O DOM DE LÍNGUAS [1] - uma compilação

Natanael Bezerra, maio.2013.

 

<<Acerca dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes.>>

(I Co. 12:1)[2]

 

1. Os dons do Espírito Santo (com ênfase nos dons extraordinários).

a)      Jesus Cristo, por meio do Espírito Santo, concede dons aos crentes para o <<aperfeiçoamento dos santos>>, <<para a obra do ministério>>, <<para edificação do corpo de Cristo>>, <<para o que for útil>>, <<para que em tudo Deus seja glorificado por Jesus Cristo>> (I Coríntios 12:4-7; Efésios 4:7, 11-12; I Pe. 4:11b).

b)      A relação dos dons espirituais é enorme (I Co. 12:4-11, 28-30; Rm. 12:3-8; Ef. 4:7,11; I Pe. 4:10-11).

c)      Dentre os dons espirituais, existiu um grupo de dons especiais (extraordinários) que FORAM DESTINADOS A AUTENTICAR A NOVA MENSAGEM VINDA DA PARTE DE DEUS, O EVANGELHO DE CRISTO. Os dos extraordinários FORAM SINAIS (Mc. 16:15-20).

d)     Os dons de exorcismo, línguas e interpretação, cura, prodígios e maravilhas e profecias FORAM EXCLUSIVOS E IDENTIFICATÓRIOS DOS 13 APÓSTOLOS E DE 70 DISCÍPULOS, todos varões judeus convertidos que receberam os dons pessoalmente, dos lábios físicos do próprio Senhor quando em carne (83 pessoas) (Mc. 16:15-20 [At. 5:12] – aos onze/ Lc. 10:1,9,17, 19 e 20 – aos setenta/ At. 1:21,22 e 26 – a Matias/ At. 9:4,5a; II Co. 12:12 – a Paulo). [NOTA: Se alguém hoje se diz apóstolo, deve possuir estes dons exclusivos e identificatórios. Além disso, provar ser judeu convertido, do sexo masculino e ter recebido estes dons pessoalmente de Jesus quando em carne!! Conclusão?? Ap.2:2b].

e)      Note que, quando os sete filhos de Ceva tentaram fazer um sinal sem serem dos 83, sem a presença física de nenhum deles, e sem serem enviados como substituto em caráter excepcional e temporário de nenhum deles, se saíram muito mal! (At. 19:13-16).

f)       As 1a e 2a epístolas (=cartas) a Timóteo, e a epístola a Tito, apresentam normas para aqueles, dentre os anciãos (=presbíteros) da igreja local (o único organismo autorizado pela Bíblia), que exercerão os dois únicos tipos de ofícios bíblicos da igreja local: *bispos (=pastores) e *diáconos. Mas nenhuma norma ou menção é feita a <<futuros apóstolos>> (I Tm. 5:17;  Tt. 1:5; I Tm. 3:8,12-13). É ABSURDO PENSAR QUE DEUS SE <<ESQUECEU>> DE DAR AS NORMAS PARA O OFÍCIO DE APÓSTOLO, SE ESTE DEVESSE SER CONTINUADO!!

 

2. O dom de línguas foi um sinal! Pra quem? E de quê?

a)      A Bíblia diz claramente o que as línguas são! (Mc. 16:17-18 e 20; I Co. 14:22). As LÍNGUAS SÃO UM SINAL PARA OS INFIÉIS!!

b)      E quem são os infiéis? (I Co. 14:20-21; Is. 28:11-12; Rm. 10:21). SÃO OS JUDEUS!! Paulo mostra aos crentes de Corinto que as línguas eram o cumprimento da profecia de Isaías. Uma verdade fundamental sobre AS LÍNGUAS bíblicas é que elas FORAM UM SINAL PARA ISRAEL!!

c)      Mas por que para Israel? (I Co. 1:18-22). PORQUE OS JUDEUS PEDEM SINAL!! Sempre que vemos  o dom de línguas sendo exercido no Livro de Atos, os judeus estavam presentes (At. 2:6-11 [galileus]; At. 10:44-46 [fiéis da circuncisão]; At. 19:1, 2, 5, 6 e 8 [sinagoga]). No Dia de Pentecostes e em Atos 19 foram os próprios judeus que falaram em línguas.

d)     Os judeus têm o direito de pedir sinais porque a história de sua nação começou com sinais (Ex. 4:1-9). O sinal [dom extraordinário] de cura começa com Moisés! Um judeu! Para que o povo judeu cresse que JEOVÁ lhe aparecera e para que cressem que as suas palavras eram a mensagem do próprio Deus! SINAIS PARA AUTENTICAR A MENSAGEM VINDA DA PARTE DE DEUS!! Isso lembra alguma coisa?! (Mc. 16:15-20).

e)      Mas as línguas foram um sinal de Deus para os judeus do que? Qual o principal propósito deste dom extraordinário? (Jn. 3:3a, 5, 10, 4:1-11; I Ts. 2:13-16; Lc. 4:25-28; At. 21:40, 22:1-3, 6-8, 10, 12, 14-15, 17-22  [note a ferrenha oposição dos judeus quanto a ideia de Jeová amar os gentios]). FOI O SINAL DE QUE DEUS ESTAVA ESTENDENDO O EVANGELHO A TODAS AS NAÇÕES!! (Rm. 10:13-21; Rm. 3:23, 24, 29).

f)       Sendo assim, AS LÍNGUAS NADA MAIS ERAM DO QUE IDIOMAS DE TODAS AS NAÇÕES QUE ESTÃO DEBAIXO DO CÉU!! (At. 2:1-11). As pessoas que manifestavam o dom de línguas falavam idiomas estrangeiros sem nunca os terem aprendido ou mesmo conhecido.

g)      E as línguas dos anjos? (I Co. 13:1a). Este texto de I Co. 13:1 não prova que existe um linguajar angelical incompreensível aos nossos ouvidos? (Gn. 22:11; Gn. 31:11; Nm. 22:35; II Rs. 1:15a; Mt. 1:20, 24; Lc. 1:13, 18-19; Lc. 1:30,34,35,38; Ap. 10:9). NAS ESCRITURAS, TANTO NO ANTIGO QUANTO NO NOVO TESTAMENTO, OS ANJOS FALAM NAS LÍNGUAS [IDIOMAS] DOS HOMENS PARA OS QUAIS ELES DEVERIAM ANUNCIAR ALGO DA PARTE DE DEUS!! ATÉ MESMO QUANDO OS SERES CELESTIAIS CONVERSAM ENTRE SI, FAZEM USO DE LÍNGUA COMPREENSÍVEL AOS NOSSOS OUVIDOS!! (Ap. 9:13-14 [O apóstolo João entendeu a ordem dada por um ser celestial a outro]; Isaias 6:3 [Isaías compreendeu o que os serafins diziam uns aos outros]).

h)      Além do que, diga-se de passagem, neste texto [I Co. 13:1], o Apóstolo Paulo faz uso de um recurso literário, a hipérbole [ou exagero], por meio do termo <<Ainda que>> [NEM QUE/AINDA QUE A VACA <<TUSSA>>!! ALGUMA VACA JÁ TOSSIU?? NÃO!!]. Este recurso é utilizado para dar ênfase. Mesmo que ele realizasse estes feitos de possuir toda a ciência [conhecimento], fé para mover montes, distribuir toda a fortuna aos pobres, ou entregar-se para ser queimado, estes feitos não seriam nada se não houvesse amor. Assim como é impossível praticar estas coisas, falar em todas as línguas dos homens e dos anjos é igualmente impossível. A ÊNFASE DO TEXTO ESTÁ NO AMOR, NÃO NO DOM DE LÍNGUAS!! [Basear uma Doutrina de Língua dos anjos num só versículo, o qual é tirado e interpretado fora de seu contexto de forma equivocada é forçar a existência de algo que as Escrituras não dizem].

è QUEM, NA IGREJA DE HOJE, COMPOSTA DE TRIBOS, RAÇAS, NAÇÕES E LÍNGUAS, AINDA PRECISA SER CONVENCIDO POR UM CONSTANTE SINAL DE QUE O ESPÍRITO DE DEUS ESTÁ SENDO DERRAMADO SOBRE TODOS OS POVOS, NAÇÕES, TRIBOS E LÍNGUAS?

 

3.O dom de línguas cessou (o sinal não era mais necessário)!

a)      Isaías não apenas profetizou que Deus iria dar o sinal das línguas a Israel como também profetizou que Israel iria rejeitar este sinal e por isso seria julgado, o que de fato aconteceu (Isaías 28:11-13). A NECESSIDADE DESTE SINAL CESSOU COMPLETAMENTE, NO PRIMEIRO SÉCULO!! No ano 70 d.C., Jerusalém foi destruída pelo exército romano e os judeus foram dispersos pelas nações [Diáspora]. Nesse tempo, os judeus já haviam ido a Cristo às dezenas de milhares e as igrejas dos gentios haviam sido estabelecidas através do Império Romano[3].  O PROPÓSITO DO DOM DE LÍNGUAS COMO UM SINAL PARA A NAÇÃO DE ISRAEL HAVIA TERMINADO. POR TÊ-LO REJEITADO, ISRAEL FOI JULGADO, CONFORME O PROFETA ISAÍAS HAVIA PREDITO!!

b)      O dom de línguas como também TODOS OS OUTROS DONS EXTRAORDINÁRIOS NÃO EXISTE MAIS HOJE!! (I Timóteo 5:23; II Timóteo 4:20). O MAIOR APÓSTOLO QUE EXISTIU [AO ESCREVER TIMÓTEO EM 64 E 67 d.C.] JÁ NÃO TINHA MAIS OS SINAIS!! Quando Paulo e Silas foram presos em At. 16:22-26, eles oraram e cantaram hinos a Deus e algo extraordinário aconteceu! No final do Livro de Atos, por que Paulo não pôde sair da prisão? (At. 28:30-31).

c)      Paulo ensinou à igreja de Corinto que as línguas cessariam (I Co. 13:8-10). NÃO SÃO AS LÍNGUAS QUE VÃO CESSAR, MAS O DOM DE LÍNGUAS!! [observe que no versículo aparecem também outros dois dons: profecia e ciência/conhecimento e que estes também deixariam de existir]

d)     Esta passagem fala dos dons extraordinários de profecia, línguas e conhecimento [ciência]. O dom de línguas é mencionado no verso 8 e não mais é mencionado quando os dons da profecia e do conhecimento são mencionados, novamente, nos versos 9 e 10. PRIMEIRO, O DOM DE LÍNGUAS DEIXOU DE EXISTIR!! A última vez que vemos o falar em línguas nas Escrituras é em Atos 19 [cerca do ano 53]. A partir daí, na igreja histórica, não houve mais dúvida de que Deus estava chamando os gentios através do Evangelho de Cristo. [NOTA: O dom de línguas ou idiomas estrangeiros iria progressivamente cessar por si mesmo, tendo totalmente cessado a si mesmo em torno da Diáspora do ano 70].

e)      Os dons extraordinários da profecia e do conhecimento[4] continuariam operando até que <<viesse o que é perfeito>>... E VEIO!! ESTÁ EM NOSSAS MÃOS!! (Sl. 19:7; II Tm. 3:16-17; Ap. 22:18-19)... O CÂNON DA SAGRADAS ESCRITURAS!! [Os dons extraordinários da profecia e do conhecimento foram então aniquilados].

 

4.Avaliando à luz das Escrituras as <<línguas estranhas>> faladas hoje.

a)      Certos grupos [os pentecostais e neopentecostais] apesar de negarem, por suas práticas afirmam que o falar em línguas descrito pela palavra de Deus, é um falar caído em êxtase, algo que ocorre sem que a pessoa tenha pleno controle do que acontece consigo mesma, ocorrendo em uma espécie de transe. SE ALGO ACONTECE QUE TIRA A PESSOA DO SEU ESTADO DE SOBRIEDADE, DE CONSCIÊNCIA DOS EVENTOS À SUA VOLTA, NÃO PODE SER ATRIBUÍDO AO ESPÍRITO SANTO!! [na Bíblia em várias ocasiões somos exortados a sermos sóbrios] (I Ts. 5:8; I Pe. 1:13; Rm. 12:1; I Tm. 4:5).

b)      Mesmo que o dom de línguas existisse hoje [já provamos que não], ainda assim ele estaria sendo praticado de maneira anti-bíblica. A Bíblia nos ensina que NO MÁXIMO TRÊS PESSOAS, QUANDO MUITO, DEVEM FALAR EM LÍNGUAS ESTRANHAS [OUTROS IDIOMAS] E QUE HAJA INTÉRPRETE!! SE NÃO, FIQUE CALADO NA IGREJA!! (I Co. 14:27-28). A Bíblia nos ensina que QUANTO AO FALAR EM LÍNGUAS, AS MULHERES ESTEJAM CALADAS NAS IGREJAS; PORQUE NÃO LHES É PERMITIDO FALAR!! (I Co. 14:34 [Leia o contexto! O capítulo 14 todo fala do dom de línguas!]).

c)      Devemos tratar da questão dos dons com a mais absoluta seriedade, provando sempre o que nos é apresentado, se vem ou não de Deus (I Jo. 4:1). NÃO NOS ENGANEMOS, DEVEMOS SIM ESTAR JULGANDO TODAS AS COISAS!! (I Co. 6:2). Devemos ter A BÍBLIA [as palavras do próprio Deus JEOVÁ] COMO AUTORIDADE MÁXIMA, ABSOLUTA E FINAL EM NOSSAS VIDAS [pensamentos, palavras e atitudes]!! (Cl. 2:8). Você será um tolo [enganado] se tentar interpretar a Bíblia à luz de suas experiências [mutáveis] (Jr. 17:9). Você deveria interpretar as suas experiências à luz da Bíblia [preceitos imutável] (Sl. 19:7-9).

è AS ESCRITURAS NOS ENSINAM QUE O POVO SEMPRE PADECE POR FALTA DE ENTENDIMENTO, PRECISAMOS BUSCAR ENTENDIMENTO NAS ESCRITURAS PARA NÃO SERMOS VÍTIMAS DOS ENGANOS QUE NOS RODEIAM E QUE PROCURAM FALSIFICAR O EVANGELHO DE CRISTO. INFELIZMENTE O MOVIMENTO PENTECOSTAL TEM SIDO LEVADO HÁ TEMPOS PELO ERRO [E MAIS RECENTEMENTE O NEOPENTECOSTAL, UMA BARCA COM UM FURO MAIOR AINDA!], OS FRUTOS DESSE DESVIO JÁ TÊM SIDO VISTOS, UM ABISMO CHAMA POR OUTRO!

_______________________________________________________________________________________

 

<<Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; e desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas.>>

II Tm. 4:3-4


Natanael Bezerra, maio.2013.


[1] Este estudo é uma compilação (= reunião) de vários artigos disponíveis no site http://solascriptura-tt.org.

[2] Leia sempre o contexto no qual um versículo está inserido. A maioria das (senão todas as) heresias são interpretações deturpadas feitas com base em textos isolados. Lembremo-nos ainda, do exemplo do rei Davi: <<Abre tu os meus olhos, para que veja as maravilhas da tua lei>> Sl. 119:18. Que o Espírito Santo seja o nosso <<colírio>>!! E que nós sejamos cada vez mais crentes bíblicos!! Amém!!

[3] Igrejas Primitivas em Roma, Corinto, Galácia, Éfeso, Filipos, Colossos e Tessalônica (Epístola de Paulo aos Romanos foi escrita em 57 d.C., aos Coríntios em 55 e 56 d.C., aos Gálatas em 49 d.C., aos Efésios em 61 d.C., aos Filipenses em 62 d.C., aos Colossense em 61 d.C., aos Tessalonicenses em 51 d.C.).

[4]Os dons exclusivos e identificatórios dos 83 apóstolos e discípulos, de profetizarem trazendo novas revelações que Deus assoprava para dentro deles a fim de fazerem parte da Bíblia, e sempre demonstrarem perfeita ciência, seriam cessados súbita, total e definitivamente, com a morte do último deles, João, por volta do ano 100 [após ter ele escrito o último livro que compõe o Cânon das Escrituras, Apocalipse].

 

 


 

Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em BibliaLTT.org, com ou sem notas).

(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)

 

(retorne a http://solascriptura-tt.org/ Seitas/
http://solascriptura-tt.org/Seitas/Romanismo/
http://solascriptura-tt.org/Seitas/Pentecostalismo/
retorne a http:// solascriptura-tt.org/ )



Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.