Os milagres foram fatos marcantes na vida do Senhor Jesus e de seus apóstolos,
dos setenta discípulos, e de mais algumas pessoas ligadas aos apóstolos e por
eles comissionadas. Principalmente depois da ressurreição do Senhor Jesus
Cristo, Deus deu a esse método uma atenção especial, pois através dele
autenticou o testemunho e a mensagem dos apóstolos, mensagem essa que forma a
base (fundamento) doutrinária da sua igreja e está revelada no Novo Testamento.
Sendo também os milagres, um sinal para o infiel Israel, pois eles (os Judeus)
buscavam sinais I Co 1:22.
Na atualidade, vivemos em tempos trabalhosos, como nos advertiu o apóstolo
Paulo em sua segunda carta a Timóteo cap. 3:1. Onde, muitos reivindicam para si
a dádiva que foi dada aos apóstolos de Cristo. Ou seja, o dom de realizarem
milagres, prodígios e sinais, afirmando que curam, profetizam, revelam e realizam
todo tipo de prodígios pela fé em Jesus Cristo. Pregando que o mesmo tipo de
milagres realizados pelos apóstolos estão em evidência em nossos dias.
Porém, ao analisarmos os fatos à luz das sagradas escrituras, constataremos que
na realidade a característica central dos super-crentes da atualidade é igual
àquelas dos que não entrarão no reino de Deus, conforme descrito em Mateus
7:21-23, quando Cristo abordou o assunto da seguinte maneira , “nem todo o que me diz: Senhor Senhor ! entrará no reino dos
céus , mas aquele que faz a vontade de meu pai, que está nos céus. Muitos me
dirão naquele dia: Senhor, Senhor! Não profetizamos nós em teu nome? E em teu
nome não expulsamos demônios? E em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E
então lhes direi abertamente: nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que
praticais a iniqüidade”. Na realidade, a pregação promovida pelos super-crentes
da atualidade é idêntica e descrita por Cristo no contexto acima. Logo, sendo
também idêntica a condenação. “Nunca vos conheci;
apartai-vos de mim, vos que praticais a iniqüidade”.
No entanto, há uma pergunta, elaborada pelos adeptos da teologia dos
milagreiros, que precisar ser respondida. Seu questionamento vem do capítulo 16
de Marcos. Vejamos a sua pergunta “Jesus não garante a todos os crentes a prática
dos milagres como prova de fé?” Há um problema com esse raciocínio pois é
ele uma prova do total desconhecimento escriturístico por parte dos seguidores
desse pensamento teológico. O que eles não entendem que Marcos capítulo 16, não
ensina o que eles pretendem. E um breve olhar neste contexto bíblico fará com
que o leitor compreenda a perfeita vontade de Deus revelada na Bíblia.
Livrando-se assim de ensinos humanos e diabólicos completamente separado das
escrituras sagradas. Vamos ao nosso contexto. Marcos 16: 14-20, “Finalmente Ele foi manifesto aos onze, estando eles
assentando à mesa, e lhes lançou em rosto a incredulidade e dureza de coração
deles, porque não creram naqueles havendo-O visto já tendo sido ressuscitado. E
Ele lhes disse: ‘Tendo ido para dentro de todo o mundo, pregai o Evangelho a
toda a criatura. Aquele havendo crido e havendo sido submerso será salvo, mas
aquele havendo descrido será condenado. E estes sinais seguirá- de- lado para
aqueles havendo crido: No Meu nome eles expulsarão demônios; falarão novas
línguas; levantarão serpentes; e, se eles beberem alguma coisa mortífera, de
modo nenhum isto lhes fará dano; e porão as mãos sobre os enfermos, e estes
ficarão perfeitamente- bem.’ Na verdade, então, depois de o Senhor lhes falar,
Ele foi tomado para acima, para dentro do céu, e assentou-Se à direita de Deus.
E eles (apóstolos / discípulos), havendo partido, pregaram por todas as partes,
o Senhor operando juntamente com eles, e confirmando a Palavra através dos
sinais que a estavam seguindo. Amém”.
Os milagreiros costumam apegar-se a esse texto, principalmente aos versos 17 e
18, para assim defenderem os seus postulados, porém esquecendo-se de fazerem
uma abordagem correta do assunto. A primeira regra para uma interpretação
correta de um texto é não destacá-lo do seu contexto. Essa regra não é levada
em consideração pelos defensores da teologia dos milagreiros. O contexto em
questão mostra claramente que o Senhor Jesus está falando aos onze. Quem são
esses? Essa é uma pergunta relevante para a compreendermos o nosso contexto. A
resposta a essa importante pergunta está em Mateus cap.10:1-4 “E Jesus, havendo chamado a Si os Seus doze discípulos,
deu-lhes autoridade sobre os espíritos imundos, para os expulsarem e para
curarem todo tipo de enfermidade e todo tipo de mal. Ora, os nomes dos doze
apóstolos são estes: Primeiramente, Simão (que é chamado Pedro) e André (o seu
irmão); Tiago (o filho de Zebedeu) e João (o seu irmão); Filipe e Bartolomeu;
Tomé e Mateus (o publicano); Tiago (o filho de Alfeu) e Lebeu (aquele havendo
sido apelidado Tadeu); Simão (o cananita) e Judas (o iscariote , aquele que
também O traiu).” O texto bíblico mostra nominalmente, os homens a quem o
Senhor Jesus deu autoridade para realizarem os prodígios e com certeza, nesta
relação, não está o nome de nenhum dos milagreiros da atualidade.
Queremos destacarmos a importância de Mateus dez para a boa compreensão do
contexto supracitado, pois o caro leitor não entenderá Marcos 16:14 a 20 se não
souber a quem Cristo está falando. O exame das Escrituras leva-nos a concluir
que ,neste contexto (Marcos 16:14-20) o Senhor Jesus Cristo está falando
exclusivamente aos seus apóstolos. Menos o traidor Judas.
Este grupo seleto de homens, e somente eles, receberam autoridade para
realizarem os milagres descritos no nosso contexto, tendo como objetivo
referendá-los como testemunhas da ressureição do Senhor Jesus, testificavam com
os sinais que eram prova de que verdadeiramente Cristo havia ressuscitado.
Sendo de grande relevância para a nossa saúde doutrinária entendermos essa
passagem bíblica, para não andarmos fora da orientação divina e assim não nos
colocarmos contra a santa palavra de Deus. Com base no exposto, podemos afirmar
com toda convicção que os onze são os apóstolos de Cristo, aqueles que
receberam o poder diretamente de Cristo, fato esse documentado em Mateus dez.
É importante também ouvirmos o depoimento do escritor, Marcos: no mesmo
contexto ele afirma que não realizava os milagres descrito no texto. Observemos
diligentemente o que diz o capitulo 16:20 “E eles
(apóstolos / discípulos), havendo partido, pregaram por todas as partes, o
Senhor operando juntamente com eles, e confirmando a Palavra através dos sinais
que a estavam seguindo. Amém”. Quando Marcos usa os termos “com eles”
deixa bem claro que ele não tenha os dons descritos neste contexto. Ele, o
próprio escritor do livro, sendo testemunha ocular dos fatos, não recebera
esses dons. Marcos definitivamente não era um milagreiro. Pela ótica dos
milagreiros esse texto aplica-se a todo e qualquer crente em qualquer época e,
se essa ótica é verdadeira, Marcos, um escritor da Bíblia, não era crente.
Vejam o perigo das interpretações humanas, que só levam o homem para distante
da verdade revelada por Deus.
O foto de Marcos se excluir do grupo dos que receberam os dons de sinais
colabora com a assertiva de que aos apóstolos de Cristo foram dados os dons de
sinais. Fatos registrados no livro dos Atos dos Apóstolos mostram claramente
que esses dons foram exercidos pelos apóstolos e não pela igreja local inteira,
vejamos algumas destas passagem; “E sobreveio temor
sobre toda a alma, e muitas maravilhas e sinais eram feitos através dos
apóstolos”. At . 2:43, nessa fase, já havia uma igreja com mais de três
mil membros e apenas os apóstolos são citados como agentes por meio de quem
eram realizados as maravilhas e sinais “e muitas
maravilhas e sinais eram feitos através dos apóstolos”.At.:2:43 O
testemunho da Bíblia é sucinto, mostrando que não eram todos os crentes a
realizarem as “ maravilhas e sinais” mas os apóstolos de Cristo. Estamos
falando de uma igreja com mais de três mil membros e, nesta congregação, apenas
os apóstolos exerciam os dons de sinais. Dentro desta mesma linha de pensamento
leiamos At.:5:11-12, “e veio um grande temor sobre
toda a assembleia,e sobre todos os que ouvindo estas coisas. E muitos sinais e
prodígios foram feito entre o povo através das mãos dos apóstolos (e estavam
todos em uma mesma harmonia no alpendre de Salomão )”.Prestem atenção no
que nos mostra esse contexto, ou seja, em uma grande igreja apenas os apóstolos
tinha a capacidade de realizarem os sinais e prodígios, naquela assembleia
havia pessoas de várias classes sociais e de várias nacionalidades, porém
somente aos apóstolos foi dado o poder de realizarem os prodígios. É relevante
entendermos que os apóstolos de Cristo receberam do próprio Senhor Jesus o
poder para realizarem aquelas obras. Não podemos duvidar da palavra de Deus ,
devemos recebê-la de bom grado, pois é ela a verdade absoluta de Deus sobre
qualquer assunto: Céu ; Inferno;salvação; igreja; dons espirituais; etc.. Sendo
assim, devemos nos submeter a ela no que diz respeito ao contexto de Marco
16:14-20, e ficarmos satisfeitos com o fato de os apóstolos terem recebido de
Cristo o mandamento para realizarem os prodígios e os sinais, peculiares à
época apostólica. Com a morte dos [12-1+1+1=13] apóstolos [e 70 discípulos] o
dom dado a eles desapareceu juntamente com eles. Todos os registros na palavra
de Deus colaboram com essa assertiva.
Outros que também realizaram prodígios e milagres foram pessoas comissionadas
pelos apóstolos. Temos um exemplo deste fato registrado no livro dos Atos dos
Apóstolos capitulo seis, onde alguns homens, são apresentados perante os
apóstolos e estes orando sobre eles e impondo as mãos, comissionados, para
cooperarem na obra de Deus. Leiamos Atos 6:5-6 “esta
palavra foi agradável diante de toda a multidão; e elegeram Estêvão (varão
cheio de fé e do Espírito Santo), e Filipe, e Prócoro, e Nicanor, e Timão, e Parmenas
e Nicolau (prosélito de Antioquia); Aos quais apresentaram ante os apóstolos; e
estes, havendo orado, lhes impuseram as mãos”. Este grupo de homens
também receberam o poder de operar sinais e prodígios. Salientamos que é esse
também um grupo fechado, são sete homens neste contexto, todos viveram na época
dos apóstolos, e todos já estão com Cristo. Queremos citar como exemplo os
casos de Estevão e Filipe: Estevão é apresentado como um homem cheio de fé e
que opera grandes sinais, vejamos atos 6:8 “E Estêvão,
cheio de fé e de poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo”.
Já Filipe aparece na Samaria realizando muitos sinais ; Atos 8:5-6 “ E Filipe, havendo descido à cidade de Samaria, lhes pregava
o Cristo. E as multidões em- uma- mesma- harmonia prestavam atenção às coisas
sendo faladas por Filipe, em eles o ouvirem e verem os sinais que ele fazia”;
como podemos verificar, é um fato bíblico que homens que foram comissionados
pelos apóstolos também realizaram os sinais e prodígios que foram uma
característica apostólica. Não era qualquer um, mas homens apostólicos, ou seja,
pessoas ligadas aos apóstolos de Cristo. Um análise acurado no livro dos Atos
dos Apóstolos levará o leitor à conclusão de que os dons de sinais foram
exercidos por um grupo de homens e não pela igreja local inteira. Também colabora
com esse argumento o que nos diz Hebreus 2:3-4 “Como
escaparemos nós se havendo negligenciado uma tão grande salvação, a qual,
havendo recebido um começo (ao ser anunciada através do Senhor), foi-nos depois
confirmada por aqueles a havendo ouvido; Deus testificando juntamente com eles,
tanto com sinais como por milagres e várias maravilhas e distribuições do
Espírito Santo, segundo a vontade dEle mesmo.”, atenção!! Mais uma vez
eles aparecem em cena, quem são eles? E mais uma vez teremos de nos remeter aos
apóstolos do Senhor Jesus, pois o contexto afirma “foi-nos depois confirmada
por aqueles a havendo ouvido” dEle (de Deus) mesmo? Prestemos atenção: quem foi
que ouviu direto da boca do Senhor Jesus, a palavra da salvação? Apenas os
apóstolos. Você pode ter certeza disso, apenas os apóstolos ouviram a mensagem
santa na sua totalidade da boca do Senhor Jesus, temos essa verdade confirmada,
quando da escolha do substituto de Judas Atos 1:21;22 “Portanto,
é necessário que, destes varões havendo convivido conosco durante todo o tempo
em que o Senhor Jesus entrou e saiu de entre nós (Havendo começado desde a Sua
submersão por João até ao mesmo dia em que, proveniente – de- junto - de nós,
Ele foi recebido em cima), um deles, juntamente conosco, se torne testemunha da
Sua ressurreição.” É o Espírito Santo quem afirma que o varão a ser
escolhido terá como atributo o fato de ter convivido com Cristo desde o batismo
de Cristo até à sua assunção aos céus. Com esse atributo, apresentaram apenas
dois homens. Atos 1:23 “E apresentaram dois varões:
José (sendo chamado Barsabás, cognominado o justo) e Matias.” Logo,
apenas os apóstolos e mais estes dois não apóstolos estiveram com Cristo
durante todas as suas saídas e entradas de entre os apóstolos. Com a escolha de
Matias para o apostolado, José tornou-se o único homem não apostolo a
testemunhar o ministério do Senhor Jesus. Portanto somente os apóstolos mais
José foram testemunhas de todos os fatos e mensagem relacionados a vida e
ensino de Cristo. É necessário amarmos a verdade revelada nas Escrituras
sagradas, e assim não nos deixarmos levar em roda por qualquer vento de
doutrina “texto”como o contido nas propagandas enganosas do movimento
taumaturgo protestante. Esse movimento tem investido pesado na mídia,
propagando o engano, com fins lucrativos, e colocando a mensagem do outro
evangelho na cabeça das pessoas. Sendo este outro evangelho completamente
contrário ao evangelho da graça de Deus.
Voltando à investigação de quem exerceu os dons de sinais, queremos destacarmos
o caso de Paulo, que também foi apóstolo, mesmo considerando-se como abortivo I
Co.15:8;9 “E por derradeiro de todos foi visto também
por mim, como por um -nascido - fora- do –devido – tempo. Porque eu sou o menor
dos apóstolos, que não sou digno de ser chamado um apóstolo, pois que persegui
a assembleia de Deus.” Ele foi chamado apóstolo pelo Espírito Santo em I
Co.:1:1 “ Paulo (chamado, mediante a vontade de Deus,
para ser um apóstolo de Jesus Cristo), e o nosso irmão Sóstenes”; o
chamado de Paulo para o apostolado foi feito pelo próprio Senhor Jesus Cristo
Gl.1:12 “Porque não o recebi nem fui eu ensinado da-
parte- de homem algum, mas (o recebi e fui ensinado) através da revelação de
Jesus Cristo”; esse chamado especial de Paulo o credenciou para a prática
do apostolado, e o mesmo apresenta os sinais do seu apostolado em II Co.:12;12 “ os Na verdade sinais (identificatórios) do apóstolo
foram operados entre vós em toda a paciência, em sinais, e prodígios, e
maravilhas”.
Paulo viu Cristo pessoalmente quando da sua conversão e essa revelação total do
Senhor a Paulo, fez dele uma autêntica testemunha da ressurreição do Senhor
Jesus. O que aconteceu com Paulo não se repetiu nunca e jamais se repetirá,
logo não são verdadeiros os que se rotulam de apóstolos fora da época
apostólica.
E mesmo o grande apóstolo Paulo, que realizou tantos sinais e prodígios, viveu
para testemunhar um gráfico decrescente dos milagres, prodígios e sinais. Ele
registrou esse fato quando, escrevendo a Timóteo, orienta-o a usar vinho na
água e denuncia as freqüente enfermidade que sofre o jovem pastor, vejamos o
texto I Tim.:5:23 “Não mais bebas tu somente água, mas
usa de um pouco de vinho, por causa do teu estômago e das tuas freqüentes
enfermidades”; É relevante destacarmos que Paulo não mandou Timóteo,
procurar um “curador” , “milagreiro”, pelo contrário recomendou que ele
procurasse um tratamento para a suas enfermidades. Este é um fato marcante,
pois mostra claramente que os dons de sinais já estavam a desaparecer pelo fato
de o Novo Testamento estar sendo concluído, sendo assim os dons de sinais não
tinham mais utilidade. Pois a revelação escriturística e a verdade absoluta de
Deus, revelada aos homens, sendo ela uma autoridade superior aos sinais e
prodígios necessários para a autenticar o ministério apostólico, que nos deu o Novo
Testamento, sendo este a verdadeira base da doutrina dos apóstolos, na qual
devemos perseverar, e não nos sinais identificatórios do apostolado.
Que o nosso bom Deus ajude a cada um de nosso leitores a compreender esse fato,
e estar plenamente convicto de que os sinais tiveram sua utilidade e cumpriram
o propósito para o qual Deus os designou. Sendo, no entanto, cumprido o
propósito, desapareceram. Devendo os salvos se contentarem com a verdade
revelada na palavra de Deus, sendo Ela, o único meio “para
que o homem de Deus seja prefeito, e perfeitamente instruído para toda a boa
obra.” (II Tm.:3:17)
Bibliografia:
BÍBLIA SAGRADA. São Paulo: Sociedade Bíblica Trinitariana do Brasil, 1994.
BÍBLIA LITERAL,Versão Eletrônica, 2006,
http://br.geocities.com/lttanotada/
Pr. Anízio Gomes
Igreja Batista Bíblica de Soledade
Pr.anízio at bol.com.br
http://ibb-soledade.zip.net/
Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em BibliaLTT.org, com ou sem notas).
Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.