando em ressonância com o corpo que está morrendo, e acha que assim ele recebe poder através da respiração rouca e crepitante dos moribundos.

„O Dr. BERNIE SIEGEL se tornou o mais recente queridinho da medicina da Nova Era. Em seu livro Amor, Medicina e Milagres, Siegel promove práticas ocultistas misturando-ascom cuidados de saúde. Ele usa imaginação guiada, visualização, meditação e Controle Silva da Mente como veículos para a auto-cura. A cura ocultista se espalhou muito rapidamente por toda a sociedade médica. Os Institutos de Saúde Mental são fundamentais para a experimentação metafísica, uma vez que a intangível área da mente é um terreno fértil para esses conceitos. Em Menninger, Topeka, os pacientes são introduzidos em nova consciência do Ocidente, fenômenos psíquicos, parapsicologia, telepatia, cura pela fé, Ram Dass, conceito de unidade universal, biofeedback (a yoga do Ocidente), Sociedade Teosófica, deuses Maias, caminho Sufi e mais. Os pacientes são ensinados em experiências fora- do-corpo assistindo 'Filmes para uma Nova Era'. Às pessoas em sofrimento são dadas falsas esperança e uma doutrinação completa em crenças de bruxaria.

„Estas são apenas algumas descrições de como a medicina ocultista está sendo praticada em nossa sociedade civilizada. No entanto, há uma boa notícia! Há ainda médicos e enfermeiros conscientes na área de saúde que sentem a necessidade de praticarem a medicina científica. Eles não estão entre aqueles que se sentam ao redor, meditando no interior de seus crânios. Precisamos buscá-los para o aconselhamento médico, bem como educá-los sobre o engano que está adentrando em sua área de vocação.”

Randall Baer, ex-médico da Nova Era, adverte:

“A área da saúde holística é um das mais sutis e sofisticadas áreas da turva fusão do esotérico com o não espiritual, da metafísica com a técnica estabelecida, do pseudo-científicocom a comunidade científica, dos não-Nova Era com os Nova Era”. (Inside the New Age Nigthmare – Dentro do Pesadelo da Nova Era, 1989, p. 22).

 

2.Os Equívocos Sobre a Medicina Alternativa

Eu acredito que será útil neste momento mencionar os muitos equívocos que as pessoas cometem a respeito da holística ou das práticas de medicina alternativa.

É Apenas o Senso Comum, Unificado Em Um Sistema De Cuidados Médicos Alternativos

Um equívoco popular sobre medicina alternativa é o argumento de que se trata apenas do senso comum [o tipo de „sabedoria popular? que tinham, por exemplo, nossas avós], unificado em um sistema de cuidados com a saúde.

De fato, o campo da saúde holística é muito mais do que isso, como nós veremos mais adiante. Michael Harner, que é um praticante da Nova Era, mesmo sem querer, dá um forte alerta aos crentes na Bíblia sobre o perigo dessas coisas: “O campo emergente da medicina holística mostra uma tremenda quantidade de experimentação envolvendo a reinvenção de muitas técnicas praticadas há muito tempo por xamãs [bruxos pagãos, feiticeiros, pajés, etc], tais como a visualização, a alteração do estado de consciência, os aspectos da psicanálise, a hipnoterapia, a meditação, as atitudes positivas, a redução de stress, a expressão mental e emocional da vontade pessoal para obter ajuda e cura. Em certo sentido, o xamanismo está sendo reinventado NO OCIDENTE precisamente porque ele é necessário.” (A Guide to Power and Healing: The Way of Shaman – Um Guia para o Poder e a Cura: O Caminho do Xamã, 1980, p. xiii).

Harner pensa que é algo maravilhoso que o xamanismo esteja sendo revivido dentro do campo da medicina, mas os crentes na Bíblia sabem que isso é um sinal assustador do fim dos tempos e um grande perigo para o bem-estar espiritual das pessoas.

É Apenas o Uso Sábio das Propriedades Naturais de Cura

Outro equívoco é o argumento de que a medicina alternativa trata apenas da utilização sábia das propriedades naturais de cura, encontradas na natureza e no próprio corpo.

É verdade, claro, que o corpo humano foi divinamente projetado e tem incríveis capacidades de regeneração, e Deus, em Sua graça abundante, tem colocado muitas coisas no mundo para benefício do homem. Mas veremos que isso está longe de ser todo o problema quando se trata do campo da saúde holística.

Outro equívoco é o argumento de que desde que a dieta é uma importante parte da saúde em geral, a dieta deve ser a resposta completa para a saúde.

É verdade, é claro, que algumas dietas são mais saudáveis do que outras. Mas não estamos tratando aqui de uma ciência exata, como a dos foguetes. Sabemos que são estabelecidas associações entre certas doenças, tais como diabetes e problemas cardíacos, e dietas. Também é verdade que as técnicas corretas de nutrição alternativa certamente podem ajudar a curar certos problemas. Mas também é verdade que existe um limite para aquilo que as dietas podem fazer. Este é o tipo de técnica “isca e anzol” que os defensores da medicina alternativa estão habituados a usar. Eles sabem que se você concordar que a dieta é importante e que uma mudança na dieta pode lhe ajudar a curar algumas doenças, então eles tentamconvencê-lo de que, se você simplesmente encontrar a dieta certa você será perfeitamente saudável e a dieta é a chave para a cura de todas as doenças.

Desde que a Medicina Alternativa Pode Ajudar com Alguns Problemas, Ela Pode Curar Todas as Doenças

Outro equívoco é o argumento de que, desde que a medicina alternativa pode ajudar a curar e a resolver alguns problemas, ela poderá curar todos os tipos de doenças.

Durante vários anos eu fui atormentado com frequentes resfriados. Durante quatro ou cinco vezes por ano eu era atacado por um resfriado desagradável que se desenvolvia em uma dor de garganta e tosse, persistindo umas duas semanas. Depois que eu comecei a tomar um multivitamínico diariamente o problema com resfriados foi significativamente reduzido. Obviamente, eu tinha uma deficiência de vitaminas. Mas isso não significa que a nutrição e os cuidados da medicina alternativa podem curar todos os meus problemas, e isso não significa que existe tal coisa como a garantia da saúde total. Isso não significa que nós devemos olhar de soslaio para os cuidados médicos tradicionais, da mesma maneira que muitas pessoas que utilizam a medicina alternativa o fazem.

Você Pode “Comer o Peixe e Cuspir as Espinhas”

Outro equívoco é o argumento de que podemos “comer o peixe e cuspir fora as espinhas”. Em outras palavras, mesmo que haja elementos errados dentro do domínio dos cuidados da saúde alternativa, o indivíduo pode escolher o que é bom e útil e evitar o erro. Pelas seguintes duas simples razões, porém, temos que rejeitar esta filosofia. Em primeiro lugar, quando se lida com o ocultismo estamos lidando com o diabo, e ele é muito inteligente e poderoso. É por isso que a Bíblia nos exorta a ficar longe de cada coisa ocultista. Eva não havia ainda sido manchada pelo pecado e estava em um ambiente perfeito, mas ela foi enganada pelas ciladas do diabo. ”Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar” (1 Pedro 5:8). Em segundo lugar, esta filosofia assume que a média dos cristãos de hoje é capaz de exercer o discernimento espiritual aguçado necessário para detectar os erros sutis, e isto não é o que de fato ocorre. O crente mediano de hoje é biblicamente ignorante, carnal e extremamente carente do nível de educação necessário para tal tarefa. E eu estou me referindo ao típico membro comum da igreja local que crê na Bíblia.

Randall Baer , ex-médico naturopata , diz:

“Eu vejo este campo como sendo uma mistura do positivo e do negativo. Três ingredientes proveitosos e seis ingredientes da Nova Era. Nove ingredientes saudáveis e vinte ingredientes da Nova Era. Neste campo sutil e complicado da saúde holística, discernimento é um prêmio.” (Inside the New Age Nigthmare – Dentro do Pesadelo da Nova Era, p. 154).

Tal discernimento esta muito além da capacidade do cristão mediano de hoje.

Uma Vez Que o Profissional de Medicina Alternativa Parece Se Importar Comigo, Ela é “Segura”

Outro equívoco é o argumento de que, já que o profissional da medicina alternativa parece realmente interessado em cuidar de mim, ele não vai me conduzir ao erro.

Algo que atrai muitas pessoas aos profissionais da medicina alternativa é o seu aparente cuidado. Considerando que muitos médicos tradicionais estão apressados demais para mostrar uma significativa quantidade de preocupação pessoal com seus pacientes, os profissionais da medicina alternativa normalmente são mais interessados em procurar desenvolver um relacionamento mais íntimo e pessoal com seus clientes. O Dr. David Sneed faz citações de pessoas que se queixam: “Meu médico não quis me ouvir. Ele está sempre com muita pressa. Ele é tão impessoal”.

Seria maravilhoso se todos os profissionais de saúde fossem do tipo agradável [atenciosos e não tão impessoais], mas uma atitude solidária por parte dos profissionais da medicina alternativa não torna insignificante uma prática falsa ou ocultista. A bruxa de Endor foi muito atenciosa para com Saul, encorajando-o ealimentando-o, mas ela ainda era uma bruxa e, portanto, uma abominação para DEUS e um perigo para o povo de DEUS! (1 Samuel 28:20-25, Deuteronômio 18:10-12).

Não Podem Ferir

Um equívoco semelhante é o argumento de que as práticas da medicina alternativa “não podem ferir”.

De fato, as práticas da medicina alternativa podem doer, machucar e ferir. O Conselho Nacional de Combate à Fraude na Saúde adverte que “Charlatões roubam nosso dinheiro, nossa dignidade, nossa saúde, e nossas vidas”. (Understandind and Combating Health Fraud and Quackery - Compreendendo e Combatendo a Fraude e o Charlatanismo na Saúde, Multnomah County Medical Society, Portland , Oregon, 1985). Em The Hidden Agenda [A Agenda Oculta, Uma Visão Crítica das Terapias Médicas Alternativas], o Dr. David Sneed lista oito possíveis perigos da medicina alternativa: falha no diagnóstico, incapacidade de tratar o problema, dano emocional, desperdício de dinheiro, danos físicos, efeitos tóxicos, desvio de recursos e perda da realidade.

O Dr. Sneed dá muitos exemplos de tais perigos. Uma mulher foi induzida a aplicar um emplasto com óleo de mamona em seu abdômen para tratar a sua dor abdominal, mas descobriu-se que ela estava com apendicite e ela precisou passar por uma cirurgia (p. 5). Uma paciente com câncer gastou quarenta mil dólares com procedimentos alternativos no México, em seu último mês de vida. O seu marido declarou: "Claro, eu estou ressentido. Ela escolheu passar o seu último mês de vida no México ao invés de ficar com a sua família. Os médicos nos disseram que certamente eles não poderiam curá-la, mas que eles poderiam ser capazes de prolongar a sua vida. Eles certamente poderiam ter aumentado a qualidade de vida dela, em seus últimos dias.” (p. 28). Outra doente com câncer foi tratada com terapia alternativa durante meses, “tempo suficiente para o câncer de mama se espalhar de uma forma tão agressiva que ela precisou de cirurgia e massivas seções com quimioterapia e radiação” (p. 23). Uma garotinha teve seu sistema nervoso danificado permanentemente e outra criança morreu depois que seus pais lhes deram altas doses de vitamina A e Potássio, tal como recomendado por Davis em Adelles no livro Let?s Have Healthy Children(Vamos Ter Crianças Saudáveis, p. 65). Estima-se que entre cinquenta a setenta e cinco mil americanos praticaram o tratamento Laetrile contra o câncer, que por fim se mostrou uma fraude e muitos deles morreram devido à toxicidade do tratamento propriamente dito. “O Dr. William Nolen, cirurgião...nos conta a história de uma mãe de trinta e cinco anos de idade, três vezes diagnosticada por ele com câncer de útero, perfeitamente tratável. Ele lhe recomendou uma cirurgia ou radioterapia, mas em vez disso, ela escolheu ir para o México e gastar três mil dólares com o tratamento alternativo de Laetrile. Quando ela retornou a ele seis meses depois, o câncer havia se espalhado para a pélvis, bexiga e reto. Ela morreu um mês depois.” (pp. 32, 33 ). Outra mulher, que havia sido diagnosticada com colite e doença da vesícula biliar, seguiu uma solução alternativa com lavagens intestinais utilizando café, levando seu organismo a ficar tão esgotado de eletrólitos essenciais que ela sofreu uma convulsão, foi levada às pressas para o hospital em estado de coma, e morreu (p. 96).

É a vontade de Deus Que Sejamos Saudáveis

Outro equívoco é o argumento de que é a vontade de Deus que sejamos sempre saudáveis e que, se seguirmos um plano natural inteligente, não vamos nunca ficar doentes.

Por exemplo, o seminário Be in Health (Estar Saudável), promovido por Henry Wright afirma: “Nós somos dedicados à erradicação e à prevenção de toda doença biológica, psicológica e espiritual...O

Pleasant Valley, Pesquisas e Publicações fornece materiais destinados a promover a plenitude da humanidade.” O programaSaúde Total de Bill Gothard também argumenta que a saúde é sempre a vontade de Deus e que basta seguirmos o ”Plano” certo que seremos sempre saudáveis.

Ninguém precisa ser um grande estudioso da Bíblia para refutar isto.

Em primeiro lugar, DEUS nem sempre curou os crentes doentes, mesmo nas igrejas primitivas. Paulo tinha uma doença que DEUS se recusou a remover (2 Coríntios. 12:7-10). A conclusão de Paulo sobre a questão é oposta a daqueles que afirmam ser a vontade de DEUS que sejamos sempre totalmente saudáveis, pois ele disse: “Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte”. (2 Coríntios 12.10). A palavra “fraquezas” é derivada da Palavra gregaas?e?e?a = “astheneia”, que é traduzida em outros passagens [na ACF] por “enfermidades”, como em Atos 28:9 e em João 11.04. [Na King James Bible 1611 foi traduzida em 2 Cor. 12.10 como infirmities – enfermidades, em At. 28.9 como como diseases -moléstias e em Jo 11.04 como sickness - doenças]. Timóteo era fisicamente fraco e estava constantemente doente (1 Tm .5:23). Trófimo, companheiro de ministério de Paulo, foi deixado para trás em Mileto porque estava doente e DEUS não o havia curado (2 Tm. 4:20).

Em segundo lugar, a Bíblia diz claramente que todas as fraquezas, doenças e problemas nesta vida são derivadas da Queda. Estas coisas nos mostram nosso pecado. Vivemos em um mundo que geme sob esta maldição e até mesmo aqueles que nascem de novo estão sujeitos a essa maldição (Rm 8:22-23).Vivemos em um corpo de morte (Rm 7:24) .

A Fé Neo Testamentária não nos ensina a esperarmos por saúde total e por uma libertação total de todos os problemas no presente mundo decaído; mas esta Fé nos ensina a vivermos em esperança, e esperança que se vê não é esperança. Considere a seguinte importante passagem em Romanos 8:18-25 : “Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada. Porque a ardente expectação da criatura espera a manifestação dos filhos de Deus. Porque a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa do que a sujeitou, Na esperança de que também a mesma criatura será libertada da servidão da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus. Porque sabemos que TODA A CRIAÇÃO GEME E ESTÁ JUNTAMENTE COM DORES DE PARTO ATÉ AGORA. E NÃO SÓ ELA, MAS NÓS MESMOS, QUE TEMOS AS PRIMÍCIAS DO ESPÍRITO, TAMBÉM GEMEMOS EM NÓS MESMOS, ESPERANDO A ADOÇÃO, a saber, a redenção do nosso corpo. Porque em esperança fomos salvos. Ora a esperança que se vê não é esperança; porque o que alguém vê como o esperará? Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o esperamos.”

O Corpo é Capaz De Curar a Si Mesmo

Um equívoco semelhante é a ideia de que o corpo é capaz de se curar sozinho de qualquer problema ou doença, se lhe é fornecido dieta e meio ambiente adequados.

Esta é uma perigosa meia-verdade. Considerando que DEUS deu ao corpo incríveis capacidades de regeneração, há um dramático limite para o que ele pode fazer. E, como vimos, vivemos em um mundo decaído e amaldiçoado, e não há na Bíblia nenhuma promessa divina de perfeita saúde.

A Bíblia define a Dieta Ideal

Outro equívoco é o argumento de que a Bíblia define a dieta saudável ideal. George Malkmus tem a sua “Dieta Aleluia”. Don Colbert tem a dieta “O Que Jesus Comeria”. Gwen Shamblin tem seus “Workshops de Perca de Peso” e Jordan Rubin tem a “Dieta do Fabricante”. Todos eles afirmam que suas dietas são baseadas na Bíblia. Rubin diz que ”Deus me deu esta mensagem de saúde” (“Novos Planos de Dieta Tomadas da Bíblia”, USA Today, 10 de junho de 2004).

Na verdade, não há plano de dieta na Bíblia para nosso dias. De Adão a Noé, os homens eram vegetarianos, decorrente de DEUS lhes ter comandado isso em Gênesis 1:29-30. Depois do dilúvio, os homens foram instruídos a comer a carne [de todos os animais], bem como vegetais (Gênesis 9.3).

Sob a Lei de Moisés, a nação de Israel continuou a comer carne, mas alguns animais foram listados como limpos e outros como impuros. O Senhor Jesus Cristo foi um judeu e viveu nos termos da lei e, portanto, seguiu o sistema de dieta mosaica. Mas Ele não era um vegetariano. Ele comeu peixe (Lucas 24:42-43) e ele comeu carne de cordeiro, que era exigida durante a Páscoa (Êxodo 12:6-8).

Quando as igrejas locais foram estabelecidas, as antigas restrições alimentares foram eliminadas.

Existem apenas três ensinamentos sobre dieta alimentar no Novo Testamento:

Primeiro, foi ensinado a Pedro que as restrições da dieta alimentar do Antigo Testamento não estão mais em vigor para os crentes que vivem sob o Novo Testamento (Atos10:9-16). Esta verdade foi enfatizada com a visão e a ordem dada para subir, matar e comer sendo repetidas três vezes. Esta passagem sozinha refuta as seguintes alegações: que as restrições alimentares do sistema Mosaico estão em vigor para as igrejas do Novo Testamento, que as restrições dietéticas Mosaicas foram dadas com finalidade de saúde (se isso fosse verdade, Deus as manteria em vigor), que comer carne não é saudável, que o vegetarianismo é um programa superior de alimentação, e que isso é cruel por matar animais.

Em segundo lugar, somos ensinados que na dispensação do Novo Testamento a dieta alimentar é uma questão de liberdade inteiramente pessoal (Romanos 14:1-6) e não temos a permissão de DEUS para julgarmos outros em tais assuntos (Romanos 14:13).

Em terceiro lugar, somos alertados sobre aqueles que ensinam doutrinas contra a ingestão de carne (1 Timóteo4:1-6) e nos é dito claramente que exigir dos outros uma dieta vegetariana é uma Doutrina de Demônios.

Ir além do ensino claro da Bíblia nesta matéria e criar programas alimentares que se propõem terem base Escriturística, propriedades universais e aprovação divina é heresia.

O Novo Testamento afirma claramente que “Porque toda a criatura de Deus é boa, e não há nada que rejeitar, sendo recebido com ações de graças. Porque pela palavra de Deus e pela oração é santificada.” (1 Timóteo 4:4-5) .

Assim, de acordo com a Escritura, a dieta alimentar é uma questão pessoal e individual. Cada pessoa é diferente, com o seu próprio metabolismo, gosto, cultura, estilo de vida, saúde e ocupação e sua dieta devem ser determinados com base nisso e não em um plano que se apresente a partir da Bíblia.

Eu não estou dizendo que todas as dietas são igualmente saudáveis, eu estou simplesmente dizendo que não existe uma dieta que seja exigida pela Bíblia [para a presente dispensação].

Sinceridade Santifica a Medicina Alternativa

Outro equívoco é o argumento de que se uma prática alternativa de saúde é utilizada de forma sincera por um crente através de uma “perspectiva Cristã”, está tudo bem.

Se isso fosse verdade, a Bíblia não conteria tantos avisos para nos separarmos do erro (Por exemplo: Deuteronômio 18:9-12, 1 Coríntios 10:21, 2 Coríntios 6:14-17; 1 João 5:21). Práticas ocultistas são práticas ocultistas, independentemente de quem as utiliza!

Testemunhos Fornecem Provas de Autenticidade

Outro equívoco é o argumento de que, se um produto ou plano de tratamento é acompanhado de testemunhos favoráveis e surpreendentes, deve ser bom.

O campo da saúde alternativa é impulsionado por testemunhos, e eles podem ser muito impressionantes, particularmente quando um indivíduo está frustrado com um problema persistente ou desesperado para ser curado de uma doença e está disposto a se agarrar a qualquer coisa, mesmo que seja um pedaço de palha seca. Mas os santos sábios devem reconhecer que vivemos em um mundo decaído, entre as criaturas que são enganosas e tomando todo cuidado para não sermos enganados. “O simples dá crédito a cada palavra, mas o prudente atenta para os seus passos.“(Provérbios 14:15 ) .

O livro Câncer e Tratamentos Duvidosos, escrito por Stephen Barrett e Barrie Cassileth, estabelece quatro condições de senso comum que devem ser cumpridas antes de um depoimento poder ser considerado válido. Em primeiro lugar, o paciente deve realmente ter a doença. Como com as “curas” dos carismáticos, não é incomum que pessoas no campo da medicina alternativa testemunhem que foram curados de uma determinada doença que nunca foi corretamente diagnosticada. Em segundo lugar, a cura deve resultar da alegada terapia. Outros fatores podem ter sido usados no tratamento e devem ser levados em consideração. Vários anos atrás eu vi uma propaganda de um produto tônico que garantia perda de peso. O paciente era instruído a tomar o tônico no começo da noite e a não comer absolutamente nada até a hora de ir dormir. O fato é que a perda de peso resultante pode ser alcançada a partir do jejum prescrito, sem a assistência do acompanhamento tônico! Em terceiro lugar, a doença deve ser efetivamente curada e não somente a redução de alguns sintomas ou algo assim. Em quarto lugar, o paciente deve estar vivo! Muitos pacientes Pentecostais pacientes do milagreiro William Branham morreram depois de terem sido proclamados curados, e a mesma coisa aconteceu com muitos daqueles que foram “curados” através dos tratamentos com medicina alternativa . (Veja o nosso livro Os Movimentos Pentecostais-Carismáticos para maior documentação). Stanislaw Burzynski, por exemplo, ofereceu uma cura para o câncer chamada “antineoplastons”, que iria supostamente ”Normalizar” as células cancerosas. Em 1988 , Sally Jesse Raphael apresentou em seu programa de televisão quatro pacientes de Burzynski que supostamente haviam sido curados. Quatro anos depois, a Inside Edition relatou que dois dos quatro morreram e um terceiro teve uma recorrência do câncer. Além disso, outra mulher testemunhou “que seu marido e cinco outros da mesma cidade tinham procurado tratamento após ouvirem falar de Burzynski em um programa de televisão - e que todos tinham morrido da doença.” (Stephen Barrett, Câncer e Terapias Questionáveis).

Se Isso Ajuda Uma Pessoa Pode Ajudar Todas

Outro equívoco é o argumento de que se uma prática alternativa de saúde ajuda uma pessoa poderá ajudar toda e qualquer pessoa.

É importante compreender que, mesmo que um certo tratamento é realmente eficaz para uma determinada pessoa não significa que ele será eficaz em todos os outros. É verdade que um multivitamínico resolveu meu problema com resfriados frequentes, mas isso não significa que as multivitaminas são um remédio eficaz para todos os tipos de resfriados.

Se É Natural Deve Ser Bom

Outro equívoco é o argumento de que se é natural , deve ser bom.

Mas, na verdade, muitas coisas naturais são perigosas. A maioria dos venenos são perfeitamente naturais!

Apenas ”Natural” é Certo

Um equívoco semelhante é o argumento de que apenas as coisas que são “Naturais” no campo da alimentação e dos cuidados com saúde são apropriadas.

Aos olhos daqueles que sustentam esta doutrina, ervas e outros produtos “naturais” são consideradas úteis e seguros, enquanto que os produtos “fabricados pelos homens” tais como medicamentos, antibióticos e inoculações são consideradas impróprias e perigosas. O fato é que DEUS deu ao homem a sabedoria e a autoridade para dominar a terra e ter domínio sobre ela (Gênesis 1:28). Toda boa dádiva vem do alto (Tiago 1:17).

Apesar de reconhecermos que os médicos não são deuses e que eles são imperfeitos e cometem erros, é verdadeiramente tolo e antibíblico rejeitarmos os benefícios da medicina moderna.

Há, sem dúvida, perigos no campo da medicina moderna, mas também há perigos muito maiores no domínio dos cuidados médicos alternativos ou naturais! Pessoalmente, eu agradeço ao Senhor por todos os avanços na medicina científica. Agradeço ao Senhor pelos antibióticos, pela anestesia, pelas vacinas, pelas cirurgias modernas, pela diálise, pelos analgésicos avançados, e muitas outras descobertas!

A medicina moderna tem aumentado bastante a duração e a qualidade da vida humana [quando lembramos das doenças que aniquilavam centenas de pessoas no passado]. Se você não acredita nisso, dedique alguns anos da sua vida nas remotas aldeias do sul da Ásia ou da África central.

Dr. David Sneed diz:

“O fato é que, a natureza esta “decaída”, de acordo com a Bíblia. Expulso do paraíso, o homem teve de aprender a retirar da natureza boa terra para o cultivo, uma vida em condições toleráveis - e as drogas que combatem as doenças. Um DEUS gracioso nos tem dado tanto a matéria-prima quanto a capacidade de desenvolver tecnologias como a ciência médica. Por que negar a nós mesmos tais dons, em uma tentativa equivocada de voltar a um conceito ingênuo de natureza? " (The Hidden Agenda – A Agenda Oculta, p. 112).

3.Quando a Medicina Alternativa é Errada?

Certamente não é errado querer viver de uma forma saudável, e nós sabemos que muitos remédios alternativos “naturais” são eficazes e legítimos para certos problemas, mas, quando uma prática adentra pelo reino do oculto, ela é proibida pela Palavra de Deus. Considere alguns exemplos das técnicas e práticas que contêm elementos espirituais muito perigosos.

Energia da Força Vital

Um exemplo de uma filosofia ocultista que tem se infiltrado na área médica é a ideia de que existe uma energia metafísica vital que permeia tudo e que flui através de, ou em torno do corpo, afetando a saúde. Isso é fundamental na abordagem oriental, que visa manipular o fluxo ou o equilíbrio da energia vital para restaurar e manter a saúde. Os Hindus o chamam de prana; Os Chineses o chamam chi ou qi (pronuncia-se kee); Os Japoneseschamam-lhe de ki. Alguns termos com significados semelhante são:kia, huna, mana, inata, ordic e orgone. É puramente ocultista, sem nenhuma base bíblica ou biológica, e encontra-se no coração da yoga, da massagem oriental, do reiki, do feng shui, do tai chi, do qi gong, da acupuntura, da acupressão, da terapia da polaridade, da terapia magnética, do biofeedback, da reflexologia, da iridologia, da ayurveda, da homeopatia, e das artes marciais.

Considere o que a Enciclopédia Harper da Experiência Mística e Paranormal diz sobre o campo do “trabalho corporal” (por exemplo: acupuntura, quiropraxia, terapia da polaridade, reflexologia, reiki, rolfing, toque terapêutico, toque para a saúde).

”Terapias de trabalhos corporais pressupõem a existência de uma força da vida universal que afeta a saúde, que pode ser estimulada pela terapia... Terapias de trabalhos corporais envolvem um alto nível de consciência intuitiva por parte do terapeuta; HABILIDADES PSÍQUICAS ÁS VEZES SE DESENVOLVEM ao longo do tempo. Os pacientes às vezes relatam experiências como recordação de vidas passadas e clarividência.”

O crente na Bíblia que é sábio não precisa de qualquer outro aviso. Se essas práticas, por vezes, resultam em “recordações de vidas e clarividência”, elas são, obviamente, demoníacas e devem ser evitadas como uma praga.

A Enciclopédia das Crenças da Nova Era oferece o seguinte aviso:

“Nós acreditamos que qualquer sistema que pretende regular ou manipular „energias invisíveis? é, no mínimo potencialmente, uma introdução às energias ocultas e devem ser evitados.”

Humores

Outro exemplo de uma prática ocultista que invadiu o campo da medicina é a ideia dos Humores. Baseia-se na antiga cosmologia grega segundo a qual há quatro elementos - fogo, ar, água e terra - e estes têm quatro humores correspondentes no corpo: colérico (bile amarela), sanguíneo, fleumático e melancólico (bile negra). Um desequilíbrio dos humores supostamente resulta em doença, e praticantes desta filosofia prescrevem remédios para controlar e equilibrar os humores, mas é puro Hocus Pocus [uma tentativa de prescrever fórmulas mágicas sem nenhum embasamento científico]!

Visualização

A visualização é uma técnica fundamental da Nova Era que é amplamente utilizada na área da saúde holística. Para termos um exemplo, o Método Taoísta da Água que usa a visualização para “dissolver bloqueios de energia” é descrito da seguinte forma:

“Levante as mãos acima da cabeça... comece devagar a mover suas mãos para baixo, em direção ao corpo. Assim que você sentir um bloqueio, rigidez ou dor visualize-o com um duro e frio cubo de gelo. Permita que ele se transforme de gelo endurecido em água fluídica, como se a linha da limpeza a tocasse. Em seguida, permita que a água se vaporize e se retire de seu corpo e de sua energia externa. Com a sua expiração, envie-a para longe a partir de seu ser...Continue neste movimento, fazendo isso sempre que você sinta bloqueio ou dor.” (John Talbot, Come To The Quiet - Venha Para o Silêncio, p. 221) .

Este é o brado ocultista do Hocus Pocus e qualquer benefício derivado a partir dele é tanto psicológico quanto demoníaco. A Visualização é a doutrina do poder da mente sobre a matéria, e em nenhum lugar é apoiada pelas Escrituras.

Hipnose

Outra prática ocultista que invadiu o campo dos cuidados com a saúde é a hipnose. Ela é “um estado induzido de alteração de consciência em que o sujeito se torna passivo e sensível à sugestão” (Enciclopédia Harper de Experiência Mística e Paranormal). O termo hipnose vem de Hypnos, o deus grego do sono, e foi cunhado por James Braid, um hipnotizador britânico do século 19.

A hipnose é amplamente utilizada na medicina e na psicologia. Donald Connery, em Explorando a Hipnose, diz: “Há um grandioso interesse no emprego da hipnose médica como nunca antes na história.” A Associação Médica Americana aprovou o uso da hipnose em 1958. Cursos sobre hipnose são oferecidos em muitas escolas médicas e uma estimativa de 20 mil médicos e psicólogos especialistas a utilizam (“Hipnose”, Enciclopédia das Crenças da Nova Era).

A hipnose é usada no alívio da dor, anestesiologia, tratamentos com drogas e uso abusivo de álcool, controle de peso, controle de natalidade, terapia do sono, cura física, cura psicológica, auto aperfeiçoamento, potencial humano, terapia de regressão (curas no presente através de recuperações do passado), e de muitas outras maneiras.

Quando usada no domínio da medicina alternativa moderna, a ideia éde que a prática do hipnotismo em si é inocente e útil e pode ser dissociada de suas associações ocultistas, mas isto éimpossível. O Hipnotismo nasceu no campo do ocultismo e permanece intimamente associado a ele. A Enciclopédia do Ocultismo e da Parapsicologia diz: “O Hipnotismo não é mais classificada como ciência ocultista. ...No entanto a sua história está intimamente entrelaçada com o ocultismo, e até hoje muitos fenômenos hipnóticos são classificados como „espiritualistas? ”.

A Enciclopédia das Crenças da Nova Era observa:

“Historicamente, a hipnose é tipicamente associada com o ocultista e o psíquico, aquele que exerce o poder sobre coisas ou pessoas, tal como o xamã, mágico, médico bruxo, médium, feiticeiro, guru, ou iogue”.

No século 18, Emanuel Swedenborg (1688-1772) se comunicava com os espíritos, enquanto permanecia em um estado de transe induzido pelo controle da respiração. Isto foi chamado somnambulance [automatismo ambulatório do sono]. Em 1788, uma sociedade Swedenborgiana em Estocolmo relatou para uma sociedade irmã na França sobre uma série de casos em que sonâmbulos teriam transmitido mensagens do mundo dos espíritos (Slater Brown, O Apogeu do Espiritismo).

Anton Mesmer (1734-1815), um astrólogo e ocultista, propôs uma técnica de cura através da hipnose e do fluxo do “magnetismo animal” do praticante para o paciente. Ele manteve a visão ocultista de que existem milhares de canais em nossos corpos através dos quais flui uma invisível força vital e que a doença é causada por bloqueios deste fluxo. O praticante do magnetismo animal poderia supostamente curar doenças através da superação destes obstáculos, restaurando o fluxo. O termo “mesmerizar” [ou “hipnotizar”] baseia-se nas práticas hipnóticas de Mesmer, e o campo do hipnotismo moderno resultou de suas técnicas.

A mesmerização ou hipnose produziu dois movimentos ocultistas no século 19.

Um deles foi o movimento do Novo Pensamento ou da Ciência da Mente. Phineas Quimby (1802-1866), um estudante de Mesmer, chamou as suas teorias de “cura da mente” de Ciência da Saúde e teve uma poderosa influência sobre Mary Baker Eddy, a fundadora da Ciência Cristã.

O outro movimento ocultista produzido pelo hipnotismo foi o espiritismo. Outro estudante Mesmer, Andrew Jackson Davis, publicou um livro em 1847, onde afirmou que este havia sido ditado a ele por espíritos, enquanto ele estava em um transe hipnótico. A Enciclopédia da Ciência Psíquica diz: “A conquista pelo espiritismo logo se iniciou e as lideranças Mesmeristas foram absorvidas para dentro da classificação dos espiritualistas”.

O renascimento espírita no Brasil também começou com a hipnose. O educador francês Leon-Denizarth-HippolyteRivail se deixou levar através da hipnose à comunicação com os espíritos. Seu guia espiritual instruiu-o a mudar o seu nome para Allan Kardec, e sob este nome, ele escreveu o muito influente O Livro dos Espíritos (1857).

John Ankerberg observa: “O mesmerismo, então, abriu o caminho para o renascimento do ocultismo. E há um paralelo sinistro hoje no grande aumento do interesse no hipnotismo tanto como um método de ocultismo quanto uma ferramenta de diagnóstico médico.

...Quaisquer que sejam suas diferenças, um fato é admitido por todos. O fenômeno do mesmerismo é hoje conhecido como hipnotismo” (Enciclopédia das Crenças da Nova Era).

O perigo do hipnotismo é evidente a partir do fato de que ele pode produzir uma grande variedade de fenômenos ocultos, incluindo experiências de vidas passadas, personalidades múltiplas, falar em línguas desconhecidas, escritos autômatos, clarividência, telepatia, convulsões, possessão espiritual, projeção astral e diagnóstico psíquico (Enciclopédia das Crenças da Nova Era).

Um exemplo famoso de manifestação de múltiplas personalidades que se desenvolve através da hipnose é o de Susan Houdelette. Ela era uma mulher normal, que procurou a ajuda de um terapeuta com o propósito de parar de fumar, mas quando foi colocada sob hipnose, ela desenvolveu 239 personalidades diferentes!

Há todo um campo de síndrome de memória reprimida nas quais memórias supostamente ocultas são recuperadas através da hipnose e outras técnicas. O que tem sido muitas vezes recuperada, porém, são fantasias que se tornam realidade para os pacientes. “...há atualmente milhares de vítimas que, por causa da regressão hipnótica, só conseguem pensar que foram sujeitos a abusos sexuais ou satânicos quando crianças. Isto tem resultado em grandes tragédias, incluindo famílias arruinadas (onde os pais eram os alegados abusadores ou satanistas) e pacientes que cometeram suicídio. Porque milhares de famílias foram dilaceradas por coisas como estas uma organização nacional foi formada especificamente para chamar a atenção para o problema e para ajudar as vítimas do que é chamado de “síndrome da falsa memória” (Enciclopédia das Crenças da Nova Era).

Muitos defendem a terapia hipnótica porque “funciona”, mas só porque algo funciona não significa que esteja, ou seja, certo.

Há poderes inatos no homem que podem ser manipulados e há poderes satânicos. Os magos no Egito foram capazes de realizar proezas incríveis e podiam até mesmo duplicar alguns dos milagres divinos (Êxodo 7:10-12 , 19-22 ; 8:5-7) .

Além disso, deve ser entendido que a cura hipnótica frequentemente resulta em “substituição de sintomas”, em que a vitória em uma área resulta em derrota em outra. Uma mulher que perdeu o medo de aranhas desenvolveu uma forte dependência de álcool. Outro que encontrou alívio para a dor causada por pedras na vesícula começou a sofrer de surtos terríveis de raiva. O Dr. Kurt Koch, especialista cristão em fenômenos ocultistas, advertiu: “Eu poderia citar muitos exemplos como este envolvendo os chamados hipnotizadores inofensivos...A única coisa lamentável é que a hipnose ocultista é frequentemente utilizada como um meio para obter a cura. O aparente sucesso da hipnose, no entanto, é sempre acompanhada por todos os tipos de distúrbios mentais e emocionais” (Demonologia Passado e Presente, 1973, p .128).

Este é um forte alerta para aqueles que têm ouvidos para ouvir.

Mesmo que a hipnose tenha sido “secularizada” e levada para as áreas da saúde e da educação, ela ainda está intimamente associada ao ocultismo.

É uma das técnicas mais importantes na caixa de ferramentas dos seguidores da Nova Era. Ela é utilizada como a porta para planos astrais, como a chave para a descoberta de abduções de OVNI?s, e como uma maravilhosa ferramenta para ajudar as pessoas a desenvolverem poderes psíquicos. Simeon Edmunds, autor de O Livro da Hipnose, diz que o primeiro passo para o desenvolvimento da energia psíquica é adentrar no nível mais profundo possível de hipnose. Em Hipnotismo e o Supernormal, Edmunds afirma que “muitos dos mais famosos médiuns espíritas começaram suas carreiras psíquicas com a exposição à hipnose, e a hipnose tem sido usada como marca de sucesso no desenvolvimento de uma série de outros médiuns.”

A hipnose é usada por canalizadores ao se prepararem para a comunicação com os espíritos. Por exemplo, Esther Hicks, o canalizador de Abraão, faz contato com os espíritos através do transe hipnótico auto-induzido. Além disso, vários espíritos canalizados tem atualmente recomendado a prática da hipnose.

A hipnose é usada para se recuperar os eventos de alegadas vidas passadas. Como membro da Self-Realization Fellowship Society [Confraternidade da Auto Realização] antes que me convertesse a Jesus Cristo, fui ensinado sobre um método de hipnose ou imaginação guiada, que deveria me permitir a investigação de minhas vidas passadas.

Algumas pessoas que têm utilizado esta técnica têm realmente visto lugares em sua “imaginação” que nunca antes tinham visitado e apenas viriam a descobrir que esses lugares eram reais mais tarde, em suas viagens.

Esta é uma pavorosa fraude demoníaca, porque a Bíblia diz que o homem vive apenas uma vez e depois enfrenta o julgamento (Hebreus 9.27). A Reencarnação é uma mentira do diabo, e aqueles que têm experiências com vidas passadas têm experimentando uma tremenda ilusão.

No entanto, a hipnose ainda persiste gerando a ilusão de recordações de vidas passadas. Um estudo com 6.000 indivíduos hipnotizados constatou que 20% relataram “vidas passadas” (Deidre e Martin Bobgan, A Hipnose e o Cristão, p. 23). E isto é verdade mesmo quando ela é utilizada pelos terapeutas que não acreditam em reencarnação. A psicóloga Diana Denholm, por exemplo, usou pela primeira vez a hipnose para ajudar as pessoas a pararem de fumar e a perderem peso, dentre outras coisas, mas quando alguns de seus pacientes experimentaram “vidas passadas”, elatornou-se convencida de sua realidade. Ela agora usa a terapia da regressão regularmente (Raymond Moody, Retornando: A Psiquiatra Explora as Jornadas das Vidas Passadas, pp 12-13). O psiquiatra Brian Weiss, autor de Muitas Vidas, Muitos Mestres, é outro exemplo. Ele tornou-se um crente em reencarnação quando um de seus pacientes do sexo feminino, estando sob hipnose, descreveu vidas passadas.

O fato de que a hipnose está tão intimamente associada com o ocultismo e a comunicação com os reinos espirituais, ambos proibidos nas Escrituras, é um forte aviso para aqueles que têm ouvidos para ouvir (Levítico 19:31 , Deuteronômio 18:10-12). O sábio cristão vai ficar longe de tudo que esteja flertando com o ocultismo! Brincar com essas coisas é como uma criança brincando com fogo.

A Bíblia exorta o crente a ser sóbrio (1 Pedro 5:8). Ser sóbrio significa estar no controle da própria mente, ser espiritualmente e mentalmente alerta. Significa estar em guarda contra o perigo. É o oposto de se permitir ser colocado sob transe. A Bíblia adverte que os demôniostransformam-se em anjos de luz (2 Coríntios. 11:13-15) . A não ser que o crente continue sendo sóbrio e vigilante, ele está sob perigo de ser enganado. Assim, mesmo um nível “moderado” de hipnotismo pode ser espiritualmente perigoso.

O fato de que a hipnose é usada hoje por “cristãos psicólogos” e médicos, não a justifica. Vivemos em uma época de apostasia e de ecumenismo ilícito, sincretismo, e diálogo inter-religioso, uma época em que multidões de professos cristãos desviaram os ouvidos da verdade e voltaram-se às fábulas (2 Timóteo 4:3-4). Em vez de se fundamentaram apenas sobre a Bíblia como a única autoridade de fé e prática, os cristãos professos estão investigando reinos proibidos e misturando a verdade com mentiras. O branco da verdade e o preto do erro têm sido misturados para se tornarem o cinza do compromisso.

Meditação

Outra técnica Nova Era que invadiu o campo da medicina é a meditação. Meditação é a prática de relaxar e entrar em um estado transcendental de consciência. Trata-se de colocar a si mesmo num estado hipnótico, ou num estado “alterado” de consciência, através da repetição de um mantra ou da focalização da mente em uma única figura ou imagem mental, etc.

A meditação é uma parte integrante do Hinduísmo, do Budismo, do Sufismo e da adoração espiritual pagã. Eu fui ensinado sobre técnicas de meditação quando membro da Self-Realization

Fellowship Society [Confraternidade da Auto Realização], antes que fosse convertido a Cristo. Eles descrevem a meditação como “a ciência da união da alma individual com o Espírito Cósmico”.

A meditação é usada em todos os lugares da Nova Era. Alice Bailey, fundadora da Lucifer Trust [Fé em Lúcifer], ensinava que a meditação é um dos meios mais importantes de reconhecer sua própria divindade e abrir-se à sabedoria do universo. Ela organizou grupos de meditação para encontros durante a lua cheia “a fim de criar linhas de força espiritual“ e para se prepararem para a vinda deste cristo (Robert Eelwood, Altares Alternativos: Espiritualidade Oriental e Não Convencional na América, p. 134).

Os canalizadores da Nova Era utilizam a meditação para se alinharem com seus espíritos. David Spangler, que canalizou um espírito chamado de “João”, disse: “A fim de conseguir isso, eu devo entrar em meditação e me alinhar com o meu próprio Eu Superior, meu espírito interior, pois é com esse nível que João pode se comunicar mais eficazmente” (Conversas com João, 1980, p . 1).

A meditação é o primeiro passo do Método Silva de Controle da Mente. O aluno é ensinado que, depois de entrar em um estado meditativo (que é chamado de “chegar ao seu nível”) ele pode executar várias coisas ocultistas, como as viagens fora do corpo.

John Gray recomenda a meditação como um de seus “nove passos para a criação do miraculoso”. John Canfield recomenda a meditação como a forma de ouvir a voz de Deus.

Oprah Winfrey chama a meditação de “centrar-se em mim mesma", e acredita que através da meditação ela se conecta com os seus guias espirituais.

Shakti Gawain diz:

“Quase qualquer forma de meditação acabará por leva-lo a uma experiência de si mesmo como uma fonte, ou ao seu Eu Superior. ...você pode até mesmo experimentar um monte de energia fluindo através de você ou um brilho radiante quente em seu corpo. Estes são sinais de que você está começando a canalizar a energia do seu Eu Superior” (Visualização Criativa, 2002, contracapa ) .

Seguidores da Nova Era acreditam que a meditação tem até mesmo o poder de criar um novo mundo. Os Dias de Meditação da Convergência Harmônica Pela Paz Global são baseados sobre esta crença. Cada apresentação dos Dias da Meditação, entre outras coisas, tem um longo período de meditação com foco na paz e na harmonia.

Desde os anos 1980 a prática de meditação da Nova Era tem se infiltrando nos domínios da medicina tradicional. Em 1987, o USA Today relatou:

“Antes esta prática recorria principalmente aos místicos e aos seguidores do ocultismo, agora a meditação está adentrando o campo médico tradicional dos EUA. ...A medicina tradicional agora reconhece o valor da meditação e de outros estados damente-sobre-o-corpo em lidar com o stress relacionado às doenças” (USA Today, suplemento de Domingo, 24-26 de Julho, 1987) .

Ray Yungen observa que aqueles que praticam meditação em busca da saúde podem receber mais do que eles procuram:

“Como um professor de meditação, explica: „Ela é mais do que um redutor de stress. É o veículo que todas as religiões usam para transmitir o conhecimento esotérico de sua própria tradição mística.? Assim, muitas pessoas têm involuntariamente se torando adeptas da Nova Era, simplesmente buscando melhorar sua saúde física e mental através de meditação. ... [Joan] Borysenko, um médico, revelou: „Eu originalmente assumi a meditação secular por seus benefícios médicos e depois de algum tempo descobri seus mais profundos benefícios psicológicos e espirituais? ”

(Tempo De Partir, p. 99) .

As exortações da Bíblia para que o crente seja “sóbrio” (por exemplo: 1 Tessalonicenses 5:06, 1 Pedro 5:8) proibi qualquer prática em que o indivíduo deixa de ter o pleno controle da mente.

Ser sóbrio significa estar espiritualmente e mentalmente alerta. Significa estar em guarda contra o perigo. É o oposto decolocar-se em um estado de alteração de consciência.

Análise de Sonhos

Outra técnica da Nova Era que está se espalhando dentro da área médica tradicional é a análise de sonhos. A ideia é tipicamente que os sonhos são uma forma de revelação do reino do “inconsciente” e que o indivíduo pode aprender a interpretá-los e, assim, ser guiado por eles.

A Cross Country Education [Cruzada de Educação Nacional] ofereceu treinamento em análise de sonhos a mais de um milhão de profissionais da área de saúde desde 1995 (http://www.seminarinformation.com/qqbuen/).

O Centro de Saúde on-line do Discovery Channel apresenta seis passos para a decodificação de sonhos retirados do livro de Marcia Emery, O Curandeiro Intuitivo: Acessando o Seu Médico Interior (Imprensa de St. Martin, 1999).

Os páginas sobre saúde da WebMD e EmaxHealth, que tem finalidade médica geral, também incluem seções de interpretações de sonhos em seus sites.

O curso Corredores da Interpretação de Sonhos afirma que os “sonhos sempre nos informam sobre o melhor curso de ação para melhorar a saúde” e que eles “abrem os seus olhos para a presença de anjos em sua vida”.

É verdade que, por vezes, Deus deu revelações às pessoas por meio de sonhos nos tempos bíblicos, mas Ele também fez com que o significado fosse bem claro, em tais casos. Por exemplo, o sonho dado a Nabucodonosor foi interpretado por Daniel (Daniel 2).

Em nenhum lugar a Bíblia nos ensina a interpretarmos os sonhos de forma geral. O foco atual da interpretação dos sonhos veio de Carl Jung. Ele acreditava que os sonhos “servem para orientar a auto vigília a fim de se conseguir a plenitude”, mas ele era um homem iludido que se comunicava com um espírito demoníaco que orientou toda a sua vida. [Jung foi o mais famoso aluno de Freud. Era pagão, ocultista, invocador de demônios, espírita e viciado em sexo.]

Na verdade, a interpretação dos sonhos é pura adivinhação. No site da Edgar Cayce, por exemplo, encontramos o seguinte sonho e sua análise:

“Eu sou da Escócia. Sonhei que havia um par de vermes grudados em mim. Um deles foi até o meu braço. Eles pareciam se originar de minúsculos insetos (talvez formigas). Alguém dizia que eu tinha de me livrar deles, como se estivessem agarrados ao meu rosto e eu me sentia um pouco preocupada com isso. Meu maridotirava-os de mim e me dizia para não me preocupar, pois eles eram fáceis de remover.”

"Querida Sonhadora, vermes ou insetos muitas vezes podem ser simbólicos de algo que está incomodando ou „infestando? o sonhador. O fato de que eles se originaram de pequenos insetos sugere que você pode estar permitindo que pequenas preocupações cresçam em questões e problemas maiores. Seu marido lhe dizendo para não se preocupar pode ser literal em termos de sua abordagem sobre algo que você está preocupada. Eu acho que o sonho está relacionado à sua preocupação com o seu novo trabalho e ele simplesmente está mostrando a você que o problema não é tão grande como você o está tornando.”

A “interpretação” nada mais é que um palpite. Aqueles que buscam a sabedoria através da interpretação dos sonhos estão em grande risco de serem enganados. Nós não precisamos de revelação de sonhos. Nós temos a completa e perfeita revelação de Deus nas Escrituras, que é capaz de nos fazer perfeitos, e perfeitamente instruídos para toda a boa obra (2 Timóteo 3:16-17).

4.Práticas Alternativas Populares

Reiki

Um estudo sobre medicina alternativa de Janeiro de 2008 divulgado no USA News & World Report focalizou-se no rápido crescimento de Reiki (pronuncia-se raí-quí). O relatório diz que o número de praticantes de Reiki em todo o mundo está na casa dos milhões, com meio milhão de adeptos nos Estados Unidos e mais de um milhão na Alemanha. De acordo com a Associação de Hospitais Americanos, 15 % dos hospitais estavam usando Reiki em 2007.

O Reiki é uma prática ocultista que supostamente ativa canais de “energia universal de cura” para o benefício humano, tais como o relaxamento e a cura física. A palavra “reiki” é o termo Japonês para “energia da força de vida guiada espiritualmente”.

Ele foi desenvolvido no Japão no início do século 20 por Mikao Usui. Durante um programa de 21 dias de jejum, meditação, cânticos, e outras práticas pagãs contemplativas ele teria supostamente experimentado “a grande energia Reiki entrando” nele e descoberto que poderia usar essa energia para curar outras pessoas. Ela veio na forma de uma luz que se aproximou dele e entrou no meio do seu testa (Mohan Makkar, The New Reiki Magic– A Nova Magia Reiki, p. 5).

Usui supostamente começou a curar com seu toque e a iniciar outros na “energia”. O Reiki foi criado no Havaí em 1930 e de lá se espalhou para a América do Norte. A Associação Reiki Americana Internacional foi formada em 1982.

O Centro Internacional de Formação Reiki diz:

“Reiki é uma técnica japonesa para a redução do estresse e para o relaxamento, que também promove a cura. ...Reiki é um método simples, natural e seguro de cura espiritual e auto aperfeiçoamento que todos podem usar. Tem sido eficaz em ajudar em praticamente todas as doenças e enfermidades conhecidas, sempre criando um efeito benéfico.”

Isso parece inofensivo, não é mesmo?

O Reiki tem três níveis ou graus de iniciação, o terceiro nível é o nível de mestre. Os graus são chamados “iniciações” através dos quais o aluno é levado à harmonia com a energia Reiki e ensinado a canalizá-la. As iniciações são projetadas a fim de se criar canais para o fluxo de Reiki. Paula Horan diz: “Através deste canal o Reiki flui através da parte superior da cabeça do aluno, para baixo através do corpo, e para fora através das mãos” (Abundância Através do Reiki, p. 18).

Mestres de Reiki iniciam pessoas em diversos níveis.

O Reiki é transferido ou iniciado através da imposição das mãos. O manual de Reiki tem como subtítulo “O Toque da Cura”. O Praticante de Reiki coloca suas mãos no mesmo local do corpo durante três minutos, e a energia é supostamente retirada do praticante de forma mística. Horan disse: “... se eu colocar minhas mãos em você para fazer um tratamento, o seu corpo irá naturalmente chamar as quantidades adequadas de energia de que necessita, e para os locais apropriados” (p.20) .

O Reiki é abundantemente Hindu em sua filosofia. É descrita como “a incompreensível energia para o intelecto, que flui através do todo, transformando todos os domínios da vida...Reiki é a unidade " (Horan, Abundância Através do Reiki, p. 10).

O Reiki é fundamentado no conceito hindu de que Deus é tudo e o homem é parte de Deus. Um Mestre de Reiki diz que “Reiki, eventualmente, irá orientá-lo para a experiência de que você mesmo é Reiki ou Energia de Força Vital Universal. ...você e eu somos a mesma Energia de Força Vital Universal” (Abundância Através do Reiki, páginas 9 , 23) .

O Reiki é projetado para abrir os chakras do “corpo astral”, que é uma doutrina Hindu.

Paula Horan disse que seu professor de Reiki deu-lhe um novo nome, Laxmi, a deusa Hindu da riqueza. Ele disse a ela que, “Eu estou lhe dando o nome de Laxmi, porque nesta vida, você vai realizar todos os seus desejos” (p. 152).

Os praticantes do Reiki o descrevem como um poderoso sentimento de calor e segurança, “um maravilhoso brilho radiante que flui através e ao redor de você”. Ele não apenas proporciona supostamente a cura, mas também serve para ativar o praticante em níveis mais elevados de transformação espiritual. O Centro Internacional Reiki diz que “muitas pessoas acham que o uso do Reiki os põe em maior contato com a experiência de suas religiões ao invés de terem apenas um conceito intelectual dela”. Esta é a abordagem mística que desvia a racionalidade para uma conexão experimental com Deus ou o “poder superior”.

Reiki envolve não apenas a “energia vital”, mas também espíritos guias. O site do Centro Internacional de Reiki diz:

“Às vezes testemunhasse milagres. Sentindo a maravilha do amor de Deus passando através de você para outra pessoa.

SENTINDO A PRESENÇA DE SERES ESPIRITUAIS, sentindo seus toques, sabendo que eles trabalham com você. Sendo levado a níveis cada vez maiores de alegria e paz, basta colocar suas mãos em outras. Observar sua vida crescer e se desenvolver com a imersão contínua no Reiki transformará suas atitudes, seus valores e suas crenças. Sentindo que em razão de seu compromisso em ajudar outros, SERES DE LUZ ESTÃO CONCENTRANDO SEU AMOR E PODER DE CURA EM VOCÊ E, CUIDADOSAMENTE, LHE ORIENTADO EM SEU CAMINHO ESPIRITUAL. Esta é a promessa ao se desenvolver a prática do Reiki. ...HÁ FONTES MAIS ELEVADAS DE AJUDA AS QUAIS VOCÊ PODE RECORRER. ANJOS, SERES DE LUZ E GUIAS ESPIRITUAIS REIKI, bem como o seu próprio auto esclarecimento estão disponíveis para ajudá-lo. ...Deve haver congruência, um alinhamento dentro de você, para que o Poder Superior na forma de Reiki flua através de você de uma maneira poderosa e para que OS ANJOS, OS GUIAS ESPIRITUAIS REIKI E OUTROS SERES ESPIRITUAIStrabalhem com você.”

O praticante de Reiki é ensinado a entrar em sintonia com estes guias espirituais, orar a eles, e se submeter ao seu controle.

“Tente a seguinte oração: „Guia-me e cura-me para que assim eu possa ser de maior serviço aos outros?. Por sinceramente fazer uma oração como esta a cada dia, o seu coração vai se abrir e um caminho vai ser criado para receber a ajuda de seres espirituais superiores. Eles irão orientá-lo na sua prática de Reiki e no desenvolvimento de seu propósito de vida”.

Ainda é dito que o Reiki serve para se abrir os “centros de comunicação psíquica“:

“Durante o processo de sintonização do Reiki, a avenida que é aberta no interior do corpo para permitir que o Reiki flua também abre os centros de comunicação psíquica. Está é a razão porque MUITOS PRATICANTES DE REIKI RELATAM TER VERBALIZADO COMUNICAÇÕES CANALIZADAS COM O MUNDO ESPÍRITUAL” (Phylameana Desy, Tudo do Reiki, 2004, p. 144).

O Jornal de Reiki sugere que a mensagem de terapia é uma excelente ferramenta para a divulgação Reiki.

O jornal Trilhos do Farol observa:

"Se o USA News & World Report está correto em sua avaliação de que o Reiki, a Yoga, e outros tipos de práticas de cura agora são as técnicas principais, então Reiki veio para ficar. Nós só podemos imaginar que o Reiki irá se tornar tão popular nos círculos cristãos como a Yoga agora o é. Se isso acontecer, então, como aconteceu com a espiritualidade contemplativa, a vida espiritual de inúmeras pessoas estará em risco e o Evangelho de Jesus Cristo será seriamente comprometido”.

Ayurveda

Ayurveda é um sistema de cura popular ocultista Hindu que afirma ter entre quatro e cinco mil anos de idade. É utilizado por milhões de pessoas na Índia, Nepal, Sri Lanka, Singapura, Fiji, e em outros lugares no Oriente e tem crescido rapidamente no Ocidente desde a década de 1970. O professor da Nova Era Deepak Chopra tem ajudado a popularizá-la. Após um encontro com Maharishi Mahesh Yogi (o guru da Meditação Transcendental), Chopra fundou a

Associação Americana de Medicina Ayurvédica em 1985 e mais tarde tornou-se o diretor do Centro de Saúde Ayurveda Maharishi para Controle de Estresse.

O livro de Chopra Cura Quântica (1989) promoveu conceitos Hindus, e seu livro Saúde Perfeita (1991) foi “o primeiro livro amplamente lido sobre Ayurveda” (Wikipedia). Seu livro Corpo Perene, Mente Eterna(1983), que cita “antigos rishis Indianos” e afirma que o homem não tem que experimentar o envelhecimento, atingiu a estratosfera das vendas literárias após ter sido recomendado por Oprah Winfrey. Num só dia 130 mil cópias sumiram das prateleiras.

Chopra diz que a Ayurveda não só detém a chave para a cura pessoal, mas para o rejuvenescimento planetário, bem como:

“Ayurveda é a ciência de vida e ela tem um tipo básico e simples de abordagem, que é a seguinte: nós somos parte do universo, o universo é inteligente, o corpo humano é parte do corpo cósmico, a mente humana é parte da mente cósmica, o átomo e o Universo são exatamente a mesma coisa, mas com formato diferente e, quanto mais estamos em contato com essa realidade mais profunda de onde tudo vem, mais seremos capazes de nos curarmos e, ao mesmo tempo, curarmos o nosso planeta” (entrevista com Veronica Hay, InTouch Magazine, http://www.intouchmag.com/chopra.html).

Na Índia, Ayurveda é um sistema médico reconhecido e regido sob o Conselho Central de Medicina Indiana. Os praticantes passam por cinco anos e meio de treinamento a fim de receberem o Bacharelado em Medicina e Cirurgia Ayurvédica, e graus mais elevados estão disponíveis.

Ayurveda significa conhecimento de vida e se afirma “uma ciência de vida que lida com os problemas da longevidade, e sugere uma maneira segura, suave e eficaz de livrar-se de doenças que afligem a nossa saúde.” (Swami Sada Shiva Tirtha, A Enciclopédia Ayurveda, 2006, p. xix) .

Afirma-se que ela tenha sido transmitida de Brahma para outros deuses e obtida através da meditação por um antigo sábio Hindu chamado Bharadvaja e depois repassada a outros gurus (p. xxiii).

“Diz-se que eles receberam sua formação em Ayurveda através de cognição direta durante a meditação. Isto é, o conhecimento da utilização dos diferentes métodos de cura, prevenção, longevidade e cirurgia vieram através de revelação divina” (A Enciclopédia Ayurveda, p . 3).

É um dos sistemas religiosos Védicos Hindus e está intimamente associada com a yoga. Era antigamente parte da Jyotish védica, que se refere à astrologia. Jyotish significa luz.

Baseia-se no conceito de que toda a existência é parte de Deus e o homem é divino e pode alcançar a união com Deus através da meditação e outras práticas. O objetivo da Ayurveda é levar o homem a uma totalidade divina em todas as áreas de sua vida, seja fisicamente, em seus propósitos de vida, em seus relacionamentos e em sua espiritualidade.

“De acordo com a filosofia védica a vida é Divina e o objetivo da vida é perceber a nossa natureza divina interior.

AYURVEDICAMENTE FALANDO, QUANTO MAIS AS PESSOAS PERCEBEM SUA NATUREZA DIVINAS MAIS SAUDÁVEIS ELAS SÃO. Assim, é da responsabilidade do médico ayurvédico inspirar ou ajudar a despertar o paciente à sua própria natureza divina interior. ...Quando os pacientes são ensinados que eles possuem essa Divindade dentro si mesmos, eles sentem uma conexão com a vida e com Deus (porém cada paciente define Deus). ...Tendo alguém reconhecido a sua Divindade interior e a capacidade de auto cura se desenvolve confiança. Experimentando resultados positivos de auto cura e de desenvolvimento espiritual isto gera mais confiança, saúde, paz mental, e Divindade” (A Enciclopédia Ayurveda, pp 8, 11).

De acordo com a Ayurveda, a vida é composta de cinco elementos essenciais: éter, ar, fogo, água e terra. Estes não são elementos no sentido químico, mas são “estados da matéria” (Aghora II: Kundalini, p 31).

Os cinco elementos combinam-se para formar três tipos de constituições humanas, chamados doshas: Vayu (ou Vata) , Pitta eKapha. Vayu é uma combinação de éter e ar. Pitta combina fogo e água. Kapha combina água e terra. Cada dosha é projetado para controlar uma parte das funções do corpo. Vayu controla o movimento e processos corporais básicos, tais como a respiração e a circulação; Pitta, os hormônios e o sistema digestivo; Kapha, a força, a imunidade e o crescimento.

Acredita-se que um dosha desequilibrado interrompe o fluxo natural de prana ou energia vital.

A prática de Ayurveda, em poucas palavras, compõe-se de identificar odosha do paciente, determinando de que forma ele está desequilibrado,levando-o à harmonia através de várias ferramentas, tais como dieta, massagem, lavagens intestinais, yoga, etc.

Cada tipo de dosha do indivíduo é projetado para se ter certeza dos traços de personalidade, quando eles estão em equilíbrio. Tipos deVayu saudáveis, por exemplo, são adaptáveis e alegres, mas se eles têm excesso de Vayu eles possivelmente serão muito magros, terão a pele seca ou problemas ósseos, falarão muito rápido, ficarão facilmente cansados, esquecidos, preocupados, temerosos, ou nervosos (p. 18). Tipos de Kapha equilibrados são leais e calmos, mas quando o Kapha é excessivo tendem na direção do excesso de peso, terão bronquite, serão letárgicos, muito dependentes, e sentimentais.

É óbvio que ao atribuirmos tal variedade de problemas a um “dosha” desequilibrado, que é mítico e não pode ser detectada em qualquer sentido mensurável, deixamos o campo aberto para o avanço do charlatanismo.

A Leucemia é supostamente indicada por excesso de Pitta; A Osteoporose por muito Vayu nos ossos. A Distrofia Muscular é um problema de Kapha (p. 20).

Tipos de transtorno referentes ao dosha são projetados por evidência nas fezes. Fezes duras indicam um Vayu em desordem “pela secura provocada por gás”. Fezes macias ou líquidas refletem um excesso de calor Pitta. Fezes moderadas indicam Kapha (A Enciclopédia Ayurveda, p. 19).

Na verdade, tendo vivido na Ásia por duas décadas, eu diria que fezes líquidas indicam algo mais, tal como uma infecção intestinal causada por bactérias!

O médico ayurvédico também deve aprender a lidar com ojas ouseiva vital. Tenha muito cuidado com essas coisas, porque ”permeiam todas as partes do corpo” (p. 21). Ojas está repleto de sexo excessivo, drogas, falatórios, música alta, repouso insuficiente, e alta tecnologia. Os resultados são “medo, preocupações, sensação de dor orgânica, má aparência, desânimo, mau comportamento [atitudes rudes, má educação, imoralidades, indelicadezas, grosserias, etc], emagrecimento excessivo [definhamento], desordens no sistema imunológico e facilidade em contrair doenças”.

A Ayurveda ensina que, como o corpo tem os seus três doshas, a mente tem três gunas. Estes são sattwa, rajas e tamas. O médico ayurvédico tenta determinar qual é o tipo da mente do paciente, entendendo que um indivíduo pode ter uma combinação de gunas.

O objetivo do médico ayurvédico é fazer tudo funcionar harmoniosamente, os gunas todos alinhados para a saúde mental, os doshas suavemente vibrando para o bem-estar físico e os ojasfluindo bem.

Este é apenas o começo dos mistérios da Ayurveda. Um profissional qualificado deve aprender a lidar com cinco divisões diferentes de cada um dos dosha, os vinte gunas, os sete dhatus e os três malas, os sete chakras, e 72.000 nadis, e isto somente para iniciantes.

Remédios ayurvédicos incluem fitoterapia, nutrição, lavagens intestinais, banhos de sol, exercícios, sangrias, jejuns, exposição aos ventos, banhos, induções à transpiração, induções a vômitos, terapias com rapés [num português mais coloquial do termo utilizado pelo autor diríamos „fungada terapia?], inalações de pós ou fumaças, massagens com óleos essenciais, emplastros com ervas, relaxamentos, terapia do sono, yogas, mantras, acupuntura, cirurgia, aromaterapia, terapia com sons, terapia com cores, gema terapias, terapia com cinzas, astrologia, psicologia, harmonia arquitetônica, yagya(cerimônias solicitando a ajuda dos deuses hindus), ética e aconselhamento espiritual.

Há um extenso capítulo na Enciclopédia Ayurveda sobre a Yoga. Yoga significa „união?? e é a prática da meditação com o objetivo de manipular os chakras a fim de alcançar a união entre o indivíduo e Deus, ou o „Eu Superior?.

Os chakras Hindus são os centros ocultistas de energia psíquica e da consciência no “corpo astral” ou “corpo sutil”. Eles são “perceptíveis apenas para os de mente iluminada”. Existem supostamente sete chakras, subindo da base da coluna vertebral para a parte superior da cabeça. Eles são o Muladhara (na base da coluna, o local de kundalini), o Svadhishthana (na região pubiana), o Manipura (na região abdominal na altura do umbigo), o Anahata(próximo ao coração), o Vishuddha (na garganta), o Ajna (no centro da testa, o terceiro olho) e Sahasrara (no topo a cabeça).

Os chakras são simbolizados na arte Hindu pela flor de lótus, cadachakra ter um número diferente de pétalas. O Sahasrara, sendo o lugar de perfeita iluminação e união com Deus, é descrito como o “a lótus de Mil pétalas”.

Os chakras devem ser conectados por sushumna, “um tubo espiritual dentro da coluna vertebral”.

O prana ou força vital, ou energia da vida, ou a respiração da vida, flui através do nadis, que são os nervos etéreos do corpo astral.Pensa-se existirem entre 72.000 a 350.000 canais nadis. Os nadissupostamente se encontram e se conectam uns aos outros noschakras.

A Yoga procura direcionar o prana através dos canais de nadisatravés do sushumna ao sahasrara e assim alcançar a auto realização, ou a união com o divino.

Considere algumas declarações da Enciclopédia Ayurveda sobre a yoga:

“Espiritualmente, yoga significa união da força do espirito vermelho na base da coluna vertebral com a força do espirito branco na coroa da cabeça; a união do dom do espírito sol no umbigo com o espírito lua na cabeça; e a união do pequeno eu com o Eu Divino eterno” (pp. 297, 298). (O que é chamado de “espírito branco” e “espírito vermelho” aqui é chamado de Shiva e Shakti em outros escritos Hindus.)

“Os cinco primeiros chakras têm nadis que se estendem a vários órgãos de percepção e ação. O sexto chakra se relaciona com maior atividade mental ou espiritual. Além do sexto chakra se entra no reino do „não descritível? e apenas se começa a „estar? no estado de eternidade sem limites ou Brahman. Este é o objetivo da vida - Brahman ou auto realização. ...Então, nós vemos que o prana limpa o nadis, e por sua vez os chakras. Quando eles são purificados, permite- se que uma força vital flua do alto, desenvolvendo-se ouutilizando-se dos benefícios dos chakras superiores. Aquele que é capaz de viver com seus chakras mais elevados abertos faz com que a vida se torne mais pacífica, graciosa e divina” (A Enciclopédia Ayurveda, p . 328) .

A Enciclopédia Ayurveda explica que se podem encontrar as vozes internas através da mediação da yoga e o praticante é instruído a ouvir estas vozes e seguir os seus conselhos.

“Assim como ocorre com todas as experiências espirituais que estão fora das normas de suposta aceitação social, a audição dos sons ou vozes internas („nada?) tem sido geralmente associada com a doença mental. O aconselhamento espiritual reafirma à pessoa que suas experiências e sentimentos são espirituais - não anormais. O entendimento „nada? ajuda as pessoas a se sentirem confortáveis ao ouvirem os seus sons interiores. ...Se um som é ouvido, ouça-os. Se existem muitos sons, ouça aqueles na sua orelha direita. O primeiro som ouvido é aquele que deve ser seguido. Depois, o próximo som ouvido deve também ser seguido” (p. 343).

Eu nunca li uma fórmula mais eficaz para a possessão demoníaca!

A Kundalini é mencionada muitas vezes na Enciclopédia Ayurvedaem conexão com a yoga. Considere esta declaração:

“Como uma cobra de língua dupla, kundalini (a força vital essencial) tem duas bocas: uma internas e outra externa. Uma boca está presa no interior da sushumna (um tubo espiritual que desce pela coluna vertebral) que leva à auto realização. A outra boca está aberta à passagem externa. ...Quando através da graça de um Guru a kundalini é despertada podem aparecer brilhos como os de um relâmpago. Uma vez desperta, a kundalini sobe gradualmente até o sushumna. Ela limpa a lama kármica pondo-apara fora da coluna vertebral e dos chakras, assim como uma barra de ferro quente limpa a sujeira dentro de um tubo de narguilé. As pessoas podem experimentar palpitações, movimentos de balanços corporais ou suspensão da respiração durante a meditação. Esta é a experiência da shakti kundalinilimpando o tubo interno e os chakras” (A Enciclopédia Ayurveda, p. 362) .

A Kundalini é um conceito Hindu de que há uma forma poderosa de energia psíquica na base da coluna que pode ser “Despertada”. Ela édescrita como uma serpente espiralada chamada “poder da serpente” e é representada na arte Hindu como uma cobra encapuzada. Supõe-se que esteja localizada entre os primeiros sete “chakras” ou centros de energia no corpo. Se a kundalini é despertada através de práticas tais como yoga, mediação, práticas tântricas (por exemplo, o culto do fogo, a adoração da deusa, e ritos tântricos), cantos e danças intensivas, imposição das mãos, ela pode ser incentivada a se deslocar até a coluna vertebral, e a penetrar nos chakras, eventualmente atingindo o sétimo chakra no topo da cabeça, resultando em uma visão espiritual e poder através da “União com o Divino”. A Kundalini é chamada Shakti Fêmea, que éconsiderada o ego ou a identidade própria, e o objetivo de toda esta prática é uni-la com o deus Shiva e assim unir o indivíduo ao todo divino que é considerado o verdadeiro Eu. “O propósito daYoga Kundalini é unir Shiva e Shakti, a fim de se criar a forma eterna de Shiva, Sadashiva” (Robert Svoboda, Aghora II: Kundalini, p. 69).

A Kundalini é muitas vezes adorada na forma de uma deusa. Ela é chamada de “a Grande Deusa Mãe Kundalini” (Aghora II, p . 13). O guru Hindu Vimalananda encontrou Kundalini como a deusa do fogo do crematório e da morte. “Quando a Kundalini desperta para o praticante, ela toma a forma da deusa tântrica Smashan Tara, deusa das terras ardentes que permite sua jornada através da realidade da vida para a realidade da morte” (p. 21).

A Kundalini é ocultista. Biblicamente falando, é pura adoração ao demônio, porque a serpente é Satanás e a adoração a qualquer outra coisa senão ao único Deus vivo e verdadeiro é idolatria e, portanto, adoração ao diabo (Deuteronômio 32:17; 1 Coríntios 10:20) .

Não é de surpreender que a Kundalini tenha resultado em muitas manifestações demoníacas e seus próprios praticantes publicam muitas advertências sobre os seus perigos.

A Enciclopédia Ayurveda diz: “Aqueles que despertam suakundalini sem um guru podem perder sua direção na vida...eles podem se tornar confusos ou mentalmente desequilibrados...mais mal do que bem pode surgir” (p. 336) .

R. Venu Gopalan, praticante de Kundalini, diz que um “errado despertar” da Kundalini é “uma situação muito perigosa” que pode “realmente dificultar a vida de uma pessoa” e “pode causar destruição” (Buscadores de Alma: Os Mistérios Ocultos da Kundalini, p. 269). Ele diz: “O Sadhaka que tenta despertar a Kundaliniapressadamente pode causar a si mesmo alguns danos irreparáveis, incluindo dificuldades psíquicas” (p. 262). Ele diz que isso pode até mesmo causar “câncer ou outras temíveis doenças” (p. 263) .

O livro Aghora II: Kundalini adverte muitas vezes que o “indiscriminado despertar da Kundalini é muito perigoso” (p. 61). Ele diz: “Uma vez despertada e desencaixotada a Kundalini não é „desativável?; o gênio não vai caber de volta na garrafa. „Após o despertar o devoto vive sempre à mercê da Kundalini?, diz Pandit Gopi Krishna...Aqueles que montam sobre a Kundalini sem conhecerem o seu destino correm o risco de perderem seu caminho“ (p. 20). Praticante de Kundalini, Krishna teve experiências aterrorizantes e uma crise que quase o levou à morte. Na verdade, o livro diz que “alguns morrem em choque quando a Kundalini é despertada, e outros se tornam gravemente doentes” (p. 61).

A Kundalini é comparada a uma criança que está aprendendo a andar segurando um fio elétrico energizado (p. 58). É dito que se desenvolvem sensações de calor e frio, formigamentos, correntes elétricas, sons interiores, vozes interiores, movimentos compulsivos, perda de memória, sensação de um “olho interior”, sonolência e dor.

A página da internet Inner Explorations (Explorações Internas) conta a história de um homem que enquanto se dedicava na ativação da Kundalini, experimentou toques de mãos e de animais invisíveis que iam se agarrando a ele, lhe mordendo e lambendo sua face (http://www.innerexplorations.com/ewtext/ke.htm).

Philip St. Romain, um católico romano conselheiro em casos de abuso de substâncias e mestre de retiros contemplativos, escreveu o livro Kundalini, Energia e Espiritualidade Cristã (1990). Ele acredita que as práticas contemplativas Católicas podem colocar alguém em contato com a Kundalini, que é “uma evolução natural da energia inerente em cada ser humano”. Ele começou a ter experiências estranhas através de orações centralizadas, que envolvem o esvaziar da mente e o centralizar-se em si mesmo. Ele disse que depois que havia se “centralizado” em silencio, luzes de ouro teriam surgido em sua mente em um redemoinho, formando padrões cativantes.

“Sábias palavras” surgiram em sua mente como se fosse o “recebimento de mensagens de outra pessoa”. Ele sentiu sensações espinhosas que iriam continuar por dias.

Se você brincar com fogo, não se surpreenda se você acabar se queimando. A Bíblia adverte os crente a serem sóbrios e vigilantes (1 Pedro 5:8), o que significa estar no controle da mente em todos os momentos, em estar espiritualmente alerta e em se proteger contra a enganação espiritual. Isto é impossível quando se tenta esvaziar a mente e meditar sobre seu estado interior. Além disso, a Bíblia diz que o coração é “Enganoso....mais do que todas as coisas, e perverso;” (cf. Jeremias 17:9), e se olharmos para dentro de nós longe o suficiente vamos encontrar apenas trevas e não luz. A Bíblia diz que Cristo vive no crente, mas nunca nos instrui a orar para Ele dentro de nós mesmos ou a procurá-Lo em nosso interior.

A participação em práticas que são contrárias à Palavra de Deus é chamada de presunção, e Deus não abençoa aqueles que fazem tais coisas. “E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz.” (2 Coríntios. 11:14).

Voltando à Ayurveda, é importante compreender que sua Cromoterapia e Gema Terapia estão associadas com aAstrologia.

“Nos textos védicos sobre Astrologia (Jyotish) e Arquitetura (Vastu Shastra), as cores são outro nome para diferentes divindades.”

“Jyotish é o sistema astrológico védico de que Ayurveda fazia parte. Este sistema astrológico observa que as gemas estão relacionadas com os vários planetas e produzem um efeito de equilíbrio que combatem doenças específicas. ...A cor ou vibração das pedras preciosas afetam o corpo humano. ...Na tradição ayurvédica essas pedras são usadas para se equilibrar os três doshas e para se curar doenças específicas” (A Enciclopédia Ayurveda, pp 372 , 375) .

É muito claro que não estamos lidando aqui com algo bíblico ou com “ciência” inocente!

Na seção sobre Astrologia Védica, a Enciclopédia Ayurveda diz:

“Jyotish significa luz interior. Esta ciência AJUDA A REVELAR A LUZ DIVINA INTERIOR DE CADA UM. Ayurveda e Jyotish eram partes da mesma ciência, entretanto mais tarde se desenvolveram em duas formas distintas de cura. ...Ao se olhar para os planetas, as 12 casas e sua relação no mapa astral, pode-se determinar tendências de saúde, causas planetárias de doenças, dharma, necessidades de relacionamentos espirituais e ferramentas para o caminho espiritual de alguém” (p. 655).

A Enciclopédia Ayurveda também recomenda Harmonia Arquitetônica como parte de uma vida inteira com saúde equilibrada.

“O foco deste livro tem sido a prevenção da saúde e o rejuvenescimento através do equilíbrio da Ayurveda. Este equilíbrio é alcançado por se viver em acordo com as leis da natureza. ...A ciência védica da Arquitetura, Vastu Shastra, integra as ciências da Ayurveda e do Jyotish, fornecendo a ligação entre os seres humanos e as influências astrológicas.Vastu considera os campos magnéticos da terra, as influências dos planetas e de outros corpos celestes, elementos essenciais na concepção de edifícios comerciais ou residenciais, templos e mesmo povoados, vilas e cidades.ACREDITA-SE QUE AS ESTRUTURAS ARQUITETÔNICAS ESTÃO VIVAS, influenciadas pelas leis naturais, assim como a saúde dos seres humanos é influenciada pela natureza.” ...

“Por exemplo, na religião Hindu, se diz que o deus do sol anda em uma carruagem puxada por sete cavalos ou divindades. Eles são chamados os sete raios do sol. É importante que estes raios entrem pelas janelas orientais por razões de saúde.

...No entanto, estas sete divindades também serão chamadas de as sete cores visíveis do espectro”. ...

“Uma vez que o foco de Ayurveda é holístico (isto é, todo- inclusivo), é útil considerarmos a harmonização ou equilibrarmos as influências externas que envolvem as estruturas arquitetônicas”. ...

“Pessoas que vivem ou trabalham em uma estrutura de construção Vastu experimentam a melhoria da saúde, do bem estar geral bem estar e da prosperidade” (pp. 658, 659).

“A Musicoterapia Ayurvedica também está associada com união mística com Deus.”

“Desde os primeiros dias na Índia, a música era outra forma de se alcançar a união espiritual... O caminho musical para a Auto Realização era uma lacuna na análise ou discussão intelectual. Apenas tocando música, uma pessoa pode gradualmente se fundir com a Divindade eterna” (A Enciclopédia Ayurveda, p. 367).

A Enciclopédia Ayurveda relata que músicos no Ocidente estão misturando a música clássica indiana (que é associado à busca da união com Deus), com o jazz e outros sons para criar a música Nova Era.

Mantras de Cura também desempenham um importante papel na Ayurveda. Eles são pronunciados para “ajudar a equilibrarprana, tejas e ojas” e a “fortalecer os cinco elementos” (A Enciclopédia Ayurveda, pp 362, 364) Tanto o médico quanto o paciente fazem uso de mantras durante uma sessão de Ayurveda, uma vez que “eles capacitam todas as ações em um nível sutil, infundindo a força cósmica da vida no processo de cura” (p. 363).

Alega-se que “os médicos Ayurveda podem reconhecer um doença no seu estado inicial antes de se formar um mais grave desequilíbrio no corpo” (p. 6).

Se isso fosse verdade, seus pacientes nunca ficariam doentes, nunca teriam uma única doença, e nunca morreriam, porque eles seriam sempre capazes de detectar o problema antes mesmo que ele tivesse qualquer manifestação física.

Meus amigos, cuidado. Ayurveda é pagã do início ao fim! Não há nenhuma maneira eficaz de se separar qualquer verdadeira ajuda médica daquilo que se oferece neste pacote religioso idólatra. A melhor coisa que o crente tem a fazer é deixar a Ayurveda completamente sozinha.

Homeopatia

A Homeopatia também está associada com princípios ocultistas. (Gostaríamos de salientar que os termos “homeopatia” e

“naturopatia” são por vezes usados como sinônimos, mas estamosusando-os de acordo com seus significados oficiais). A Homeopatia alega não apenas ser capaz de fornecer a cura física, mas também de “transformar e melhorar o estado mental e emocional de uma pessoa” (Dana Ullman, A Homeopatia de A a Z , p. 5).

Como veremos, a homeopatia é o tratamento de doenças com águas ocultistas.

Homeopatas geralmente criticam a prática da medicina tradicional e o uso de drogas farmacêuticas. Dana Ullman, por exemplo, acusa os pediatras de abuso por prescreverem medicamentos a crianças (Elaine Lewis, “Uma entrevista com Dana Ullman: Tratamento de Crianças com Medicamentos homeopáticos”, Abril de 2005, http://www.hpathy.com/interviews/danaullman2.asp). Embora seja verdade que a medicina moderna não é infalível e que ela pode ser erroneamente usada e abusada, também é verdade que ela tem proporcionado à humanidade remédios maravilhosos que não existiam há algumas décadas atrás. Tão somente a invenção das vacinas e dos antibióticos resultou num tremendo aumento da qualidade de vida na sociedade moderna. Através da prática da medicina moderna, as pessoas rotineiramente sobrevivem à doenças e à ferimentos que as teria matado a 50 anos. A atitude negativa em relação à medicina moderna que corre solta em todo campo dos cuidados da saúde holística é pura tolice.

A homeopatia foi desenvolvida no século 18 por Samuel Hahnemann(1755-1843). O seu livro “Organon da Arte de Curar” continua a ser o texto fundamental no campo da homeopatia. Na década de 1960, durante o Congresso Internacional Montreux sobre Homeopatia, o 160º aniversário do Organon foi comemorado. O Congresso disse: “O Organon é para o homeopata o que a Bíblia é para o cristão”.

David L. Brown observa que Hahnemann foi “descrito como um ímã para as ideias ocultas” (“A medicina da Nova Era: Homeopatia”, Páginas de Recursos Logos). Ele rejeitou ao Cristo da Bíblia,identificou-se com as religiões orientais, e tomou a Confúcio como seu modelo. Um biógrafo diz: “A reverência do pensamento oriental não era apenas um hobby pessoal para Hahnemann, mas sim a filosofia fundamental por trás da preparação homeopática dos remédios” (Samuel Pfeifer, Cura a Qualquer Preço, 1988 , p. 68). Ele era um seguidor de Emanuel Swedenborg, que ensinou seus seguidores a entrarem em um estado alternativo de consciência a fim de comungarem com os espíritos. Hahnemann chamou as práticas ocultistas de Franz Mesmer de “um maravilhoso e inestimável dom de Deus”, pelo qual “a energia vital do mesmerizador saudável dotado com este poder [pode ser levado] a outra pessoa dinamicamente [isto é, sob a influência e controle de espíritos]” (Organon da Medicina, 6 ª edição , pp 309 , 311). Hahnemann apegou-se à visão panteísta de que Deus está em todas as coisas.

No cerne da Homeopatia está o conceito Hindu de que existe uma força vital ou energia vital que permeia todas as coisas (Keith Souter, Homeopatia: Coração e Alma, p . 19). Os remédios homeopáticos são projetados para “agirem de acordo com a Força Vital a fim de restaurarem o equilíbrio dentro do corpo”.

David Brown diz: “Se você conhece a Nova Era e a filosofia ocultista você vai reconhecer que o que está em foco aqui é o panteísmo, isto é, a crença de que a divindade ou a força da vida é inseparável e imanente em tudo. Um dos principais homeopatas, Hebert Robert, se posiciona dessa forma ao relacionar a força vital da homeopatia com uma divindade panteísta, em sua Arte da Cura pela Homeopatia. Ele disse que a „força vital? da homeopatia fazia parte da „Energia em movimento, a ativação do Poder do universo?, como sendo “repassado a todas as formas e graus de criaturas vivas”, e como permeando o universo. Daisie e Michael Radner veem uma conexão entre a homeopatia e os campos de energia oculta. „Como a medicina chinesa, a homeopatia postula um campo de energia ou força vital. A doença é um distúrbio do campo de energia do corpo, e a maneira de curá-lo é manipular esse campo. O campo de energia da medicina estimula o próprio fluido deste organismo para induzir a cura? ”.

Os remédios homeopáticos são tão altamente diluídos que eles são nada mais do que água. As diluições são feitas de acordo com a “Escala Centesimal” de 1:100. A escala 1C (ou CH1) refere-se a uma parte de uma solução de alguma substância original misturada em 100 partes de água. Uma parte dessa mistura super diluída se torna a próxima “solução”. Na escala 3C a “solução-mãe será diluída por uma em um milhão” e na escala 6C “a diluição será uma em um bilhão” (Homeopatia: Coração e Alma, p 23).

O médico homeopata Keith Souter admite que na escala 12C a solução é “susceptível de não ter nem mesmo uma única molécula restante do composto inicial”. No entanto, ele recomenda diluições em escalas de potência 30C ou 200C (p. 26)!

O Dr. H. J. Bopp da Suíça, que estudou a homeopatia cuidadosamente, diz: “Qualquer paciente que recebe um tratamento homeopático em CH30 não deveria estar sob nenhuma ilusão quanto à sua composição. Não há mais qualquer substância do material nomeado em seu comprimido ou líquido, que seja”.

A prática homeopática afirma que a solução diluída é eficaz, pois passou por um processo conhecido como dinamização ou de potencialização, o que torna possível contatar e reter uma potência escondida no líquido. Keith Souter chama a potencialização de “um dos fundamentos da homeopatia” (p. 19). Hahnemann “acreditava que a realidade espiritual era mais importante do que a realidade material” e “passou a considerar a „essência espiritual? de uma droga como mais importante do que a substância física” (The Hidden Agenda – A Agenda Oculta, p. 99). Hahnemann “insistiu que não somente a medicação diluída, mas o próprio processo de diluição de uma medicação - a agitação e a mistura – transmite o poder da cura à substância . ...O frasco que contém a medicação tiveram de ser batidos contra uma almofada de couro um certo número de vezes, de modo que o medicamento poderia ser „dinamizado? [isto é, ser colocado sob a influência e controle de espíritos] e assim agir „espiritualmente sobre as forças vitais? do corpo” (pp. 100, 102).

O homeopata Andrew Weil diz:

“Os homeopatas usam remédios que não contém nenhuma droga material, mas eles acreditam na existência de um poder terapêutico no medicamento sob algum outro aspecto - de sua ideia, se você desejar, ou de seu fantasma ou de seu espírito. Verdadeiramente A HOMEOPATIA É MEDICINA ESPIRITUAL é consistente com a visão de seu fundador na importância relativa da poética realidade material” (Saúde e Cura, 1988, p. 37).

O livro A Ciência e a Arte da Homeopatia, escrito por J. T. Kent, diz: “No universo, tudo tem a sua própria atmosfera. Cada ser humano possui também a sua atmosfera ou sua aura...ela ocupa um lugar muito importante nos estudos homeopáticos” (p. 108). Kent diz que o homeopata deve aprender a ver “com os olhos do espírito” (p. 120).

O Jornal Suíço da Homeopatia diz que a cura homeopática tem uma mentalidade ocultista própria. Ela “sabe exatamente onde localizar a causa originária da desordem e o método de chegar a ela” e “nem o paciente nem o médico possuem tanta sabedoria ou conhecimento” (No. 2, 1961, p. 56). Isto é exatamente o que se diz sobre a “energia” Reiki.

Muitos homeopatas usam pêndulos radiônicos (para detectar e analisar “campos de energia” humanos e de forma ocultista “extrair” respostas para suas perguntas), e astrologia em seu diagnóstico. Eles também se comunicam com os espíritos em sua busca pela cura. O Dr. Bopp entrevistou uma mulher que antes de sua conversão a Cristo havia trabalhado em um laboratório homeopático de alto nível na França. Ela disse que, quando foi entrevistada para o trabalho, foi consultada sobre seu signo astrológico e foi investigada para saberem se ela era uma médium. Quando ela foi aprovada após a entrevista e foi contratada, ela aprendeu o segredo do funcionamento interno do laboratório, que eles pesquisavam novos tratamentos através de sessões de consulta aos espíritos! Esta mulher renunciou a homeopatia depois que ela se converteu.

E o que dizer sobre as curas homeopáticas? Eles podem ser tanto psicossomáticas como demoníacas. O Dr. G. Kuschinsky, que escreveu um curso básico de farmacologia em alemão, disse: “Substâncias homeopáticas podem ser admitidas apenas no campo sugestivo, uma vez que elas não possuem nenhum efeito principal ou secundário”.

O Dr. Bopp conclui com a seguinte advertência:

“Seria ingênuo esperar uma resposta clara ou uma divulgação objetiva de médicos ou químicos que fornecem tratamento homeopático. Há com certeza algumas pessoas honradas e conscientes entre as que procuram utilizar a homeopatiaseparando-a de suas práticas obscuras. No entanto, A INFLUÊNCIA DO OCULTO - PELA SUA NATUREZA ESCONDIDA E DISFARÇADA, MUITAS VEZES DISSIMULADA POR DETRÁS DE UMA TEORIA PARACIENTÍFICA - NÃO DESAPARECE E NÃO FAZ COM QUE ELA SE TORNE INOFENSIVA PELO FATO DE SE UTILIZAR UMA MERA ABORDAGEM SUPERFICIAL, CONTENTANDO-SEAPENAS COM O NEGAR DE SUA EXISTÊNCIA.”

“A HOMEOPATIA É PERIGOSA! Ela é totalmente contrária aos ensinamentos da Palavra de Deus. Ela se agrada de oferecer cura através de substâncias elaboradas dinamicamente que é o mesmo que dizer que elas foram modificadas por forças ocultas. O tratamento homeopático é o fruto de uma filosofia e de uma religião que é ao mesmo tempo Hinduísta, panteísta e esotérica.”

“A influência ocultista da homeopatia é transmitida para o indivíduo, levando-o consciente ou inconscientemente a ficar sob influência demoníaca. ...É significativo que frequentemente se encontre a depressão nervosa em famílias que se utilizam dos tratamentos homeopáticos” (A Homeopatia Examinada, traduzido do Francês por Marvyn Kilgore, 1984).

Reflexologia

Reflexologia, que é também chamada de zona terapia, é a técnica de “aplicação de pressão sobre pontos específicos de reflexão a fim de se estimular os poderes de cura do corpo”. Ela é baseada no conceito de que as diferentes partes do pé correspondem, e estão de alguma forma ligadas, a várias partes do corpo. Ao massagear o pé (ou a mão) o praticante pode supostamente detectar problemas e assim ajudar a manter a saúde física e psicológica.

É uma prática muito popular, com milhões de pessoas utilizando-atodos os anos.

Enquanto alguns reflexologistas são basicamente massageadores de pés e só pretendem estimular o relaxamento e reduzir o estresse há muito mais, além disso. O site TreatYourFeet.com diz que a reflexologia “cria uma alteração fisiológica no organismo melhorando naturalmente a sua circulação” e afirma que ela é “uma técnica eficaz para se recuperar e melhorar a saúde”. O livro „Os Pés Não Mentem?, diz que “os pés são um reflexo da saúde interior”, promete que o cliente vai “viver uma vida mais saudável e mais feliz”, e afirma até mesmo que os pés podem prever o futuro – “onde você está indo está registrado nas solas de seus pés”. A Reflexologia corporal alega ser capaz de reverter o processo de envelhecimento.

Muitos reflexologistas trabalham com o princípio ocultista de que o corpo tem um campo de energia que pode ser manipulado. Eles chamam isso de “força vital”. William Fitzgerald, que inventou reflexologia moderna em 1913, chamou-a de "A Energia Bioelétrica”. Ele acreditava que as dez zonas verticais desta energia, chamados meridianos, percorrem o corpo e por fricção em uma parte do pé do praticante poderia supostamente manipular os órgãos, ossos e tecidos dessa zona particular. Mildred Carter diz: “massageando os pontos de reflexão ...você envia uma força de cura a todas as partes do corpo, abrindo as linhas elétricas que se encontram fechadas e que desligaram o fluxo da força de vida universal” (Reflexologia Corporal: A cura na Ponta dos Dedos, p. 7). Ela também diz que a reflexologia é “o milagre de cura da nova era na qual estamos entrando” (p. 8).

Muitos reflexologistas usam a técnica de visualização da Nova Era. A „Caderneta da Saúde Holística? instrui o praticante a “visualizar-secomo um canal da energia de cura, que flui através de suas mãos” (p. 184).

Eunice Ingham, uma discípula de Fitzgerald, descreve a reflexologia como “abrindo os meridianos bloqueados e canalizando os poderes de cura através da visualização” (Histórias que os Pés Tem Contado Através da Reflexologia, p. 29).

É óbvio que a reflexologia baseia-se em princípios ocultistas e que ela deve ser evitada pelo povo de DEUS.

Iridologia

A Iridologia é a prática de se examinar a íris do olho a fim de se diagnosticar o estado de saúde de um indivíduo, tanto psicológica quanto física. Semelhantemente à Reflexologia, a Iridologia afirma que cada parte da íris representa uma área correspondente no corpo.

Iridologistas comumente diagnosticam “desequilíbrios” que eles tratam com vitaminas, minerais e ervas suplementos (Iridologia : O Que Os Olhos Realmente Dizem, http://your- doctor.com/patient_info/alternative_remedies / various_therapy / fraud_topics /bogus_tests_tx / iridology.html).

Em experimentos controlados, o que os iridologistas tem realizado não é estatisticamente melhor do que suas chances de determinar a presença da doença (Stephen Barrett, A Iridologia é Sem Sentido, http://www.quackwatch.org/01QuackeryRelatedTopics/iridology.htm l).

Acupuntura

A Acupuntura é a colocação das agulhas em diferentes pontos do corpo [alfinetando o corpo como se este fosse uma almofada de alfaiate] objetivando bloquear a dor e trazer a cura. De acordo com a Associação de Hospitais Americanos, 18% dos hospitais estavam usando acupuntura em 2007.

Sua popularidade explodiu no Ocidente desde a visita do presidente Richard Nixon à China em 1972.

A Acupuntura baseia-se na filosofia oriental de que existem caminhos no corpo que facilitam o fluxo da energia ocultista chamada chi ou qi (pronuncia-se kee). Um fluxo desarmônico causa doenças físicas e psicológicas e este fluxo pode ser manipulado e harmonizada através de várias práticas, tais como yoga, acupuntura, qigong, e reiki. A energia flui através de o corpo ao longo das vias chamadas meridianos. Existe quatorze canais primários que são (supostamente) manipulados com acupuntura (Jeffrey Singer “Acupuntura: Uma Breve Introdução”, http://www.acupuncture.com / education / teoria / acuintro.htm).

Os pontos de acupuntura são supostamente locais aonde os meridianos vêm à superfície da pele.

É também baseada nos conceitos ocultistas do yin e yang, que são as duas forças opostas da energia Qi. Se o yin e yang estão fora de equilíbrio, haverá resultados danosos para a saúde, e eles devem ser mantidos em equilíbrio, através das diversas técnicas ocultistas.

Afirma-se que existem entre 360 e 2.000 pontos de acupuntura.

O diagnóstico da Acupuntura muitas vezes é feita através da análise da língua e dos dentes, ouvindo a respiração, cheirando os odores do corpo, indagando-se sobre febre, suor, apetite, defecação e micção, dor e sono, e sentindo a corpo através da “apalpação” dos pontos místicos chamados “ashi”.

Outras formas de acupuntura são a ELETRO-ACUPUNTURA (o uso de fracos impulsos elétricos estimulando as agulhas), AURICULOTERAPIA ou ACUNPULTURA AURICULAR (realizando acupuntura na orelha), ACUPRESSÃO (aplicando pressão sobre os pontos meridianos de energia), MOXIBUSTÃO (aplicação de calor nos pontos de acupuntura), e VENTOSAS (estimulando os pontos de sucção).

Embora alguns modernos praticantes do Ocidente estão tentando divorciar a acupuntura das suas origens ocultistas, isto não é possível. Ela é uma prática muito mais ocultista e mística do que médica.

Felix Mann, primeiro presidente da Sociedade Britânica de Acupuntura Médica, admitiu, “Os tradicionais pontos de acupuntura não são mais reais do que os pontos negros que um bêbado vê diante de seus olhos” (Acupuntura: A Antiga Arte Chinesa de Cura, p. 14).

Harriet Hall, um médico de famílias que analisou pesquisas feitas sobre a acupuntura, concluiu: “Os estudos sobre a acupuntura tem demonstrado que não faz diferença onde você colocou as agulhas. Ou se você usa agulhas ou apenas finge usar agulhas (desde que o paciente acredite que as utilizou nele). Muitos pesquisadores de acupuntura estão fazendo aquilo o que eu chamo de ciência da Fada dos Dentes: medindo quanto dinheiro é deixado sob o travesseiro sem se preocupar em se questionar se a Fada dos Dentes é real” (Stephen Barrett, “Desconfie da Acupuntura, do Qigong , e da Medicina Tradicional Chinesa”, http://www.quackwatch.org/01QuackeryRelatedTopics/acu.html).

Quiropraxia

A Quiropraxia é imensamente popular. Há cerca de 70 mil profissionais licenciados somente nos Estados Unidos, e vários milhões de pessoas são tratadas anualmente por eles.

A maioria dos pacientes que visitam um Quiroprático pela primeira vez o fazem por motivo de dor nas costas, dor de garganta e dores de cabeça.

A Quiropraxia foi desenvolvida no final do século 19 por Daniel D. Palmer (1845-1913), um ocultista que participava de reuniões espíritas. Ele praticava a cura magnética e admitiu que a Quiropraxia é uma consequência desse uso. Num inquérito judicial por mortes suspeitas, em 1905, Palmer se recusou a fazer o juramento “Deus me ajude”, protestando: “Eu não quero qualquer ajuda de Deus” (“Osteopatia e Quiroprática”, 11 de Novembro, 2004, http://quackfiles.blogspot.com/2004/11/osteopatiaequiropraxia-little.html).

A doutrina fundamental da Quiropraxia clássica é a “Subluxação Vertebral”. Trata-se de “uma miríade de sinais e sintomas que ocorrem como um resultado de um desalinhamento ou uma disfuncionalidade do seguimento espinhal” (Wikipedia). Não é algo que pode ser visto ou medido, o que está em contraste com a definição médica da subluxação vertebral como “um desalinhamento bruto de uma junta que pode ser medido objetivamente”.

“O complexo da subluxação vertebral na quiropraxia tem sido uma fonte de controvérsia e confusão desde a seu início em 1895, com críticos tanto dentro como fora da profissão, devido às suas origens metafísicas e às suas reivindicações deefeitos de longo alcance.” (Wikipedia).

O filho de Palmer, Bartlett (1882-1961), que também estava envolvido com ocultismo, foi responsável por popularizar a Quiropraxia e estabelecê-la como uma prática médica aceitável. Ele acreditava que o alívio das subluxações seria um cura para todas as doenças , basicamente, ( “Quiroprática”, Citizendium). Ele se opôs à vacinação e rejeitou a doutrina do germe na doença infecciosa, que é fundamental para a medicina moderna e que tem sido tão benéfico para a humanidade.

Palmer, que rejeitou o ensino da Bíblia, acreditava que uma energia de cura natural inteligente chamada Innata flui através do corpo e está ligada à “Inteligência Universal” ou ao “Grande Espírito” que permeia o universo. Isto se baseia na doutrina pagã de que Deus está em tudo, e na rejeição de que o homem está separado de Deus por causa do pecado. A energia Innata de Palmer é comparável ao modelo Taoísta do chi. Ele acreditava que a Innata flui através do sistema nervoso e que este podem ser bloqueado. Quiropraxia, que significa “feito à mão”, manipula ou ajusta a coluna vertebral para remover os bloqueios e permitir ao corpo manter sua capacidade de cura inata.

A Quiropraxia tem se ramificado em muitas práticas ocultistas nas últimas décadas. O Quiroprático George Goodheart inventou a Cinesiologia Aplicada. Bernard Jensen inventou a Iridologia. Scott Walker inventou a Técnica Neuro Emocional. John Thie inventou o Toque para a Saúde. John Diamond desenvolveu a Cinesiologia Comportamental.

A Enciclopédia das Crenças da Nova Era descreve porque a Quiropaxia é um pequeno passo para todos os tipos de misticismos ocultistas:

“É importante compreender a ligação lógica entre a Quiropraxia, o potencial para imiscuir-se no mundo psíquico, e teste muscular. A teoria quiroprática clássica facilmente se presta à aceitação de uma esfera psíquica em relação à saúde.

...Que Goodheart possa ter usado métodos psíquicos para desenvolver o seu sistema de cinesiologia aplicada não deveria ser surpresa. Além disso, embora elementos da profissão da Quiropraxia são cientificamente orientados e praticados de forma responsável, a Quiropraxia em si, muitas vezes rejeita as salvaguardas do método científico; historicamente se opôs à ciência médica e rejeitou quaisquer de suas conclusões refutando sua teorias. A Quiropraxia, por exemplo, foi fundada sob uma falsa teoria de subluxações como sendo a causa de toda a doença e o seu conceito inicial do „Innata? é difícil de distinguir da energia psíquica em geral.”

Alguns dos próprios quiropráticos alertam sobre esta infiltração da Nova Era. Escrevendo para o Instituto de Ética Quiropraxia, Phillip Lawrence escreveu:

“Em meus 20 anos de prática, tenho observado dolorosamente minha amada profissão indo constantemente em direção ao misticismo oriental, nova era, e filosofias e práticas ocultistas. Eu me sinto triste e indignado que a nosso grande e ilustre ciência de cura esta rápida se tornando tão bastarda quanto estas modalidades „quase-ciências?. Quando os pacientes me dizem que foram a outros quiropráticos que tem lido suas auras, dito a eles para se sentarem sob pirâmides, aconselhando-os a terem leituras psíquicas, ou dito a eles que seus problemas são o resultado dekarma ruim, eu sinto tanto desgosto quanto raiva da pura palhaçada de tais conselhos.

...Cristais! Acupuntura! Yoga! Redução de Vibração do Baço! Técnicas de Visualização! O que virá a seguir? Uma sessão espiritual para comunicação com D.D. Palmer? A razão pela qual a profissão médica tem tanta estima nas mentes dos pacientes é que pelo menos eles traçam a linha em algum lugar. Onde está a nossa linha?” (Http://www.chiroethics.com/archives /).

Não há nenhuma evidência para a teoria da subluxação, e o diagnóstico e a medicação na quiropraxia são infamemente subjetivos.

“Um comitê contra a fraude na saúde enviou uma menina saudável de quatro anos a cinco quiropráticos diferentes para um exame físico. Um alegou que as lâminas do ombro da criança estavam „fora do lugar? e que elas tinham „comprimido os nervos do estômago e da vesícula biliar?. Outro disse que a pélvis da criança havia sido „torcida?. Um terceiro disse que um lado do quadril foi „elevado? acima do outro e que desalinhamentos vertebrais podem causar dores de cabeça, problemas digestivos, nervosismo, e outras desordens no futuro. Outro previu que, se sua „perna esquerda mais curta? não fosse tratada ela teria problemas no parto. O quinto encontrou problemas no quadril e ajustou-os sem se preocupar em pedir permissão.” (Ankerberg e Weldon, Você Pode Confiar em Seu Médico?, p. 234) .

O problema da dependência da quiropraxia parece ser grande. Eu pessoalmente tenho conhecido muitas pessoas que visitam seu Quiropráticos regularmente para ajustes. Dr. Andrew Weil diz:

"Quiropráticos são muito bem sucedidos em fazerem pacientes que dependem deles. Eu nunca ouvi falar de um paciente a quem tenha sido dito que ele, ou ela, tem uma espinha normal, em uma primeira visita a um desses praticantes. Sempre existem subluxações. A muitos pacientes é dito que eles devem entrar em manipulação regulares para fazerem o ajuste de „manutenção?. A tendência dos quiropráticos [é] seduzir os pacientes em terapia longas e dispendiosas” (Você Pode Confia Em Seu Médico?, p. 235).

Existem vários tipos de Quiropráticos hoje em dia. O artigo “Quiroprática”, no Citizendium, os divide em quatro categorias:

Puristas Tradicionais: lidam com a subluxação e promovem um amplo ceticismo em relação à vacinação infantil, farmacologia e cuidados médicos tradicionais.

Puristas Objetivos: também focam sobre a correção das subluxações, mas eles encorajam seus pacientes a consultarem médicos tradicionais quando necessário.

Mescladores: usam as mais diversificadas abordagens de diagnóstico e tratamento, incluindo remédios naturopatas e aparelhos de fisioterapia.

Quiropráticos Reformados: integram a sua prática com medicina contemporânea e não compactuam com a Filosofia de Palmer ou a teoria da subluxação.

Assim, nem todos os Quiropráticos estão envolvidos com teorias e práticas ocultistas. Alguns simplesmente usam os ajustes físicos e as massagens para remediar doenças músculo-esqueléticas, em vez de lidarem em um nível ocultista de “Innata”, e estes não condenam a medicina moderna.

Macrobiótica

Macrobiótica é uma dieta amplamente vegetariana (alguns peixes são permitidos), que incorpora os princípios ocultistas do misticismo oriental. Seus praticantes admitem que não é apenas uma dieta mas “uma filosofia de vida dinâmica”. O crente na Bíblia vai querer saber exatamente o que é esta filosofia e se ele está de acordo com a Palavra de Deus.

O termo “macrobiótica” significa “grande vida” ou “o caminho da longevidade”.

Foi trazida para a Europa no início do século 20 por George Ohsawa, um filósofo japonês, e para a América na década de 1950 por estudantes de Ohsawa, dos quais o mais proeminente foi Michio Kushi. Muitos dos primeiros clientes e proprietários de lojas de alimentos alternativos eram estudantes de macrobiótica (“Alimentação Saudável: Arroz Integral Macrobiótico”, Museu Natural de História Americana,& objkey = 97).

A dieta está centrada em se comer cereais integrais, tais como arroz integral, como alimentação principal (50-60%), suplementado com legumes (25-30%), feijões e leguminosas (5-10%), e sopa Misô (5%). A dieta evita o uso de alimentos altamente processados ou refinados (“Dieta Macrobiótica”, Wikipedia) .

No entanto, a Macrobiótica não é apenas um plano de dieta. O âmago de seu “ensino” é “que Deus, a natureza, o universo e todos os aspectos da criação são simples, são UM” (Verne Varona, “Um Guia Para os Princípios da Macrobiótica”, http://www.macrobiotics.co.uk/artigos / principles.htm).

“Em poucas palavras, é uma versão idiossincrática do antigo conceito de yin e yang. Conforme a filosofia oriental yin e yang são opostos, ainda que elas sejam forças complementares, que se presume existirem em todos os elementos do universo. É necessário manter o equilíbrio e a harmonia entre o yin e o yang...Tudo é atribuído a qualidade do yin e yang. No aconselhamento e na prática dietética, estas designações são usadas para explicar como um suposto desequilíbrio na dieta resulta em uma desordem de saúde. Entenda, o desequilíbrio não é explicado nutricionalmente. É explicado filosoficamente” (A Agenda Oculta, p. 107) .

Por exemplo, a dieta Macrobiótica típica evita tomate, berinjela, pimentão, batata, espinafre, beterraba, açúcar, café, mel, chocolate, leite comercial, queijo, especiarias quentes, frutas, creme de leite, iogurte – porque estes são supostamente “yin extremo”. Por outro lado aves, carne, ovos e outras coisas são evitados porque eles são “yang extremos”.

No Antigo Testamento, o povo de Deus comeu livremente frutas, leite, e mel (Números 13.23-27), não se importando nem um pouco sobre suas supostas qualidades “yin”. O próprio Deus descreveu a Terra Prometida como uma terra onde “mana leite e mel” (Êxodo 3.8).

Não há suporte para o conceito de yin/yang nas Escrituras. É uma mentira do diabo que conduz as pessoas a uma escravidão ocultista. Macrobiótica está intimamente associada com a adoração da Terra, auto-adoração, panteísmo, monismo, reencarnação, e muitos outros erros espirituais graves e muito perigosos.

O praticante da Macrobiótica se encontra preso em um redemoinho de legalismo em relação à alimentação. Ela diz não somente o que comer e o que não comer, mas também quando comer (por exemplo, plantas silvestres e verduras frescas na primavera e legumes, vegetais no inverno), quantas vezes por dia se deve comê- los, como cozinhá-los (por exemplo, sobre uma chama ao invés de eletricidade ou microondas, usando somente panelas feitas de ferro, aço inoxidável ou argila) , e como prepará-los de acordo com a época do ano (por exemplo, em vapor na primavera e no verão). A composição de pratos e as escolhas dos alimentos são ajustadas de acordo com a estação, clima, sexo, idade, e muitas outras coisas. O praticante consciente de Macrobiótica é ainda instruído sobre a forma como ele deve comer sua comida (mastigar cada mordida 50- 100 vezes).

Macrobiótica não para por aí. Ela instrui o praticante a tomar banhos curtos ou chuveiros com água morna ou água fria, a usar somente roupas de algodão, a evitar jóias metálicas, à utilização de produtos naturais feitos somente a partir de ingredientes, a evitar o uso do computador, etc., etc...

Os praticantes macrobióticos afirmam na Internet serem livres, mas este é um tipo muito estranho de liberdade!

Mishio Kushi, líder praticante da Macrobiótica, diz:

“Nós conduzimos a nossa vida de uma forma simples, modesta, comendo macrobioticamente e desenvolvendo um espírito de gratidão a tudo e todos. Dessa forma, torna-se fácil atingir a finalidade do universo infinito, que é nossa própria vida - eterna e para sempre” (Instituto Kushi de Literatura e Materiais Promocionais, citado em A Agenda Oculta, p. 108).

Esta é obviamente uma filosofia pagã que é contrária à Escrituras. Observe que ele é grato a “tudo”, mas não ao Deus Criador Todo- Poderoso, e ele acredita que a vida eterna é adquirida por um estilo de vida macrobiótica em vez de através da fé em Jesus Cristo. Este é um falso evangelho, e o filho de Deus não deve ter nenhuma ligação com ele.

Conselheiros macrobióticos diagnosticam seus pacientes através da Iridologia e de outros métodos falsos.

Dr. David Sneed descreve uma mulher chamada Bonlyn Paredes que começou a se aprofundar em macrobiótica após visitas a um Loja de alimentos da Nova Era. Ela diz: “Por um lado, eu estava à procura de uma dieta com baixo teor de açúcar. E eu gostava de legumes, frutas e alimentos integrais” (A Agenda Oculta, p. 103). Não há nada de errado com esses alimentos, é claro, mas o problema é que ela foi gradualmente arrastada para a idolatria ocultista. Ela diz:

“Olhando para trás, vejo que a dieta se tornou um ídolo para mim. Eu comi macrobioticamente para me salvar de uma doença e um de um ambiente indiferente, para evitar a acelerada consciência moderna, e para ter uma conexão espiritual de maior profundidade com a Terra, com minha comida, e com a minha própria existência” (p. 104).

Pela graça de Deus, ela veio a entender o erro da Macrobiótica eafastou-se dela. Em retrospecto, ela diz: “Essa dieta foi uma verdadeira armadilha para mim”. Sneed descreve outra mulher que foi “completamente enlouquecida” pela Macrobiótica, não permitindo que qualquer pessoa chegasse perto dela enquanto ela estava comendo, jogando fora todas as roupas que não fossem feitas de fibras de algodão, andando sobre pedras, não atendendo o telefone. “Ela se trancou do lado de fora do mundo real, em uma pequena sala de raiva, medo e pensamento mágico” (p. 31).

O Jornal da Associação Médica Americana e o a Associação Médica Americana de Aconselhamento em Alimentos e Nutrição emitiram advertências de que os seguidores rigorosos de Macrobiótica estão em “Grande Perigo” de desnutrição (Wikipedia). “Estudos científicos realizados nos Estados Unidos e na Europa têm demonstrado que uma dieta macrobiótica rigorosa tradicional pode levar a uma variedade de deficiências nutricionais, especialmente em proteínas, aminoácidos, cálcio, ferro, zinco e vitamina C. Estes deficiências podem resultar em drástica perda de peso, anemia, escorbuto e hipocalcemia. Em crianças, a estrita dieta macrobiótica pode causar atraso no crescimento, má nutrição proteica e calórica, e também idade óssea retardada” (Enciclopédia de Medicina Alternativa).

I Timóteo 4.4 diz: “Porque toda a criatura de Deus é boa, e não há nada que rejeitar, sendo recebido com ações de graças”.

Naturopatia

A Naturopatia nos Estados Unidos foi desenvolvida pela Benedict Lust, que fundou a Escola Americana de Naturopatia em 1902. Ela é construída sobre os três seguintes princípios básicos:

“(1) O corpo tem uma tendência natural a manter o equilíbrio - os sintomas das doenças são apenas indícios de que o corpo está se esforçando para se curar. (2) A raiz de todas as doenças é o acúmulo de produtos, resíduos e toxinas derivado de um estilo de vida cheio de maus hábitos. (3) O corpo contém a sabedoria e o poder para curar a si mesmo - desde que se faça o que aumenta este poder e não aquilo que interfere com este poder” (A Agenda Oculta, p. 109).

Todos estes três princípios são meias verdades, e as outras meias verdades podem ser mentiras inteiras. Embora seja verdade que o corpo possui uma capacidade natural de manter o seu equilíbrio, não é verdade que todos os sintomas de doenças são indicativos de que o corpo esteja tentando se curar. Embora a acumulação de resíduos e toxinas, devido a estilo de vidas cheio de maus hábitos seja a raiz de algumas doenças, definitivamente não é a raiz de todas as doenças. E afirmar que o corpo tem “a sabedoria e o poder de curar em si mesmo” é apenas parcialmente verdadeiro, pois existem dramáticos limites para o poder de cura do corpo, independentemente com que dieta você se alimenta ou como você vive.

Dr. David Sneed diz:

“O Naturopata acredita em um mundo de toxinas físicas em que a maioria das pessoas esta se envenenando através do que eles comem. Alimentos cheios de aditivos, ricos em açúcar e pobres em fibras são os culpados, eles dizem. Agora, como médico, eu estou certamente interessado em ver uma pessoa alcançar uma baixa taxa de gordura, numa dieta rica em fibras. ...O que não está provado é o lugar de importância em que os naturopatas posicionam as várias toxinas, tanto aquelas que ocorrem naturalmente dentro do corpo como as que vêm dessas fontes externas, tais como pesticidas e produtos químicos” (p. 109).

A Homeopatia, a Acupuntura e “medicina oriental” estão entre o conjunto núcleo de matérias ensinadas em escolas naturopatas. A medicina oriental refere-se à crença na energia ocultista chi que supostamente flui através dos meridianos do corpo e ao equilíbrio do yin e yang.

Muitos naturopatas estão envolvidos com outras práticas da Nova Era, tais como o controle da mente, reflexologia, biofeedback, meditação e yoga, e estão “relutantes em apoiar tratamentos de vacinação, até mesmo para a prevenção de rotina de coisas tais como sarampo, caxumba, poliomielite, tétano, difteria e coqueluche” (A Agenda Ocuta, p. 111).

Rolfing

O nome oficial para este procedimento é Integração Estrutural, e cerca de um milhão de pessoas têm recebido o tratamento.

O nome popular Rolfing vem de seu inventor, Ida Rolf (1896-1979).Ela era uma estudante de osteopatia, homeopatia, quiropraxia e yoga.

Rolfing é um tipo de terapia de massagem profunda que é anunciado como um tratamento para aliviar a dor e o estresse crônico e melhorar o desempenho na atividade profissional diária. Em seu coração, porém, está a crença em um campo de energia ocultista.

Rolf descreveu a prática como uma tentativa de “realinhar o corpo aleatório dentro de uma SISTEMA DE ENERGIA equilibrada, balanceada que pode operar no campo de gravidade” (Vida Positiva e Saúde, 1990, p. 325), e , “Rolfistas organizam no corpo o CAMPO DE ENERGIA do corpo que o campo gravitacional pode reforçar” (Instituto Rolf, Boulder, Colorado, 1971). Refere-se ao campo de energia ocultista oriental.

Dr. David Sneed diz que Rolf, “relatou mudanças em seu „corpo de energia? pessoal, o que foi confirmado por um „leitor de Aura?” (A Agenda Oculta, p. 85).

Rolfing também sustenta a ideia não comprovada da “blindagem” muscular, o qual é afirmado que consiste de barreiras esotéricas que são construídas pelas feridas físicas e psíquicas na vida de alguém (p. 86). Rolfing supostamente libera memórias e emoções e dissolve a “blindagem”.

Cinesiologia Aplicada

Cinesiologia Aplicada (em inglês Apppplied Kinesiology, ou simplesmente AK) é a prática “medica alternativa” do uso de testes manuais de força muscular com o propósito de diagnosticar a saúde física. (Ela não deve ser confundida com a “Cinesiologia” ou Biomecânica, que é o estudo científico estudo do movimento humano). Ela baseia-se na premissa de que cada doença é acompanhada por uma fraqueza numa músculo correspondente.

Foi inventada em 1964 peço quiroprático George Goodheart (falecido em 2008) e é um das mais populares técnicas de quiropraxia nos Estados Unidos, com 43% de quiropráticos aempregá-la em 1998.

“Goodheart combinou a filosofia ocultista de antiga teoria quiroprática sobre o corpo de uma suposta inteligência inata com as antigas práticas Orientais destinadas a regular as supostas energias místicas da vida dentro do corpo. ...

Cinesiologia Aplicada é, portanto, uma mistura de teoria e/ou prática de Quiropraxia e o antigo Taoísmo chinês. ... vários livros ocultistas e espíritas ... empregam [teste muscular] com esse fim ... Que a Cinesiologia Aplicada seja usada em práticas ocultistas não é surpreendente, dado o fato de que o próprio Goodheart é um vidente que desenvolveu seu sistema através de métodos psíquicos” (João Ankerberg e John Weldon, Você Pode Confiar em Seu Médico?, p . 167) .

Goodheart associou a Cinesiologia Aplicada com o fluxo de energia chi ao longo dos meridianos ocultistas. O livro de AK intitulado

Infecções: Uma Vida de Saúde Para o Seu Filho sugere que o praticante da Cinesiologia Aplicada pode encontrar a razão para a infecção, avaliando e corrigindo “os padrões de energia dentro do corpo”.

O teste de Cinesiologia Aplicada mais comum é o Delta, através do qual o paciente resiste quando o praticante exerce força para baixo no seu braço (“Cinesiologia Aplicada”, Wikipedia). Outros testes incluem a avaliações de marcha do paciente e pressionando “pontos de gatilho” para analisar a suposta fraqueza muscular.

Os “testes” são totalmente subjetivos e sua interpretação depende somente do praticante em particular. Não há padrões absolutos que podem ser aplicados.

A prática envolve o passe da mágica da Nova Era e a visualização. Na “terapia da localização”, por exemplo, o praticante posiciona uma das mãos sobre uma área suspeita de estar precisando de atenção terapêutica e “a ponta do dedo é hipnotizada de forma a concentrar a mente sobre a área relevante”, que alegadamente resulte numa alteração na resposta do músculo (Wikipedia). “A mão é mentalizada para se tornar uma espécie de „condutor? psíquico, capaz de localizar o ponto cuja função está comprometida, permitindo que o médico obtenha sucesso ao „tratar? o sintoma. Alguns médicos afirmam que eles usam suas mãos para „sentir? vários desequilíbrios energéticos em diferentes órgãos, da mesma forma que é utilizada pelos praticantes de cura psíquica” (Enciclopédia de Crenças da Nova Era).

AK é também utilizada para testar respostas emocionais através da realização de testes musculares, enquanto o paciente visualiza diversas situações. (http://www.cancer.org/docroot/ETO/content/ETO_5_3X_Applied_Kinesiology.asp).

As deficiências nutritivas são detectadas colocando-se vários itens na língua do paciente ou colocando-se os itens em sua mão outocando-a várias partes do corpo, e em seguida, re-testando a força muscular. “Se o músculo submetido ao teste ficar mais „forte?', a substância supostamente pode remediar problemas nas partes correspondentes do corpo. Estes testes reivindicam também poder indicar quais os nutrientes são deficientes no organismo. Se um músculo fraco torna-se mais forte depois que um nutriente (ou um alimento rico em determinado nutriente) é mastigado, isto supostamente indica „uma deficiência normalmente associado a esse musculo?” (Stephen Barrett, Cinesiologia Aplicada, http://www.quackwatch.org/01QuackeryRelatedTopics/Tests/ak.html).

A Cinesiologia Aplicada afirma ser capaz de até mesmo detectar os problemas antes de eles surgirem, o que conduz a um regime de exames preventivos. “Neste caso, os pacientes são encorajados a terem um exame de diagnóstico geral, mesmo quando se sentem bem. ...O tratamento adequado é então aplicado antes que o „problema? subjacente tenha a chance de se manifestar externamente como doença fora” (Enciclopédia de Crenças da Nova Era).

Uma vez feito o diagnóstico, a prescrição tipicamente envolve massagem, “ajustes”, quiropraxia e muitas vezes vitaminas superfaturadas, suplementos e remédios homeopáticos .

Pesquisas têm demonstrado que a Cinesiologia Aplicada é um engodo.

“Poucos pesquisadores têm investigado os procedimentos da cinesiologia para o teste muscular em estudos clínicos controlados. Os resultados mostraram que a cinesiologia aplicada não era uma ferramenta de diagnóstico precisa, e que a resposta do músculo não era mais útil do que a adivinhação aleatória. De fato, um estudo constatou que experiente cinesiologistas fizeram avaliações muito diferentes sobre o status de nutrientes para o mesmo pacientes” (http://www.cancer.org/docroot/ETO/content/ETO_5_3X_Applied_Kinesiology.asp)

Técnicas Neuro-Emocionais

As Técnicas Neuro-Emocionais (em inglês Neuro-EmotionalTechniques, ou simplesmente NET) foram desenvolvidas na década de 1980 por Scott Walker, um quiroprático. São adaptadas de Cinesiologia Aplicada e baseiam-se no mesma princípio pagão ocultista de que a energia do corpo ou chi devem ser mantidos em equilíbrio.

A NET incide sobre as emoções. Alega que as emoções negativas podem criar “bloqueios” e desequilíbrios no sistema nervoso chamado de Complexo Neuro-Emocional (em inglês Neuro- Emotional Complex, ou simplesmente NEC). O NEC também pode, supostamente, se manifestar como uma subluxação da medula ou um desequilíbrio em um meridiano da acupuntura.

Isto, por sua vez, provoca problemas de saúde. A NET afirma que os bloqueios e os desequilíbrios podem ser testados através de testes musculares, pontos de reflexão no corpo, e reações semânticas.

O paciente é instruído a pensar em uma questão que é perturbadora e é então que ocorre o teste.

O diagnóstico e a prescrição são puramente subjetivos, claro.

A NET alega ser capaz de diagnosticar problemas e sentimentos, acessar o subconsciente, descobrir os primeiros traumas e agir como um laço de biofeedback, ensinando as pessoas o que elas estão sentindo (http://healing.about.com/od/net/a/net_jgazley_2.htm ) .

Toque para a Saúde

O Toque de Saúde foi desenvolvido pelo Quiroprático John Thie. Ele é uma forma de Cinesiologia Aplicada, mas que se move ainda mais profundamente no reino do psíquico. Thie alegou que a energia vital pode ser regulada e manipulada apenas pelo poder mental. Esta é a prática de visualização da Nova Era. “Na verdade, você não tem que sequer fazer contato com o corpo. Você pode simplesmente seguir os meridianos através dos olhos da sua mente, através da concentração, e produzir o mesmo efeito” (Enciclopédia de Crenças da Nova Era).

Thie acredita que “somos todos um com o universo” ( Toque Para a Saúde: Entrevista com John Thie , Ciência da Mente, Set.1977).

Cinesiologia comportamental

A Cinesiologia Comportamental (em inglês Behavioral Kinesiology, ou simplesmente BK), que foi desenvolvida por um quiroprático chamado John Diamond, leva a Cinesiologia Aplicada ao seu mais alto nível ocultista.

Diamante diz que a “Energia da Vida” é a “fonte de nosso bem estar físico e mental” e é o mesmo que o chi Chinês. Afirma-se que a Glândula Timo, que é uma glândula linfoide localizada abaixo do esterno ao nível do coração, seja a “Sede da Energia Vital” e que ela “monitora e regula o fluxo de energia no sistema de meridianos”.

De acordo com a BK, o teste muscular pode ser usado para basicamente qualquer coisa na vida de alguém, testando o tipo de música que se deve ouvir, qual a cor que se deve pintar a própria casa, que alimentos se deve comer e que vitaminas se deve tomar.

A BK afirma que a energia vital pode ser esgotada por coisas tais como se balançando a cabeça, franzindo-se a testa, olhando-se para uma representação da cruz, alimentos sintéticos ou refinados, óculos de sol, a nota musical Dó, chapéus, chuveiros frios, microondas, perfumes, e até mesmo pela luz artificial. “De acordo com BK ... a maioria das coisas em nosso mundo tecnológico moderno estão conspirando contra nós, esgotando a nossa “energia vital” (Enciclopédia de Crenças da Nova Era) . Além disso, as pessoas com energia esgotada podem esgotar outros por estarem em sua presença ou mesmo aparecendo na televisão!

Se a BK é verdade, isso significaria que o indivíduo deve gastam muito tempo da sua vida testando coisas, a fim de ter certeza que sua energia vital está na ordem correta e escrupulosamente evitando tudo e qualquer coisa que possa ser destrutiva para seu campo de energia. Eu fico imaginando neste momento quantas pessoas têm se tornado psicóticas e paranoicas em razão dessa filosofia!

 

Conclusão: Sérias Advertências Bíblicas

Nós estamos proibidos de adotar os caminhos dos gentios (Jeremias 10.02). Coisas associadas com a idolatria e as trevas pagãs são demoníacas, e a Bíblia nos proíbe de participar destas coisas (I Coríntios 10.19-21). A Palavra de Deus adverte: “E não comuniqueis com as obras infrutuosas das trevas, mas antes condenai-as.” (Efésios 5:11).

A investigação dos reinos secretos ou ocultistas é proibida. Essa é a própria essência da adivinhação e da magia. Ver Levítico 19.31 e Deuteronômio 18.10-12.

Assim como para a alimentação, não há nenhuma dieta bíblica que seja necessária para o povo de Deus nos dias de hoje, como havia antes no Antigo Testamento. Paulo advertiu que o vegetarianismo como prática legalista é uma doutrina de demônios, e ele ensinou que todas as coisas são boas para se comer, se recebido com ações de graças (I Timóteo 4:1-5). Para o cristão, a dieta é uma questão de saúde e preferência pessoal, não uma questão de doutrina bíblica.

Devemos tomar cuidado com uma ênfase exagerada na dieta. Isto pode se tornar uma idolatria. A Bíblia nos ensina a colocarmos nosso foco no que é espiritual ao invés daquilo que é físico.“Porque o exercício corporal para pouco aproveita, mas a piedade para tudo é proveitosa, tendo a promessa da vida presente e da que há de vir.” (I Timóteo 4:8).

Nós não vivemos no paraíso. Vivemos em um mundo amaldiçoado e em um corpo de morte (Rom. 8.22-23; 7.24). A vida é curta e isso é mais importante, e não importa que tipo de dieta você adote, você terá muitos problemas e doenças e, eventualmente, morrerá.

A Bíblia diz que devemos morrer para nós mesmos e vivermos para Cristo e por amor do Seu evangelho (Mar. 8:35). A Grande Comissão de Cristo nos instrui a irmos por todo o mundo e pregarmos o evangelho (Mat. 28.18-20; Mc 16.15; Atos 1.8). Os comedores mimados são um incômodo, ao invés de serem uma ajuda nesta obra. Minha esposa e eu temos vivido no sul da Ásia por quase duas décadas, e agradeço ao Senhor que não tivemos de nos preocuparmos com a manutenção de algum tipo de dieta rigorosa.

______________

Este livro é publicado para distribuição gratuita em formato e-book.Ele está disponível em PDF, MOBI (para Kindle, etc), e formatos ePUB no site Way of Life. A edição PDF é atualizada com mais frequência do que o Kindle e as edições PUB. Veja o guia de Livros grátis [em inglês] acessando - www.wayoflife.org.

New Age Saúde, Copyright 2008 por David W. Cloud. rev e 01

Tradução para a Língua Portuguesa, com autorização. Pastor Miguel Ângelo Luiz Maciel. 2013. Rev 00.

Todas as citações são da Bíblia Almeida Corrigida e Fiel – SBTB, melhor tradução em Língua Portuguesa, única baseada nos Textos Massorético e Recebido.

Em inglês recomendamos apenas a versão King James Bible – 1611.

-
Convertido para html por Eliseu F A Jr em 04.2013


 

Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em BibliaLTT.org, com ou sem notas).

(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)

 

(retorne a http://solascriptura-tt.org/ Seitas/
http://solascriptura-tt.org/Seitas/Romanismo/
http://solascriptura-tt.org/Seitas/Pentecostalismo/
retorne a http:// solascriptura-tt.org/ )



Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.