Milagres


David Cloud




Hoje em dia, existe um bocado de confusão sobre o lugar dos milagres na vida e nos ministérios dos cristãos. A cura divina é para hoje? Ainda existem apóstolos e profetas, hoje? Temos tratado, amplamente, deste e de muitos outros itens, no livro “The Pentecostal-Charismatic Movements (Os Movimentos Pentecostais e Carismáticos), disponível na Way of Life Literature. Aconselhamos cada estudante a ler, cuidadosamente, este livro.

 

Nesta presente lição, vamos considerar alguns dos ensinos fundamentais da Escritura, os quais poderão ajudar-nos a entender estes itens.

1. Os milagres de Cristo e os milagres dos apóstolos tiveram um propósito especial e temporário e não são servem de modelo para toda a era da igreja.


a. Os milagres de Jesus foram sinais para comprovar que Ele era o Messias (João 5:26; 10:25, 37-38; 14:11; 15:24; 20:30-31). Estas Escrituras não deixam dúvida alguma quanto ao propósito dos milagres de Cristo. Nem mesmo os apóstolos puderam fazer todas as coisas admiráveis que Jesus fez (isto é, acalmar tempestades e alimentar multidões); e se as tivessem feito, a natureza especial dos milagres de Cristo teria se tornado sem efeito.


O que dizer sobre João 14:12? [12 Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai.] Isto não significa que os crentes seriam capazes de operar maiores sinais do que Jesus. Isto seria impossível! O que pode ser maior do que alimentar multidões, andar sobre a água e ressuscitar os mortos? Jesus não disse que os discípulos iriam operar maiores milagres; Ele disse que eles iriam fazer "obras maiores". Algumas vezes a palavra "obra" é usada para descrever os milagres de Jesus, mas a palavra não se limita a isso. Pois, enquanto Jesus ministrava apenas na Palestina e viu relativamente poucas almas salvas pelo Seu direto ministério, Seus discípulos ministraram através de todo o mundo e viram multidões de almas salvas. Enquanto Jesus não escreveu livro algum, os discípulos completaram o cânon da Escritura. O povo de Deus usufruiu do poder de viver vidas piedosas diante de uma geração ímpia, mesmo enfrentando a perseguição mais severa e pregando o evangelho, até os confins da terra. O povo de Deus continuou a experimentar milagres e tem feito grandes obras, mas não tem feito os miraculosos sinais messiânicos.

b. Os apóstolos operaram milagres para comprovar que eram apóstolos (Marcos 3:14-15 (14 E nomeou doze para que estivessem com ele e os mandasse a pregar,15 E para que tivessem o poder de curar as enfermidades e expulsar os demônios:); 2 Coríntios 12:12 (12 Os sinais do meu apostolado foram manifestados entre vós com toda a paciência, por sinais, prodígios e maravilhas.). Se examinarmos cuidadosamente o Livro de Atos, veremos que esses milagres foram operados pelos apóstolos. Exemplos podem ser encontrados em Atos 2:43; 4:33; 5:12. As únicas exceções foram alguns homens associados aos apóstolos, sobre os quais os apóstolos haviam imposto as mãos. A vasta maioria dos crentes nas igrejas primitivas não podia operar sinais miraculosos. Quando Tabita esteve enferma, os crentes em Jopa não puderam curá-la e quando ela faleceu, eles não puderam ressuscitá-la. Eles precisaram chamar Pedro, o apóstolo (Atos 9:36-41). Se tais milagres pudessem ser feitos, indiscriminadamente, pelos cristãos em geral, o sinal do apostolado teria se tornado sem efeito. Se eu disser a um estranho para ele me encontrar no aeroporto e que estarei usando um chapéu vermelho, quando sair do avião, o chapéu vermelho é o sinal de reconhecimento; mas, se outras pessoas do meu vôo desembarcarem, usando chapéus vermelhos, o sinal será destruído. Não havia nenhuma experiência generalizada de operação de milagres, nas igrejas primitivas. Estes foram sinais para um tempo especial.




2. Deus nem sempre cura, mas frequentemente faz cura em resposta à oração.



a. O Novo Testamento dá três exemplos seguintes, os quais comprovam, conclusivamente, que Deus nem sempre cura a enfermidade do crente.


(1) O caso de Timóteo (1 Timóteo 5:23 23 Não bebas mais água só, mas usa de um pouco de vinho, por causa do teu estômago e das tuas freqüentes enfermidades.). Timóteo ficava enfermo, frequentemente, e o apóstolo o instruiu a usar um pouco de vinho para o seu estômago e suas “constantes enfermidades”. Deus não curou, miraculosamente, Timóteo de sua enfermidade, nem o instruiu a amaldiçoar a sua doença ou a exercitar “a palavra da fé” sobre ela.

(2) O caso de Trófimo (2 Timóteo 4:20 20 Erasto ficou em Corinto, e deixei Trófimo doente em Mileto.). Paulo precisou deixar Trófimo doente, em Mileto. Ele não foi curado sobrenaturalmente.

(3) O caso de Paulo (2 Coríntios 12:7-10 7 E, para que não me exaltasse pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de não me exaltar.8 Acerca do qual três vezes orei ao Senhor para que se desviasse de mim.9 E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo.10 Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte.). Três vezes Paulo pediu que Deus afastasse este problema, mas a Bíblia diz que Deus recusou-se a fazê-lo. A Paulo foi dito que esta enfermidade era algo que Deus queria que ele suportasse, para o seu bem estar espiritual. Ao saber disso, Paulo se dobrou à vontade divina e sabiamente falou: "Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte”. (2 Coríntios 12:10). Este é um perfeito exemplo para os cristãos de hoje. Nós deveríamos orar pela cura e libertação das provações e dificuldades; mas, quando Deus não cura, devemos nos dobrar diante de Sua vontade e aceitar a enfermidade ou provação como algo da mão divina. Isto não é falta de fé; é submissão à soberania de Deus Todo-Poderoso. Alguns pentecostais têm argumentado que a enfermidade de Paulo não era doença, mas [respondemos que] a palavra grega traduzida por “enfermidade”, na 2 Coríntios 12:9 (astheneia) é, em algumas partes, traduzida como ”doença” (Mateus 8:17; João. 11:4) e "enfermidade" (Atos 28:9).



b. Deus cura hoje, conforme o modelo de Tiago 5:13-15 (13 Está alguém entre vós aflito? Ore. Está alguém contente? Cante louvores.14 Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor;15 E a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados.). Esta passagem descreve uma situação de cura, em vez de uma reunião de cura pública, e nada diz sobre alguém que tenha o “dom de curar”. Ela se refere, simplesmente, aos anciãos da igreja que ungiam a pessoa enferma e oravam por ela.


c. Romanos 8:22-25 (22 Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora.23 E não só ela, mas nós mesmos, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo.24 Porque em esperança fomos salvos. Ora a esperança que se vê não é esperança; porque o que alguém vê como o esperará?25 Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o esperamos.) nos lembra que não receberemos o nosso estado glorificado, até a volta de Cristo. Até lá, estaremos sujeitos à tribulação, ao sofrimento e à morte, neste mundo amaldiçoado pelo pecado, e Cristo nos admoestou contra a busca de milagres (Mateus 12:38-39 38 Então alguns dos escribas e dos fariseus tomaram a palavra, dizendo: Mestre, quiséramos ver da tua parte algum sinal.39 Mas ele lhes respondeu, e disse: Uma geração má e adúltera pede um sinal, porém, não se lhe dará outro sinal senão o sinal do profeta Jonas;). Esta passagem é uma sonora admoestação contra os movimentos Pentecostais-Carismáticos.


4. A Bíblia admoesta sobre os falsos sinais e maravilhas, no final da era da igreja (Mateus 24:24 24 Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos.). Jesus admoestou que os “grandes sinais e maravilhas” operados pelos falsos profetas seriam uma das características do final da era. Portanto, é obvio que, simplesmente porque alguém esteja operando milagres, isto não significa que estes sejam de Deus. Poderiam ser do diabo. A única maneira de mostrar a diferença é testando o ensino pela Bíblia. Devemos ”provar todas as coisas” (1 Tessalonicenses 5:21).Devemos ser como os bereanos, "examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim”. (Atos 17:11). Somente assim poderemos nos proteger das ciladas do diabo.





David Cloud

Traduzido por Mary Schultze, em 23/10/2014.






Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.