Pastor Ron Crisp
Estou pregando sobre a
cessação. Isso explica porque não falamos em línguas ou temos profetas na
igreja. Talvez esteja propensos a pensar que essa é uma discussão que realmente
não importa muito a vocês. Talvez pensam: "eu não quero falar em línguas mesmo".
Mas eu acredito que vocês verão que esse é um problema fundamental e eu quero
tentar enfatizar, as atuais e as verdades básicas fundamentais que estão
envolvidas em tudo isso.
Se me permitem, contarei apenas
uma breve história das coisas em nosso tempo. Quando eu era criança, havia
pentecostais por toda parte e a maior parte deles reunia-se em grupos de
vanguarda, estavam em uma espécie de orla das coisas. Então, era na década de
70, eu suponho, tivemos o que foi chamado de a "Renovação Carismática". Depois
disso o pentecostalismo tornou-se a via principal, começou-se a introduzir as
mais diferentes denominações. Quando isso ocorreu, os evangélicos - e por
evangélicos eu quero dizer pessoas que declaram acreditar no Evangelho - tomaram
um duro caminho, um impulso firme em direção oposta. Entretanto, nos anos
seguintes e nos círculos altos (e vocês podem pensar que o que ocorreu nos
círculos altos significa pouco para vocês, mas essas coisas têm uma maneira de
se transferir para onde nós vivemos) o que aconteceu é que houve muitos
pregadores e estudiosos, mesmo Batistas, que começaram a tomar esta posição:
"Eu, eu mesmo", eles diriam, "não falo em línguas, não profetizo; eu não procuro
isso. Mas eu acredito que isso ainda seja possível e, então, tomo uma aberta,
mas cautelosa, aproximação com relação a esses assuntos". E esta idéia, eu
acredito, é uma idéia perigosa.
Agora, eu quero fazer algumas retratações.
Primeiramente, não estamos negando a existência de dádivas espirituais
presentes. Nós, como Batistas, acreditamos que o que induz a Igreja a operar
como um corpo é o fato de ela mesma ter muitos membros e cada um desses membros
ter uma dádiva espiritual ou habilidade que Deus lhes dá: você os coloca todos
juntos e eles podem operar como um corpo.
Não estamos negando a atividade
sobrenatural do Espírito Santo. O fato mais sobrenatural do mundo é a salvação.
Vocês sabem que não há nada mais sobrenatural do que isso. Acredito que quando
Deus salva um homem, sua boca pára de transmitir coisas imundas e mordazes e
começa a dizer coisas que edificam e glorificam a Deus. Acredito que a
transformação da salvação é um milagre maior do que falar em línguas no dia de
Pentecostes. O Senhor Jesus teve que morrer para transformar as pessoas da
maneira como a salvação os transforma.
Não estou dizendo que não há
nada como a cura divina, há muita confusão em relação a isso. Sabe, as pessoas
geralmente dizem: "Você, como um Batista, não acredita na cura divina". Nunca
conheci um cristão evangélico de qualquer estirpe que não acreditou na cura
divina. Todos os cristãos acreditam que devemos orar e que Deus pode curar, e
cura, de acordo com Sua vontade. O que nós não acreditamos é que as dádivas de
cura ainda estejam em operação. Essas duas são coisas diferentes. As pessoas
falham em compreender isso.
O que estamos afirmando é,
primeiramente, que não há apóstolos hoje. Isso significa que a missão apostólica
foi temporária.
Em segundo lugar, estamos
afirmando que há certas dádivas que são temporárias. Isso quer dizer que houve
dons que estiveram nas igrejas apostólicas e não estão mais em operação.
Acredito que vocês encontram uma lista deles no capítulo 12 da Primeira Epístola
aos Coríntios, versículos de 8 a 10, e eu a lerei e farei apenas alguns
comentários muito breves. Na Primeira Epístola aos Coríntios 12, versículo 8, o
apóstolo Paulo diz: "Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; e
a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência". Esses foram dons de
revelação. Como Pedro poderia saber que Ananias e Safira estavam mentindo, a não
ser que Deus revelou isso a ele? E vemos muitos exemplos de profetas tendo
coisas mostradas a eles por meio da revelação divina. A passagem diz ainda: "e a
outro, pelo mesmo Espírito, a fé", e vocês poderiam dizer: "Bem, Irmão Ron,
todos os cristãos têm fé". Está correto, e isso prova que essa era uma fé
miraculosa, porque era uma fé que foi dada apenas a alguns. Diz-se: "e a outro,
pelo mesmo Espírito, a fé". Então se diz: "e a outro, pelo mesmo Espírito, os
dons de curar; e a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a
outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas". Desse
modo, esses são nove dons, eu acredito, que não estão agindo nas igrejas hoje.
Na verdade, acredito que eles não têm agido desde os tempos apostólicos.
Na pregação utilizarei alguns
termos técnicos, mas eu os explicarei no momento em que os usar.
Conforme olhamos para todos
esses fatos, nós os estamos tomando em relação a aquilo que chamamos sola
scriptura. Essa é uma frase latina que significa "Apenas a Escritura
Sagrada". Nós, como Batistas, dizemos que a Bíblia é o nosso único código de fé
e prática. Desse modo, vocês não podem ter aqueles nove dons espirituais que eu
acabei de ler e dizer que apenas a Escritura Sagrada é nossa fundação. Nós
acreditamos em sola scriptura. Nós acreditamos apenas nas Escrituras
Sagradas.
Eu quero começar dando uma
história da revelação de Deus. Vejam o primeiro capítulo da Epístola aos
Hebreus. Não apenas acreditamos em Deus, mas também acreditamos que Deus
revelou-Se. Acreditamos que Deus fez-se conhecido pela raça humana, e temos a
história disso aqui, no primeiro capítulo da Epístola aos Hebreus. O primeiro
versículo do primeiro capítulo da Epístola aos Hebreus fala sobre o Antigo
Testamento. Usaremos a palavra Cânone. A palavra Cânone significa
o código da demonstração. O Cânone da Escritura Sagrada são aquelas
escrituras que realmente são a Palavra de Deus. Assim, em Heb 1:1, temos a
história da revelação do Antigo Testamento. Diz-se: "Havendo Deus antigamente
falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas". E, assim,
Deus, no Antigo Testamento, falou de muitas maneiras diferentes e várias vezes.
Ele falou por meio de Moisés. Falou para Abraão. Falou para Balaão por meio de
uma jumenta. Usou tipos e figuras: o Tabernáculo e o sacerdócio. É isso que
significa quando a Bíblia diz: "Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e
de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas". Desceu ao Monte Sinai e deu os
Dez Mandamentos. Há muitas maneiras diferentes por meio das quais Deus falou no
Antigo Testamento. Na verdade, Ele inspirou trinta e nove livros. Nós os
chamamos de Antigo Testamento.
Assim, vindo o tempo de
Malaquias, Deus inspirou Malaquias. Ele escreveu o Livro de Malaquias. Esse foi
o fim do Antigo Testamento. Deus não falou novamente durante quatrocentos anos.
Chamamos esse período de "quatrocentos anos silenciosos". Alguém disse que,
quando Malaquias escreveu seu livro, Deus estava furioso, mais furioso do que
Ele jamais esteve. E algum jovem pregador disse: "Por que isso?"; outro disse:
"Ele não falou novamente durante quatrocentos anos!" Mas, notem: quando o Senhor
terminou de inspirar o Antigo Testamento, não houve profeta até João Batista.
Durante quatrocentos anos, Deus disse tudo o que Ele iria dizer. E Deus não
disse outra palavra por quatrocentos anos.
O segundo versículos do
primeiro capítulo da Epístola aos Hebreus nos dá a revelação do Novo Testamento,
que nós temos no Senhor Jesus Cristo. Deixem-me ler os versículos um e dois
apenas para manter a continuidade: "Havendo Deus antigamente falado muitas
vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes
últimos dias pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também
o mundo".
Eu quero chamar a atenção de
vocês para um dos erros que eu ouço com freqüência. Pregadores irão levantar-se
e dizer: "Nós estamos vivendo nos últimos dias". Realmente, nós estamos nos
últimos dias há dois mil anos. Essa é uma expressão do Antigo Testamento.
Observem, se vocês voltarem ao Antigo Testamento, os Judeus irão dizer: "Nos
últimos dias, o messias surgirá". E assim a Bíblia diz: "falou-nos nestes
últimos dias pelo Filho". Os últimos dias começam quando Jesus Cristo veio para
o mundo. Desse modo, precisamos entender algo sobre os Judeus do Antigo
Testamento. Eles não entendiam que os últimos dias envolviam duas vindas
diferentes de Cristo: a primeira e a segunda. E assim, quando Jesus veio,
pensaram que todos os nossos problemas estavam acabados. Isso explica porque
Paulo diria que, nos últimos dias, tempos difíceis viriam, porque os Judeus
pensavam desta maneira: "Homem, quando os últimos dias chegarem, será tudo bem".
Mas Paulo disse: "Oh, não". Não, ele não estava falando apenas sobre um certo
tempo no final de nossa era, estava falando sobre toda a conjunto desde Cristo
até a Sua segunda vinda como os últimos dias. Ele diz isso quatro ou cinco vezes
no Novo Testamento, e isso é feito muito claramente. João diz: "Nós sabemos que
estes são os últimos dias porque muitos anti-Cristos saíram para o mundo". Desse
modo, a Bíblia torna esse assunto muito claro.
Então, "Deus, que várias
vezes, e de diversos modos, falou no tempo passado aos pais pelos profetas,
falou a nós, nos últimos dias, por meio de seu Filho". A grande e final
revelação de Deus é o Senhor Jesus Cristo. Ele é a Palavra, Ele é chamado de
a Palavra em João 1:1. Ele é o grande profeta, o grande revelador da Vontade de
Deus. Quando Deus mandou Seu Filho para o mundo, começaram os últimos dias e
Deus nos deu uma revelação completa.
Eu quero que vocês notem,
particularmente, como Deus realizou essa revelação através de seu Filho. Olhem
novamente ao segundo capítulo; Epístola aos Hebreus, capítulo 2, versículos 3 e
4. Paulo diz: "Como escaparemos nós, se não atentarmos para uma tão grande
salvação". Observem atentamente: "começando a ser anunciada pelo Senhor, foi-nos
depois confirmada pelos que a ouviram". Notem o que o versículo diz: "depois
confirmada pelos que a ouviram" (os apóstolos); "Testificando também Deus com
eles," (aos apóstolos) "por sinais, e milagres, e várias maravilhas e dons do
Espírito Santo, distribuídos por Sua vontade?". Aqui está a verdade que vocês
precisam de entender: no Antigo Testamento, Deus falou de diversos modos; Deus
usou muitos profetas diferentes. No Novo Testamento, Deus mandou seu Filho para
o mundo, mas Ele o cercou com os homens a que chamamos apóstolos; a Palavra
começou a ser anunciada pelo Senhor e foi firmada entre nós por aqueles que os
ouviram (os apóstolos) e Deus lhes prestou testemunho com sinais, prodígios,
vários milagres e dádivas do Espírito Santo, de acordo com Sua Vontade. Como
Deus concluiu Sua grande e final revelação? Mandou Seu Filho, o Senhor Jesus
Cristo, para o mundo. Então, Ele foi cercado pelos apóstolos, que nos deram uma
revelação escrita, que é o Novo Testamento - vinte e sete livros: Mateus,
Marcos, Lucas, João, todas as epístolas, e finalmente o Apocalipse, que nos
mostra a conclusão do trabalho de Jesus Cristo.
Antes que eu termine esta
noite espero que vocês compreendam a importância dos apóstolos como nunca
entenderam anteriormente. Vocês sabem, os Católicos enfatizaram demais, na
verdade, deturparam a posição dos apóstolos. Mas me deixem dizer algo a
vocês: os Batistas recusaram-se a entender a importância dos apóstolos. Se vocês
lerem comigo como eu leio a Escritura Sagrada esta noite, acredito que vocês
perceberão a importância que os apóstolos representaram nessa grande revelação
que Deus deu através de seu Filho.
A primeira coisa que gostaria
de dizer é que os apóstolos foram fundamentais. Os apóstolos foram
fundamentais. A Epístola aos Efésios 2:20, falando sobre a Igreja, diz:
"Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo
é a principal pedra da esquina". Sobre o que esta Igreja está construída? Foi
edificada sobre o Novo Testamento. Quem escreveu o Novo Testamento? Os apóstolos
e homens apostólicos que receberam suas palavras dos apóstolos, como Lucas. E
assim a Igreja está construída sobre o fundamento dos apóstolos e profetas.
Mesmo na linguagem simbólica, no Apocalipse, capítulo 21, versículo 14, é
interessante o que nos é dito sobre a Cidade Santa, Nova Jerusalém. Diz-se: "E o
muro da cidade tinha doze fundamentos, e neles os nomes dos doze apóstolos do
Cordeiro". Pensem em como Deus nos falou claramente que os apóstolos são
fundamentais. Quando vocês vêem a Cidade Sagrada, Nova Jerusalém, ela tem doze
fundações e, nelas escritas, os nomes dos doze apóstolos de Jesus Cristo. Como
eu digo, não teríamos nenhuma igreja se não fosse pelos apóstolos, eles são
fundamentais.
Vocês perguntam: "Como os
apóstolos agiram como uma prova e um testemunho para o Senhor Jesus Cristo?".
"Por que Deus circundou Jesus com esses apóstolos?". Bem, há duas coisas que os
apóstolos fizeram.
Primeiramente, confirmaram.
É o que nos é ensinado na Epístola aos Hebreus; que foi confirmada para nós por
aqueles que o ouviram. Deixem-me ler alguns trechos da Sagrada Escritura para
vocês. João, capítulo 15, versículos 26 e 27. Ouçam essas palavras de Jesus
Cristo. E Jesus disse: "Mas, quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai
vos hei de enviar, aquele Espírito de verdade, que procede do Pai, ele
testificará de mim"; e, então, observem o que Ele lhes diz: "E vós" (Ele está
falando aos apóstolos) "também testificareis, pois estiverdes comigo desde o
princípio". Deixem-me perguntar a vocês: Vocês já viram Jesus Cristo? Vocês o
viram pendurado sobre uma cruz? Vocês olharam a sepultura vazia? Vocês ouviram o
Sermão na Montanha? Vocês ouviram o discurso das Oliveiras? Os apóstolos os
fizeram, e Jesus disse a eles: "Vocês também darão testemunho de mim". Vocês
vêem a mesma coisa no livro dos Atos dos Apóstolos, capítulo 1. Em Atos dos
Apóstolos, capítulo 1, versículos 1 e 2, Lucas diz: "Fiz o primeiro tratado, ó
Teófilo, acerca de tudo que Jesus começou, não só a fazer, mas a ensinar, até ao
dia em que foi recebido em cima, depois de ter dado mandamentos, pelo Espírito
Santo, aos apóstolos que escolhera". E então, quando tiveram que procurar outro
apóstolo no versículo 22, diz-se: "Começando desde o batismo de João até ao dia
em que de entre nós foi recebido em cima, um deles se faça conosco testemunha da
sua ressurreição". Observem isso: nos versículos 1 e 2, diz-se que Ele deu
mandamentos aos apóstolos. Vocês já ouviram a Grande Comissão? O Senhor a deu a
vocês? Não, Ele a deu aos apóstolos. Nós a temos a partir deles. Falem sobre um
testemunho de ressurreição. E pergunto a vocês novamente: vocês já viram a
sepultura vazia? Não, vocês lêem sobre isso a partir dos apóstolos.
Quando João escreveu a
Primeira Epístola de João, era um homem velho. Acredito que ele era o último dos
apóstolos vivos. Ele diz algumas coisas aqui que são fascinantes. Na Primeira
Epístola de João, capítulo 1, versículo 1, ele está falando sobre o Senhor
Jesus. Ele diz: "O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com
nossos olhos, o que temos contemplado, e as nossas mãos tocaram da Palavra da
vida". Vocês nunca o tocaram, vocês nunca puseram a mão em seu lado ferido.
Vocês nunca ouviram sua fala. Vocês nunca o contemplaram com seus olhos, ou o
apalparam com suas mãos. Mas João disse: "Eu os fiz. Nós os fizemos". Continua e
diz: "(Porque a vida foi manifestada, e nós a vimos" [Vocês e eu não a vimos.
Eles a viram.] "e testificamos dela, vos anunciamos a vida eterna, que estava
com o Pai, e nos foi manifestada)". João está falando sobre os apóstolos. "O que
vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que também tenhais comunhão conosco",
ou participação, "e a nossa comunhão é com o Pai, e com seu Filho Jesus Cristo".
Agora, observem: "O que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que também
tenhais comunhão conosco". João viu Cristo. João ouviu Cristo. João O viu sobre
a árvore. João O viu deitado na sepultura e O viu depois de Sua ressurreição. E
João teve vida em Jesus Cristo. Eu não vi nada disso, mas ele me falou sobre
isso e agora tenho comunhão naquela mesma salvação que ele teve.
Segunda Epístola aos
Coríntios, capítulo 12, versículo 12. Aqui está uma afirmação espantosa. (Se nós
não soubéssemos que a Bíblia foi inspirada, poderíamos ficar chocados com uma
afirmação como essa). Segunda Epístola aos Coríntios 12:12, a Bíblia diz (Paulo
está falando): "Os sinais do meu apostolado foram manifestados entre vós com
toda a paciência, por sinais, prodígios e maravilhas". A Epístola aos Hebreus
2:4 falou sobre Deus dando testemunho aos apóstolos.
Deixem-me parar e fazer esta
afirmação: hoje, há pessoas que dizem que nós precisamos ser capazes de fazer
milagres para que possamos pregar o Evangelho com grande aceitação. As pessoas
crerão no Evangelho se tivesse milagres.
Milagres nunca deram
testemunho do Evangelho. Milagres deram testemunho dos apóstolos. Há uma
diferença. Vocês notam o que o apóstolo Paulo disse? "os sinais do meu
apostolado". Milagres não provaram que o Evangelho era verdade; milagres
provaram que os apóstolos eram verdade. Eu não sou um apóstolo. Eu não prego o
Evangelho e faço um milagre para que vocês acreditarão no que eu estou dizendo.
Eu levanto esta Bíblia e a prego. Nela vocês podem ler o registro dos apóstolos
e saber o que eles viram e fizeram.
Primeiramente, observamos que
os apóstolos confirmaram o que ouviram e viram.
Em segundo lugar, queremos observar a revelação que Deus fez aos apóstolos.
Por favor, leiam João,
capítulo 14, versículo 26. Esse trecho nos ensina sobre a revelação que Deus fez
aos apóstolos. João, capítulos 14, 15 e 16 foram, certamente, as palavras que
Jesus proferiu aos apóstolos imediatamente antes de sua ascensão ao Céu,
confortando-os e preparando-os para sua partida. Em João 14:26, Jesus disse:
"Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse
vos ensinará todas as coisas". Agora observem: "e vos fará lembrar de tudo
quanto vos tenho dito".
Digo isso com freqüência, e
talvez não devesse dizê-lo. Não pretendo machucar os sentimentos das pessoas,
mas se eu desse um teste todo domingo pela manhã, sobre o qual eu discursasse
para ver o que as pessoas recordam, provavelmente deixaria de pregar. Minha
memória também está se tornando ruim; isso é realmente lamentável. Não sei se
estou nos primeiros estágios do mal de Alzheimer ou o que poderia ser, mas vocês
teriam confiado nos apóstolos para lhes dar o discurso das Oliveiras? Vocês
teriam confiado neles para recordar as sete parábolas do reino no capítulo 13 de
Mateus? Vocês confiariam neles para lhes dar o Sermão da Montanha? Mas, observem
o que Jesus disse. Ele disse: "Mas aquele Consolador ... que o Pai enviará ...
vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito". Notem: Jesus Cristo não
escreveu o Novo Testamento, mas o Espírito de Deus veio e inspirou os apóstolos
a escrevê-lo.
Aqui está a verdade que quero
que vocês entendam: todo o Novo Testamento não é nada senão uma exposição do
que Cristo fez e do que Cristo ensinou. Tudo o que está no Novo Testamento é
encontrado em forma de semente nas palavras do Senhor Jesus Cristo. Quem foi o
primeiro a falar sobre a Igreja? Jesus Cristo. Quem foi o primeiro a dar a ordem
do batismo? Jesus Cristo. Quem foi o primeiro a instituir a Comunhão? Jesus
Cristo. Quem mencionou primeiro a bem-aventurança e as doutrinas da graça no
Novo Testamento? Jesus Cristo. Quem pregou a salvação pelo perdão através da fé?
Jesus Cristo. Leiam o capítulo 3 do Evangelho Segundo João. Mas vocês perguntam:
"E o Apocalipse?". Respondo: comparem o capítulo 6 do Apocalipse ao capítulo 24
de Mateus, o discurso das Oliveiras. O Novo Testamento, eu repito, não é nada
senão uma história de Cristo e uma exposição do que Cristo ensinou.
Vocês entendem esta verdade?
"Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais,
pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho". Deus, na
plenitude do tempo, manda seu Filho para o mundo. Ele faz uma obra específica.
Revela o Pai. Morre para nossa salvação. Ensina. Mas Deus o cerca com os
apóstolos. Traz tudo para a memória desses apóstolos. Eles nos dão o Novo
Testamento. O que é o Novo Testamento? É a revelação de Cristo.
Olhem no capítulo 16 de João,
versículos de 12 a 14. Jesus diz: "Ainda tenho muito que vos dizer, mas vós não
o podeis suportar agora. Mas quando vier aquele Espírito de verdade, Ele vos
guiará em toda a verdade; porque não falará de Si mesmo, mas dirá tudo o que
tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir". Agora, eu quero que vocês
observem isto: "Ainda tenho muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar
agora. Mas quando vier aquele Espírito de verdade, Ele vos guiará em toda a
verdade; porque não falará de Si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido".
Vejam: tudo o que o Espírito de Deus inspirou os apóstolos a escrever eram
coisas que Cristo já havia ensinado. O Espírito de Deus não veio para fazer
novas revelações. Ele não veio para falar por Si mesmo; veio para tomar as
coisas de Cristo e ensiná-las. "Ainda tenho muito que vos dizer, mas vós não o
podeis suportar agora. Mas quando vier aquele Espírito de verdade, Ele vos
guiará em toda a verdade; porque não falará de Si mesmo, mas dirá tudo o que
tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir. Ele me glorificará, porque há de
receber do que é Meu, e vo-lo há de anunciar". Agora, notem esta expressão no
versículo 13: "Ele vos guiará em toda a verdade".
Não sei quantas vezes ouvi
isso, e se vocês o disseram, perdoem-me; não digo isso severamente. Estava em
uma conferência, há não muito tempo atrás, quando ouvi um pregador dizer isso.
Levantou-se e disse: "ouço pessoas dizerem que outros povos, que não são
Batistas, estão salvos, mas Deus disse que ele vos conduzirá (os Batistas) para
toda a verdade". Ele não deveria dizer isso. Essa passagem não está tratando dos
Batistas, mas dos apóstolos. Vocês sabem, aqui, na Bíblia, está toda a verdade!
Toda verdade está aqui na Bíblia; toda verdade não está aqui entre nós, homens.
Vocês pensam: "uma pessoa poderia decifrar isso sozinho". Somos tão subjetivos,
colocamos tanta confiança em nós mesmos que perdemos totalmente o contexto da
Sagrada Escritura.
Coloquem-se no lugar dos
apóstolos. Cristo esteve com eles durante três anos e O ouviram falar essas
palavras maravilhosas. Viram Suas obras magníficas e, agora, Ele diz: "Voltarei
para o Pai. Partirei, mas vocês não estão órfãos. Mandarei o Espírito Santo.
Mandarei o Consolador". E eles estavam pensando: "Há tanto que não entendemos.
Há tanto que não podemos fazer. Há tanta coisa que ouvimos o Senhor dizer que
nós não entendemos completamente. Nós nos esqueceremos destas verdades". E o
Senhor Jesus disse que o Consolador está chegando, e quando vier, conduzirá eles
para toda a verdade. E, pessoal, o cumprimento disso foi a inspiração do Novo
Testamento. E o Novo Testamento é Deus conduzindo-nos para a verdade. Vocês e eu
precisamos apanhar em nossas mentes tanta verdade quanto pudermos enquanto
estivermos vivos, mas aqui no Livro está toda verdade. Não na mente de um
Batista, mas neste livro - a Palavra de Deus.
No capítulo 17 de João está a
grande oração sacerdotal que nosso Senhor orou depois que Ele fez esse discurso
final. E quero mostrar novamente a vocês uma das coisas que costumavam me
perturbar em relação a João 17.
Vocês já leram a Bíblia e
pensaram consigo mesmos: "Bem, Senhor, se eu tivesse escrito uma Bíblia, teria
escrito esta parte um pouco diferente?". Eu costumava ler o capítulo 17 de João
e pensar: "Senhor, por que o Senhor fala tanto sobre os apóstolos aqui?". Vocês
sabem? "Isso transforma em ruínas minha pregação". Conhecer a Bíblia arruína
muito uma pregação. Como eu costumava pensar, isso arruinava a minha pregação
aqui. E, então, comecei a entender o que o Senhor estava dizendo.
No capítulo 17 de João,
versículo 6, Jesus diz: "Manifestei o Teu nome aos homens que do mundo me deste"
(Ele está falando sobre os apóstolos) "eram Teus, e Tu mos deste, e guardaram a
Tua palavra". E então, nos versículos 11 e 12, Ele diz: "E Eu já não estou mais
no mundo, mas eles estão no mundo," (Ele está falando sobre os apóstolos) "e Eu
vou para Ti. Pai santo, guarda em Teu nome aqueles que Me deste, para que sejam
um, assim como Nós. Estando Eu com eles no mundo, guardava-os em Teu nome. Tenho
guardado aqueles que Tu Me destes". Observem: "e nenhum deles se perdeu, senão o
filho da perdição" (falando sobre Judas) "para que a Escritura se cumprisse".
Desse modo, aqui está o Senhor Jesus, pronto para ascender de volta ao Céu.
Pessoal, o Senhor tem milhões de eleitos, mas Ele mantém-se falando sobre os
apóstolos. Há toda essa multidão, uma grande multidão que nenhum homem pode
enumerar, e Ele continua falando sobre esses homens que Deus deu a Ele. Então,
no versículo 14, Ele diz: "Dei-lhes a Tua palavra". (Está falando sobre os
apóstolos novamente. Caminhamos a maior parte do caminho desta oração e Ele
ainda está falando sobre os apóstolos.) "Dei-lhes a Tua palavra, e o mundo os
odiou, porque não são do mundo, assim como Eu não sou do mundo". Porém, em
seguida, observem o versículo 20: "e não rogo somente por estes". Em outras
palavras: eu não estou orando apenas pelos apóstolos, "mas também por aqueles
que pela Sua palavra hão de crer em Mim".
Vocês têm duas classes de
pessoas aqui. Vocês têm os apóstolos e aqueles que foram salvos por acreditarem
na palavra dos apóstolos. Todos nós que estamos salvos, aqui, esta noite, nos
enquadramos na mesma categoria. Por que vocês estão salvos? Por causa de Mateus,
Marcos, Lucas, João. Por causa do livro dos Atos dos Apóstolos. Por causa dos
Romanos. Por causa do testemunho e do registro apostólicos. Todos nós, aqui, que
estamos salvos, estamos salvos por causa da pregação da Palavra de Deus.
Observem esse surpreendente
comentário que Paulo faz em I Coríntios, capítulo 14, versículo 37. Paulo está
censurando algumas pessoas na igreja em Corinto. Ele diz: "Se alguém cuida ser
profeta, ou espiritual, reconheça que as coisas que vos escrevo são mandamentos
do Senhor". Que afirmação! Aqui está um apóstolo. Ele diz: "as coisas que vos
escrevo são mandamentos do Senhor".
Judas, versículo 3. Esse é um
Escrito muito importante, e quero que vocês o guardem em sua memória. Ouçam
essas palavras de Judas: "Amados, procurando eu escrever-vos com toda a
diligencia acerca da salvação comum, tive por necessidade escrever-vos, e
exortar-vos a batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos".
Agora, quero, em primeiro
lugar, explicar isso brevemente. A palavra "fé" é aqui um termo técnico.
Significa o conjunto de doutrinas em que nós, como Cristãos, acreditamos. A "fé"
é aquilo em que acreditamos. Quando dizemos "mantenha a fé", estamos dizendo
"continue agarrado àquilo em que, como Cristãos, acreditamos".
Observem o que ele diz sobre a
"fé": "A fé que uma vez foi dada aos santos". O que foi o conjunto de doutrinas
em que nós, como Cristãos, acreditamos? Foi de uma vez para sempre entregue aos
santos. Como? Pelos apóstolos.
Isso é tão verdade que, no
livro dos Atos dos Apóstolos, capítulo 2, versículo 42, os ensinamentos do Novo
Testamento são chamados de a doutrina dos apóstolos. "E eles continuavam
firmemente na doutrina dos apóstolos" Em que nós acreditamos? Na doutrina dos
apóstolos.
Agora,
vem-me o segundo assunto sobre o qual quero falar esta noite e que é a questão
da sola scriptura. Como disse, sola scriptura é uma frase latina
que significa "apenas a Escritura Sagrada".
Essa frase teve origem na
reforma Protestante. Martinho Lutero, quando era um sacerdote Católico Romano,
soube que a Igreja Católica Romana ensinava que havia uma Bíblia e um Papa, que
é infalível, e havia as tradições da Igreja. Por outro lado, Martinho Lutero
teve pessoas que estavam tentando influenciá-lo, que diziam que somos profetas e
que Deus fala diretamente através de nós. E assim essa frase foi inventada.
Sola scriptura, que significa "apenas a Escritura Sagrada". Não o Papa, não
a tradição, não os profetas, mas as Escrituras Sagradas.
Nós, como Batistas, dizemos
deste modo: A Bíblia é nossa única regra de fé e prática; somente a Bíblia é
nossa autoridade.
Deixem-me contar a vocês,
primeiramente, uma breve história de equívoco e, então, explicarei como isso se
relaciona. Como um exemplo, olhemos para a Igreja Católica Romana. Vocês ouviram
que a Igreja Católica Romana declara acreditar na Bíblia, embora adicionem
alguns livros a Ela. Afirmam que o Papa, quando fala, pode falar da cadeira
episcopal, e que ele é inspirado quando fala desta cadeira. Mas declaram também
acreditar na tradição da Igreja. Vocês podem não saber o que o Católico acredita
ou quer dizer por "tradição", então, deixem-me explicar a vocês muito
rapidamente.
Em 1950, havia um Papa. Ele
foi chamado de Papa Pio XII. Era conhecido como o Papa Mariano, pois havia
dedicado sua vida à Virgem Maria. Acreditava que Maria não morreu, mas que havia
ascendido ao Céu. Isso era denominado como "A Ascensão de Maria". Queria fazer
disso uma doutrina da Igreja. O Papa Pio XII sabia que em nenhum lugar da Bíblia
nos é dito que Maria ascendeu ao Céu sem morrer. Ele sabia que isso não estava
na Bíblia. Sabia que isso não estava nos escritos dos pais da Igreja. Sabia que
nenhum conselho da Igreja declarou que Maria foi aceita no Céu sem morrer, mas
queria fazer disso uma doutrina da Igreja. Então, mandou cartas para todos os
cardeais, para todos os bispos e para o povo Católico. Centenas de milhares de
cartas retornaram dizendo que sim, que eles consideravam que Maria foi aceita em
pessoa no Céu, sem morrer. Por conseguinte, isso se tornou uma doutrina oficial
da Igreja Católica Romana e é aceito hoje por todos os devotos Católicos
Romanos.
"Como fizeram disso uma
doutrina da Igreja?". Aqui está o que as pessoas não entendem: quando um
Católico Romano diz "tradição", não está dizendo tradição passada. Acreditam,
porém, que qualquer doutrina sustentada pela a Igreja Católica Romana, foi
revelada a ela pelo Espírito Santo. Mas, se vocês fossem até o Papa Pio XII e
dissessem: "Papa, isso não está na Bíblia, não está nos pais da Igreja, nenhum
conselho da Igreja jamais ensinou isso. De onde isso foi tirado?". Não tenho
nenhuma dúvida em minha mente de que ele citaria o capítulo 16 de João e diria:
"O Espírito vos conduzirá para toda a verdade".
Hoje, os Católicos estão
tentando ensinar que Maria é a co-mediadora. Vocês questionam: "Como podem fazer
isso? Nenhum Católico acreditou nisso no passado". Usariam o mesmo trecho da
Escritura. Essa é a visão deles em relação à tradição.
Pensamos em outras religiões.
Pensamos no Islã, que diz: "Acreditamos em Jesus Cristo. Acreditamos que Ele foi
um grande profeta, mas também acreditamos que Maomé foi um profeta". Ou pensamos
nos Mórmons, que dizem: "Acreditamos na Bíblia e acreditamos em Jesus Cristo,
mas acreditamos que Joseph Smith foi um profeta e que Deus o inspirou".
Agora, vocês sabem qual é a expressão favorita entre os Carismáticos e
Pentecostais? Adivinhem qual é. "O Senhor me disse". Odeio dizer isso a vocês,
mas ouvi isso vindo também da boca de Batistas. "O Senhor me disse". E notem, os
Carismáticos e Pentecostais não têm uma Bíblia em suas mãos quando falam "O
Senhor me disse".
Temos na teologia algo que é
chamado de uma dedução verdadeira e necessária. Isso significa que, por causa do
ensinamento que é evidente na Escritura, pode ser deduzido que certas coisas são
verdadeiras. Por exemplo, a Bíblia ensina claramente que Deus criou o universo.
Conseqüentemente, podemos fazer a dedução verdadeira e necessária de que o Diabo
não o criou. Isso é óbvio.
Quero fazer uma dedução
verdadeira e necessária. Farei uma questão: "O Cânone da Escritura é
fechado?". O Cânone, a palavra Cânone, significa a prova, o
modelo, aquilo que realmente acreditamos que seja a Palavra de Deus. Acredito
que esses sessenta e seis livros são a Bíblia, a Palavra de Deus. Acredito que
cada livro, cada palavra, é inspirada pelo Espírito Santo. Mas, assim fazem os
Católicos, e assim fazem os Pentecostais. A questão é: "Isso é o Cânone
completo da Escritura?". Bem, deixem-me passar a vocês dois pensamentos que lhes
mostrarão o que quero ensinar.
Primeiramente, deixem-me fazer
uma questão; na verdade, farei duas perguntas. Primeira questão: Que promessa
Jesus Cristo fez aos apóstolos? Prometeu conduzi-los para toda a verdade?
Prometeu trazer todas as coisas para sua recordação? Foi-nos dito que a fé foi
uma vez e para sempre entregue aos santos? Essas coisas são assim? É isso
que Ele prometeu aos apóstolos, conduzi-los para toda a verdade? A fé foi
efetivamente entregue aos santos?
Então, isso nos conduz à
segunda questão: Os apóstolos estão mortos? Se Jesus prometeu conduzir os
apóstolos para toda a verdade, se Ele prometeu trazer-lhes à recordação todas as
coisas, se Ele prometeu que a fé seria entregue de uma vez para sempre aos
santos, e todos os apóstolos estão mortos, então Ele já deve ter feito isso. Já
nos conduziu a toda a verdade.
Conseqüentemente, hoje não
existe profecia (revelação nova). Hoje não existem línguas. Não há sinais hoje.
Mas há a iluminação do Espírito Santo para abrir nossas mentes para entendermos
a Palavra de Deus. Há a liderança da Palavra de Deus.
Agora, deixem-me concluir com
essa afirmação, ou esse grupo de afirmações. Os Batistas têm tomado sempre essa
posição: a porta da revelação está fechada. Em outras palavras:
quando o apóstolo João, o último apóstolo vivo, escreveu o Apocalipse, a Bíblia
foi completa. No Antigo Testamento, Deus falou várias vezes e de diversos modos.
Nos últimos dias, Deus nos falou por meio de seu Filho. Mandou seu Filho ao
mundo, Ele O cercou com os apóstolos, prometeu trazer todas as coisas para sua
memória, prometeu conduzi-los a toda verdade. Ele fez tudo isso. Então, João
escreveu o Apocalipse por volta de 95 d.C. e logo depois faleceu. A revelação de
Deus está completa. E, por isso, os Batistas sempre dizem que a porta da
revelação nova está fechada.
Os Batistas não apenas
disseram que a porta da revelação está fechada, disseram que está trancada.
A revelação plena deu-se através de Jesus Cristo. Não há mais nada. Os Mórmons
tentaram abri-la à força. Os Muçulmanos tentaram abri-la à força. Os
Pentecostais - neguem, como eles o farão - tentaram abri-la à força. Mas hoje,
ouvimos com freqüência algo como isto: "não queremos abrir a porta, mas devemos
tirar o cadeado". Digo que não sou um tolo. Vocês não devem abrir a porta, mas
se vocês tirarem o cadeado, não irá demorar até que outra pessoa a abra. Se um
pastor pudesse se levantar nessa Igreja Batista e dizer: "Agora, quero que vocês
saibam algo. Não falo em línguas. Não tenho qualquer desejo de falar em línguas.
Não profetizo. Não estou buscando isso. Estou satisfeito com a Bíblia, mas ainda
não acredito que seja absolutamente impossível para Deus falar-nos diretamente",
ele poderia morrer e nunca teria aberto a porta, mas ele tirou o cadeado da
porta e não demorará muito tempo até que outra pessoa abra a porta.
Fonte: www.geocities.com/wbtbrazil
Transcrito por Joy Ellaina Gardner de fita cassete, Outubro
de 2002.
Formatado para publicação - Calvin Gardner, Março de 2003.
Traduzida por Albano Dalla Pria, Abril 2003
Revisado por Calvin Gardner, Abril de 2003
Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em BibliaLTT.org, com ou sem notas).
(retorne a http://solascriptura-tt.org/Seitas/
Pentecostalismo/
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Seitas/
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solascriptura-tt.org/
)
Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.