Conheça o que é a “Benção de Toronto”, quando
surgiu e as conclusões do autor sobre esse movimento
No início de 1994 o mundo evangélico ficou agitado com
as notícias de que um avivamento irrompera em uma das Igrejas do Vineyard
Fellowship ("Comunhão da Videira") em Toronto. Tratava-se da Toronto
Airport Vineyard Fellowship ("Comunhão da Videira do Aeroporto de
Toronto"), pastoreada pelo pastor John Arnott e sua esposa Carol, também
pastora. Evangélicos aos milhares, especialmente pastores (segundo Arnott,
mais de 30.000 pastores e líderes) vieram de várias partes do mundo para a
Igreja do Aeroporto, para ver e receber a "bênção de Toronto", como ficou
conhecido o movimento.
O que faz o movimento diferente do que acontece nas demais igrejas
carismáticas do mundo é que ele afirma que Deus os tem visitado com um
avivamento em que a presença do Pai torna-se tão intensa, e seu amor tão
claramente revelado, que as pessoas são enchidas pela alegria do Espírito
Santo, e reagem com gargalhadas, risos incontroláveis, chegando a cair no
chão, a rolar de rir. Outras reações físicas mais conhecidas, como "cair
no Espírito", tremores, gritos, etc. também estão presentes. Mas é a
"gargalhada santa" que tem se tornado a principal característica deste
movimento, apesar de que seus líderes sempre procuram dizer que o mais
importante é a presença de Deus e as vidas transformadas.
A "bênção de Toronto" tem se espalhado pelas igrejas carismáticas pelo
mundo afora. O Brasil não é exceção. As características do movimento já se
fazem presente, inclusive em algumas igrejas locais das denominações
históricas.
COMO TUDO COMEÇOU
A antes desconhecida "Comunhão da Videira do Aeroporto de Toronto" começou
a se tornar famosa quando John Arnott veio ser seu pastor. Arnott se
converteu ainda adolescente numa cruzada de Billy Graham em 1955 no
Canadá, e filiou-se a uma igreja Batista. Segundo suas próprias palavras,
aprendeu com as igrejas Pentecostais de Toronto que "havia mais" do que
era ensinado pela Igreja Batista.(1) Tornou-se membro de uma igreja
Pentecostal, e posteriormente entrou no ministério na área de Toronto, em
1981. Casou-se com Carol, que também foi ordenada como pastora. Em 1993
começaram a pastorear a "Comunhão da Videira do Aeroporto de Toronto". O
ministério de John Arnott e sua esposa era típico dos pastores de igrejas
da "Terceira Onda": cura interior, batalha espiritual, libertação,
expulsão de demônios, etc. Várias pessoas tiveram influência decisiva na
vida e na formação teológica de Arnott. Ele reconhece entre elas a famosa
Kathryn Kuhlman, o renomado pastor carismático Benny Hinn e, naturalmente,
John Wimber.(2)
Em 1992 John e Carol Arnott foram a uma conferência de Benny Hinn em
Toronto. Ambos se sentiam exaustos e secos no ministério. Saíram da
conferência com o propósito de buscar da parte de Deus a "unção" que viram
em Hinn (que nas conferências de Benny Hinn se manifesta especialmente
pelas pessoas "caírem no Espírito"). Em Novembro de 1993, o casal Arnott
foi à Argentina, conhecer o "avivamento" que estava acontecendo através de
Cláudio Freidzon, um líder das Assembleias de Deus naquele país. Numa das
reuniões, John e Carol foram à frente, e Freidzon orou por eles. John caiu
no chão. Quando se levantou, Freidzon lhe perguntou: "Você quer a unção?"
John respondeu, "Quero, sim, quero de verdade". "Então, aqui está ela,
receba-a", disse Freidzon, batendo com sua mão espalmada na mão aberta de
John. E segundo John relata, naquele momento Deus lhe falou dizendo: "O
que você está esperando? Por favor, receba-a, é sua!". E então ele recebeu
a "unção" pela fé.(3)
Em Janeiro de 1994 John Arnott convidou Randy Clark, seu amigo e pastor de
uma outra igreja Vineyard em Saint Louis, Missouri, nos Estados Unidos,
para uma série de conferências. Ouçamos o testemunho do próprio Arnott
sobre o que aconteceu:
No dia 20 de Janeiro de 1994 a bênção do Pai caiu sobre as cento e vinte
pessoas que estavam presentes para o culto naquela quinta-feira à noite em
nossa Igreja. Randy deu seu testemunho, e o período de ministério começou
[o pastor e obreiros oram com imposição de mãos sobre os que vieram à
frente em resposta ao apelo]. As pessoas caíram pelo chão debaixo do poder
do Espírito, rindo e chorando. Tivemos que empilhar as cadeiras para
termos espaço para todos. Alguns tiveram mesmo que ser carregados para
fora.(4)
Arnott diz que a reação das pessoas naquela noite em cair no chão e rolar
de rir, às gargalhadas, tomou-o e a Randy de surpresa, pois estavam
esperando conversões e curas (além das quedas, naturalmente). A partir
dai, em cada reunião da Igreja, durante o período de ministração, o
fenômeno se repetiu: pessoas caindo de costas no chão (agarradas pelos
"apanhadores", uma equipe que se posiciona atrás dos que vão à frente,
para ajudá-los a cair sem se machucar), algumas explodindo em gargalhadas,
literalmente rolando de rir no chão, outras ficando duras no chão, com os
olhos fitando o vazio e as mãos estendidas para o alto. Outras, tremendo
histericamente, outras gritando. Para John e Carol Arnott, a "unção" que
tanto haviam buscado finalmente chegara — embora certamente de uma forma
inesperada, sob a forma da "gargalhada sagrada", ou "riso santo". Arnott
veio depois a batizar este comportamento como a "bênção do Pai", mas o
nome que realmente pegou foi "a bênção de Toronto", nome dado por alguns
jornalistas ingleses que vieram a Toronto observar o fenômeno.
Este tipo de comportamento dos que freqüentavam a Igreja do Aeroporto logo
chamou a atenção do mundo evangélico, particularmente dos carismáticos,
bem como da imprensa secular. A "bênção de Toronto" ocupou as primeiras
páginas de jornais em alguns lugares ao redor do mundo. Cedo o local de
reuniões que cabia cerca de 700 pessoas ficou pequeno para a quantidade de
curiosos, e dos que queriam receber a "bênção", que vinham de todas as
partes do mundo. Um novo local de reuniões comportando cerca de dois mil
lugares foi preparado. Algumas linhas aéreas tiveram de dobrar o número de
vôos para Toronto, e os hotéis da região passaram a promover pacotes
especiais para os que vinham para as reuniões da Igreja do Aeroporto.
John Wimber, o líder da denominação A Videira, à qual pertencia então a
Igreja do Aeroporto de Toronto, veio dos Estados Unidos a Toronto
verificar in loco o que estava acontecendo. E voltou dizendo que o que
estava ocorrendo lá, o riso santo, era obra de Deus.
Mas nem tudo era motivo de riso. Em 1995, um novo fenômeno começou a se
repetir nas reuniões, que finalmente provocou o desligamento da Igreja de
Arnott da Videira. Aconteceu enquanto Arnott estava ausente em
conferências na Igreja Vineyard de Randy Clark, nos Estados Unidos. Um
pastor chinês, líder das Igrejas chinesas cantonesas de Vancouver, Canadá,
durante o período de ministração na Igreja do Aeroporto, começou a urrar
como um leão. Arnott foi chamado às pressas de volta, para resolver o
problema. A liderança que havia ficado à frente da Igreja lhe disse que
entendiam que o comportamento bizarro do pastor chinês era do Espírito
Santo.
Arnott entrevistou o pastor chinês diante da congregação durante uma
reunião, e para surpresa de todos, ele caiu sobre as mãos e os pés, e
começou a rugir como um leão na plataforma, engatinhando de um lado para o
outro, e gritando "Deixem ir meu povo, deixem ir meu povo!". Ao voltar ao
normal, o pastor explicou que durante anos seu povo tinha sido iludido
pelo dragão, mas agora o leão de Judá haveria de libertá-los. A igreja
irrompeu em gritos e aplausos de aprovação, e Arnott convenceu-se que
aquilo vinha realmente do Espírito de Deus.(5)
A partir daí, os sons de animais passaram a fazer parte da "bênção de
Toronto", embora, como Arnott insiste, não sejam muito freqüentes.(6) Há
casos de pessoas rugindo como leão, cantando como galo, piando como a
águia, mugindo como o boi, e gritando gritos de guerra como um guerreiro.
Para Arnott, estes sons são "profecias encenadas", em que Deus fala uma
palavra profética à Igreja através de sons de animais. Arnott passou a
admitir e a defender este comportamento como parte do avivamento em
andamento na Igreja do Aeroporto.
Mas John Wimber não se deixou persuadir pela argumentação da liderança da
Igreja do Aeroporto de Toronto. Ao fim de 1995 foi dizer a Arnott que eles
estavam desligados da Videira. A razão principal segundo Wimber é que não
via base bíblica para profecia através de sons de animais emitidos por
cristãos em êxtase. A igreja do Aeroporto de Toronto, entretanto, já havia
ganhado popularidade suficiente para se manter sozinha. Na verdade,
tornou-se o centro de um movimento que tem ganhado simpatizantes e
aderentes de várias denominações pelo mundo afora.
OS CULTOS NA IGREJA DO AEROPORTO
Em Agosto de 1996 eu estava no Canadá, e aproveitei a oportunidade para
visitar a Igreja do Aeroporto de Toronto. O nome na placa já não tem mais
"Videira". O nome agora é Toronto Airport Christian Fellowship ("Comunhão
Cristã do Aeroporto de Toronto"). Fui para os cultos do domingo. A igreja
se reúne num local enorme, que é muito mais uma quadra poliesportiva
coberta, com assentos para perto de duas mil pessoas. No culto do domingo
de manhã havia entretanto menos de 800 pessoas, pelas minhas contas. E à
noite, cerca de 600.
A ordem do culto é muito simples, e foi a mesma nos dois cultos.. Um
período de louvor, que dura cerca de 45 minutos, seguido de avisos.
Depois, testemunhos de pessoas que tem experimentado a "bênção". Depois,
recolhe-se uma oferta, e segue-se a mensagem, em torno de 45 minutos. E
depois vem o período de ministração, quando o pregador e os obreiros oram
pelos que vêem à frente, querendo oração. Geralmente os músicos estão
tocando, e os obreiros oram com imposição de mãos pelas pessoas, das quais
a maioria "cai" para trás, e são aparadas imediatamente pelos
"apanhadores". É durante este período enquanto estão deitadas no chão —
que eles chamam de "descansar no Espírito" — que recebem visões, ouvem
vozes (a voz de Deus, para eles), ou recebem uma "palavra de revelação".
No culto da manhã, um homem atrás de mim começou a falar em línguas.
Outras pessoas simplesmente ficaram paradas, com as mãos estendidas para o
alto. Uma mulher africana à minha frente começou a tremer
incontrolavelmente, e finalmente abriu os braços como se fosse um pássaro
gigantesco, e começou a emitir sons como se fosse uma águia. Vários gritos
soaram de outra parte do auditório. Uma mulher gritou: "Cantem na minha
casa como crianças, diz o Senhor". Ela repetiu esta "profecia" duas ou
três vezes. O guitarrista começou a balbuciar, e logo as pessoas se
juntaram a ele, produzindo um balbuciar conjunto, não muito alto.
Gradualmente o som foi diminuindo, até que finalmente cessou.
O período de louvor à noite não foi diferente, com as mesmas
manifestações: gritos, tremores, gesticulação estranha. Mas desta feita,
foi seguido de um período de "ministério de cura". O dirigente profetizou
que havia alguém no auditório que tinha um tumor, e que o Senhor estava
revelando que queria curar aquela pessoa, que ela viesse à frente. Um bom
grupo foi à frente, enquanto o guitarrista mantinha um ambiente elétrico e
tenso variando em uma única nota da guitarra. A equipe de obreiros veio a
frente, e os "apanhadores" se posicionaram atrás das pessoas. Quando a
oração pela cura começou, vários caíram, outros começaram a gritar e a
tremer. No auditório as pessoas levantavam as mãos, muitas pareciam em
transe (como uma mulher ao meu lado). Uma mulher descalça corria e dançava
no corredor lateral do local, com um véu branco na mão. A impressão geral
que tive foi aquela referida pelo apóstolo Paulo, que se entrasse indoutos
no culto dos Coríntios, diriam que estavam todos desequilibrados mental e
emocionalmente!
No culto da noite, pregou um dos pastores da Igreja. Após a mensagem ele
fez um apelo convidando à frente os que tinham desejo de receber oração.
Creio que umas cem pessoas foram à frente. Ao ver a quantidade de pessoas,
o pregador chamou todos os "apanhadores" disponíveis, para virem ajudar os
que iriam cair. A equipe de obreiros veio à frente, e havia dois para cada
pessoa: um na frente, para orar com imposição de mãos, e outro por detrás,
para apanhar a pessoa quando caísse. Enquanto o pregador orava, os
obreiros impunham as mãos e oravam também, às vezes pegando nas mãos da
pessoa. Várias pessoas caiam de costas e eram sustentadas até ao chão,
onde ficavam duras, aparentemente sem sentidos, ou tremendo, ou relaxadas.
Outras permaneciam de pé.
Aproximei-me do centro da plataforma para observar melhor. Havia pessoas
caídas pelo chão, umas imóveis, olhos fechados, outras tremendo, outras
tentando se levantar sem conseguir. Outras pessoas que estavam em pé
tremiam ou gesticulavam de forma estranha. Gritos e gemidos se ouviam. Uma
mulher começou a chorar convulsivamente. Um moço começou a tremer e a
gritar horrivelmente, e foi acudido por alguns obreiros. Uma mulher, que
estivera correndo e dançando com um véu na mão estava caída no chão, o
corpo enrijecido, os braços rígidos levantados para o céu.
A teologia do movimento
Para John Arnott, o centro do movimento em sua igreja é uma nova apreensão
do amor do Pai por parte dos cristãos. Conhecer o amor de Deus Pai e
espalhá-lo é o lema do movimento. Neste contexto, não há muito espaço no
movimento para se falar em culpa, juízo, pecado e castigo, e muito menos
na ira de Deus. Procura-se criar um ambiente em que as pessoas possam
experimentar e expressar este amor de Deus com toda a liberdade ‑
inclusive caindo no chão, tremendo, e gargalhando, reações que são vistas
como um extravasar da alegria no Espírito que inunda a alma dos que foram
alcançados.
Segundo Arnott, cada avivamento histórico teve uma ênfase característica.
O avivamento pentecostal, no início do século, teve (e tem) como
característica marcante a ênfase nos dons espirituais. A característica do
avivamento de Toronto, segundo Arnott, é a ênfase no amor de Deus, e na
alegria que ele produz na vida dos seus filhos.
Arnott está consciente de que coisas estranhas e bizarras estão
acontecendo em sua enorme congregação. Mas ele tem várias justificativas
para elas. Arnott procura mencionar textos das Escrituras para apoiar as
reações físicas. Por exemplo, relatos bíblicos de como pessoas, diante da
atividade extraordinária de Deus reagiram de forma incomum, caindo no
chão, tremendo, perdendo as forças. Os casos preferidos são: Abraão (Gn
17.3), o povo diante do fogo de Deus (Lv 9.24), Saul (1 Sm 19:24-25),
Ezequiel (Ez 1.28; 3.23), Daniel (Dn 10.7-8), os apóstolos no monte da
transfiguração (Mt 17.6), e o apóstolo João na ilha de Patmos (Ap
1.17-18). Em todos estes casos, houve reações físicas diante da
manifestação da presença de Deus, argumenta Arnott. Portanto, não se pode
proibir que elas ocorram, quando Deus está presente.
Não somente isto, Arnott também cita exemplos dos avivamentos históricos,
em que pessoas, durante os cultos públicos, igualmente caíram no chão,
tremeram, entraram em transe, interromperam o pregador aos gritos, etc.
Uma de suas citações prediletas é de um livro de Jonathan Edwards, onde o
famoso puritano americano narra experiências de várias pessoas durante o
avivamento ocorrido em Northampton, na Nova Inglaterra, no século XVIII.
Algumas delas, narra Edwards, chegaram a cair durante a pregação da
Palavra; outras, entraram em transe, e ainda outras prorromperam em gritos
de angústia. Arnott também está a par de reações físicas durante a
pregação de João Wesley e George Whitefield durante o Grande Avivamento na
Inglaterra, no século XVIII. Citando estes exemplos, Arnott procura
colocar a "bênção de Toronto" como sendo similar aos avivamentos
históricos acontecidos no passado.
O ponto é que, para Arnott, não podemos limitar o Espírito, nem proibir
reações à sua operação na vida dos crentes. Não sabemos como o Espírito
opera, continua ele, e seria temerário colocar barreiras ao que parece ser
a sua atuação. Para ele, o que está acontecendo no movimento nada mais é
que a repetição de fenômenos religiosos acontecidos através da história da
Igreja cristã, em épocas de grande intensidade espiritual; embora esteja
pronto a admitir que pessoas imitando animais, como profecia encenada, é a
contribuição singular da "bênção de Toronto".
Avaliação:
Muitas pessoas ao redor do mundo têm dado testemunho de que têm sido
abençoadas através do movimento da "bênção de Toronto". Um exemplo é o
professor de teologia Clark Pinnock, que num recente (e polêmico) livro
sobre o Espírito Santo reconhece seu débito para com o movimento.(7) No
geral, estas pessoas testemunham de uma renovação em suas vidas do amor e
da alegria cristãs, e de um compromisso maior com a vida cristã. Só
podemos receber com alegria o crescimento destas pessoas na vida cristã.
Recomendamos também a ênfase do movimento no amor de Deus, e na
necessidade da alegria na experiência cristã. Certamente precisamos mais e
mais experimentar esta alegria, e dar testemunho ao mundo do gozo que
temos em Cristo Jesus. Ao mesmo tempo, devemos cautelosamente indagar qual
o preço que está sendo pago para isto, e se, ao final, vale a pena tomar
este caminho para a renovação individual e da Igreja.
Por outro lado, a teologia de John Arnott é explicitamente influenciada
por carismáticos como Benny Hinn, Howard Rodney-Brown, e Kathryn Kuhlman,
e portanto, sofre das mesmas deficiências que caracterizam a teologia
neo-pentecostal, como a abertura para revelações diretas que se tornam, ao
lado da Bíblia, uma segunda regra de fé e prática. Some-se a isto a ênfase
nas experiências pessoais, e a tendência para receber como divino tudo que
tem aparência do sobrenatural, sem o estabelecimento de critérios
adequados que ajudem a fazer distinção entre o divino, humano, e
demoníaco.
O movimento da "bênção de Toronto" faz parte do que tem sido chamado de
reavivalismo moderno, em distinção aos avivamentos históricos dos séculos
passados. Debaixo da influência de Charles Finney, os evangélicos do
século passado até nossos dias passaram a ver avivamento como algo
produzido diretamente pelo esforço organizado de igrejas ou denominações.
Avivamento, dizem, é o resultado do emprego adequado dos métodos certos.
Nesta moldura teológica, os que desejam avivamento empregam todos os meios
possíveis para produzi-lo, em contraste ao espírito dos antigos, que
consideravam avivamento como obra soberana de Deus, pela qual poderiam
orar, mas jamais produzir.
Avivamentos genuínos são produzidos pelo Espírito Santo, mas
historicamente nenhum deles tem sido totalmente livre de excessos, erros
teológicos, atitudes carnais, e espírito faccioso, devido ao fato que eles
ocorrem entre nós, pecadores. Em toda obra divina, Satanás vem colocar seu
dedo, e promover a confusão -- para não falar da contribuição da nossa
natureza corrompida. Por este motivo, durante períodos de intensa
atividade religiosa e despertamento espiritual, pastores e líderes
conscientes destes fatos quase sempre procuraram manter vigilância. A
busca ansiosa e desesperada pela "unção", por avivamento, e pela
manifestação do sobrenatural, acaba por abrir uma porta, pela qual fogo
estranho pode entrar. Não é impossível que isto tenha ocorrido, em alguma
medida, com os iniciadores do movimento de Toronto.
O que dizer do fato que a Igreja do Aeroporto de Toronto tem uma confissão
de fé evangélica? Se por um lado isto nos tranqüiliza, por outro, traz
imensa preocupações, pois o grande problema hoje com movimentos
neopentecostais nascidos dentro do evangelicalismo não é que eles
contradizem as doutrinas centrais da ortodoxia evangélica, mas sim que
lhes dão lugar secundário, e que lhes acrescentam crenças e práticas, que
não são fruto de estudo e interpretação bíblicos (como as doutrinas
confessionais), mas de experiências e mesmo revelações. No fim das contas,
a teologia e a prática acabam sendo controladas por experiências, visões,
sonhos, e revelações através de profetas, coisa comum no dia a dia dos
membros desta igreja, e de outras igrejas neopentecostais.
A justificativa apresentada para os fenômenos físicos não é convincente.
Nos exemplos bíblicos citados por Arnott e outros líderes, as pessoas
caíram prostradas sobre seus rostos, diante da manifestação extraordinária
da glória de Deus. Se Deus se manifestasse em nossos dias desta forma,
esperaríamos reações semelhantes. Mas não é isto que ocorre no movimento.
As pessoas começam a cair, rir, chorar, tremer, pular e imitar animais sem
qualquer manifestação especial da glória de Deus. Em muitos casos, não há
nem mesmo pregação! Vi pessoas tremendo e caindo já no período inicial de
louvor.
A verdade é que não existe justificativa bíblica para "cair" no Espírito,
rir no Espírito, e imitar sons de animais. Não lemos destas coisas
ocorrendo com os crentes da Igreja apostólica, no livro de Atos, nem há
qualquer referência a estas manifestações nas cartas escritas pelos
apóstolos às comunidades do primeiro século. Se estas coisas acompanharam
a Igreja apostólica, e eram para ocorrer através dos séculos na Igreja
cristã, é estranhos que não há qualquer referência, orientação, ou
instrução, da parte dos apóstolos a este respeito.
Fazer referência aos fenômenos físicos ocorridos nos reavivamentos
históricos também não justifica. Aqueles fenômenos foram resultado do
impacto da pregação profundamente bíblica, penetrante, quebrantadora, de
homens como Wesley, Whitefield e Edwards. Não existe pregação deste tipo
no movimento. Não se prega sobre a ira de Deus, o juízo final, os horrores
do inferno, a culpa do pecado; em parte, era a pregação sobre estas coisas
que levavam as pessoas a caírem prostradas, tal a angústia de seus
corações, durante os cultos dos antigos avivamentos. Mas pregações sobre a
santidade de Deus, sua ira, e o castigo dos impenitentes não é freqüente
no movimento.
Além do mais, os principais líderes dos reavivamentos não encorajavam este
tipo de coisas, e eram extremamente cautelosos quanto a comportamentos
bizarros e estranhos. O que vemos na "bênção de Toronto" é o contrário,
quando este comportamento estranho e anormal é abertamente encorajado por
sua liderança.
Conclusão:
Desejo concluir este artigo com algumas observações.
1) Não podemos rejeitar o movimento como sendo algo totalmente do diabo,
embora igualmente não possamos descartar o ensino bíblico de que Satanás
provoca falsas sensações e experiências religiosas. Existe suficiente
Evangelho no movimento para garantir a atuação do Espírito Santo, mas a
abertura para fenômenos físicos e novas revelações certamente garantem a
possibilidade de falsas experiências, doutrinas e ênfases errôneas.
Crentes genuínos que abraçam a experiência e ensinos de Toronto podem
estar se expondo ao engano religioso, e suas conseqüências.
2) Embora não possamos negar a possibilidade da ocorrência de fenômenos
físicos em resposta à uma obra intensa do Espírito, devemos recusá-los
como evidência costumeira desta obra, devido, não somente à sua
subjetividade, mas, especialmente, ao fato de que esta posição é
biblicamente insustentável. As evidências da obra do Espírito na vida dos
crentes e descrentes são descritas em abundância na Escritura, e enfatizam
especialmente uma vida santa em obediência à Palavra. Reações físicas
estão no geral ausentes. Crentes que experimentam estas reações, como
cair, tremer, ficar duro, emitir sons animais, e as consideram como
resultado da operação do Espírito em suas vidas, podem estar trilhando o
caminho perigoso da ilusão religiosa. Quando estas reações acabarem, serão
tentados a reproduzi-las por si próprios.
________
Notas
[1]John G. Arnott, The Father's Blessing (Florida: Creation House, 1995)
5.
2Ibid.
3Ibid., 58.
4Ibid., 59.
5Ibid., 168-169.
6Ibid., 169, 183.
7Clark H. Pinnock, Flame of Love: A Theology of the Holy Spirit (Downers
Grove, IL: Intervarsity Press, 1996) 250. É importante observar que
Pinnock tem sido bastante criticado pelos evangélicos nos Estados Unidos
pelas posições que abraçou neste livro, e em outros, com respeito à
Trindade.
Rev. Augustus Nicodemus Lopes
Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em BibliaLTT.org, com ou sem notas).
(retorne a http://solascriptura-tt.org/Seitas/
Pentecostalismo/
(retorne a http://solascriptura-tt.org/
Seitas/
retorne a http://
solascriptura-tt.org/
)
Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.