MAIS HERESIA: OS PRINCÍPIOS DA QUIROPRAXIA COMO CIÊNCIA.



A Quiropraxia é uma das profissões na área da Saúde que mais cresce nos Estados Unidos atualmente. Já é a segunda em posição, superada apenas pela medicina. 

A Quiropraxia (do grego QUIROS= mãos e PRAXIS= exercer, praticar), embora praticada anteriormente por diversos povos da antiguidade e até mencionada por Hipócrates, surgiu como ciência em 1895. Daniel David Palmer, um imigrante canadense, estabeleceu-se como magneto-terapeuta na cidade de Davenport, Iowa. Em 1895, veio-lhe um paciente por nome Harvey Lillard, zelador do prédio onde trabalhava. O Sr. Lillard vinha com uma queixa de que desde que havia carregado um peso e que havia tido um "estralo" nas costas, havia perdido a audição. Ao examiná-lo, DD Palmer encontrou um "calombo" nas costas do Sr Lillard. Ao examiná-lo com mais cuidado, notou-se tratar de um desalinhamento na coluna espinhal. Utilizando o processo espinhoso como alavanca, DD Palmer moveu a vértebra para o lugar de origem. Após alguns dias, o Sr. Lillard voltou a ouvir.

De DD Palmer, a Quiropraxia passou para o controle de seu filho, Joshua Bartlett Palmer (conhecido por BJ). Ele desenvolveu todas as pesquisas em torno da Quiropraxia. Sua esposa, Mabel Heath Palmer, a primeira Quiropraxista, escreveu o primeiro livro de anatomia humana direcionado a Quiropraxia. Desde então, a Quiropraxia tem-se desenvolvido dentro de sua peculiar Filosofia-Arte-Ciência. 

BJ fundou em Davenport, Iowa, a Palmer School of Chiropractic, que atualmente é conhecida como Palmer University. A profissão é legalizada e licenciada nos EUA e em mais diversos países, onde os Quiropraxistas são considerados como profissionais de atenção primária na área da Saúde. 

O Quiropraxista tem por princípio, localizar subluxações na coluna espinhal, que constituem-se em desalinhamentos que sofrem as vértebras, associadas com compressão de estruturas do sistema nervoso, e lesões a nível tissular. Tais subluxações causam interferência com o Sistema Nervoso, impedindo uma comunicação apropriada para com os órgãos e sistemas periféricos. Com ajustes manuais, tais interferências são removidas, permitindo que o Sistema Nervoso tenha plena comunicação com organismo, buscando assim seu estado de equilíbrio - HOMEOSTASE. 

Artigos científicos comprovam a eficácia dos ajustes quiropráxicos, demonstrando também melhora considerável em patologias neuromusculares, como lombalgias, cefaléias, lesões cervicais em "chicote", ciatalgias, etc. Tais trabalhos científicos, dão base aos princípios da Quiropraxia como ciência. 

A Organizacao Mundial da Saúde reconhece a Quiropraxia como profissão, sendo que a Federação Mundial de Quiropraxia (WCF) possui representação junto a OMS. No Brasil, ainda não há legalização da profissão. Sabemos que existem 8 Quiropraxistas no País, todos formados por instituições norte-americanas. A Quiropraxia é representada no Brasil pela ABQ e ABEQ (Associação Brasileira de Quiropraxia e Associação Brasileira dos Estudantes de Quiropraxia), sendo que, há 2 anos, a Palmer University associou-se com a Feevale-Aspeur de Nova Hamburgo, RS, onde iniciou o primeiro curso de pós-graduação em Quiropraxia para profissionais da área da Saúde, e em 2000, iniciará o primeiro curso de graduação, com duração de 5 anos. 

O currículo básico está em estudo. Nos Estados Unidos, o currículo consiste basicamente das seguintes disciplinas: Anatomia Humana, Neuroanatomia, Bioquímica, Neurofisiologia, Fisiologia Geral, Anatomia Patológica, Microbiologia/Imunologia, Filosofia da Quiropraxia, Ética, Estudo dos Problemas Brasileiros, Biomecânica, Radiologia, Semiologia Médica, 
Sistema Neuromusculoesqueletico, Técnica Cervical, Técnica Toggle, Técnica Toraco-lombar, Técnica Pélvica, Ajustes de Extremidades, Internato Clínico, Jurisprudência, Análise Laboratorial.

Há uma associação profissional, a Associação Nacional de Quiropatia, que congrega profissionais formados pelo curso livre de Quiropatia ministrado pelo Instituto Brasileiro de Quiropatia. Estes profissionais em geral possuem um diploma na área das ciências da Saúde e fizeram o curso onde aprenderam algumas das técnicas da Quiropraxia. A visão para o futuro é a unificação dos profissionais dentro de um padrão de formação que permita ao indivíduo praticar a Quiropraxia de maneira exclusiva, como profissional liberal e provedor primário na área da Saúde. 

A Quiropraxia não visa o tratamento de doenças como entidades isoladas, mas visa sim a Manutenção do Estado de Saúde Plena.

Ricardo Fujikawa é Médico formado pela Faculdade de Medicina de Marília - SP, com residência em Medicina Interna e Hematologia/Hemoterapia. Atualmente é aluno do curso de graduação no programa de Doctor of Chiropractic (DC) e membro da diretoria da ABEQ, com sede em Davenport, Iowa, EUA. Para enviar sua mensagem para Ricardo Fujikawa, escreva para quirorick@mailcity.com ou utilize o nosso formulário automático.

(Fonte: Revista Saúde na Internet - http://www.saude.nainternet.com.br

Enviado por: Alessandra de Oliveira, para o grupo de discussão seitaseheresias@egroups.com)



Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em BibliaLTT.org, com ou sem notas).




(retorne a http://solascriptura-tt.org/ Seitas/
retorne a http:// solascriptura-tt.org/ )


Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.