A Bíblia desmascara a Seita pseudo-cristã Mormonismo, a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, do profeta Joseph Smith, com seus Livro dos Mórmons, anjo Moroni, poligamia, reencarnações, racismo, Jesus não O Deus mas um deus minúsculo evoluído do homem e por ele igualável, Jesus e céu com prática de sexo, etc.



Mormonismo à Luz das Escrituras

(a Igreja De Jesus Cristo Dos Santos Dos Últimos Dias)




Mórmons dizem:
Deus diz:

Inspiração da Bíblia:

A BÍBLIA não é, toda ela e somente ela, inerrável - infalível - verbal - plenariamente inspirada por Deus.
Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; (2 Timóteo 3:16)

20 Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação. 21 Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo. (2 Pedro 1:20-21)


- Fatos científicos (diretas observações e experiências comprovadas, não meras teorias sem prova) sempre, infalivelmente, concordam com a Bíblia (entre centenas de exemplo assombrosos, veja Isa 40:22+ Jó 26:7: Terra é esfera e paira no vácuo!);

- Profecias sempre se cumpriram literal - perfeitamente, sem uma falha (entre milhares de exemplo assombrosos, veja Sal 22 + Isa 53: minúcias da futura crucificação de Cristo!);

- Recusa da Bíblia vem do coração [rebelde], não da razão: “Pela altivez do seu rosto o ímpio não busca a Deus; todas as suas cogitações são que não há Deus”. (Salmos 10:4).

A Bíblia é perfeita Sal 19:7-14; Sal 119. Não podemos acrescentar-lhe nem subtrair-lhe 1 só palavra Apo 22:18. Exortar com Joa 5:39.
Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; (João 5:39)


(A inspiração da Bíblia é por Deus, é única e exclusiva, inerrável - infalível, plenária (de capa a capa, todos assuntos) e verbal (cada palavra, letrinha). Veja bom livro de Teologia Sistemática, como de Thiessen, ou o Curso de Bibliologia por Hélio, em http://www.solascriptura-tt.org).

Autoridade extra-Bíblia:

“Nossos 3 livros ‘A Pérola de Grande Preço’, ‘Doutrina e Pactos’ e ‘O Livro Dos Mórmons’ são tão inspirados quanto a Bíblia!”

“Mais ou menos no ano 600 AC, um grupo (chamado Nephi) de judeus chegou aos Estados Unidos.
Depois de ressurreto, Cristo pregou aos Nephitas, e então instituiu o batismo, o sacerdócio e outras cerimônias místicas.

No ano 420 DC, o cristianismo apóstata de fora da América foi recusado por Deus e o ‘Livro de Ouro’ foi escrito pelo profeta de nome ‘Mórmon’, na ‘língua egípcia reformada’.

Em 1824, J. Smith, consultando o Urim e o Tumin, e recebendo revelação do anjo Moroni [!], achou e desenterrou as placas de ouro do livro [mas ninguém pode vê-las nem examiná-las, até hoje!], traduziu-as [como, se era inculto?!], constituindo ‘O Livros dos Mórmons’ (que diz que Cristo fará do estado de Utah a capital do seu reino sobre o mundo!),
e re-estabeleceu a verdadeira religião em 1830.”
Como pode “O Livro dos Mórmons”, de 420 DC, conter trechos (totalizando 25000 palavras) da Bíblia Inglesa do Rei Tiago (James), de 1611? ? ? Por exemplo: Contraste Moroni cap. 10 com 1Cor 12:1-1; Contraste 2Nephi 14 com Isa 4; Contraste 3Nephi 13:1-18 com Mat 6:1-13.



DECISIVO: Apo 22:18-19; Deu 4:2; Isa 8:20;
18 Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro; 19 E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro. (Apocalipse 22:18-19)

Não acrescentareis à palavra que vos mando, nem diminuireis dela, para que guardeis os mandamentos do SENHOR vosso Deus, que eu vos mando. (Deuteronômio 4:2)

À lei e ao testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra, é porque não há luz neles. (Isaías 8:20)

“Anjo” trazendo outro evangelho:

"Nosso venerado fundador , J. SMITH, recebeu: chamado, livro, etc. diretamente de Deus, através de um anjo."
9 Todo aquele que prevarica, e não persevera na doutrina de Cristo, não tem a Deus. Quem persevera na doutrina de Cristo, esse tem tanto ao Pai como ao Filho. 10 ¶ Se alguém vem ter convosco, e não traz esta doutrina, não o recebais em casa, nem tampouco o saudeis. (2 João 1:9-10)

13 Porque tais falsos apóstolos são obreiros fraudulentos, transfigurando-se em apóstolos de Cristo. 14 E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz. 15 Não é muito, pois, que os seus ministros se transfigurem em ministros da justiça; o fim dos quais será conforme as suas obras. (2 Coríntios 11:13-15)

8 Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema. 9 Assim, como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo. Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema. (Gálatas 1:8-9)

Fundador, chefe supremo:

“J. Smith é O grande profeta de Deus.”
13  Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; 14  E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem. 15 ¶ Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores. (Mateus 7:13-15)

13  Porque tais falsos apóstolos são obreiros fraudulentos, transfigurando-se em apóstolos de Cristo. 14  E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz. 15  Não é muito, pois, que os seus ministros se transfigurem em ministros da justiça; o fim dos quais será conforme as suas obras. (2 Coríntios 11:13-15)

 Falando disto, como em todas as suas epístolas, entre as quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem, e igualmente as outras Escrituras, para sua própria perdição. (2 Pedro 3:16)

 Conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus; e puseste à prova os que dizem ser apóstolos, e o não são, e tu os achaste mentirosos. (Apocalipse 2:2)

 Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro; (Apocalipse 22:18)

Sacerdócio:

“Não há SACERDÓCIO de todos os crentes, nós, os mórmons, é que temos as duas ordens de sacerdotes, uma segundo Melquisedeque, outra segundo Arão.”
5  E da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dentre os mortos e o príncipe dos reis da terra. Aquele que nos amou, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados, 6  E nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai; a ele glória e poder para todo o sempre. Amém. (Apocalipse 1:5-6)

9  E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda a tribo, e língua, e povo, e nação; 10  E para o nosso Deus os fizeste reis e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra. (Apocalipse 5:9-10)

 Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; (1 Pedro 2:9)

Natureza de Deus:

“DEUS é de carne e osso, visível, palpável.”
Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que está no seio do Pai, esse o revelou. (João 1:18)

 Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. (João 4:24)

 Não que alguém visse ao Pai, a não ser aquele que é de Deus; este tem visto ao Pai. (João 6:46)

 Porque a circuncisão somos nós, que servimos a Deus em espírito, e nos gloriamos em Jesus Cristo, e não confiamos na carne. (Filipenses 3:3)

 Aquele que tem, ele só, a imortalidade, e habita na luz inacessível; a quem nenhum dos homens viu nem pode ver, ao qual seja honra e poder sempiterno. Amém. (1 Timóteo 6:16)

Carácter de Deus:

“Deus, sensual, tem paixões como nós.”
E clamavam uns aos outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória. (Isaías 6:3)

 Quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará as vossas consciências das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo? (Hebreus 9:14)

 Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta. (Tiago 1:13)

 Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. (1 Pedro 1:16)

 Quem te não temerá, ó Senhor, e não magnificará o teu nome? Porque só tu és santo; por isso todas as nações virão, e se prostrarão diante de ti, porque os teus juízos são manifestos. (Apocalipse 15:4)

Unicidade de Deus:

“Há muitos deuses.”
A ti te foi mostrado para que soubesses que o SENHOR é Deus; nenhum outro há senão ele. (Deuteronômio 4:35)

 Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós. (Efésios 4:6)

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. (1 Timóteo 2:5)

Cristo, seu nascimento:

“CRISTO é apenas nosso irmão mais velho, não foi gerado pelo Espírito, mas é filho biológico de José, ou foi gerado na carne, como Adão.”
18 Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, achou-se ter concebido do Espírito Santo. ...   20  E, projetando ele isto, eis que em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo; (Mateus 1:18,20)

6  Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, 7  Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; 8  E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. (Filipenses 2:6-8)

Cristo é igual a nós:

“Cristo é um espírito pré-existente (irmão do Diabo!) que (depois de evoluir através de muitas reencarnações), tornou-se (!) um dos muitos deuses, como nós um dia nos tornaremos.”
Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do homem, que está no céu. (João 3:13 = Pro 30:4)

 Porque o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo. (João 6:33)

 Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. (João 6:38)

 Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo. (João 6:51)

 Este é o pão que desceu do céu; não é o caso de vossos pais, que comeram o maná e morreram; quem comer este pão viverá para sempre. (João 6:58)

 Que seria, pois, se vísseis subir o Filho do homem para onde primeiro estava? (João 6:62)

 Saí do Pai, e vim ao mundo; outra vez deixo o mundo, e vou para o Pai. (João 16:28)

 Porque Davi não subiu aos céus, mas ele próprio diz: Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita, (Atos 2:34)

 O primeiro homem, da terra, é terreno; o segundo homem, o Senhor, é do céu. (1 Coríntios 15:47)

9  Ora, isto—ele subiu—que é, senão que também antes tinha descido às partes mais baixas da terra? 10  Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas. (Efésios 4:9-10)
(= Heb 7:9-10)

Cristo, sua sexualidade:

“Cristo casou-se com ambas as Marias e com Marta, para ver a sua semente antes de ser crucificado.”
Ó Mórmon: a Bíblia não dá a menor abertura para a deturpares assim!

Espírito Santo, sua pessoa:

“O ESPÍRITO SANTO não é uma pessoa real, é uma mera influência de Deus.”
Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim. (Isaías 6:8) COMPARADO COM:
E, como ficaram entre si discordes, despediram-se, dizendo Paulo esta palavra: Bem falou o Espírito Santo a nossos pais pelo profeta Isaías, (Atos 28:25)

Salvação e obras:

“Salvação é apenas por obras”
8  Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. 9  Não vem das obras, para que ninguém se glorie; (Efésios 2:8-9)

10  Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las. 11  E é evidente que pela lei ninguém será justificado diante de Deus, porque o justo viverá da fé. (Gálatas 3:10-11)

Pecado, santificação:

“O PECADO é uma necessidade humana.”
Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para lhe obedecerdes em suas concupiscências; (Romanos 6:12)

 Vigiai justamente e não pequeis; porque alguns ainda não têm o conhecimento de Deus; digo-o para vergonha vossa. (1 Coríntios 15:34)

 Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte. (Apocalipse 21:8)

Batismo, obras:

“BATISMO (por imersão) é indispensável para salvação.”
E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso. (Lucas 23:43)

Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. (Marcos 16:16)
COMPARADO COM:
 E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa. (Atos 16:31)

Reencarnação:

“Todos os homens já existiram antes, e REENCARNAM-se.”
E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo, (Hebreus 9:27)

5  Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, mas a sua memória fica entregue ao esquecimento. 6  Também o seu amor, o seu ódio, e a sua inveja já pereceram, e já não têm parte alguma para sempre, em coisa alguma do que se faz debaixo do sol. (Eclesiastes 9:5-6)

Salvação, caminho:

“Só o mórmon vai para o “Grau Celestial De Felicidade”, residência de Deus e Cristo.”
Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. (João 14:6)

Salvação, céu:

“Os não-mórmons que foram razoavelmente ‘bons’ vão para o “Grau Terrestre De Felicidade”, ocasionalmente sendo visitados por Cristo.”

“Os não-mórmons que não foram razoavelmente bons vão para o “Abismo Celestial”, ocasionalmente sendo ministrados pelos bons espíritos do Grau Celestial.
A Bíblia é contrária a um céu de 2a classe!

Condenação eterna:

“O castigo pós-morte é temporário e de acordo com os pecados.”
7  E a vós, que sois atribulados, descanso conosco, quando se manifestar o Senhor Jesus desde o céu com os anjos do seu poder, 8  Como labareda de fogo, tomando vingança dos que não conhecem a Deus e dos que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo; 9  Os quais, por castigo, padecerão eterna perdição, ante a face do Senhor e a glória do seu poder, (2 Tessalonicenses. 1:7-9)

 Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte. (Apocalipse 21:8)

10  E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre. 11 ¶ E vi um grande trono branco, e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu; e não se achou lugar para eles. 12  E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras. 13  E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras. 14  E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte. 15  E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo. (Apocalipse 20:10-15)

 E olhei, e eis uma nuvem branca, e assentado sobre a nuvem um semelhante ao Filho do homem, que tinha sobre a sua cabeça uma coroa de ouro, e na sua mão uma foice aguda. (Apocalipse 14:14)

Chance pós-morte:

“Depois da morte, os homens poderão ouvir o evangelho e ser salvos.”
E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo, (Hebreus 9:27)

19 ¶ Ora, havia um homem rico, e vestia-se de púrpura e de linho finíssimo, e vivia todos os dias regalada e esplendidamente. 20  Havia também um certo mendigo, chamado Lázaro, que jazia cheio de chagas à porta daquele; 21  E desejava alimentar-se com as migalhas que caíam da mesa do rico; e os próprios cães vinham lamber-lhe as chagas. 22  E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico, e foi sepultado. 23  E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio. 24  E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama. 25  Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro somente males; e agora este é consolado e tu atormentado. 26  E, além disso, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem tampouco os de lá passar para cá. 27  E disse ele: Rogo-te, pois, ó pai, que o mandes à casa de meu pai 28  Pois tenho cinco irmãos; para que lhes dê testemunho, a fim de que não venham também para este lugar de tormento. 29  Disse-lhe Abraão: Têm Moisés e os profetas; ouçam-nos. 30  E disse ele: Não, pai Abraão; mas, se algum dentre os mortos fosse ter com eles, arrepender-se-iam. 31  Porém, Abraão lhe disse: Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tampouco acreditarão, ainda que algum dos mortos ressuscite. (Lucas 16:19-31)

1 ¶ Então o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do esposo. 2  E cinco delas eram prudentes, e cinco loucas. 3  As loucas, tomando as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo. 4  Mas as prudentes levaram azeite em suas vasilhas, com as suas lâmpadas. 5  E, tardando o esposo, tosquenejaram todas, e adormeceram. 6  Mas à meia-noite ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo, saí-lhe ao encontro. 7  Então todas aquelas virgens se levantaram, e prepararam as suas lâmpadas. 8  E as loucas disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas se apagam. 9  Mas as prudentes responderam, dizendo: Não seja caso que nos falte a nós e a vós, ide antes aos que o vendem, e comprai-o para vós. 10  E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o esposo, e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta. 11  E depois chegaram também as outras virgens, dizendo: Senhor, Senhor, abre-nos. 12  E ele, respondendo, disse: Em verdade vos digo que vos não conheço. (Mateus 25:1-12)

35  Disse-lhes, pois, Jesus: A luz ainda está convosco por um pouco de tempo. Andai enquanto tendes luz, para que as trevas não vos apanhem; pois quem anda nas trevas não sabe para onde vai. 36  Enquanto tendes luz, crede na luz, para que sejais filhos da luz. Estas coisas disse Jesus e, retirando-se, escondeu-se deles.(João 12:35-36)

Inferno:

“Assim, o inferno é uma útil agência salvadora.”
Luc 16:19-31 (Ver logo acima);

E olhei, e eis uma nuvem branca, e assentado sobre a nuvem um semelhante ao Filho do homem, que tinha sobre a sua cabeça uma coroa de ouro, e na sua mão uma foice aguda. (Apocalipse 14:14)

14  E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte. 15  E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo. (Apocalipse 20:14-15)

 Em sua mão tem a pá, e limpará a sua eira, e recolherá no celeiro o seu trigo, e queimará a palha com fogo que nunca se apagará. (Mateus 3:12)

Corpo pós-morte:

“Apenas no ‘Corpo Espiritual’, e não na carne, seremos semelhantes ao Senhor.”
42 Assim também a ressurreição dentre os mortos. Semeia-se o corpo em corrupção; ressuscitará em incorrupção. 43 Semeia-se em ignomínia, ressuscitará em glória. Semeia-se em fraqueza, ressuscitará com vigor. 44 Semeia-se corpo natural, ressuscitará corpo espiritual. Se há corpo natural, há também corpo espiritual. 45 Assim está também escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente; o último Adão em espírito vivificante. 46 Mas não é primeiro o espiritual, senão o natural; depois o espiritual. 47 O primeiro homem, da terra, é terreno; o segundo homem, o Senhor, é do céu. 48 Qual o terreno, tais são também os terrestres; e, qual o celestial, tais também os celestiais. 49 E, assim como trouxemos a imagem do terreno, assim traremos também a imagem do celestial. (1 Coríntios 15:42-49)

Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. (Romanos 8:29)

Que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas. (Filipenses 3:21)

Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos. (1 João 3:2)

Igreja verdadeira:

“A igreja verdadeira desapareceu em 420 DC, só ressurgiu com nosso fundador, Joseph Smith, em 1830.”
Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela; (Mateus 16:18)
.

Mulher, salvação

“A MULHER só se salva casando.”
Isto é absurdo, contrário a toda a Bíblia (João 3:16,18; 5:24; etc.):

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. (João 3:16)

Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. (João 3:18)

Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida. (João 5:24)

***********************

1Tim 2:15 (Salvar-se-á, porém, dando à luz filhos, se permanecer com modéstia na fé, no amor e na santificação.) vem num contexto dirigido aos já salvos, portanto “salvar-se-á” não se refere à salvação quanto à vida eterna, mas sim ao salvar-se das tentações do mundo da carne e do Diabo, pelo dedicar-se à criação dos filhos, à fé, amor, modéstia e santificação.

Poligamia:

“POLIGAMIA é certo. J. Smith (18 esposas?) e seu sucessor, Young (com 25 esposas!) praticaram-na. Nós os imitaríamos, se a lei o permitisse...”
Ele, porém, respondendo, disse-lhes: Não tendes lido que aquele que os fez no princípio macho e fêmea os fez, (Mateus 19:4) (O sentido é UM macho e UMA fêmea).

27 ¶ Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério. 28 Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela. (Mateus 5:27-28)

31 Também foi dito: Qualquer que deixar sua mulher, dê-lhe carta de desquite. 32 Eu, porém, vos digo que qualquer que repudiar sua mulher, a não ser por causa de prostituição, faz que ela cometa adultério, e qualquer que casar com a repudiada comete adultério. (Mateus 5:31-32)

Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar; (1 Timóteo 3:2)

Os diáconos sejam maridos de uma só mulher, e governem bem a seus filhos e suas próprias casas. (1 Timóteo 3:12)

Sexualidade pós-morte:

“Existirão casamentos e sexo no céu.”
Porque na ressurreição nem casam nem são dados em casamento; mas serão como os anjos de Deus no céu. (Mateus 22:30)

Batismo pelos mortos:

“[Secretamente] BATIZO-ME PELOS MEUS ANCESTRAIS ‘gentios’ dos quais descubro o nome, para salvá-los.”
1Cor 15:29 (Doutra maneira, que farão os que se batizam pelos mortos, se absolutamente os mortos não ressuscitam? Por que se batizam eles então pelos mortos?). Veja o contexto, particularmente os versos seguintes, falando de suportar perseguição e até martírio, tendo os olhos na ressurreição e prêmio futuro. 1Cor 15:29  fala-nos de sermos salvos e batizados para re-preenchermos as posições de guerra deixadas abertas pelos crentes que morreram, muitos deles heroicamente, mártires. A Teoria Mórmon contrariaria frontalmente Heb 9:27; Efe 2:8-9; etc.!!

E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo, (Hebreus 9:27)

8 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. 9 Não vem das obras, para que ninguém se glorie; (Efésios 2:8-9)

Racismo, preconceito racial:

“Segundo os fundadores do Mormonismo, os negros descendem de Caim, a cor é sinal da maldição herdada, e eles recebem as más almas pré-existentes. Por isso a evangelização deles não é enfatizada. Os que se salvarem, aqui não poderão ser sacerdotes, no além só poderão ir até o Grau Terrestre de Felicidade. Os índios (e os amarelos?) também são amaldiçoados por suas atividades maléficas. Os brancos não puros são inferiores aos puros.”
Porque, para com Deus, não há acepção de pessoas. (Romanos 2:11).


Como lidar com um Mórmon:


a. Sempre esteja preparado:

Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. (2 Timóteo 2:15)

Ora, nós sabemos que tudo o que a lei diz, aos que estão debaixo da lei o diz, para que toda a boca esteja fechada e todo o mundo seja condenável diante de Deus. (Romanos 3:19)

Antes, santificai ao Senhor Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós, (1 Pedro 3:15)

b. Se eles “atacarem sua casa”, “em missão”, em dupla:

 b.a. Explique-lhes (amorosa mas muito firmemente!) que eles estão sob a maldição de Apo 22:18-19
18 Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro; 19 E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro. (Apocalipse 22:18-19)

e que seu amor a Deus lhe proíbe receber o erro em casa: Gal 1:8-9; 2Jo 10-11.
8 Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema. 9 Assim, como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo. Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema. (Gálatas 1:8-9) 

10 ¶ Se alguém vem ter convosco, e não traz esta doutrina, não o recebais em casa, nem tampouco o saudeis. 11 Porque quem o saúda tem parte nas suas más obras. (2João 1:10-11) (*** ATENÇÃO: esta é uma claríssima ordem de Deus, desobedece-la por achá-la dura demais, por timidez, por piegismo, etc., é pecado, não importam as "boas intenções". Todo pecado traz resultados finais maus, inclusive para ti. ***)


b.b. Ofereça-se para (com um irmão maduro) falar de Cristo, a cada um deles EM SEPARADO, na casa deles ou em um local NEUTRO (praça, etc.).


b.c. Provavelmente não aceitarão, mas tente alcançá-los assim mesmo. Faça assim:

- Com firmeza (mas com serenidade, muito amor e oração preparatória, e acompanhado de um irmão maduro), vá a cada um deles (ou, pelo menos, ao mais aberto ao evangelho), EM SEPARADO.
- Procure se concentrar em começar a apresentar a boa nova pouco depois de chegar, com toda clareza e compaixão, sem perder demasiado tempo com objeções secundárias
- Às objeções sinceras, dê uma breve resposta (com firmeza mas com muito amor); às insinceras, repreenda breve mas denodadamente, com coragem. Em ambos os casos, retorne logo à trilha principal, apresentando a verdadeira boa nova, Cristo, salvação.

c. Podendo falar a um Mórmon que não está "em missão para falar sem ouvir a você:"

- Procure trazê-lo para o nível da Bíblia, e aí manter-se, lembrando "De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus. (Romanos 10:17)
"Você aceita a Bíblia como inspirada sem erros, não é? ... Então, vamos nos concentrar somente nela, pois parece ser nosso grande ou único ponto de contato ... Quantas vezes você já leu a Bíblia toda? Note João 5:39 ... Note Gal 1:7-8 ... 
Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; (João 5:39)
    7 O qual não é outro, mas há alguns que vos inquietam e querem transtornar o evangelho de Cristo. 8 Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema. (Gálatas 1:7-8)



"Você já viu que:
"- Deus é amor, sem acepção de raças e de pessoas. João 3:16; Isa 55:1-6; Mat 11:28-30; Rom 2:11.
    Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. (João 3:16)
    1 ¶ O vós, todos os que tendes sede, vinde às águas, e os que não tendes dinheiro, vinde, comprai, e comei; sim, vinde, comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite. 2 Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão? E o produto do vosso trabalho naquilo que não pode satisfazer? Ouvi-me atentamente, e comei o que é bom, e a vossa alma se deleite com a gordura. 3 Inclinai os vossos ouvidos, e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá; porque convosco farei uma aliança perpétua, dando-vos as firmes beneficências de Davi. 4 Eis que eu o dei por testemunha aos povos, como líder e governador dos povos. 5 Eis que chamarás a uma nação que não conheces, e uma nação que nunca te conheceu correrá para ti, por amor do SENHOR teu Deus, e do Santo de Israel; porque ele te glorificou. 6 ¶ Buscai ao SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. (Isaías 55:1-6)
    28 Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. 29 Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. 30 Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve. (Mateus 11:28-30)
    Porque, para com Deus, não há acepção de pessoas. (Romanos 2:11)


"- O evangelho de Cristo é muito mais que mera separação de vícios externos.

"- Maravilhemo-nos ante o plano de salvação por Deus: 1Jo 1:8-10; 2Pe 3:9; Efe 2:8-9; Rom 10:8-11.
    8 ¶ Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós. 9 Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça. 10 Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós. (1 João 1:8-10)
    O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se. (2 Pedro 3:9)
    8 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. 9 Não vem das obras, para que ninguém se glorie; (Efésios 2:8-9)
    8 Mas que diz? A palavra está junto de ti, na tua boca e no teu coração; esta é a palavra da fé, que pregamos, 9 A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. 10 Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação. 11 Porque a Escritura diz: Todo aquele que nele crer não será confundido. (Romanos 10:8-11)


- Responda brevemente (sem irar-se!) às eventuais objeções, mas volte imediatamente ao plano de Deus para nossa salvação.

- Enfatize graça (Efe 2:8-9, acima)
    8 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. 9 Não vem das obras, para que ninguém se glorie; (Efésios 2:8-9)

e justificação (Rom 2:24-25 compare com 8:33-34).
    24 Porque, como está escrito, o nome de Deus é blasfemado entre os gentios por causa de vós. 25 Porque a circuncisão é, na verdade, proveitosa, se tu guardares a lei; mas, se tu és transgressor da lei, a tua circuncisão se torna em incircuncisão. (Romanos 2:24-25). COMPARE COM:
    33 Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica. 34 Quem é que condena? Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós. (Romanos 8:33-34)




Hélio de Menezes Silva, 2001




(retorne à página ÍNDICE de www.solascriptura-tt.org/Seitas)