Hélio de Menezes Silva
PERGUNTA:
Caro Hélio, meu irmão em Cristo Jesus,
Eu estava lendo o texto e fui verificar o que estava escrito em 1 Coríntios 14,
não entendi. À minha vista o Apóstolo Paulo parece-me estar exortando os
cristãos de Corinto (que naquele momento procuravam os dons espirituais) que
procurassem a abundância deles. Se eles quisessem falar em línguas estranhas,
então que procurassem o dom de interpretá-las, para a edificação da igreja.
Minha dúvida fica no seguinte: se os dons eram somente para aqueles "83
apóstolos e discípulos" (como o senhor acredita), então por que Paulo falaria a todos os cristãos
de Corinto para que procurassem, buscassem obter os dons espirituais? Desde já
agradeço a atenção dispensada. Que DEUS continue
contigo, te sustentando com Sua destra e iluminando seus passos.
Att,
RRRR
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RESPOSTA:
Caro irmão RRRR, obrigado pela sua pergunta, pois ela é muito pertinente, e eu mesmo me fiz
a mesma pergunta quando li a Bíblia pela primeira vez e, ainda recém convertido, em Campina Grande,
comecei a frequentar cultos em quase que todas as igrejas, depois do culto
procurando conversar com os pastores e perguntar-lhes o que caracterizava a
denominação deles, e porque havia diferenças em relação a outras denominações,
e comecei a comparar com a Bíblia cerca de 10 declarações de fé dessas
denominações. Portanto, sua pergunta é pertinente e oportuna para ser
compartilhada com muitos.
Bem, Deus NUNCA se contradiz: temos que tomar Suas palavras LITERALMENTE, mas,
quando parece (somente parece) que uma passagem contradiz outra, temos que
analisar cada palavra no dicionário, temos que ver as diferenças de contexto,
temos que ver quando, e dirigindo-se a quem, e onde cada uma das duas passagens
foi escrita, etc.
No caso dos 3 capítulos 1Coríntios 12 a 14, acredito que a chave está na
palavra "emulai", em 12:31. Se a compreendermos, então veremos que
não há a menor sombra de contradição entre esses 3 capítulos e outras passagens
que indicam que os dons foram exclusivos e identificatórios dos 83 apóstolos e
discípulos.
Vejamos:
1 Coríntios 12:31:
EMULAI {* NOTA ABAIXO} vós, porém, os melhores dons. E mostro-vos um
caminho (que é) ainda (muito)
mais segundo a excelência: (Bíblia LTT)
NOTA:
1Co 12:31: "EMULAI
... os melhores dons": Lembremos que:
a) o dom de
{ um varão (só varão, nunca mulher) judeu (só judeu, nunca gentio) crente (só convertido a Cristo, nunca a Maria, Alá, Joseph Smith, etc.) e chamado por Ele quando Ele aqui veio em pessoa e em Sua carne}
sempre, em todos os casos, de modo infalível + instantâneo + imediato +
permanente, poder exercer (diretamente, ou através de um associado ao
seu ministério [como os que levaram os lenços e aventais de Paulo], ou através
de um dos presentes [como o gentio Cornélio, mas por causa da presença e confirmando
o apostolado do varão- judeu- apóstolo, Paulo]) todos os dons de
sinais e maravilhas prometidos aos 12-1+1+1 apóstolos e 70 discípulos, foi
exclusivo e (portanto identificatório) desses 83. (Se é que
você crê em 2Co 12:12! “Os sinais do meu apostolado foram manifestados entre vós com toda
a paciência, por sinais, prodígios e maravilhas.” (2Co 12:12 ACF). É
tudo extremamente simples: Paulo PROVA que é apóstolo por ter aqueles sinais.
Se tais pudessem ser de pelo menos 1 pessoa além dos 83, ele não estaria
provando nada, não é?);
b) na hipótese de que 1 Coríntios capítulos 12-14 abrisse margem para os
verdadeiros dons (dantes dados pelo Espírito Santo, com exclusividade,
aos 13 apóstolos e 70 discípulos) estarem sendo exercidos em Corinto
por outras pessoas, e poderem ser exercidos a qualquer século, então, em 1Co
12-14, o Espírito Santo estaria instruindo + repreendendo + disciplinando a SI
MESMO (!), para não continuar praticando os "excessos" que Ele estava
praticando! Tal hipótese do Espírito Santo brigando consigo mesmo é extrema
loucura (ou blasfêmia) que só uma mente desvairada pode entreter!
c) 1Co 12:11 ensina que o Espírito Santo reparte seus dons como ELE quer.
À luz de tudo isto, não conhecemos alternativa mais coerente com toda a Bíblia
(e permitida pelo grego) do que reconhecermos que Paulo, em 1Co 12-14, estava
instruindo sobre a legítima EMULAÇÃO dos infalíveis dons apostólicos.
Emular, aqui, é "ardente mas santamente ter ciúme-inveja, talvez se
esforçando para tentar IMITAR, no sentido de tentar conseguir EFEITOS finais
semelhantes aos dos apóstolos (mesmo que em menor grau e não
infalivelmente, e mesmo que por OUTROS meios [lícitos] não miraculosos mas
providenciais) ".
Um exemplo de emulação: ninguém consegue ter o poder de voar e somente
temos ciúme do lindo voo de uma águia, mas desde Santos Dumont que fazemos
complexas aeronaves e motores e, de uma forma nem de longe tão elegante, nos
deslocamos pelos ares. Estamos EMULANDO a águia, de uma forma pálida, mas
conseguimos resultados parecidos. Do mesmo modo, há missionários a quem Deus
deu uma maravilhosa inteligência, em 3 meses eles estudam uma língua de uma
tribo de índios, em 2 anos traduzem a Bíblia para tal tribo, com perfeição
pregam na língua dela, plantam uma igreja, e, quando ela já está bem plantada,
vão para diferente tribo, aprendem nova língua, etc. Ao final da vida deles,
falam com perfeição 20 difíceis idiomas. Não têm o dom apostólico de
instantânea e perfeitamente falar um idioma com perfeição sem nunca o ter
estudado, mas emulam, imitam os efeitos dos dons dos apóstolos.
Estou convicto de foi algo semelhante a isso que ocorria em Corinto: crentes
mais eruditos e ricos e viajados se levantavam no culto e falavam idiomas que
eles sabiam mas quase ninguém mais sabia, mas começava a haver perigos de
excessos e carnal exibicionismo, e Paulo levou 3 capítulos orientando,
ensinando, repreendendo os desvios de comportamento de alguns dos
coríntios.
Escrevi pouco porque acho que talvez isto já seja suficiente. Mas, se houver
alguma dúvida em algum outro dos versos em 1Co 12-14, talvez eu também possa
tentar ajudar.
Deus o abençoe, irmão.
Hélio. 2013.
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Outras perguntas em continuação à anterior.
Os ouvintes do sermão de At 2, e
Cornélio, refutam sua teoria "só 83 apóstolos e discípulos"?
PERGUNTA 1:
Irmão Hélio, a graça e a paz do Senhor
Jesus, como vai tudo bem! Meu irmão eu concordo plenamente com o irmão, mas
gostaria de saber se o irmão tem algum estudo sobre:
Esta passagem:
"Arrependei-vos,
e sede submersos cada um de vós (apoiados) sobre o nome de
Jesus Cristo, em- consequência- da remissão dos (vossos) pecados. Então
recebereis o dom- gratuito (que é) procedente- de o
Espírito Santo;
39 Porque a promessa é para vós outros, e para os vossos filhos, e
para todos aqueles que estão longe {*}, para todos- e-
quaisquer- homens que o Senhor nosso Deus chamar." {* judeus
dispersos; e do futuro; gentios também.} Atos 2:38-39 (LTT)
RESPOSTA DE HÉLIO:
Em
primeiro lugar, a palavra "dom- gratuito" está no singular, refere-se
a um presente, um tesouro gratuitamente recebido por TODOS (todos, sem demora nem exceção) que biblicamente
se arrependeram e creram; um presente recebido em sua plenitude e uma só vez na vida, mas
para usufruto contínuo, a cada segundo, sem interrupção, até a eternidade
(Aleluia!): e isto só pode se referir ao glorioso "pacote" duplo: (a) o
recebimento da salvação eterna, e (b) a habitação pelo Espírito Santo, a terceira
pessoa da Trindade que adoramos, Deus habitando dentro do nosso corpo! Presente
recebido por TODOS nós, no segundo em que cremos, presente preservado por Deus,
presente para toda a eternidade!!!
Na minha Bíblia ainda não encontrei nenhum versículo dizendo que os judeus que
ouviram a pregação de Pedro em Atos 2 "falaram línguas" ou tivessem
exercido qualquer dos dons de sinais exclusivos e identificatórios dos 83
apóstolos mais discípulos. Mesmo se tal coisa houvesse ocorrido e tivesse sido
registrado na Bíblia, teria sido uma efusão do poder que Deus deu aos
apóstolos, teria incluido o verdadeiro dom de instantaneamente falar idiomas
humanos com toda perfeição, teria sido na presença de judeus descrentes, teria
sido exercido somente por varões, etc., pois Deus nunca, jamais, se contradiz.
PERGUNTA
2:
E
que tal Atos 10? Cornélio
(um gentio) e todos os seus familiares e amigos (que também eram gentios)
receberam o dom de língua, e não somente os 12-1+1+1
= 13 apóstolos (os 12 iniciais, menos Judas Iscariotes, mais Matias, mais
Paulo) e 70 discípulos, totalizando 13 + 70 = 83 judeus, varões (machos adultos),
como você informa no estudo recém enviado.
RESPOSTA
DE HÉLIO:
44 ¶
Ainda dizendo Pedro estas palavras, caiu o Espírito, o Santo, sobre todos
aqueles varões que estavam ouvindo- aceitando a Palavra {*}.
{* "a Palavra" inclui tanto a Palavra ESCRITA (a Bíblia)
como o Palavra VIVA (Deus Filho)}
45 E
os crentes provenientes- de- dentro- da circuncisão, tantos
quantos vieram com Pedro, se maravilharam de que o dom- gratuito de o Espírito
Santo também tinha sido derramado sobre os gentios.
46 Porque os ouviam falando línguas (que eram) estrangeiras (aos falantes), e magnificando
a Deus.
47 Então Pedro respondeu: "Porventura pode alguém recusar a água para não
serem submersos estes varões que, do-
mesmo- modo- como nós, também receberam o Espírito, o Santo?" (At
10:44-47) (LTT)
A passagem refere-se ao TERCEIRO DOS QUATRO USOS DAS CHAVES PROMETIDAS A PEDRO
(E A TODOS OS APÓSTOLOS E DISCÍPULOS) (ver a promessa em Mt 16:19: ),
19 E Eu te darei as chaves do reinar dos céuS {* NOTA}; e toda- e- qualquer- coisa que ligares sobre a terra, será já tendo sido ligado nos céus; e tudo aquilo que desligares sobre a terra, será já tendo sido desligado nos céuS." (LTT)
{* NOTA: "E Eu te darei as chaves DO REINAR DOS CÉUS": Cristo
não disse "as chaves da ‘Igreja Universal’, portanto da salvação",
mas as chaves de "o reinar dos céus" (a rigor, este é o reinar
no Milênio, veja nota 3:2), que também, a rigor, é diferente de "o reinar
de Deus" (que envolve o conjunto de todos [homens salvos e santas
criaturas angelicais] que real e gozosamente se submeteram a Deus, crendo e
obedecendo Sua Palavra, veja nota 6:33).
Uma chave é um símbolo de poder ou autoridade Is 22:22; Ap 3:7, mas isso não
implica nem 1mm de primado de Pedro sobre os demais apóstolos. Note:
A) Mt 18:18 e Jo 20:21-23 dão evidência de que a mesma autoridade (por exemplo,
o poder de ligar e desligar) dada a Pedro também foi dada a todos os outros
apóstolos, e Lc 10:1,9 mostra que os 70 outros discípulos também receberam
autoridade para curar e fazer os mesmos tipos de sinais dos apóstolos (em todos
os casos, sempre, instantaneamente, infalivelmente, completa- perfeita-
definitivamente, os apóstolos + os 70 discípulos, autoridade exclusiva e
identificatória deles)
B) Ap 1:18 deixa claro que o poder de ligar e desligar não inclui a
determinação do destino eterno das almas, e que somente Cristo tem as chaves da
morte e do inferno.
C) Sobre os 4 usos da chave, inaugurando o reinar dos céus para os 4 grupos que
compõem a humanidade, veja notas em At 2:41; 8:17; 10:44; 19:6, onde {Pedro;
Pedro; Pedro e João; e Paulo} usam a chave pela {1ª, 2ª, 3ª, 4ª} vez,
inaugurando o reinar dos céus com relação à inclusão dos {judeus; samaritanos;
gentios em terra prometida a Israel (tais como Cornélio); gentios em geral
(tais como os efésios)}, respectivamente.
D) Pedro nunca alegou ou assumiu nenhuma autoridade (Atos 15:7-11) sobre
ninguém, senão a autoridade nesses 3 eventos supramencionados (notas At 2:41;
8:17; 10:44) em que, solene e publicamente, inaugurou o reinar dos céus para 3
diferentes grupo da humanidade.
E) No concílio de At 15, não foi Pedro quem deu a palavra final, mas sim
Jacobo, o qual, assim, parece tê-lo presidido, At 15:13 (desde sempre, o normal
é que quem está presidindo uma reunião é quem dá a palavra final). Em Gl
2:11-15, Pedro, por causa de sua vergonhosa desfaçatez, foi pública e duramente
repreendido por Paulo. Isto é inconcebível a um superior!
F) Pedro nunca alegou ser superior nem ter posição 1mm acima de nenhum outro
apóstolo.
}
Em At 10:44-47 a chave de abertura do reinar de Deus é usada por Pedro para
abrir a instituição da igreja local para Cornélio e seus familiares e amigos
mais íntimos, na Cesareia, assim Pedro abrindo o reinar dos céus
(inaugurando-o) para incluir os GENTIOS romanos na terra prometida a Israel {*}.
{* Lembre que todo o ministério de Pedro sempre ficaria restrito aos judeus
(Gl 2:8), ao local deles, mas isto poderia abranger os prosélitos que viviam
junto aos judeus}
Estes primeiros romanos já tinham sido PROSELITADOS (convertidos ao judaísmo) e
viviam como judeus, mas ainda não tinham sido salvos. Como era inauguração do
reinar para incluir aquele grupo, e como estava presente um apóstolo, então,
simultaneamente com o serem salvos, de forma pública e espantosa caiu o
Espírito Santo sobre eles. Seguiram-se sinais exclusivos dos 13 apóstolos + 70
discípulos, para convencer judeus presentes (menosprezadores de gentios) a fim
de que não duvidassem das novas salvações.
Note, novamente, que tudo isto foi
- efusão
do poder que Deus deu aos apóstolos (não há promessa nem exemplo, no Novo
Testamento, desses sinais terem sido praticados por alguém de Deus e que não
fosse diretamente (ou indiretamente, como efusão de poder) através de um dos 83
apóstolos e discípulos que estavam presentes na localidade),
- foi na presença de judeus descrentes (pelo menos descrentes na junção de
judeus e gentios para formar igrejas locais);
- foi exercido somente por varões (machos adultos);
- tais varões tinham sido proselitados e praticavam o mais elevado judaísmo e
somente lhes faltava saber que o Messias que esperavam foi Jesus Cristo, nEle
crer, a Ele receber como Salvador, Senhor, Messias, Deus.
- O dom de
instantaneamente falar idiomas humanos sem jamais tê-los aprendidos foi dado
imediatamente, a TODOS os varões (machos adultos), indistintamente a TODOS, sem que pedissem nem
pudesssem resistir a eles, nem mesmo sabiam da existência desse dom.
Onde está na Bíblia a ordem e profecia (ou, pelo menos, exemplo) que os crentes
(ex-judeus ou ex-gentios, homens ou mulheres, sem a presença dos 83 apóstolos e
discípulos, independentemente deles, sem presença de judeus descrentes) deveriam ter
todos os dons exclusivos dos apóstolos e discípulos, no mesmo tipo e grau e
infalibilidade? Se houvesse tal ordem - profecia, TODO verdeiro salvo (quer
batista, reformado, ou pentecostal) teria todos esses dons, sem sequer a
exceção de um só crente em todos os séculos depois de Pentecostes.
Hélio de Menezes Silva, 2013
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