Pentecostais, principalmente os assembleianos,
criticando na TV, na rádio, em artigos ou mesmo nos púlpitos, bizarrices
como os famigerados "cair
no espírito" e "unção
do riso", dizendo que estas "manifestações" são coisas de
neopentecostais, é ridículo e até cômico. Não vou aqui me ater às refutações
bíblicas destes fenômenos
demoníacos, pois quero apenas mostrar a insensatez que é um
pentecostal criticar tudo isto.
Alguns querem dividir o movimento pentecostal no Brasil
em três
ondas. Estas divisões em "ondas" são usadas por alguns para
separar, como dizem eles, o "joio" do "trigo", mas na verdade são todos
farinha do mesmo saco.
1ª onda - Pentecostalismo Clássico: O
Pentecostalismo chegou ao Brasil em 1910, com a vinda de Louis Francescon,
que atuou em colônias italianas no Sul e Sudeste do Brasil (originando a
"congregação cristã no brasil" em Santo Antônio da Platina - Paraná). Em
1911 Daniel
Berg e Gunnar Vingrenque atuaram no Pará e Nordeste (dando origem
a "assembleia
de deus"). Ambos disseram ter recebido uma "revelação" para irem
até o Brasil e fundar uma nova "igreja", detalhe comum em todas as seitas,
como as testemunhas
de jeová e os mórmons,
por exemplo. Estas denominações são as mães dos pentecostais. Fato
interessante é que uma acusa a outra de ser uma seita, porém ambas possuem
uma doutrina herética bem parecida, diferindo mais nos usos e costumes pois
tiveram a mesma origem e matriz pentecostal ao receberem as "novas
doutrinas" na "missão de fé apostólica" conduzida por William H.
Durham (dissidente de Charles
Fox Parham por questões étnicas). A divisão [palavra
normal no meio pentecostal] entre Franscescon e Berg se deu devido ao
costume dos elementos da "santa
ceia", pois o primeiro queria celebra-la com vinho puro
(fermentado) e o outro não. A ênfase é emlínguas,
curas, usos e costumes e "manifestações"
do "espírito".
2ª onda - Dêuteropentecostalismo: A
segunda onda pentecostal ocorre nos anos 50 e início de 60, com aquilo que é
normal no pentecostalismo:divisões.
Três grandes igrejas (em meio a dezenas de menores) surgem ao se separarem
das duas principais: "igreja
do evangelho quadrangular", fundada por Aimee
Semple McPherson (também
pupila de William H. Durham) e trazida para o Brasil por Harold Williams
(1953); o "brasil para cristo", fundada por Manoel de Melo (1955); e "deus é
amor", fundada por Davi Miranda (1962). O início se deu em São Paulo. A
ênfase é em curas e no radicalismo, proibindo televisão, rádio, uso de
certas roupas e comidas, e as famigeradas "manifestações"
do "espírito".
3ª onda - Neopentecostalismo: A
terceira onda começa no final dos anos 70 e ganha força nos anos 80 e é
também uma grande divisão [agora entre as igrejas da "2ª onda". Seus
principais representantes são a "igreja
universal do reino de deus" (1977) e a "igreja
internacional da graça de deus" (1980). O início se deu no Rio de
Janeiro. São liberais nas vestimentas e comidas. Podem e devem assistir TV e
ouvir rádio, pois estas seitas se propagam através destes meios de
comunicação. A ênfase são as curas, prosperidades, misticismos, sincretismos
e "manifestações"
do "espírito".
Tem aqueles que defendem [inclusive entre os "batistas"]
que os pentecostais [1ª e até a 2ª onda] são salvos, e assim, nossos irmãos
e que o problema está na "3ª onda" [neopentecostalismo], onde começaram a
aparecer [segundo os defensores desta teoria] as bizarrices como "unção do
riso", "cair no poder", "unção do garimpo", entre outras manifestações
demoníacas. Porém, as doutrinas heréticas e as tais manifestações bizarras
são iguais nas três ondas, e estas ocorrem desde o início do movimento.
Vejamos:
a) Frank
Bartleman (autor do livro "A
História do Avivamento Azusa") é testemunha ocular dos primeiros
dias do avivamento pentecostal - que teve oracista [membro
da Ku
Klux Klan] Charles
Fox Parham e
posteriormente W. J. Seymour como líderes e fundadores da "assemblies of
god" (Parham pregava a sua doutrina herética para auditórios de pessoas
brancas e colocava Seymour para pregar para auditórios de pessoas negras) -,
relata em seu livro algumas passagens interessantes que todo penteca deveria
ler antes de sair falando o que não conhece [além de analfabetos bíblicos,
desconhecem a sua própria origem histórica] e criticando práticas que dizem
pertencer ao grupo da "3ª onda" - os neopentecostais - mas que sempre foram
comuns entre eles desde a sua origem.
b) Uma
reportagem da época fornece um retrato fidedigno de como eram os primeiros
cultos pentecostais na Rua Azusa em 1906, leiamos: "(…) eles clamavam e
faziam grande barulho o dia inteiro e à noite adentro. Corriam, pulava,
tremiam todo o corpo, e gritavam com toda a sua voz, faziam rodas, tombavam
sobre o assoalho coberto de serragem, sacudindo-se, esperneando e rolando no
chão (…) Eles afirmam estar cheios do Espírito. Ele têm um caolho,
analfabeto e negro como seu pregador que fica de joelho a maior parte do
tempo (…) Não fala muito, mas às vezes, pode ser ouvido gritando
'Arrependei-vos!'. Então, permanece na mesma atitude de oração (…) Eles cantam
repetidamente a mesma canção, "O Consolador Chegou"." (Azusa
History". International Center for Spiritual Renewal. Retrieved on
2007-05-17).
c) Uma
outra testemunha ocular, Emma Cotton, narrou: "eles clamaram durante
três dias e três noites. As pessoas vinham de todas as partes. Perto da
manhã seguinte, não havia como entrar na casa. Conta-se que algumas pessoas
que conseguiam entrar em casa 'caiam
sob o poder de deus' sem que houvesse alguém que as sugestionasse
a isso, e toda a cidade ficou agitada. Clamaram ali até o chão da casa
ceder, mas ninguém ficou ferido. Durante aqueles três dias, muitas pessoas
que tinham vindo só para ver o que estava a acontecer receberam o 'batismo
no espírito santo'". (Synan, Vinson (2001), The Century of
the Holy Spirit: 100 years of Pentecostal and Charismatic Renewal,
1901-2001, Thomas Nelson Publishers, pp. 42-45, ISBN 0-7852-4550-2).
d) Uma
testemunha das reuniões na Rua Bonnie Brae disse: "Eles gritaram durante
três dias e três noites. Era Páscoa. As pessoas vieram de todos os lugares.
No dia seguinte foi impossível chegar perto da casa. Quando as pessoas
entraram, elas "caíram
debaixo do poder de Deus"; e a cidade inteira foi tocada. Eles
gritaram lá até as fundações da casa cederam, mas ninguém foi ferido".
(Fire on the Earth por Eddie Hyatt).
Vejam só quantas bizarrices aconteciam em Azusa! E hoje
os pentecostais querem chamar tudo isto de neopentecostalismo. Isso é uma
falta de memória histórica e um contra-senso incrível.
e) No
livro "Diário do Pioneiro Gunnar Vingren" o mesmo relata diversas bizarrices
praticada por ele e sua igreja ("Assembleia de Deus"), e que hoje querem
dizer que são coisas de neopentecostais. Leiamos:
Página 26: "O Espírito Santo veio de maneira poderosa,
como pressão... Caímos no chão...clamávamos com voz elevada...";
Página 27: "Um irmão foi arrebatado
em espírito";
Página 63: "Riam debaixo do poder";
Página 67: "Na casa da irmã Celina, começamos todos a rir";
Página 72: " 1915, duas meninas tomadas pelo Poder de Deus riam tanto que
tive medo delas não aguentarem";
Página 73 "eu ri tanto debaixo do poder de Senhor, que quase perdi as
forças...";
Página 75: "Enquanto eu estava orando...um homem foi levantado bem alto do
chão...";
Página 77: "...o Poder de Deus veio sobre Vingren tão poderosamente que ele
teve que se sentar um pouco para rir, e depois continuar a pregação";
Página 78: "O poder de Deus veio sobre mim... Eu nem podia me levantar...";
Página 79: "eu tive de rir
sob o Poder de Deus e
depois chorar muito...";
Página 80: "cantamos no Espírito...";
Página 84: " A unção de Deus caiu tão forte que muitos irmãos ficaram
tremendo debaixo do poder de Deus";
Página 86: "eu tive que me deitar no chão...";
Página 88: "Saltei e pulei sob o Poder de Deus...";
Página 95: "Tive de deitar
um pouco no sofá, pois o Poder de Deus estava muito forte sobre
mim";
Página 95: "vários irmãos foram lançados no chão pelo Poder de Deus";
Página 131 "Uma moça não crente, sentiu o Poder de Deus, caiu de costas no
chão clamando perdão a Deus, Jesus a Batizou
com o Espírito Santo e
ela falou
e cantou em línguas";
Página 199 "Uma irmã começou a falar
em novas línguas enquanto
outros louvavam e riam muito debaixo do poder de Deus".
Nestes relatos vemos que as bizarrices tidas como
práticas exclusivas dos neopentecostais ("unção do riso", "cair no poder (fanerose)",
"tremer", "flutuar", "sapatinho de fogo", "gemer", "cantar e falar em
línguas estranhas", "louvor
extravagante", etc.) estão presentes desde o começo no movimento
pentecostal.
O pentecostalismo é uma seita
perigosa que tem
envergonhado e escarnecido o Evangelho através de suas bizarrices e
escândalos públicos. Omovimento
pentecostal é a apostasia prevista
na Bíblia para o final dos tempos, pregando um outro
evangelho [mas, ainda
que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já
vos tenho anunciado, seja anátema - Paulo aos Gálatas 1.8]. Os sinais e
prodígios apregoados por eles são a preparação do mundo para a vinda e a
aceitação do anti-cristo, conforme nos foi ensinado pelo próprio Senhor
Jesus Cristo [porque surgirão falsos cristos e falsos profetas e farão tão
grandes sinais e prodígios, que, se possível fora, enganariam até os
escolhidos - Mt 24.24] e pelo apóstolo Paulo [mas o Espírito expressamente
diz que, nos últimos tempos, apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a
espíritos enganadores e a doutrinas de demônios - I Tm 4.1].
Estou cansado de
"pastores" ludibriadores e oportunistas,
de sensacionalismo, de "pai
de santo gospel", de "unções" do tipo "dentes de ouro", "unção
da bicharada" "unção do riso", de "paletos
voadores", de "galinhas falando em línguas", de "pastores
de lentes e chapinha", de "apóstolos mijões", de "pregadores
do aborto", de "deterministas", de "rosas vermelhas", de "óleo
ungido", de "orações no monte", de "fogueira santa", de "lenço
com suor", de "g12",
de "caçadores
de deus", de "bispas"
e "pastoras",
de "maldições
hereditárias", de "marchas
para jesus", e de todas
as demais sandices pentecostais.
Não importa qual a "onda" que façam parte, os
pentecostais são todos farinha do mesmo saco.
J. D. Berean (compilado)
Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em BibliaLTT.org, com ou sem notas).
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