A INTERPRETAÇÃO DE LÍNGUAS [e as Bíblias fieis traduções do Texto Tradicional]


landmarkbiblebaptist landmarkbiblebaptist@yahoo.com

 

 
“9 ¶ A quem, pois, se ensinaria o conhecimento? E a quem se daria a entender doutrina? Ao desmamado do leite, e ao arrancado dos seios? 10 Porque é mandamento sobre mandamento, mandamento sobre mandamento, regra sobre regra, regra sobre regra, um pouco aqui, um pouco ali.” (Is 28:9-10 ACF)

DEUS DÁ A TODOS OS CRENTES DONS ESPIRITUAIS A SEREM USADOS EM SUA OBRA , A FIM DE EDIFICAR A IGREJA E CONSTRUIR GALARDÕES PARA ELES MESMOS.

“Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for ÚTIL.” (1Co 12:7 ACF)

 “Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo PARTICULARMENTE A CADA UM como quer.” (1Co 12:11 ACF)

“11 ¶ Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo. 12 E, se alguém sobre este fundamento formar um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, 13 A OBRA DE CADA UM SE MANIFESTARÁ; na verdade o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e O FOGO PROVARÁ QUAL SEJA A OBRA DE CADA UM. 14 Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse RECEBERÁ GALARDÃO. 15 Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo.” (1Co 3:11-15 ACF)

“Porque todos devemos comparecer ante o TRIBUNAL DE CRISTO, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal.” (2Co 5:10 ACF)



HAVIA TRÊS CATEGORIAS DE DONS ESPIRITUAIS 

As três  categorias de dons espirituais eram: 1) dons de Revelação, 2) dons de Sinais;  3) dons de serviço.  Somente os dons de serviço permanecem hoje.

Dons de Revelação:  a palavra do conhecimento e da revelação (1 Cor. 12:8-9, 28-29). " “Mas, quando vier aquele, o Espírito de verdade, ele vos guiará em TODA A VERDADE ; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir.” (Jo 16:13 ACF)

2. Dons  de Sinais: expulsar demônios, falar em línguas, curar, operar milagres, etc. (Marcos 16:17-18; 1 Cor. 12:8-10, 28-30). Os dons de milagres (Markcos 16:17-18) foram dados para autenticar os que tinham os dons de revelação [Deus os estava usando para escrever Sua Palavra Escrita, a parte do Novo Testamento], como é dito no último verso de Marcos: “… e CONFIRMANDO A PALAVRA com os sinais que se seguiram. Amém.” (Mc 16:20 ACF; cf. Heb. 2:3-4).   

3. Dons de Serviço:  fé (para a oração), mostrar misericórdia (para ganhar almas), a palavra de sabedoria ou ensino (para os pastores), ministério, exortação, discernimento de espíritos (detectar doutrinas de demônios), a interpretação de línguas (para a tradução da Bíblia [para outros idiomas, de outras nações]), etc. (Rom. 12:3-8; 1 Cor. 12:8-10, 28-30).  Pode ser demonstrado que todos os crentes nascidos de novo têm o primeiro dos três dons aqui listados [fé, misericórdia, a palavra da sabedoria].

OS DONS DE REVELAÇÃO E DE SINAIS REPRESENTADOS PELAS LÍNGUAS CESSARAM, QUANDO VEIO O QUE É PERFEITO:


“8 Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência; ... 10 E a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas.” (1Co 12:8,10 ACF)

 “8 ¶ O amor nunca falha; mas havendo PROFECIAS, serão aniquiladas; havendo LÍNGUAS, cessarão; havendo CIÊNCIA, desaparecerá; 9 Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos; 10 Mas, quando vier O QUE É PERFEITO, então o que o é em parte será aniquilado.” (1Co 13:8-10 ACF)


O que é perfeito [já] é vindo e o que era em parte, os dons da Revelação, cessaram, quando o Apóstolo João concluiu o Apocalipse.      



INTERPRETAÇÃO SIGNIFICA TRADUÇÃO:

  “... Rabi (que, traduzido, quer dizer Mestre), ...” (Jo 1:38 ACF)

 “... Cefas (que quer dizer Pedro).” (Jo 1:42 ACF)

 “... Siloé (que significa o Enviado). ... ” (Jo 9:7 ACF)

 “... Tabita, que traduzido se diz Dorcas. ...” (At 9:36 ACF)

 “1 ... Melquisedeque, que era rei de Salém, ... primeiramente é, por interpretação, rei de justiça, e depois também rei de Salém, que é rei de paz;” (Hb 7:1-2 ACF)

A IGREJA AGORA ESTÁ ENCARREGADA, RECEBEU PODER E ESTÁ EQUIPADA
Conforme a Palavra de Deus, o Espírito Santo guiou a igreja a toda a Verdade; e esta Verdade; foi depositada na igreja local; a igreja local foi comissionada a guardar esta  Verdade e foram-lhe dados dons espirituais para usar na tradução dessa Verdade, no ganho de almas através dela, e no ensino da mesma.  

“Mas, quando vier aquele, o Espírito de verdade, ele vos guiará em TODA A VERDADE ; ...” (Jo 16:13 ACF)

 “Mas, se tardar, para que saibas como convém andar na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, a coluna e firmeza da verdade.” (1Tm 3:15 ACF)

 “Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.” (Mt 28:20 ACF)


A palavra "guardar" aqui é traduzida do vocábulo grego "tereo" (Strong's Greek #5083) o qual, na maioria das vezes, é traduzido como “guardar” mas também como “preservada” e “mantida seguramente”. " Antes, no mesmo capítulo, "tereo" é traduzido como  "guardas", quando diz: “E os guardas, com medo dele [do anjo], ficaram muito assombrados, e como mortos.” (Mt 28:4 ACF). Nossa palavra inglesa "observe" vem do Latim "observo", significando "guardar ou manter." É claro que a igreja deve, antes de tudo e acima de tudo, observar, guardar e preservar “tudo que porventura (Jesus)] comandou." (i.e. toda a Palavra de Deus).  Somente assim, podemos fazer o que ela diz (Lev. 19:37; Eze. 37:24; Mat. 23:3). 

“... a não ser que também interprete para que a igreja receba edificação.” (1Co 14:5 ACF)  

Cada igreja é edificada (construída) quando recebe novos membros, através do ganho de almas com a Palavra de Deus e recebendo-os na membresia pelo batismo e pelo fortalecimento de todos os membros com o ensino e a pregação da Palavra de Deus.

“Porque a um pelo Espírito é dada ... a interpretação das línguas.” (1Co 12:10 ACF)

 “... a não ser que também interprete para que a igreja receba edificação.” (1Co 14:5 ACF)

 “7 Mas a graça foi dada a cada um de nós segundo a medida do dom de Cristo. 8 Por isso diz: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro, E deu dons aos homens.” (Ef 4:7-8 ACF)

 “11 E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, 12 Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para EDIFICAÇÃO do corpo de Cristo;” (Ef 4:11-12 ACF)

CONCLUSÃO:

A [fiel e competente] tradução da Palavra de Deus [os puros e perfeitíssimos Texto Massorético e Textus Receptus] carrega junto a si a inspiração derivada daquela Palavra.  Os valdenses e outros antigos batistas fizeram esta fiel e competente tradução, portanto igualmente inspirada por derivação] para o Latim Antigo e outras línguas.

Os tradutores anglicanos da Bíblia autorizada pelo Rei Tiago I possuíam bíblias valdenses à mão para o seu uso, a fim de as usarem na sua obra. Embora não fossem membros da igreja do evangelho verdadeiro, todos eles eram crentes nascidos de novo, dotados de dons espirituais. Alguns, mais provavelmente, com o dom da “interpretação de línguas”.

Como ribeiros de águas assim é o coração do rei na mão do SENHOR, que o inclina a todo o seu querer.” (Pv 21:1 ACF)

 “Porque a palavra do rei tem poder; e quem lhe dirá: Que fazes?” (Ec 8:4 ACF)

A obra na  Versão Autorizada (VA) foi comissionada em 1604 e concluída  7 anos depois, em 1611.

A VA foi traduzida e conferida por 6 times de tradutores e passou por uma conferência final, antes de ir para a impressão, num total de 7 conferências.  

Os tradutores compararam sua obra com 6 obras de traduções anteriores tornando a VA a sétima [tradução para o inglês]:  

1. Tradução de  William Tyndale (1525).
2. Tradução de Miles Coverdale (1535)
3. Tradução de  John Rogers (1537).
4. A Bíblia Grande (1539).
5. A Bíblia de Genebra  (1560)
6. A Bíblia dos Bispos (1568)

Houve sete edições da VA para corrigir os erros tipográficos e de impressão. 
1.  1611

2.  1613
3.  1617
4.  1629
5.  1638
6.  1743
7.  1769


Coincidência? Acho que não!  Em vez disso, uma indicação da superintendência de Deus, nesta Bíblia Sagrada para os tempos finais.

“6 As palavras do SENHOR são PALAVRAS PURAS, como prata refinada em fornalha de barro, PURIFICADA SETE VEZES. 7 Tu as preservarás, SENHOR; desta geração as livrarás para sempre.” (Sl 12:6-7 traduzido da King James Bible)





“16 Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; 17 Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.” (2Tm 3:16-17 ACF)




Autor: landmarkbiblebaptist , landmarkbiblebaptist@yahoo.com

Tradutora: Mary Schultze, maio.2012.

 



Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.