Pr. Natanael Rinaldi, de SP.
"Veremos a seguir algumas declarações
de EGW confrontadas com a Bíblia":
O que EGW escreve sobre a segunda vinda de Jesus é
francamente confuso e Deus não é Deus de confusão (1 Co 14.33). A um tempo
declara que ouviu a voz de Deus que lhe anunciou o dia e a hora da vinda de
Jesus. Depois, afirma que se esqueceu do dia e da hora.
Adverte contra os que se aventuram marcar
datas para esse acontecimento profético. Qualquer leitor da Bíblia sabe que não
é possível sabermos o dia e a hora da vinda de Jesus. "Porém daquele dia
e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, nem o Filho, mas unicamente meu
Pai."(Mt 24.36) "Não vos pertence saber os tempos ou as estações
que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder."(At 1.7)
Vejamos o que EGW escreveu sobre a segunda vinda de
Jesus: "Foi-me mostrado o grupo presente à assembleia. Disse o anjo:
'Alguns, pasto para os vermes, alguns sujeitos às sete últimas pragas, alguns
estarão vivos e permanecerão na Terra para serem trasladados por ocasião da
vinda de Jesus." (O Testemunho de Jesus, p. 108)(o grifo é nosso).
Essa profecia foi feita numa reunião de manhã
cedo, em Battle Greek, Michigan, em 1856. Se diminuirmos 1856 de 2000, teremos,
como resultado, 144 anos. Porventura existe alguém vivo daquela reunião
aguardando a volta de Cristo? Para justificar o erro profético dela, seus
defensores se explicam dizendo: "É-nos dito pela mensageira do Senhor que
se a igreja remanescente houvesse seguido o plano de Deus em fazer a obra que
lhe indicara, o dia do Senhor teria vindo antes disto, e os fiéis teriam sido
recolhidos ao reino."(idem, p. 110) É incrível como possam ser tão
fanáticas certas pessoas a ponto de justificar um fracasso profético tão
evidente no intuito de defender sua profetiza.
Diz ela: "Moisés passou pela morte, mas
Cristo desceu e lhe vida antes que seu corpo visse a corrupção. Satanás
procurou reter o corpo, pretendendo-o como seu; mas Miguel ressuscitou Moisés e
levou-o ao Céu." "... Satanás maldisse amargamente a Deus,
acusando-O de injusto por permitir que sua presa lhe fosse tirada; Cristo, porém,
não repreendeu a Seu adversário, embora fosse por sua tentação que o
servo de Deus houvesse caído. Mansamente remeteu-o a Seu Pai, dizendo: 'O
Senhor te repreenda.'" (Primeiros Escritos, p. 164, 3ª edição, 1988).
Dois erros doutrinários encontramos nesse
declaração de EGW:
1) Miguel
ressuscitou Moisés, quando é Jesus que ressuscitará os mortos por ocasião da
sua vinda, o que ainda não se deu (1 Ts 4.16,17; 1 Co 15.5l-54). Se Moisés não
provasse a corrupção no seu corpo e já tivesse sido ressuscitado, seria ele
as primícias dos mortos, quando, de fato, Jesus foi as primícias dos mortos,
"Mas agora Cristo ressuscitou dos mortos, e foi feito as primícias dos que
dormem."(1 Co 15.20).
2) A passagem citada, para afirmar que Jesus não
repreendeu seu adversário, o diabo, é Judas 9, que diz: " Mas o
arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo, e disputava a respeito do corpo de
Moisés, não ousou pronunciar juízo de maldição contra ele; mas disse: O
Senhor te repreenda." Este texto, como lemos, trata de Miguel, o arcanjo e
não de Jesus. É a Jesus que Miguel, o arcanjo, recorre para repreender Satanás
e não a Deus, o Pai. Confunde ela Miguel com Jesus como se ambos fossem a
mesma pessoa. Jesus, em sua vida terrena, por várias vezes, repreendeu Satanás
e ao passo que Judas 9 afirma que Miguel não pode fazê-lo, invocando a
autoridade de Jesus para isso, "O Senhor te repreenda". Em Mt 16.23
Jesus repreendeu Satanás com toda a autoridade, dizendo: "Para trás de
mim, Satanás, que me serves de escândalo". E não foi esta a única vez
que Jesus repreendeu Satanás. Outras vezes isso aconteceu como em Mt 4.10,11
determinando que ele se retirasse. Jesus deu poder aos seus discípulos e
seguidores para assim também o fazerem (Lc 10.17-19: Mc 16.17,18).
Por fim, Jesus é Criador (Jo 1.3; Cl 1.15,16) e Miguel é criatura celestial,
criada pelo próprio Jesus. Os anjos não podem ser adorados (Ap 22.8,9)
ao passo que Jesus é adorado pelos próprios anjos (Hb 1.6). Miguel é um dos
primeiros príncipes (Dn 10.13) indicando com isso que existem outros iguais a
ele; entretanto, Jesus é o Unigênito do Pai, mostrando que não existe outro
igual a ele (Jo 1.14; 3.16). Não se pode prestar culto aos anjos (Cl
2.18) mas prestamos adoração a Jesus (Ap 5.11-13). Esse ensino de EGW é
francamente herético (2 Pe 2.1,2).
Diz ela: "Satanás não somente arrostou o
peso e castigo de seus próprios pecados, mas também dos pecados da hoste dos
remidos, os quais foram colocados sobre ele; e também deve
sofrer pela ruína de almas, por ele causadas."(Primeiros Escritos,
p. 294/95, citado no Ritual do Santuário, p. 315)(o grifo é nosso). Como
se diz biblicamente, um abismo chama outro (Sl 42.7). É que os erros doutrinários
de EGW cada vez se tornam piores. Ensinar que Satanás tem participação na
obra redentora de Cristo, torna-o co-redentor. Satanás representa, nos escritos
de EGW, o bode emissário, sobre quem vão cair nossos pecados. É de se
indagar se Satanás faz expiação pelos nossos pecados, pois lemos em Lv
16.5,10 que ambos os bodes, tanto o expiatório
como o bode emissário, faziam expiação pelos pecados, "E da congregação
dos filhos de Israel tomará dois bodes para expiação do pecado e um carneiro
para holocausto."... "Mas o bode, sobre que cair a sorte para ser bode
emissário, apresentar-se-á vivo perante o Senhor, para fazer expiação com
ele, para enviá-lo ao deserto como bode emissário."
No versículo 22 se lê: "Assim aquele bode
levará sobre si todas as iniquidade deles à terra solitária; e enviará o
bode ao deserto." (o grifo é nosso) Ora, segundo Isaías 53
quem carrega nossos pecados é Jesus: "Todos nós andámos
desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez
cair sobre ele a iniquidade de nós todos."(v.6) "... porque as
iniquidades deles levará sobre si" (v.11); "... mas ele levou sobre
si o pecado de muitos, e pelos pecadores intercede."(v. 12) Isso é
confirmado por Jo 1.29, quando João Batista apresentou Jesus como o
Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Em 1 Pe 2.24 lemos
"Levando ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro..."
Satanás vai sofrer por sua rebelião contra Deus e será levado para o lago de
fogo eterno (Ap 20.10), mas Jesus pagou o preço da nossa redenção e
carregou sobre ele nossos pecados (2 Co 5.19-21). Se, como ensina
EGW, quando Satanás for aniquilado nossos pecados serão aniquilados, então os
adventistas estão muito mal espiritualmente pois Satanás não será
aniquilado (Mt 25.41; Ap 20.10).
Diz ela: "Por quatro mil anos estivera a raça
a decrescer em fôrças físicas, vigor mental e moral; e Cristo tomou sobre Si
as fraquezas da humanidade degenerada. Unicamente assim podia salvar o
homem das profundezas de sua degradação." (O Desejado de Tôdas as Nações,
p. 82)
Outro livro adventista Estudos Bíblicos, p.
140/41, confirma esse ensino da natureza pecaminosa de Jesus, dizendo: "Em
sua humanidade, Cristo participou de nossa natureza pecaminosa, caída."
"... De sua parte humana, Cristo herdou exatamente o que herda todo o filho
de Adão - uma natureza pecaminosa."
Incrível! Os adventistas admitem um salvador
com uma natureza pecaminosa. Um salvador com uma natureza humana degenerada!
Pode Jesus realmente salvar-nos com uma natureza humana pecaminosa? Jesus foi
concebido sem pecado como lemos em Mt 1.18-23. José tencionava abandonar
Maria secretamente quando a viu grávida, mas foi informado em sonhos para não
fazê-lo pois o que nela estava gerado era do Espírito Santo. O mesmo se lê em
Lc 1.30-35 quando o anjo Gabriel informou que ela conceberia virginalmente. O
Jesus da Bíblia era santo, inocente, imaculado (Hb 7.26). Não se pode negar a
real natureza humana de Jesus: sentia fome, sede, cansaço, sono,
derramou sangue e suor. Era um homem completo no sentido físico e negar a
natureza humana de Jesus é estar mancomunado com o anticristo (1 Jo
4.1-3; 2 Jo 7), mas sem que precisemos ir ao extremo e ensinar que
ele tinha natureza humana caída, pecaminosa como a nossa.
Diz ela: "Santificar o Sábado ao Senhor
importa em salvação eterna." (Testemunhos Seletos, vol. III, p. 23) A
linguagem da Sra. White é bem diferente dos escritores bíblicos. Paulo
escreveu treze cartas, sendo o maior escritor do Novo Testamento e nunca se
referiu à guarda do sábado como meio de salvação. Pelo contrário,
quando falou sobre a guarda do dia, afirmava que temia pela salvação daqueles
que guardavam o dia como meio de salvação. Diz ele: "Mas agora,
conhecendo a Deus, ou antes sendo conhecidos de Deus, como tornais outra vez a
esses rudimentos fracos e pobres, aos quais de novo quereis servir?
Guardais dias e meses, e tempos, e anos.
Receio de vós, que não haja trabalhado em vão para convosco."(Gl 4.9-11)
Continua Paulo escrevendo: "Portanto, ninguém vos julgue pelo comer,
ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova,ou dos sábados,
que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo."(Cl 2.16,17)
Pela expressão "dias de festa" se indicam os sábados
cerimoniais ou anuais (Lv 23.37); pela expressão "luas novas"
os dias sagrados mensais; e pela palavra "sábados" os sábados
semanais (Lv 23.38). Os próprios adventistas reconhecem que a palavra sábado
(singular), sábados (plural) ou dia de sábado ocorrem 60 vezes no Novo
Testamento. Em 59 referências bíblicas eles reconhecem tratar-se do sábado
do sétimo dia.
Somente em Cl 2.16 eles querem dar à palavra sábados
o sentido de sábados cerimoniais ou anuais. E por que? Porque teriam que
reconhecer que os sábados semanais foram abolidos na cruz (Cl 2.14). Na
linguagem de Paulo o sábado semanal não passa de sombra.
Para a Sra. White a guarda do Sábado implica em
salvação. É o caso de afirmarmos: Seja Deus verdadeiro e a senhora White ...
mentirosa? (Rm 3.4)
Diz ela: "Outra vez deve o anjo o anjo
destruidor passar pela Terra. Deve haver um sinal sobre o povo de Deus, e êsse
sinal é a observância de Seu santo Sábado."(Testemunhos Seletos, vol.
II, p. 183).
Ler de uma pessoa, cujos escritos são tidos como tão
inspirados quanto ao dos escritores bíblicos, que a guarda do sábado é sinal
de Deus para proteção do seu povo nos dias atuais é algo extremamente grave
ou herético. É só abrir o Novo Testamento e procurar algum escritor que
tivesse dito tal coisa. Consultemos a Bíblia sobre o verdadeiro sinal do povo
de Deus? "O qual também nos selou e deu o penhor do Espírito em nossos
corações."(2 Co 1.22). "Em quem também vós estais, depois que
ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele
também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa."(Ef 1.13).
"E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados
para o dia da redenção."(Ef 4.30) Na verdade, o que a Sra. White deveria
escrever é que a guarda do sábado, juntamente com a prática da circuncisão,
constituíam os sinais entre o povo de Israel e Deus (Gn 17.10-14; Ex
31.16, 17). Afirmar ao contrário, que o sinal do povo de Deus
nos dias atuais é a guarda do sábado, além de demonstração de
ignorância é, francamente, uma heresia (Gl 4.9-11). E não é de se
estranhar isso nos escritos de EGW. Paulo afirma "fostes selados com
o Espírito Santo". A Sra. White diz: "fostes selados com a
guarda do sábado". Com quem devemos ficar?
Diz ela: "A obra do juízo investigativo e
extinção dos pecados deve efetuar-se antes do segundo advento do Senhor. Visto
que os mortos são julgados pelas coisas escritas nos livros, é impossível que
os pecados dos homens sejam cancelados antes de concluído o juízo em que seu
caso deve ser investigado."(O Conflito dos Séculos, p. 488).
Descobrindo pormenores desse mal intitulado
"Juizo Investigativo", expressão essa não encontrada na Bíblia,
EGW declara que "os únicos casos a serem considerados são os do povo
professo de Deus." ... "O julgamento dos ímpios constitui obra
distinta e separada, e ocorre em ocasião posterior."(O Conflito dos Séculos,
p. 484). Consequentemente, todos os que aceitam esse ensino do juizo
investigativo, não tem seus pecados cancelados antes de concluído esse juízo.
Como esse juízo só terminará um pouco antes da segunda vinda de
Jesus, hoje ensinam os adventistas que eles têm pecados perdoados e não
cancelados. E isso porque esses mesmos pecados estão no registro
celestial e Jesus efetua o juízo sobre eles. Se não têm pecados cancelados e
apenas pecados perdoados, o que deve ocorrer com os mortos adventistas?
Estão com sua situação espiritual indefinida. Devem pois dormir inconscientes.
É o chamado "sono da alma". Triste e melancólico o estado atual dos
mortos que crêem no ensino de EGW. A Bíblia oferece algo melhor ao falar
que os que morreram em Cristo são chamados de bem aventurados (Ap
14.13) Estão conscientes de sua felicidade no céu (2 Co 5.6-8; Fp
1.21-23).
E sobre a obra de Jesus e de sua eficácia?
Diz a Bíblia que o sangue de Jesus, derramado para cancelar nossos
pecados, é eficacíssimo. Pedro pregou: "Arrependei-vos, pois,
e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados.."(At 3.19) (Ara).
"Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas,
segundo as riquezas da sua graça." (Ef 1.7) "... o sangue de Jesus
Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado." (1 Jo 1.7,9; 2.12)
"Aquele que nos ama e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados."(Ap
1.5)
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